Autor Tópico: Pesquisa com médium  (Lida 63491 vezes)

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
Re:Pesquisa com médium
« Resposta #1100 Online: 22 de Janeiro de 2017, 13:25:42 »
Você ja foi ou viu alguma sessão dessas? Fizemos uma no sul para testar um médium e vieram cerca de 800 pessoas.. Uma coisa seria o médium selecionar um grupo para gerar cartas fraudulentas, outra é saber quem é quem na multidão e ter investigado sua vida para gerar uma carta..

800 pessoas?! Efeito Forer garantido! Qualquer generalidade que o médium proferir irá se aplicar a vários dos presentes: vence o que se apresentar mais rápido e for mais espetaculoso.

[...]
Me chamou a atenção quando duas meninas eram as ultimas.. e foram dar um abraço nele, mesmo sem ter recebido mensagem.. Elas falaram q vieram porque perderam o pai.. Então ele falou. Seu pai era assim assado? O nome dele era X?

Elas confirmaram.. Dai ele me pediu.. Me dá um lápis e papel.. Então ele escreve ali uma carta em que elas confirmaram tudo q foi escrito..

Qual explicação viável? Bom.. vai q ele poderia ter estudado o caso delas e dai viu oportunidade? Bom.. pode ser não? Mas pq não escreveu antes com as demais cartas?

Não se tem como saber, não é? Por isso um experimento onde as variáveis são muitas, seria pouco provável ele chutar ou conhecer algo assim.

Pois é isso, talvez sem querer ajuda em minha argumentação: qual a explicação viável? Aposto em efeito Forer e leitura fria. Como é que poderia ligar, acima da dúvida razoável,   o grau de satisfação das meninas com a presença do pai comunicante? Ah, você diria, ele noticiou corretamente o nome do morto. Tudo bem, entretanto isso não elimina dúvidas, pois talvez ele não soubesse, mas talvez soubesse, talvez tenha usado subterfúgio para pescar o nome que a você passou despercebido...

Você bem poderia ter se deixado lograr por profissional da leitura fria. Como saber?

Note que pela via subjetiva só vai achar incertezas. Para o crente basta que alguém se diga satisfeito com a mensagem que a prova está dada, mas para verificação técnica do alegado não tem serventia essa pseudo-evidência.

Agora, se o médium dissesse: “fiz contato com o pai de vocês”, e você interferisse: “Oba! Péra aí seu médium: para eliminar suspeitas, segure o espírito um pouco que já volto”. Então procurasse amigo de confiança e lhe pedisse: “Zé, rápido, escreva uma frase num papel, dobre-o bem dobradinho e mo leve”. Quando o Zé lhe entregasse a encomenda, você  diria ao médium: “peça ao pai das meninas que leia o que está escrito nesse papel”.

Se ele desse o retorno correto, claro que isso não seria prova definitiva de espírito comunicante (poderia ser outra coisa, até mesmo uma fraude bem orquestrada), mas hoje você teria forte argumento em favor da mediunidade, pois ocorrência desse tipo pode ser conferida, repetida com controles, até que chegasse ao ponto de eliminadas as opções explicativas só restasse a hipótese mediúnica como solução.

Pode ser que você novamente obtempere: “Montalvão, já lhe expliquei mil vezes que espíritos não enxergam”, no entanto,  você recorre à doutrina para categorizar os espíritos que serão consultados (“O único pedido, que pode ser facilmente alterado, é que se selecionasse famílias que perderam os parentes a pouco tempo, algo como 2 anos.. Isso porque aumentaria as chances dentro do teórico espirita.”), pois é  esta mesma doutrina que garante a perfeita acuidade visual dos espíritos: enxergam muito melhor que os vivos. Deste modo, ainda que não simpatize com a ideia, não pode fugir à realidade informada por quem sabia das coisas: o próprio codificador!

E tenho quase certeza de que a boa visão dos mortos ficou esclarecida em conversa precedente, da qual repriso trecho:

SANDRO
Moises, para não responder ponto a ponto e não tornar essa conversa longa e cansativa, lhe passo algumas partes da Codificação (embora eu não gosto disso), onde Kardec indaga a varios médiuns e faz um resumo das respostas:

428. Qual a causa da clarividência sonambúlica [entenda médium em transe ou agindo fora do corpo]?

“Já o dissemos: É a alma que vê.”

429. Como pode o sonâmbulo ver através dos corpos opacos?

“Não há corpos opacos senão para os vossos grosseiros órgãos. Já precedentemente não dissemos que a matéria nenhum obstáculo oferece ao Espírito, que livremente a atravessa? Freqüentemente ouvis o sonâmbulo  [entenda médium em transe ou agindo fora do corpo] dizer que vê pela fronte, pelo punho, etc., porque, achando-vos inteiramente presos à matéria, não compreendeis lhe seja possível ver sem o auxílio dos órgãos.

Ele próprio, pelo desejo que manifestais, julga precisar dos órgãos. Se, porém, o deixásseis livre, compreenderia que vê por todas as partes do seu corpo, ou, melhor falando, que vê de fora do seu corpo.”

SANDRO: Aonde você entende alí que a visão é algo como a humana? Isso é o primeiro passo a você compreender.

MOI: O que Kardec assevera é que os sentidos, notadamente o da visão, no além é muito mais amplo[e penetrante]  que na Terra. Esse discurso não nega que o morto consiga ler, ao contrário, reforça a ideia, pois ele enxerga melhor que qualquer vivo. Se há alguma característica nessa “visão ampliada”, que impedisse a leitura de textos no orbe terrestre, não está noticiada.
.
Sendo assim, a sugestão que lhe dei anteriormente, se mostra cada vez mais válida, por que então dela não faz uso? Confira:

Mas, vou lhe dar uma contribuição. Acho que seu experimento deve ser levado a termo, não tenho nada a modificar no projeto, apenas acrescento um item.

Você requer um cético de auditor, sugiro que o utilize no seguinte procedimento. Um outro cético  prepara dez envelopes opacos, nos quais uma imagem bem nítida, ou folha em branco,  será colocada. Ao médium não é informado nada sobre essas imagens, muito menos da possibilidade de haver nada no conteúdo. O cético que fez os envelopes os entrega ao cético-auditor e termina sua participação. O auditor baralha os envelopes e distribui um a cada consulente. Conforme apareça espírito, antes que diga qualquer coisa, deverá informar o conteúdo do envelope. Se o fizer com sucesso dá continuidade ao experimento, se falhar, chame outro... até que apareça quem passe na prova ou o experimento termine por decurso de tempo, o que primeiro ocorrer...

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #1101 Online: 22 de Janeiro de 2017, 14:12:55 »
Citação de: SandroF
Só não vale aquelas loucuras do Moizes, do tipo, ler o bilhete no bolso.. trazer o mapa de uma cidade egípcia do passado.. etc etc..
Se lembra do cidadão aquele que reuniu uma equipe de “psíquicos” – claro que era um experimento dentro da cosmologia paranormalista e não espírita...- pra tentarem descobrir o túmulo do Alexandre :?:
Como (obviamente) não conseguiram ele distribuiu os mapas medievais da baía de Alexandria.
Eu me dei o trabalho de plotar as leituras sobrenaturais superpostas a uma carta da pesquisa submarina real posterior o mais precisamente que pude (num CAD, claro), estimo que no máximo uns 50’ de imprecisão, pra poder debater no OP. Aí sabe qual foi a desculpa do Administrador (que o Sr. conhece...) pra fugir do debate :?:
Não tinha aprendido (porque não quis ou porque não deram, aí não me lembro mais...) geografia no ciclo colegial e portanto não entendia mapas...
Mas quanto aos experimentos propostos pelo Analista Montalvão: não, não precisa.
Se faz aberto num notebook em salinha ao lado. Tanto pode ser roletas (Excel); imagens ou músicas aleatórias; ou frases (mais simples que abrir um livro).
De imagens e mp3 até fiz um appzinho a título de curiosidade. Frases é o mesmo procedimento só fazer um banco de .txt
Inicialmente se seleciona o diretório e depois um temporizador pra dar tempo de todos saírem, o médium orar &c...    Os arquivos vão no formato 0.xxx a n.xxx e é sorteado pelo Random() após contar quantos ficheiros tem no diretório trazido por nós céticos.
Se for texto ou roletas (no Excel mais fácil) se faz bem grande, garrafal, pro espírito enxergar.
Se lembra daquele espírito que se materializou de óculos aí no Rio :?:
O importante é a filosofia: não interessa a experimentadores sérios como nós quem guampeou quem na família ou o nome da "titia" esquecida. Interessa é averiguar se tem espírito no ambiente se comunicando c/o candidato a "médium".
Materializações, giros ou levitações de mesa também não tem problema só que é mais difícil e caro. Mas se faz...
Se faz e testa preliminarmente um dispositivo como o do Faraday e as câmaras IR se contrata uma empresa de vigilância pra fazerem tudo mais certinho.

houve uma montagem bem falcatrua para distorcer as coisas... No mais não sou nem a favor ou contra.. só busco a verdade.
Que eu me lembre foram é os chiquistas que alteraram o vídeo. Tem até uma rubrica sobre lá no OP.
Mas podemos rever cá o assunto se lhe aprouver.

« Última modificação: 22 de Janeiro de 2017, 14:18:57 por Gorducho »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1102 Online: 22 de Janeiro de 2017, 14:29:39 »
Citação de: Sandro
Veja que o Moizes teve um insucesso total no experimento dele com ela, mas para mim não houve chute de nomes, foram coisas precisas, muito precisas.. Qual a chance dela ter conseguido o apelido de uma tia da minha mãe? Além disso dela conciliar tal caso com o tio que teve tumor no cérebro? Sao mega ultra ínfimas!

A Sonia não conseguiu nada. Ela chutou um nome e foi VOCÊ que vasculhou as suas lembranças para encaixar o chute e achou a tia da sua mãe. Ela disse problema na cabeça e você também achou um tumor no cérebro. Lamentável.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2017, 14:42:22 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #1103 Online: 22 de Janeiro de 2017, 15:40:57 »
Não é Emmanuel. O nome do espírito é EmmÂnuel.

Correto! Esse “a” nasalado foi recurso de Chico, segundo Quevedo, para responder objeção  que de no latim não havia oxítonas, então, ele transformou seu EmanuEL em EmMAnuel (a pronúncia nasalada se dá não por acento circunflexo, mas pelo “m” dobrado), porém a emenda teria saído pior (bem pior) que o soneto.

QUEVEDO: “Se Chico Xavier fosse um pouco mais culto nunca diria que psicografa, principalmente por Emmanuel, senador romano dos tempos de Cristo. Naquela época nenhum senador romano poderia se chamar Emmanuel, um nome católico-cristão, que significa "Deus-conosco". Além disso, se Chico Xavier psicografa um senador romano dos tempos de Cristo, então ele escreveria em Latim. Eu comprovei pessoalmente, várias vezes, que Chico Xavier não entende uma palavra em latim, não escreve em latim.”
[...]
“Toda a sua vida Chico Xavier proclamou que seu principal "espírito guia" era "Emmánuel" (assim, com acento tônico na letra a, proparoxítona), afirmando que fora "senador romano dos tempos de Cristo". Chico ouviu que o latim não tem oxítonas, e transformou a palavra em proparoxítona. É que nenhum "espírito" do além saberia que a palavra "Emmánuel" não existe, é Emmanuel (oxítona), como Manuel, Gabriel, Rafael, Miguel. E nenhum "espírito" de morto saberia que Emmanuel não é uma palavra latina, senão hebraica, que significa "Deus conosco", termo profético aplicado na Bíblia a Jesus Cristo.”

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #1104 Online: 22 de Janeiro de 2017, 21:23:48 »

Lembre-se da médium Sonia, a quem nós consultamos (não juntos). Ela não disse nada, absolutamente nada atinente à minha pessoa, não deu um nome correto, chutou o tempo inteiro e ainda achou uma irmã que nunca tive, que morrera de câncer, só porque  disse a ela que fora assim.

Já você saiu da consulta extasiado: a mulher falara de um amigo seu (que, em verdade, era amigo de seu irmão) que se suicidara e isso para você foi o suprassumo da revelação.

Essa versão é extremamente limitada Moizes, e você sabe disso.. Dos 18 experimentos com ela, cerca de 6 foram fracassos totais, o seu um deles. O detalhe: Todos os 4 que foram feitos a distancia, inclusive o seu, foram fracassos. Dos restantes, presenciais, 2 fracassos e 12 sucessos.

Não sei como nem por quê “sei disso”... começa que consulta a distância quem oferece é a médium e, se ela oferece, é porque os “espíritos” respondem, seja perto seja longe. Em outras palabras: ela pode simular tanto próximo quanto alhures.

Acontece que no teatro presencial ela tem condição de melhor direcionar a ação dos mortos, pois pelas reações do consulente percebe mais facilmente se tocou num ponto produtivo ou não.

Como foi que você aquilatou os sucessos? Só pode ter sido pela satisfação dos consultados. Como não me dei por satisfeito, minha sessão foi fracassada. Mas se eu fosse esperançoso e quisesse dar validade à conversa teria, primeiro não oferecido uma pegadinha que ela aceitou (a de ter uma irmã doente); segundo, teria procurado até achar parentes e conhecidos com os nomes que ela pronunciou, e não foram poucos: você deve saber disso porque lhe apresentei a transcrição da conversa.

Se você autorizar, posso aqui pôr trechos de sua entrevista, juntamente com trechos da minha,  para avaliação por parte de interessados.

Para adiantar, posto pedaços de minha conversa com a médium.

----------------------------------.
DS=D.Sonia; MM=eu
-----------------------------------.

DS: Quem é Maria que ela fala?
MM: Maria?
DS: É. Tereza, Terezinha?
MM: Tem uma Maria Tereza que foi minha irmã também falecida.
DS: Tá aqui com ela.
MM: Tá com ela?
DS: Humhum.
MM: Olha só... a minha irmã faleceu de câncer.
DS: É, a Maria Tereza.
[...]
DS: Quem é Doralina? Idalina?
MM: Doralina?
DS: É.
MM: Doralina, Idalina? Tem uma Idalina que é minha vizinha... não é bem vizinha, ela mora aqui perto.
DS: É que tua mãe vai lá e [inaudível] pra cá. O que ela é tua? Ela é tua amiga?
MM: Olha... ela é mais ou menos porque é uma pessoa meio difícil, sabe?
DS: Fez algum mal pra vocês?
MM: Assim... uma pessoa que gosta de fazer fofoca.
DS: A tua mãe disse que ela é bem fofoqueira, mesmo.
MM: Fofoqueira, né? Então, a gente mantém uma certa distância, mas de vez em quando a gente conversa. Mas essa pessoa tem alguma má intenção contra mim?
DS: Tua mãe diz que tem que ter cuidado com ela, viu filho? Ela distorce as coisas, viu?
[...]
DS: Quem é Rosa que a tua mãe fala?
MM: Rosa? Ah... Rosa era uma grande amiga dela. Rosa...
DS: Fala de Rosa... você se lembra, filho?
MM: Eu estou tentando lembrar o nome dela... é Rosa de quê? Ela falava tanto dessa amiga. Eu não tinha contato com ela não, mas minha mãe falava muito.
DS: Está com ela.
MM: Também está com ela?
DS: Anhan.
MM: Eu nem sabia que ela tinha falecido. Eu não tenho contato com ela.
DS: Ann?
MM: Eu não tenho contato com ela.
DS: Quem é Rosa [inaudível]?
MM: Ela falava muito: Rosa minha amiga. Mas eu nunca conheci a pessoa não. Eu só conheci de ouvir minha mãe falar.
DS: Tua mãe falava muito...
MM: Eu nem sabia que ela havia falecido.
DS: Deixa eu perguntar se a Rosa faleceu. A Rosa faleceu? Só um minuto. [pausa] Deixa eu ver se a Rosa faleceu.
ranranran...
DS: Ah não... ela não faleceu ainda...
MM: Não faleceu?
DS: Não. Sabe onde ela mora?
MM: Não, não. Só lembro porque ela falava muito... "a minha amiga Rosa"... às vezes ela ia na casa dessa Rosa mas como eu era uma pessoa que não tinha assim muita relação.... muito interesse de minha parte... nunca tive interesse de conhecer.
DS: Ela diz que ela tá muito doente... por isso que ela tá falando.
MM: Está doente, né?
DS: A Rosa está muito doente. Você tem dois irmãos, né?
[...]
DS: Ah tá... ela diz que "eu amo ele". Ela sente muita saudades de ti, viu? Não sei se é Marco, Malta, fala, Mário, Mário. Quem é essa pessoa?
MM: Mário?
DS: Não, não esse nome... espera um pouquinho... [pausa] Eu acho que é Marcelo. [pausa] Espera um  pouquinho.
MM: É...
DS: Quem é Paulo que ela fala?
MM: Paulo?
DS: É?
MM: Tem um Paulo que trabalha comigo... foi esse exatamente que, não sei se por intenção, pegou um lugar que seria meu.
DS: Foi por intenção, sim.
[...]
DS: A tua mãe que tá falando Lina, que ela tá falando? Quem é Lina?
MM: Lina?
DS: Não. É Lina.

Veja que a mulher ficava lançando nomes ao léu: quando um pegava ela o explorava até onde podia. Isso é técnica antiga, sua amiga Gladys Osborne usava tal recurso de montão.

Certamente, ela utilizou com você igual estratégia.

Outro detalhe. O Cristiano, amigo suicida, não era somente amigo de meu irmão. O que ocorreu foi q eles estudaram juntos, logo eu tendo 11 meses de diferença de idade do meu irmão, crescemos com amigos em comum, todos brincando e vivendo em grupo. Esse amigo a parte, trabalhou com meu irmão em estudio de tatuagem, onde meu irmão era o chefe na época. A amizade sempre foi grande, tanto que meu irmão cedeu a ele uma sala no centro de Porto Alegre para que o Cristiano abrisse o próprio negócio. Eu, como com demais amigos, inclusive daquela época, sou um tanto distante por trabalhar em SP e ficar dias fora do sul. Logo, quem lê suas palavras parece soar engano, ignorância ou até ingenuidade de minha parte, algo que não condiz com a verdade.

Mas foi isso mesmo, você se deixou levar pelo primeira brisa amena de validação que sentiu.  Felizmente, tenho material para que possamos avaliar o caso, embora já o tenhamos discutido em 2012...

Por ora para aqui, depois, se for necessário, continuo.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #1105 Online: 22 de Janeiro de 2017, 21:42:36 »
Ah, Sandro, lembro-lho que a consulta via telefone que fiz com Sonia veio de instigação sua. Caso não recorde, copio seu conselho:

Em 18/9/2012:

SANDRO: "Mas vamos mais alem... Como falei... sou contra se debater casos do passado... ainda mais hipotetizando algo q ja foi e não ha mais como qquer um deles la se defender... Temos a chance agora de testar e cair na realidade... Temos uma medium aqui, de facil acesso e q podemos ver como são as coisas...

As vzs vc, por ser muito teórico, acaba perdendo o senso da realidade nesses casos... Entao veja, não é uma critica minha, mas uma sugestão.... aproveite, agora vc mesmo pode fazer isso...
No dia da sessão, ao final, em minha tentativa de convence-la, ela me comentou que ja atendeu pessoas por telefone!

Sim.. olha q maravilhoso isso... agora nem desculpa vc terá para estar distante... a medium vai até vc pelas fibras oticas... e daí pode testa-la melhor ainda... e como vc nao acredita nisso tudo, poderá gravar sem medo e tentar desmascara-la para nós aqui...

Ela me comentou que ja fez isso varias vzes... seria um bom caso de clarividencia ou mediunidade mesmo... Como pode alguem dar esse tipo de informação a distância?

Vc pode inclusive deixar o livro para cima mesmo.. e, caso apareça algum espirito, pedir para ele ler... ela nao vai ver mesmo...

Veja q maravilha! Se vc "merecer", segundo pensamento espirita, tal concessão q venha a surgir, poderá lhe ajudar a provar por si mesmo... só peço q faça o mesmo q eu... não de informações de nomes... ela acaba perguntando quem é tal pessoa....
de 10 pessoas q visitaram ela, ela somente falou com 2, e coincidencia, foram no mesmo dia...

Pronto.. resolvi metade dos seus problemas para pesquisar e ver as coisas no "campo" e nao nos limitados livros...

Saudações Sonianas... esperando seu retorno...

Ah.. qdo for agendar (se o for - agora quem nao acredita sou eu) nao fale no meu nome e pergunte se eles precisam de algo a mais do q seu primeiro nome.. qdo perguntei eles disseram q nao...

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #1106 Online: 22 de Janeiro de 2017, 21:49:46 »
Não é Emmanuel. O nome do espírito é EmmÂnuel.

Correto! Esse “a” nasalado foi recurso de Chico, segundo Quevedo, para responder objeção  que de no latim não havia oxítonas, então, ele transformou seu EmanuEL em EmMAnuel (a pronúncia nasalada se dá não por acento circunflexo, mas pelo “m” dobrado), porém a emenda teria saído pior (bem pior) que o soneto.

QUEVEDO: “Se Chico Xavier fosse um pouco mais culto nunca diria que psicografa, principalmente por Emmanuel, senador romano dos tempos de Cristo. Naquela época nenhum senador romano poderia se chamar Emmanuel, um nome católico-cristão, que significa "Deus-conosco". Além disso, se Chico Xavier psicografa um senador romano dos tempos de Cristo, então ele escreveria em Latim. Eu comprovei pessoalmente, várias vezes, que Chico Xavier não entende uma palavra em latim, não escreve em latim.”
[...]
“Toda a sua vida Chico Xavier proclamou que seu principal "espírito guia" era "Emmánuel" (assim, com acento tônico na letra a, proparoxítona), afirmando que fora "senador romano dos tempos de Cristo". Chico ouviu que o latim não tem oxítonas, e transformou a palavra em proparoxítona. É que nenhum "espírito" do além saberia que a palavra "Emmánuel" não existe, é Emmanuel (oxítona), como Manuel, Gabriel, Rafael, Miguel. E nenhum "espírito" de morto saberia que Emmanuel não é uma palavra latina, senão hebraica, que significa "Deus conosco", termo profético aplicado na Bíblia a Jesus Cristo.”
Devo ter perdido algo e não consegui entender o desconhecimento de algo básico sobre Emmanuel:  -  o senador romano, todos sabem, chamava-se Publio Lentulo. Então não há razão para se discutir se a fonética de Emmanuel era oxítona ou paroxítona. Após esta encarnação houve pelo menos mais três, reconhecidas, sendo a última delas como Manoel de Nóbrega, o jesuíta do Brasil colonial.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #1107 Online: 22 de Janeiro de 2017, 22:01:14 »

Veja que o Moizes teve um insucesso total no experimento dele com ela, mas para mim não houve chute de nomes, foram coisas precisas, muito precisas.. Qual a chance dela ter conseguido o apelido de uma tia da minha mãe? Além disso dela conciliar tal caso com o tio que teve tumor no cérebro? Sao mega ultra ínfimas!

Sandro, acho que está um tanto confuso e nos confundindo. Lembro que em 2012 você informou ao Vital o que segue:

VITAL: Você poderia explicar melhor a sua frase " ela acaba perguntando quem é tal pessoa.... " ?

SANDRO: Muitas vzes ela perguntava quem é fulana... tipo.. ela me perguntou: Quem é Doralina ou Doraldina?... Em outro momento ela perguntou quem era Cilda... Depois falou q havia um recado pra ela...

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #1108 Online: 22 de Janeiro de 2017, 22:08:54 »

Devo ter perdido algo e não consegui entender o desconhecimento de algo básico sobre Emmanuel:  -  o senador romano, todos sabem, chamava-se Publio Lentulo. Então não há razão para se discutir se a fonética de Emmanuel era oxítona ou paroxítona. Após esta encarnação houve pelo menos mais três, reconhecidas, sendo a última delas como Manoel de Nóbrega, o jesuíta do Brasil colonial.

Excelso Spencer,
Certamente você não perdeu “algo”, perdeu foi “muito” a respeito de Emmanuel. Fique conosco e garanto que sairá melhor esclarecido.

Sem adentrar em trabalhos melhor elaborados, fiquemos com o depoimento de Quevedo que deve ser suficiente para elucidar sua dúvida.

QUEVEDO: “Quando ridicularizei a afirmação de Chico, pois nos tempos de Cristo nenhum senador romano poderia chamar-se "Emmánuel", nome cristão, e então o Cristianismo ainda não chegara a Roma, Chico Xavier inventou que "Emmánuel" era o pseudônimo de Públio Léntulo. Houve um senador romano chamado Publius Cornelius Lentulus, padrastro do Imperador Marco Antônio, e foi destituído do Senado por corrupção e por corrupção executado a pedido do célebre orador Cícero. Mas nenhum "espírito" de morto sabia que essa execução foi no ano 63 antes do nascimento de Cristo... Portanto, bem longe de ser contemporâneo de Jesus.”

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1109 Online: 22 de Janeiro de 2017, 22:31:57 »
Essa Sonia é principiante em leitura fria. :no:

Lembrei de um amigo que foi parado por uma menina cigana na rua pedindo para ler a mão dele. Ele percebeu que a garota era inexperiente e olhando fixamente para ela disse que ao invés dela ler a mão dele, ele iria ler a testa dela. E fez uma sessãozinha de leitura fria com a pobre cigana até arrancar segredos inconfessáveis, como um caso com o namorado da melhor amiga. Pelo voto de silência ainda cobrou R$ 10 da garota.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2017, 22:42:03 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #1110 Online: 23 de Janeiro de 2017, 07:45:12 »
Não da minha parte; da parte do Pe. Quevedo.
Emmanuel se fala "i" ou "e", aí dependendo um pouco bastante de sotaque, + "Manuel" exatamente como se fala em espanhol (castellano).

Sobre o Pe. Quevedo, Sr. Spencer, digo-lhe que concordo com praticamente senão tudo que é dito pelo (nosso nobre oponente de debates) Prof. Arduin e que certamente conhece pois que circula em diversos Sítios.
Em 2/3/1939 - pelomenosé a data que consta nos exemplares que circulam - é dito no prefácio do HDMA:
Leitor, antes de penetrares o limiar desta história, é justo apresentemos à tua curiosidade algumas observações de Emmanuel, o ex­senador Públio Lentulus
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2017, 08:00:44 por Gorducho »

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #1111 Online: 23 de Janeiro de 2017, 08:38:35 »
Na escola tinha um colega que gostava de falar referindo-se a verborragias: parece uma daquelas metralhadoras giratórias da WWI atirando à toa no escuro!
Essas psicografias parecem metralhadoras descontroladas cuspindo nomes...
Por isso digo pro Cmte.: poderá ser qualquer coisa dentro do vale-tudo-inútil da parapsicologia, menos mediunidade espírita onde por dogma é requerido um ser inteligente como fonte da leitura.

Offline Shadow

• Nível 28
  • *
  • "Alguns teóricos dos antigos astronautas...."
« Resposta #1112 Online: 23 de Janeiro de 2017, 08:44:41 »
Não da minha parte; da parte do Pe. Quevedo.
Emmanuel se fala "i" ou "e", aí dependendo um pouco bastante de sotaque, + "Manuel" exatamente como se fala em espanhol (castellano).

Sobre o Pe. Quevedo, Sr. Spencer, digo-lhe que concordo com praticamente senão tudo que é dito pelo (nosso nobre oponente de debates) Prof. Arduin e que certamente conhece pois que circula em diversos Sítios.
Em 2/3/1939 - pelomenosé a data que consta nos exemplares que circulam - é dito no prefácio do HDMA:
Leitor, antes de penetrares o limiar desta história, é justo apresentemos à tua curiosidade algumas observações de Emmanuel, o ex­senador Públio Lentulus

O que eu mais gosto nessas histórias de outras vidas e reencarnações é que ninguém nunca foi mendigo, catador de esterco, prostituta...só reis, rainhas ou figuras importantes....
"Who knows what evil lurks in the hearts of men? The Shadow knows..."

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #1113 Online: 23 de Janeiro de 2017, 11:35:40 »
O que eu mais gosto nessas histórias de outras vidas e reencarnações é que ninguém nunca foi mendigo, catador de esterco, prostituta...só reis, rainhas ou figuras importantes.... 
Repete-se isso com frequência. Mas o pp Emmanuel foi um escravo, após ter sido Publio Lentulo.
A literatura espírita está repleta de casos interessantes, exatamente sobre estas voltas da vida. In Ação e Reação, senhor de escravos volta como um deles, dama da corte de Leonor de Aquitania retorna como humilde criada, etc, etc.
Nada de "Escocês", mas não são espíritas que costumam dizer essas bobagens, pois isto chega a ser humilhante para eles. Artistas da Globo e a turma do BBB adoram propalar essas coisas.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #1114 Online: 23 de Janeiro de 2017, 11:50:35 »
Shadow:
Leitor, antes de penetrares o limiar desta história, é justo apresentemos à tua curiosidade algumas observações de Emmanuel, o ex­senador Públio Lentulus
O Senador não foi condenado por corrupção, pelo contrário, teve como missão um consulado na Judéia. Lá, como inquisidor pratica crueldades pelas quais sofre o carma terrível da cegueira, tendo os olhos queimados por brasas em demorada tortura.
Se quiser saber, de fato, a história de Emmanuel não consulte o ridículo Quevedo, mas leia Há Dois Mil Anos, que narra as humilhações e a redenção do Senador.
Ali, interessantes notas históricas da época, com personagens notáveis.
Isto, Shadow, não para sua cultura, lógico, mas evitará citar fatos equivocados do boquirroto Quevedo.

Offline Shadow

• Nível 28
  • *
« Resposta #1115 Online: 23 de Janeiro de 2017, 11:56:00 »
Shadow:
O Senador não foi condenado por corrupção, pelo contrário, teve como missão um consulado na Judéia. Lá, como inquisidor pratica crueldades pelas quais sofre o carma terrível da cegueira, tendo os olhos queimados por brasas em demorada tortura.
Se quiser saber, de fato, a história de Emmanuel não consulte o ridículo Quevedo, mas leia Há Dois Mil Anos, que narra as humilhações e a redenção do Senador.
Isto, Shadow, não para sua cultura, lógico, mas evitará citar fatos equivocados do boquirroto Quevedo.

Bom, Isso no Ecxiste....eu não citei o Quevedo.

Karma? Redenção? Tais afirmações exigiriam mais fé do que disponho neste neste momento. Porém, se a questão é fé, permita-me lembrar uma pequena passagem do Novo testamento:

"João 9
1 E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.
2 E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
3 Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus."

Assim, me parece indevido para os que creem pensar que ele foi punido por seus "pecados" pois, segundo tal passagem, a cegueira não é punição....

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #1116 Online: 23 de Janeiro de 2017, 12:15:55 »
Shadow:
Karma? Redenção? Tais afirmações exigiriam mais fé do que disponho neste neste momento. Porém, se a questão é fé, permita-me lembrar uma pequena passagem do Novo testamento:

"João 9
2 E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
3 Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus."

Assim, me parece indevido para os que creem pensar que ele foi punido por seus "pecados" pois, segundo tal passagem, a cegueira não é punição....

Percebeu, meu caro Shadow, já que vc trouxe texto do NT, a referência sutil à reencarnação, nesta passagem? - "quem pecou, ESTE ou seus pais..."
Como o cego poderia ter pecado antes de nascer? - somente admitindo uma existência anterior àquela, pois não?
O não ter, ele, pecado, mas para a glória de Deus, revela a condição do missionário, que se expõe ao sofrimento tendo em vista a realização de tarefa a favor do semelhante. Simples assim.

Offline Shadow

• Nível 28
  • *
« Resposta #1117 Online: 23 de Janeiro de 2017, 12:23:14 »
Shadow:

"João 9

Percebeu, meu caro Shadow, já que vc trouxe texto do NT, a referência sutil à reencarnação, nesta passagem? - "quem pecou, ESTE ou seus pais..."
Como o cego poderia ter pecado antes de nascer? - somente admitindo uma existência anterior àquela, pois não?
O não ter, ele, pecado, mas para a glória de Deus, revela a condição do missionário, que se expõe ao sofrimento tendo em vista a realização de tarefa a favor do semelhante. Simples assim.

Sim, esse fato também sempre me chamou a atenção nessa passagem. Mas note que, apesar que reconhecer ai um indício de reencarnação, você não atenta para a questão principal: o fato que a cegueira não era uma punição ou redenção. De fato, parece coerente com a doutrina, até de modo a validá-la, o fato de uma figura importante e má reencarnar como um simples sofredor para remissão de seus pecados, como aliás demonstra a obra citada pelo Gorducho, a Memórias de um Suicida. Assim, as figuras continuam a ser, de certa forma, importantes, sendo o advento da doença, da pobreza e humildade, aparentemente, apenas uma "punição" por fatos pretéritos, e não o caminhar natural da coisa.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #1118 Online: 23 de Janeiro de 2017, 13:32:21 »

Quando começou a onda de lembrar vidas passadas, realmente, só apareciam reis, rainhas, nobres, heróis... depois que os céticos apontaram essa "peculiaridade" os lembradores passaram a ser mais modestos: apesar de os grandes continuarem a vir, a humildade está presente.

Por exemplo, a heroína de Brian Weiss, em Muitas Vidas Muitos Mestres,  Catherine,  tivera vidas modestas em suas várias encarnações.

Chico Xavier, na leitura mediúnica de Luciano dos Anjos, fora em uma de suas encarnações uma tímida serviçal:

"Chico Xavier, ao tempo da ‘Grande Revolução’, era uma moçoila um tanto caipira da cidade de Arras. Chamava-se Jeanne d’Arencourt. Jeanne era protegida de Andréa de Taverney, Condessa de Charny, que a introduziu na corte de Maria Antonieta.

Sua permanência na corte foi muito curta. É que Jeanne, sem jeito e extremamente acanhada, quebrou logo o protocolo real pisando nos pés da rainha. Foi a sua felicidade. Esse acidente, afastando-a da alta nobreza, evitou-lhe a morte na guilhotina, mas não evitou que a lâmina desta cortasse a cabeça do seu pai, pequeno nobre da terra de Robespierre.

Jeanne era amiga de Danton. Apelou para o ardoroso tribuno pedindo sua ajuda junto ao ‘IncorruptíveI’. Danton levou-a à presença do ‘todo-poderoso detentor das pulcritudes cívicas’. Durante o trajeto, Danton recomendou-lhe: ‘Atire-se aos pés do homem; diga-lhe que seu pai é pessoa moderada, nascida em sua terra – Arras; chame-o de Citoyen, mostre-se humilde e confiante no seu poder e na sua magnanimidade.’

Jeanne cumpriu religiosamente os conselhos do amigo, enquanto Danton se dirigia ao Pontífice das Virtudes Cívicas, implorando sua piedade para com a infeliz moça. Robespierre ouviu-o das culminâncias do seu orgulho. Depois, num gesto todo seu, atirou a cabeça para trás, trincou os maxilares e exclamou:

– Minha filha, Robespierre comoveu-se com a sua rogativa, mas é o Comitê de Salvação Pública que está encarregado dos assuntos da pátria. Todo traidor terá de morrer!

No dia seguinte o pai de Jeanne perdeu a cabeça na guilhotina, e a moça, banhada em lágrimas, fugiu para a Espanha, onde faleceu, algum tempo depois, vítima da tuberculose (Barcelona), na igreja de Sant’Ana.

Emmanuel, o magnífico guia do Chico, fugiu de Paris, do Terror de Robespierre. Chamava-se Jean Jacques Tourville ou Turville. Era professor da nobreza e se refugiou igualmente na Espanha."

(Eu Sou Camille Desmoulins - Luciano dos Anjos e Hermínio Miranda)

Offline Shadow

• Nível 28
  • *
« Resposta #1119 Online: 23 de Janeiro de 2017, 13:41:59 »

Quando começou a onda de lembrar vidas passadas, realmente, só apareciam reis, rainhas, nobres, heróis... depois que os céticos apontaram essa "peculiaridade" os lembradores passaram a ser mais modestos: apesar de os grandes continuarem a vir, a humildade está presente.

Por exemplo, a heroína de Brian Weiss, em Muitas Vidas Muitos Mestres,  Catherine,  tivera vidas modestas em suas várias encarnações.

Chico Xavier, na leitura mediúnica de Luciano dos Anjos, fora em uma de suas encarnações uma tímida serviçal:

"Chico Xavier, ao tempo da ‘Grande Revolução’, era uma moçoila um tanto caipira da cidade de Arras. Chamava-se Jeanne d’Arencourt. Jeanne era protegida de Andréa de Taverney, Condessa de Charny, que a introduziu na corte de Maria Antonieta.

Sua permanência na corte foi muito curta. É que Jeanne, sem jeito e extremamente acanhada, quebrou logo o protocolo real pisando nos pés da rainha. Foi a sua felicidade. Esse acidente, afastando-a da alta nobreza, evitou-lhe a morte na guilhotina, mas não evitou que a lâmina desta cortasse a cabeça do seu pai, pequeno nobre da terra de Robespierre.

Jeanne era amiga de Danton. Apelou para o ardoroso tribuno pedindo sua ajuda junto ao ‘IncorruptíveI’. Danton levou-a à presença do ‘todo-poderoso detentor das pulcritudes cívicas’. Durante o trajeto, Danton recomendou-lhe: ‘Atire-se aos pés do homem; diga-lhe que seu pai é pessoa moderada, nascida em sua terra – Arras; chame-o de Citoyen, mostre-se humilde e confiante no seu poder e na sua magnanimidade.’

Jeanne cumpriu religiosamente os conselhos do amigo, enquanto Danton se dirigia ao Pontífice das Virtudes Cívicas, implorando sua piedade para com a infeliz moça. Robespierre ouviu-o das culminâncias do seu orgulho. Depois, num gesto todo seu, atirou a cabeça para trás, trincou os maxilares e exclamou:

– Minha filha, Robespierre comoveu-se com a sua rogativa, mas é o Comitê de Salvação Pública que está encarregado dos assuntos da pátria. Todo traidor terá de morrer!

No dia seguinte o pai de Jeanne perdeu a cabeça na guilhotina, e a moça, banhada em lágrimas, fugiu para a Espanha, onde faleceu, algum tempo depois, vítima da tuberculose (Barcelona), na igreja de Sant’Ana.

Emmanuel, o magnífico guia do Chico, fugiu de Paris, do Terror de Robespierre. Chamava-se Jean Jacques Tourville ou Turville. Era professor da nobreza e se refugiou igualmente na Espanha."

(Eu Sou Camille Desmoulins - Luciano dos Anjos e Hermínio Miranda)

Ainda assim era protegida da Condessa de Charny, pisou no pé de Maria Antonieta e era amiga de Danton!

Já a moça que limpava o urinol de Maria Antonieta nunca apareceu....

Aliás, pesquisei e Camille Desmoulins foi guilhotinado com Danton. Curioso, não?
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2017, 13:47:47 por Shadow »

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #1120 Online: 23 de Janeiro de 2017, 13:54:41 »
é o Forrest Gump da mediunidade :hihi:
Ceticismo é para poucos!

Offline Andarilho-terrestre

• Nível 13
  • *
« Resposta #1121 Online: 23 de Janeiro de 2017, 14:28:24 »
"Emmanuel, o magnífico guia do Chico, fugiu de Paris, do Terror de Robespierre. Chamava-se Jean Jacques Tourville ou Turville. Era professor da nobreza e se refugiou igualmente na Espanha."

Minha nossa senhora dos céticos: Luciano dos Anjos, Chico Xavier, esses caras viajam demais.

Creio que uma sala com 500 espíritas dentro eles só aceitam essa história para não brigar um com o outro e manter "amizades" e favores profissionais vez ou outra...

Eu mesmo, na época de espírita, já achava tudo uma pataquada, o Divaldo Franco um chato de galocha, com aquela verborragia ensaiada ! Lembro-me quando ele visitou um grande Centro em SP e veio cercado de seguranças com lencinhos brancos para evitar que se aproximassem ou fizessem algazarras. A fila para "idolatra-lo" era quilométrica.

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #1122 Online: 23 de Janeiro de 2017, 14:33:37 »
Caro Moizes.. percebo (e não é mediunidade) que seus dedos já devem estar bons..

Infelizmente não vejo futuro em prolongar tamanha conversa pois seria deveras desgastante.. Vejo que chegou a buscar pensamento meu de 2012, algo que não teria o mesmo tom hj, uma vez que, graças a Deus (para os que acreditam) ou graças ao meu esforço pessoal (para os ateus) é que venho aprimorando e mudando meu pensamento, logo a evolução bate na minha porta todo o dia..

Como sempre, ficaremos cada qual com sua opinião.. Você, como sempre, parece querer saber o q eu fiz ou presenciei, sempre alegando x ou y para tentar justificar minha conclusão.. bom.. deixemos senao a conversa não só perpetua, mas cresce exponencialmente a cada post..

Todo o vício surge de uma recusa inconsciente de encararmos nossos próprios sofrimentos.

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #1123 Online: 23 de Janeiro de 2017, 14:47:17 »
Citação de: Sandro

A Sonia não conseguiu nada. Ela chutou um nome e foi VOCÊ que vasculhou as suas lembranças para encaixar o chute e achou a tia da sua mãe. Ela disse problema na cabeça e você também achou um tumor no cérebro. Lamentável.

Giga, agindo assim parece que você estava la..rsrs.. não me subestime ok... rs... subestimar a capacidade e inteligência de opositor em pensamento tem sido uma falha grave de muitos céticos..

Você não sabe de toda a historia, logo concluir por algo apenas por um pedaço fica bem ruim..

No caso da tia, até vamos dizer q poderia ser.. Mas some a isso o caso do Marcel e o Salcedo.. Não foi um nome que juntei.. foram os dois falados ao mesmo tempo.. Quais as chances?

Ok.. vamos supor que fosse infima mas ocorresse.. Dai tem a questão de ter morrido queimado e não no impacto.. de onde ela tiraria isso? O mais obvio e chute seria o impacto.. era obvio..

Mas o crucial foi o nome do meu amigo.. O Cristiano.. Relato esse pedaço aqui..

Na sessão com ela.. ela perguntou se eu tinha algum amigo q se matou... na hora eu pensei.. "poxa.. todo mundo tem um amigo que ja se matou".. Então falei a ela.. tenho sim.. mas não lembro do nome dele agora..
Ela disse: Ok.. logo ele fala..

Ela pareceu entrar num transe (até então estava bem consciente)... quando ela volta ela fala.

"Cristiano.. O nome dele era Cristiano?"...

Veja existem duas convergências ai.. (1) suicídio (2) Cristiano..

Único amigo meu q se matou foi o Cristiano.. e ela não chutou...

Então julgar analises quando se está sentado é algo fácil... até falar "ah você deveria ter perguntado isso.. ou aquilo.." ..

Na hora do "vamos ver" a coisa não é assim..

Na aviação vemos isso direto.. Depois q da um acidente todo mundo fala.. "ah mas se o piloto tivesse feito isso ou aquilo." Sentado com a bunda na cadeira, vendo de fora é algo muito fácil e, geralmente, covarde... No caso do acidente do 3054 foi algo bem parecido... Muita gente julgou os pilotos mas eu duvido q qualquer piloto no lugar deles teria conseguido evitar o acidente.. Foram segundos para analisar um sistema muito complexo, com condições meteorológicas adversas e com uma pista sem "groove" (ranhuras que escoam a agua e ajudam na frenagem)... Eles morreram tentando freiar o avião achando q estavam derrapando por causa da pista e da chuva..

Claro q isso é uma analogia a questão de experimentação, mas simboliza bem o que venho falando aqui..

PS. Quando a médium falou q fazia algo a distancia, logo vamos testa-la não? Fizemos isso... Moisés a testou também.. Todas as 4 sessões a distancia ela falhou...

Com meu conhecimento hj, ja descobri diversas fraudes com esse detalhe..  O tal médium q faz psicografia pelo facebook mesmo.. estou investigando. aposto q é fraude..

Todo o vício surge de uma recusa inconsciente de encararmos nossos próprios sofrimentos.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #1124 Online: 23 de Janeiro de 2017, 14:50:13 »
Shadow:

Sobre o Pe. Quevedo, Sr. Spencer, digo-lhe que
concordo com praticamente senão tudo que é dito pelo (nosso nobre oponente de debates) Prof. Arduin e que certamente conhece pois que circula em diversos Sítios.

Em 2/3/1939 - pelo menos é a data que consta nos exemplares que circulam - é dito no prefácio do HDMA:

Spencer,

Quevedo, embora dê algumas dicas interessantes sobre a insubsistência de Emmanuel como "pisilônimo" de Publius Lentulus, não é a melhor fonte a mostrar a insustentabilidade da aventura emmanuelina nos tempos de Cristo.

Há outros trabalhos que aprofundam melhor a pesquisa e derribam por completo a fantasia de que houve um Públio Lêntulo nos moldes pintados por Chico. O livro "Há Dois Mil Anos" é expressão da criatividade literária de Xavier, mas não passa de um romance espiritista metido a coisa grande. Contém vários erros históricos e não tem sustentabilidade documental alguma.

Publius Lentulus aterrissou de paraquedas no século XV de nossa era. Antes dessa data nenhuma menção se fez a ter havido um senador romano em missão na palestina, tampouco à carta que teria escrito.

Primeiramente, vejamos exemplo da apologia espírita na qual sua ilustríssima pessoa, Sr. Spencer, se abebera:

"É inevitável que aqueles que não reconhecem a mediunidade de Chico Xavier ou mesmo a noção da reencarnação, levantassem dúvidas quanto à veracidade dos relatos e mensagens obtidas pelo médium mineiro.

Entretanto, os seguidores do Espiritismo podem apresentar uma prova de que Publius Lentulus realmente existiu e conheceu Jesus, através de uma carta encontrada nos arquivos do Duque Cesari, de Roma – documento que faz parte da biblioteca da Ordem dos Lazaristas de Roma. Trata-se de uma inscrição feita em folha de cobre, encontrada no interior de um vaso de mármore.
A carta foi escrita por Públius Lentulus, sanador romano, governador da Judéia, e predecessor de Pôncio Pilatos, endereçada ao imperador romano Tibério César.

Nela, Lentulus descreve Jesus, a pedido do imperador que desejava saber de quem se tratava essa pessoa.

A carta diz:

“Sabendo que desejas conhecer quanto vou narrar, existe nos nossos tempos um homem, o qual vive atualmente de grandes virtudes, chamado Jesus, que pelo povo é inculcado o profeta da verdade, e os seus discípulos dizem que é o filho de Deus, criador do céu e da terra e de todas as coisas que nela se acham e que nelas tenham estado. Em verdade, ó César, cada dia se ouvem coisas maravilhosas desse Jesus: ressuscita mortos, cura enfermos, em uma só palavra.

É um homem de justa estatura e é muito belo no aspecto. Há tanta majestade em seu rosto, que aqueles que o vêem são forçados a amá-lo ou teme-lo. Tem os cabelos da cor da amêndoa bem madura; são distendidos até as orelhas, e das orelhas até as espáduas, são da cor da terra, porém mais reluzentes. Tem no meio da fronte uma linha separando os cabelos, na forma em uso pelos nazarenos. O seu rosto é cheio, o aspecto muito sereno. Nenhuma ruga ou mancha se vê em sua face, de uma cor moderada. O nariz e a boca são irrepreensíveis. A barba é espessa, mas semelhante aos cabelos, não muito longa, separada pelo meio. Seu olhar é muito afetuoso e grave; tem os olhos expressivos e claros. O que surpreende é que resplandecem no seu rosto como os raios de sol, porém ninguém pode olhar fixo o seu semblante, porque quando resplende, apavora, e quando ameniza, faz chorar.

Faz-se amar e é alegre com gravidade. Diz se que nunca ninguém o viu rir, mas, antes,  chorar. Tem os braços e as mãos muito belos.

Na palestra, contenta muito, mas o faz raramente e, quando dele se aproxima, verifica-se que é muito modesto na presença e na pessoa.

É o mais belo homem que se pode imaginar, muito semelhante à sua mãe, que é de uma rara beleza, não se tendo jamais visto por estas partes uma mulher tão bela.

Porém, se a Majestade Tua, ó César, deseja vê-lo, como no aviso passado escrevestes, dá-me ordens, que não faltarei de manda-lo o mais depressa possível. De letras, faz se admirar de toda a cidade de Jerusalém; ele sabe todas as ciências e nunca estudou nada. Ele caminha descalço e sem coisa alguma na cabeça. Muitos se riem, vendo-o assim, porém em sua presença, falando com ele, tremem e admiram.

Dizem que um tal homem nunca fora ouvido por estas partes. Em verdade, segundo me dizem os Hebreus, não se ouviram, jamais, tais conselhos de grande doutrina, como ensina este Jesus.
Muitos judeus o têm como divino e muitos me querelam, afirmando que é contra a lei de Tua Majestade. Eu sou grandemente molestado por estes malignos hebreus. Diz se que este Jesus nunca fez mal a quem quer que seja, mas, ao contrário, aqueles que o conhecem e com ele tem praticado, afirmam ter dele recebido grandes benefícios e saúde, porém à tua obediência estou prontíssimo: aquilo que Tua Majestade ordenar será cumprido.

Vale da Majestade Tua, fidelíssimo e obrigadíssimo. Públius Lentulus, presidente da Judéia”.

PEDRO OZÓRIO
Casa Branca – SP
(extraído na íntegra da Revista Espiritismo e Ciência – edição numero 3 -)"

-continua-

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!