Autor Tópico: ETs evitam guerras então?  (Lida 25349 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:ETs evitam guerras então?
« Resposta #325 Online: 09 de Novembro de 2016, 01:23:42 »
Crenças científicas, nova categoria de crença.

Essa deve ser uma das provocações preferidas do JJ, e nisso está completamente certo.

No "movimento cético" acabou adotando bem generalizadamente um a noção de que o termo "crença" só seria apropriado oximoronicamente, apenas para aquilo que não deveria acreditar, para o incrível/inacreditável, o que não deveria ter qualquer credibilidade. Mas "crer" é tão somente ter que uma dada proposição é verdade, e não apenas fazê-lo sem substanciamento razoável, ou mesmo, científico. Você também pode "concluir" de maneira fundamentada ou não, mas, uma vez que conclui, passa a crer na conclusão, não continua "concluindo" continuamente, indefinidamente -- o que seria não chegar a conclusão alguma.

Indo por essa linha, também não deveria se dizer que nada tem, nem o método científico, confiabilidade ou fidelidade, já que o "fi" aí é "fé", que seria palavrão até maior do que "crença" ou "doutrina".

Quase na mesma linha, é bobagem a hierarquia "lei > teoria > hipótese", mas isso é mais comum se ver os céticos descreditarem.

4)  Você  afirma  que o fenômeno das luzes observadas e fotografadas não tem, de modo algum, a ver com discos voadores extraterrestres (que tem a ver com seres extraterrestres) ?
A falta de evidências concretas faz tender a considerar que as luzes devam ser algo já conhecido ou cientificamente explicável, e não fantástico como vida inteligente extraterrestre, que apesar de provavelmente existir, improvavelmente nos visita, pois nunca vimos eles de fato.

Não tem nada de fantástico,  é bem natural.

É fantástico pelo conhecimento mais confiável de que se dispõe, que torna questionável a mera possibilidade de viajens a distâncias tão grandes, mesmo não-tripuladas, que seriam as mais prováveis.

Algo ser "natural" não o torna freqüente.

A inteligência humana é totalmente natural, mas a evolução da inteligência em si é algo tremendamente raro, e a da inteligência "humanóide" em si, extremamente mais ainda. Uma excentricidade bizarra, até mesmo no sentido evolutivo (e o darwinismo será inquestioavelmente algo universal), já que investimos pesado em fazer coisas que não nos conferem vantagem reprodutiva clara ou imediata, como a própria pesquisa espacial.

E você não é o mundo. Você não pode responder pelos restantes dos habitantes do mundo.  No máximo você pode responder por você e algumas pessoas que tem um semelhante conjunto de crenças  que você tem.

No caso, crenças com maior preditivo do que a daquelas das pessoas crentes em discos voadores ETs, fadas, gnomos, etc. Com graus bem menores de ignorância científica.

Offline Comandante

• Nível 11
  • *
« Resposta #326 Online: 09 de Novembro de 2016, 01:34:01 »
Mas os crentes adoram chamar os céticos de crentes exatamente no mesmo sentido de crença que eles possuem.

Tudo bem, que existe uma correlação entre o termo e a posição da pessoa frente a uma conclusão científica por exemplo.

Mas a "crença científica" leva ao progresso, ao conhecimento, a tecnologia, a novas possibilidades, novas descobertas, é uma crença que constrói e a experiência mostra que ela está muito bem alinhada com as leis da física e com a realidade.

Ja a crença religiosa ou nas crendices populares, não nos traz nada de novo.

Eu enxergo uma diferença gritante.
Deus, a perfeita e eterna criação da mente humana!!

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #327 Online: 09 de Novembro de 2016, 02:10:53 »
Mas os crentes adoram chamar os céticos de crentes exatamente no mesmo sentido de crença que eles possuem.

Tudo bem, que existe uma correlação entre o termo e a posição da pessoa frente a uma conclusão científica por exemplo.

Não é correlação, é o próprio significado da palavra.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #328 Online: 09 de Novembro de 2016, 02:18:22 »

Ja a crença religiosa [...] não nos traz nada de novo.

Eu enxergo uma diferença gritante.

As crenças religiosas  estão relacionadas  até ao nascimento  da  ciência no Ocidente  (ao invés de ter sido no Oriente).

E também estão relacionadas ao desenvolvimento dos Estados Unidos e do capitalismo. 

Então,  afirmar que  não traz   (ou não trouxe) nada de novo me parece bem distante da realidade  histórica.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #329 Online: 09 de Novembro de 2016, 02:28:05 »
Argumentavelmente tanto quanto o mais às defasagens de desenvolvimento dos EUA com relação a países menos religiosos europeus.

Essas "crenças" no entanto são principalmente as relacionadas a valores morais, e não a fatos, de forma que a associação não "beneficia epistemologicamente" a milagres, mitologias, etc.

Offline Comandante

• Nível 11
  • *
« Resposta #330 Online: 09 de Novembro de 2016, 02:37:14 »
JJ

Qual conhecinento que a crença religiosa, ou em ETs... nos proporciona?

Offline Freya

• Nível 13
  • *
« Resposta #331 Online: 09 de Novembro de 2016, 03:07:32 »
JJ, o que faz você acreditar que aquelas luzes no céu são de fato naves extraterrestres?

Não são naves, são orbs vampiros trans-dimensionais que atravessaram acidentalmente um portal aberto por intraterrestres.

A Terra é plana ou é oca, afinal? rs

De qual Terra você está falando?

Da Losango, óbvio.

https://www.facebook.com/Terra-Losango-F%C3%ADsica-zet%C3%A9tica-975218689186321/
« Última modificação: 09 de Novembro de 2016, 03:55:25 por Freya »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #332 Online: 09 de Novembro de 2016, 07:14:13 »
Meu propósito neste tópico nunca foi o de comentar sobre algum caso específico. E nem será.

Bem, você fala que os céticos são  crentes por não levar em consideração as supostas visitas aliens, mas não quer nem citar um caso relevante para a gente levar em consideração e pesquisar?
ué, o ? Sandro Fontana esta convidando céticos a ajudarem comprovar veracidade ou fraude de psicografias, fale com ele e se candidate!  :ghost:
ou então apenas continue com suas pré crenças!
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #333 Online: 09 de Novembro de 2016, 07:17:59 »

Eu não 'acredito' em nada.

nesta eu to com voce! Eu também não acredito em nada, porque o nada não existe!  :hihi:
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #335 Online: 09 de Novembro de 2016, 08:29:23 »
JJ

Qual conhecinento que a crença religiosa, ou em ETs... nos proporciona?

Eles nos dizem para buscar conhecimento, não o proporcionam diretamente.

Sim! Um deles, inclusive, literalmente: busquem conhecimento.  :hihi:

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #336 Online: 09 de Novembro de 2016, 10:03:04 »

Nada.  Cada um com suas crenças.  E praticamente todos tem alguma crença.  Inclusive crenças científicas. E crenças filosóficas.

:hihi:

Sim, mas a sua crença não é científica. Só isso.

http://www.webartigos.com/artigos/crenca-e-conhecimento-cientifico/109871/

Vou ler com atenção.

E eu tenho várias crenças  científicas, sim.

Offline Comandante

• Nível 11
  • *
« Resposta #337 Online: 09 de Novembro de 2016, 10:07:30 »
Reformulando a pergunta para o JJ...
em relação a crença religiosa e a crença científica

Qual conhecimento a religião e os alienígenas em suas naves, nos proporcionaram?

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #338 Online: 09 de Novembro de 2016, 10:23:35 »
Reformulando a pergunta para o JJ...
em relação a crença religiosa e a crença científica

Qual conhecimento a religião e os alienígenas em suas naves, nos proporcionaram?

Da religião cristã há a (alegada) ideia da ordem racional do Universo e com isso a ideia de previsibilidade, em comparação com a ideia de caos e imprevisibilidade  da filosofia oriental. E há também as ideias de desenvolvimento pessoal pelo esforço pessoal e trabalho, que teria a ver com a ética cristã.  A qual teve influência no desenvolvimento do capitalismo americano. 

Com relação  aos alienígenas em suas naves,  eu nunca afirmei  que  proporcionaram algum conhecimento.

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #339 Online: 09 de Novembro de 2016, 11:05:28 »
Essa deve ser uma das provocações preferidas do JJ, e nisso está completamente certo.

No "movimento cético" acabou adotando bem generalizadamente um a noção de que o termo "crença" só seria apropriado oximoronicamente, apenas para aquilo que não deveria acreditar, para o incrível/inacreditável, o que não deveria ter qualquer credibilidade. Mas "crer" é tão somente ter que uma dada proposição é verdade, e não apenas fazê-lo sem substanciamento razoável, ou mesmo, científico. Você também pode "concluir" de maneira fundamentada ou não, mas, uma vez que conclui, passa a crer na conclusão, não continua "concluindo" continuamente, indefinidamente -- o que seria não chegar a conclusão alguma.

Indo por essa linha, também não deveria se dizer que nada tem, nem o método científico, confiabilidade ou fidelidade, já que o "fi" aí é "fé", que seria palavrão até maior do que "crença" ou "doutrina".

Quase na mesma linha, é bobagem a hierarquia "lei > teoria > hipótese", mas isso é mais comum se ver os céticos descreditarem.

O principal problema é o JJ colocar a "crença científica", baseada em evidências empíricas, falseáveis e verificáveis, no mesmo nível de crendices ou crenças religiosas.
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #340 Online: 09 de Novembro de 2016, 11:13:08 »

O principal problema é o JJ colocar a "crença científica", baseada em evidências empíricas, falseáveis e verificáveis, no mesmo nível de crendices ou crenças religiosas.

Não.  Eu, em mais de um post,  já  comuniquei  que as crenças científicas são fundamentadas geralmente em boas evidências (e complemento que também são fundamentadas no que se pode chamar de  boas teorias). 

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #341 Online: 09 de Novembro de 2016, 11:20:55 »

Mas é interessante notar  que  certas  coisas não estão ainda tão baseadas em empirismo como vários fãs de ciências  devem pensar que estão. 

E também é bom notar que empirismo sem as chamadas   boas  teorias  não serve  para praticamente nada.

« Última modificação: 09 de Novembro de 2016, 11:25:25 por JJ »

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #342 Online: 09 de Novembro de 2016, 11:25:55 »
Não.  Eu, em mais de um post,  já  comuniquei  que as crenças científicas são fundamentadas geralmente em boas evidências (e complemento que também são fundamentadas no que se pode chamar de  boas teorias).

Então, o que validaria uma crença científica na existência de aliens que visitaram a Terra em 1977? Eu não encontrei, e nem os pesquisadores da época puderam afirmar isso. Eu até entendo seu ponto ao afirmar que ter toda certeza da real causa do evento é crença, independente do que afirmar, baseado da aparente inconclusividade da investigação oficial. Porém, você está cometendo esse mesmo erro quando afirma que são aliens de fato que visitaram a Terra.

Mas é interessante notar  que  certas  coisas não estão ainda tão baseadas em empirismo como vários fãs de ciências  devem pensar que estão. 

E também é bom notar que empirismo sem as chamadas   boas  teorias  não servem para praticamente nada.

Exato. Por isso que a ufologia é considerada uma pseudociência, pois ela afirma tudo praticamente sem fundamentação.
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #343 Online: 09 de Novembro de 2016, 11:30:43 »

Então, o que validaria uma crença científica na existência de aliens que visitaram a Terra em 1977? Eu não encontrei, e nem os pesquisadores da época puderam afirmar isso. Eu até entendo seu ponto ao afirmar que ter toda certeza da real causa do evento é crença, independente do que afirmar, baseado da aparente inconclusividade da investigação oficial. Porém, você está cometendo esse mesmo erro quando afirma que são aliens de fato que visitaram a Terra.

Mas eu não afirmei  (nem implicitamente eu quis)  que  se  deve falar em  validação  de crença científica (publicação em revistas cientificas famosas)  neste caso, o que  eu aproximei foi das crenças em processos administrativos e judiciais.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #344 Online: 09 de Novembro de 2016, 11:37:40 »

Exato. Por isso que a ufologia é considerada uma pseudociência, pois ela afirma tudo praticamente sem fundamentação.

Se há grupos que consideram que é pseudociência, isto já seria outra discussão. 

Quanto   a    "afirma tudo praticamente sem fundamentação" ,  eu discordo , pois há boas fundamentações em vários casos  (e obviamente que há exageros e falsificações por parte de aproveitadores).

Você,   e outros que tem ideologias semelhantes a você,  poderão  afirmar que não há, mas aí simplesmente teremos os julgamentos de  uns grupos versus os julgamentos de outros grupos.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #345 Online: 09 de Novembro de 2016, 13:48:58 »
Se há grupos que consideram que é pseudociência, isto já seria outra discussão. 

Quanto a "afirma tudo praticamente sem fundamentação", eu discordo, pois há boas fundamentações em vários casos (e obviamente que há exageros e falsificações por parte de aproveitadores).

Você, e outros que tem ideologias semelhantes a você, poderão afirmar que não há, mas aí simplesmente teremos os julgamentos de uns grupos versus os julgamentos de outros grupos.

De maneira alguma.

O Gauss, o Comandante e outros não podem ser equiparados aos defensores da hipótese extra-terrestre, simplesmente porque aqueles pedem evidências científicas para suportar a hipótese destes (incluindo você).

Não adianta você usar 'filosofice' ou semântica.
Foto USGS

Offline Comandante

• Nível 11
  • *
« Resposta #346 Online: 10 de Novembro de 2016, 21:15:05 »
Da religião cristã há a (alegada) ideia da ordem racional do Universo e com isso a ideia de previsibilidade (...)
E há também as ideias de desenvolvimento pessoal pelo esforço pessoal e trabalho, que teria a ver com a ética cristã.

Nada que a observação da natureza e a própria experiência humana não poderiam levar a mesma reflexão e conclusão, e posteriormente atribuídos a fé e religião, como se fossem informações vindas do além.

Já as crenças científicas, nos levaram a tecnologia, a um melhor entendimento da natureza e suas leis a ponto de manuseá-la ao nosso favor, avanços na medicina e em diversas outras áreas. E a experiência tem mostrado que a crença científica está bastante alinhada com a natureza que nos cerca.

Então, querer comparar céticos com crentes religiosos dogmáticos, é um belo força barra.

Curioso é ver vc indiretamente declarar que não nos trouxe boas evidências...rs

Mas eu não afirmei  (nem implicitamente eu quis)  que  se  deve falar em  validação  de crença científica (publicação em revistas cientificas famosas)  neste caso, o que  eu aproximei foi das crenças em processos administrativos e judiciais.

Vc afirma que aproximou. Mas isso não quer dizer que de fato aproximou

Apesar de haver créditos concebidos a processos judiciais em um sistema imperfeito, são baseados em históricos de ocorrências sabidamente existentes.

Diferente do crédito que os entusiastas dos discos voadores dão, a coisas que se quer se sabem se existe.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #347 Online: 12 de Novembro de 2016, 15:37:22 »

Curioso é ver vc indiretamente declarar que não nos trouxe boas evidências...rs

Na ufologia também há boas evidências,  embora não haja evidências materiais (públicas).

E devemos notar também que o sistema científico público mainstream geralmente depende de verbas públicas, e por isso provavelmente não seria atendido se requisitasse verbas para fazer pesquisas na ufologia.  Haja visto que até o programa SETI já foi criticado por políticos.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #348 Online: 12 de Novembro de 2016, 15:38:54 »
Da religião cristã há a (alegada) ideia da ordem racional do Universo e com isso a ideia de previsibilidade (...)
E há também as ideias de desenvolvimento pessoal pelo esforço pessoal e trabalho, que teria a ver com a ética cristã.

Nada que a observação da natureza e a própria experiência humana não poderiam levar a mesma reflexão e conclusão, e posteriormente atribuídos a fé e religião, como se fossem informações vindas do além.

Já as crenças científicas, nos levaram a tecnologia, a um melhor entendimento da natureza e suas leis a ponto de manuseá-la ao nosso favor, avanços na medicina e em diversas outras áreas. E a experiência tem mostrado que a crença científica está bastante alinhada com a natureza que nos cerca.

Então, querer comparar céticos com crentes religiosos dogmáticos, é um belo força barra. 

Em qual post eu comparei com crentes religiosos ?

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #349 Online: 12 de Novembro de 2016, 15:54:10 »
JJ, o que faz você acreditar que aquelas luzes no céu são de fato naves extraterrestres?

E o que faz você acreditar que é outra coisa ?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!