Recordo esparsos acontecimentos de quando contava três anos, dos quatro lembro de vários, dos cinco em diante guardo a lembrança de muitos e muitos eventos e experiências. Aos seis entrei para a escola. Na metade do ano letivo minha mãe adoeceu e veio a falecer. Perdi aquele ano. Tive que recomeçar do zero no ano seguinte.
meu pai morreu quando eu tinha 5 anos!
eu possuo um memória relativamente boa, não me lembro de quase nada da primeira série!
A acuidade memorativa varia de pessoa a pessoa. Tenho um amigo que jura lembrar de acontecimentos havidos quando tinha um ano! Conheço outros que dizem não recordar nada anterior aos sete...
me lembro de uma mudança onde tinha no maximo 2 anos, tambem me lembro quando ainda era carregado no colo e dormia nos braços da minha mãe ,bons tempos aqueles!
Esse seu “arquivo morto” é uma idealização bem esquisita, já o critiquei, mas você fala dele como se fora um constructo razoável, porém não é. Ir para o “arquivo morto” e esquecer não me parece ser a mesma coisa, se usa a expressão como sinônimo de esquecimento seria bom reavaliar a ideia.
arquivos de memórias que em situações incomuns poderão se manifestar no consciente !
A ideia de Deus é mais “forte” que a da reencarnação. Mas, uma coisa é certa, se Deus existe ele é oculto, imanifesto, embora crentes postulem que “as coisas criadas dão testemunho das incriadas”.
concorda que o mundo visivel vem do mundo invisivel?
podemos dizer que a natureza divina é conhecida e aponta para seus traços de personalidades!
porem a personalidade divina pode ser multante apresentada na pluraridade de infinitos seres!
por exemplo imagine que cada mundo tenha seu criador, que a Terra tenha sida criada por Jesus isto justificaria como Jesus pode ser o pai e filho ao mesmo tempo, integração criador com suas criaturas, ou melhor dizendo criaturas são a extensão de partes do criador!
Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. João 14:8
Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? João 14:9
Quanto à reencarnação, sendo evento que envolve a biologia teria que haver eco nos corpos e nas mentes. Trazemos em nossa estrutura orgânica registros de ocorrências havidas com nossos remotos antepassados, por exemplo, pesquisas indicam que possuímos genes dos extintos homens de Neandertal que, se sobrevivessem fariam com que a humanidade fosse composta por duas espécie: a sapiens sapiens e a sapiens neanderthalensis.
Ocorre que inexistem indícios que apontem para uma imaginada sucessão de vidas comuns a um indivíduo, nem nos corpos nem nas lembranças. Por isso, podemos creditar a crença na reencarnação na conta das fantasias.
digamos que a morte do corpo fisico seja como alguem que começa sofre de Alzheimer apessoa por um desequilíbrio fisico e mental começa a perder o interesse pelas coisas, assim vai deletando da memória!
diante da morte a alma só leva do corpo, memória que representaram algo para ela, a maioria das bobagens serão enterradas junto com o corpo!
que queres tu recordações do tempo que ainda era unicelular? especulações improdutivas de vidas passadas serão desconsideradas pela razão presente![/b] hihihihihihihihihihi
ja que se declarou não simpatizante da causa reencarnatória, gostaria que justificasse o por que?
Simples de “justificar”: a reencarnação é pregada como certeza quando dela só existem incertezas.
Uma coisa é, por exemplo, depositar fé na existência de um mundo espiritual, em Deus e em coisas semelhantes, todas inverificáveis. Neste caso, o crente, por mais certeza de expresse, deveria estar consciente de que apenas cultiva uma esperança que pode se concretizar ou não e só será conferida após o desfecho da vida material. Se houver algo além, beleza, valeu ter esperança; se não, fazer o quê?
Já com a reencarnação e a mediunidade, que seriam fenômenos espirituais com ressonâncias concretas na matéria, seus efeitos seriam mensuráveis tecnicamente. Da reencarnação, conforme comentei, detectar-se-iam reflexos nos organismos e brotariam nas mentes recordações das vivências pregressas. Visto que esses reflexos inexistem podemos concluir que a hipótese carece da indispensável sustentação.
saiba que tambem compartilho desse seu ceticismo agnóstico reencarnativo, embora me agrade muito a razão da reencarnação, vejo muita "evidencias" nas personalidades natas muito provavelmente como lembranças de vidas passadas guardadas na memória das almas, claro mal grado todo meu desejo por querer reviver aqui, sei que tal crença é improvável!
a não ser que seja de fato comprovado regressões que afirmam provarem vidas passadas,mas sabemos que provar que alguém não seja louco é muito difícil, porque mesmo depois de provado descobre-se que de fato tal pessoas era mesma louca!
veja só o orgulho do seu ceticismo, determinou que reencarnação só pode ser possível pela a graça da sua memória! imagine se um dia descobrir que estava enganado, claro, ficará sem graça! mas não em desgraça por que a vida continua, para crentes e descrentes!
Ja ateus são piores do que cegos pois dizem se não vejo não existe!
mas mal grado minha crença , ateus e ceticos são mais racionais, embora não considero isso la um sinal de muita evolução!
muito pelo contrario quanto mais racional mais escravizado pela matéria! esta lógica só funciona bem na sua cabeça!
obviamente que um novo corpo , uma memoria limpa( o espirito volta para sua antiga casa e encontra limpa, porque em jarro de barro novos é necessario colocar vinho novo, para que ambos se conservem).
eu estou argumentando que apenas as memória das vidas passadas estão na memória da alma , que por força de emoções do presente, ocasionalmente podem ser despertadas no cerebro!
Pois a intenção é deixar o passado especulativo, improdutivo no passado ser um novo homem, tente fazer a coisa certa e obterá ajuda necessaria! seja ela intuição de memórias passadas ou mesmo conselhos induzidos no seu pensamento, crê nisto?
ou acha-se um ser auto suficiente?
Criaturo, criativa criatura: o que está vendendo é um factóide.
O peixe podre reencarnativo que oferece vem sem lembranças porque insiste que seriam danosas, quando é claro que não seriam, ao contrário, muito contribuiriam para a evolução do reencarnado.
Quer convencer que mesmo esquecidos do passado de outras vidas “intuímos” o projeto e podemos concretizá-lo, o que fere profundamente a lógica (à qual muito se refere e pouco utiliza), prolatando um absurdo: como poderia quem esqueceu do planejado dar conta da obra?
Agora vem a inventar uma “memória da alma” da qual, com certeza, não tem como dar qualquer evidência. A memória está no cérebro, sem cérebro sem lembranças.
E, mais uma vez fica patente que não consegue se desgrudar da Bíblia, a qual utiliza tortamente para apoiar a reencarnação, mesmo nela não se encontrando reais referências ao assunto! Assim, cada vez mais se enrola...
peixe podre? aí não ! seja claro! por que não vê com bons olhos a possibilidade de poder reencarnar?
digamos que esta tão apegado a sua razão atual que nem consegue conceber o "nascer de um novo homem"?
E por que considera a lembrança de uma vida passada mais importante do que sua próxima vida?
Seu argumento esboroa-se ante o que sua própria crença ensina. Quem reencarna vem de outro plano onde planejou, com assessoria técnica, uma nova existência que incrementará progresso individual.
não tenho compromisso com doutrinas com regras padrões para seres diferentes que possuem livre arbitrio, para quebrar padrões dogmáticos!
cada ser é um caso diferente! quando muito apenas parecidos!
Então, o reencarnado já sentiu na carne o salário do pecado. Se todos repetem o mal, mesmo sabendo das inevitáveis consequências e as tendo experimentado, significa que a punição não funciona, caso em que a reencarnação seria inócua, ou os planejamentos espirituais são mal feitos e de nada adiantaria elaborar tais projetos!
digamos que o reincidentes se dá quando a dor da punição (reação do suas ações) foram insuficientes para poder conscientiza-lo do erro!
razão da vida diz que nenhuma vontade pode ser realizada 100%, nem a de Deus!
Então mal grado "boas intenções" os resultados nunca serão 100% conforme o planejado, normalmente tem a lei da compensação ganha-se aqui e perde-se ali, dentro desta inevitável realidade cada um tenta ajustar o meio termo que mais lhe convêm!
dento de um universo interdependente nenhuma nova ação poderá ser considera inócua, é assim que até as relativas más ações poderão ser uteis a outros!
por exemplo, o ladrão que causa prejuizo a alguem, em compensação tambem gera empregos para o ministério publico e ainda faz movimentar a economia!
é lógico que será considerado mais a sua má intenção, do que os beneficios causados por ela!
https://www.youtube.com/v/XkZ6g6YvyUQSupondo-se que os projetos reencarnativos sejam úteis e da mais alta qualidade, a lembrança dos erros de outras vidas muito aceleraria a caminhada evolutiva, pois a maioria, senão todos, evitaria repetí-los sabendo que terá que, inapelavelmente, pagar por eles. Nesta vida os criminosos se tornam contumazes porque apostam na impunidade, o que muitas vezes ocorre: apenas parcela dos que delinquem recebem castigos, normalmente as sardinhas são capturadas, os tubarões escapam.
pense na grande maioria de presos que ao ganharem liberdade voltam a reincidir? eles possuem lembranças do inferno ainda bem claro!
Então não é por falta de lembranças do sofrimento passado que voltam a pecar e sim por ainda não terem consciência que sempre estarão "presos, escravizados" pela própria falta de consciência !
é como Jesus disse: os escravos da materia não ficaram para sempre na casa do Pai, somente os filhos da conscientização!
E quanto os espíritos imundos ainda escravos da matéria, serão obrigados a entrar na vida mutilados, coxos e cegos, para que o sofrimento os possam acabar os conscientizando do mal feito!
é como ja disse! o melhor guia espiritual para conscientização humana é a dor fisica e moral, o ser humano especula, testa o quanto pode suportar de dor continuando ser errado! neste quesito masoquista os que se tornam demonios são os mais resistentes !
infelismente estamos em um pais onde a sociedade cultua um campo muito favoravel a criação de monstros, livres para continuar errando e testando limites inexistentes!
para um Brasil melhor, só Jesus na causa!
E´como te disse "não basta saber que errou, precisa sentir se conscientizar , desejar não repetir tais erros" é o primeiro passo para evolução em ser um novo homem!
Então, é isso aí, está até indo além do que postulo! O processo reencarnatório teria que se abrir por inteiro: além de lembrar dos erros cometido e do plano de recuperação, incluem-se os sentimentos correspondentes e a consciência de que o castigo é inevitável, tudo por já ter experimentado que é assim que funciona, quer dizer: memória total das experiências de outras vidas e das intervidas!
Aí sim, poderíamos conceber a reencarnação como método eficaz de evolução das almas!
voce ainda não entendeu que necessario é desapegar-se do passado e não querer passar sua vida presente chorando pelo leite ja derramado!
as pessoas não conseguem nem entender suas vidas presente, quanto mais sua vidas passadas, a receita da evolução é simples quanto mais erros maior são as dores, se fazer de vitimas da ignorância própria ou alheias, não ira aliviar suas dores!
O que está dizendo é muito doido: então, o ideal é que quanto menos gente souber que a vida continua melhor?
é a vida! a realidade percebida!
sim ! neste quesito tiro o chapéu para os ateus! fazer o correto sem esperar por recompensas pós vidas:
"é bom aprender a vida é cruel, voce vai morrer e não vai pro céu!" homem primata (que mata), capitalismo selvagem!