Criaturo dos céus e da Terra,
Venho insistindo com sua distinta pessoa, e também com o Spencer, que reencarnação sem reais lembranças das alegadas vidas passadas não é reencarnação: é ilusão.
Você tem feito um brilhante esforço intentando mostrar que não, que as lembranças não são necessárias, que no lugar delas temos as sensações e as intuições, que nos diriam intimamente que esses são vislumbres de outras vidas.
Entretanto, sensações e intuições não nos remetem a vidas passadas, mas para o passado desta vida. Você pode ter um sonho esquisito e supor que seja sua outra existência lhe falando, porém isto é mera suposição sem fundamento, é apenas uma forma enganosa de se convencer que a falta de autênticas recordações sejam supridas por meio dessas frágeis conjeturas.
O padrão, o modelo que temos é nossa atual realidade: se nesta existência temos sobejas lembranças do passado, o mesmo se daria se tivéssemos tido outras vidas. As desculpas de que lembrar outras encarnações nos deixaria doidos, vingativos, baluerados nada disso faz sentido. Os problemas de recordar acontecimentos de outras vidas não seriam maiores que os de lembrar acontecimentos a presente existência.
Desse modo, as explicações que tão carinhosamente apresenta nada explicam, apenas mostram que não há saída, como bem diz meu guru que nu vive numa himaláica caverna:
sem recordação sem reencarnação.Dito isto, passo a responder aos seus últimos pronunciamentos.
Tenta criar dificuldades irreais: se reencarnação existisse teríamos delas lembranças, este é o fato. Está pondo no assunto coisas que não têm com ele relação.
como assim não tem correlação? certamente voce ja conheceu inumeras pessoas nesta vida, que por não terem entrada na sua memória de coisas relevantes, foram para o arquivo morto do subconsciente!
então para sua fraca memória elas deixaram de existir?
Arquivo morto pressupõe que a informação esteja presente, embora não seja imediatamente acessível, ao contrário do que ocorre com as lembranças vivas. Nesse caso, com algum esforço seria possível recuperar o informe. Se, porém, forem definitivamente apagadas da memória, aí sim, para a pessoa deixaram de existir. Desse modo, se os dados estão apenas esmaecidos (o seu “arquivo morto”) então podem ser recuperadas e existem.
De qualquer modo, continua pondo no assunto o que com ele não tem a ver: o fato é que não temos lembranças de outras vidas, para as quais não existem “arquivo morto”, pois elas inexistem...
Não lembramos de tudo de nossa vida, mas lembramos do suficiente: o mesmo se daria se houvesse reencarnação.
exatamente só lembramos o suficiente para não esquecermos totalmente da nossa personalidade do passado, por comparação João esqueceu que ja tinha sido Elias, que era um profeta violento a base da espada.
mas não esqueceu que sua personalidade de profeta, nem do seu gosto pelo tipo de vestimenta:
E João andava vestido de pêlos de camelo, e com um cinto de couro em redor de seus lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre. Marcos 1:6
8 Responderam-lhe eles: Era um homem vestido de pelos, e com os lombos cingidos dum cinto de couro. Então disse ele: É Elias, o tisbita.
a evolução de Elias se deu por ter abandonado a violência da espada!
Seu belo exercício de imaginação se resume a tolas correlações, nada mais que exercício infantil. Fique sabendo que, com um pouco de criatividade (pouco mesmo) qualquer pessoa pode ser reencarnação de outra, sempre há similaridades entre as vidas dos humanos, por menores que sejam.
Sem lembranças sem reencarnação: esta é a verdade dos fatos, como dizia o profeta.
melhor seria dizer : "Sem lembranças ignora a reencarnação e tudo mais que ja caiu no seu esquecimento!"
O que significa sua declaração? Mero testemunho de fé, verdadeiro salto no escuro. Em realidade, o que venho cá afirmando se confirma indiretamente de suas palavras, ou seja: não há qualquer fundamento aceitável para a reencarnação além da crença. Primeiro se crê na coisa, depois parte-se em busca de algo que pareça confirmá-la...
imagine se os monstros sociais que hoje voce repugna, se descobre que foi voce no passado? Junte-se ai lembranças reais de dores causadas a si proprio quanto aos outros? Situações mal resolvidas, isto te deixaria perturbado!
Quem seriam esses “monstros sociais”? Houvesse planejamento no além para a próxima existência, conforme propõem os crentes nas multividas, esses monstros não seriam monstros: o sistema cuidaria de evitar tais tragédias.
desconsideras o livre arbitrio?
"que venham os escanda-los por que neste mundo ainda são necessários!" mas ai daquele que causar escanda-los!
Criaturo, se suas palavras forem lidas na correta acepção, ver-se-á que cada letra confirma o que venho dizendo: não existe evidência satisfatória para a reencarnação. O livre arbítrio e a palavra de Jesus aplicam-se aos fatos da presente existência, de modo algum a fantasiadas vidas pregressas...
Monstros sociais são produzidos na sociedade doente, não provêm de outras inexistentes existências...
mas ja morreu o discursos das "inclinações" natas ?
Onde foi que entendeu que falei disso, inclinações natas? Meu discurso propõe algo bem diferente...
alem da inteligencia ainda tem humor de portugues?
Estarei vendo preconceito contra nossos irmãos lusitanos?
pessoas diante de frustrações despertam reações adversas, uns vê suas experiências ruin como aprendizado para na próxima poderem fazer melhor, ja outros se vitimizam, se revoltam, desejam vinganças e não tardam a ficarem loucos! muitos chegam a esquizofrenia, depressão e suicido!
Meio radical seu pronunciamento... de qualquer modo se aplica aos fatos da presente vida, nada a ver com outras quiméricas existências...
pode ter certeza que voce só guarda na memória da alma intuições necessarias a evolução presente, o resto não passaria de especulações improdutivas, alem do que muito provavelmente esta sua certeza de equilíbrio emocional seja apenas mais uma fragil crença diante de emoções reais,mas mesmo se este seu argumentado equilibrio, diante de fortes emoções for verdadeiro, com certeza não seria para maioria das pessoas!
Não sei de onde extraiu seu “com certeza”, seja como for, nada do que diz favorece a ideia de múltiplas existências. Mesmo falando de outras vidas não consegue se desgarrar da atual, que é a única que realmente temos...
Acho uma graça quando me diz que “posso ter certeza” em se tratando de um assunto em que “certezas” não existem. Você, por acaso, já esteve do outro lado para estudar como a coisa funciona? Supondo-se que exista um outro lado e que as coisas lá aconteçam reencarnativamente...
tem razão! esta minha "certeza" não passa de uma lógica baseada na intuição!
Sua ideia é de que intuição seja algo mágico, prova viva da reencarnação! Triste enganos! Intuição são “insights” mentais, sínteses que nossa mente elabora,
sempre com base nos dados nela armazenados .
Ninguém tem intuições de coisas que não lhe sejam habituais. Se você fosse um matemático poderia intuir fórmulas inovadoras, teoremas revolucionários, mas se não for, nenhum pensamento da espécie lhe afloraria.
Um compositor pode sonhar com a letra de um grande sucesso, quem não tenha habilidade nessa área jamais vai compor nada que preste, nem sonhando nem em vigília. As intuições podem nos suprir de ideias muito ricas, ou de equívocos clamorosos.
A suposição de que certas intuições sejam vislumbres de outras vidas é ingênua e não tem fundamento. Não vai ser por aí que irá demonstrar que a realidade da reencarnação, podes crer...
Essa meia poesia não se aplica ao ente humano. Em nós, terrícolas, as coisas acontecem diferente do que sugere, ou seja: temos recordações de parte substancial do que vivenciamos. Se é assim com a vida presente, teria de assim ser com as vidas passadas. Poderíamos ter vivido mil vidas, em todas estaríamos limitados à condição humana, portanto, teríamos que lembrar das experiências, já que é assim que funcionamos.
o problema é que você insiste em desconsiderar o meu argumento de que :
-guardamos na memoria apenas coisas que damos muita importância
-o restante seria uma especulação desnecessária e prejudicial
por exemplo voce pode pressentir que não gosta do seu irmão,mas de forma alguma deveria ter conciencia que ele te matou em vidas passadas! Isso porque saber só iria reforçar o sentimento negativo que voce ja pressentia em relação a ele!
mais ou menos é o que acontece com a mulher que pressente que esta sendo traida pelo marido, enquanto não tiver certeza será obrigada a conceder o beneficio da duvida! mas a partir da descoberta mesmo sendo obrigada ao perdão, toda vez que olhar para cara dele e escutar ele falar , vai lembrar-se "esse cara ja me traiu"!
imagine se ela lembra-se, mais do que isto tambem sentisse a dor do ato de ser traida e assassinada toda vez que olhasse para cara dele?
O que está fazendo é a clássica tática de criar a dificuldade para vender seu peixe. Nada do que diz ampara a crença em várias vidas, nada.
Primeiro vamos corrigir a falsa alegação de que “guardamos na memoria apenas coisas que damos muita importância”. Não é nada disso, guardamos na memória muitas coisas às quais não damos tão grande importância. A não ser que desenvolva melhor seu conceito de “muita importância”, de forma a melhor esclarecer o que lhe significa.
Essas criancices de dizer que se Zé lembrar que Pedro o estuprou em vida passada vai querer vingança não faz o menos sentido. Por que Zé e Pedro teriam que voltar a viver juntos? Bastaria que um reencarnasse no Brasil e outro na China e ninguém soubesse quem é quem, ou que cada um voltasse em períodos diferentes.
Estivéssemos realmente sujeitos a viver muitas existências o sistema se encarregaria de corrigir quaisquer conflitos: já que a finalidade seria evoluir, por que fomentar ódios sem necessidade?
Portanto, essas desculpinhas bobas, de que o Zé atual vai conhecer Pedro, que veio mulher, e vai estuprá-la em represália, expressam fraca imaginação...
tentar escrever com riquezas de detalhes tudo o que fez ontem certamente não conseguira nem 10%, imagine então se fosse escrever desde do dia que conseguiu perceber-se vivo?
Ninguém lhe pede isso, provavelmente nunca pedirá. Você e todos nós, com exceção dos lesados, temos características comuns: lembramos o suficiente para manter nossa identidade coesa, tanto para nós quanto para os com quem convivemos.
pois é assim mesmo, voce pode guardar na memória que gosta ou não gosta de varias coisas , animais e pessoas, gostos por artes alimentação, esportes querer recordara a estrada que te trouxe até aqui, teria voltar aos primordios fo tempo que ainda era uma ameba e começar tudo de novo!
E aí voltamos as divagações improdutivas...
digamos que o passado construiu o seu presente, então o seu passado esta dentro de voce na forma do presente difícil sera conseguir reconhece-lo na forma presente!
sua forma presente é o resultado de inúmeras forma passadas!
não adianta ficar chorando pelo leite derramado que não pode mais alimentar o seu presente!
Desapegue do seu passado e seja um novo homem!
E aí voltamos as divagações improdutivas...
Com esse grande talento com que foi brindado pela natureza, você, Criaturo, é capaz de resumir sua vida desde a infância até hoje, num relato coerente. Se fosse um ente reencarnante faria isso desde sua primeira existência... Se não faz é porque não lhe sobem lembranças, se não lhe sobem lembranças é porque não viveu as vidas com que sonha. Simples assim.
de certo que se fosse descrever minha vida desde o dia que me percebi vivo, dariam incontáveis livros. mesmo assim ficam de fora muitos detalhes que não dei importância.
querer desvendar todo o passado seria querer conhecer 100% a origem da vida, porque querer ficar "marcando passo", voltar ao passado quando o presente deslumbra o futuro?
voce não pode modificar nem tornar inexistentes dores passadas, melhor usar racionalmente suas energias com o presente para ter um futuro melhor!
E quem sugeriu “querer desvendar todo o passado”?
Criaturo, sua habilidade em torcer o pensamento alheio é fenomenal! São poucos com talento assim!
O que lhe carece esclarecer é por que podemos dissertar sobre nosso passado desta vida e não podemos fazer o mesmo com outras vidas, já que, na sua louca suposição (sua e de vários) viemos de existências várias?
Bíblia de novo, com que intenção agora?-mas não havíamos combinado que provaria a reencarnação independentemente de suas referências tortas aos Testamentos
Obrigado por essa lição de Bíblia, vou estudá-la com carinho, mas não havíamos combinado que provaria a reencarnação independentemente de suas referências tortas aos Testamentos?
foi por isso que os religiosos fariseus mandariam Jesus para cruz ! "intolerância religiosa preconceituosa com os divergentes"
Depois vou falar mais a esse respeito, por que a crença radical do judeus condenando Jesus, é muita parecida com a crença dos ceticos tipo Sergio condenado os crentes ! claro que de uma forma mais civilizada!
Se quiser falar sobre isso, primeiro vai precisar corrigir o que erroneamente afirma sobre o porquê de Cristo ter sido crucificado: suas alegações estão tão equivocadas quanto cachorro pôr ovo...
Engano seu, cegos sabem que cores existem; surdos sabem do som, e podem sentí-lo!
Tudo esse seu baldado esforço foca-se em tentar justificar o injustificável, ou seja, a horrenda e insustentável hipótese de que vivemos vidas anteriores embora delas não recordemos... Coisa de doido, só pode...
opa! agora tivemos um progresso!
voce saiu da descrença justificada pela sua falta de memória, e confessa suas aversão por tal possibilidade!
Beleza! agora justifique por que : "horrenda e insustentável hipótese" ?
Horrenda hipótese sim: pregada com muita veemência, mas amparada no vazio da fantasia e sustentada pela imaginação desvairada!
ja tive sonhos assim passeava por outro pais falando o idioma local, abraçado com uma "estranha" que me parecia ser muito cara, acordei com uma sensação misto de saudade e perda!
voce acha que quando o mundo da imaginação começa a interferir no mundo real, ele continua sendo apenas um sonho?
Sabe que não sei?
ok! mas crê que o mundo da imaginação pode agir no mundo fisico?
Claro que pode: se você, por exemplo, for um literato e imaginar um enredo criativo pode despertar emoções e prazeres em muita gente: o mundo da imaginação agindo no mundo físico!
voce afirma não haver reencarnação por ter essa vidência ou por não ter essa vidência?
Afirmo não haver reencarnação pelo fato de que se houvesse reencarnação teríamos que lembrar de nossas outras existências, do mesmo modo que lembranças dos eventos que vivenciamos na presente vida. Ponto.
pronto admitiu sua crença cetica!
inventa uma premicia falaciosa "de que se houvesse reencarnação teríamos que lembrar"
Consegue provar tal teoria anti reencarnacionista?
que me desculpe os crentes deste forum mas, agora serei eu o cético: " o ônus da prova cabe a quem afirma"
Apesar de não saber o que significa “premicia falaciosa”, não sou quem tenho que provar nada em relação à reencarnação, muito menos sobre sua inexistência, mesmo porque a reencarnação não é falseável, não permite a produção de hipóteses testáveis (se está pensando em Stevenson, adianto: não, ele não produziu evidências reencarnacionistas satisfatórias).
O máximo que posso fazer, pretendendo esclarecê-lo, é o que venho fazendo: mostrar que a suposição não tem firmes fundamentos, e as alegações que parecem ampará-la são apenas extensões do que se aplica a presente vida arbitrariamente esticado para a crença em outras.
voce não se sente um feto dentro do universo?
um animal?
que tal uma bacteria vivendo dentro do universo humano, que consciência ela tem da própria situação?
Ela não pode conceber que vive dentro de outro ser mais complexo e voce pode?
Se um dia fui bactéria não recordo, por isso não posso falar pelas bactérias, mas posso lhe garantir, conforme atesta meu guru nu, que sem lembranças sem reencarnação...
do tipo aqueles que "não sabem de onde vieram nem para onde estão indo" ?
Não, não me sinto assim: sinto que vim de mamãe e papai e estou caminhando para a sepultura, após o quê não sei... embora espere que haja algo bom além...
pois é isso que a crença faz inibe o questionamento das pessoas, a sua mamãe pode ser adotiva, voce pode ter sido fabricado em um laboratório, poderia ainda ser um androide ET vindo de outro planeta, se for esse o caso quando parar de funcionar eles virão buscar sua memória!
e ninguém caminha para sepultura porque sempre haverá almas caridosas a carregar!
Belo discurso, pena que em nada ajude a fundamentar a crença reencarnacionista. Posso ser uma dessas coisas que propõe, mesmo assim não teria reencarnado!
Voltamos, pois ao ponto inicial:
se nesta vida tenho lembranças de minhas experiências, caso reencarnasse teria que ter recordações das vidas que vivi”. Você, belo Criaturo,
falou, falou mas não fez o carro andar um dedinho...é comum pessoas próximas de uma situação de risco de morte começarem a rever suas vidas!
Correto, esse folclore existe... são “sabedorias” do tipo: “usamos 10% de nossa capacidade cerebral”...
muitos proximos da morte dizem que sim e que estão vendo parentes mortos!
um dia saberemos, ou não!
Não precisamos esperar “um dia” para saber: alucinações no leito de morte são comuns... Por que recorrer a explicações difíceis se as temos no trivial?
Interessante, meu guru, que numa caverna no Himalaia mora nu, me disse que o que constrói o nosso ser é a soma das experiências que vivenciamos...
correto! mas ações sem sentimento, sem interesses se tornam inconscientes e caem no esquecimento!
Correto, e reencarnações sem lembranças de outras vidas não são reencarnações, são sonhos...
e sonhos são lembranças do que ja vimos.
Claro que sim, do que vimos nesta vida. Não precisamos recorrer a imaginadas outras vivências para explicar os fenômenos que experimentamos nesta existência...
O que instinto tem a ver com vidas passadas?
o conhecimento do presente veio do passado
Correto, do passado desta única presente existência que temos. Lembre-se de que o alertei: usa fatos da vida atual para iludidamente explicar outras vidas...
uma crença mesmo sendo improvável, que resulte em ações pró bem comum, mesmo sendo um ilusão ainda sim é positiva!
Neste caso, não é a crença que é positiva, sim as ações de benemerência! Qualquer pano de fundo, desde que não contradiga o objetivo, serve para amparar boas intenções. Você pode, se quiser, fazer despachos em noites de lua cheia, ao grande Lobisomen Verde, em favor das criancinhas que sofrem...
não é isso, digo que por exemplo a caridade cristã trabalha em prol do bem comum!
Alem do que pela fé muitos abandonam maus hábitos!
As pessoas abandonam maus hábitos porque percebem que é melhor cultivar bons hábitos. É mais caso de conscientização que de fé...
Sei tudo sobre as fantasias regressionistas: não funciona comigo...
só conhecimento teórico?
Estudos pessoais variados a respeito.