Ínclito Sandro,
Que raio de desafio é esse? Isso não duplo-cego, uno-cego, cegueira total... isso é como instigar cego a ler rótulo de cachaça...
Seria mais profícuo convidar cético a acompanhar a aventura e conferir se os controles foram bem feitos e as conclusões coerentes com a experiência...
De prima, já acuso sério equívoco no que alega. Você diz que as garrafas foram levadas a centro espírita para serem "magnetizadas", certamente por meio de passes ditos "magnéticos". Pois bem, quais são as evidências (verificáveis) de que dispõe para comprovar que as mãos de quem quer que seja emita energia do tipo que postula?
O que faz é assumir como fato a idealização kardecista (herdada de Anton Mesmer) do "magnetismo animal", hipótese nunca comprovada.
Então, sugiro que retorne ao seu laboratório de alquimia e produza provas (conferíveis) da realidade do magnetismo animal e da capacidade de humanos os lançaram de si a distância. Ou, se conhecer experimentos que deem essa comprovação nos apresente que para os conheçamos e analisemos;
Depois disso a conversa poderá fluir produtivamente.
Caríssimo Montalvao (e velho parceiro - oposto - de debates frutíferos e infrutíferos)... queira me desculpar, mas é que você não pegou a historia toda..
Eu abri o tópico aqui para convidar céticos para um estudo controlado com médium, onde eu levarei o médium a um lugar combinado, para psicografar, e um cético escolheria algumas famílias para tentarmos ver se o fenômeno ocorre.. Dessa forma poderíamos testar se o médium frauda ou se as informações realmente são anômalas..
No estudo das garrafas, foi um fator que surgiu na conversa sobre estudos controlados.
Juntamente com um colega de pesquisas desse campo, nós decidimos testar uma médium dita "medium vidente", então propusemos um desafio a ela: Pegariamos 10 garrafas de agua e um de nós iria até um CE e mandaria dar um passe em algumas delas. Sendo 10 garrafas, isso poderia gerar uma combinacao possível de 1024 situações diferentes, isso devido não se saber quantas e nem quais garrafas foram "fluidificadas"...
O Pedro colaborou nos cálculos estatísticos, mostrando que não seria tão difícil assim acertar as garrafas.
No primeiro experimento, com uma médium X, ela acertou 8 das 10 condições (fluidificada e não fluidificada) das garrafas.
Como achei que poderíamos aprimorar o método, achamos uma outra médium (Y) que se dispôs a ajudar no experimento, porém, nesse caso, quem levaria as amostras de água não seriamos nós mas um cético convidado..
Refizemos o experimento só que desta vez seriam 3 rodadas, exatamente da mesma forma.
Na primeira rodada (além da primeira X) ela acerta também 8 de 10 garrafas (detalhe, em todas as rodadas ela tem apenas uma chance)
Na segunda rodada ela continua acertando 8 das 10..
Na terceira, feita semana passada, ela acertou 6 das 10.
Ela aceitou fazer mais uma série de 3 rodadas, para verificarmos se esses índices se mantém.
Afim de testar empiricamente o processo que fizemos com ela (e a outra), quatro rodadas ao todo, é que clamei para que o médium Alquimista cético (futuro aviador) venha a usar todo seu poder, podendo você fazer o mesmo (dai duplicamos a chance de acerto ao acaso)... Refazendo o experimento para testar esse acaso.. teríamos uma boa noção comparativa..
Se aceitar será muito bom ter sua colaboração nisso!!!