Autor Tópico: Razão x Fé  (Lida 48869 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline montalvão

  • Nível 21
  • *
  • Mensagens: 730
Re:Razão x Fé
« Resposta #1000 Online: 28 de Maio de 2017, 23:07:27 »
Citação de: Spencer
Outra, é a colocação do Sergio, destoante do que ensina a DE, ele diz:"ele" só é o reflexo do funcionamento do mecanismo biológico, que é físico. . Naturalmente é a visão cética, justificada, pois.

Segundo a DE, o espírito é tudo e a biologia apenas reflete suas impressões, Isto, de um certo modo até mesmo observado pela ciência quando aborda a somatização das impressões mentais afetando o equilíbrio físico.

O problema de DE, spencer, é que ela nos oferece certezas sem as garantias necessárias. Dizer que o espírito é “tudo” é mole, demonstrar é que são elas.

Se sua intenção é divulgar a doutrina, tudo bem, nós, pouco aprofundados nela, aprenderemos, mas, se é oferecer a alegações kardecistas como verdade, sem delas dar evidências saudáveis, aí, meu jovem, serás mais uma voz que clama no deserto da incerteza e obscuridade.

Reveja sua afirmação, pois naufraga na inverificabilidade: a ciência não observa nada do que diz que ela observou. É fato que o psíquico influencia o orgânico, mas não é fato que seja um espírito, construto teórico indetectável,  a comandar o aparato mental.

Offline Spencer

  • Nível 28
  • *
  • Mensagens: 1.409
Re:Razão x Fé
« Resposta #1001 Online: 29 de Maio de 2017, 00:30:49 »
Caros, todos;
sempre navegaremos no mesmo rio de ideias e argumentos.
Falamos de uma fenomenologia que não se enquadra nos moldes da ciência e exigir provas materiais das sua causalidade, pelo menos nos dias de hoje em que estes fatos escasseiam embora não tenham desaparecido, seria colocar um ponto final na discussão.
Os dois lados perdem, e sairão frustrados pois trata-se de assunto fértil, instigante e curioso, por que não?

Ainda, gostaria de explicitar um certo desconforto por trazer conceitos da DE no CC, mas até então isto não foi considerado proselitismo, pela moderação.
Certamente há o entendimento de tratar-se de um assunto como qualquer outro, desde que se guarde as devidas cautelas em vista das regras.

Posso afiançar que não pretendo, aliás nem tenho competência para tal, ao trazer todos aqueles conceitos, convencer a qualquer um sobre a veracidade deles.
Inobstante, tenha sempre guardado a pretensão de anotar, exclusivamente para aqueles que participam destes debates, aspetos curiosos sobre acontecimentos e circunstâncias da vida real que se  enquadrariam no cenário espiritista. Passível de discussão, claro.

Então, quando questionam sobre as afirmativas que faço, não têm elas o caráter impositivo, pois são simples declaração de entendimento sobre o tema espírita.
E neste caso preciso reafirmar minha total e inequívoca crença na revelação trazida por via mediúnica, particularmente no trabalho de Xavier e, com pequenas restrições, na obra de Kardec.
E neste último caso, muito mais pelas opiniões pessoais do codificador, que podem ser confundidas com as mencionadas revelações.  (Não gosto muito deste termo mas parece que é o mais adequado.)
Vamos em frente.

Offline Spencer

  • Nível 28
  • *
  • Mensagens: 1.409
Re:Razão x Fé
« Resposta #1002 Online: 29 de Maio de 2017, 00:47:25 »
Citar
Reveja sua afirmação, pois naufraga na inverificabilidade: a ciência não observa nada do que diz que ela observou. É fato que o psíquico influencia o orgânico, mas não é fato que seja um espírito, construto teórico indetectável,  a comandar o aparato mental.
Não, de fato eu não poderia adiantar tratar-se de espírito, na altura do debate seria pretensão. Mas observe um avanço: o modo habitual de pensar e agir daquela pessoa, pode fazer com que algo subjetivo, psíquico, afete de modo importante o biológico. E se observarmos os casos em que isto ocorre, não encontraremos um padrão, nem na forma nem na intensidade da resposta.
Acredito que pessoas possam experimentar os mesmos quadros de irritabilidade ou stress e não apresentarem os mesmos sintomas, ou, até nenhum sintoma.
Isto afastaria a tese de que um certo nível de adrenalina ou outra substância relacionada, sempre causaria o mesmo sintoma. Ei! tem algo aqui, não? Idiopatia?

Offline Spencer

  • Nível 28
  • *
  • Mensagens: 1.409
Re:Razão x Fé
« Resposta #1003 Online: 29 de Maio de 2017, 01:15:16 »
Sr. Spencer
Onde é aquela passagem que o Kardec fala nos juros (negativos no caso) pra quem na erraticidade se voluntarie em resgatar aceleradamente as dívidas :?:
Ele trabalhou em prestigiosa Casa Bancária - da qual aliás sou cliente...- e facilmente entenderá que é como um desconto de duplicata com taxas não lineares a favor do espírito que se voluntaria. 
Não consigo me lembrar onde está  :( é no ESE :?:
Acredito que sim, no ESE. Com mais tempo vou procurar.
Mas com certeza na obra de Xavier; por exemplo, in A Vida Continua, cap 13. Uma entidade é resgatada das sombras e se dedica, com tanto empenho na pp renovação que obtém créditos para a próxima encarnação.

Nos Evangelhos: um homem descobre uma riqueza em certo campo vai e vende tudo o que tem para adquirir aquelas terras...
Seria mais ou menos a mesma coisa. Investe-se pesadamente em algo específico na esperança de um retorno bastante compensador.

Offline Criaturo

  • Nível 36
  • *
  • Mensagens: 3.292
  • Sexo: Masculino
  • "sinto logo existo"
Re:Razão x Fé
« Resposta #1004 Online: 29 de Maio de 2017, 08:06:21 »
Nobre Criaturo,

Parece que sua pobre argumentação em favor da múltiplas existências se esgotou: está se repetindo muito e nada acrescentando em termos de esclarecimento.

A ausência de lembranças de outras vidas continua o óbice principal contra a crença reencarnacionista: as rotas explicações que apresenta não muda esse quadro.Ou você acha um caminho que lhe dê a força convencitiva que almeja ou desista...

mesmo que um morto ressuscite , não irão crer!
lembra do cetico que começou a ver vultos, procurou um psiquiatra porque, "louco sim crente nem pensar!"
pois é muito provavelmente se voce tivesse lembranças como sonhos  tambem não acreditaria e se fossem muito reais daria credito a esquizofrenia procuraria um médico e tomaria remédios!
Então contineu assim como esta esquecido,melhor não ter memórias do que ficar louco!


Citar
Não, não torna. Entretanto, a falta de memória não legitima especulações vazias. Sabendo que somos seres lembradores e recordamos eventos de nosso passado da presente vida, igualmente, eventos de outras vidas, caso existissem, deveriam ser lembrados.

mas tambem temos os seres esquecedores

Citar
Para que se pudesse hipotetizar que sonhos fossem lembranças de outras vidas, no mínimo dos mínimos, teríamos que dispor de evidências de que tivemos outras vidas, mas elas não existem...
que evidências voce possui que o homem foi a lua?

Citação de: montalvão
Sua afirmação é de grande importância:  mostre onde está a falsidade da premissa, por favor...
de que se houvesse  vidas passadas teriamos lembranças!
porque ignorância não pode tornar realidade inexistentes, a não ser relativamente ao individuo! 


Citação de: montalvão
Se enrola e não percebe. A douda pregação reencarnacionista diz que somos resultado das experiências de vidas passadas, sendo assim, as recordações de outras vidas fariam sim muito sentido, caso existissem outras vidas...
alem da especulação qual seria o ganho em se ter tal ciência?

Citação de: montalvão
Os problemas de recordar acontecimentos de outras vidas não seriam maiores que os de lembrar acontecimentos a presente existência.
[/quote]
a credite que ja temos problemas de mais com apenas uma vida e voce ainda ta querendo arrumar mais vidas para tomar conta! :hihi:

Citação de: montalvão
Arquivo morto pressupõe que a informação esteja presente, embora não seja imediatamente acessível, ao contrário do que ocorre com as lembranças vivas. Nesse caso, com algum esforço seria possível recuperar o informe. Se, porém,  forem definitivamente apagadas da memória, aí sim, para a pessoa deixaram de existir.
Desse modo,  se os dados estão apenas  esmaecidos (o seu “arquivo morto”) então podem ser recuperadas e existem.


Citar
Nota-se, também, mais uma contradição em sua tese. Levando-se em conta que, em sua teoria, somos resultado de experiências de vidas passadas, muitos dos eventos vividos em outras vidas seriam de grande importância para explicar o que somos no presente, portanto: mais uma razão para que essas lembranças fossem acessíveis...
independente da sua falta de memória , voce é o resultado das suas ações passadas!
Assim como ainda se tornará o resultado das suas ações presentes!

Citar
À medida que se aprofunda a avaliação da tese reencarnacionista percebe-se que sobram dúvidas e contradições e faltam explicações. A suposição reencarnacionista é extrapolação inútil e desnecessária da presente e única existência. O que somos no presente encontra explicações suficientes nos eventos desta vida: tolice buscar em sonhadas outras vivências esclarecimentos que a proposta não consegue produzir.
se voce hoje é o resultado  de vidas passadas, mal grado sua ignorância  esse é um fato muito importante!
tanto quanto o ar para milhões de seres que o ignoram!


Citação de: Criaturo
a imaginação é o principio da realidade
Citar
Talvez, se aprofundasse esse pensamento seria possível melhor avaliá-lo, por enquanto não está dizendo nada de consistente.
veja Matrix I

Citar
Esse negócio de primeiro “Crer na imaginação” e tentar fazê-la realidade parece mais coisa de de doido que enlouqueceu que algo coerente!  É fato que muitas vezes a imaginação é o passo inicial de realizações admiráveis, mas também pode ser uma escorregante maionese podre. Não havendo evidências satisfatórias de que o que se imagina tenha fundamento a coisa imaginada deve ficar no seu devido lugar, ou seja: o campo da imaginação.

o mundo da imaginação pertence a realidade e digo mais muitas vezes se confundem!
de certo que após  adquirir o raciocinio, toda ação humana foi antes imaginada e nisto passou a ter uma interação entre o mundo real e o subjetivo!
na verdade a unica realidade existente para o individuo é a que esta dentro da mente dele, é ela que cria "um dentro e um fora", um autista age como se não houvesse um fora! e pessoas "normais" muitas vezes agem como  se fossem autistas,


Citar
Um dia imaginei que existisse o anãozinho gigante: espírito superior, medindo dois metros de perispírito, mas com suas doze perninhas do tamanho das de um pigmeu. Toda noite eu e o anãozinho levamos longos papos, isso deve ser o suficiente para comprovar sua existência, concorda?

 sim ! existe dentro da sua mente criativa se fosse um doutor Vitor Frankstein poderia tornar sua imaginação bem mais próxima da realidade!

Citação de: montalvão
Criaturo, se suas palavras forem lidas na correta acepção, ver-se-á que cada letra confirma o que venho dizendo: não existe evidência satisfatória para a reencarnação. O livre arbítrio e a palavra de Jesus aplicam-se aos fatos da presente existência, de modo algum a fantasiadas vidas pregressas...
se Jesus tivesse ensinado o ja conhecido, não teria sido tão enigmatístico através de parabolas , porque ensinava apenas para os que tinham ouvidos para entender e poder aceitar!


Citação de: montalvão
Existem as duas o quê? Duas formas de intuição? É isso o que quer dizer? Como nem sempre é fácil entender seu pronunciamento e para evitar longas conversas improdutivas, peço-lhe que mo explique o que entende por intuição. Não quero ser injusto de concluir que não sabe do que está falando sem confirmar o fato...

intuição pura é  o saber sem raciocínio.
Temos também conhecimentos vindos de espíritos  que nos são induzidos através dos pensamentos!
recordação de experiências de vidas passadas vindas em forma de intuição!
E ainda a intuição que voce se refere dedução  rapida da solução correta, baseada em conhecimentos  acumulados!


« Última modificação: 29 de Maio de 2017, 12:53:00 por Criaturo »
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Nostromo

  • Nível 12
  • *
  • Mensagens: 223
  • Sexo: Masculino
  • Honk Honk
Re:Razão x Fé
« Resposta #1005 Online: 29 de Maio de 2017, 08:15:32 »

Eu gostaria de saber se existe uma explicação no espiritismo mais plausível que essa sem entrar no modo Hellman's a verdadeira maionese? E por que sem vidas passadas não existiria instinto?

cuidado com merchamdaise !
talvez o instinto tambem seja uma recordação de vidas passadas, no homem funcionaria mais como forma de intuição! dons naturais e traços de personalidade!

Finalmente me vejo inclinado a concordar com ponderação do Criaturo: realmente, o instinto é "recordação" de vidas passadas. Recordação no sentido de que a evolução seleciona o que for útil para a sobrevivência da espécie e registra nas reações instintivas. Então, as vidas dos ancestrais, suas vivências e confrontos com o meio ambiente engendraram as manifestações instintivas atuais.

Criaturo fez o discurso certo para defender a causa errada...

Lembre-se, nobre Criaturo, que ainda está a me dever explicar o que entende por intuição...

Ele é uma recordação de funções vitais de uma determinada espécie, se fosse caso de vidas passadas ao menos teria que ter isso registrado no material genético de cada indivíduo de uma maneira distinta. Isso se queremos ter um embasamento para a existência de vidas passadas.

Offline Criaturo

  • Nível 36
  • *
  • Mensagens: 3.292
  • Sexo: Masculino
  • "sinto logo existo"
Re:Razão x Fé
« Resposta #1006 Online: 29 de Maio de 2017, 08:55:55 »
Citação de: montalvão

Em em favor da reencarnação, em que tanto acredita, não vai dizer nada?


sim oportunidade para reaprender fazer melhor!
E voce  porque diz ser uma crença horrivel?


Citação de: Criaturo
opa! agora tivemos um progresso!
voce saiu da descrença justificada pela sua falta de memória, e confessa suas aversão por tal possibilidade!
Beleza! agora justifique por que : "horrenda e insustentável hipótese" ?


Citação de: montalvão
Horrenda hipótese sim: pregada com muita veemência, mas amparada no vazio da fantasia e sustentada pela imaginação desvairada!


Citação de: Criaturo
ok! o mais importante decreva ai, quais horrores vê na possibilidade reencarnativa?
Citar
Seu “ok” significa que concorda que a tese reencarnacionista é “amparada no vazio da fantasia e sustentada pela imaginação desvairada”?  Se for isso, há luz no fim do túnel...

Não falei que vejo “horrores vê na possibilidade reencarnativa”, basta reler meu comentário: falei que a hipótese é horrorosa, e é...

eu vejo possibilidades de evidências onde fosse vê apenas um vazio!
então justifique porque a hipótese é horrorosa?
 

Citação de: montalvão

“O máximo que posso fazer, pretendendo esclarecê-lo,  é o que venho fazendo:  mostrar que a suposição não tem firmes fundamentos, e as alegações que parecem ampará-la são apenas extensões do que se aplica a presente vida arbitrariamente esticado para a crença em outras. “
ok a reencarnação é algo improvavel!
Mas considerando a reencarnação como uma realidade existente:
-voce gostaria de reencarnar?
-qual seria seus argumentos prós e contra?


Citar
“É lobice (loba tolice) querer utilizar eventos exceptivos para criar regras gerais, ou esclarecer alguma coisa, mesmo porque está pensando tortamente: essa de lobos fazerem o ser humano regredir é pra lá de insana!”

estes dois videos de humanos um criado por cachorro e outro aparentemente perturbado espiritualmente provam que a involução humana é possivel:



falou o rei, e disse: Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a morada real, pela força do meu poder, e para a glória da minha majestade?
Ainda estava a palavra na boca do rei, quando caiu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonozor: Passou de ti o reino.
E serás expulso do meio dos homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer.
Na mesma hora a palavra se cumpriu sobre Nabucodonozor, e foi expulso do meio dos homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu o cabelo como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves.” Daniel 4:29-33




« Última modificação: 29 de Maio de 2017, 08:58:29 por Criaturo »
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Gorducho

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.972
  • Sexo: Masculino
Re:Razão x Fé
« Resposta #1007 Online: 29 de Maio de 2017, 09:06:23 »
E neste último caso, muito mais pelas opiniões pessoais do codificador, que podem ser confundidas com as mencionadas revelações.  (Não gosto muito deste termo mas parece que é o mais adequado.)
Se em CX temos o vocabulário padronizado que não distingue um "espírito" de outro, os treinos tais como os cadernos de colagens e a consulta a obras terrícolas, temos de que CX cometia os mesmos erros do Codificador, sendo seus "ensinamentos" tão inconfiáveis quanto.

Se "mediunidade" existisse, "médiuns" que realmente pudessem ser levados a sério seriam os inconscientes.
« Última modificação: 29 de Maio de 2017, 09:08:28 por Gorducho »

Offline montalvão

  • Nível 21
  • *
  • Mensagens: 730
Re:Razão x Fé
« Resposta #1008 Online: 29 de Maio de 2017, 09:39:33 »
Citar
Reveja sua afirmação, pois naufraga na inverificabilidade: a ciência não observa nada do que diz que ela observou. É fato que o psíquico influencia o orgânico, mas não é fato que seja um espírito, construto teórico indetectável,  a comandar o aparato mental.

Não, de fato eu não poderia adiantar tratar-se de espírito, na altura do debate seria pretensão. Mas observe um avanço: o modo habitual de pensar e agir daquela pessoa, pode fazer com que algo subjetivo, psíquico, afete de modo importante o biológico. E se observarmos os casos em que isto ocorre, não encontraremos um padrão, nem na forma nem na intensidade da resposta.
Acredito que pessoas possam experimentar os mesmos quadros de irritabilidade ou stress e não apresentarem os mesmos sintomas, ou, até nenhum sintoma.

Isto afastaria a tese de que um certo nível de adrenalina ou outra substância relacionada, sempre causaria o mesmo sintoma. Ei! tem algo aqui, não? Idiopatia?

Spencer,

Sua dúvida é facilmente resolvida. Não se trata de idiopatia, mas de idiossincrasia: as pessoas reagem diferentemente a estímulos semelhantes. Isso não altera o fato constatado que as reações orgânicas provêm de uma base neuroquímica.

Você não vai encontrar padrão na humanidade, apenas similaridades: cada indivíduo possui peculiaridades que o tornam diferente de todos os demais da espécie, nada obstante, em termos gerais,  somos todos "iguais", ou seja, é possível definir os limites que nos caracterizam como  humanos.

Offline Gorducho

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.972
  • Sexo: Masculino
Re:Razão x Fé
« Resposta #1009 Online: 29 de Maio de 2017, 10:04:51 »
E as pesquisas tentativamente técnicas descompromissadas com CAUSAS como as do Dr. Ian Stevenson, mostraram que as "lembranças" são culturalmente dependentes.
Então acabaram contribuindo CONTRA as teses reencarnacionistas.
100% dos brasileiros conhecem as teses reencarnacionistas, no entanto é ínfimo o n° de brasileiros com memórias;
as marcas de nascença vão explicitamente contra os dogmas tanto kardecistas quanto o Centro de Planejamento de Reencarnações xaverianista onde fazem o modelo do futuro vaso carnal em peri-CAD 3D (se lembra dos nossos quadrados Sr. Criaturo :?:  :pula:) e portanto "marcas de nascença" não têm lugar nessa cosmologia.
Despediu-se Alexandre, deixando-me na grande instituição de planejamento, onde o Assistente Josino, ocupado nos encargos de seu ministério, me confiou aos cuidados de Manassés, um irmão dos serviços informativos da casa, que me acolheu prazerosamente, cercando-me de gentileza e carinho. Senti imediatamente que o meu aprendizado ali se iniciava com imenso proveito. Manassés era um livro volante. Seus pareceres e informes traduziam valiosos ensinamentos.
Aproximando-nos dos pavilhões de desenho, onde numerosos cooperadores traçavam planos para reencarnações incomuns

« Última modificação: 29 de Maio de 2017, 11:23:51 por Gorducho »

Offline Criaturo

  • Nível 36
  • *
  • Mensagens: 3.292
  • Sexo: Masculino
  • "sinto logo existo"
Re:Razão x Fé
« Resposta #1010 Online: 29 de Maio de 2017, 11:08:45 »
REENCARNAÇÃO... a trajetória para o nada


Chegando na erraticidade Ultimoturo relembrou todas suas vidas erradas. Chorou muito, lamentou as maldades e planejou voltar à vida novamente um fracassado: jurou a si mesmo que dessa feita seguiria o projeto por inteiro e aprenderia a lição, livrando-se da encrença de ficar estacionado vidas sem fim na correção de um problema só.

E assim veio ao mundo o Copioturo, filho bastardo de um fazendeiro arruinado...
COMO PODE SER O NADA?

Pois é tem gente que não aprende nunca, a culpa sempre será dos outros,então reveja  o que será dito ao Multituro antes da sua proxima reencarnação:
9 Se teu olho te leva ao pecado, arranca-o e lança-o longe de ti: é melhor para ti entrares na vida cego de um olho que seres jogado com teus dois olhos no fogo da geena.
Por isso, se tua mão ou teu pé te fazem cair em pecado, corta-os e lança-os longe de ti: é melhor para ti entrares na vida coxo ou manco que, tendo dois pés e duas mãos, seres lançado no fogo eterno. Mateus 18:8

« Última modificação: 29 de Maio de 2017, 11:10:51 por Criaturo »
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

  • Nível 36
  • *
  • Mensagens: 3.292
  • Sexo: Masculino
  • "sinto logo existo"
Re:Razão x Fé
« Resposta #1011 Online: 29 de Maio de 2017, 11:19:09 »
E além desta observação do Sr. Gorducho existe um outro fator que não se tem abordado devidamente e que subsiste como forma importante para a correção de nossos atos: o sofrimento.

Sofrimento e dor na natureza tem o propósito precípuo de tornar a existência paradoxalmente menos dolorosa. A dor é um mecanismo sofisticado, algo como um alarme para que a entidade biológica seja avisada de alguma avaria ou desvirtuação do funcionamento do sistema, tardio, ou seja, quanto mais complexo for o indivíduo mais complexo será seu sistema sensor de interação com o meio e maior a identificação de dores e sofrimento.

Só que tudo é físico, o "espírito" não gera nem dor nem sofrimento, "ele" só é o reflexo do funcionamento do mecanismo biológico, que é físico. Não existe um espírito sofredor, só um corpo, onde se situam os sensores para interagir com o meio, pode responder a estímulos de dor e sofrimento.
28 E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
alem de alertar sobre problemas fisicos , existe tambem a dor da alma ou seja a dor moral que indica que a pessoa não esta indo pelo caminho correto!
A dor fisica e moral é o melhor guia para evolução dos seres!
É a dor que  melhor faz conscientizar ao seres de que estão vivos! 
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

  • Nível 36
  • *
  • Mensagens: 3.292
  • Sexo: Masculino
  • "sinto logo existo"
Re:Razão x Fé
« Resposta #1012 Online: 29 de Maio de 2017, 11:28:45 »

Segundo a DE, o espírito é tudo e a biologia apenas reflete suas impressões, Isto, de um certo modo até mesmo observado pela ciência quando aborda a somatização das impressões mentais afetando o equilíbrio físico.
Bela tentativa.

A espiritologia está cada vez mais próxima de colocar o último prego no caixão da neurologia, que cada vez mais se mostra uma pseudociência inútil, que fica ficcionalizando sobre "funções cerebrais". Ora, se os poltergeists movem objetos acerebrados, o mesmo seria com o espírito encarnado, não requerendo cérebro para tanto.


muito engraçado! :smartass:
reconhecidamente a neurociência esta muito evoluída, porem nem tanto  considerando autismo, depressão e todas doenças que demandam efeitos da alma!
para esse tipo de demônios pessoais só Jesus na causa?


 
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline montalvão

  • Nível 21
  • *
  • Mensagens: 730
Re:Razão x Fé
« Resposta #1013 Online: 29 de Maio de 2017, 12:04:10 »
Roberturo passara dos cinquenta e já começara a desistir de conquistar algo na vida. A mulher que ele amava se fora, levando os filhos. Nenhum emprego dava certo. Tentou negócios próprio e fora derrota total!
Roberturo achava-se desprezado pela sorte. Talvez nem Deus gostasse dele, apesar de sempre ouvir que Deus era bom, com ele essa bondade divina não se confirmava. Assim, seguia o pobre homem sua triste sina, esperando que a morte o levasse cedo, para que a constante frustração que experimentava findasse.

[...]
Em consequência teve que repetir a vida nos moldes anteriores para ver se se consertava: não deu certo.
Em vista do fracasso, ao tornar à erraticidade, planejou ser um fracassado em vida


Ele resolve na subsequente encarnação volver nas mesmas condições da passada fracassada. Claro: nada impede. Mas na prática não é verossímil pois a dívida se acumulara e os mentores aconselhariam ele a escolher uma situação muito pior pra resgatar de vez tudo com deságio (se lembra do desconto de duplicatas do nosso tempo :?:).

Toda dúvida fica esclarecida com duas palavras que você mesmo utilizou: nada impede. . Quer dizer, mesmo que eu pretendesse escrever espiriticamente (o que não foi o caso) o personagem não estaria de todo descasado da doutrina. Deveras, Kardec dá a entender que o reencarnante que seja relapso no cumprimento das tarefas que programou pode retomá-las na próxima existência,  inclusive, comparou estes com escolares que repetem o ano escolar, conforme ilustra o trecho a seguir do ESE (que talvez o ajude na busca do texto que pediu ao Spencer, embora não seja, suponho, o que busca).

“NOTA. - Uma comparação vulgar fará se compreenda melhor essa diferença. O escolar não chega aos estudos superiores da Ciência, senão depois de haver percorrido a série das classes que até lá o conduzirão. Essas classes, qualquer que seja o trabalho que exijam, são um meio de o estudante alcançar o fim e não um castigo que se lhe inflige. Se ele é esforçado, abrevia o caminho, no qual, então, menos espinhos encontra. Outro tanto não sucede àquele a quem a negligência e a preguiça obrigam a passar duplamente por certas classes. Não é o trabalho da classe que constitui a punição; esta se acha na obrigação de recomeçar o mesmo trabalho.

Assim acontece com o homem na Terra. Para o Espírito do selvagem, que está apenas no início da vida espiritual, a encarnação é um meio de ele desenvolver a sua inteligência; contudo, para o homem esclarecido, em quem o senso moral se acha largamente desenvolvido e que é obrigado a percorrer de novo as etapas de uma vida corpórea cheia de angústias, quando já poderia ter chegado ao fim, é um castigo, pela necessidade em que se vê de prolongar sua permanência em mundos inferiores e desgraçados. Aquele que, ao contrário, trabalha ativamente pelo seu progresso moral, além de abreviar o tempo da encarnação material, pode também transpor de uma só  vez os degraus intermédios que o separam dos mundos superiores.

 
Citação de: montalvão
declaração de autoridade. Qual foi a base técnica de Kardec para dar essa garantia, além de nenhuma?

Citação de: Gorducho
Kardec consultou médiuns do mundo inteiro gerando amplíssimo arquivo de preciosos documentos autênticos.
Infelizmente - como certamente sabe...- o inverno de 40/41 foi terrível (e os subsequentes até piores... ) e com a natural escassez de carvão induziu as tropas de ocupação a utilizarem os mesmos pras lareiras da Casa dos Espíritas requisitada como alojamento que fora  :(

Essa história de consulta a médiuns do inteiro orbe está mais para lenda urbana que realidade. O que se tem é a declaração do codificador de que assim o fez. Nem os cadernos, os famosos 50 cadernos, que conteriam essas contribuições “do mundo inteiro” a que se refere, chegaram até nós e sua existência não é tida por certa.

Certamente, se essa coleta mundial de manifestações de espíritos ocorresse Kardec toparia com as mais diversas e conflituosas opiniões sobre a reencarnação e outros pontos da doutrina. Claro, que os “espíritos” anglo-saxões condenariam a crença multividas; os espíritos asiáticos postulariam a metempsicose, e o codificador teria que expressar a desunião de pontos de vista da espiritualidade em relação ao assunto.

Ou Rivail escamoteou aquilo que contradissesse sua pessoal preferência pelo reencarnacionismo, ou se os cadernos existiram não devem tê-lo ajudado muito...

Offline montalvão

  • Nível 21
  • *
  • Mensagens: 730
Re:Razão x Fé
« Resposta #1014 Online: 29 de Maio de 2017, 12:28:25 »
Caros, todos;
sempre navegaremos no mesmo rio de ideias e argumentos.
Falamos de uma fenomenologia que não se enquadra nos moldes da ciência e exigir provas materiais das sua causalidade, pelo menos nos dias de hoje em que estes fatos escasseiam embora não tenham desaparecido, seria colocar um ponto final na discussão.
Os dois lados perdem, e sairão frustrados pois trata-se de assunto fértil, instigante e curioso, por que não?

[...]

Então, quando questionam sobre as afirmativas que faço, não têm elas o caráter impositivo, pois são simples declaração de entendimento sobre o tema espírita.
E neste caso preciso reafirmar minha total e inequívoca crença na revelação trazida por via mediúnica, particularmente no trabalho de Xavier e, com pequenas restrições, na obra de Kardec.
E neste último caso, muito mais pelas opiniões pessoais do codificador, que podem ser confundidas com as mencionadas revelações.  (Não gosto muito deste termo mas parece que é o mais adequado.)
Vamos em frente.


Spencer,

Legal seu esclarecimento. Fico ciente que sua base é mais chiquista que kardecista, isso me ajudará a melhor entender seus pronunciamentos.

Apesar de concordar com você nalguns pontos e admirar a honestidade de seu pronunciamento, devo dizer-lhe duas coisas:

1)   No que diz respeito à mediunidade pode-se, sim, exigir provas materiais da ação de espíritos na natureza. A lógica é clara: se mortos agem entre os vivos, mesmo sendo invisíveis, suas ações poderiam ser detectadas por meio de experimentos condizentes. Óbvio que realizados à exaustão, até que se pudesse concluir seguramente pela real presença de desencarnados nos eventos mediúnicos. 

O ruim é que os adeptos da mediunidade fogem, inexplicavelmente, de produzir essas provas que, se fossem obtidas, daria à crença a força de que tanto carece.

2)   No que diz respeito à reencarnação, há mais óbices contra (muito mais) que argumentos que a favoreçam. Apesar de os reencarnacionista disporem de defesas prontas em suas algibeiras, tipo “justiça perfeita”, “cada um provê sua própria salvação”, o fato é que se se esmiúça a conjetura as fragilidades saltam à vista. A principal delas, nunca é demais lembrar, centra-se na ausência de lembranças de outras encarnações, conforme tenho conversado a respeito.

Por fim, relativamente às opiniões pessoais de Kardec, em detrimento da legítima revelação de espíritos, é difícil separar uma da outra: Rivail asseverava que seus pronunciamentos estavam calcados naquilo que os “superiores” lhe noticiavam. Se ele opinou erradamente, esses erros teriam que ser identificados e alertados aos seguidores. Tal não sendo feito a confusão se instala.

Além disso, sempre haverá a dúvida se o que Kardec disse ter recebido da espiritualidade realmente veio dos médiuns que consultou ou foi por ele reelaborado, a fim de adequar a fala dos mortos ao que ele queria...

Por exemplo, essa dúvida fica muito patente na doutrina kardecista da reencarnação. Embora Rivail conhecesse a rejeição inglesa às múltiplas vidas (rejeição supostamente emanada da espiritualidade) a minimizou e mesmo desprezou, profetizando que o futuro consertaria a discórdia, o que não se deu...

Offline Gorducho

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.972
  • Sexo: Masculino
Re:Razão x Fé
« Resposta #1015 Online: 29 de Maio de 2017, 12:37:06 »
Mas neste ponto Sr. Spencer estaria sendo coerente então dando mais crédito a CX.
Só que a autenticidade mediúnica dele desprova-se exaustivamente pela falta de diferenciação de personagens; os cadernos de colagens; as consultas a literaturas terrícolas (sem ser necessário entrar em polêmicas sobre se algumas produções caracterizariam "plágio" ou não).
Como disse acho que foi Sr. Criaturo: "médiuns" confiáveis seriam os do tipo "inconsciente".

Kardec mesmo confessa que praticamente só consultou as meninas e a Mlle. Ruth-Céline Bequet.
Tem um excelente artigo do espírita Sr. João Donha (aliás todos artigos dele são bons: é um espírita com senso crítico)   
EM BUSCA DO SANTO GRAAL onde ele faz algumas considerações sobre essa lenda das tais documentações.
« Última modificação: 29 de Maio de 2017, 12:45:50 por Gorducho »

Offline Criaturo

  • Nível 36
  • *
  • Mensagens: 3.292
  • Sexo: Masculino
  • "sinto logo existo"
Re:Razão x Fé
« Resposta #1016 Online: 29 de Maio de 2017, 12:43:22 »

Eu gostaria de saber se existe uma explicação no espiritismo mais plausível que essa sem entrar no modo Hellman's a verdadeira maionese? E por que sem vidas passadas não existiria instinto?

cuidado com merchamdaise !
talvez o instinto tambem seja uma recordação de vidas passadas, no homem funcionaria mais como forma de intuição! dons naturais e traços de personalidade!

Finalmente me vejo inclinado a concordar com ponderação do Criaturo: realmente, o instinto é "recordação" de vidas passadas. Recordação no sentido de que a evolução seleciona o que for útil para a sobrevivência da espécie e registra nas reações instintivas. Então, as vidas dos ancestrais, suas vivências e confrontos com o meio ambiente engendraram as manifestações instintivas atuais.

Criaturo fez o discurso certo para defender a causa errada...

Lembre-se, nobre Criaturo, que ainda está a me dever explicar o que entende por intuição...


podemos supor que instintos são conhecimentos transmitido via DNA,mas como ja argumentei não da nem para tentar formular teoria justificando tal hipotese, porque não ha explicação de onde teria vindo esse conhecimento instintivo para o primeiro casal de  " Adão e eva " de todos os animais, fica difícil defender que estes conhecimentos natos tenham sido adquirido por antepassados e inserido no DNA dos precedentes, se fosse isso  de gênios só nasceriam gênios!
Alias não sabemos nem de onde veio os primeiros seres viventes!
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

  • Nível 36
  • *
  • Mensagens: 3.292
  • Sexo: Masculino
  • "sinto logo existo"
Re:Razão x Fé
« Resposta #1017 Online: 29 de Maio de 2017, 12:46:04 »
fala sério! animais com dois cerebros, mula sem cabeça, cavalheiro sem cabeça e homens com duas cabeças! :oba:
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

  • Nível 36
  • *
  • Mensagens: 3.292
  • Sexo: Masculino
  • "sinto logo existo"
Re:Razão x Fé
« Resposta #1018 Online: 29 de Maio de 2017, 12:49:16 »
Sr. Spencer
Onde é aquela passagem que o Kardec fala nos juros (negativos no caso) pra quem na erraticidade se voluntarie em resgatar aceleradamente as dívidas :?:
Ele trabalhou em prestigiosa Casa Bancária - da qual aliás sou cliente...- e facilmente entenderá que é como um desconto de duplicata com taxas não lineares a favor do espírito que se voluntaria. 
Não consigo me lembrar onde está  :( é no ESE :?:
Acredito que sim, no ESE. Com mais tempo vou procurar.
Mas com certeza na obra de Xavier; por exemplo, in A Vida Continua, cap 13. Uma entidade é resgatada das sombras e se dedica, com tanto empenho na pp renovação que obtém créditos para a próxima encarnação.

Nos Evangelhos: um homem descobre uma riqueza em certo campo vai e vende tudo o que tem para adquirir aquelas terras...
Seria mais ou menos a mesma coisa. Investe-se pesadamente em algo específico na esperança de um retorno bastante compensador.
se não me falha a memória de vidas ja passadas, na obra de XC@Andre luiz " nosso lar", fala-se de moradias adquiridas e passagens a terra pagos com bonus horas trabalhadas!
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Gorducho

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.972
  • Sexo: Masculino
Re:Razão x Fé
« Resposta #1019 Online: 29 de Maio de 2017, 13:36:08 »
Casa própria sim se compra ("com bônus-hora" é truísmo porque é a moeda de lá então só pode ser com...).
A casa própria mais barata custa 30.000 BH. Se tem financiamentos não sei.
Agora linha regular de aeróbus pra cá a crosta desconheço.

Os juros negativos já achei, é do ESE mesmo, e já citei pro Analista Montalvão. E foi a implausblidade que lobriguei no conto espírita dele. Os mentores aconselhariam o protagonista principal a aumentar as dificuldades dele na próxima encarnação pra não ficar se atolando cada vez mas nas dívidas karmicas.
« Última modificação: 29 de Maio de 2017, 15:04:14 por Gorducho »

Offline montalvão

  • Nível 21
  • *
  • Mensagens: 730
Re:Razão x Fé
« Resposta #1020 Online: 29 de Maio de 2017, 15:09:32 »
Citação de: Montalvão
Nobre Criaturo,

Parece que sua pobre argumentação em favor da múltiplas existências se esgotou: está se repetindo muito e nada acrescentando em termos de esclarecimento.

A ausência de lembranças de outras vidas continua o óbice principal contra a crença reencarnacionista: as rotas explicações que apresenta não muda esse quadro.Ou você acha um caminho que lhe dê a força convencitiva que almeja ou desista...

Citação de: Criaturo
mesmo que um morto ressuscite , não irão crer!
lembra do cetico que começou a ver vultos, procurou um psiquiatra porque, "louco sim crente nem pensar!"
pois é muito provavelmente se voce tivesse lembranças como sonhos  tambem não acreditaria e se fossem muito reais daria credito a esquizofrenia procuraria um médico e tomaria remédios!
Então contineu assim como esta esquecido,melhor não ter memórias do que ficar louco!

Seus argumentos, além de fracos, pecam pela constante repetição, apesar de já debatidos anteriormente. Sempre volta a reapresentá-los como se as objeções não existissem... Conversa assim tem um nome: codilouco!

Mas agora até que inovou um pouco, inventa a tese da “lembrança inacreditável”: se lembrássemos de vidas passadas não acreditaríamos que fossem recordações de outras vidas, então (esta parece ser sua conclusão): de nada adiantaria ter tais rememorações!

É desse modo, por tortuosa sendas, que se chega ao abismo da desinformação e da confusão!


Citação de: Montalvão
Não, não torna. Entretanto, a falta de memória não legitima especulações vazias. Sabendo que somos seres lembradores e recordamos eventos de nosso passado da presente vida, igualmente, eventos de outras vidas, caso existissem, deveriam ser lembrados.

Citação de: Criaturo
mas tambem temos os seres esquecedores

Afirmação que, convenhamos, não acrescenta nada de útil à discussão...


Citação de: Montalvão
Para que se pudesse hipotetizar que sonhos fossem lembranças de outras vidas, no mínimo dos mínimos, teríamos que dispor de evidências de que tivemos outras vidas, mas elas não existem...

Citação de: Spencer
que evidências voce possui que o homem foi a lua?

Nossa senhora! Isso é que é desvio!

Vai dizer que é adepto da teoria de que a ida a Lua foi encenação? E que alguns sábios vigilantes tudo descobriram e denunciaram a farsa?

Mas, não vamos discutir viagens à Lua. Ainda que nunca ninguém tivesse isso de verdade ao satélite terrestre nosso problema continuaria intato, ou seja: faltam evidências de que hajam outras vidas!



Citação de: Montalvão
Sua afirmação é de grande importância:  mostre onde está a falsidade da premissa, por favor...


Citação de: Spencer
de que se houvesse  vidas passadas teriamos lembranças!
porque ignorância não pode tornar realidade inexistentes, a não ser relativamente ao individuo! 

Rejeitar a premissa por não gostar dela não a torna falsa... O que precisaria fazer é demonstrar que a ausência de lembranças de outras vidas  não macula a realidade da reencarnação, coisa que até aqui não conseguiu!



Citação de: Montalvão
Se enrola e não percebe. A douda pregação reencarnacionista diz que somos resultado das experiências de vidas passadas, sendo assim, as recordações de outras vidas fariam sim muito sentido, caso existissem outras vidas...


Citação de: Criaturo
alem da especulação qual seria o ganho em se ter tal ciência?

Todos os ganhos possíveis e imagináveis. Relembro o que comentei ao Spencer:

“A crença na reencarnação é insuficiente para produzir evidências de sobrevivência. A rigor ninguém pode alegar certeza de que vai viver depois desta vida, pode apenas ter fé, ou esperança.

Agora, se toda humanidade, indistintamente, trouxesse consigo nítidas recordações de que viveu outras vidas, aí a coisa mudaria de figura.
O saber humano muito se aprimoraria,
claros na História seriam facilmente preenchidos,
mistérios e dúvidas sobre acontecimentos passados seriam elucidados
e o saber de forma geral se aprimoraria.
Além disso, a corrupção que devasta a moral de muitos povos cessaria de existir;
a exploração dos desafortunados não seria conhecida;
as injustiças sociais acabariam ;
os que fossem tentados a praticar o mal pensariam duas vezes.
Enfim, teríamos um mundo muito melhor e todos seriam felizes...”



Citação de: Montalvão
Nota-se, também, mais uma contradição em sua tese. Levando-se em conta que, em sua teoria, somos resultado de experiências de vidas passadas, muitos dos eventos vividos em outras vidas seriam de grande importância para explicar o que somos no presente, portanto: mais uma razão para que essas lembranças fossem acessíveis...


Citação de: Criaturo
independente da sua falta de memória , voce é o resultado das suas ações passadas!
Assim como ainda se tornará o resultado das suas ações presentes!

Correto: somos o resultado de ações passadas... desta vida. Como não dispõe de argumentos para justificar outras existências, faz uso da experiência presente e a estica para o misterioso. Deveria fazer o mesmo com as lembranças, assim ficaria coerente: visto recordarmos boa parte das experiências da presente existência, deveríamos recordar boa parte das experiências de vidas anteriores, caso existissem...


Citação de: Montalvão
À medida que se aprofunda a avaliação da tese reencarnacionista percebe-se que sobram dúvidas e contradições e faltam explicações. A suposição reencarnacionista é extrapolação inútil e desnecessária da presente e única existência. O que somos no presente encontra explicações suficientes nos eventos desta vida: tolice buscar em sonhadas outras vivências esclarecimentos que a proposta não consegue produzir.


Citação de: Criaturo
se voce hoje é o resultado  de vidas passadas, mal grado sua ignorância  esse é um fato muito importante!
tanto quanto o ar para milhões de seres que o ignoram!


Se examinasse detidamente sua própria declaração entenderia que esse “se” que antecede o “voce hoje é o resultado  de vidas passadas” constitui condicional do tamanho de um trem de carga com centenas de vagões.

“Se fôssemos resultado de experiências de outras vidas” muitas coisas mudariam para toda a humanidade, mas dada a dramática ausência de evidências a respeito, podemos lançar a ideia na conta das fantasias...



Citação de: Montalvão
Esse negócio de primeiro “Crer na imaginação” e tentar fazê-la realidade parece mais coisa de de doido que enlouqueceu que algo coerente!  É fato que muitas vezes a imaginação é o passo inicial de realizações admiráveis, mas também pode ser uma escorregante maionese podre. Não havendo evidências satisfatórias de que o que se imagina tenha fundamento a coisa imaginada deve ficar no seu devido lugar, ou seja: o campo da imaginação.


Citação de: Criaturo
o mundo da imaginação pertence a realidade e digo mais muitas vezes se confundem!
de certo que após  adquirir o raciocinio, toda ação humana foi antes imaginada e nisto passou a ter uma interação entre o mundo real e o subjetivo!
na verdade a unica realidade existente para o individuo é a que esta dentro da mente dele, é ela que cria "um dentro e um fora", um autista age como se não houvesse um fora! e pessoas "normais" muitas vezes agem como  se fossem autistas,


No que essa reflexão surreal ajuda a legitimar a reencarnação não entendi...


Citação de: Criaturo
Um dia imaginei que existisse o anãozinho gigante: espírito superior, medindo dois metros de perispírito, mas com suas doze perninhas do tamanho das de um pigmeu. Toda noite eu e o anãozinho levamos longos papos, isso deve ser o suficiente para comprovar sua existência, concorda?


Citação de: Criaturo
sim ! existe dentro da sua mente criativa se fosse um doutor Vitor Frankstein poderia tornar sua imaginação bem mais próxima da realidade!


Será que devo entender que a reencarnação é algo que está dentro de sua imaginação e você quer estender seu ato de criação mental a todos os que nele não creem?

Se for isso, caímos na mesmo buraco: onde as evidências de que sua imaginação seja algo mais que imaginação?


Citação de: Montalvão
Criaturo, se suas palavras forem lidas na correta acepção, ver-se-á que cada letra confirma o que venho dizendo: não existe evidência satisfatória para a reencarnação. O livre arbítrio e a palavra de Jesus aplicam-se aos fatos da presente existência, de modo algum a fantasiadas vidas pregressas...


Citação de: Criaturo
se Jesus tivesse ensinado o ja conhecido, não teria sido tão enigmatístico através de parabolas , porque ensinava apenas para os que tinham ouvidos para entender e poder aceitar!

Em outras palavras: continuas carente de bons argumentos em prol da reencarnação... e não consegue se desgrudar da Bíblia: obra que não fala de reencarnação!
 


Citação de: Montalvão
Existem as duas o quê? Duas formas de intuição? É isso o que quer dizer? Como nem sempre é fácil entender seu pronunciamento e para evitar longas conversas improdutivas, peço-lhe que mo explique o que entende por intuição. Não quero ser injusto de concluir que não sabe do que está falando sem confirmar o fato...


Citação de: Criaturo
intuição pura é  o saber sem raciocínio.

Temos também conhecimentos vindos de espíritos  que nos são induzidos através dos pensamentos!

E ainda a intuição que voce se refere dedução  rapida da solução correta, baseada em conhecimentos  acumulados!

Beleza! Do que disse salva-se a primeira frase, se ficasse só nela e só com ela ganharia um dez e passaria de ano!

Realmente intuição (sem o “pura”) é conclusão sem raciocínio. A intuição no estado bruto não é ainda “saber”: será depois de devidamente burilada pelo raciocínio. A intuição resulta do processamento mental em segundo plano, apartado da consciência. Consciencialmente o indivíduo recebe o fecho desse processamento, por isso, para muitos, parece algo "do outro mundo". No entanto,  a  realidade é que somos seres intuitivos por natureza.

Portanto, a intuição não tem nada de misteriosa, tampouco indica ação de entidades espirituais sussurrando em nossos ouvidos revelações várias:  conquanto alguns defendam intuições místicas, das quais seriam dotados certas pessoas escolhidas por Deus para receber sua revelação, essa é uma crença entre tantas de difícil verificação.
 
Falei anteriormente a respeito do assunto, não sei se o leu, confira agora:

==============================.
“Sua ideia  é de que intuição seja algo mágico, prova viva da reencarnação! Triste enganos! Intuição são “insights”  mentais, sínteses que nossa mente elabora, sempre com base nos dados nela armazenados.

Ninguém tem intuições de coisas que não lhe sejam habituais. Se você fosse um matemático poderia intuir fórmulas inovadoras, teoremas revolucionários, mas se não for, nenhum pensamento da espécie lhe afloraria.

Um compositor pode sonhar com a letra de um grande sucesso, quem não tenha habilidade nessa área jamais vai compor nada que preste, nem sonhando nem em vigília. As intuições podem nos suprir de ideias muito ricas, ou de equívocos clamorosos.”

A suposição de que certas intuições sejam vislumbres de outras vidas é ingênua e não tem fundamento. Não vai ser por aí que irá demonstrar que a realidade da reencarnação, podes crer...”
=======================.

Então, Criaturo, concluo que tens compreensão sadia do que seja intuição, à qual conspurca com idealizações doidivanas!

Dedução não se confunde com intuição. A dedução já está na esfera do raciocínio.

Uma coisa que precisa saber é que as intuições tanto podem ser insights férteis quanto falhanças medonhas. Em verdade, erramos mais com as intuições que acertamos. Mesmo as intuições mais produtivas precisam ser posteriormente trabalhadas pelo raciocínio para se mostrarem efetivamente úteis. A ciência não se constrói por intuições, mas por elaborações raciocionativas.


Citação de: Montalvão

Em em favor da reencarnação, em que tanto acredita, não vai dizer nada?


Citação de: Criaturo
sim oportunidade para reaprender fazer melhor!

Enquanto vivemos, a presente existência,  temos oportunidade de aprender e reaprender. Se reencarnação houvesse e lembrássemos do aprendizado de outras vidas aí seria diferente... visto nascermos sem lembranças reencarnar não faz sentido...


Citação de: Criaturo
E voce  porque diz ser uma crença horrivel?

Já respondi a isso, inclusive minha resposta você a cita a seguir: a horripilança da reencarnação está de fato de ser apregoada como sina da humanidade sem dela haver mínima evidência...


Citação de: Criaturo
opa! agora tivemos um progresso!
voce saiu da descrença justificada pela sua falta de memória, e confessa suas aversão por tal possibilidade!
Beleza! agora justifique por que : "horrenda e insustentável hipótese" ?


Citação de: Montalvão
Horrenda hipótese sim: pregada com muita veemência, mas amparada no vazio da fantasia e sustentada pela imaginação desvairada!


Citação de: Criaturo
ok! o mais importante decreva ai, quais horrores vê na possibilidade reencarnativa?


Citação de: Montalvão
Seu “ok” significa que concorda que a tese reencarnacionista é “amparada no vazio da fantasia e sustentada pela imaginação desvairada”?  Se for isso, há luz no fim do túnel...

Não falei que vejo “horrores vê na possibilidade reencarnativa”, basta reler meu comentário: falei que a hipótese é horrorosa, e é...


Citação de: Criaturo
eu vejo possibilidades de evidências onde fosse vê apenas um vazio!

"possibilidades de evidências" o que vem a ser isso?

Citação de: Criaturo
E voce  porque diz ser uma crença horrivel?


Pô, de novo? Horrorosa porque destituída de evidências e falsamente apregoada como se fora realidade...
 

Citação de: Montalvão
O máximo que posso fazer, pretendendo esclarecê-lo,  é o que venho fazendo:  mostrar que a suposição não tem firmes fundamentos, e as alegações que parecem ampará-la são apenas extensões do que se aplica a presente vida arbitrariamente esticado para a crença em outras.



Citação de: Criaturo
ok a reencarnação é algo improvavel!
Mas considerando a reencarnação como uma realidade existente:
-voce gostaria de reencarnar?
-qual seria seus argumentos prós e contra?

Criaturo, você é engraçado pracaramba! Se a reencarnação fosse realidade e todos reencarnássemos, se eu gostaria ou não não faria diferença: teria que voltar de qualquer modo.

Se só alguns reencarnassem e eu ficasse de fora, aí sua indagação teria pertinência, mas como você não defende uma reencarnação seletiva e mesmo que assim fosse não saberíamos quem a ela estaria sujeito, a questão que apresenta é ingênua.

Agora, se quer saber se simpatizo com a ideia de ficar a ir e vir de uma dimensão a outra, sempre esquecido das coisas pelas quais passei, a resposta é não!

Offline Criaturo

  • Nível 36
  • *
  • Mensagens: 3.292
  • Sexo: Masculino
  • "sinto logo existo"
Re:Razão x Fé
« Resposta #1021 Online: 29 de Maio de 2017, 15:57:11 »
Casa própria sim se compra ("com bônus-hora" é truísmo porque é a moeda de lá então só pode ser com...).
A casa própria mais barata custa 30.000 BH. Se tem financiamentos não sei.
Agora linha regular de aeróbus pra cá a crosta desconheço.

Os juros negativos já achei, é do ESE mesmo, e já citei pro Analista Montalvão. E foi a implausblidade que lobriguei no conto espírita dele. Os mentores aconselhariam o protagonista principal a aumentar as dificuldades dele na próxima encarnação pra não ficar se atolando cada vez mas nas dívidas karmicas.
COMO JA ARGUMENTEI o objetivo da reencarnação não é apenas quitar  saldos negativos e sim trabalhar voluntariamente pelo bem comum.
E Jesus advertiu se os teu membros te fazem pecar arranca-os de ti, pois  melhor é entrar na vida aleijado, do que inteiro ir para o inferno!quando quando o PT assumir o controle , o "nosso lar" vai pertencer ao MST! :twisted:
« Última modificação: 29 de Maio de 2017, 15:59:22 por Criaturo »
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Onsigbare

  • Nível 13
  • *
  • Mensagens: 282
  • Os crentes, não dizendo nada, explicam tudo.
Re:Razão x Fé
« Resposta #1022 Online: 29 de Maio de 2017, 15:59:49 »
Depois da morte de nosso hardware (corpo físico) nós perdemos a sintonia com a vida, igual a um aparelho celular que quebra. A vida continua fluindo, e serão sintonizados pelos novos humanos.  Depois da morte, acaba a individualidade, o José não será mais nada que um cadáver, e suas lembranças serão de suas obras e atos, acabou-se José... O indivíduo só existe em seu corpo físico, a vida flui e é sintonizada por todos, até que estes indivíduos acabem, a vida continua  somente paro os novos indivíduos de hardwares novinhos.  Olha que teoria , pode ser até lógica, mas é só uma fantasia, e eu sei disso, religiosos tentam transformar suas fantasias em realidade. Não há esta possibilidade.

Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.712
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re:Razão x Fé
« Resposta #1023 Online: 29 de Maio de 2017, 17:53:32 »
E além desta observação do Sr. Gorducho existe um outro fator que não se tem abordado devidamente e que subsiste como forma importante para a correção de nossos atos: o sofrimento.

Sofrimento e dor na natureza tem o propósito precípuo de tornar a existência paradoxalmente menos dolorosa. A dor é um mecanismo sofisticado, algo como um alarme para que a entidade biológica seja avisada de alguma avaria ou desvirtuação do funcionamento do sistema, tardio, ou seja, quanto mais complexo for o indivíduo mais complexo será seu sistema sensor de interação com o meio e maior a identificação de dores e sofrimento.

Só que tudo é físico, o "espírito" não gera nem dor nem sofrimento, "ele" só é o reflexo do funcionamento do mecanismo biológico, que é físico. Não existe um espírito sofredor, só um corpo, onde se situam os sensores para interagir com o meio, pode responder a estímulos de dor e sofrimento.
28 E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
alem de alertar sobre problemas fisicos , existe tambem a dor da alma ou seja a dor moral que indica que a pessoa não esta indo pelo caminho correto!
Não, a "dor" moral pode significar qualquer coisa, não necessariamente desencontros com o que é "certo". Moral é cultural, significa apenas a demanda de um Mariavaicomasoutrisse.

 Em algumas culturas o desacordo com algumas doutrinas religiosas pode levar a intenso sofrimento moral, de forma alguma significando que seguir a concordância daquela doutrina seja "o certo." Pessoas com disforia de gênero sofrem moralmente por não se aceitarem como são, sem que necessariamente signifique que isso seja o "certo".


A dor fisica e moral é o melhor guia para evolução dos seres!
É a dor que  melhor faz conscientizar ao seres de que estão vivos!
Não, não é. Dor e sofrimento são fatores limitantes e desvirtuantes da vida.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gorducho

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.972
  • Sexo: Masculino
Re:Razão x Fé
« Resposta #1024 Online: 29 de Maio de 2017, 18:55:40 »
Outro plot hole da reencarnação romântica essa é que tudo tem que se suceder cá na Terra ou noutros globos mas encarnados. O tal mundo"espiritual" não serve pra nada. Tanto que os "espíritos" chiquistas compulsam obras terrícolas e quando o Lisias foi ligar o radio - não tinha TV lá em 1939, claro...- na sala da casa que ele e a mamãe compraram por 30000BH o Dr. André Luís achou que iam escutar uma radio da... Terra!

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!