voce cre que seu ser tenha sido construídos nestes poucos anos de vida?
Não creio, eu sei...
mais uma crença?
se é assim como ja nasceu sabendo mamar,cagar e chorar?
Todo animal vivo nasce com uma pré-programação que lhe permite dar os passos iniciais na vida. São os instintos, coisa mui diferente de lembranças de vidas passadas.
Se não houvesse essa pré-programação aí é que a tese das muitas vidas, que já não tem futuro, não teria nem passado: pense como ficaria na primeira encarnação...
Coisas complexas, que recorrem a soluções místicas, nada esclarecem, apenas tornam nebuloso o que já é, por si mesmo, confuso.
uma opção é melhor do que não ter nenhuma!
Opção que não aponta solução não é opção é ilusão. Na falta de hipótese verificável que explique um fenômeno suspenda-se o juízo até que surja caminho elucidativo. Apelar para o sobrenatural, sem haver meios de conferir se esse apelo tem fundamento, é como caminhar no vazio...
Manual de vidas passadas? Onde compro um desses?
dentro do seu subconsciente
Tá me conhecendo bem, hem? Nem sabia eu que meu subconsciente fizesse venda de manuais...
Sentimentos e lembranças caminham juntos, nesta vida; no caso de recordações de outras o sistema conteria um inibidor que freasse reações de vingança. Parecido com isso ocorre nos sonhos, por que não poderia acontecer nas lembranças de outras existências? Nossa biologia está preparada para essa situação.
pelo contrario nos sonhos ficamos sem vergonha, vai ver que se sente reprimido!
Não entendeu: nosso organismo inibe nossas reações físicas quando sonhamos. Assim se nos vemos numa briga não distribuímos socos; se nos sentimos pulando dentro de uma piscina não nos atiramos da cama; se achamos que estamos sendo atacados não começamos a gritar desesperados...
Esse mecanismo funciona eficientemente, embora às vezes apresente pequenas falhas.
Alem do que não existe anestesia para sentimentos, nem seria desejado uma robotização.
Falas do que não conhece: existe sim anestesia para sentimentos. No entanto, está distorcendo meu comentário, não me refiro a isso...
quando voce assisti um filme e vê um terrivel acidente de carro, isto pode te impressionar ,mas se pudesse sentir as dores e emoções dos acidentados isso ficaria marcado no seu ser por muito mais tempo, traumas do tipo quando sofremos algum acidente de carro.
Se um filme me impressiona vou dele lembrar por longo tempo, provavelmente por toda a vida, mesmo sabendo que é um filme. Do mesmo modo seria com a reencarnação, caso existisse: lembraríamos das vidas passadas como se víssemos um filme, um filme de vidas anteriores que nos serviriam para indicar o reto caminho.
Visto não haver lembranças não pode haver reencarnação.
A negação de que reencarnação só funciona sem lembranças é fuga para justificar a insustentabilidade de um imaginado projeto multividas com um limitador gigantesco como esse.
e desde quando ignorância faz inexistir ?
o fato de não se lembrar de coisas desnecessarias que em nada contribuirão com o seu presente é algo positivo, da mesma forma que não consegue lembrar-se de todos detalhes das suas ações de ontem, claro que as coisas menos significantes são deletadas ou colocadas no arquivo morto das suas memória!
Tenta criar dificuldades irreais: se reencarnação existisse teríamos delas lembranças, este é o fato. Está pondo no assunto coisas que não têm com ele relação.
Não lembramos de tudo de nossa vida, mas lembramos do suficiente: o mesmo se daria se houvesse reencarnação.
Sem lembranças sem reencarnação: esta é a verdade dos fatos, como dizia o profeta.
imagine se os monstros sociais que hoje voce repugna, se descobre que foi voce no passado? Junte-se ai lembranças reais de dores causadas a si proprio quanto aos outros? Situações mal resolvidas, isto te deixaria perturbado!
Quem seriam esses “monstros sociais”? Houvesse planejamento no além para a próxima existência, conforme propõem os crentes nas multividas, esses monstros não seriam monstros: o sistema cuidaria de evitar tais tragédias.
Monstros sociais são produzidos na sociedade doente, não provêm de outras inexistentes existências...
Melhor é continuar se iludindo que é melhor do que aqueles que voce condena!
"quem não tiver pecados que atire a primeira pedra"
===========================
Estava Jesus na praia quando lhe trouxeram uma adúltera. “Mestre, nossas leis mandam apedrejá-la, o que tu dizes?”.
Jesus olhou a multidão e respondeu: “quem nunca tiver errado que atire a primeira pedra”.
Os homens se entreolharam em silêncio e já estavam se retirando quando do meio do grupo voou um pedregulho e acertou na testa da infeliz, matando-a...
Jesus de olhos arregalados indagou: “irmão, você nunca errou?”
“Dessa distância não”...
========================
Quanto a essa história de se iludir e ser melhor do que a quem condeno, é com você, não sei dizer nada...
Se ao contrario fossem lembranças virtuais tão reais quanto as emoções provocadas por" sonhos lucidos" aquelas que nos fazem acordar molhados por um sonho erótico, ou por lagrimas sofridas ao vermos uma pessoa amada sendo morta, um acidente , uma despedida, arrependimentos saudades revividas pela alma , podem despertar monstro adormecidos no nosso passado!
Nosso aparato psíquico está preparado para suportar choques da espécie. Lembramos as coisas horripilantes que possamos ter feito e nos sentimos pesarosos por tê-las praticado, lembramos das pessoas que nos magoaram ao longo de nossa vida, mas dificilmente queremos vingança, ou, se queremos não nos atrevemos a levar o desejo às últimas consequências. Quer dizer, esta vida nos dá subsídios suficientes para sabermos que lembrar não significa desandar, ao contrario, ajuda a melhor caminhar.
pode ter certeza que voce só guarda na memória da alma intuições necessarias a evolução presente, o resto não passaria de especulações improdutivas, alem do que muti provavelmente esta sua certeza de equilíbrio emocional seja apenas mais uma fragil crença diante de emoções reais,mas mesmo se este seu argumentado equilibrio, diante de fortes emoções for verdadeiro, com certeza não seria para maioria das pessoas!
Acho uma graça quando me diz que “posso ter certeza” em se tratando de um assunto em que “certezas” não existem. Você, por acaso, já esteve do outro lado para estudar como a coisa funciona? Supondo-se que exista um outro lado e que as coisas lá aconteçam reencarnativamente...
Não construa espantalhos: lembranças e emoções andam juntas, mas existem emoções e emoções, se é que entende...
assim como existe pessoas e pessoas para emoções parecidas as reações podem ser muito adversas!
De divagação em divagação vamos chegando à solução... nenhuma...
Essa meia poesia não se aplica ao ente humano. Em nós, terrícolas, as coisas acontecem diferente do que sugere, ou seja: temos recordações de parte substancial do que vivenciamos. Se é assim com a vida presente, teria de assim ser com as vidas passadas. Poderíamos ter vivido mil vidas, em todas estaríamos limitados à condição humana, portanto, teríamos que lembrar das experiências, já que é assim que funcionamos.
tentar escrever com riquezas de detalhes tudo o que fez ontem certamente não conseguira nem 10%, imagine então se fosse escrever desde do dia que conseguiu perceber-se vivo?
Ninguém lhe pede isso, provavelmente nunca pedirá. Você e todos nós, com exceção dos lesados, temos características comuns: lembramos o suficiente para manter nossa identidade coesa, tanto para nós quanto para os com quem convivemos.
Com esse grande talento com que foi brindado pela natureza, você, Criaturo, é capaz de resumir sua vida desde a infância até hoje, num relato coerente. Se fosse um ente reencarnante faria isso desde sua primeira existência... Se não faz é porque não lhe sobem lembranças, se não lhe sobem lembranças é porque não viveu as vidas com que sonha. Simples assim.
É como digo somente conseguirá escrever a coisas que te chamaram atenção que te marcaram o ser, o resto por não ter considerado importante vai para o arquivo morto!
Conseguirá escrever o suficiente para se caracterizar como a pessoa que é, se tivesse tido outras o mesmo para com elas. Se só tem condição de escrever sobre esta vida é porque só ela é que tem...
Bíblia de novo, com que intenção agora?
proselitismo é que não é!
horas! estas passagens concordantes tem tudo haver com o argumentado, disse que saber compensar dividas passadas seria apenas uma devida quitação de debitos, e que evolução com saldo positivo é fazer alem da devida obrigação.
por isso citei as passagens em que cristo diz que quando fomos roubados para dar alem do que o ladrão deseja roubar.
Jesus não esta querendo incentivar a criminalidade, ele diz que "um fio da sua cabeça não ser arrancado se deus assim não permitir" penso eu que o universo esteja conspirando para que voce aprenda alguma lição necessaria, "do tipo não roubar para não ser roubado"que se não reagir e aceitar pagar sua divida ficará quites com a lei carmica!
mas se der mais do que deve então estará sendo o bom servo que ficará para sempre na casa do pai!
Obrigado por essa lição de Bíblia, vou estudá-la com carinho, mas não havíamos combinado que provaria a reencarnação independentemente de suas referências tortas aos Testamentos?
Então me corrijo: que autoridade teria esse hipotético para falar de minhas vidas passadas se nem eu delas sei?
disse joão Batista "não sou Elias"
disse Jesus:
Pois todos os profetas e a lei até João profetizaram;
e se quereis recebê-lo, ele mesmo é Elias que há de vir.
O que tem ouvidos, ouça.
Mateus 11:13-15
Repetindo: mas não havíamos combinado que provaria a reencarnação independentemente de suas referências tortas aos Testamentos?
Engano seu, cegos sabem que cores existem; surdos sabem do som, e podem sentí-lo
!
da mesma forma que que voce sabe sobre a reencarnação sem poder prova-la .
exsite muita diferença entre saber e poder sentir, voces ceticos tentam justificar suas descrenças exatamente alegando que não podem sentir!
Meu filho, quem trouxe essa de que “tem que sentir mesmo sem lembrar” foi sua bela pessoa: não venha acusar céticos de crimes que não cometeram!
Tudo esse seu baldado esforço foca-se em tentar justificar o injustificável, ou seja, a horrenda e insustentável hipótese de que vivemos vidas anteriores embora delas não recordemos... Coisa de doido, só pode...
imagine um ser literalmente sem sentido, [/b] tentando entender a realidade dos sentidos, então mostramos a ele a dor e alegria de ser humano! Ele vê humanos manifestando tais emoções e anota no seu manual, depois diz agora sim eu ja conheço o que é a dor, alegrias, a ira e até o amor, beleza agora ja posso dizer que sou humano?
Um ser sem sentido é, literalmente, sem sentido...
assim como o sentido da dor passa a inexistir para alguem anestesiado !
sem nenhum sentido a realidade ja era!
E, sem sentido e sem lembranças de vidas passadas a reencarnação já era! Não Pinóquio! Continua sendo um ser sem sentimentos reais, não passa de um maquina programada para emular emoções que não são suas!
Saber o que fez e não sentir nada pelo que fez , não faz de ninguém um sábio antes um psicopata!
Acho que o Sérgio tem razão...
se tem ! deveria compartilhar mais com os outros!
Vai ver ele prefira a síntese...
uma questão? A fada do carvalho transferiu parte da sua personalidade para a madeira, ou fez a magica de outro ser aparecer?
E por que diabos ja não criou um menino bonzinho de verdade ?
Sinceramente, não sei. Responda você, se souber...
fiz uma comparativa entre Deus e o homem!
Ah bom, pensei estivesse querendo saber como a fada do carvalho opera...
Para poder lhe dizer o que sentirei assistindo "esse filme” precisarei assistir ao filme, onde está passando?
dentro de voce mesmo, não percebe?
Não...
uma sensação de nada haver ,
Exatamente a sensação que estou tendo neste momento...
se sente vazio?
Até onde sei, sensação de “nada a ver” não é o mesmo que de vazio...
exato mas, o dia que em sonhos voce for obrigado a sentir emoções de um personagem que hoje lhe é estranho, finalmente conseguirá se enxergar mesmo com outra cara!
Tudo bem, vou, então, esperar que esse sonho me venha: quando acontecer lhe digo o que senti...
ja tive sonhos assim passeava por outro pais falando o idioma local, abraçado com uma "estranha" que me parecia ser muito cara, acordei com uma sensação misto de saudade e perda!
voce acha que quando o mundo da imaginação começa a interferir no mundo real, ele continua sendo apenas um sonho?
Sabe que não sei?
Pois é, necessário lembrar e sentir. Se as lembranças e as sensações (ambas) não estão presentes (e presentes em todas as pessoas, já que todos reencarnam), então a conversa termina no nascedouro: não há reencarnação!
decida-se a conversa termina no nascedouro ou no abatedouro?
A meu ver a conversa pode ser findada com a constação óbvia: sem lembranças sem reencarnação!
voce afirma não haver reencarnação por ter essa vidência ou por não ter essa vidência?
Afirmo não haver reencarnação pelo fato de que se houvesse reencarnação teríamos que lembrar de nossas outras existências, do mesmo modo que lembranças dos eventos que vivenciamos na presente vida. Ponto.
digamos que independente do feto ignorar a propria existência nós sabemos que ele existe!
E for uma gravidez real, sim, o feto existe...
voce não se sente um feto dentro do universo?
Não...
do tipo aqueles que "não sabem de onde vieram nem para onde estão indo" ?
Não, não me sinto assim: sinto que vim de mamãe e papai e estou caminhando para a sepultura, após o quê não sei... embora espere que haja algo bom além...
Gostei dessa: assistir o filme de minha vida passada sem revivencia-la. Pesquisei nos akhasicos, ainda não encontrei essa filmagem...
sim uma coisa é voce se ver um bebê tomando um injeção, outra coisa é voce sentir a injeção sendo aplicada em voce!
Correto, mas no que isso nos ajuda na busca pela reencarnação, não sei...
é comum pessoas próximas de uma situação de risco de morte começarem a rever suas vidas!
Correto, esse folclore existe... são “sabedorias” do tipo: “usamos 10% de nossa capacidade cerebral”...
Interessante, meu guru, que numa caverna no Himalaia mora nu, me disse que o que constrói o nosso ser é a soma das experiências que vivenciamos...
correto! mas ações sem sentimento, sem interesses se tornam inconscientes e caem no esquecimento!
Correto, e reencarnações sem lembranças de outras vidas não são reencarnações, são sonhos...
Creio que acho, do verbo “tenho a impressão”, de que quase entendi o que está desexplicando: por isso, não abro mão de minha vida presente por nenhuma outra passada!
sem passado não pode haver presente muito menos algum futuro!
quando decidir ir para o futuro tera que se desapegar do presente, ai ele se tornará o passado! ou será o pretérito do presente?
Meu passado será passado se dele houver lembrança...
RESPOSTA: não possuímos livre arbítrio, isso é uma falácia. Temos um arbítrio muito limitado. Para que o livre arbítrio pudesse ser exercido em sua inteireza teríamos que conhecer todas as variáveis envolvidas nos acontecimentos, tanto no meio externo quanto interno. Nosso corpo funciona 99% no “automático” não temos consciência do que sucede no organismo a maior parte do tempo. Externamente a mesma coisa: a simples decisão de ir ao mercado fazer compras pode acarretar consequências inimagináveis...
Ao contrario do que voce argumenta a onisciência anula haver alguma possibilidade de escolha!
Anula ou permite fazer a melhor escolha? Escolha...
dentro do conhecimento absoluto não ha opção de escolhas, porque só sendo um ilógico ser masoquista para desejar optar por outra escolha a não ser a ja conhecida que proporcionará o melhor resultado!
Sempre que houver mais de uma opção haverá o que escolher...
homens que mais parecem animais
"Homens" SÃO animais.
Elabore, por favor.
Minha opinião.
Desde Aristóteles, que nos definiu pela gênero e espécie diferenciante, que somos animais... racionais.