Autor Tópico: Pesquisa com médium  (Lida 63462 vezes)

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
Re:Pesquisa com médium
« Resposta #375 Online: 20 de Novembro de 2016, 17:00:23 »
A prosa aqui descanbô pra medicina alternativa de A a Z???????

Cês fica falanu e briganu si a ciência comprovô isso ou aquilo... Nem é taum relevante assim!!!!!!!!
O mais importante é o qui tá por trás... Pois o buraquim é mais imbaixu!!!!!  hahahahahahahahahahahahaha...
Já viram cumué as ''teoria'' por trás di acupuntura, heiki e homeopatia???????
É um tal de força vital pra cá, fluidim mágico pra lá, meridianim ali, desiquilibrim energeticuzim aqui...
Intaum tudu si resumi nu finar a CRÊ ou naum CRÊ!!!!!!!
Cês acredita nessas bobagi??????????
Vaum muda di prosa, sô!!!!!!!!!
« Última modificação: 20 de Novembro de 2016, 17:13:58 por Alquimista »
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #376 Online: 20 de Novembro de 2016, 17:03:22 »
Alquimista:

O que acho mais provável é que a ''vidente'' LEU sinais corporais do experimentador, que sabia de antemão quais eram os líquidos mesmerizados. 
EU costumava fazer um tipo de mágica em que uma pessoa misturava e dispunha os 4 ases do baralho virados para baixo, sendo que só essa pessoa sabia qual a ordem dos naipes, mas com algum treinamento EU conseguia ''adivinhar'' todos os naipes apenas lendo indicações corporais da pessoa. É perfeitamente possível!!!

No primeiro experimento isso até poderia, mas nos demais a experimentadora não sabia quais nem quantas garrafas estava "mesmerizadas"... o auxiliar relatava apenas depois da médium fazer a sessão.. Sessão essa em que o experimentador não estava presente...

Essa hipótese eu pensei e dai partimos para o duplo-cego, "fechando essa brecha" depois do primeiro experimento..

Depende!!! Se fossi provada a paranormalidade e naum a mediunidade espirituar, seria manêro!!!!
Mas si fossi confirmada a existência do mundo espirituar, QUE HORRÍVERRRR!!!!!!!!!!  Nem mi fale um dedo de prosa dessas!!!!
Tem nada mais deprimente que o além túmulo na visaum di espiritistas.
Que vidinha mais sem graça a do pós morti!!!  Aquelas colôniasinha espirituar... Afff...  Lugarzins chatos sem nada pra fazê. E o pió... Tem qui ficar trabaiando o dia todo iguar piaum pra ganhá bonusim espirituar. E tudo pra quê??????  Só pra fazê visitinha pra parentim morto na Terra porque a vida lá na colônia é chata demais????????!!!!!!  PÔ!!!!!!!!  Intaum o sofrimento continua...
E como si isso tudo ainda naum bastasse, ainda tem a grande amargura de ter que ficar reencarnando, reencarnando, reencarnando... Isso pareci rodízi de carne, poxa!!!!!!!!!!
Reencarnando pra quê?????? Pra ficá cum espiritim perfeitim pra modi a gente ir vivê do ladim do infáver????? Fazenu e obedecenu tudim que ele manda!!!!!!! Intaum o objetivu dissu tudo é ser ESCRAVIM DO INEFAVER???????!!!!!!!!!!
Naum, naum, naum...
A vidinha espirituar é mui páia!!!!  Escravidaum num tá cum nada... E libre arbitru é pura ilusaum!!!!!!!!  Já basta tê qui pegá na minha inxada todo dia, nu baum sintidu!!!!!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKK...

Eu acho que ele quis dizer outra coisa... por exemplo, uma hipótese que pode explicar os acertos no experimento é a hipótese PSI, ou seja, a médium acha que tem uma visão, quando na verdade ela tem poder paranormal de clarividencia ou telestesia que previu quais garrafas foram "mesmerizadas"...

Veja que a explicação pode ser algo bem mais simples..

No artigo que enviei pra você acima, pesquisadores usando um contador de fótons por segundo conseguiram registrar que pessoas ditas médiuns ou curandeiros emitem até 100.000 vezes mais fótons por segundo do que pessoas "comuns".. O experimento usou 100 pessoas..

Agora imagine que certas pessoas possam ter o olho mais "potente" que outras, sendo capaz de ver esses fótons a mais ai..  Já estaria explicado..

Todo o vício surge de uma recusa inconsciente de encararmos nossos próprios sofrimentos.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #377 Online: 20 de Novembro de 2016, 17:15:56 »
Pedro, você leu o que postei sobre meta-analysis? Entendeu porque a sua abordagem quantitativa está equivocada?

ps.
       ok. parece que leu.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2016, 17:19:50 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #378 Online: 20 de Novembro de 2016, 17:19:28 »
Pedro.. não vou adentrar no ponto a ponto senao alongamos muito, mas eu discordo da parte do teste de repetirmos (empiricamente) e precisarmos de muitas e muitas vezes.. Se fizermos um experimento prático, algo como um controle e simularmos 3 rodadas.. o que dará de resultado?

Essa tentativa de irmos para muitas repetições acaba recaindo no quantitativo, perdendo o foco no empírico real..

É como se tivessemos apenas um corvo branco..talvez nem achássemos outro, ou por sorte mais um.. o fato é que, aconteça o que acontecer, o resultado final será o mesmo = nem todos os corvos são pretos.
Todo o vício surge de uma recusa inconsciente de encararmos nossos próprios sofrimentos.

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #379 Online: 20 de Novembro de 2016, 17:30:04 »

Cês fica falanu e briganu si a ciência comprovô isso ou aquilo... Nem é taum relevante assim!!!!!!!!
O mais importante é o qui tá por trás... Pois o buraquim é mais imbaixu!!!!!  hahahahahahahahahahahahaha...
É um tal de força vital pra cá, fluidim mágico pra lá, meridianim ali, desiquilibrim energeticuzim aqui...

O'h guru.. esqueci de lhe enviar as amostras das cartas onde o médium suspeito da internet faz...

Segue a que mais tem cara de fraude:

Carta Psicografada HOJE (10/11/2016)

A carta  veio espontaneamente. Sem contato prévio com os familiares.

A FAMILIA AUTORIZOU A PUBLICAÇÃO

Obs: Dentre as 4 cartinhas que recebi hoje, esta em especial me chamou atenção. A forma como ele chegou.. emocionado e feliz.. Aí eu me acabo! Cada cartinha dessa é também pra mim .

Consolo e Esperança para todos nós

Mãe Lenice, pai, amigos,  Jesus abençoe vocês.
A vó Ana Cristina me acompanha e me ajuda escrever mais uma vez. Emocionado, feliz e mais tranquilo.
Mãe, o aniversário é meu, mas o presente é seu.
Pensei em te falar tantas  coisas, até me deu vontade de te mandar um recado no filipeluiz12@hotmail.com pra matar um pouco essa saudade, minha rainha.
Vim lhe pedir que celebre, que faça festa, comemore, se possivel, faça um bolo, pois eu não morri.
Vim lhe dizer que te amo e que a senhora é a melhor mãe do mundo.
Força mãe, a senhora é guerreira e não pode entregar os pontos. Sua evolução muito me deixa contente.
Ajude as outras maezinhas , que como a senhora, sentem saudade, que também dói em nós.
Estou estudando, aprendendo coisas maneiras aqui.
Eu te amo e sempre serei o seu filho, o seu Filipe, de RG 2*****6.
Hoje, receba de mim esta cartinha e uma visita especial la na Rua Ceará numero 13.
Com muito amor e fé, e progesso.
Luiz Filipe da Silva Gomes

Tem cara de fraude pois traz RG, email (caraca!!!!!) e endereço..  Isso seria algo muito raro.. só um médium pica das galáxias ligado a baterias de 1000Watts de potência faria...rs...

Por outro lado, se o cabra é bom.. então olha essa que ele manda:

Carta Psicografada HOJE (06/11/2016)

A carta veio espontaneamente. Sem contato prévio com os familiares.

Vamos nos inspirar neste amor? 

Obs: A pedido do irmão, cortei algumas partes (assuntos pessoais).

Consolo e Esperança paea todos nós

Pai,  meu amigo de todos os momentos. Como é que o sr está?
Pelo que tenho visto, triste e deprimido. 
Desde a minha partida, o senhor perdeu o prazer de viver. O gosto pela vida.
Além disso, com as dívidas que só fazem crescer, e a sua preocupação.
"Meu deus, como eu vou resolver tudo isso agora?"
O senhor acha que a fortaleza está em mim. Sempre me esforcei para dá pra o senhor e pra Micaeli, tudo que eu não tive. E como sempre, com muito ou com pouco, GRATIDÃO sempre foi o seu nome, meu velho.
Papai Marcos, meu grande amigo, estou bem e vivo.
Aquele choque que tomei foi acidental, meu pai. Eu não vi o fio que estava sobre a minha cabeça. Em segundos, já não estava mais aí. Via o Gabriel chorando muito e batendo no meu corpo caído lá no chão, tentando me reanimar.
Daí me dei conta que não pertencia mais a este plano.
Falo isto pai, pra que saiba que sou eu mesmo  e que não se sinta culpado, pois nem o senhor, nem ninguém teve culpa.
Os caminhos de Deus são misteriosos e desconhecidos para nós, mas, perfeitos.
Corte o seu cabelo, sorria pra vida, pois ela lhe dará muitas oportunidades.
O senhor vai ser ajudado, não se preocupe. Estes seus R$ 60, 25 centavos que está na sua carteira agora é pouco, mas o pouco com Deus é muito.
A vida não acabou. Eu não morri. A vida não acaba. Então, pai, não permita que a sua vida acabe, vivendo na dor e na solidão.
Vá ao clube, jogue futebol, viva.
Eu daqui, lhe observo melhor e mando boas energias meu guerreiro.
Saudade, eu te amo para sempre.
Adriano V Bastos

Se o cara acertou que o pai do rapaz tinha 60 reais, mesmo que errasse os centavos... bahhhhhh :susto:

Não tive tempo de achar o tal pai.. mas seria bem interessante descobrir isso..

Bom.. tah ai o estilo das cartas do menino... Para mim está na lista de suspeitos.. é muito estranho vir informações com tanta precisao assim...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #380 Online: 20 de Novembro de 2016, 17:51:08 »
Parece que esse espírito aí é exibicionista a ponto de mostrar todas as informações obtidas para não deixar dúvida que é ele mesmo. A citação do email foi de lascar. Parece coisa de principiante e não vai demorar para provar que é charlatão. Parece óbvio demais.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #381 Online: 20 de Novembro de 2016, 18:00:05 »
No caso do dinheiro, ele provavelmente tentou comprar um livro do dito médium no centro e comentou ou alguém sacou o que ele tinha isso na carteira e repassou a informação para o médium ou simplesmente chutou qualquer coisa porque os irmãozinhos espíritas iriam repetir e repetir como acerto mesmo sem ser confirmado.

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #382 Online: 20 de Novembro de 2016, 18:09:52 »
No caso do dinheiro, ele provavelmente tentou comprar um livro do dito médium no centro e comentou ou alguém sacou o que ele tinha isso na carteira e repassou a informação para o médium ou simplesmente chutou qualquer coisa porque os irmãozinhos espíritas iriam repetir e repetir como acerto mesmo sem ser confirmado.

Pelo que sei ele trabalha sozinho... coincidencia ou não... ele é amigo do outro médium que está muito evidente que é fraude... Mas temos que testar..

Offline Freya

• Nível 13
  • *
« Resposta #383 Online: 20 de Novembro de 2016, 19:49:38 »
Rss.. bom.. a primeira impressao que me passou foi de ser um menino.. O desenho ai é pequeno e a visão do titio aqui está complicada e cansada muitas vezes...

Que desenho? Tá falando da foto do meu avatar?
Reparou que abaixo dessa foto tem uma coisinha escritinha? E que ao lado tem um símbolozin, que é cor de rosinha e tudin? Vai alegar daltonismo também? E reparou que os outros foristas estavam me tratando no feminino também?

Seu jeito de escrever representou sempre como masculino
Agora fiquei realmente curiosa.
Já que você é tão entendido, me diga como seria um jeito masculino de escrever? rs
Em momento algum me referi a mim mesma no masculino, então de onde você inferiu isso? rs

então talvez seu lado feminino pouco apareceu nas escritas..

E como é que se manifesta um "lado feminino" na escrita? Tem que falar no diminutivo, te chamar de "miguxo", usar emojis mimosinhos, fofinhos e/ou rosinhas ou lilases? rsrs  :borboleta:  :flerte: :florinda: :girl-kiss:

Isso, é claro, pode denotar suas preferencias ou estilo inconsciente..
Então quer dizer que além de concluir coisas do nada, sem nenhuma evidência, você ainda supõe que O SEU erro de interpretação sobre meu gênero foi causado por mim, que não demonstrei um "gênero de escrita" bem claro e definido nos meus textos e, como se isso tudo não bastasse no seu show de horrores argumentativos, ainda por cima parte para hipóteses de "preferências ou estilos inconscientes". E é você quem vai me dar aula sobre pesquisa científica? hahahhaha

Me diga: você também é fã de psicanálise? rs

Pelo que sei ele trabalha sozinho... coincidencia ou não... ele é amigo do outro médium que está muito evidente que é fraude... Mas temos que testar..

Claro, faz sentido manter uma dúvida razoável, já que o Chico Xavier andava com a charlatã Otília Diogo apesar de ser um escocês verdadeiro. ::)
« Última modificação: 20 de Novembro de 2016, 19:53:09 por Freya »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #384 Online: 20 de Novembro de 2016, 20:14:51 »
Façam um resumo das coisas aí vai.

Algo como:

Metodologia alfa: colocar as os médiuns na situação X, tentando fazer Y. Se conseguissem, estaria provado que não houve fraude.

Metodologia alfa 0.2: a fim de realmente eliminar a chance de fraude via B, é necessário que o médium esteja não na mais simples situação X, mas em X2.

E as demais "versões" ou contestações.

Aliás, podiam abandonar todo o debate mais filosófico e ficar só com uma versão meio "github" da coisa.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #385 Online: 20 de Novembro de 2016, 20:18:41 »
Se um experimento desses bem controlado dá certo, o que leva a crer que foram espíritos que fizeram isso? Por que não seria um evento anômalo PSI/sobrenatural qualquer?

Que eu saiba, a parapsicologia que tenta trabalhar com método científico não teste hipótese de espíritos nem mexe nesse vespeiro semi-religioso.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #386 Online: 20 de Novembro de 2016, 20:32:38 »
Se um experimento desses bem controlado dá certo, o que leva a crer que foram espíritos que fizeram isso? Por que não seria um evento anômalo PSI/sobrenatural qualquer?

Que eu saiba, a parapsicologia que tenta trabalhar com método científico não teste hipótese de espíritos nem mexe nesse vespeiro semi-religioso.

Os céticos sempre ficarão na dúvida se foi bem controlado.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #387 Online: 20 de Novembro de 2016, 21:08:19 »
Rss.. bom.. a primeira impressao que me passou foi de ser um menino.. O desenho ai é pequeno e a visão do titio aqui está complicada e cansada muitas vezes...

Reparou que abaixo dessa foto tem uma coisinha escritinha? E que ao lado tem um símbolozin, que é cor de rosinha e tudin? Vai alegar daltonismo também? E reparou que os outros foristas estavam me tratando no feminino também?

Já que você é tão entendido, me diga como seria um jeito masculino de escrever? rs
Em momento algum me referi a mim mesma no masculino, então de onde você inferiu isso? rs

E como é que se manifesta um "lado feminino" na escrita? Tem que falar no diminutivo, te chamar de "miguxo", usar emojis mimosinhos, fofinhos e/ou rosinhas ou lilases? rsrs  :borboleta:  :flerte: :florinda: :girl-kiss:

Então quer dizer que além de concluir coisas do nada, sem nenhuma evidência, você ainda supõe que O SEU erro de interpretação sobre meu gênero foi causado por mim, que não demonstrei um "gênero de escrita" bem claro e definido nos meus textos e, como se isso tudo não bastasse no seu show de horrores argumentativos, ainda por cima parte para hipóteses de "preferências ou estilos inconscientes". E é você quem vai me dar aula sobre pesquisa científica? hahahhaha

Claro, faz sentido manter uma dúvida razoável, já que o Chico Xavier andava com a charlatã Otília Diogo apesar de ser um escocês verdadeiro. ::)

Pô, Sandro!!!!!!!!  Isso é jeito de tratar a Deusa do Amor?????!!!!!!!!!!!!!!!

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...

O'h guru.. esqueci de lhe enviar as amostras das cartas onde o médium suspeito da internet faz...

Obs: Dentre as 4 cartinhas que recebi hoje, esta em especial me chamou atenção. A forma como ele chegou.. emocionado e feliz.. Aí eu me acabo! Cada cartinha dessa é também pra mim .

A vó Ana Cristina me acompanha e me ajuda escrever mais uma vez. Emocionado, feliz e mais tranquilo.
Pensei em te falar tantas  coisas, até me deu vontade de te mandar um recado no filipeluiz12@hotmail.com pra matar um pouco essa saudade, minha rainha.
Vim lhe pedir que celebre, que faça festa, comemore, se possivel, faça um bolo, pois eu não morri.
Força mãe, a senhora é guerreira e não pode entregar os pontos. Sua evolução muito me deixa contente.
Ajude as outras maezinhas , que como a senhora, sentem saudade, que também dói em nós.
Hoje, receba de mim esta cartinha e uma visita especial la na Rua Ceará numero 13.

Tem cara de fraude pois traz RG, email (caraca!!!!!) e endereço..  Isso seria algo muito raro.. só um médium pica das galáxias ligado a baterias de 1000Watts de potência faria...rs...

O senhor acha que a fortaleza está em mim. Sempre me esforcei para dá pra o senhor e pra Micaeli, tudo que eu não tive. E como sempre, com muito ou com pouco, GRATIDÃO sempre foi o seu nome, meu velho.
Aquele choque que tomei foi acidental, meu pai. Eu não vi o fio que estava sobre a minha cabeça. Em segundos, já não estava mais aí. Via o Gabriel chorando muito e batendo no meu corpo caído lá no chão, tentando me reanimar.
Falo isto pai, pra que saiba que sou eu mesmo  e que não se sinta culpado, pois nem o senhor, nem ninguém teve culpa.
O senhor vai ser ajudado, não se preocupe. Estes seus R$ 60, 25 centavos que está na sua carteira agora é pouco, mas o pouco com Deus é muito.
A vida não acabou. Eu não morri. A vida não acaba. Então, pai, não permita que a sua vida acabe, vivendo na dor e na solidão.
Adriano V Bastos

Se o cara acertou que o pai do rapaz tinha 60 reais, mesmo que errasse os centavos... bahhhhhh :susto:

Bom.. tah ai o estilo das cartas do menino... Para mim está na lista de suspeitos.. é muito estranho vir informações com tanta precisao assim...

Tava arrumando meu museu aqui!!!!!! Ufa,,,
Logo logo te dou um parecer...
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #388 Online: 21 de Novembro de 2016, 02:06:37 »

Adriano V Bastos

Sandro, estou sem palavras!!!!!!!  Senti um baque daqueles agora!!!!!!!!
Não tem jeito!!!!!!  Essas psicografias me convenceram!!!!!!!  Me levaram às... lágrimas!!!!
Me converti ao espiritismo!!!!!!!!!  Finalmente!!!!!!!  Entreguei minha alma ao mundo espiritual!!!!!!!
Abençoado seja esse médium maravilhoso, com a graça do inefável!!!!!!!!!   

a(h)Ném!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #389 Online: 21 de Novembro de 2016, 08:32:33 »

quanta ironia mais um cetico vidente Pai Gigaviu ta desenvolvendo a onisciência!
Saravá mi zé feio! que tua crença ta brava!
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #390 Online: 21 de Novembro de 2016, 08:50:33 »

É verdade. É um besteirol delirante. Do tipo daquele "explicando" a água fluidificada.

Mas resta a questão de se é possível chegar a lugares certos por caminhos errados. Ou se talvez o discurso místico pode surgir depois de adquirido um conhecimento empírico, para justifica-lo, ou por outra razão.

Se você der uma olhada na própria página da Sociedade Brasileira de Homeopatia leva um susto. Não dá para conceber que uma coisa dessas seja aceita pelo CFM. Mesmo assim não podemos descartar que alguns medicamentos homeopáticos tenham sido descobertos por acaso, empiricamente, talvez já utilizados há muito tempo na medicina popular. Depois é que surge a teoria samba do crioulo doido.

Evidência anedótica: eu já vi gente ser anestesiada em crise de cálculo renal ( uma das piores dores que o ser humano pode ter, segundo dizem ) com acupuntura e só com acupuntura. E há registros que parecem confiáveis de cirurgias feitas na China usando acupuntura como anestesia local.

Isso não significa que o misticismo que cerca essa prática tenha fundamento. Também não significa que todas as alegadas aplicações de acupuntura sejam efetivas.

Mas é possível atirar no que se vê e acertar o que não se vê.

O cara que inventou a máquina a vapor entendia incorretamente o processo e não conhecia o ciclo de Carnot. O ponto de partida para o Kepler resolver um problema que desafiava sábios desde tempos imemoriais foi uma suposição mística absurda.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #391 Online: 21 de Novembro de 2016, 09:18:39 »
Em relação a estas cartas psicografadas, não sei vocês, mas uma coisa que sempre me chama atenção é o estilo "pasteurizado".

É como se existisse um gerador automático de carta psicografada no estilo do gerador de lero-lero.

E isso se verifica mesmo não só nos textos de diferentes "desencarnados", mas até nos diferentes médiuns.

Um menino de 8 anos, demonstrando interesses e usando expressões infantis, mas que escreve naquele estilo proto-parnasiano que é por coincidência é típico em publicações espíritas. Olha... "Mãe Lenice, Papai Marcos"... sinceramente, quantos de vocês se referem a seus pais assim?

Quantos de vocês já escreveram a seus pais e tascaram lá no e-mail : "Papai Rodolfo Alberto" ou "Mamãe Sigfrida"?

Há outras características que se repetem: as cartas são sempre curtas, apenas o suficiente para o desencarnado passar alguns dados que devem confirmar sua identidade, e depois comentários clichês e muito superficiais sobre mundo no Além, terminando com poucas palavras de exortação e conforto.

Não dá impressão que não sai disso?

É uma coisa intrigante pra mim. Porque quando algo é verdadeiro, em geral, no seu todo ou em quase tudo,  costuma parecer verdadeiro. Passar autenticidade.

Não significa que a recíproca também seja verdadeira. Nada impede que o falso possa parecer autêntico, mas dificilmente o autêntico parece em parte falso.

No caso da Psicografia há uma pequena parte indicando autenticidade ( os dados ) e todo o resto parece falso, padronizadamente impessoal, artificial.

Imagine que você compare cem cartões que diferentes pessoas que foram a Paris enviaram a seus familiares. Não vai encontrar esse tipo de semelhança.

Além disso, se alguém faz uma viagem interessante e manda uma carta, normalmente esse pessoa conta aventuras, descreve lugares em detalhes, fala do seu deslumbramento, conta também suas desventuras. Há  emoção no texto: alegria, entusiasmo, saudade, desespero... dependendo das situações.

Mas o desencarnado não.  Ele faz uma viagem pro Além, que por certo é uma porrada mil vezes maior que visitar Paris pela primeira vez. Ele vê maravilhas, ele testemunha um mundo mágico, ele descobre coisas fantásticas sobre si mesmo enquanto ser espiritual, ele experimenta um outro nível de existência, ele se reencontra com entes queridos, e mil outras coisas que nem poderíamos imaginar...

E então esse sujeito manda uma carta pra família:

"Mamãe Cristina, estou bem. Quero você fique bem e papai Rodolfo também.

Vovô está aqui do meu lado e também está bem.

Recupere sua alegria pois estou em paz, volte a usar aquele vestido vermelho. Papai, volte a assistir aos jogos do Corinthias.

Confiem em Deus e no amor de Jesus.

Seu amado filho João."

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #392 Online: 21 de Novembro de 2016, 09:41:12 »

Se não vemos como um médium poderia fraudar num modelo como especifiquei, claro que não quer dizer que num futuro possamos descobrir como ele teria feito a fraude, mas temos que admitir que até o presente momento o fato é que parece inviolável.

Você está perdendo de vista um aspecto importante. Embora o alvo do teste seja o médium, há famílias envolvidas. Se há quem deva ser o alvo prioritário de atenção são elas, não o médium. Além do mais, qual o sentido disso? O que se espera de um médium, afinal? Que ele sirva de interlocutor entre o morto e seus vivos, dispensando assim a necessidade de se valer de quaisquer outros recursos para tanto, certo? O quer dizer que espalhar propositalmente pistas falsas sobre as famílias convidadas no intuito de desmascarar charlatões, por exemplo, em nada afetará o processo, já que um médium sequer tomaria conhecimento delas. Ou mesmo que tomasse por acidente, simplesmente as ignoraria, se restringindo a repassar as informações recebidas na sessão. Ou seja, somente um autêntico médium seria imune a toda e qualquer armadilha. Então, sinceramente, me escapa à compreensão o motivo dessa recusa em se resguardar contra charlatanice, colocando o próprio teste sob suspeita e, sobretudo, o interesse das famílias em segundo plano.

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #393 Online: 21 de Novembro de 2016, 10:23:06 »

Ok Deusa... tentemos deixar esse mal entendido de lado.. ja deixei meu pedido de desculpas... Só por favor leia as coisas antes de falar (ops.. escrever).. É que dai perdemos tempo... (esse foi tvz um dos fatores... mulheres sempre leem muito e geralmente sabem bem sobre o que reclamam ou debatem)

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #394 Online: 21 de Novembro de 2016, 10:23:44 »
Façam um resumo das coisas aí vai.

Algo como:

Metodologia alfa: colocar as os médiuns na situação X, tentando fazer Y. Se conseguissem, estaria provado que não houve fraude.

Metodologia alfa 0.2: a fim de realmente eliminar a chance de fraude via B, é necessário que o médium esteja não na mais simples situação X, mas em X2.

E as demais "versões" ou contestações.

Aliás, podiam abandonar todo o debate mais filosófico e ficar só com uma versão meio "github" da coisa.

Você quer um resumo do método ou das sugestões?

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #395 Online: 21 de Novembro de 2016, 10:24:37 »

Os céticos sempre ficarão na dúvida se foi bem controlado.

concordo.. sempre haverá uma dúvida, a menos que o experimento der errado ne... rss :D

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #396 Online: 21 de Novembro de 2016, 10:28:20 »
Em relação a estas cartas psicografadas, não sei vocês, mas uma coisa que sempre me chama atenção é o estilo "pasteurizado".

É como se existisse um gerador automático de carta psicografada no estilo do gerador de lero-lero.

E isso se verifica mesmo não só nos textos de diferentes "desencarnados", mas até nos diferentes médiuns.

Um menino de 8 anos, demonstrando interesses e usando expressões infantis, mas que escreve naquele estilo proto-parnasiano que é por coincidência é típico em publicações espíritas. Olha... "Mãe Lenice, Papai Marcos"... sinceramente, quantos de vocês se referem a seus pais assim?

Quantos de vocês já escreveram a seus pais e tascaram lá no e-mail : "Papai Rodolfo Alberto" ou "Mamãe Sigfrida"?

Há outras características que se repetem: as cartas são sempre curtas, apenas o suficiente para o desencarnado passar alguns dados que devem confirmar sua identidade, e depois comentários clichês e muito superficiais sobre mundo no Além, terminando com poucas palavras de exortação e conforto.

Não dá impressão que não sai disso?

É uma coisa intrigante pra mim. Porque quando algo é verdadeiro, em geral, no seu todo ou em quase tudo,  costuma parecer verdadeiro. Passar autenticidade.

Não significa que a recíproca também seja verdadeira. Nada impede que o falso possa parecer autêntico, mas dificilmente o autêntico parece em parte falso.

No caso da Psicografia há uma pequena parte indicando autenticidade ( os dados ) e todo o resto parece falso, padronizadamente impessoal, artificial.

Imagine que você compare cem cartões que diferentes pessoas que foram a Paris enviaram a seus familiares. Não vai encontrar esse tipo de semelhança.

Além disso, se alguém faz uma viagem interessante e manda uma carta, normalmente esse pessoa conta aventuras, descreve lugares em detalhes, fala do seu deslumbramento, conta também suas desventuras. Há  emoção no texto: alegria, entusiasmo, saudade, desespero... dependendo das situações.

Mas o desencarnado não.  Ele faz uma viagem pro Além, que por certo é uma porrada mil vezes maior que visitar Paris pela primeira vez. Ele vê maravilhas, ele testemunha um mundo mágico, ele descobre coisas fantásticas sobre si mesmo enquanto ser espiritual, ele experimenta um outro nível de existência, ele se reencontra com entes queridos, e mil outras coisas que nem poderíamos imaginar...

E então esse sujeito manda uma carta pra família:

"Mamãe Cristina, estou bem. Quero você fique bem e papai Rodolfo também.

Vovô está aqui do meu lado e também está bem.

Recupere sua alegria pois estou em paz, volte a usar aquele vestido vermelho. Papai, volte a assistir aos jogos do Corinthias.

Confiem em Deus e no amor de Jesus.

Seu amado filho João."

Pedro, esse estio replicante se encaixa na teoria anímica de Aksakof, o personismo do médium sempre se insere numa manifestação.. Bem ou mal, todos os atuais médiuns seguem uma linha deixada por Chico Xavier..

Se pegarmos materiais do passado, que por sinal acho bem melhor, o médium servia de intermediário mesmo, ou seja, os pais faziam as perguntas e o filhos (ou mortos - pai, tio etc) respondiam..

Era uma forma bem melhor de se checar e trabalhar.. O fato é que os céticos sempre questionaram mesmo assim, então o meio não importa muito porque mesmo se fornecendo dados mais concisos estes sempre foram alvos de criticas de que havia fraude..

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #397 Online: 21 de Novembro de 2016, 10:42:17 »

Se não vemos como um médium poderia fraudar num modelo como especifiquei, claro que não quer dizer que num futuro possamos descobrir como ele teria feito a fraude, mas temos que admitir que até o presente momento o fato é que parece inviolável.

Você está perdendo de vista um aspecto importante. Embora o alvo do teste seja o médium, há famílias envolvidas. Se há quem deva ser o alvo prioritário de atenção são elas, não o médium. Além do mais, qual o sentido disso? O que se espera de um médium, afinal? Que ele sirva de interlocutor entre o morto e seus vivos, dispensando assim a necessidade de se valer de quaisquer outros recursos para tanto, certo? O quer dizer que espalhar propositalmente pistas falsas sobre as famílias convidadas no intuito de desmascarar charlatões, por exemplo, em nada afetará o processo, já que um médium sequer tomaria conhecimento delas. Ou mesmo que tomasse por acidente, simplesmente as ignoraria, se restringindo a repassar as informações recebidas na sessão. Ou seja, somente um autêntico médium seria imune a toda e qualquer armadilha. Então, sinceramente, me escapa à compreensão o motivo dessa recusa em se resguardar contra charlatanice, colocando o próprio teste sob suspeita e, sobretudo, o interesse das famílias em segundo plano.

Não vejo problemas de iscas para o médium, desde que elas não sejam evidentes ou que tendam a gerar interferencia ao processo.. A questão é que, se existe toda a questão espiritual a comunicação ocorre de forma difícil, ou seja, qualquer "ruído" pode comprometer essa informação..

Muitos céticos tem uma visão errada do processo mediúnico, achando que o médium vê ou ouve algo com clareza e dai basta transportar isso para nossa realidade.. muitas vezes o que vem são apenas "flashs" e o médium tenta passar o que viu e da forma que entende..

Se for iscas do tipo, deixar algo errado na internet... blz.. se ele for investigar ele vai la e pega algo errado etc.. Outro coisa é o médium perguntar: alguém aqui é a vó Vera, vó do Matheus? (como ele fez na sessão que presenciei)..

Dai uma isca mal intencionada vai e fala: "sou eu!".. dai nem seria ela, mas sim uma mãe que o fez para ver se ele enviaria uma carta sobre o filho dela...

Ora, ele faria a carta do Matheus, pois teria tido o contato com esse espirito e queria confirmar se ela estava presente senao daria a oportunidade para outro..

Entendo que esses detalhes espiritas talvez pouco interessem aqui, e sejam desacreditados, mas quando você pesquisa num campo específico, você precisa dominar as variáveis e como as coisas são entendidas por la..

Então... Da pra fazer armadilhas, o que não dá é para exagerar nisso ao ponto de alterar resultados..

Offline SandroF

• Nível 14
  • *
« Resposta #398 Online: 21 de Novembro de 2016, 12:13:12 »
Pedro ou Antipetista.. não lembro a qual dos dois, mas segue o link sobre um experimento com médium onde o referido controle (espirito) tinha que ler algo em livros dentro de caixas fechadas..

http://www.aeces.info/Top40/Cases_51-75/case52_ironbox.pdf

Tem outros experimentos, se desejar conhecer..

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #399 Online: 21 de Novembro de 2016, 14:32:43 »
Evidência anedótica: eu já vi gente ser anestesiada em crise de cálculo renal ( uma das piores dores que o ser humano pode ter, segundo dizem ) com acupuntura e só com acupuntura. E há registros que parecem confiáveis de cirurgias feitas na China usando acupuntura como anestesia local.

É perfeitamente possível, Pedro, mas o anestésico nesses causos aí não se deve a uma influência direta da acupuntura e sim da AUTOSUGESTÃO HIPNÓTICA.  O paciente tinha tanta FÉ no poder da acupuntura que se deixou operar através desse procedimento. CREDULIDADE e EXPECTATIVA então são os fatores chaves nestes causos.
Você já leu sobre as cirurgias SEM ANESTÉSICO envolvendo somente uso de SUGESTÃO HIPNÓTICA realizadas por James Esdaile e Dave Elman???  Você vai se amarrar!!!!!!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!