Autor Tópico: Razão x Fé  (Lida 48866 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Razão x Fé
« Resposta #925 Online: 23 de Maio de 2017, 18:09:41 »
"Falas" do Criaturo.
Só "ruídos" incompreensíveis.

só chorar não ira resolver o seu problema, precisa se esforçar mais!
Só ruídos Criaturo. Você não tem argumentos consistentes, suas colocações se baseiam na presunção que seu interlocutor interprete seus argumentos como você quer, caso contrário, você desconversa, ou fazendo uma gracinha ou jogando outro argumento mais cabeludo ainda e sem compromisso com alguma factualidade. O nome disso é retetè.
que queres tu?
que passe menosprezar a inteligencia dos oponentes?
se Desenhar é punido com cartão amarelo, vou ter que adotar  a tecla S.A.P ?
Não, quero que faça exatamente o contrário, parar de jogar ideia furada como se fosse substância, coisas do tipo argumentar que reencarnação pode ser considerada, argumentando que bebês já nascem sabendo mamar, chorar e cagar, por exemplo.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #926 Online: 23 de Maio de 2017, 18:20:10 »
Não, quero que faça exatamente o contrário, parar de jogar ideia furada como se fosse substância, coisas do tipo argumentar que reencarnação pode ser considerada, argumentando que bebês já nascem sabendo mamar, chorar e cagar, por exemplo.

á vá dizer que foram os seus pais que te ensinaram fazer essas coisas? :o
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #927 Online: 23 de Maio de 2017, 18:23:36 »

á vá dizer que foram os seus pais que te ensinaram fazer essas coisas? :o
Viu? Confirmou o que eu
disse, e não levou nem meia horinha,

Só ruídos Criaturo. Você não tem argumentos consistentes, suas colocações se baseiam na presunção que seu interlocutor interprete seus argumentos como você quer, caso contrário, você desconversa, ou fazendo uma gracinha ou jogando outro argumento mais cabeludo ainda e sem compromisso com alguma factualidade. O nome disso é retetè.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #928 Online: 23 de Maio de 2017, 19:26:39 »
Citação de: Criaturo
voce cre que seu ser tenha sido construídos nestes  poucos anos de vida?
Citação de: montalvão
Não creio, eu sei...
mais uma crença? 
se é assim como  ja nasceu sabendo mamar,cagar e chorar?

Todo animal vivo nasce com uma pré-programação  que lhe permite dar os passos iniciais na vida.  São os instintos, coisa mui diferente de lembranças de vidas passadas.

Se não houvesse essa pré-programação aí é que a tese das muitas vidas,  que já não tem futuro, não teria nem passado: pense como ficaria na primeira encarnação...

Coisas complexas, que recorrem a soluções místicas, nada esclarecem, apenas tornam nebuloso o que já é, por si mesmo, confuso.

uma opção é melhor do que não ter nenhuma!

Opção que não aponta solução não é opção é ilusão. Na falta de hipótese verificável que explique um fenômeno suspenda-se o juízo até que surja caminho elucidativo. Apelar para o sobrenatural, sem haver meios de conferir se esse apelo tem fundamento,  é como caminhar no vazio...

Manual de vidas passadas? Onde compro um desses?

dentro do seu subconsciente

Tá me conhecendo bem, hem? Nem sabia eu que meu subconsciente fizesse venda de manuais...

Sentimentos e lembranças caminham juntos, nesta vida; no caso de recordações de outras o sistema conteria um inibidor que freasse reações de vingança. Parecido com isso ocorre nos sonhos, por que não poderia acontecer nas lembranças de outras existências? Nossa biologia está preparada para essa situação.

pelo contrario nos sonhos ficamos sem  vergonha, vai ver que se sente reprimido!

Não entendeu: nosso organismo inibe nossas reações físicas quando sonhamos. Assim se nos vemos numa briga não distribuímos socos; se nos sentimos pulando dentro de uma piscina não nos atiramos da cama; se achamos que estamos sendo atacados não começamos a gritar desesperados...

Esse mecanismo funciona eficientemente, embora às vezes apresente pequenas falhas.

Alem do que não existe anestesia para sentimentos, nem seria desejado uma robotização.

Falas do que não conhece: existe sim anestesia para sentimentos. No entanto, está distorcendo meu comentário, não me refiro a isso...

quando voce assisti um filme e vê um terrivel acidente de carro, isto pode te impressionar ,mas se pudesse sentir as dores e emoções dos acidentados isso ficaria marcado no seu ser por muito mais tempo, traumas do tipo quando sofremos algum acidente de carro.

Se um filme me impressiona vou dele lembrar por longo tempo, provavelmente por toda a vida, mesmo sabendo que é um filme. Do mesmo modo seria com a reencarnação, caso existisse: lembraríamos das vidas passadas como se víssemos um filme, um filme de vidas anteriores que nos serviriam para indicar o reto caminho.
Visto não haver lembranças não pode haver reencarnação.

A negação de que reencarnação só funciona sem lembranças é fuga para justificar a insustentabilidade de um  imaginado projeto multividas com um limitador gigantesco como esse.

e desde quando ignorância faz inexistir ?

o fato de não se lembrar de coisas desnecessarias que em nada contribuirão com o seu presente  é algo positivo, da mesma forma que não consegue lembrar-se de todos detalhes das suas ações de ontem, claro que as coisas menos significantes são deletadas ou colocadas no arquivo morto das suas memória!

Tenta criar dificuldades irreais:  se reencarnação existisse teríamos delas lembranças, este é o fato. Está pondo no assunto coisas que não têm com ele relação.

Não lembramos de tudo de nossa vida, mas lembramos do suficiente: o mesmo se daria se houvesse reencarnação.

Sem lembranças sem reencarnação: esta é a verdade dos fatos, como dizia o profeta.

imagine se os monstros sociais que  hoje voce  repugna, se descobre  que foi voce no passado? Junte-se ai lembranças reais de dores causadas a si proprio quanto aos outros? Situações mal resolvidas, isto te deixaria perturbado!

Quem seriam esses “monstros sociais”?  Houvesse planejamento no além  para a próxima existência, conforme propõem os crentes nas multividas,   esses monstros não seriam monstros: o sistema cuidaria de evitar tais tragédias.

Monstros sociais são produzidos na sociedade doente, não provêm de outras inexistentes existências...

Melhor é continuar se iludindo que é melhor do que aqueles que voce condena!
"quem não tiver pecados que atire a primeira pedra"

===========================
Estava Jesus na praia quando lhe trouxeram uma adúltera. “Mestre, nossas leis mandam apedrejá-la, o que tu dizes?”.

Jesus olhou a multidão e respondeu: “quem nunca tiver errado que atire a primeira pedra”.

Os homens se entreolharam em silêncio e já estavam se retirando quando do meio do grupo voou um pedregulho e acertou na testa da infeliz, matando-a...

Jesus de olhos arregalados indagou: “irmão, você nunca errou?”

“Dessa distância não”...
========================

Quanto a essa história de se iludir e ser melhor do que a quem condeno, é com você,  não sei dizer nada...

Se ao contrario fossem lembranças virtuais tão reais quanto as emoções provocadas por" sonhos lucidos" aquelas que nos fazem acordar molhados por um sonho erótico, ou por lagrimas sofridas ao vermos uma pessoa amada sendo morta, um acidente , uma despedida, arrependimentos saudades revividas pela alma , podem despertar monstro adormecidos  no nosso passado!

Nosso aparato psíquico está preparado para suportar choques da espécie. Lembramos as coisas horripilantes que possamos ter feito e nos sentimos pesarosos por tê-las praticado, lembramos das pessoas que nos magoaram ao longo de nossa vida, mas dificilmente queremos vingança, ou,  se queremos não nos atrevemos a levar o desejo às últimas consequências. Quer dizer, esta vida nos dá subsídios suficientes para sabermos que lembrar não significa desandar, ao contrario,  ajuda a melhor caminhar.

pode ter certeza que voce só guarda na memória da alma intuições necessarias a evolução presente, o resto não passaria de especulações improdutivas, alem do que muti provavelmente esta sua certeza de equilíbrio emocional seja apenas mais uma fragil crença diante de emoções reais,mas mesmo se este seu argumentado equilibrio, diante de fortes emoções for verdadeiro, com certeza não seria para maioria das pessoas!

Acho uma graça quando me diz que “posso ter certeza” em se tratando de um assunto em que “certezas” não existem. Você, por acaso, já esteve do outro lado para estudar como a coisa funciona? Supondo-se que exista um outro lado e que as coisas lá aconteçam reencarnativamente...

Não construa espantalhos: lembranças e emoções andam juntas, mas existem emoções e emoções, se é que entende...

assim como existe pessoas e pessoas para emoções parecidas as reações podem ser muito adversas!

De divagação em divagação vamos chegando à solução... nenhuma...

Essa meia poesia não se aplica ao ente humano. Em nós, terrícolas, as coisas acontecem diferente do que sugere, ou seja: temos recordações de parte substancial do que vivenciamos. Se é assim com a vida presente, teria de assim ser com as vidas passadas. Poderíamos ter vivido mil vidas, em todas estaríamos limitados à condição humana, portanto, teríamos que lembrar das experiências, já que é assim que funcionamos.

tentar escrever com riquezas de detalhes  tudo  o que fez ontem certamente não conseguira nem 10%, imagine então se fosse escrever desde do dia que conseguiu perceber-se vivo?

Ninguém lhe pede isso, provavelmente nunca pedirá. Você e todos nós, com exceção dos lesados, temos características comuns: lembramos o suficiente para manter nossa identidade coesa, tanto para nós quanto para os com quem convivemos.

Com esse grande talento com que foi brindado pela natureza, você, Criaturo, é capaz de resumir sua vida desde a infância até hoje, num relato coerente. Se fosse um ente reencarnante faria isso desde sua primeira existência... Se não faz é porque não lhe sobem lembranças, se não lhe sobem lembranças é porque não viveu as vidas com que sonha. Simples assim.

É como digo somente conseguirá escrever a coisas que te chamaram atenção que te marcaram o ser, o resto por não ter  considerado importante vai para o arquivo morto!

Conseguirá escrever o suficiente para se caracterizar como a pessoa que é, se tivesse tido outras o mesmo para com elas. Se só tem condição de escrever sobre esta vida é porque só ela é que tem...

Bíblia de novo, com que intenção agora?

proselitismo é que não é!
horas! estas passagens concordantes tem tudo haver com o argumentado, disse que saber compensar dividas passadas seria apenas uma devida quitação de debitos, e que evolução com saldo positivo é fazer alem da devida obrigação.

por isso citei as passagens em que cristo diz que quando fomos roubados para dar alem do que o ladrão deseja roubar.
Jesus não esta querendo incentivar a criminalidade, ele diz que "um fio da sua cabeça não ser arrancado se deus assim não permitir" penso eu que o universo esteja conspirando para que voce aprenda alguma lição necessaria, "do tipo não roubar  para não ser roubado"que se não reagir e aceitar pagar sua divida ficará quites com a lei carmica!
mas se der mais do que deve então estará sendo o bom servo que ficará para sempre na casa do pai!

Obrigado por essa lição de Bíblia, vou estudá-la com carinho, mas não havíamos combinado que provaria a reencarnação independentemente de suas referências tortas aos Testamentos?

Então me corrijo: que autoridade teria esse hipotético para falar de minhas vidas passadas se nem eu delas sei?

disse joão Batista "não sou Elias"
disse Jesus:
Pois todos os profetas e a lei até João profetizaram;
e se quereis recebê-lo, ele mesmo é Elias que há de vir.
O que tem ouvidos, ouça.
Mateus 11:13-15

Repetindo: mas não havíamos combinado que provaria a reencarnação independentemente de suas referências tortas aos Testamentos?

Engano seu, cegos sabem que cores existem; surdos sabem do som, e podem sentí-lo
!

da mesma forma que que voce sabe sobre a reencarnação sem poder prova-la .
exsite muita diferença entre saber e poder sentir, voces ceticos tentam justificar suas descrenças exatamente alegando que não podem sentir!

Meu filho, quem trouxe essa de que “tem que sentir mesmo sem lembrar” foi sua bela pessoa: não venha acusar céticos de crimes que não cometeram!

Tudo esse seu baldado esforço foca-se em tentar justificar o injustificável, ou seja, a horrenda e insustentável hipótese de que vivemos vidas anteriores embora delas não recordemos... Coisa de doido, só pode...

imagine um ser  literalmente sem sentido, [/b] tentando entender a realidade dos sentidos, então mostramos a ele a dor e alegria de ser humano! Ele vê humanos manifestando tais emoções e anota no seu manual, depois diz agora sim eu ja conheço o que é a dor, alegrias, a ira e até o amor, beleza agora ja posso dizer que sou humano?

Um ser sem sentido é, literalmente, sem sentido...

assim como o sentido da  dor passa a inexistir para alguem  anestesiado !
sem nenhum sentido a realidade ja era!

E, sem sentido e sem lembranças de vidas passadas  a reencarnação já era!

Não Pinóquio!   :no: Continua sendo um ser sem sentimentos reais, não passa de um maquina programada para emular emoções que não são suas!
Saber o que fez e não sentir nada pelo que fez , não faz de ninguém um sábio antes um psicopata!

Acho que o Sérgio tem razão...

se tem ! deveria compartilhar mais com os outros!

Vai ver ele prefira a síntese...

uma questão? A fada do carvalho transferiu parte da sua personalidade para a madeira, ou fez a magica de outro  ser aparecer?

E por que diabos ja não criou um menino bonzinho de  verdade ?

Sinceramente, não sei. Responda você, se souber...

fiz uma comparativa entre Deus e o homem!

Ah bom, pensei estivesse querendo saber como a fada do carvalho opera...

Para poder lhe dizer o que sentirei assistindo "esse  filme” precisarei assistir ao filme, onde está passando?

dentro de voce mesmo, não percebe?
Não...

uma sensação de nada haver ,

Exatamente a sensação que estou tendo neste momento...

se sente vazio?

Até onde sei, sensação de “nada a ver” não é o mesmo que de vazio...

exato mas, o dia que em sonhos voce for obrigado a sentir emoções de um personagem que hoje lhe é estranho, finalmente conseguirá se enxergar mesmo com outra cara!

Tudo bem, vou, então, esperar que esse sonho me venha: quando acontecer lhe digo o que senti...

ja tive sonhos assim passeava por outro pais falando o idioma local, abraçado com uma "estranha" que me parecia ser muito cara, acordei com uma sensação misto de saudade e  perda!  :'( :'( :chorao: :chorao:
voce acha que quando o mundo da imaginação começa a interferir no mundo real, ele continua sendo apenas um sonho?

Sabe que não sei?

Pois é, necessário lembrar e sentir. Se as lembranças e as sensações (ambas) não estão presentes (e presentes em todas as pessoas, já que todos reencarnam), então a conversa termina no nascedouro: não há reencarnação!

decida-se a conversa termina no nascedouro ou no abatedouro?
A meu ver a conversa pode ser findada com a constação óbvia: sem lembranças sem reencarnação!

voce afirma não haver reencarnação por ter essa vidência ou por não ter essa vidência?

Afirmo não haver reencarnação pelo fato de que se houvesse reencarnação teríamos que lembrar de nossas outras existências, do mesmo modo que lembranças dos eventos que vivenciamos na presente vida. Ponto.

digamos que independente do  feto ignorar a propria existência nós sabemos que ele existe!

E for uma gravidez real, sim, o feto existe...

voce não se sente um feto dentro do universo?

Não...

do tipo aqueles que "não sabem de onde vieram nem para onde estão indo" ?

Não, não me sinto assim:  sinto que vim de mamãe e papai e estou caminhando para a sepultura, após o quê não sei... embora espere que haja algo bom além...

Gostei dessa: assistir o filme de minha vida passada sem revivencia-la. Pesquisei nos akhasicos, ainda não encontrei essa filmagem...

sim uma coisa é voce se ver um bebê  :baby: tomando um injeção, outra coisa é voce sentir a injeção sendo aplicada em voce! :'( :'( :chorao: :chorao:

Correto, mas no que isso nos ajuda na busca pela reencarnação, não sei...

é comum pessoas próximas de uma situação de risco de morte começarem a rever suas vidas!
Correto, esse folclore existe... são “sabedorias” do tipo: “usamos 10% de nossa capacidade cerebral”...

Interessante, meu guru, que numa caverna no Himalaia mora nu, me disse que o que constrói o nosso ser é a soma das experiências que vivenciamos...

correto! mas ações sem sentimento, sem interesses se tornam inconscientes e caem no esquecimento!

Correto, e reencarnações sem lembranças de outras vidas não são reencarnações, são sonhos...

Creio que acho, do verbo “tenho a impressão”, de que quase entendi o que está desexplicando: por isso, não abro mão de minha vida presente por nenhuma outra passada!

sem passado não pode haver presente muito menos algum futuro!
quando decidir ir para o futuro tera que se desapegar do presente, ai ele se tornará o passado! ou será o pretérito do presente?

Meu passado será passado se dele houver lembrança...

RESPOSTA: não possuímos livre arbítrio, isso é uma falácia. Temos um arbítrio muito limitado. Para que o livre arbítrio pudesse ser exercido em sua inteireza teríamos que conhecer todas as variáveis envolvidas nos acontecimentos, tanto no meio externo quanto interno. Nosso corpo funciona 99% no “automático” não temos consciência do que sucede no organismo a maior parte do tempo. Externamente a mesma coisa: a simples decisão de ir ao mercado fazer compras pode acarretar consequências inimagináveis...

Ao contrario do que voce argumenta a onisciência anula haver alguma possibilidade de escolha!

Anula ou permite fazer a melhor escolha? Escolha...

dentro do conhecimento absoluto não ha opção de escolhas, porque só sendo um ilógico ser masoquista para desejar optar por outra escolha a não ser a ja conhecida que proporcionará o melhor resultado!

Sempre que houver mais de uma opção haverá o que escolher...

Citação de: Spencer
homens que mais parecem animais

Citação de: Gorducho
"Homens" SÃO animais.

Citação de: Spencer
Elabore, por favor.

Minha opinião.
Desde Aristóteles, que nos definiu pela gênero e espécie diferenciante, que somos animais... racionais.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #929 Online: 23 de Maio de 2017, 21:55:22 »

de forma alguma busco por concordâncias,mas criticas vazias não acrescentam nada!
se discorda de algum argumento cite o e apresente sua refutação lógica, claro se puder!
só ficar esperneando  não acrescenta nada mais do que um sinto muito!  :n-nao: :chorando:

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #930 Online: 23 de Maio de 2017, 22:11:55 »

logo liberdade nasce da ignorância![/b]

O que nasce da ignorância é mais inguinorança...

ué mas não seria exatamente a falta de conhecimento a nos dar um maior numero de possibilidades de escolhas?

Certo,nos dá um leque de escolhas, saber qual a mais adequada eis a questão...

exato, se ja soubéssemos a opção mais correta ela se tornaria tambem unica! 

Criaturo, você é engraçado pracaramba! Sempre que decidimos por alguma coisa esta coisa se torna “única”. Se temos dois ou mais caminhos diante de nós e optamos por um o escolhido será único: não podemos ir um pouquinho numa direção, outro pouquinho noutra, outro pouquinho noutra... assim não se chega a lugar nenhum.

Agora,  quanto mais conhecimento tivermos sobre o caminho menor o risco de cairmos no abismo...

logo a onisciência se torna incompatível com outra opções que não seja a correta! do tipo "nem pensar em outras opções furadas"  "porque necessitar pensar qual seria a opção correta e´coisa para humanos sem conhecimentos", ou seja somente os  ignorantes é que possuem liberdade para optar!

Criaturo, quem falou que você é engraçado pracaramba, não errou: escolheu a opção correta, vai ver é um onisciente...

Sempre que decidimos pretendemos escolher o lado melhor, mesmo que não tenhamos meios de saber ao certo. Se tivéssemos o conhecimento saberíamos para onde ir. Se você tivesse quatro fios diante de si, verde,  vermelho, azul e preto:  um desativa a bomba, os outros a explodem, só  tem 30 seg para decidir.... Aí você vai proclamar, feliz: viva minha ignorância! Viva a liberdade de escolha! Certo?

Assim, quanto maior a ignorância ,maior sera o leque de opções! ::)

Deus se tornou livre, graça a ignorância humana!

Como é mesmo que você faz? Ah, lembrei: hihihihihi...
Eu nem sabia que Deus havia sido preso... hihihihihi...

Se tivesse lido lá atrás veria: somos o conjugado de nossas tendências íntimas com as influências que sobre elas exerce o ambiente.

então mal grado influencias externas, elas não isentam atos  individuais?

Elas quem “não isentam atos  individuais”?
Quem ou qual é o sujeito da frase?

Saberia me explicar por ambientes considerados propícios a criação dos "coisas ruins" também acabam gerando os "coisas boas"?

Saberia e sei...

então faça o favor! que esta questão muito me importa! :ok:

Respondi, é só ver abaixo, a seguir... após:” Isso significa o quê?”

POR EXEMPLO :por que irmãos criado pelos mesmo pais,  na mesmas condições uns se tornam os "coisas ruins" e outros se tornam os "coisas boas" para sociedade?

Simples, basta consultar a sentença há pouco proferida,

“somos o conjugado de nossas tendências íntimas com as influências que sobre elas exerce o ambiente.”

Isso significa o quê? Respondo: que o ambiente exerce influências variadas sobre as variadas pessoas. Um tipo de orientação que a alguém é positiva pode ser danosa para outrem...

disto resulta que predominam a tendencias natas  sobre o ambiente?

Disto resulta que não entendi sua pergunta...

do tipo maquina pre programada com rotinas basicas,mas o software principal  que caracteriza cada maquina vem de fora?

Não, nada disso...

como não? a rotinas basicas, seriam a suas tendencias natas!  o software seria as influências do meio!

Sabe companheiro, lulamente falando: tô entendendo não...

Justiça cármica funciona, em tese,  até mesmo sem um administrador. Justiça divina pressupõe o todo-poderoso em pessoa gerenciando o processo.

entende  haver dois tipos  a carmica mecanica e carmica causada por ação de seres inteligentes, interessados na causa!

Não, não entendo, sequer entendo como pode alguém postular essa ideia de justiça cega, no sentido pleno da cegueira, que, mesmo assim, funciona!

Onde os registros contábeis para conferência? Onde auditorias que verifiquem se o sistema está funcionando corretamente? Onde a equipe de lubrificadores para azeitarem a máquina?

Carma pode ser resumido da seguinte forma: pisou no cocô vai ficar cagado a vida inteira!

A que produz melhores resultados. Sou inclinado à moral cristã: não façais aos outros o que não quereis que vos façam...

tem gente que adora levar no fio-fó ::) então eles devem sair metendo o pau nos outros?

Depende, se encontrarem quem goste desse exercício nada a obtemperar. Suponhamos que você aprecie  soltar o brioco (apenas um supositório, bem entendido). Se achar que seu gosto tem que ser gostado por todos, estará forçando quem não tenha igual predileção a fazer algo contra a vontade, o que contraria a essência da exortação. Quer dizer, se você não quer que lhe forcem a realizar o que não quer fazer, igualmente,  não deverá forçar os outros a tal...

ok! estupro não é legal!

Oh! Que bom ouvir isso, meu amigo! Estamos no caminho da plena e total harmonia: conseguimos concordar num ponto, faltam apenas mais dois milhões...

não questiono se sabe o que esta falando,mas se possui consciência do que seria o ato de escrever?

Até onde meu entendimento alcança, sim...

então me diga o que entende sobre a capacidade da escrita!

Vou explicar e você vai compreender: tenho certeza. Preparado?  Sigam-me os bons...

Pegue dum papel e lápis. Comece a rabiscar o que lhe vem à cabeça. Ouça vozes ao seu redor: “Oh, como ele escreve bonitinho!”. Então, contemple o monte de rabiscos e se sinta realizado. Depois, entre para o maternal e aprenda a desenhar seu nome. Passe para o básico e dê o passo seguinte: “Ivo viu a uva”, “a uva é do vovô”... bem, hoje tá um pouco diferente, mas o espírito da ilustração ainda é válido. Passado alguns anos, escolha  um tema para dar desenvolvimento, qualquer um serve, digamos: “por que as mulheres que roncam roncam?” e esforce-se por elaborar reflexão coerente. Quando chegar ao ponto final, então chegou: você tem capacidade de escrita!

Desentendeu?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #931 Online: 23 de Maio de 2017, 22:19:25 »

de forma alguma busco por concordâncias,mas criticas vazias não acrescentam nada!
se discorda de algum argumento cite o e apresente sua refutação lógica, claro se puder!
só ficar esperneando  não acrescenta nada mais do que um sinto muito!  :n-nao: :chorando:
Esse post reproduzido abaixo pode ser usado como resposta à maioria dos seus posts, posso citar ele todo, e grifar a parte que for mais incisiva, nesse caso, respondendo a esse post seu, por exemplo, ficaria assim,

"suas colocações se baseiam na presunção que seu interlocutor interprete seus argumentos como você quer, caso contrário, você desconversa, ou fazendo uma gracinha ou jogando outro argumento mais cabeludo ainda e sem compromisso com alguma factualidade"

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #932 Online: 24 de Maio de 2017, 08:50:57 »
Não creio, eu sei...
mais uma crença? 

Todo animal vivo nasce com uma pré-programação  que lhe permite dar os passos iniciais na vida.  São os instintos, coisa mui diferente de lembranças de vidas passadas.

Se não houvesse essa pré-programação aí é que a tese das muitas vidas,  que já não tem futuro, não teria nem passado: pense como ficaria na primeira encarnação...
do tipo maquina pre programada com rotinas basicas,mas o software principal  que caracteriza cada maquina vem de fora?

Não, nada disso...

RESPOSTA: somos o resultado de nossas particulares inclinações conjugadas com as influências externas que recebemos ao longo da vida.

ta se contradizendo? ::)
de onde vem esta pre programação?

Opção que não aponta solução não é opção é ilusão. Na falta de hipótese verificável que explique um fenômeno suspenda-se o juízo até que surja caminho elucidativo. Apelar para o sobrenatural, sem haver meios de conferir se esse apelo tem fundamento,  é como caminhar no vazio...

uma crença mesmo sendo improvável, que resulte em ações pró bem comum, mesmo sendo um ilusão ainda sim  é positiva!

Tá me conhecendo bem, hem? Nem sabia eu que meu subconsciente fizesse venda de manuais...

ja tentou fazer uma regressão?

Sentimentos e lembranças caminham juntos, nesta vida; no caso de recordações de outras o sistema conteria um inibidor que freasse reações de vingança. Parecido com isso ocorre nos sonhos, por que não poderia acontecer nas lembranças de outras existências? Nossa biologia está preparada para essa situação.

pelo contrario nos sonhos ficamos sem  vergonha, vai ver que se sente reprimido!

Não entendeu: nosso organismo inibe nossas reações físicas quando sonhamos. Assim se nos vemos numa briga não distribuímos socos; se nos sentimos pulando dentro de uma piscina não nos atiramos da cama; se achamos que estamos sendo atacados não começamos a gritar desesperados...
Esse mecanismo funciona eficientemente, embora às vezes apresente pequenas falhas.

agora ta explicado sua rejeição a teoria das vidas passadas, voce é muito apegado ao seu ser presente que nem sonhando deseja ser outra pessoa!  :histeria:
Não Montalvão, Não se reprima mais! Realize-se no sonho  solte a franga, fique tranquilo que as emoções sentidas la , serão só suas!
Em sonhos me transformo em outra pessoa, e sim as emoções de la se manifestam aqui no mundo real.
Muitos dos nossos sonhos podem ser lembranças  de vidas passadas!

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #933 Online: 24 de Maio de 2017, 08:58:23 »

Esse post reproduzido abaixo pode ser usado como resposta à maioria dos seus posts, posso citar ele todo, e grifar a parte que for mais incisiva, nesse caso, respondendo a esse post seu, por exemplo, ficaria assim,

"suas colocações se baseiam na presunção que seu interlocutor interprete seus argumentos como você quer, caso contrário, você desconversa, ou fazendo uma gracinha ou jogando outro argumento mais cabeludo ainda e sem compromisso com alguma factualidade"
esta sua falta de compreensão, ta apresentando um forista de poucos recursos argumentativos limitado apenas a fazer criticas vazias, por mais absurdos que meus comentários possam le parecer contrariando o seu ser,não basta simplesmente  espernear e ficar gritando que eu sou um troll, tem que apontar as falhas deles e tentar provar com lógica,mas cuidado para não acabar dando um tiro no próprio pé!  :ok:

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #934 Online: 24 de Maio de 2017, 11:44:27 »

Não creio, eu sei...

mais uma crença? 

Não, nada disso...

somos o resultado de nossas particulares inclinações conjugadas com as influências externas que recebemos ao longo da vida.

ta se contradizendo? ::)
de onde vem esta pre programação?

Não estou me contradizendo, você é que não está entendendo...

Nosso caráter vai sendo moldado ao longo da vida,  do confronto  entre nossas pessoais inclinações e o ambiente externo, num processo que só termina com a morte. Lembrando o velho Heráclito: nunca somos o mesmo, sempre estamos em mudança...

Instinto é o que a evolução produziu nas diversas espécies, de modo a dar-lhes o básico necessário para que possam interagir com o ambiente.

Então, respondendo à sua dúvida: esta pré-programação vem do processo evolutivo.

uma crença mesmo sendo improvável, que resulte em ações pró bem comum, mesmo sendo um ilusão ainda sim  é positiva!

Neste caso, não é a crença que é positiva, sim as ações de benemerência! Qualquer pano de fundo, desde que não contradiga o objetivo, serve para amparar boas intenções. Você pode, se quiser, fazer despachos em noites de lua cheia, ao grande Lobisomen Verde, em favor das criancinhas que sofrem...

ja tentou fazer uma regressão?

Sei tudo sobre as fantasias regressionistas: não funciona comigo...

agora ta explicado sua rejeição a teoria das vidas passadas, voce é muito apegado ao seu ser presente que nem sonhando deseja ser outra pessoa!  :histeria:

Não Montalvão, Não se reprima mais! Realize-se no sonho  solte a franga, fique tranquilo que as emoções sentidas la , serão só suas!

Em sonhos me transformo em outra pessoa, e sim as emoções de la se manifestam aqui no mundo real.

Seus sonhos são seus sonhos, não servem para amparar nenhuma hipótese, por mais lógica que seja, tampouco serviria para dar apoio a infundada crença em múltiplas existências...

A afirmação de que sonhos podem ser lembranças de outras vidas está apoiada no vazio e sustentada no nada...

Só uma curiosidade científica: você solta a franga nos sonhos?

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #935 Online: 24 de Maio de 2017, 15:16:21 »

Nosso caráter vai sendo moldado ao longo da vida,  do confronto  entre nossas pessoais inclinações e o ambiente externo, num processo que só termina com a morte. Lembrando o velho Heráclito: nunca somos o mesmo, sempre estamos em mudança...

Instinto é o que a evolução produziu nas diversas espécies, de modo a dar-lhes o básico necessário para que possam interagir com o ambiente.

Então, respondendo à sua dúvida: esta pré-programação vem do processo evolutivo.

veja só argumentei isso: do tipo maquina pre programada com rotinas basicas,mas o software principal  que caracteriza cada maquina vem de fora?

voce respondeu :  "nada disso"

mas, agora seu argumento parece concordar  como o meu inicial:

maquina pre programada com rotinas basicas = instinto

o software principal  que caracteriza cada maquina vem de fora = caráter

por isso ao dizer  que eu não estava entendendo nada, estava se contradizendo!

bom concordamos que ha um conhecimento a priori nato "instinto", assim tambem como traços de personalidade qual voce denomina de "inclinações pessoais", pois bem   o conhecimento instintivo vem por transmissão genética tipo uma memória firmware gravada no DNA,mas e os traços de personalidade nata é o que casualidade da materia? ou seria por algum tipo de transmissão de conhecimento, do mesmo nivel   racional do instinto?
se o conhecimento instintivo é passado por herança genética o ser original teria que ser  desprovido desse conhecimento, então quando e  como o processo evolutivo inseriu este conhecimento no ser original?
é irracional acreditar que algo ja tenha sido criado com o conhecimento embutido no seu DNA , mais lógico acreditar  que o conhecimento foi absorvido pelo cerebro do animal de forma natural a saber:
desejo
ação
reação
satisfação ou não !
novas tentativas e erros

mas isso tambem não explica como o conhecimento dos antepassados chegou aos presentes, porque para nascer sabendo este conhecimento teria que ter sido absorvido mentalmente pelo antepassado e transmitido via genética para os seus decentes?

e por que um animal criado por humanos não se torna humano, ao passo que um humano criado por animais se torna um animal?
como um lobo consegue ensinar um humano a uivar para lua e um humano não consegue ensinar um cachorro a falar?
Seria porque os instintos animais são mais inteligentes do que os dos humanos!  :hihi:

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #936 Online: 24 de Maio de 2017, 16:14:24 »
Falou-se muito sobre o Livre-Arbítrio mas parece que não há um consenso sobre seu significado e abrangência.
Alguém se apresenta?

Offline Nostromo

• Nível 12
  • *
  • Honk Honk
« Resposta #937 Online: 24 de Maio de 2017, 16:39:21 »

e por que um animal criado por humanos não se torna humano, ao passo que um humano criado por animais se torna um animal?
como um lobo consegue ensinar um humano a uivar para lua e um humano não consegue ensinar um cachorro a falar?

O que instinto tem a ver com vidas passadas?

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #938 Online: 24 de Maio de 2017, 17:50:56 »

veja só argumentei isso: do tipo maquina pre programada com rotinas basicas,mas o software principal  que caracteriza cada maquina vem de fora?

Meu caro, você é quem está querendo que o caráter venha de fora. Do que lhe falei não creio possível deduzir o que deduz!

Nascemos com certas tendências, inclinações. Estas tendências recebem a energia do ambiente externo (pessoas, lugares, climas...). Desse conjugado se forma o caráter. Esse “software” que inventou,  que viria de fora,  não existe.

Embora se possa dizer que somos produtos do meio, esse meio influencia a cada um de modo distinto: não fosse assim, todas as pessoas em determinado ambiente seriam bem parecidinhas.

bom concordamos que ha um conhecimento a priori nato "instinto", assim tambem como traços de personalidade qual voce denomina de "inclinações pessoais", pois bem   o conhecimento instintivo vem por transmissão genética tipo uma memória firmware gravada no DNA,mas e os traços de personalidade nata é o que casualidade da materia? ou seria por algum tipo de transmissão de conhecimento, do mesmo nivel   racional do instinto?

se o conhecimento instintivo é passado por herança genética o ser original teria que ser  desprovido desse conhecimento, então quando e  como o processo evolutivo inseriu este conhecimento no ser original?

Acho que agora compreendi... Sua questão se resolve facilmente (facilmente em termos, claro). Primeiro precisamos descrever esse “ser original” ao qual se refere. Se na sua concepção o homo sapiens sapiens surgiu como tal desde a aurora dos tempos, aí deve melhor formular e defender sua opinião. Mas se admite que houve lenta evolução a partir de espécies simples, que foram conhecendo variações e diferenciações, até se chegar às múltiplas formas viventes, sendo o ente humano uma delas,  aí vai precisar especular sobre a entidade viva original e conjeturar  como ela reagia ao ambiente. A partir daí vir reconstruindo as variedades de vida que se iam se formando e  a carga instintiva que adquiriam. Assim, passo a passo, chegará ao primeiro espécime da espécie sapiens e entenderá tudo, ou quase...

é irracional acreditar que algo ja tenha sido criado com o conhecimento embutido no seu DNA , mais lógico acreditar  que o conhecimento foi absorvido pelo cerebro do animal de forma natural a saber:
desejo
ação
reação
satisfação ou não !
novas tentativas e erros

mas isso tambem não explica como o conhecimento dos antepassados chegou aos presentes, porque para nascer sabendo este conhecimento teria que ter sido absorvido mentalmente pelo antepassado e transmitido via genética para os seus decentes?

Conforme comentei acima: precisa melhor descrever, na sua concepção,  a partir de quando (de que ponto), esse “conhecimento embutido” surgiu para tentarmos comentar sobre ele. Falei-lhe anteriormente que a evolução produziu os instintos. Para tentarmos teorizar como eles se formaram necessário recuar na estrada evolucionária.

Seria porque os instintos animais são mais inteligentes do que os dos humanos!  :hihi:

Ao contrário, se um humano criado por animais aprende a uivar, e um lobo não aprende a falar significa que capacidade de aprendizado do primeiro é maior que a da fera. Além disso, é muito mais fácil uivar que falar. Se não acredita, experimente. A potencialidade de aprendizagem de um ser humano é mais extensa que a de um lobo ou de qualquer outro animal.

Um lobo jamais aprenderá a falar porque a via evolutiva pela qual enveredou não lhe faculta chegar até onde a do homem permitiu-lhe ir.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #939 Online: 24 de Maio de 2017, 18:31:37 »
Falou-se muito sobre o Livre-Arbítrio mas parece que não há um consenso sobre seu significado e abrangência.
Alguém se apresenta?
Não tem como haver "consenso" porque NINGÉM SABE.
Este é o ponto que sempre martelo sobre o falso que são os "consensos" dos religiosos, que criam nos crédulos uma falsa sensação de conhecimento acerca do mundo real baseado na mera imaginação e wishful thinking dos hierofantes.

Eu já fui 100% free willista muito combatendo a Administração lá do Obras Psicografadas que sempre foi determinista.
Agora cada vez fraquejo mais pro lado determinista    |(

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #940 Online: 24 de Maio de 2017, 21:33:04 »

Tenta criar dificuldades irreais:  se reencarnação existisse teríamos delas lembranças, este é o fato. Está pondo no assunto coisas que não têm com ele relação.
como assim não tem correlação? certamente voce ja conheceu inumeras pessoas nesta vida, que por não terem entrada na sua memória de coisas relevantes, foram para o arquivo morto do subconsciente!
então para sua fraca memória elas deixaram de existir?

Não lembramos de tudo de nossa vida, mas lembramos do suficiente: o mesmo se daria se houvesse reencarnação.

exatamente  só lembramos o suficiente para não esquecermos totalmente da nossa personalidade do passado, por comparação João esqueceu que ja tinha sido Elias, que era um profeta violento a base da espada.
mas não esqueceu que sua personalidade de profeta, nem do seu gosto pelo tipo de vestimenta:
E João andava vestido de pêlos de camelo, e com um cinto de couro em redor de seus lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre. Marcos 1:6

8 Responderam-lhe eles: Era um homem vestido de pelos, e com os lombos cingidos dum cinto de couro. Então disse ele: É Elias, o tisbita.

a evolução de Elias se deu por ter abandonado a violência da espada!

Sem lembranças sem reencarnação: esta é a verdade dos fatos, como dizia o profeta.

melhor seria dizer : "Sem lembranças ignora a reencarnação e tudo mais que ja caiu no seu esquecimento!"

imagine se os monstros sociais que  hoje voce  repugna, se descobre  que foi voce no passado? Junte-se ai lembranças reais de dores causadas a si proprio quanto aos outros? Situações mal resolvidas, isto te deixaria perturbado!

Quem seriam esses “monstros sociais”?  Houvesse planejamento no além  para a próxima existência, conforme propõem os crentes nas multividas,   esses monstros não seriam monstros: o sistema cuidaria de evitar tais tragédias.
desconsideras o livre arbitrio?

" que venham os escanda-los por que neste mundo ainda são necessários!" mas ai daquele que causar escanda-los!
Monstros sociais são produzidos na sociedade doente, não provêm de outras inexistentes existências...
mas ja morreu o discursos das "inclinações" natas ?

Melhor é continuar se iludindo que é melhor do que aqueles que voce condena!
"quem não tiver pecados que atire a primeira pedra"

===========================
Estava Jesus na praia quando lhe trouxeram uma adúltera. “Mestre, nossas leis mandam apedrejá-la, o que tu dizes?”.

Jesus olhou a multidão e respondeu: “quem nunca tiver errado que atire a primeira pedra”.

Os homens se entreolharam em silêncio e já estavam se retirando quando do meio do grupo voou um pedregulho e acertou na testa da infeliz, matando-a...

Jesus de olhos arregalados indagou: “irmão, você nunca errou?”

“Dessa distância não”...
========================

alem da inteligencia ainda tem humor de portugues? :biglol:

Se ao contrario fossem lembranças virtuais tão reais quanto as emoções provocadas por" sonhos lucidos" aquelas que nos fazem acordar molhados por um sonho erótico, ou por lagrimas sofridas ao vermos uma pessoa amada sendo morta, um acidente , uma despedida, arrependimentos saudades revividas pela alma , podem despertar monstro adormecidos  no nosso passado!

Nosso aparato psíquico está preparado para suportar choques da espécie. Lembramos as coisas horripilantes que possamos ter feito e nos sentimos pesarosos por tê-las praticado, lembramos das pessoas que nos magoaram ao longo de nossa vida, mas dificilmente queremos vingança, ou,  se queremos não nos atrevemos a levar o desejo às últimas consequências. Quer dizer, esta vida nos dá subsídios suficientes para sabermos que lembrar não significa desandar, ao contrario,  ajuda a melhor caminhar.
pessoas diante de frustrações despertam reações adversas, uns vê suas  experiências ruin como aprendizado para na próxima poderem fazer melhor, ja outros se vitimizam, se revoltam, desejam vinganças e não tardam a ficarem loucos! muitos chegam a esquizofrenia, depressão e suicido!

pode ter certeza que voce só guarda na memória da alma intuições necessarias a evolução presente, o resto não passaria de especulações improdutivas, alem do que muito provavelmente esta sua certeza de equilíbrio emocional seja apenas mais uma fragil crença diante de emoções reais,mas mesmo se este seu argumentado equilibrio, diante de fortes emoções for verdadeiro, com certeza não seria para maioria das pessoas!

Acho uma graça quando me diz que “posso ter certeza” em se tratando de um assunto em que “certezas” não existem. Você, por acaso, já esteve do outro lado para estudar como a coisa funciona? Supondo-se que exista um outro lado e que as coisas lá aconteçam reencarnativamente...
tem razão! esta minha "certeza" não passa  de uma lógica baseada na intuição!

Essa meia poesia não se aplica ao ente humano. Em nós, terrícolas, as coisas acontecem diferente do que sugere, ou seja: temos recordações de parte substancial do que vivenciamos. Se é assim com a vida presente, teria de assim ser com as vidas passadas. Poderíamos ter vivido mil vidas, em todas estaríamos limitados à condição humana, portanto, teríamos que lembrar das experiências, já que é assim que funcionamos.
o problema é que voce insiste em desconsiderar o meu argumento de que :
-guardamos na memoria apenas coisas que damos muita importância
-o restante seria uma especulação desnecessária e prejudicial
por exemplo voce pode pressentir que não gosta do seu irmão,mas de forma alguma deveria ter conciencia que ele te matou em vidas passadas! Isso porque saber só iria reforçar o sentimento negativo que voce ja pressentia em relação a ele!
mais ou menos é o que acontece com a mulher que pressente que esta sendo traida pelo marido, enquanto não tiver certeza será obrigada a conceder o beneficio da duvida! mas a partir da descoberta  mesmo sendo obrigada ao perdão, toda vez que olhar para cara dele e escutar ele falar , vai lembrar-se "esse cara ja me traiu"!
imagine se ela lembra-se, mais do que isto tambem sentisse a dor do ato de ser traida e assassinada toda vez que olhasse para cara dele?

tentar escrever com riquezas de detalhes  tudo  o que fez ontem certamente não conseguira nem 10%, imagine então se fosse escrever desde do dia que conseguiu perceber-se vivo?
Ninguém lhe pede isso, provavelmente nunca pedirá. Você e todos nós, com exceção dos lesados, temos características comuns: lembramos o suficiente para manter nossa identidade coesa, tanto para nós quanto para os com quem convivemos.

pois é assim mesmo, voce pode guardar na memória que gosta ou não gosta de varias coisas , animais e pessoas, gostos por artes alimentação, esportes querer recordara a estrada que te trouxe até aqui, teria voltar aos primordios fo tempo que ainda era uma ameba e começar tudo de novo!
digamos que o passado construiu  o seu presente, então o seu passado esta dentro de voce na forma do presente difícil sera conseguir  reconhece-lo na forma presente!
sua forma presente é o resultado de inúmeras forma passadas!
não adianta ficar chorando pelo leite derramado que não pode mais  alimentar o seu presente!
Desapegue do seu passado e seja um novo homem!

Com esse grande talento com que foi brindado pela natureza, você, Criaturo, é capaz de resumir sua vida desde a infância até hoje, num relato coerente. Se fosse um ente reencarnante faria isso desde sua primeira existência... Se não faz é porque não lhe sobem lembranças, se não lhe sobem lembranças é porque não viveu as vidas com que sonha. Simples assim.
de certo que se fosse descrever minha vida desde o dia que me percebi vivo, dariam incontáveis livros. mesmo assim ficam de fora muitos detalhes que não dei importância.
querer desvendar todo o passado seria querer conhecer 100% a origem da vida, porque querer ficar "marcando passo", voltar ao passado quando o presente deslumbra o futuro?
voce não pode modificar nem tornar inexistentes dores  passadas, melhor usar racionalmente suas energias com o presente para ter um futuro melhor!

Bíblia de novo, com que intenção agora?-mas não havíamos combinado que provaria a reencarnação independentemente de suas referências tortas aos Testamentos

Obrigado por essa lição de Bíblia, vou estudá-la com carinho, mas não havíamos combinado que provaria a reencarnação independentemente de suas referências tortas aos Testamentos?
foi por isso que os religiosos fariseus mandariam Jesus para cruz ! "intolerância religiosa preconceituosa com os divergentes" :x
Depois vou falar mais a esse respeito, por que a crença radical do judeus condenando Jesus, é muita parecida com a crença dos ceticos tipo Sergio condenado os crentes ! claro que de uma forma mais civilizada!

Engano seu, cegos sabem que cores existem; surdos sabem do som, e podem sentí-lo
!
Tudo esse seu baldado esforço foca-se em tentar justificar o injustificável, ou seja, a horrenda e insustentável hipótese de que vivemos vidas anteriores embora delas não recordemos... Coisa de doido, só pode...

opa! agora tivemos um progresso!
voce saiu da descrença justificada pela sua falta de memória, e confessa suas aversão por tal possibilidade!
Beleza! agora justifique por que : "horrenda e insustentável hipótese" ?

Acho que o Sérgio tem razão...

se tem ! deveria compartilhar mais com os outros!

Vai ver ele prefira a síntese...

Foto?

Até onde sei, sensação de “nada a ver” não é o mesmo que de vazio...

nada a ver somente diante de um vazio!

exato mas, o dia que em sonhos voce for obrigado a sentir emoções de um personagem que hoje lhe é estranho, finalmente conseguirá se enxergar mesmo com outra cara!

Tudo bem, vou, então, esperar que esse sonho me venha: quando acontecer lhe digo o que senti...

vai ter que rezar para "o espirito do natais passados"

ja tive sonhos assim passeava por outro pais falando o idioma local, abraçado com uma "estranha" que me parecia ser muito cara, acordei com uma sensação misto de saudade e  perda!  :'( :'( :chorao: :chorao:
voce acha que quando o mundo da imaginação começa a interferir no mundo real, ele continua sendo apenas um sonho?

Sabe que não sei?

ok! mas crê que o mundo da imaginação pode agir no mundo fisico? 

voce afirma não haver reencarnação por ter essa vidência ou por não ter essa vidência?

Afirmo não haver reencarnação pelo fato de que se houvesse reencarnação teríamos que lembrar de nossas outras existências, do mesmo modo que lembranças dos eventos que vivenciamos na presente vida. Ponto.

pronto admitiu sua crença cetica!
inventa uma premicia falaciosa "de que se houvesse reencarnação teríamos que lembrar"
Consegue provar tal teoria anti reencarnacionista?
que me desculpe os crentes deste forum mas, agora serei eu o cético: " o ônus da prova cabe a quem afirma"

digamos que independente do  feto ignorar a propria existência nós sabemos que ele existe!

E for uma gravidez real, sim, o feto existe...

voce não se sente um feto dentro do universo?

Não...
um animal?
que tal uma bacteria vivendo dentro do universo  humano,  que consciência ela tem da própria situação?
Ela não pode conceber que vive dentro de outro ser mais complexo e voce pode?

do tipo aqueles que "não sabem de onde vieram nem para onde estão indo" ?

Não, não me sinto assim:  sinto que vim de mamãe e papai e estou caminhando para a sepultura, após o quê não sei... embora espere que haja algo bom além...

pois é isso que a crença faz inibe o questionamento das pessoas, a sua mamãe pode ser adotiva, voce pode ter sido fabricado em um laboratório, poderia ainda ser um androide ET vindo de outro planeta, se for esse o caso quando parar de funcionar eles virão buscar sua memória!
e ninguém caminha para sepultura porque sempre haverá almas caridosas a carregar!

é comum pessoas próximas de uma situação de risco de morte começarem a rever suas vidas!
Correto, esse folclore existe... são “sabedorias” do tipo: “usamos 10% de nossa capacidade cerebral”...

muitos proximos da morte dizem que sim e  que estão vendo parentes mortos!
um dia saberemos, ou não!

Interessante, meu guru, que numa caverna no Himalaia mora nu, me disse que o que constrói o nosso ser é a soma das experiências que vivenciamos...

correto! mas ações sem sentimento, sem interesses se tornam inconscientes e caem no esquecimento!

Correto, e reencarnações sem lembranças de outras vidas não são reencarnações, são sonhos...
e sonhos são lembranças do que ja vimos.

Anula ou permite fazer a melhor escolha? Escolha...

dentro do conhecimento absoluto não ha opção de escolhas, porque só sendo um ilógico ser masoquista para desejar optar por outra escolha a não ser a ja conhecida que proporcionará o melhor resultado!
Sempre que houver mais de uma opção haverá o que escolher...

só haverá outra opção para seres que ainda desconhecem a melhor opção!
para um ser lógico que conhece a melhor opção não haverá outra!

« Última modificação: 25 de Maio de 2017, 10:55:09 por Criaturo »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #941 Online: 24 de Maio de 2017, 21:40:24 »
Alguém se apresenta?
Este é o ponto que sempre martelo sobre o falso que são os "consensos" dos religiosos, que criam nos crédulos uma falsa sensação de conhecimento acerca do mundo real baseado na mera imaginação e wishful thinking dos hierofantes.

Eu já fui 100% free willista muito combatendo a Administração lá do Obras Psicografadas que sempre foi determinista.
e quem o oque  determina?

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #942 Online: 24 de Maio de 2017, 22:02:57 »

Meu caro, você é quem está querendo que o caráter venha de fora. Do que lhe falei não creio possível deduzir o que deduz!

Nascemos com certas tendências, inclinações. Estas tendências recebem a energia do ambiente externo (pessoas, lugares, climas...). Desse conjugado se forma o caráter. Esse “software” que inventou,  que viria de fora,  não existe.

Embora se possa dizer que somos produtos do meio, esse meio influencia a cada um de modo distinto: não fosse assim, todas as pessoas em determinado ambiente seriam bem parecidinhas.

Acho que agora compreendi... Sua questão se resolve facilmente (facilmente em termos, claro). Primeiro precisamos descrever esse “ser original” ao qual se refere. Se na sua concepção o homus sapiens sapiens surgiu como tal desde a aurora dos tempos, aí deve melhor formular e defender sua opinião. Mas se admite que houve lenta evolução a partir de espécies simples, que foram conhecendo variações e diferenciações, até se chegar às múltiplas formas viventes, sendo o ente humano uma delas,  aí vai precisar especular sobre a entidade viva original e conjeturar  como ela reagia ao ambiente. A partir daí vir reconstruindo as variedades de vida que se iam se formando e  a carga instintiva que adquiriam. Assim, passo a passo, chegará ao primeiro espécime da espécie sapiens e entenderá tudo, ou quase...

desejo
ação
reação
satisfação ou não !
novas tentativas e erros

Conforme comentei acima: precisa melhor descrever, na sua concepção,  a partir de quando (de que ponto), esse “conhecimento embutido” surgiu para tentarmos comentar sobre ele. Falei-lhe anteriormente que a evolução produziu os instintos. Para tentarmos teorizar como eles se formaram necessário recuar na estrada evolucionária.

Ao contrário, se um humano criado por animais aprende a uivar, e um lobo não aprende a falar significa que capacidade de aprendizado do primeiro é maior que a da fera. Além disso, é muito mais fácil uivar que falar. Se não acredita, experimente. A potencialidade de aprendizagem de um ser humano é mais extensa que a de um lobo ou de qualquer outro animal.

Um lobo jamais aprenderá a falar porque a via evolutiva pela qual enveredou não lhe faculta chegar até onde a do homem permitiu-lhe ir.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #943 Online: 24 de Maio de 2017, 22:27:40 »
e que ou o oque  determina?
O Universo e sua interação com nossa índole.
Mas ainda sou algo free willista Sr. Criaturo. Só que essa minha antiga convicção está balançado cada vez mais.

Não Sr. Criaturo: não existem teleologias por detrás do Universo.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #944 Online: 25 de Maio de 2017, 07:11:09 »
nem dentro?
então crê em determinações ordenadas pelo acaso?

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #945 Online: 25 de Maio de 2017, 07:12:56 »

O que instinto tem a ver com vidas passadas?

o conhecimento do presente veio do passado

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #946 Online: 25 de Maio de 2017, 07:15:59 »
Alguém se apresenta?

existe uma liberdade de ação, porem não de 100%!

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #947 Online: 25 de Maio de 2017, 07:18:26 »
vejo o mundo como um lego gigante, embora podemos configurar inúmeras formas, nunca poderemos fugir do padrão lego!

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #948 Online: 25 de Maio de 2017, 07:53:45 »

Neste caso, não é a crença que é positiva, sim as ações de benemerência! Qualquer pano de fundo, desde que não contradiga o objetivo, serve para amparar boas intenções. Você pode, se quiser, fazer despachos em noites de lua cheia, ao grande Lobisomen Verde, em favor das criancinhas que sofrem...
não é isso, digo que por exemplo a caridade cristã trabalha em prol do bem comum!
Alem do que pela fé muitos abandonam maus hábitos!

Sei tudo sobre as fantasias regressionistas: não funciona comigo...
só conhecimento teórico?

Seus sonhos são seus sonhos, não servem para amparar nenhuma hipótese, por mais lógica que seja, tampouco serviria para dar apoio a infundada crença em múltiplas existências...

A afirmação de que sonhos podem ser lembranças de outras vidas está apoiada no vazio e sustentada no nada...

Só uma curiosidade científica: você solta a franga nos sonhos?

solto ele

Freud explica, bloqueios inconscientes justificam o medo de reconhecer-se, isto vindo de uma pessoa que exige um conhecimento do seu passado pode ser ironico!
« Última modificação: 25 de Maio de 2017, 07:55:48 por Criaturo »

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #949 Online: 25 de Maio de 2017, 09:01:21 »
nem dentro?
então crê em determinações ordenadas pelo acaso?
Acaso gera a configuração do universo e essa impõem condições de contorno recíprocas entre tudo que dele faz parte (inclusive nós, claro).
Exatamente como na QM.
Mas repito: ainda sou algo free willista, só que cada vez menos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!