Autor Tópico: Pesquisa com médium  (Lida 63461 vezes)

Rhyan

• Visitante
Re:Pesquisa com médium
« Resposta #350 Online: 19 de Novembro de 2016, 23:01:19 »
Mas voltando às garrafas...

Eu tenho uma curiosidade. Em 3 repetições, as médiuns erraram pelo menos em 2 das 10 garrafas. Qual foi o erro? Elas viram água normal como fluidificada ou o contrário? Ou ocorreu as duas coisas?

Bem, embora o resultado esteja fora da curva, estes erros parecem indicar que elas não fazem o que dizem que fazem.  Elas não SÃO capazes de ver a água com passe com uma cor diferente.

Se você colocar na minha frente 10 garrafas, algumas contendo água e outras contendo vinho, e me perguntar qual é água e qual é vinho, eu vou acertar mil vezes e errar nenhuma. Porque eu realmente estou vendo a água e vendo o vinho.

Se eu tivesse uma taxa de erro de 20% certamente você concluiria que tenho algum grave problema de visão.

Por que você acha que, sendo médiuns, elas não conseguem ver às vezes a "cor espiritual", ou, talvez mais estranhamente, enxergam "cor espiritual" em água da torneira?

Tem alguma teoria sobre isso?

Tava aqui me perguntando por que esse fdp desse espírito erra duas de propósito... deve ser um espírito zombeteiro, ou 20% zombeiro.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #351 Online: 20 de Novembro de 2016, 00:00:41 »
...Crookes seria espiritualista, ou que ele teria um caso com a Eva Fay...

O caso era com Florence Cook.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #352 Online: 20 de Novembro de 2016, 00:25:57 »
O Sandro não caça charlatões em prol do ceticismo, e sim para "demonstrar" (talvez para si mesmo) que alguns são médiuns de verdade enquanto outros não: se ele consegue pegar a fraude, é charlatão. Se o charlatão engana ele, é médium.

Que belo método! hahaha

Você tem certeza absoluta que o "investigado" é um charlatão de fato? A pesquisa é justamente para confirmar (ou não) isso. E se o "médium" for um médium de verdade? Não seria ótimo saber isso? Isso não abriria caminho para futuras investigações?

Um "cético" com opinião formada, inflexível, é um religioso.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #353 Online: 20 de Novembro de 2016, 01:50:32 »
Não sou eu quem diz que homeopatia e acupuntura não funcionam, é a ciência.

É???? Pois é....

Influence of acupuncture treatment on cerebral activity in functional dyspepsia patients and its relationship with efficacy.
CONCLUSIONS:
Acupuncture and sham acupuncture have relatively different clinical efficacy and brain responses. Acupuncture treatment more significantly improves the symptoms and quality of life of FD patients. The more remarkable modulation on the homeostatic afferent network, including the insula, ACC, and hypothalamus, might be the specific mechanism of acupuncture.

[Randomized controlled study on acupuncture treatment for chronic fatigue syndrome].
CONCLUSION:
Both of the acupuncture treatment and Shenmai injectio are able to decrease fatigue scale score, improve the fatigue symptoms of CFS patients, and the effect of acupucture treatment is obviously superior to that of Shenmai injectio.

Forty cases of gastrointestinal neurosis treated by acupunture.
CONCLUSIONS:
Acupuncture may show better results for gastrointestinal neurosis and with less toxic side effects.

[Clinical observation on acupuncture for treatment of infertility of ovulatory disturbance].
CONCLUSION:
Acup-moxibustion and Clomiphene have a same ovulating effect, and the pregnancy rate is higher and the abortion rate is lower for the patient of acup-moxibustion treatment than that for oral administration of Clomiphene.

Homeopathic medicines for prevention of influenza and acute respiratory tract infections in children: blind, randomized, placebo-controlled clinical trial.
CONCLUSION:
These results suggested that the use of homeopathic medicines minimized the number of flu and acute respiratory infection symptomatic episodes in children, signalizing that the homeopathic prophylactic potential should be investigated in further studies.

Relative Apoptosis-inducing Potential of Homeopa-thic Condurango 6C and 30C in H460 Lung Cancer Cells In vitro: -Apoptosis-induction by homeopathic Condurango in H460 cells.
CONCLUSION:
Condurango 30C had greater apoptotic effect than Condurango 6C as claimed in the homeopathic doctrine.

Efficacy of a homeopathic complex on acute viral tonsillitis.
CONCLUSION:
The homeopathic complex used in this study exhibited significant anti-inflammatory and pain-relieving qualities in children with acute viral tonsillitis. No patients reported any adverse effects. These preliminary findings are promising; however, the sample size was small and therefore a definitive conclusion cannot be reached. A larger, more inclusive research study should be undertaken to verify the findings of this study.

Fonte: PubMed

« Última modificação: 20 de Novembro de 2016, 02:13:46 por Gigaview »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #354 Online: 20 de Novembro de 2016, 09:55:34 »

Ah nao deixe de me dizer qual seria a chance ao acaso para o que utilizei. (Dos experimentos Ganzfeld você ja conhecia?)

Ôh Sandro, eu sou leigo em probabilidade e estatística, mas certas observações são tão básicas que eu posso fazer.

Acontece que você bolou um formato de experimento tão engenhoso, com tanta pegadinha numérica, várias sutilezas ilusórias, que pra destrinchar esse ilusionismo todo teria que escrever tanto que até desanima.

Mas vamos ver se dá pra fazer isso em capítulos...

Você pergunta qual a chance do seu resultado... mas até isso é meio pegadinha, né?

Como estamos interagindo, você passa impressão de ser pessoa de boa índole, mas se alguém parar para analisar a maneira como você bolou seu experimento pode parecer coisa de alguém que saca e fez com malícia.

Partindo do pressuposto que você realmente não sabe a chance do seu resultado é preciso explicar que esse número sozinho é bastante ilusório. Por si só, um resultado com probabilidade pequena, ínfima, pode não ter nada de espantoso.

Por exemplo, se você jogar uma moeda 20 vezes anotando os resultados, qualquer sequência que der terá tido uma probabilidade menor que um milionésimo. E não haveria nada de extraordinário porque algum resultado teria que ocorrer e qualquer resultado que ocorresse teria essa mesma probabilidade ínfima.

Outra coisa é que um número pequeno de observações tende a um resultado com distorção. Existe uma coisa chamada curva normal, ou distribuição normal, mas não dá para construir só com 3 observações.

Se eu sair e perguntar a 3 pessoas em quem vão votar para presidente não é o troço mais impossível que eu encontre 3 eleitores da Marina. Aí digo que fiz uma pesquisa e a Marina Silva será eleita com 100% dos votos...

Mas se pesquisarmos 100, 200, 3 mil pessoas isso vai se tornando mais improvável.

Dá para demonstrar que o seu resultado é menos provável mas não impressiona. Não é tipo "óh,acertei na mega sena!". Mas o interessante é que o formato do experimento induz a vários enganos intuitivos, sempre a evidência de mediunidade parecendo maior que a realmente indicada pelo resultado.

Suponhamos que o médium acertasse:

0 vezes - Diriam que é um bosta.
1 vez   - É um charlatão.
2 vezes - Um vigarista.
3 vezes - Teve sorte.
4 vezes - Pode ser que tenha alguma mediunidade...
5 vezes - Hummmm...

10 vezes - Nossa!!!

Intuitivamente a maioria faria essa progressão, mas o curioso é que você fez de um jeito que induz a essa intuição completamente falsa.

Poucos se dariam conta que acertar 5 vezes é mais fácil que acertar 4. Que acertar 6 é só um pouco mais difícil que acertar 5, cuja chance é um pouco menor que 1/4 enquanto pra 6 é pouco maior que 1/5. Que acertar somente 3 é mais que o dobro da dificuldade de acertar 5 e mais difícil que acertar 6. Que errar todas teria a mesma improbabilidade de acertar todas.

Também é fácil perceber que acertar as 10 deve ser bastante improvável, mas a intuição leva a pessoa a achar que 8 é quase a mesma coisa que 10, quando na verdade é 50 vezes mais provável.

Entendemos que esse tipo de experimento visa confrontar um resultado estatístico com uma probabilidade teória para inferir se eventos são aleatórios ou se ocorre influência de algum fator determinístico.

Mas veja que interessante...

5 é o resultado de maior chance. Se o médium tivesse acertado em 5 garrafas nas 3 repetições, este, entre todos os resultados possíveis, seria o mais sugestivo de aleatoriedade. Portanto nenhum indício de fator mediúnico teria se verificado.

Mas ainda se poderia dizer que ele acertou metade das vezes em 3 repetições consecutivas e a chance disso ocorrer é de somente 1%.

Percebe? Assim como a sequência dos resultados da moeda, seria um evento improvável e ao mesmo tempo perfeitamente ordinário. Comum.

E intuitivamente passaria uma ideia oposta ao que o resultado estaria sugerindo.

Quer dizer, se for para publicar esse estudo em uma revista espírita, a chance de encontrar resultados que vão desagradar a expectativa do leitor é pequena.

Além disso você só fez 3 observações, que é um número pequeno, e uma chance de 1 pra 18 não é um resultado tão impressionante de ocorrer em apenas 3 observações.

Por exemplo, rodei agora mesmo aquele algoritmo que eu escrevi, ajustando para 3 repetições e pus isso dentro de  um loop de 30 iterações. Em 30 repetições ( cada uma simulando 3 experimentos consecutivos ) obtive dois resultados parecidos com o seu: (8,8,4) e (6,8,8)

Quer dizer... não é tipo acertar na loteria. Mas se eu tivesse usado 100, 200, 3 mil repetições... essa proporção se tornaria mais improvável.

Mas o que eu não entendo é porque você bolou fazer exatamente dessa forma.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #355 Online: 20 de Novembro de 2016, 10:03:04 »

Pedro, dê uma olhada nisso aqui, mas controle a crise de risos: http://espiritananet.blogspot.com.br/2008/01/gua-fluidificada.html

Isso é um samba do crioulo doido. Está no rol das coisas que nem erradas são.

Adoram termos como "energia", "vibração", "magnetismo", mas misturam numa salada que não está certa, mas também num tá nem errada porque não faz nenhum sentido. Não quer dizer nada.

Me lembrou alguns discursos da saudosa presidenta Dilma Roussef.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #356 Online: 20 de Novembro de 2016, 12:39:49 »
Como disse antes, se o objetivo da pesquisa é verificar se o médium fraudou ou não, o resultado do acerto/erro da psicografia é irrelevante. A abordagem no segundo caso, no entanto, deve ser "qualitativa" e não "quantitativa". Porém não é impossível quantificar probabilidades mesmo diante da impossibilidade de se repetir o experimento "n" vezes com o mesmo médium. A parapsicologia trata essa questão com a "meta-analysis" (metanálise), amplamente utilizada na pesquisa médica.

Citação de:  wikipédia
A metanálise ou meta-análise (do grego μετα, "depois de/além", e ανάλυση, "análise") é uma técnica estatística especialmente desenvolvida para integrar os resultados de dois ou mais estudos independentes, sobre uma mesma questão de pesquisa, combinando, em uma medida resumo, os resultados de tais estudos.

Isso é, ao invés de esgotar o mesmo médium com mil procedimentos, usa-se o resultado de muitas sessões com diferentes médiuns. A grande bronca dos céticos contra a metanálise é o "efeito gaveta" (file-drawer effect):

Efeito gaveta é a prática em que pesquisadores incorrem quando engavetam estudos que apresentam resultados negativos. Resultado negativo não é quando se descobre que algo nos afeta negativamente, e sim quando não se encontra nada estatisticamente significativo, ou que tenha conseqüência causal. Pode também se referir à descoberta de algo que seja contrário a pesquisas prévias, ou ao que era esperado.

A prática de se relatar e publicar somente pesquisas com resultados positivos cria uma falsa representação do assunto sob investigação, especialmente se for feita uma meta-análise.
http://brazil.skepdic.com/efeitogaveta.html

Essa abordagem estatística que vocês estão estudando aplicar não permite afirmações que confirmem a existência do fenômeno observado e as críticas apresentadas pelo Pedro são pertinentes, da mesma forma que a abordagem qualitativa tem suas limitações. Para vocês terem idéia da dificuldade do estudo estatístico desse tipo de fenômeno, a telepatia está em discussão há pelo menos 80 anos sem um consenso matemático-estatísitico sobre os resultados e ainda é assunto de intenso debate.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #357 Online: 20 de Novembro de 2016, 12:54:21 »
Também acho o formato do experimento das garrafas tosco demais. Quando se pede ao médium escolher a garrafa "certa" já está presumido que existe uma diferença entre as águas, o que pode ser falso diante da alta probabilidade de inexistência da "água fluidificada". Se todas as águas forem "cientificamente" iguais após estudos detalhados de composição, radiações, origem, etc., o médium está escolhendo o que? Portanto, o objetivo do experimento é nebuloso. Nesse caso, primeiro é preciso saber se realmente existe essa "água fluidificada". Percebe como é difícil escapar do viés da hipótese espírita?

Insistir na abordagem proposta poderia gerar outras hipóteses ainda mais extraordinárias como o conhecimento da preparação das garrafas através de algum poder clarividente que não tem nada a ver com água fluidificada.

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #358 Online: 20 de Novembro de 2016, 13:22:37 »
Pensei na hipótese do Centro Espirita, alguém saber e poder ter indicado, mas como cada rodada se usou lugares diferentes as chances caem muito.

Enquanto digitava, o Sandro já tinha postado o mesmo questionamento.

Sandro, e se não fosse uma pessoa vinculada a uma CE específica, mas um ajudante vinculado à ''vidente''??? Aí sim o fato das rodadas terem se dado em locais diferentes não influem. 

Mesmo assim, ainda fico mais com a hipótese da LEITURA CORPORAL!!!!!

Se lhe interessar trago o trecho aqui de um experimento com uma médium famosa do passado e dai poderemos analisar o relato dela e o que de fato havia.. Foi interessante... Tem os experimentos com livros.. Há inclusive experimento recente replicado, pelo que me lembro por um grupo de australianos..

Dos livros parecem ser interessantes. Conte aí depois.

Alquimista, vamos por partes...

O primeiro experimento foi feito em Fortaleza, pelo que lembro o método ficou um tanto falho pois a agua foi fluidificada momentos antes da medium vidente entrar na sala.. Nesse caso não houve um auxiliar uma vez que a fluidificada foi feita no mesmo local.. Nesse caso poderia haver algum tipo de vazamento por "corporal" ou telepática (mesmo que não acredite.. heheh )... O índice foi de 8/10..

Esse segundo experimento (feito em Roraima), com outra médium, agora com 3 rodadas (a ultima ainda será feita), nós incluímos um auxiliar cético "ao processo", de confiança da experimentadora principal... Na primeira rodada ele numerou as garrafas e escolheu algumas aleatoriamente para levar a um centro espirita (A) para que fossem fluidificadas... Esse CE A a médium não sabia qual seria nem quando seria fluidificada, fator importante pois não teria como ela enviar alguém lá para checar isso.. O índice de acerto foi de 8/10 também...
A segunda rodada foi feito da mesma forma, porém a médium sabia (infelizmente) onde seria feita a fluidificação.. O índice de acerto foi de 8/10 também...

Fiquei pensando como aprimorar o método e o ponto chave para diminuir qualquer hipótese de fraude junto a médium e centro espirita é pedir ao auxiliar que numere as garrafas quando chegar em casa, evitando misturar as mesmas antes disso. Dessa forma mesmo que houvesse alguém infiltrado no CE, tanto na sessão quanto algum médium lá, apenas o auxiliar iria saber qual garrafa(s) teria(m) sido fluidificadas..

Particularmente entendo que você "tem certeza" de que há alguma fraude, mas tente ser imparcial, mesmo nunca deixando de pensar na fraude..

Eu não vejo muitos motivos para a fraude, primeiro porque foram experimentos com médiuns diferentes em locais diferentes com experimentadores diferentes; segundo que nenhum dos resultados ficou o esperado para eles, ou seja, tanto o médium quanto espiritas em geral (povão espirita) acreditam teria que acertar 100% das garrafas, um pensamento erróneo de que seria uma visão mesmo; terceiro, se houvesse alguém infiltrado teria dado as informações corretas e não as incorretas..

Além de diversos estudos sobre algo que pode sair das maos de pessoas, vou enviar o link de um:

ELECTROMAGNETIC EMISSION FROM HUMANS DURING FOCUSED INTENT
BY WILLIAM T. JOINES, STEPHEN B. BAUMANN (DECEASED), AND JOHN G. KRUTH
ABSTRACT: The Bioenergy Laboratory at the Rhine Research Center detects electromagnetic radiation from humans during times of focused intent—typically during deep meditation or implied energetic healing activities. Sensitive infrared (IR) and ultraviolet (UV) light detection equipment measures invisible light emissions from the participants. Approximately 100 participants, including self- proclaimed energetic healers, meditators, and others claiming no special abilities, were measured using IR and UV equipment. These experiments measure the levels (photons/second) of electromagnetic radiation and whether the participants are able to intentionally control the emissions. In the IR studies, professed energetic healers produced radiation or heat on their palms and foreheads when they began their healing process, and it subsided when they stopped. UV studies found 4 individuals and 3 meditation groups that intentionally projected from 3 to 100,000 times the baseline UV light readings in the room. The change began with their purposeful activities and stopped when the activity subsided. This research demonstrates that light-sensitive equipment can detect energies from some healers and meditators who are able to intentionally project this energy. These emissions may be related to chi, energetic healing, ESP activities, or PK.

Segue o link do artigo completo: https://www.dropbox.com/s/0kbokpuhqapefen/ELECTROMAGNETIC%20EMISSION%20FROM%20HUMANS.pdf?dl=0

Então veja, se não quisermos pensar em sobrenatural, o que temos de demonstração é que algumas pessoas emitem UV pelas maos.. Será que isso não pode ser captado por algumas pessoas também? Será que isso fica na agua?

O experimento que estamos fazendo busca verificar e não explicar o motivo... cada um com sua crença.. mas o que temos de dados até o momento indica algo muito acima do acaso e que pode ser replicado em outros lugares, claro que com as pessoas e o método correto..
Todo o vício surge de uma recusa inconsciente de encararmos nossos próprios sofrimentos.

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #359 Online: 20 de Novembro de 2016, 13:45:59 »

Ah nao deixe de me dizer qual seria a chance ao acaso para o que utilizei. (Dos experimentos Ganzfeld você ja conhecia?)

Ôh Sandro, eu sou leigo em probabilidade e estatística, mas certas observações são tão básicas que eu posso fazer.

Acontece que você bolou um formato de experimento tão engenhoso, com tanta pegadinha numérica, várias sutilezas ilusórias, que pra destrinchar esse ilusionismo todo teria que escrever tanto que até desanima.

Mas vamos ver se dá pra fazer isso em capítulos...

Você pergunta qual a chance do seu resultado... mas até isso é meio pegadinha, né?

Como estamos interagindo, você passa impressão de ser pessoa de boa índole, mas se alguém parar para analisar a maneira como você bolou seu experimento pode parecer coisa de alguém que saca e fez com malícia.

Partindo do pressuposto que você realmente não sabe a chance do seu resultado é preciso explicar que esse número sozinho é bastante ilusório. Por si só, um resultado com probabilidade pequena, ínfima, pode não ter nada de espantoso.

Por exemplo, se você jogar uma moeda 20 vezes anotando os resultados, qualquer sequência que der terá tido uma probabilidade menor que um milionésimo. E não haveria nada de extraordinário porque algum resultado teria que ocorrer e qualquer resultado que ocorresse teria essa mesma probabilidade ínfima.

Outra coisa é que um número pequeno de observações tende a um resultado com distorção. Existe uma coisa chamada curva normal, ou distribuição normal, mas não dá para construir só com 3 observações.

Se eu sair e perguntar a 3 pessoas em quem vão votar para presidente não é o troço mais impossível que eu encontre 3 eleitores da Marina. Aí digo que fiz uma pesquisa e a Marina Silva será eleita com 100% dos votos...

Mas se pesquisarmos 100, 200, 3 mil pessoas isso vai se tornando mais improvável.

Dá para demonstrar que o seu resultado é menos provável mas não impressiona. Não é tipo "óh,acertei na mega sena!". Mas o interessante é que o formato do experimento induz a vários enganos intuitivos, sempre a evidência de mediunidade parecendo maior que a realmente indicada pelo resultado.

Suponhamos que o médium acertasse:

0 vezes - Diriam que é um bosta.
1 vez   - É um charlatão.
2 vezes - Um vigarista.
3 vezes - Teve sorte.
4 vezes - Pode ser que tenha alguma mediunidade...
5 vezes - Hummmm...

10 vezes - Nossa!!!

Intuitivamente a maioria faria essa progressão, mas o curioso é que você fez de um jeito que induz a essa intuição completamente falsa.

Poucos se dariam conta que acertar 5 vezes é mais fácil que acertar 4. Que acertar 6 é só um pouco mais difícil que acertar 5, cuja chance é um pouco menor que 1/4 enquanto pra 6 é pouco maior que 1/5. Que acertar somente 3 é mais que o dobro da dificuldade de acertar 5 e mais difícil que acertar 6. Que errar todas teria a mesma improbabilidade de acertar todas.

Também é fácil perceber que acertar as 10 deve ser bastante improvável, mas a intuição leva a pessoa a achar que 8 é quase a mesma coisa que 10, quando na verdade é 50 vezes mais provável.

Entendemos que esse tipo de experimento visa confrontar um resultado estatístico com uma probabilidade teória para inferir se eventos são aleatórios ou se ocorre influência de algum fator determinístico.

Mas veja que interessante...

5 é o resultado de maior chance. Se o médium tivesse acertado em 5 garrafas nas 3 repetições, este, entre todos os resultados possíveis, seria o mais sugestivo de aleatoriedade. Portanto nenhum indício de fator mediúnico teria se verificado.

Mas ainda se poderia dizer que ele acertou metade das vezes em 3 repetições consecutivas e a chance disso ocorrer é de somente 1%.

Percebe? Assim como a sequência dos resultados da moeda, seria um evento improvável e ao mesmo tempo perfeitamente ordinário. Comum.

E intuitivamente passaria uma ideia oposta ao que o resultado estaria sugerindo.

Quer dizer, se for para publicar esse estudo em uma revista espírita, a chance de encontrar resultados que vão desagradar a expectativa do leitor é pequena.

Além disso você só fez 3 observações, que é um número pequeno, e uma chance de 1 pra 18 não é um resultado tão impressionante de ocorrer em apenas 3 observações.

Por exemplo, rodei agora mesmo aquele algoritmo que eu escrevi, ajustando para 3 repetições e pus isso dentro de  um loop de 30 iterações. Em 30 repetições ( cada uma simulando 3 experimentos consecutivos ) obtive dois resultados parecidos com o seu: (8,8,4) e (6,8,8)

Quer dizer... não é tipo acertar na loteria. Mas se eu tivesse usado 100, 200, 3 mil repetições... essa proporção se tornaria mais improvável.

Mas o que eu não entendo é porque você bolou fazer exatamente dessa forma.

Olá Pedro.. também não sou um "dominador" das estatísticas e na época da elaboração dessa ideia de teste foi algo bem empirico mesmo... Se deixarmos a matemática de lado por um momento, a ideia foi buscar algo simples e obvio: "se você é uma medium que vê cor numa agua depois de passar por um passe, então se eu escolher algumas para dar um passe e misturar a outras, você saberá me dizer qual está e qual não está?"

Essa era a questão que originou a pesquisa. Na época nem pensamos sobre a matemática e o acaso, tanto que lhe perguntei por achar que domina bem o campo..

Ainda no campo empirico, eu poderia ter colocado um sistema como você fez e comparar os acertos dela para os aleatórios, ou usar uma pessoa não dita médium para tentar chutar e fazer da mesma forma, apenas para comparar os dados obtidos..

O empírico e o estatístico: Você pode não concordar comigo, mas mesmo que a probabilidade de um jogo de cara ou coroa ser de 50%, se formos jogar isso na real, pode ser que não ocorra o "meio a meio", o que de fato acaba não acontecendo na prática...

Pode fazer um teste... Jogue 10x uma moeda e veja se vai dar 5x cara e 5x coroa...

Dai a "desculpa" seria que teríamos que jogar mais vezes, ou seja, 100x... na matemática daria certo mas e na pratica?

Estou falando isso porque o sistema de randominação de um computador é (e foi) extremamente criticado por ser um sistema viciado, impreciso e irreal.

Contudo você está absolutamente correto em afirmar que poucas amostras não garantem um sucesso em termo estatístico, afinal, não podemos abandonar a hipótese da sorte.. Dai só com varias e varias replicações é que conseguiremos ter mais certeza.. A problemática, na critica, é que, dependendo da situação os resultados apontam nitidamente para uma tendência, no caso do estudo, de que exista algo bem interessante aí..

Eu comentei das cartas zener pois elas são mais simples.. O estudo do acaso ficou em 25% (0,25).. Os parapsicologos fizeram e vem fazendo centenas de replicaçoes e os índices ficam na média dos 33% de acerto, ou seja, maior que a hipótese do acaso... Dai vem as interpretações.. Para alguns o índice é muito pouco superior, para outros é o suficiente para demonstrar que qualquer pessoa comum tem sim uma tendência a algum tipo de conexão mental com outra... Dai pode-se perguntar: Ué, mas 33% realmente é muito baixo... só isso?

Bom.. dai uma boa resposta é a parte empírica do estudo.. Para se dar essa média há casos onde a serie de experimentos deu 88%, 50% e outros que foram muito baixos... Coincidencia? Sei la.. Mas o que temos de fato é que certos experimentos quantitativos são inadequados para se testar algo, necessitando de algo qualitativo..

O problema do qualitativo é que se acaba exigindo mais e mais replicações e isso "estraga" o experimento... Seria aquela conversa dos corvos.. Ha se houver um corvo branco é o suficiente para demonstrar que nem todos são pretos..

Ora, se alguns quiserem ver vários corvos brancos para ficar evidente que não foi uma coincidência (ou fraude) essa premissa ja vai por agua abaixo.

Voltando ao caso das garrafas, nos termos matemáticos e nos termos empíricos..

Se acertar 8 garrafas das 10 seria factivelmente uma chance para cada 18 tentativas, se fizermos isso na pratica será que vai dar certo?

Empiricamente sabemos que não... e não estou falando de usar o computador, estou falando de eu previamente colocar num arquivo aqui quantos e quais numeros eu desejaria, enviar pro dropbox (pois teria-se o horario que foi gravado) e dai você fazer o mesmo e testarmos isso por 18x...

O que estou dizendo com isso é que não vi maldade minha nisso mas sim um questionamento empírico e simples.. fácil de testar e usar uma lógica comum..
Todo o vício surge de uma recusa inconsciente de encararmos nossos próprios sofrimentos.

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #360 Online: 20 de Novembro de 2016, 13:51:44 »
Como disse antes, se o objetivo da pesquisa é verificar se o médium fraudou ou não, o resultado do acerto/erro da psicografia é irrelevante. A abordagem no segundo caso, no entanto, deve ser "qualitativa" e não "quantitativa". Porém não é impossível quantificar probabilidades mesmo diante da impossibilidade de se repetir o experimento "n" vezes com o mesmo médium. A parapsicologia trata essa questão com a "meta-analysis" (metanálise), amplamente utilizada na pesquisa médica.

Citação de:  wikipédia
A metanálise ou meta-análise (do grego μετα, "depois de/além", e ανάλυση, "análise") é uma técnica estatística especialmente desenvolvida para integrar os resultados de dois ou mais estudos independentes, sobre uma mesma questão de pesquisa, combinando, em uma medida resumo, os resultados de tais estudos.

Isso é, ao invés de esgotar o mesmo médium com mil procedimentos, usa-se o resultado de muitas sessões com diferentes médiuns. A grande bronca dos céticos contra a metanálise é o "efeito gaveta" (file-drawer effect):

Efeito gaveta é a prática em que pesquisadores incorrem quando engavetam estudos que apresentam resultados negativos. Resultado negativo não é quando se descobre que algo nos afeta negativamente, e sim quando não se encontra nada estatisticamente significativo, ou que tenha conseqüência causal. Pode também se referir à descoberta de algo que seja contrário a pesquisas prévias, ou ao que era esperado.

A prática de se relatar e publicar somente pesquisas com resultados positivos cria uma falsa representação do assunto sob investigação, especialmente se for feita uma meta-análise.
http://brazil.skepdic.com/efeitogaveta.html

Essa abordagem estatística que vocês estão estudando aplicar não permite afirmações que confirmem a existência do fenômeno observado e as críticas apresentadas pelo Pedro são pertinentes, da mesma forma que a abordagem qualitativa tem suas limitações. Para vocês terem idéia da dificuldade do estudo estatístico desse tipo de fenômeno, a telepatia está em discussão há pelo menos 80 anos sem um consenso matemático-estatísitico sobre os resultados e ainda é assunto de intenso debate.

Giga.. você está absolutamente certo nisso.. O engavetamento tem sido um problema complicado de lidar pois sabemos que, de ambos os lados, pesquisadores omitem trabalhos quando não saem como o esperado, gerando problemas estatísticos e consequentemente na meta-analise..

Para reduzir esse problema, pelo que vi, os projetos tem que ser publicados independente dos resultados, tanto para positivos como para negativos.. Infelizmente sempre ha formas de burlar...

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #361 Online: 20 de Novembro de 2016, 14:03:13 »
Também acho o formato do experimento das garrafas tosco demais. Quando se pede ao médium escolher a garrafa "certa" já está presumido que existe uma diferença entre as águas, o que pode ser falso diante da alta probabilidade de inexistência da "água fluidificada". Se todas as águas forem "cientificamente" iguais após estudos detalhados de composição, radiações, origem, etc., o médium está escolhendo o que? Portanto, o objetivo do experimento é nebuloso. Nesse caso, primeiro é preciso saber se realmente existe essa "água fluidificada". Percebe como é difícil escapar do viés da hipótese espírita?

Insistir na abordagem proposta poderia gerar outras hipóteses ainda mais extraordinárias como o conhecimento da preparação das garrafas através de algum poder clarividente que não tem nada a ver com água fluidificada.

Concordo com você nisso também.. Esse estudo foi feito (e ainda em andamento) focado somente para espiritas.. Por que isso? Simplesmente porque se precisa saber quem é medium ou não de fato.. se precisa saber se essa agua fluidifica com a mao ou por estar no ambiente?

Claro que para voces aqui isso é irrelevante, mas grupos isolados existem e não vao deixar de tentar entender o que ocorre dentro de uma determinada linha de pensamento ou crença.

Em analogia a isso eu posso dar como exemplo o estudo das ondas eletromagnéticas..

Quando se começou a estuda-la com certeza era por poucos.. Se esse pouco de gente partisse do pressuposto que elas não eram comprovadas, talvez nem existissem de fato, então para que perder tempo tentando coisas dentro de um pressuposto inverificável?

Pois é, mas nesse pensamento é que acabaram descobrindo suas nuances e características, inclusive como modular a própria onda e depois reverter o processo para transforma-la em sinal eletrico novamente a fim de poder ser medida, identificada e utilizada para algum propósito.

Já imaginou como seria o mundo se esses caras não ficassem la perdendo seu tempo num pressuposto aparentemente ridículo?

Foi assim como os motores, e isso não implicava em replicação, até porque, mesmo com toda uma teoria, na hora de executar, um mero detalhe faz com que aquela "engenhoca" não funcione..  Em resumo, tem coisas que so colocando a mão na massa e tentando e tentando até ver se da certo ou não..

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #362 Online: 20 de Novembro de 2016, 14:36:59 »
Achei péssimo o exemplo das ondas eletromagnéticas principalmente com o propósito de compara-las com a água fluidificada. E acho que você chegou ao ponto de decidir se quer uma abordagem científica ou continuar com desculpas esfarrapadas para contemplar ad hocs espiritóides como a "mediunidade" e a própria "água fluidificada". A assunção leviana de conceitos espíritas, mesmo justificados com todo o blá-blá-blá contextual é um exemplo injustificável de viés que deveria ser evitado se você quer mesmo ser levado a sério numa abordagem isenta.

Outra dessa, terei que pedir demissão do meu papel de "adivogado" do diabo.

Offline Freya

• Nível 13
  • *
« Resposta #363 Online: 20 de Novembro de 2016, 14:48:31 »
Você tem certeza absoluta que o "investigado" é um charlatão de fato? A pesquisa é justamente para confirmar (ou não) isso. E se o "médium" for um médium de verdade? Não seria ótimo saber isso? Isso não abriria caminho para futuras investigações?

Um "cético" com opinião formada, inflexível, é um religioso.[/color]

Mas quem disse que eu estou inflexível?
Se não há qualquer razão para levar em consideração a mediunidade do "médium" porque eu deveria fazer isso, ainda mais em se tratando de uma pesquisa incapaz de responder isso?

É???? Pois é....

Influence of acupuncture treatment on cerebral activity in functional dyspepsia patients and its relationship with efficacy.
CONCLUSIONS:
Acupuncture and sham acupuncture have relatively different clinical efficacy and brain responses. Acupuncture treatment more significantly improves the symptoms and quality of life of FD patients. The more remarkable modulation on the homeostatic afferent network, including the insula, ACC, and hypothalamus, might be the specific mechanism of acupuncture.

[Randomized controlled study on acupuncture treatment for chronic fatigue syndrome].
CONCLUSION:
Both of the acupuncture treatment and Shenmai injectio are able to decrease fatigue scale score, improve the fatigue symptoms of CFS patients, and the effect of acupucture treatment is obviously superior to that of Shenmai injectio.

Forty cases of gastrointestinal neurosis treated by acupunture.
CONCLUSIONS:
Acupuncture may show better results for gastrointestinal neurosis and with less toxic side effects.

[Clinical observation on acupuncture for treatment of infertility of ovulatory disturbance].
CONCLUSION:
Acup-moxibustion and Clomiphene have a same ovulating effect, and the pregnancy rate is higher and the abortion rate is lower for the patient of acup-moxibustion treatment than that for oral administration of Clomiphene.

Homeopathic medicines for prevention of influenza and acute respiratory tract infections in children: blind, randomized, placebo-controlled clinical trial.
CONCLUSION:
These results suggested that the use of homeopathic medicines minimized the number of flu and acute respiratory infection symptomatic episodes in children, signalizing that the homeopathic prophylactic potential should be investigated in further studies.

Relative Apoptosis-inducing Potential of Homeopa-thic Condurango 6C and 30C in H460 Lung Cancer Cells In vitro: -Apoptosis-induction by homeopathic Condurango in H460 cells.
CONCLUSION:
Condurango 30C had greater apoptotic effect than Condurango 6C as claimed in the homeopathic doctrine.

Efficacy of a homeopathic complex on acute viral tonsillitis.
CONCLUSION:
The homeopathic complex used in this study exhibited significant anti-inflammatory and pain-relieving qualities in children with acute viral tonsillitis. No patients reported any adverse effects. These preliminary findings are promising; however, the sample size was small and therefore a definitive conclusion cannot be reached. A larger, more inclusive research study should be undertaken to verify the findings of this study.

Fonte: PubMed

Não entendi o que isso tem a ver com o que eu disse.
Você não postou nenhum estudo científico que confirme a eficácia do "medicamento" em si, mas apenas o efeito, que não difere do placebo.

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #364 Online: 20 de Novembro de 2016, 15:07:30 »
Achei péssimo o exemplo das ondas eletromagnéticas principalmente com o propósito de compara-las com a água fluidificada. E acho que você chegou ao ponto de decidir se quer uma abordagem científica ou continuar com desculpas esfarrapadas para contemplar ad hocs espiritóides como a "mediunidade" e a própria "água fluidificada". A assunção leviana de conceitos espíritas, mesmo justificados com todo o blá-blá-blá contextual é um exemplo injustificável de viés que deveria ser evitado se você quer mesmo ser levado a sério numa abordagem isenta.

kkkkkk

pare com isso... você tem se saído tão bem..  Eu só fiz uma analogia.. hoje é fácil rir disso... mas quando ninguem via ou media a onda eletromagnética ela alto do "além"...

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #365 Online: 20 de Novembro de 2016, 15:12:57 »
Freya, vamos pegar um caso:

Abstract
OBJECTIVES:
Acupuncture is a commonly used therapy for treating functional dyspepsia (FD), although the mechanism remains unclear. The objectives of this study were to investigate the differences in cerebral glycometabolism changes evoked by acupuncture and sham acupuncture and to explore the possible correlations between brain responses and clinical efficacy.
METHODS:
In all, 72 FD patients were randomly assigned to receive either acupuncture or sham acupuncture treatment for 4 weeks. Ten patients in each group were randomly selected for fluorine-18 fluorodeoxyglucose positron emission tomography computed tomography scans to detect cerebral glycometabolism changes. The Nepean Dyspepsia Index (NDI) and Symptom Index of Dyspepsia (SID) were used to evaluate the therapeutic effect.
RESULTS:
(i) The clinical data showed that after treatment the decrease in SID score in the acupuncture group was significantly greater than that in the sham acupuncture group (P<0.05). The increase in NDI score between the two groups did not differ (P>0.05), and only the improvement in NDI score in the acupuncture group was clinically significant. (ii) The neuroimaging data indicated that after treatment the acupuncture group showed extensive deactivation in cerebral activities compared with the sham acupuncture group. In the acupuncture group, the deactivations of the brainstem, anterior cingulate cortex (ACC), insula, thalamus, and hypothalamus were nearly all related to the decrease in SID score and the increase in NDI score (P<0.05, corrected). In the sham acupuncture group, the deactivations of the brainstem and thalamus tended to be associated with the increase in NDI score (P<0.1, corrected).
CONCLUSIONS:

Você acha que não testaram o efeito placebo? Me parece que hoje, no campo da medicina, esse detalhe é totalmente relevante, senao não falsearia o método...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #366 Online: 20 de Novembro de 2016, 15:16:04 »

kkkkkk

pare com isso... você tem se saído tão bem..  Eu só fiz uma analogia.. hoje é fácil rir disso... mas quando ninguem via ou media a onda eletromagnética ela alto do "além"...

Estou quase mudando para a posição de "adivogado" da Freya que não está sendo muito feliz com sua argumentação cética.

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #367 Online: 20 de Novembro de 2016, 15:18:22 »

:hihi:

kkkkkk

Estou quase mudando para a posição de "adivogado" da Freya que não está sendo muito feliz com sua argumentação cética.

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #368 Online: 20 de Novembro de 2016, 15:19:19 »
Vou ajudar, ou colaborar com o "amplamento" do conhecimento alheio..

Segue um artigo completo replicando o outro...

http://www.scielo.br/pdf/ag/v50n3/0004-2803-ag-50-03-202.pdf

Offline Freya

• Nível 13
  • *
« Resposta #369 Online: 20 de Novembro de 2016, 15:42:44 »
Freya, vamos pegar um caso:

Abstract
OBJECTIVES:
Acupuncture is a commonly used therapy for treating functional dyspepsia (FD), although the mechanism remains unclear. The objectives of this study were to investigate the differences in cerebral glycometabolism changes evoked by acupuncture and sham acupuncture and to explore the possible correlations between brain responses and clinical efficacy.
METHODS:
In all, 72 FD patients were randomly assigned to receive either acupuncture or sham acupuncture treatment for 4 weeks. Ten patients in each group were randomly selected for fluorine-18 fluorodeoxyglucose positron emission tomography computed tomography scans to detect cerebral glycometabolism changes. The Nepean Dyspepsia Index (NDI) and Symptom Index of Dyspepsia (SID) were used to evaluate the therapeutic effect.
RESULTS:
(i) The clinical data showed that after treatment the decrease in SID score in the acupuncture group was significantly greater than that in the sham acupuncture group (P<0.05). The increase in NDI score between the two groups did not differ (P>0.05), and only the improvement in NDI score in the acupuncture group was clinically significant. (ii) The neuroimaging data indicated that after treatment the acupuncture group showed extensive deactivation in cerebral activities compared with the sham acupuncture group. In the acupuncture group, the deactivations of the brainstem, anterior cingulate cortex (ACC), insula, thalamus, and hypothalamus were nearly all related to the decrease in SID score and the increase in NDI score (P<0.05, corrected). In the sham acupuncture group, the deactivations of the brainstem and thalamus tended to be associated with the increase in NDI score (P<0.1, corrected).
CONCLUSIONS:

Você acha que não testaram o efeito placebo? Me parece que hoje, no campo da medicina, esse detalhe é totalmente relevante, senao não falsearia o método...

Testaram corretamente?

Você ignora todos os estudos que demonstram que os efeitos da homeopatia e acupuntura não diferem do placebo. Muitos dos próprios acupunturistas e homeopatas já admitem isso e defendem a terapia com placebo.

Agora, quem alega que não é placebo que prove. Me mostre um estudo, um só, que demonstre que uma agulhada na testa interfere no chákra tal, como esse chákra atua, e que essa interferência, e só ela, produz efeito sobre a doença. Ou, um só estudo que demonstre que água misturada com água cura doenças, e que água tem memória.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2016, 15:44:50 por Freya »

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #370 Online: 20 de Novembro de 2016, 16:07:55 »
Cara Freya, acho que agora entendi melhor seu nome...

No outro link que enviei o artigo demonstra bem isso que você está pedindo... Embora não existam "provas" para a ciência mas sim evidências, fica bem claro lá que o experimento foi eficaz..

Recomendo a leitura do método e dos detalhes..

O estudo não visa abordar a medicina chinesa, ou avalia-la, apenas testar em termos práticos...

Em geral a medicina chinesa tem seus princípios e bases mas isso pouco importa frente aos fatos, quer acredite ou não.

Um detalhe interessante da medicina chinesa, a qual eu acho atraente, é o fato dela atuar na causa e não nos efeitos, esse ultimo tem sido o foco da medicina tradicional.

Se ajudar posso dar um depoimento pessoal (se não ajudar vai assim mesmo...  :biglol:)..

Eu sempre tinha sérios problemas de infecções na garganta que tratava com antibióticos e antinflamatórios... Já estava meio cansado dessa sequencia invasiva de medicações, varias vezes ao ano.. Então fui testar a acupuntura..

Depois de uma análise do meu caso o terapeuta optou por um caminho, o qual eu concordei. Buscando o problema na raiz, pela medicina tradicional chinesa, o meu problema não era a garganta mas sim algo relacionado ao imunológico. Tratar a garganta não resolveria o problema de uma forma mais ampla, então seguimos um caminho:

Por eu ter uma vida sem horários, hora trabalhava uma madrugada inteira, tendo que dormir de dia, hora fazia-se o inverso e, por diversas vezes ia para lugares de clima quente e no mesmo dia chegava num lugar de clima extremamente frio (haja corpo que aguente), isso tudo diminui o sistema imunológico.

Então dois problemas fontes foram tentados:

1) sono - precisava dormir mais e melhor;
20 alimentação - precisava comer melhor, ao menos uma refeição decente por dia (dentro dos aviões comemos o que dá para comer e na hora que dá também)

Eu sempre tive dificuldades para dormir, logo o problema era a ansiedade. Isso piorava quando sabia que tinha que acordar em determinado horário e dispunha de poucas horas para entrar em sono profundo.

Se eu fosse usar essa lógica na medicina tradicional, os médicos iam ter que me entupir com remédios tarja preta e dai eu teria que para de trabalhar, pois na aviação não é permitido operar com uso de tais medicações.. Se isso ocorresse, eu deixava de ganhar grana também...

Com a acupuntura eu fiz um tratamento que deu excelentes resultados...  Atuou-se em pontos onde "atacaria" a ansiedade, faria-se analgesia (dispensando analgésicos químicos) e pontos para fortalecer o sistema imunológico..

Em um mês de tratamento, com uma sessão semanal, eu ja sentia os efeitos...Depois fiz apenas uma "manutenção" mensal...

Aliviando dores, dormindo bem, meu imunológico melhorou e não fiquei com os problemas da garganta etc.. O problema origem era o sono, logo todas as consequências que vinham depois dele eram reflexos..

Bom, acredite ou não, deu certo.. Daria para todos os casos? Não sei, nem para todas as doenças ou problemas.. cada campo tem seus limites... tem que se analisar e ver caso a caso..

O que não devemos é dizer: "ah essa porcaria não funciona!"..

ja testou? Se testou, testou em vários lugares? (ja tentei com 3 mas somente um deles fazia direito..)

Offline Freya

• Nível 13
  • *
« Resposta #371 Online: 20 de Novembro de 2016, 16:37:17 »

Pois é, passou três dias me xingando no masculino sem perceber que sou mulher (apesar do meu perfil dizer isso), e acha que vai observar todos os possíveis truques dos seus médiuns. rs :hihi:

O estudo não visa abordar a medicina chinesa, ou avalia-la, apenas testar em termos práticos...

Em termos práticos é placebo até que se demonstre como a agulhada no chákra cura alguma coisa.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2016, 16:39:42 por Freya »

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #372 Online: 20 de Novembro de 2016, 16:48:33 »
Pensei na hipótese do Centro Espirita, alguém saber e poder ter indicado, mas como cada rodada se usou lugares diferentes as chances caem muito.

Enquanto digitava, o Sandro já tinha postado o mesmo questionamento.

Sandro, e se não fosse uma pessoa vinculada a uma CE específica, mas um ajudante vinculado à ''vidente''??? Aí sim o fato das rodadas terem se dado em locais diferentes não influem. 

Mesmo assim, ainda fico mais com a hipótese da LEITURA CORPORAL!!!!!

Se lhe interessar trago o trecho aqui de um experimento com uma médium famosa do passado e dai poderemos analisar o relato dela e o que de fato havia.. Foi interessante... Tem os experimentos com livros.. Há inclusive experimento recente replicado, pelo que me lembro por um grupo de australianos..

Dos livros parecem ser interessantes. Conte aí depois.

Alquimista, vamos por partes...

Sim!!! Como dizia Jack The Ripper, vamos por partes!!!  HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA... 

O primeiro experimento foi feito em Fortaleza, pelo que lembro o método ficou um tanto falho pois a agua foi fluidificada momentos antes da medium vidente entrar na sala.. Nesse caso não houve um auxiliar uma vez que a fluidificada foi feita no mesmo local.. Nesse caso poderia haver algum tipo de vazamento por "corporal" ou telepática (mesmo que não acredite.. heheh )... O índice foi de 8/10..

Esse segundo experimento (feito em Roraima), com outra médium, agora com 3 rodadas (a ultima ainda será feita), nós incluímos um auxiliar cético "ao processo", de confiança da experimentadora principal... Na primeira rodada ele numerou as garrafas e escolheu algumas aleatoriamente para levar a um centro espirita (A) para que fossem fluidificadas... Esse CE A a médium não sabia qual seria nem quando seria fluidificada, fator importante pois não teria como ela enviar alguém lá para checar isso.. O índice de acerto foi de 8/10 também...
A segunda rodada foi feito da mesma forma, porém a médium sabia (infelizmente) onde seria feita a fluidificação.. O índice de acerto foi de 8/10 também...

Fiquei pensando como aprimorar o método e o ponto chave para diminuir qualquer hipótese de fraude junto a médium e centro espirita é pedir ao auxiliar que numere as garrafas quando chegar em casa, evitando misturar as mesmas antes disso. Dessa forma mesmo que houvesse alguém infiltrado no CE, tanto na sessão quanto algum médium lá, apenas o auxiliar iria saber qual garrafa(s) teria(m) sido fluidificadas..

O que acho mais provável é que a ''vidente'' LEU sinais corporais do experimentador, que sabia de antemão quais eram os líquidos mesmerizados. 
EU costumava fazer um tipo de mágica em que uma pessoa misturava e dispunha os 4 ases do baralho virados para baixo, sendo que só essa pessoa sabia qual a ordem dos naipes, mas com algum treinamento EU conseguia ''adivinhar'' todos os naipes apenas lendo indicações corporais da pessoa. É perfeitamente possível!!!

Particularmente entendo que você "tem certeza" de que há alguma fraude, mas tente ser imparcial, mesmo nunca deixando de pensar na fraude..

Compreendo!!! Mas se fosse EU, faria daquele jeito que te aconselhei e você achou estranho. É a melhor maneira de desmascarar uma fraude, não importando se o experimentador e o suposto vidente foram induzidos. 

Eu não vejo muitos motivos para a fraude, primeiro porque foram experimentos com médiuns diferentes em locais diferentes com experimentadores diferentes; segundo que nenhum dos resultados ficou o esperado para eles, ou seja, tanto o médium quanto espiritas em geral (povão espirita) acreditam teria que acertar 100% das garrafas, um pensamento erróneo de que seria uma visão mesmo; terceiro, se houvesse alguém infiltrado teria dado as informações corretas e não as incorretas..

Além de diversos estudos sobre algo que pode sair das maos de pessoas, vou enviar o link de um:

ELECTROMAGNETIC EMISSION FROM HUMANS DURING FOCUSED INTENT
BY WILLIAM T. JOINES, STEPHEN B. BAUMANN (DECEASED), AND JOHN G. KRUTH
ABSTRACT: The Bioenergy Laboratory at the Rhine Research Center detects electromagnetic radiation from humans during times of focused intent—typically during deep meditation or implied energetic healing activities. Sensitive infrared (IR) and ultraviolet (UV) light detection equipment measures invisible light emissions from the participants. Approximately 100 participants, including self- proclaimed energetic healers, meditators, and others claiming no special abilities, were measured using IR and UV equipment. These experiments measure the levels (photons/second) of electromagnetic radiation and whether the participants are able to intentionally control the emissions. In the IR studies, professed energetic healers produced radiation or heat on their palms and foreheads when they began their healing process, and it subsided when they stopped. UV studies found 4 individuals and 3 meditation groups that intentionally projected from 3 to 100,000 times the baseline UV light readings in the room. The change began with their purposeful activities and stopped when the activity subsided. This research demonstrates that light-sensitive equipment can detect energies from some healers and meditators who are able to intentionally project this energy. These emissions may be related to chi, energetic healing, ESP activities, or PK.

Segue o link do artigo completo: https://www.dropbox.com/s/0kbokpuhqapefen/ELECTROMAGNETIC%20EMISSION%20FROM%20HUMANS.pdf?dl=0

Então veja, se não quisermos pensar em sobrenatural, o que temos de demonstração é que algumas pessoas emitem UV pelas maos.. Será que isso não pode ser captado por algumas pessoas também? Será que isso fica na agua?

O experimento que estamos fazendo busca verificar e não explicar o motivo... cada um com sua crença.. mas o que temos de dados até o momento indica algo muito acima do acaso e que pode ser replicado em outros lugares, claro que com as pessoas e o método correto..

Vamos ser francos! Esse teste das garrafas foi deveras fraco. Melhor virar essa página e nos concentramos nos outros causos de mediunidade.

Agora também quero brincar de Perry Mason!!! Ou Kevin Lomax??!!!!

Depende!!! Se fossi provada a paranormalidade e naum a mediunidade espirituar, seria manêro!!!!
Mas si fossi confirmada a existência do mundo espirituar, QUE HORRÍVERRRR!!!!!!!!!!  Nem mi fale um dedo de prosa dessas!!!!
Tem nada mais deprimente que o além túmulo na visaum di espiritistas.
Que vidinha mais sem graça a do pós morti!!!  Aquelas colôniasinha espirituar... Afff...  Lugarzins chatos sem nada pra fazê. E o pió... Tem qui ficar trabaiando o dia todo iguar piaum pra ganhá bonusim espirituar. E tudo pra quê??????  Só pra fazê visitinha pra parentim morto na Terra porque a vida lá na colônia é chata demais????????!!!!!!  PÔ!!!!!!!!  Intaum o sofrimento continua...
E como si isso tudo ainda naum bastasse, ainda tem a grande amargura de ter que ficar reencarnando, reencarnando, reencarnando... Isso pareci rodízi de carne, poxa!!!!!!!!!!
Reencarnando pra quê?????? Pra ficá cum espiritim perfeitim pra modi a gente ir vivê do ladim do infáver????? Fazenu e obedecenu tudim que ele manda!!!!!!! Intaum o objetivu dissu tudo é ser ESCRAVIM DO INEFAVER???????!!!!!!!!!!
Naum, naum, naum...
A vidinha espirituar é mui páia!!!!  Escravidaum num tá cum nada... E libre arbitru é pura ilusaum!!!!!!!!  Já basta tê qui pegá na minha inxada todo dia, nu baum sintidu!!!!!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKK...
« Última modificação: 20 de Novembro de 2016, 16:53:48 por Alquimista »
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #373 Online: 20 de Novembro de 2016, 16:53:15 »

Pois é, passou três dias me xingando no masculino sem perceber que sou mulher (apesar do meu perfil dizer isso), e acha que vai observar todos os possíveis truques dos seus médiuns. rs :hihi:

Em termos práticos é placebo até que se demonstre como a agulhada no chákra cura alguma coisa.

Rss.. bom.. a primeira impressao que me passou foi de ser um menino.. O desenho ai é pequeno e a visão do titio aqui está complicada e cansada muitas vezes...

Não xinguei você.. apenas a reprimi e alertei varias vezes para ler e argumentar e não apenas dizer que tem que ser assim ou assado.. Essa coisa autoritária é para os religiosos..

Seu jeito de escrever representou sempre como masculino, então talvez seu lado feminino pouco apareceu nas escritas.. Isso, é claro, pode denotar suas preferencias ou estilo inconsciente.. algo que não tenho nada a ver e nem me importo... Ficam minhas desculpas então.. rs

Sobre o estudo e o placebo, perceba que sua opinião não tem força alguma frente publicações cientificas, mesmo que você morra aqui sapateando e esperneando dizendo que é placebo e ponto final.. Ninguém vai ouvir sua voz ou mudar os dados de um estudo.. Lhe cabe algumas poucas opções., dentre elas:

Estudar mais para ver se está errada e então rever conceitos pessoais.. (lembre-se! a mudança é uma porta que só abre pelo lado de dentro) filosofei agora ne? rs :hihi:

Não aceitar e levar sua vida na boa, dentro de seu universo...

Pesquisar por si mesma...

Não pensar no assunto... etc...

Cuide de um detalhe.. me parece que você sente raiva e se irrita com essas coisas que estão fora do seu alcance.. Agindo assim não irá provar nada e nem convencer ninguém.. a não ser os preguiçosos que não estudam e ouvem e repetem coisas desse tipo..

Agindo assim você faz só mal a você mesma..

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #374 Online: 20 de Novembro de 2016, 16:59:06 »

Olá Pedro.. também não sou um "dominador" das estatísticas [...]

Mas chega a passar uma impressão contrária. De que você na verdade domina e é bastante engenhoso pra bolar esses ardis.

Ainda no campo empirico, eu poderia ter colocado um sistema como você fez [...]

É, seria mais simples de fazer, mais difícil de acertar, e mais fácil para um leitor espírita interpretar o resultado sem se confundir. Por isso não entendi porque você bolou um jeito mais complicado.

O empírico e o estatístico: Você pode não concordar comigo, mas mesmo que a probabilidade de um jogo de cara ou coroa ser de 50%, se formos jogar isso na real, pode ser que não ocorra o "meio a meio", o que de fato acaba não acontecendo na prática...

Não! Eu concordo 100% com o que você está dizendo. Só não concordo com a distinção empírico x estatístico. O estatístico, se feito corretamente, é empírico. O teórico é que é teórico.

Mas acho até que em algum lugar lá atrás eu já havia tentado explicar isso. O significado de probabilidade não é esse: é uma confusão comum essa. A Matemática apresenta uma definição precisa para probabilidade, e não significa que se você lançar 100 vezes uma moeda tem que dar 50 caras e 50 coroas.

Isso não é o que a probabilidade diz. Por isso mesmo podemos dizer que uma repetição de 1/18 em somente 3 repetições é um resultado menos esperável, mas também menos impressionante do que pode parecer.

Pode fazer um teste... Jogue 10x uma moeda e veja se vai dar 5x cara e 5x coroa...

Não preciso fazer esse teste. A teoria não prevê que isso deva ocorrer.

Dai a "desculpa" seria que teríamos que jogar mais vezes, ou seja, 100x... na matemática daria certo mas e na pratica?

Não é uma desculpa. Eu não vou repetir porque acho que já me referi a isso nesse tópico ou em outro recentemente. Mas, sucintamente, a definição de probabilidade parte, se apóia, primeiramente, na definição de uma função frequência. Definida como o n° de vezes em que o resultado ocorre dividido pelo n° de vezes em que o experimento foi repetido.

A probabilidade é então definida como o limite dessa função quando o número de experimentos tende a infinito.

Estou falando isso porque o sistema de randominação de um computador é (e foi) extremamente criticado por ser um sistema viciado, impreciso e irreal.

Em Ciência da Computação se demonstra formalmente que é impossível desenvolver um algoritmo de geração de números aleatórios. O que os programas fazem é usar uma função e uma tabela pré-gravada de números pseudo-aleatórios.

Mas para efeitos de simulação funciona bem. Na verdade os estatísticos já usavam métodos semelhantes, antes do advento de computadores, se valendo de tabelas de números pseudo-aleatórios.

Contudo você está absolutamente correto em afirmar que poucas amostras não garantem um sucesso em termo estatístico.

Há uma frase, acho que do Carl Sagan: "Não existe estatística com números pequenos."

Se você observar a definição de probabilidade descrita acima vai perceber por quê. Para dar um exemplo ridículo, se você lançar uma moeda uma vez, ou vai obter 100% de cara ou 100% de coroa. Resultado aparentemente incongruente com a probabilidade teórica. Aparentemente, porque na verdade não há incongruência, apenas um mal entendimento do conceito de probabilidade.

Eu comentei das cartas zener pois elas são mais simples.. O estudo do acaso ficou em 25% (0,25).. Os parapsicologos fizeram e vem fazendo centenas de replicaçoes e os índices ficam na média dos 33% de acerto, ou seja, maior que a hipótese do acaso... Dai vem as interpretações.. Para alguns o índice é muito pouco superior, para outros é o suficiente para demonstrar que qualquer pessoa comum tem sim uma tendência a algum tipo de conexão mental com outra... Dai pode-se perguntar: Ué, mas 33% realmente é muito baixo... só isso?

Não conheço esse caso. A não ser que seja um caso que eu já vi no Discovery Channel, e era claramente um embuste grosseiro. 33% pode ou não ser inconclusivo, aí vai depender de como ele fez a coisa.

No caso que eu vi, um pesquisador, parece que bastante conhecido, colocava voluntários em salas com diferentes com cartões com figuras como bolas, quadrados, estrelas.... Em outra sala um voluntário tentava adivinhar a sequência de cartões que ele estava vendo.

A maioria das pessoas tinham resultados esperados, mas alguns tinham resultados acima da média, então esse pesquisador chamou a estes de "estrelas psíquicas". Porque estariam "fora da curva". Bom, esse é claramente um embuste grosseiro.

Observe o gráfico abaixo. É chamado de curva normal e um teorema demonstra que essa é a distruibuição esperada para um experimento desse tipo, desde que o número de observações seja suficiente.

Note que a a maior densidade de eventos se dá em torno da probabilidade teórica, no pico da curva, mas o modelo também prevê que devam ocorrer eventos menos prováveis, tanto a esquerda quando à direita.

Ou seja, o que o cara chamou de "estrelas psíquicas" não estão fora da curva. Estão totalmente na curva e ratificando o modelo. Assim como a esquerda você deverá encontrar os que poderiam ser chamados de "fracassados psíquicos", com médias de acertos mais baixas. Isso não contradiz o modelo, mas ratifica o modelo.

Seria mais ou menos como considerar o ganhador da mega sena uma estrela psíquica, porque o seu resultado está na extremidade da curva normal. Mas não tem nada de estrela, tanto que o Oswaldo de Souza consegue estimar razoavelmente o possível número de ganhadores em cada sorteio.

O segundo experimento era ainda mais absurdo. Um alegado paranormal supostamente tentaria alterar as escolhas de um braço robótico usando sua concentração. O braço robótico era conectado a um computador, e um programa decidia, aleatoriamente ( pseudo=aleatoriamente ) se ele iria por bolinhas em um recipiente azul ou vermelho.

Então o paranormal deveria usar seus poderes para influenciar a máquina a fazer escolhas que contrariassem a probabilidade. Um teste para verificar se paranormais podem influir no curso de eventos aleatórios.

A conclusão foi que SIM, o resultado teria contrariado a probabilidade.

Qual o problema óbvio aí? Você já mesmo disse: computadores não podem produzir eventos aleatórios, apenas simula-los. Para que o programa não gere sempre os mesmos passos pseudo=aleatórios a cada rodada, é gerada uma semente, que serve como dado de partida. Esta semente é um dado não gerado pelo programa, um valor que poderia ser o conteúdo do buffer do teclado, ou qualquer coisa proveniente da interação da máquina com o mundo externo. Ou seja, um dado imprevisível para o programa.

Mas depois que a semente é gerada ( se chama randomizar ) já está determinado o que o algoritmo vai fazer, o paranormal NÃO PODERIA ALTERAR O MOVIMENTO DO ROBÔ, mesmo que fosse um paranormal genuíno.

E como se você tivesse um trem parado em uma estação ferroviária, com várias linhas a sua disposição. Você pode sortear em qual linha ele vai seguir ( a semente ), mas depois disso o caminho dele já está determinado pelo trilho, e nenhum paranormal poderia tirar o trem dos trilhos.

Farsa! Fraude! E isso passa no documentário sem que ninguém faça uma crítica.

Bom.. dai uma boa resposta é a parte empírica do estudo.. Para se dar essa média há casos onde a serie de experimentos deu 88%, 50% e outros que foram muito baixos... Coincidencia? Sei la.. Mas o que temos de fato é que certos experimentos quantitativos são inadequados para se testar algo, necessitando de algo qualitativo..

Não sei bem como foi feito isso, mas a princípio, estas variações devem ser esperadas para um número relativamente pequeno de repetições.

Na simulação que eu fiz do seu experimento naquela algoritmo, as variações ficavam em torno de 10 a 20%.Só que o computador estava fazendo o cálculo depois de 10 mil repetições.

Não vida real é difícil 10 mil repetições.

De qualquer forma há técnicas matemáticas que permitem normalizar estas flutuações.

O problema do qualitativo é que se acaba exigindo mais e mais replicações e isso "estraga" o experimento... Seria aquela conversa dos corvos.. Ha se houver um corvo branco é o suficiente para demonstrar que nem todos são pretos..

Não sei bem porque não sou um especialista. Em um modelo realmente aleatório, os corvos brancos, desde realizado um número suficiente de repetições, devem estar previstos na curva normal. Mas se há algum fenômeno envolvido, então deveria aparecer de forma anômala. Então não sei como se trataria a questão dos corvos brancos.

Mas o problema maior que eu vejo estaria no engavetamento dos corvos brancos citado pelo Gigaview. Isso poderia criar uma distorção maior no sentido oposto.

Voltando ao caso das garrafas, nos termos matemáticos e nos termos empíricos..

Se acertar 8 garrafas das 10 seria factivelmente uma chance para cada 18 tentativas, se fizermos isso na pratica será que vai dar certo?

Quanto mais você repetir, mais perto você chega desse resultado. Isso você pode testar no computador, Eu fiz isso ontem.

Na vida real, se há algum tipo de fenômeno, fraude ou truque, então isso não deverá ocorrer e você teria que obter um resultado anômalo.

Empiricamente sabemos que não... e não estou falando de usar o computador, estou falando de eu previamente colocar num arquivo aqui quantos e quais numeros eu desejaria, enviar pro dropbox (pois teria-se o horario que foi gravado) e dai você fazer o mesmo e testarmos isso por 18x...

18 não... vamos repetir 10 mil vezes. Te garanto que margem de erro vai oscilar entre 10 a 15%. Aí vamos verificar que as leis da Probabilidade de fato têm fundamento.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!