Meu caro e admirável Montalvão;
vejo que tem o hábito e o prazer no debate, mormente contra a crença espírita. Já desenvolveu argumentos e, pimba:Ctrlc, Ctrlv
Nada contra, mas sinto-me em desvantagem. Não em relação à argumentação mas a agilidade e quantidade de contra argumentos.
Tempos atrás participei de um grupo de estudos espíritas do qual o Luiz Signates era um dos mais ativos.
Os debates eram acalorados e, veja você, entre espíritas.
Mas como?
Eram pessoas esclarecidas, cultas e inteligentes, mas tinham suas opiniões!
O que quero dizer é que num ambiente de discussão, elevado como aquele, acaba por se desenvolver uma visão generalista e de perspectiva mais ampla sobre a DE, Kardec, FCXavier, etc.
O alentado texto que vc enviou, claro que li, mas não trazia grandes novidades. Mas no mesmo post havia desafios a serem considerados que chamaram mais a atenção, eis porque não o mencionei na resposta que enviei.
Você, meu caro Montalvão, em certa parte diz que por certo não li os texto pois provavelmente me fariam mudar convicções.
Mudar minhas convicções julgo "quase" impossível pois se baseiam em observações sobre a vida. Também essas observações, as quais ninguém está inapto a fazê-las, já fizeram muitos descrentes mudarem seus pontos de vista.
Estou procurando defender minhas alegações com argumentos, não com opiniões, achismos. Você pode mostrar que estou equivocado, comprovando que o contexto neotestamentário fora reencarnacionista, que os judeus conceituaram a reencarnação e que a mensagem atribuída a Jesus seja de fulcro multividas...
Do modo que faz, está como que prolatando: “opinião por opinião fico com a minha...”
Amigo, talvez não tenha percebido que usa com frequência e principalmente na alegação de que os Judeus não tinham vocábulo, ou expressão para as "multividas", a falácia
non sequitor.
Jesus não mencionou reencarnação porque o vocábulo não existia.
Mas Jesus dizia aos apóstolos: "muito vos poderia ensinar mas vós, por ora, não compreenderíeis... mas irei para o Meu Pai e vos enviarei um outro paráclito...".
Se pesquisar verá que mesmo nos dias de hoje existem seitas judaicas que aceitam a reencarnação.
A pouco tempo tive esta informação, embora não tenha tido a curiosidade de confirmar. Talvez fosse interessante para este debate.