Autor Tópico: MBL - Movimento Brasil Livre  (Lida 35540 vezes)

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Offline JJ

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Re:MBL - Movimento Brasil Livre
« Resposta #1075 Online: 31 de Janeiro de 2018, 08:59:17 »
pois nenhuma matéria específica de qualquer curso existe no ensino médio e muito menos no fundamental, afinal eles não se prestam a isso.


São partes num nível mais básico (biologia, física, etc).  Você certamente entendeu.

Mas, de boa, que continue este teatro farsante  com  um monte de matérias e informações inúteis (que a maioria não aprende e que não faz falta mesmo).

Que continue o espetáculo.   

:clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping:
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2018, 09:02:15 por JJ »

Offline JJ

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Re:MBL - Movimento Brasil Livre
« Resposta #1076 Online: 31 de Janeiro de 2018, 09:06:34 »
Além do mais a ideia não seria pura e simplesmente eliminar qualquer possibilidade de fazer  certas disciplinas, e sim tornar várias delas  como opcionais (faria quem gostasse, faria quem optasse livremente por fazer),  principalmente no EM.


Mas, tem gente que prefere  o sistema atual que tenta autoritariamente enfiar informações inúteis  (para a maioria das pessoas, para a maioria das profissões), e com isso só consegue na prática um festival de fingimento (para a maioria).




Claro, pois como todos os adolescentes do ensino médio já sabem qual profissão vão seguir, isso é bastante simples...



Deve ser por isso que ninguém escolhe Direito,  pois não há matérias com conteúdo de direito (num nível mais básico) sendo ensinadas no EM.



Offline Lorentz

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Re:MBL - Movimento Brasil Livre
« Resposta #1077 Online: 31 de Janeiro de 2018, 09:09:31 »
Eu tive filosofia e sociologia no ensino médio. Foram inúteis e superficiais. Mas aos olhos de um pedagogo, o aluno com essas aulas vai se libertar da caverna do Dragão Platão, e semear o conhecimento. Libertar a mente. Ele vai APRENDER A PENSAR!!!!!

Ignoram que matemática ensina a pensar, que ciência ensina a pensar, e até ler livros em geral, quadrinhos, revistas, etc, ensina a pensar.
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Offline Luiz F.

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Re:MBL - Movimento Brasil Livre
« Resposta #1078 Online: 31 de Janeiro de 2018, 09:10:36 »
pois nenhuma matéria específica de qualquer curso existe no ensino médio e muito menos no fundamental, afinal eles não se prestam a isso.


São partes num nível mais básico (biologia, física, etc).  Você certamente entendeu.

Mas, de boa, que continue este teatro farsante  com  um monte de matérias e informações inúteis (que a maioria não aprende e que não faz falta mesmo).

Que continue o espetáculo.   

:clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping:


Pois então piorou mais ainda:

Algumas das disciplinas dos cursos de direito:

Citar
[...]Introdução ao Estudo do Direito: aqui você conhecerá a evolução histórica e o entendimento da sociedade acerca do que é direito e justiça, estudará o direito romano e sua influência nas organizações atuais.(história)

Ciência Política/Teoria Geral do Estado: o que é Estado, sua origem e evolução e seus elementos são alguns tópicos tratados nesta matéria. Estuda-se também as formas de governo existentes, o que é democracia e quais são seus desafios contemporâneos.(história/geografia)

Antropologia: você estudará o homem nas visões grega, cristã e moderna, sua evolução no campo social, como no relacionamento familiar, entre outros.(sociologia)
[...]
Sociologia do Direito: você aprenderá sobre as origens históricas do pensamento sociológico, quem são os principais pensadores da sociologia moderna, o que são grupos sociais e seus mecanismos de sustentação, compreenderá como se dá a estratificação social (disposição hierárquica dos indivíduos e dos grupos) etc.[...](sociologia)(fora toda a parte de entendimento e interpretação de leis que se aprende nas matérias de português e literatura)

Fonte:https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/pordentrodasprofissoes/direito-e-para-voce-conhecer-as-materias-do-curso-ajuda-a-decidir/

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Offline Luiz F.

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Re:MBL - Movimento Brasil Livre
« Resposta #1079 Online: 31 de Janeiro de 2018, 09:12:19 »
Além do mais a ideia não seria pura e simplesmente eliminar qualquer possibilidade de fazer  certas disciplinas, e sim tornar várias delas  como opcionais (faria quem gostasse, faria quem optasse livremente por fazer),  principalmente no EM.


Mas, tem gente que prefere  o sistema atual que tenta autoritariamente enfiar informações inúteis  (para a maioria das pessoas, para a maioria das profissões), e com isso só consegue na prática um festival de fingimento (para a maioria).




Claro, pois como todos os adolescentes do ensino médio já sabem qual profissão vão seguir, isso é bastante simples...



Deve ser por isso que ninguém escolhe Direito,  pois não há matérias com conteúdo de direito (num nível mais básico) sendo ensinadas no EM.





Algumas das disciplinas dos cursos de direito:

Citar
[...]Introdução ao Estudo do Direito: aqui você conhecerá a evolução histórica e o entendimento da sociedade acerca do que é direito e justiça, estudará o direito romano e sua influência nas organizações atuais.(história)

Ciência Política/Teoria Geral do Estado: o que é Estado, sua origem e evolução e seus elementos são alguns tópicos tratados nesta matéria. Estuda-se também as formas de governo existentes, o que é democracia e quais são seus desafios contemporâneos.(história/geografia)

Antropologia: você estudará o homem nas visões grega, cristã e moderna, sua evolução no campo social, como no relacionamento familiar, entre outros.(sociologia)
[...]
Sociologia do Direito: você aprenderá sobre as origens históricas do pensamento sociológico, quem são os principais pensadores da sociologia moderna, o que são grupos sociais e seus mecanismos de sustentação, compreenderá como se dá a estratificação social (disposição hierárquica dos indivíduos e dos grupos) etc.[...](sociologia)(fora toda a parte de entendimento e interpretação de leis que se aprende nas matérias de português e literatura)

Fonte:https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/pordentrodasprofissoes/direito-e-para-voce-conhecer-as-materias-do-curso-ajuda-a-decidir/

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Re:MBL - Movimento Brasil Livre
« Resposta #1080 Online: 31 de Janeiro de 2018, 09:14:03 »
Eu tive filosofia e sociologia no ensino médio. Foram inúteis e superficiais. Mas aos olhos de um pedagogo, o aluno com essas aulas vai se libertar da caverna do Dragão Platão, e semear o conhecimento. Libertar a mente. Ele vai APRENDER A PENSAR!!!!!

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Pra quem fez direito,pode não ter sido tão inútil.
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Re:MBL - Movimento Brasil Livre
« Resposta #1081 Online: 31 de Janeiro de 2018, 09:16:40 »



Ah, é claro que pessoas escolhem  cursar Direito porque viram alguns assuntos de sociologia ou geografia no EM.  Isto é realmente uma condição necessária para se escolher cursar Direito. Tá bom. 




« Última modificação: 31 de Janeiro de 2018, 09:20:03 por JJ »

Offline Luiz F.

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Re:MBL - Movimento Brasil Livre
« Resposta #1082 Online: 31 de Janeiro de 2018, 09:24:44 »
Bom, você verteu o assunto pra esse lado desde o início, foi refutado e agora vai ficar nessa?
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Re:MBL - Movimento Brasil Livre
« Resposta #1083 Online: 31 de Janeiro de 2018, 09:25:16 »
Que decepção :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no:
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Re:MBL - Movimento Brasil Livre
« Resposta #1084 Online: 31 de Janeiro de 2018, 09:26:11 »
Eu tive filosofia e sociologia no ensino médio. Foram inúteis e superficiais. Mas aos olhos de um pedagogo, o aluno com essas aulas vai se libertar da caverna do Dragão Platão, e semear o conhecimento. Libertar a mente. Ele vai APRENDER A PENSAR!!!!!

Ignoram que matemática ensina a pensar, que ciência ensina a pensar, e até ler livros em geral, quadrinhos, revistas, etc, ensina a pensar.



A principal matéria que poderia ser dada em nível mais básico e que  realmente poderia ajudar a pensar direito (pensar com mais correção) seria um básico de lógica e um básico de falácias, e talvez um básico de ceticismo.  Mas, ainda que isto seja verdadeiro não será uma boa justificativa para que seja imposta de forma autoritária ao invés de ser de livre escolha.







« Última modificação: 31 de Janeiro de 2018, 09:30:45 por JJ »

Offline JJ

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Re:MBL - Movimento Brasil Livre
« Resposta #1085 Online: 31 de Janeiro de 2018, 09:28:43 »
Bom, você verteu o assunto pra esse lado desde o início, foi refutado e agora vai ficar nessa?


Não fui refutado coisa nenhuma.  A imposição autoritária de algumas matérias no EM não é condição necessária para que pessoas  escolham  cursar   algum curso  superior.



Offline Luiz F.

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Re:MBL - Movimento Brasil Livre
« Resposta #1086 Online: 31 de Janeiro de 2018, 09:32:32 »
E ninguém disse isso. Você está batendo em um homem de palha...
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Offline Gaúcho

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Re:MBL - Movimento Brasil Livre
« Resposta #1087 Online: 31 de Janeiro de 2018, 11:10:29 »
O problema não passa por "aluno escolher não cursar física no EM", mas sim enxugar e melhorar o conteúdo dessas disciplinas.

Um aluno do ensino médio não deveria nunca ser ensinado a calcular a dilatação dos líquidos nas CNTP ou a decorar a fórmula de Bhaskara. O ensino médio deveria preparar uma base para que, caso ele decida seguir carreira em física ou matemática, ele tenha as condições de aprender em um ritmo aceitável essas coisas na faculdade, por exemplo.

Nas condições atuais, ninguém realmente aprender nada, todo mundo esquece quase todas essas "decorebas" após o fim do EM, e você tem o quadro atual, onde quase um terço dos alunos de ensino superiores são analfabetos funcionais, pois não tiveram uma educação de base de qualidade no EF e EM, foram apenas forçados a decorar coisas inúteis para o vestibular e agora estão completamente despreparados para a vida acadêmica.

Às vezes fazer o simples é a melhor solução.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Lorentz

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Re:MBL - Movimento Brasil Livre
« Resposta #1088 Online: 31 de Janeiro de 2018, 11:38:16 »
Que decepção :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no:

haha, ficou parecido com um comentário do JJ
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Re:MBL - Movimento Brasil Livre
« Resposta #1089 Online: 31 de Janeiro de 2018, 12:10:24 »
O problema não passa por "aluno escolher não cursar física no EM", mas sim enxugar e melhorar o conteúdo dessas disciplinas.

Um aluno do ensino médio não deveria nunca ser ensinado a calcular a dilatação dos líquidos nas CNTP ou a decorar a fórmula de Bhaskara. O ensino médio deveria preparar uma base para que, caso ele decida seguir carreira em física ou matemática, ele tenha as condições de aprender em um ritmo aceitável essas coisas na faculdade, por exemplo.

Nas condições atuais, ninguém realmente aprender nada, todo mundo esquece quase todas essas "decorebas" após o fim do EM, e você tem o quadro atual, onde quase um terço dos alunos de ensino superiores são analfabetos funcionais, pois não tiveram uma educação de base de qualidade no EF e EM, foram apenas forçados a decorar coisas inúteis para o vestibular e agora estão completamente despreparados para a vida acadêmica.

Às vezes fazer o simples é a melhor solução.

No que eu concordo quase 100%. Ajustar o sistema e tentar melhorá-lo. Na prática sempre vão existir matérias obrigatórias e elas sempre vão ser inúteis para parte dos alunos e ser úteis para outra parte. Se for esperar ensinar na escola apenas o que vai ser útil na vida profissional de todos os alunos vai se ensinar apenas a escrever o idioma local e mais nada, pois todo o resto pode ser apontado como inútil por esse ou aquele aluno.

Fora que, como quase ninguém tem certeza da profissão que vai seguir quando adulto, e crianças e adolescentes têm muito tempo livre, não faz nenhum mal elas irem para a escola e provavelmente aprenderem algumas coisas inúteis. Tempo existe de sobra para elas.

Sobre o que deve ou não ser ensinado à um aluno do ensino médio ou fundamental, é complicado. Veja, se tirarmos tudo o que é considerado supérfluo do currículo e formos acrescentando outras coisas(que acabarão sendo consideradas inúteis por alguns, mas whatever), se consegue criar um currículo que preencha 12 anos de aulas?
Isso vai cobrir um leque maior ou menor de alunos que podem aproveitar algo disso futuramente? Sei lá, não é tão simples.

Falar de Brasil é complicado, pois aqui nada funciona como deveria, mas modelos com maior ou menor carga de aulas obrigatórias funciona em diversos países, alguns com currículos mais extensos que o daqui.

Falar de Brasil me desanima... :(
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Offline Luiz F.

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Re:MBL - Movimento Brasil Livre
« Resposta #1090 Online: 31 de Janeiro de 2018, 12:12:23 »
Que decepção :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no:

haha, ficou parecido com um comentário do JJ

Nosso amigo adora flodar mensagens cheias de smiles e gracinhas, acho que ele não liga de eu me inspirar nele... :D
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Offline Lorentz

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Re:MBL - Movimento Brasil Livre
« Resposta #1091 Online: 31 de Janeiro de 2018, 12:21:37 »
Que decepção :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no:

haha, ficou parecido com um comentário do JJ

Nosso amigo adora flodar mensagens cheias de smiles e gracinhas, acho que ele não liga de eu me inspirar nele... :D

E as quebras de linha excessivas no final. Eu sempre que cito um comentário dele faço uma limpeza.
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Offline EuSouOqueSou

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Re:MBL - Movimento Brasil Livre
« Resposta #1092 Online: 31 de Janeiro de 2018, 12:29:28 »
Que decepção :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no:

haha, ficou parecido com um comentário do JJ

Nosso amigo adora flodar mensagens cheias de smiles e gracinhas, acho que ele não liga de eu me inspirar nele... :D

E as quebras de linha excessivas no final. Eu sempre que cito um comentário dele faço uma limpeza.





 :idea: :idea: :idea: Ele gosta de ter certeza de que suas idéias serão lidas.  :idea: :idea: :idea:




Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Skeptikós

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Re:MBL - Movimento Brasil Livre
« Resposta #1093 Online: 01 de Fevereiro de 2018, 11:34:50 »
Vocês querem viver em uma cidade onde edifícios de quinze andares sejam construídos por engenheiros sem estudo formal? Querem ser operados por um cirurgião cardíaco sem estudo formal? Querem que as usinas nucleares em Angra dos Reis sejam operadas por engenheiros nucleares sem estudo formal?

Em que lugar do mundo existe isso?
Por isso eu falei sobre uma prova de proficiência, e também alertei para o fato que a questão é mais complexa quando a profissão pode ter um impacto maior sobre vidas humanas, como no caso da medicina ou da engenharia civil. No entanto, nos casos onde este impacto não é relevante, parece claro que é um desperdício de tempo e recursos a exigência de uma formação formal, como no caso de se exigir curso superior para policiais, com a desculpa de aumentar o nível profissional dos agentes. Isso poderia ser feito com uma prova de proficiência. O que essa exigência acaba fazendo na prática é restringindo o acesso de indivíduos capacitados que por motivos diversos não tiveram interesse ou acesso a uma formação formal.

Obs: Quando digo impacto maior sobre vidas humanas, é somente quando o curso está relacionado a atividade que o profissional ira desempenhar, como no caso de médicos, mas não no caso de policiais. No entanto, sinceramente, uma prova de proficiência na minha opinião também seria aplicável nestes casos.
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2018, 11:45:09 por Skeptikós »
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline JJ

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Re:MBL - Movimento Brasil Livre
« Resposta #1094 Online: 01 de Fevereiro de 2018, 11:46:11 »
Vocês querem viver em uma cidade onde edifícios de quinze andares sejam construídos por engenheiros sem estudo formal? Querem ser operados por um cirurgião cardíaco sem estudo formal? Querem que as usinas nucleares em Angra dos Reis sejam operadas por engenheiros nucleares sem estudo formal?

Em que lugar do mundo existe isso?
Por isso eu falei sobre uma prova de proficiência, e também alertei para o fato que a questão é mais complexa quando a profissão pode ter um impacto maior sobre vidas humanas, como no caso da medicina ou da engenharia civil. No entanto, nos casos onde este impacto não é relevante, parece claro que é um desperdício de tempo e recursos a exigência de uma formação formal, como no caso de se exigir curso superior para policiais, com a desculpa de aumentar o nível profissional dos agentes. Isso poderia ser feito com uma prova de proficiência. O que essa exigência acaba fazendo na prática é restringindo o acesso de indivíduos capacitados que por motivos diversos não tiveram interesse ou acesso a uma formação formal.

Obs: Quando digo impacto maior sobre vidas humanas, é somente quando o curso está relacionado a atividade que o profissional ira desempenhar, como no caso de médicos, mas não no caso de policiais. No entanto, sinceramente, uma prova de proficiência na minha opinião também seria aplicável nestes casos.


Bom exemplo,  tanto é que mais antigamente não tinha essa exigência,  e nem por isso a segurança pública era pior.



Offline Skeptikós

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Re:MBL - Movimento Brasil Livre
« Resposta #1095 Online: 01 de Fevereiro de 2018, 11:53:56 »
Imagina se começássemos a exigir curso de educação física para ser atleta profissional? O quanto de Neymares e César Cielos não estaríamos perdendo por causa de um sistema destes.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Buckaroo Banzai

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Re:MBL - Movimento Brasil Livre
« Resposta #1096 Online: 01 de Fevereiro de 2018, 14:52:32 »
Imagina se exigissem ensino fundamental para vender bala em ônibus! Quanta gente não poderia estar roubando e matando ou se drogando!

Offline -Huxley-

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Re:MBL - Movimento Brasil Livre
« Resposta #1097 Online: 01 de Fevereiro de 2018, 18:25:49 »
"... existem inúmeras reservas de mercado fantasiadas de regulamentação do exercício de profissões, coisa talvez justificável no caso de medicina e engenharia de construção (pelas responsabilidades do Estado na segurança dos indivíduos), mas totalmente injustificável em profissões "não letais", como advocacia, economia ou jornalismo." Roberto Campos

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc100802.htm

Offline -Huxley-

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Re:MBL - Movimento Brasil Livre
« Resposta #1098 Online: 01 de Fevereiro de 2018, 18:29:33 »
Certificações estatais são tão confiáveis. O caso Samarco que o diga:

https://veja.abril.com.br/blog/cacador-de-mitos/o-que-fazer-se-o-estado-nao-consegue-nem-fiscalizar-barragens/

Offline Cinzu

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Re:MBL - Movimento Brasil Livre
« Resposta #1099 Online: 03 de Fevereiro de 2018, 03:00:26 »
"... existem inúmeras reservas de mercado fantasiadas de regulamentação do exercício de profissões, coisa talvez justificável no caso de medicina e engenharia de construção (pelas responsabilidades do Estado na segurança dos indivíduos), mas totalmente injustificável em profissões "não letais", como advocacia, economia ou jornalismo." Roberto Campos

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc100802.htm

Jornalismo, na verdade já não exige nível superior há alguns anos. Justamente por isso fechou-se tantos cursos de jornalismo.

E profissões "não letais" é um tanto quanto raso. Talvez fosse melhor recolocado como profissões que assumem grandes responsabilidades e exigem extenso preparo teórico para ser exercida.
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2018, 03:04:18 por Cinzu »
"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar"

 

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