-continuando-
No Espiritismo, Causa e Efeito, Ação e Reação, traz o mesmo resultado do Carma.[/b]
Trechos de artigos espíritas que mostram diferenças entre o Karma e a lei de causa e efeito e entre esta e a ação e reação-1-
---------------------------------------.
A Lei do Karma não é a mesma que a Lei de Causa e Efeito dos Espíritas?
l) De jeito nenhum. Apesar de falarem de reencarnação, são muito diferentes.
2) A Lei do Karma apenas olha para a reencarnação como um fenômeno punitivo e não evolutivo.
3) Para esta lei, só reencarnamos para deixarmos de errar, e nunca para aprendermos e evoluirmos.
4) Já a Lei de Causa e Efeito dos Espíritas, olha a reencarnação como um fenômeno que nos levará não só a aprendermos a corrigir nossos erros, mas também a crescermos evolutivamente, até nos tornarmos perfeitos, para então não precisarmos mais reencarnar, mas somente evoluir, até nos divinizarmos.
Não ficou claro quais são as diferenças de ordem social. Pode explicar?
1) A Lei do Karma deixa completamente de lado a prática da Caridade, ao aceitar que cada um deve aprender por si só considerando aqueles que ainda não conseguiram seres inferiores.
2) E isso chega a tal ponto que se chega a admitir que possamos voltar como animais.
3) Diz ainda que nossa condição social tem tudo a ver com nosso comportamento em outras encarnações.
4) Assim, quanto mais pobre e humilde é essa condição, maiores foram nossos erros no passado e menos dignos de felicidade nós somos.
5) Sendo assim indignos de qualquer atenção e ajuda social.
6) A coisa chega a tal ponto que a casta dos Intocáveis é constituída de pessoas impuras, a tal ponto, que os das outras castas não podem sequer tocá-las, pois são moralmente “sujas”;
7) Assim entendemos porque, apesar de Jesus ter deixado claro a Lei da Reencarnação quando aqui esteve, a espiritualidade não insistiu em fazer dela uma lei Cristã;
8) Se as Igrejas Cristãs abusaram de tudo o que o Mestre ensinou, podemos imaginar o que não teriam feito com a reencarnação, vendo o que aconteceu com os hindus.
[...]
E a Lei de Causa e Efeito? O que diz?
1)
Diferente da Lei do Karma, ela diz que a Reencarnação é uma lei eminentemente evolutiva, onde sempre evoluiremos, seja qual for nossa condição.2) Seja ela boa ou não, estaremos sempre evoluindo, pois estamos aprendendo sempre. E aprender será sempre um estado de evolução.
3) Espiritualmente, esta lei nos considera a todos rigorosamente iguais, fazendo-nos entender que tanto a Caridade, quanto a Humildade são dois fatores fundamentais de evolução;
4) Ninguém é melhor que ninguém e nem pior. Assim a única casta que existe é a do Ser Humano, já que ao nos criar Deus nos deu o atributo da supremacia, que ao nos diferenciar uns dos outros, nos coloca em situação de absoluta igualdade em termos de valor humano.
5) Melhor condição social nos traz apenas maior responsabilidade social e jamais privilégios.
6) A Lei da Reencarnação diz que como Egos (Espíritos propriamente ditos, na definição de Allan Kardec) não temos nenhuma conotação sexual, mas apenas força criativa, que na fase humana podemos usar por duas formas de manifestação psíquica: feminina e masculina.
7) Diz ainda que temos que aprender a operar as duas: temos, assim, que nascer diversas vidas como homens e diversas vidas como mulheres.
8) Cai por terra, portanto, qualquer superioridade de uma manifestação sexual sobre outra, o que é confirmado pela nossa supremacia.
9) Causa e Efeito é uma lei de pleno humanismo e de perfeito equilíbrio, que mais que nos corrigir através das reencarnações, nos faz sempre evoluir.
Rosino Caporice
http://blogdosespiritos.com.br/author/equipe-do-blog/====================================.
---------------------------------------.
-2-
Lei de Causa e Efeito x Lei de Ação e Reação
Rodrigo Machado Tavares
Todos nós vivemos neste universo infinito, criado por Deus, o nosso Pai. Consequentemente, tudo e todos estão sujeitos às Leis de Deus (ou como ainda falam alguns: às leis da natureza). Essa verdade é muito bem explicada pelos ensinamentos espíritas, particularmente, através dos seguintes livros da Codificação Espírita (i.e., o Pentateuco Espírita), a saber: O Livro dos Espíritos (Livro Primeiro – das Causas) e A Gênese (Capítulo II).
Uma dessas “leis naturais” é a conhecida Lei de Ação e Reação, a famosa terceira lei de Newton. Tal lei nos ensina que: para toda força aplicada de um objeto para outro objeto, existirá outra força de mesmo módulo, mesma direção e sentido oposto. Em outras palavras,
a Lei de Ação e Reação nos diz que, para cada ação, existirá uma reação oposta e de mesma intensidade.[...]
Uma outra lei natural é a Lei de Causa e Efeito, a qual não foi descoberta, mas revelada para todos nós, de forma verossímil, através da Doutrina Espírita, no século XIX.
Essa lei é bem discutida nos livros da Codificação Espírita, sobretudo nos seguintes livros: O Livro dos Espíritos, O Evangelho Segundo o Espiritismo e O Céu e o Inferno. O conhecimento da Lei de Causa e Efeito é bastante importante para que possamos compreender o amor de Deus. [...]
Considerando, portanto, essas duas leis e suas “similaridades”, é comum escutarmos frases, como estas: A Lei de Causa e Efeito é a mesma coisa que a Lei de Ação e Reação, aquela lei de Isaac Newton. Para falar a verdade, a Lei de Causa e Efeito é um exemplo prático da Lei de Ação e Reação, pois nada é por acaso.
Baseados nisso, podemos nos perguntar: i) essas leis são sinônimas? ii) se são, por que são? iii) se não são, qual é a implicação direta e/ou indireta de se pensar que essas leis são iguais? iv) qual é a relação entre essas duas leis?
[...]
Sendo assim, poderíamos dizer que o entendimento da Lei de Causa e Efeito é algo razoavelmente novo, aqui na Terra. Além do mais, o seu conceito é ainda “restrito”, ou melhor, mais e melhor difundido entre nós, espíritas.
[...]
Seguindo esse pensamento, o objeto de estudo é a Lei de Causa e Efeito, e o objeto de comparação é a Lei de Ação e Reação.
Apesar da associação entre essas duas leis ser feita durante a aprendizagem, não é correto dizer que as mesmas sejam as mesmas leis. [...]
Por essa razão, é correto afirmar que a Lei de Causa e Efeito não é a Lei de Ação e Reação. Claramente, tais leis têm um princípio semelhante: entretanto são leis diferentes. A semelhança entre essas leis se baseia no fundamento de que, para cada ação, existirá uma reação; i.e., para cada causa, tem-se um efeito. Esse fundamento é algo lógico, para tudo na vida; entretanto, as maneiras como a Lei de Causa e Efeito e a lei de ação e reação se processam são completamente diferentes. A Tabela 1 resume as principais diferenças entre essas duas leis.
[...]
Nota da Editora: Esta matéria foi publicada, em inglês, na The Spiritist Magazine (TSM) (
http://www.thespiritistmagazine.com). O autor, em Londres, Inglaterra, participa do Sir Willian Crookes Spiritist Society.
http://cursodeespiritismo.blogspot.com.br/2013/09/lei-de-causa-e-efeito-x-lei-de-acao-e.html---------------------------------.