Autor Tópico: Razão x Fé  (Lida 48870 vezes)

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
Re:Razão x Fé
« Resposta #1025 Online: 29 de Maio de 2017, 19:00:37 »
Citação de: Criaturo
podemos supor que instintos são conhecimentos transmitido via DNA,mas como ja argumentei não da nem para tentar formular teoria justificando tal hipotese, porque não ha explicação de onde teria vindo esse conhecimento instintivo para o primeiro casal de  " Adão e eva " de todos os animais, fica difícil defender que estes conhecimentos natos tenham sido adquirido por antepassados e inserido no DNA dos precedentes, se fosse isso  de gênios só nasceriam gênios!

Se fosse isso, de não gênios só nasceriam não gênios; de tolos parvos; de possessos energúmenos; de Criaturos criaturas indefinidas...

Conhecimento adquirido por antepassados e “inseridos” no DNA dos “precedentes”?  Pode traduzir o que significa?

Alias não sabemos nem de onde veio os primeiros seres viventes!

Certo não sabemos de que saco vieram os primeiros viventes... e seu comentário não ajuda a elucidar.
E no que seu discurso faculta melhor entender a hipótese reencarnacionista dou um guarará pakera e um sanduíche do podrão para quem puder informar...

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #1026 Online: 29 de Maio de 2017, 23:27:38 »
Não gosto de deixar msg sem resposta, mas precisarei mais tempo, e voltarei nas que ficaram.

Na tese espírita, o princípio inteligente (Mônada), que no grande futuro se tornará em alma, acumula pela experiência milenarmente repetida automatismos e reflexos condicionados e assim se processa toda a evolução.
Se uma aranha faz sua teia segundo sua espécie, isto não se dá por instinto. Aliás, verbete não claramente conceituado...
Instinto é simplesmente um automatismo acumulado sob forma de conhecimento subjetivo, do PI, pois provém das repetições sob igual circunstância e mesmo estímulo.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1027 Online: 30 de Maio de 2017, 00:14:36 »
E quem disse que a tese espírita está certa?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1028 Online: 30 de Maio de 2017, 10:49:59 »
Não gosto de deixar msg sem resposta, mas precisarei mais tempo, e voltarei nas que ficaram.

Na tese espírita, o princípio inteligente (Mônada), que no grande futuro se tornará em alma, acumula pela experiência milenarmente repetida automatismos e reflexos condicionados e assim se processa toda a evolução.
Se uma aranha faz sua teia segundo sua espécie, isto não se dá por instinto. Aliás, verbete não claramente conceituado...
Instinto é simplesmente um automatismo acumulado sob forma de conhecimento subjetivo, do PI, pois provém das repetições sob igual circunstância e mesmo estímulo.
Instinto é uma funcionalidade resultado da seleção natural de indivíduos que replicam determinado comportamento que a eles possibilita ter maior sucesso na descendência.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #1029 Online: 30 de Maio de 2017, 10:50:59 »

Nobre Criaturo,

Parece que sua pobre argumentação em favor da múltiplas existências se esgotou: está se repetindo muito e nada acrescentando em termos de esclarecimento.

A ausência de lembranças de outras vidas continua o óbice principal contra a crença reencarnacionista: as rotas explicações que apresenta não muda esse quadro.Ou você acha um caminho que lhe dê a força convencitiva que almeja ou desista...

Seus argumentos, além de fracos, pecam pela constante repetição, apesar de já debatidos anteriormente. Sempre volta a reapresentá-los como se as objeções não existissem... Conversa assim tem um nome: codilouco!

se não consegue ver lógica nos meus argumentos ok! mas tambem não vejo la muita lógica em afirmar que reencarnação não existe porque não ha lembranças delas, a lógica tá que da mesma forma que pouca coisa se lembre de fatos do seu passado, por exemplo na festa do seu primeiro aniversario la estavam  pessoas e muitos outros detalhes, no seu primeiro ano escolar teve vários colegas e tambem muitos outros detalhes, embora tenha convivido com eles por um ano, aposto que hoje não se lembra do nome de nenhum deles ?
Então usando da sua ilógica eu posso afirmar que "nada disto existiu"! porque segundo sua falta de lógica sem lembranças, sem passado! :no:

voce pegou o bonde da vida "andando" e somente consegue olhar para traz tendo fé nas outras pessoas, ou seja crê no passado apenas "acreditando" que os fatos que lhe foram apresentados são verdadeiros!
por exemplo cre que seus pais  sejam legítimos, apenas porque ha um certidão de nascimento atestando tal coisa,mas pode estar sendo enganado! :chorao:  :hihi:
Ceticos acreditam na ciência dos outros por não conseguirem comprovarem os fatos  por si mesmos!
Se vier alguem falando que tal personagem existiu, porque foram encontradas "evidências" históricas, ai sim passarão a existir oficialmente para os que creram, mas não puderam comprovar por si mesmos, que tal existência tenha sida verdadeira!

Mas agora até que inovou um pouco, inventa a tese da “lembrança inacreditável”: se lembrássemos de vidas passadas não acreditaríamos que fossem recordações de outras vidas, então (esta parece ser sua conclusão): de nada adiantaria ter tais rememorações!

exato! de nada adiantaria porque não basta saber tem que sentir, sem emoção tornam-se inacreditáveis!
alem do que tal conhecimento não acrescentaria nada de positivo, antes despertariam sentimentos negativos e descontrole emocional
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1030 Online: 30 de Maio de 2017, 10:54:25 »
O que se tem é a possibilidade de se guiar para acreditar em algo desde um axioma, no caso da ciência, ou em nada, ou dogmas, no caso de crenças.

Offline Nostromo

• Nível 12
  • *
  • Honk Honk
« Resposta #1031 Online: 30 de Maio de 2017, 11:00:37 »

Instinto é uma funcionalidade resultado da seleção natural de indivíduos que replicam determinado comportamento que a eles possibilita ter maior sucesso na descendência.

Exatamente: o que é fundamental para sobreviver é que é registrado.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #1032 Online: 30 de Maio de 2017, 11:28:44 »

que evidências voce possui que o homem foi a lua? [/quote]
Citação de: Spencer
Nossa senhora! Isso é que é desvio!

Vai dizer que é adepto da teoria de que a ida a Lua foi encenação? E que alguns sábios vigilantes tudo descobriram e denunciaram a farsa?

Mas, não vamos discutir viagens à Lua. Ainda que nunca ninguém tivesse isso de verdade ao satélite terrestre nosso problema continuaria intato, ou seja: faltam evidências de que hajam outras vidas!

sou adepto de que "tudo é possivel para aquele que crê"
Assim tambem creio que o homem pode ou não pode ter ido a lua, uma coisa eu tenho certeza "eu mesmo nunca fui a lua,nem em sonhos!"
E voce mesmo sem poder ter comprovado as provas apresentadas , crê que o homem foi a lua?
Saberia explicar por que  nunca mais voltaram lá?
eu tambem não tenho lembranças de antes de um ano de idade, será que eu existia mesmo?
ok, sabemos que fetos se desenvolvem,mas isto não garante que ja fomos um feto,mas ja que todo homem ja foi um feto devemos crer que tambem ja fomos um ?
sim mas podemos estar errados, podemos ser um produto das ciencias ocultas, do tipo " Dr.frankstein! muhaaaaááááá!

de que se houvesse  vidas passadas teriamos lembranças!
porque ignorância não pode tornar realidade inexistentes, a não ser relativamente ao individuo!
Rejeitar a premissa por não gostar dela não a torna falsa... O que precisaria fazer é demonstrar que a ausência de lembranças de outras vidas  não macula a realidade da reencarnação, coisa que até aqui não conseguiu!
ok,mas adotar uma que lhe seja simpática tambem não a torna verdadeira!
e desde quando nossa ignorância possui poder para alterar a realidade de que" não sabemos de onde viemos nem para onde estamos indo e muito menos o que estamos fazendo aqui"

Citação de: Montalvão
Agora, se toda humanidade, indistintamente, trouxesse consigo nítidas recordações de que viveu outras vidas, aí a coisa mudaria de figura.
O saber humano muito se aprimoraria,
claros na História seriam facilmente preenchidos,
mistérios e dúvidas sobre acontecimentos passados seriam elucidados
e o saber de forma geral se aprimoraria.
Além disso, a corrupção que devasta a moral de muitos povos cessaria de existir;
a exploração dos desafortunados não seria conhecida;
as injustiças sociais acabariam ;
os que fossem tentados a praticar o mal pensariam duas vezes.
Enfim, teríamos um mundo muito melhor e todos seriam felizes...”
acorda para vida que ela é cruel, porque nós somos cruéis!
o saber intelectual não cria bondade ,pelo o contrario conhecimento da poder e arrogância ao ser humano , ironicamente quanto mais conhecineto intelectual mais bestializado se torna o homem que cada vez mais abandona sue instinto social e caminha para uma individualidade irracional!
(nota: o homem abandona seu instinto social e se torna irracional)!
a exemplo de Adão que ao adquirir conhecimento tornou-se arrogante e afastou-se de Deus!
ao contrario do que voce imagina o saber, a descoberta do oculto pode trazer sérios desastres a crianças despreparadas:
-saber que a vida é eterna poderia ser banalizada do tipo descartável, cobras trocando de peles!
-saber que  progrediu pode despertar vaidades "do tipo ja sou melhor que os outros"
-saber-se regredindo pode achar-se um caso perdido do tipo agora é "para o inferno e avante "
-saber-se estacionado pode gerar um complexo de incapacidade
-casos mal resolvidos do passado  incitariam novas  guerras  no presente

conhecimento  nunca foi sinônimo de sabedoria esta só vem através da conscientização através de novas experiências!

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #1033 Online: 30 de Maio de 2017, 11:53:35 »
E quem disse que a tese espírita está certa?
Esta foi uma questão sobre a qual muito trabalhei e tive que investir longo tempo.
Após amadurecidas reflexões, havia apenas um caminho, meu caro Giga, com o qual talvez vc ainda não se tenha deparado: estaremos vivendo num mundo de mentirosos e embusteiros que refinaram a arte de enganar?
Caso afirmativo, jamais atinei com o propósito de tamanha paranoia, visto que os vultos mais destacados neste meio, com inteligência e cultura acima da média, não se interessam por dinheiro, que é o motor da maioria das religiões. Pelo contrário, investem anonimamente em dispendiosa caridade ao próximo.

Também não se tem notícia de casos rumorosos na área do sexo, outro rastilho que costuma explodir no meio dos religiosos em geral e que a imprensa não perdoa.

O poder político, não seduz. Não existe e nunca existiu interesse nesta área. Tivemos dois nomes com destaque ali, Freitas nobre e o emblemático Bezerra, em priscas eras.

Você bem sabe que quando a polícia investiga um crime procura saber quem seria o beneficiado e qual a motivação.

O beneficiado é sempre o triste, o pobre e o aflito.
A motivação: levar o alento, a esperança e o esclarecimento.

Contudo precisamos reconhecer que o Espiritismo lida com fenômenos que a inteligência do homem prático, lógico e objetivo se recusa a confrontar.
Muitos cientistas sequer se interessam por tais fenômenos.

Penso, meu caro amigo Giga, que sendo você, como já notei, pessoa extremamente direta e que se aprofunda de modo apaixonado no conhecimento daquilo que combate ou defende, talvez jamais tenha pensado em oferecer o benefício da dúvida ao Espiritismo ao considerar seus dignos objetivos.

Offline Nostromo

• Nível 12
  • *
  • Honk Honk
« Resposta #1034 Online: 30 de Maio de 2017, 12:06:10 »
Spencer fica difícil levar em consideração porque nessa explanação tem muito do devocional do que do racional.

O espiritismo pega os conceitos da Roda da Samsara em uma parte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Samsara

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1035 Online: 30 de Maio de 2017, 12:07:31 »
O religioso é imbuído antes de tudo de vaidade. Se um espírita não
busca riquezas, um franciscano católico também não, mas ambos são imbuídos de vaidade. O mais "modesto" dos fundamentalistas judeus, que se veste de maneira rigorosa, de modo a evitar a "imodéstia" pode ser reconhecido pelos seus atavios a centenas de metros de distância. São todos vaidosos,e o que sobeja de vaidade vai certamente redundar colateralmente em lutar por poder e dinheiro e em escândalos de toda natureza.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #1036 Online: 30 de Maio de 2017, 12:09:27 »

Sergio, pense na evolução como uma palavra que exprime mecanismos observáveis e reais no surgimento e desenvolvimento das espécies, e na seleção natural como estas mesmas espécies tentam preservar o indivíduo em primeiro lugar e o todo, como consequência.
A ciência não lida com subjetividades nesta área. Ela testa, experimenta e conclui.
Instinto não é instrumento de laboratório e sim elemento de razoável especulação elucidativa. Tem valor apenas neste âmbito.
Mas se voce teorizar e introduzir um elemento que seja capaz do aprendizado ante a agressiva diversidade do meio, ao longo de um tempo em escala geo-histórica, e que este aprendizado gere automatismos e mecanismos de preservação, então você denominará a este elemento de Instinto.

Offline Nostromo

• Nível 12
  • *
  • Honk Honk
« Resposta #1037 Online: 30 de Maio de 2017, 12:11:11 »
busca riquezas, um franciscano católico também não, mas ambos são imbuídos de vaidade. O mais "modesto" dos fundamentalistas judeus, que se veste de maneira rigorosa, de modo a evitar a "imodéstia" pode ser reconhecido pelos seus atavios a centenas de metros de distância. São todos vaidosos,e o que sobeja de vaidade vai certamente redundar colateralmente em lutar por poder e dinheiro e em escândalos de toda natureza.

Eu tenho por mim que as pessoas escolhem uma crença de acordo com a necessidade de sua visão de mundo, consciente ou inconscientemente.

Pelo menos é o que a realidade me apresenta.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1038 Online: 30 de Maio de 2017, 12:12:01 »
Lembrei aqui das tentativas patéticas de espíritas de tentar convencer plateias incautas de certas fenomenologias ligadas ao embasamento da doutrina, como "materializações de ectoplasma", psicografias, mesas girantes, o escambau. Só vaidades. 

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #1039 Online: 30 de Maio de 2017, 12:12:17 »
busca riquezas, um franciscano católico também não, mas ambos são imbuídos de vaidade. 
Esta é a sua tese, seu argumento?
Precisa se esforçar mais.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1040 Online: 30 de Maio de 2017, 12:15:12 »

Eu tenho por mim que as pessoas escolhem uma crença de acordo com a necessidade de sua visão de mundo, consciente ou inconscientemente.

Nunca é inconscientemente. O que o religioso quer sempre quando externa sua "religiosidade" é ser o centro das atenções, é o estar certo da maneira mais fácil - "larga é a porta que conduz à perdição". Em resumo, vaidade.
« Última modificação: 30 de Maio de 2017, 12:17:53 por Sergiomgbr »

Offline Nostromo

• Nível 12
  • *
  • Honk Honk
« Resposta #1041 Online: 30 de Maio de 2017, 12:17:46 »

Nunca é inconscientemente. O que o religioso quer sempre quando externa sua "religiosidade" é ser o centro das atenções, é o estar certo da maneira mais fácil - mas larga é a porta que conduz à perdição. Em resumo, vaidade.

Mas quando você procura algo que te satisfaz não é ser vaidoso, não melhora sua auto estima?

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #1042 Online: 30 de Maio de 2017, 12:18:35 »
Lembrei aqui das tentativas patéticas de espíritas de tentar convencer plateias incautas de certas fenomenologias ligadas ao embasamento da doutrina, como "materializações de ectoplasma", psicografias, mesas girantes, o escambau. Só vaidades.   
Vamos fazer uma pequena brincadeira, caro e ilustre Sergio:
Vamos grafar a sua frase acima sem pejorativos, apenas a essência da ideia que quer trazer. Ficaria assim:

Lembrei aqui das tentativas de espíritas de tentar convencer plateias de certas fenomenologias ligadas ao embasamento da doutrina, como "materializações de ectoplasma", psicografias, mesas girantes.

E?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1043 Online: 30 de Maio de 2017, 12:26:10 »

Sergio, pense na evolução como uma palavra que exprime mecanismos observáveis e reais no surgimento e desenvolvimento das espécies, e na seleção natural como estas mesmas espécies tentam preservar o indivíduo em primeiro lugar e o todo, como consequência.
A ciência não lida com subjetividades nesta área. Ela testa, experimenta e conclui.
Instinto não é instrumento de laboratório e sim elemento de razoável especulação elucidativa. Tem valor apenas neste âmbito.
Mas se voce teorizar e introduzir um elemento que seja capaz do aprendizado ante a agressiva diversidade do meio, ao longo de um tempo em escala geo-histórica, e que este aprendizado gere automatismos e mecanismos de preservação, então você denominará a este elemento de Instinto.
Só será instinto se significar o oposto de extinto, se servir ao propósito de manutenção da espécie.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1044 Online: 30 de Maio de 2017, 12:30:18 »
Vamos fazer uma pequena brincadeira, caro e ilustre Sergio:
Vamos grafar a sua frase acima sem pejorativos, apenas a essência da ideia que quer trazer. Ficaria assim:

Lembrei aqui das tentativas de espíritas de tentar convencer plateias de certas fenomenologias ligadas ao embasamento da doutrina, como "materializações de ectoplasma", psicografias, mesas girantes.

E?
Tentativas de impor uma doutrina através de fenômenos sem comprovação por fatos. Vaidade puríssima.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1045 Online: 30 de Maio de 2017, 12:33:31 »

Nunca é inconscientemente. O que o religioso quer sempre quando externa sua "religiosidade" é ser o centro das atenções, é o estar certo da maneira mais fácil - mas larga é a porta que conduz à perdição. Em resumo, vaidade.

Mas quando você procura algo que te satisfaz não é ser vaidoso, não melhora sua auto estima?
Vaidade nesse caso é suprimível.

Offline Nostromo

• Nível 12
  • *
  • Honk Honk
« Resposta #1046 Online: 30 de Maio de 2017, 12:39:01 »

Vaidade nesse caso é suprimível.

Claro que no caso de auto estima é algo benéfico, no caso o mau uso desta leva  ao oposto de algo benéfico para si e para os outros.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1047 Online: 30 de Maio de 2017, 13:05:18 »

Claro que no caso de auto estima é algo benéfico, no caso o mau uso desta leva  ao oposto de algo benéfico para si e para os outros.
Exatamente, por isso eu considerei o "externar" a religiosidade.
« Última modificação: 30 de Maio de 2017, 13:08:28 por Sergiomgbr »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #1048 Online: 30 de Maio de 2017, 13:07:45 »
Nota-se, também, mais uma contradição em sua tese. Levando-se em conta que, em sua teoria, somos resultado de experiências de vidas passadas, muitos dos eventos vividos em outras vidas seriam de grande importância para explicar o que somos no presente, portanto: mais uma razão para que essas lembranças fossem acessíveis...

independente da sua falta de memória , voce é o resultado das suas ações passadas!
Assim como ainda se tornará o resultado das suas ações presentes!

Correto: somos o resultado de ações passadas... desta vida. Como não dispõe de argumentos para justificar outras existências, faz uso da experiência presente e a estica para o misterioso. Deveria fazer o mesmo com as lembranças, assim ficaria coerente: visto recordarmos boa parte das experiências da presente existência, deveríamos recordar boa parte das experiências de vidas anteriores, caso existissem...

À medida que se aprofunda a avaliação da tese reencarnacionista percebe-se que sobram dúvidas e contradições e faltam explicações. A suposição reencarnacionista é extrapolação inútil e desnecessária da presente e única existência. O que somos no presente encontra explicações suficientes nos eventos desta vida: tolice buscar em sonhadas outras vivências esclarecimentos que a proposta não consegue produzir.

se voce hoje é o resultado  de vidas passadas, mal grado sua ignorância  esse é um fato muito importante!
tanto quanto o ar para milhões de seres que o ignoram!

Se examinasse detidamente sua própria declaração entenderia que esse “se” que antecede o “voce hoje é o resultado  de vidas passadas” constitui condicional do tamanho de um trem de carga com centenas de vagões.

“Se fôssemos resultado de experiências de outras vidas” muitas coisas mudariam para toda a humanidade, mas dada a dramática ausência de evidências a respeito, podemos lançar a ideia na conta das fantasias...

Esse negócio de primeiro “Crer na imaginação” e tentar fazê-la realidade parece mais coisa de de doido que enlouqueceu que algo coerente!  É fato que muitas vezes a imaginação é o passo inicial de realizações admiráveis, mas também pode ser uma escorregante maionese podre. Não havendo evidências satisfatórias de que o que se imagina tenha fundamento a coisa imaginada deve ficar no seu devido lugar, ou seja: o campo da imaginação.

o mundo da imaginação pertence a realidade e digo mais muitas vezes se confundem!
de certo que após  adquirir o raciocinio, toda ação humana foi antes imaginada e nisto passou a ter uma interação entre o mundo real e o subjetivo!
na verdade a unica realidade existente para o individuo é a que esta dentro da mente dele, é ela que cria "um dentro e um fora", um autista age como se não houvesse um fora! e pessoas "normais" muitas vezes agem como  se fossem autistas,

No que essa reflexão surreal ajuda a legitimar a reencarnação não entendi...

Um dia imaginei que existisse o anãozinho gigante: espírito superior, medindo dois metros de perispírito, mas com suas doze perninhas do tamanho das de um pigmeu. Toda noite eu e o anãozinho levamos longos papos, isso deve ser o suficiente para comprovar sua existência, concorda?

sim ! existe dentro da sua mente criativa se fosse um doutor Vitor Frankstein poderia tornar sua imaginação bem mais próxima da realidade!

Será que devo entender que a reencarnação é algo que está dentro de sua imaginação e você quer estender seu ato de criação mental a todos os que nele não creem?

Se for isso, caímos na mesmo buraco: onde as evidências de que sua imaginação seja algo mais que imaginação?

Criaturo, se suas palavras forem lidas na correta acepção, ver-se-á que cada letra confirma o que venho dizendo: não existe evidência satisfatória para a reencarnação. O livre arbítrio e a palavra de Jesus aplicam-se aos fatos da presente existência, de modo algum a fantasiadas vidas pregressas...

se Jesus tivesse ensinado o ja conhecido, não teria sido tão enigmatístico através de parabolas , porque ensinava apenas para os que tinham ouvidos para entender e poder aceitar!

Em outras palavras: continuas carente de bons argumentos em prol da reencarnação... e não consegue se desgrudar da Bíblia: obra que não fala de reencarnação!

Existem as duas o quê? Duas formas de intuição? É isso o que quer dizer? Como nem sempre é fácil entender seu pronunciamento e para evitar longas conversas improdutivas, peço-lhe que mo explique o que entende por intuição. Não quero ser injusto de concluir que não sabe do que está falando sem confirmar o fato...

intuição pura é  o saber sem raciocínio.

Temos também conhecimentos vindos de espíritos  que nos são induzidos através dos pensamentos!

E ainda a intuição que voce se refere dedução  rapida da solução correta, baseada em conhecimentos  acumulados!

Beleza! Do que disse salva-se a primeira frase, se ficasse só nela e só com ela ganharia um dez e passaria de ano!

Realmente intuição (sem o “pura”) é conclusão sem raciocínio. A intuição no estado bruto não é ainda “saber”: será depois de devidamente burilada pelo raciocínio. A intuição resulta do processamento mental em segundo plano, apartado da consciência. Consciencialmente o indivíduo recebe o fecho desse processamento, por isso, para muitos, parece algo "do outro mundo". No entanto,  a  realidade é que somos seres intuitivos por natureza.

Portanto, a intuição não tem nada de misteriosa, tampouco indica ação de entidades espirituais sussurrando em nossos ouvidos revelações várias:  conquanto alguns defendam intuições místicas, das quais seriam dotados certas pessoas escolhidas por Deus para receber sua revelação, essa é uma crença entre tantas de difícil verificação.

Falei anteriormente a respeito do assunto, não sei se o leu, confira agora:

==============================.
“Sua ideia  é de que intuição seja algo mágico, prova viva da reencarnação! Triste enganos! Intuição são “insights”  mentais, sínteses que nossa mente elabora, sempre com base nos dados nela armazenados.

Ninguém tem intuições de coisas que não lhe sejam habituais. Se você fosse um matemático poderia intuir fórmulas inovadoras, teoremas revolucionários, mas se não for, nenhum pensamento da espécie lhe afloraria.

Um compositor pode sonhar com a letra de um grande sucesso, quem não tenha habilidade nessa área jamais vai compor nada que preste, nem sonhando nem em vigília. As intuições podem nos suprir de ideias muito ricas, ou de equívocos clamorosos.”

A suposição de que certas intuições sejam vislumbres de outras vidas é ingênua e não tem fundamento. Não vai ser por aí que irá demonstrar que a realidade da reencarnação, podes crer...”
=======================.

Então, Criaturo, concluo que tens compreensão sadia do que seja intuição, à qual conspurca com idealizações doidivanas!

Dedução não se confunde com intuição. A dedução já está na esfera do raciocínio.

Uma coisa que precisa saber é que as intuições tanto podem ser insights férteis quanto falhanças medonhas. Em verdade, erramos mais com as intuições que acertamos. Mesmo as intuições mais produtivas precisam ser posteriormente trabalhadas pelo raciocínio para se mostrarem efetivamente úteis. A ciência não se constrói por intuições, mas por elaborações raciocionativas.

Em em favor da reencarnação, em que tanto acredita, não vai dizer nada?

sim oportunidade para reaprender fazer melhor!

Enquanto vivemos, a presente existência,  temos oportunidade de aprender e reaprender. Se reencarnação houvesse e lembrássemos do aprendizado de outras vidas aí seria diferente... visto nascermos sem lembranças reencarnar não faz sentido...

E voce  porque diz ser uma crença horrivel?

Já respondi a isso, inclusive minha resposta você a cita a seguir: a horripilança da reencarnação está de fato de ser apregoada como sina da humanidade sem dela haver mínima evidência...Não falei que vejo “horrores vê na possibilidade reencarnativa”, basta reler meu comentário: falei que a hipótese é horrorosa, e é...Pô, de novo? Horrorosa porque destituída de evidências e falsamente apregoada como se fora realidade...
[/quote]

toda crença é improvável, mas você mesmo  disse que aprecia a moral de Jesus! Sem evidencias ela tambem é horrorosa?
para céticos Deus é uma crença sem evidências ele tambem é horroroso?
como falta de evidências pode tornar uma crença"horrorosa"?
Voce me acusa de ser um papagaio espirita andando em círculos "coisa de louco, né?", enquanto eu vejo voce comodamente agarrado  a um único argumento de "que sem suas lembranças não ha reencarnação!" como uma tabua de salvação da própria descrença!
então seja homem! vamos ver se sua lógica conseguirá sobreviver sem ela, desapegue-se!
Vamos considerar, conjecturar, racionar como uma possibilidade a existência da  reencarnação!
Diante disso qual seria os seus argumentos prós e contras?

Criaturo, você é engraçado pracaramba! Se a reencarnação fosse realidade e todos reencarnássemos, se eu gostaria ou não não faria diferença: teria que voltar de qualquer modo.
exato! como tambem sua falta de memórias!
até que em fim prevaleceu a lógica!
[/quote]

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1049 Online: 30 de Maio de 2017, 13:38:08 »

como falta de evidências pode tornar uma crença"horrorosa"?
Voce me acusa de ser um papagaio espirita andando em círculos "coisa de louco, né?", enquanto eu vejo voce comodamente agarrado  a um único argumento de "que sem suas lembranças não ha reencarnação!" como uma tabua de salvação da própria descrença!
então seja homem! vamos ver se sua lógica conseguirá sobreviver sem ela, desapegue-se!

Imaginando dois sujeitos, Zé e Tonho no seguinte diálogo:

Ô Zé, teim um duendi muntadu naquela brabuleta...

Quá, Tonhu?

Aquela dali , omi, aquela vermeia i marela...

To veno a brabuleta,Zé, mas nãum u duendi.

Ô omi, mas oia cuma qui ela avua... pra cima pra baxo, pra cima pra baxo...

Isso to venu, mas o duendi nun tô venu não...

Mas o duendi tá ali, omi, ele puxa o arreiu a brabuleta sobi, ele solta o arreiu, a brabuleta deci, ele meti a ispora  na brabuleta ela dá um soculavancu..
.

E assim o papo segue, com o Zé falando que tem um duende montado na borboleta, mas sem ter como mostrar com fatos, o tal duende.

O Zé até citou a passagens da Bíblia pra convencer o Tonho que tinha um duende montado na borboleta, mas nada de mostrar o duende. Até que depois das tantas o Tonho falou com o Zé,

Ih, mas ocê tá só repitino isso que tá veno duendi, na cacunda da brabuleta, omi... Tá andandi in círculu já, omi, tá paricenu um papagai duendista já... Só fala fala que tem duendi, mas farta invidença... Ocê teim qui tê  in vin den ça! Eita, mas qui crença rorosa, sô...

No que o Zé retrucou,

comu farta di invindença podi tornà uma crença"rorosa"?
oce mi acusa de sê um papagai duendista andanu em círculu "coisa de loucu, né?", inquantu eu vejo oce comodamenti garradu  a um único argumento de sem vê u duendi num tem duendi" comu uma tauba de sarvaçãum da própia discrença!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!