Autor Tópico: Razão x Fé  (Lida 48871 vezes)

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
Re:Razão x Fé
« Resposta #1050 Online: 30 de Maio de 2017, 15:45:59 »
Então zé cético! todas as crenças são horrorosas!
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #1051 Online: 30 de Maio de 2017, 15:53:36 »
Depois da morte de nosso hardware (corpo físico) nós perdemos a sintonia com a vida, igual a um aparelho celular que quebra. A vida continua fluindo, e serão sintonizados pelos novos humanos.  Depois da morte, acaba a individualidade, o José não será mais nada que um cadáver, e suas lembranças serão de suas obras e atos, acabou-se José... O indivíduo só existe em seu corpo físico, a vida flui e é sintonizada por todos, até que estes indivíduos acabem, a vida continua  somente paro os novos indivíduos de hardwares novinhos.  Olha que teoria , pode ser até lógica, mas é só uma fantasia, e eu sei disso, religiosos tentam transformar suas fantasias em realidade. Não há esta possibilidade.
como uma pessoa acredita nunca ter morrido e vem aqui informar em qual estado ficará depois de morto?
simples ele continua sendo   crente do seu achismo até depois de morto! :hihi:

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #1052 Online: 30 de Maio de 2017, 16:01:40 »

Não, a "dor" moral pode significar qualquer coisa, não necessariamente desencontros com o que é "certo". Moral é cultural, significa apenas a demanda de um Mariavaicomasoutrisse.

Em algumas culturas o desacordo com algumas doutrinas religiosas pode levar a intenso sofrimento moral, de forma alguma significando que seguir a concordância daquela doutrina seja "o certo." Pessoas com disforia de gênero sofrem moralmente por não se aceitarem como são, sem que necessariamente signifique que isso seja o "certo".

moral cada um tem a sua ,mas somos obrigados a respeitar a moral do meio social o qual compartilhamos!
dor moral é aquela em que acreditamos estar sofrendo a dor dos outros, ou então a perda de alguem, ou seja é um sentimento que faz sofrer apenas a  alma, ja que os corpos não podem se conectar!  apenas as almas!

A dor fisica e moral é o melhor guia para evolução dos seres!
É a dor que  melhor faz conscientizar ao seres de que estão vivos!
Não, não é. Dor e sofrimento são fatores limitantes e desvirtuantes da vida.
de fato acredita mesmo que poderiam haver humanos sem a existência da  dor ?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1053 Online: 30 de Maio de 2017, 17:35:43 »

Coquinhos são redondinhos por que adquirem o formato de rodelas, por isso o retrato de um Cangurú é fino.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #1054 Online: 30 de Maio de 2017, 17:45:59 »
Citação de: Montalvão

Nobre Criaturo,

Parece que sua pobre argumentação em favor da múltiplas existências se esgotou: está se repetindo muito e nada acrescentando em termos de esclarecimento.

A ausência de lembranças de outras vidas continua o óbice principal contra a crença reencarnacionista: as rotas explicações que apresenta não muda esse quadro.Ou você acha um caminho que lhe dê a força convencitiva que almeja ou desista...

Seus argumentos, além de fracos, pecam pela constante repetição, apesar de já debatidos anteriormente. Sempre volta a reapresentá-los como se as objeções não existissem... Conversa assim tem um nome: codilouco!

Citação de: Criaturo
se não consegue ver lógica nos meus argumentos ok!

Então, ok, estamos concordes: realmente, seus argumentos, boa parte deles, carecem de lógica, como demonstro a seguir.

mas tambem não vejo la muita lógica em afirmar que reencarnação não existe porque não ha lembranças delas, a lógica tá que da mesma forma que pouca coisa se lembre de fatos do seu passado, por exemplo na festa do seu primeiro aniversario la estavam  pessoas e muitos outros detalhes, no seu primeiro ano escolar teve vários colegas e tambem muitos outros detalhes, embora tenha convivido com eles por um ano, aposto que hoje não se lembra do nome de nenhum deles?

Da festa de meu primeiro aniversário efetivamente de nada recordo, nem sei se houve festa. Do primeiro ano letivo (tive dois primeiros anos letivos, um perdido, outro aproveitado) lembro de várias coisas e pessoas: da professora Vera; da verinha, minha namorada (embora ela não soubesse); do meu amigo Renatinho; do Jorge Kakuloviki (nunca esqueci o nome, apesar de não ter certeza se se escreve assim)...

Então usando da sua ilógica eu posso afirmar que "nada disto existiu"! porque segundo sua falta de lógica sem lembranças, sem passado! 

De duas uma: ou está terrivelmente desatento ou usa de má fé, de um modo ou de outro, está deturpando meus pronunciamentos. O que venho dizendo é que: sem lembranças de outras vidas sem reencarnação. Esta é a lógica.

Sua torta defesa é que, assim como não lembramos de todos os eventos da vida presente, então não temos que ter recordação alguma de outras vidas! Aí está sua falta de lógica!

A lógica correta seria: do mesmo modo que lembramos de eventos de nosso passado da presente vida, deveríamos recordar acontecimentos de outras existências, se as tivêssemos...

O desafio aos reencarnacionista (você, Criaturo, incluído) seria demonstrar que não: que a ausência de lembranças não macula a crença. Embora venha se esforçando nesse mister seu esforço tem sido baldado. Basicamente suas justificativas são meras repetições das pobres explicações de Kardec, quais: lembrar traria problemas sociais; não temos lembranças mas temos “intuições”, que nada esclarecem. Consequentemente,  o óbice da não lembrança permanece intocado e constitui sério entrave à legitimação da crença.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #1055 Online: 30 de Maio de 2017, 17:52:10 »
Citação de: Sergiomgbr
No que o Zé retrucou,
comu farta di invindença podi tornà uma crença"rorosa"?
oce mi acusa de sê um papagai duendista andanu em círculu "coisa de loucu, né?", inquantu eu vejo oce comodamenti garradu  a um único argumento de sem vê u duendi num tem duendi" comu uma tauba de sarvaçãum da própia discrença!

Matou a pau! :ok:

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #1056 Online: 30 de Maio de 2017, 18:13:20 »
voce pegou o bonde da vida "andando" e somente consegue olhar para traz tendo fé nas outras pessoas, ou seja crê no passado apenas "acreditando" que os fatos que lhe foram apresentados são verdadeiros!

O mesmo bonde da vida andando que peguei todos pegaram, mesmo assim há quem acredite em reencarnação e quem mostre que a hipótese é insustentável.

Muitos fatos de nossas vidas nos são contados pelos mais velhos, notadamente os da infância, mesmo assim temos recordação de expressiva parcela das experiências passadas: não se faz necessário acreditar para aceitar, basta lembrar.

por exemplo cre que seus pais  sejam legítimos, apenas porque ha um certidão de nascimento atestando tal coisa,mas pode estar sendo enganado!     

Pode ser, sempre suspeitei que a cegonha me jogou na casa errada...

De qualquer forma, enganado ou não, tenho lembranças muito vívidas de meu passado. De outras vidas, nada...

Ceticos acreditam na ciência dos outros por não conseguirem comprovarem os fatos  por si mesmos!

Errado! Os fatos científicos podem ser comprovados por quem quiser se dar ao trabalho de conferi-los: este é um dos apanágios da ciência: não fazer afirmações dogmáticas.

Se vier alguem falando que tal personagem existiu, porque foram encontradas "evidências" históricas, ai sim passarão a existir oficialmente para os que creram, mas não puderam comprovar por si mesmos, que tal existência tenha sida verdadeira!

Certo: ciências que lidam com provas documentais e testemunhais podem estar equivocadas no que acreditam ter descoberto, mesmo assim, não se trata de central de boatos, há técnicas eficazes de investigar o passado. Mas, no que diz respeito à reencarnação nada disso existe: além de não termos lembranças não temos como perquirir quem fomos em outras vidas. Conclusão lógica: não há consistência na conjetura reencarnacionista!

Criaturo, não vai ser apontando dificuldades na investigação do passado histórico que trará argumentos favoráveis à reencarnação!

Mas agora até que inovou um pouco, inventa a tese da “lembrança inacreditável”: se lembrássemos de vidas passadas não acreditaríamos que fossem recordações de outras vidas, então (esta parece ser sua conclusão): de nada adiantaria ter tais rememorações!

exato! de nada adiantaria porque não basta saber tem que sentir, sem emoção tornam-se inacreditáveis!
alem do que tal conhecimento não acrescentaria nada de positivo, antes despertariam sentimentos negativos e descontrole emocional

Admirável: um pequeno discurso com tanta erronia!

1) Se tivêssemos lembranças teríamos emoções pertinentes. As emoções também são “lembradas”...

2) as recordações seriam, sim, muito positivas, você é que, além de nada lembrar, não percebe, apesar de que já o orientei nessa  direção...

3) a desculpa de despertar reações negativas é só isso:  desculpa. Um processo sofisticado como seria o da reencarnação teria mecanismos eficazes para inibir sentimentos ruins.

que evidências voce possui que o homem foi a lua?

Nossa senhora! Isso é que é desvio!

Vai dizer que é adepto da teoria de que a ida a Lua foi encenação? E que alguns sábios vigilantes tudo descobriram e denunciaram a farsa?

Mas, não vamos discutir viagens à Lua. Ainda que nunca ninguém tivesse isso de verdade ao satélite terrestre nosso problema continuaria intato, ou seja: faltam evidências de que hajam outras vidas!

sou adepto de que "tudo é possivel para aquele que crê"

Nem vou sugerir que suba no 40º andar de um prédio e, lá chegando, acredite que pode voar... senão, depois que se estrepar todo, dirá que fui eu quem lhe deu a ideia...

Assim tambem creio que o homem pode ou não pode ter ido a lua,

Já que está muito preocupado com a lógica, informo-lhe: acaba de ferir o princípio da não contradição... para piadas frases como essas são boas, para a lógica,  tragédia...

uma coisa eu tenho certeza "eu mesmo nunca fui a lua,nem em sonhos!"

“Bom” argumento este... em que fundamenta a tese reencarnacionista só Deus sabe...

E voce mesmo sem poder ter comprovado as provas apresentadas , crê que o homem foi a lua?

Não “creio”:  acho muito provável que a visita a lua tenha acontecido e ficaria terrivelmente admirado se tudo não passou de um blefe...

Saberia explicar por que  nunca mais voltaram lá?

O fato de não terem retornado não significa que não tenham ido...

Há várias conjeturas para a não ocorrência de novas excursões: uma delas assevera que os astronautas toparam com bases de extraterrenos e foram ameaçados de virarem torresmo caso lá tornassem...

Mas, a explicação mais plausível é a financeira: custos altíssimos!

eu tambem não tenho lembranças de antes de um ano de idade, será que eu existia mesmo?

Nem sei se você existe hoje, como saberei se existia nos antigamentes? Vai ver és um androide inteligente, com um parafuso frouxo, o que o levou a ter uma ideia fixa de que os humanos reencarnam e, com sua lógica cibernética travada,  não consegue analisar argumentos contrários...

ok, sabemos que fetos se desenvolvem,mas isto não garante que ja fomos um feto,mas ja que todo homem ja foi um feto devemos crer que tambem ja fomos um?

Se está pretendendo se manifestar logicamente, deve ter cuidado com o que diz:

todo homem ja foi um feto

Eu sou homem

Logo, eu ja fui um feto.

Então, logicamente falando, você não tem que “acreditar que já foi um feto” sim aceitar a validade do silogismo e, considerando a verdade da premissa maior, reconhecer que é verdadeiro.

Se você não foi um feto deveria especificar o que foi que foi, de modo que pudesse vir a ser o que é...

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #1057 Online: 30 de Maio de 2017, 18:53:37 »
ok, sabemos que fetos se desenvolvem,mas isto não garante que ja fomos um feto,mas ja que todo homem ja foi um feto devemos crer que tambem ja fomos um?
sim mas podemos estar errados, podemos ser um produto das ciencias ocultas, do tipo " Dr.frankstein! muhaaaaááááá!

Mas aí você não seria humano... raciocínio falhado...

Rejeitar a premissa por não gostar dela não a torna falsa... O que precisaria fazer é demonstrar que a ausência de lembranças de outras vidas  não macula a realidade da reencarnação, coisa que até aqui não conseguiu!

ok,mas adotar uma que lhe seja simpática tambem não a torna verdadeira!

A questão aqui não é de simpatia, mas de apontar as fraquezas da suposição reencarnacionista: é o que venho fazendo...

e desde quando nossa ignorância possui poder para alterar a realidade de que" não sabemos de onde viemos nem para onde estamos indo e muito menos o que estamos fazendo aqui"

E, desde quando nossa ignorância - não sabemos de onde viemos nem para onde estamos indo e muito menos o que estamos fazendo aqui – indique algo favorável à tese reencarnacionista? Se não sabemos, não sabemos, ponto! Quanto à reencarnação é uma dentre muitas suposições e, como temos visto, bem carecente de fundamentos...

Agora, se toda humanidade, indistintamente, trouxesse consigo nítidas recordações de que viveu outras vidas, aí a coisa mudaria de figura.

O saber humano muito se aprimoraria,

claros na História seriam facilmente preenchidos,
mistérios e dúvidas sobre acontecimentos passados seriam elucidados

e o saber de forma geral se aprimoraria.

Além disso, a corrupção que devasta a moral de muitos povos cessaria de existir;

a exploração dos desafortunados não seria conhecida;

as injustiças sociais acabariam ;

os que fossem tentados a praticar o mal pensariam duas vezes.

Enfim, teríamos um mundo muito melhor e todos seriam felizes...”

acorda para vida que ela é cruel, porque nós somos cruéis!
o saber intelectual não cria bondade ,pelo o contrario conhecimento da poder e arrogância ao ser humano , ironicamente quanto mais conhecineto intelectual mais bestializado se torna o homem que cada vez mais abandona sue instinto social e caminha para uma individualidade irracional!
(nota: o homem abandona seu instinto social e se torna irracional)!

a exemplo de Adão que ao adquirir conhecimento tornou-se arrogante e afastou-se de Deus!
ao contrario do que voce imagina o saber, a descoberta do oculto pode trazer sérios desastres a crianças despreparadas:
-saber que a vida é eterna poderia ser banalizada do tipo descartável, cobras trocando de peles!
-saber que  progrediu pode despertar vaidades "do tipo ja sou melhor que os outros"
-saber-se regredindo pode achar-se um caso perdido do tipo agora é "para o inferno e avante "
-saber-se estacionado pode gerar um complexo de incapacidade
-casos mal resolvidos do passado  incitariam novas  guerras  no presente

Criaturo,
Por essa via a conversa não vai ter fim,  voltemos ao princípio: reencarnação sem lembranças não é reencarnação é ilusão!

Você quer vender seu peixe de desgraças para justificar que reencarnamos,mesmo disso não termos o menor registro memorativo. Podemos discutir suas ponderações item a item, mas não seria produtivo, visto que nada do que diz afasta a aporia de haver reencarnação e não existirem lembranças.

Mostrei-lhe que,  olhando-se a suposição num aspecto positivo, lembrar de vidas passadas seria tudo de bom; você retruca que contemplando-o num foco negativo é desgraceira total.

Ora, se se trata de um mecanismo que provê a evolução da humanidade, ele deveria ser positivo, não negativo. Portanto, engendraria resultados positivos e as recordações contribuiriam acentuadamente para essa progressão.

conhecimento  nunca foi sinônimo de sabedoria esta só vem através da conscientização através de novas experiências!

Ah tá, conscientização não é conhecimento! Quem se conscientiza de algo então não toma ciência desse algo? Lembre-se do que lhe falei sobre a lógica...

Do jeito que se pronuncia está a dizer que se tomo consciência de que prejudiquei alguém essa conscientização seria maléfica, a ignorância do fato é que me fará tomar a atitude correta para consertar o erro!

Atina o que defende?
« Última modificação: 30 de Maio de 2017, 20:06:45 por montalvão »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1058 Online: 30 de Maio de 2017, 19:33:12 »
E quem disse que a tese espírita está certa?
Esta foi uma questão sobre a qual muito trabalhei e tive que investir longo tempo.
Após amadurecidas reflexões, havia apenas um caminho, meu caro Giga, com o qual talvez vc ainda não se tenha deparado: estaremos vivendo num mundo de mentirosos e embusteiros que refinaram a arte de enganar?
Caso afirmativo, jamais atinei com o propósito de tamanha paranoia, visto que os vultos mais destacados neste meio, com inteligência e cultura acima da média, não se interessam por dinheiro, que é o motor da maioria das religiões. Pelo contrário, investem anonimamente em dispendiosa caridade ao próximo.

Talvez você não tenha dedicado tempo suficiente para essa questão porque suas reflexões não parecem tão amadurecidas. Muitos que não têm nada a ver com espiritismo, com inteligência e cultura acima da média, também não se interessam por dinheiro e investem em caridade ao próximo.

Também não se tem notícia de casos rumorosos na área do sexo, outro rastilho que costuma explodir no meio dos religiosos em geral e que a imprensa não perdoa.

O poder político, não seduz. Não existe e nunca existiu interesse nesta área. Tivemos dois nomes com destaque ali, Freitas nobre e o emblemático Bezerra, em priscas eras.

Você bem sabe que quando a polícia investiga um crime procura saber quem seria o beneficiado e qual a motivação.

O beneficiado é sempre o triste, o pobre e o aflito.
A motivação: levar o alento, a esperança e o esclarecimento.

Santa inocência....

http://marcianitosverdes.haaan.com/2013/09/sexo-en-la-sala-de-sesiones-espiritistas/
http://dossieespirita.blogspot.ca/

Contudo precisamos reconhecer que o Espiritismo lida com fenômenos que a inteligência do homem prático, lógico e objetivo se recusa a confrontar.

Muitos cientistas sequer se interessam por tais fenômenos.

Quais fenômenos?

Penso, meu caro amigo Giga, que sendo você, como já notei, pessoa extremamente direta e que se aprofunda de modo apaixonado no conhecimento daquilo que combate ou defende, talvez jamais tenha pensado em oferecer o benefício da dúvida ao Espiritismo ao considerar seus dignos objetivos.

Os dignos objetivos do espiritismo são semelhantes aos dignos objetivos do catolicismo, do budismo, do taoísmo, do judaísmo, do....etc e tal. Se o seu critério são os "dignos objetivos", parece que você precisa refletir mais sobre as suas escolhas. Mas não importa, aqui temos uma questão de preferência e de fé. Você se identifica com essa crença. Ótimo, seja feliz, mas não venha aqui dizer que espíritos existem, dentre outras churumelas sem nada que possa provar o que está dizendo.

« Última modificação: 30 de Maio de 2017, 19:39:52 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #1059 Online: 30 de Maio de 2017, 20:13:35 »
GIGA: "E quem disse que a tese espírita está certa?"

RESPOSTA: Kardec disse, Delanne disse, Xavier, o Chico disse, Bozzano disse (e como disse!)... Carlos Vereza diz, Criaturo talvez diga, Spencer garante...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1060 Online: 30 de Maio de 2017, 20:25:40 »
Pois é...sempre os mesmos.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #1061 Online: 30 de Maio de 2017, 22:06:24 »
Dei uma espiada nos links que o Giga postou.
Sabia que o Dossiê Espírita era panfletário e radical nos seus ataques mas não que era lulista apaixonado.

É até risível que os brasileiros endeusem demais quem ajuda pouco, achando que basta ter um rótulo religioso para ser considerado "filantrópico" (uma noção tipicamente medieval, submeter a bondade a um subproduto da religião). Isso quando os mesmos brasileiros são convidados a desmoralizar com muito ódio o ex-presidente Lula, que buscava resolver as mais aprofundadas desigualdades sociais com seu projeto político progressista de valorização do emprego e qualidade de vida.

A isto, depois da Lavajato se denomina, anacronismo paroxístico.

Também, sua teoria da conspiração contra a rede globo de tão estereotipada arranjaram um jeito de diversificar dizendo que até quem tem horror a ela sofre sua influência. adota suas gírias e pensa como ela.
Afirma que a rede globo se associou à FEB para impedir o avanço das igrejas evangélicas, pois estas concorreriam com sua audiência.
Gente, até  quem é evangélico costuma não suportar aqueles programas de tão chatos. E vão concorrer com a rede globo?!

Vou dizer uma coisa, como a internet tem muito material cabuloso, explora as taras humanas e muitas esquisitices, aconselho a quem gosta deste tipo de coisa visitar o Dossiê Espírita, vale a pena.
Interessante, são pessoas que investem tempo e dinheiro com o único objetivo de deturpar, criticar, caluniar, sem o menor respaldo da verdade. Ali não falta entusiasmo e ardor juvenil, estes, se empregados com alguma finalidade útil faria diferença. Só baboseiras.
Mas há uma forte razão para isto.
Já disse uma vez, a única vertente religiosa que desmascara a concupiscência e a ganância por dinheiro destas seitas modernas é exatamente o Espiritismo e por isto sofre seus ataques, poderosos, metódicos e organizados.
Haja dinheiro nisto.

Ops! Estou pensando aqui com meus botões... será que o Giga não é evangélico?
« Última modificação: 30 de Maio de 2017, 22:15:29 por Spencer »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1062 Online: 30 de Maio de 2017, 22:17:19 »
O link serviu para dizer que onde há fumaça, há fogo e que o espiritismo tem tantos podres quanto qualquer outra seita de terceira categoria. Podem ser discutíveis, mas eles existem desde o tempo de Kardec. Essa visão colorida e recheada de paz e amor e orientada para objetivos dignos faz parte do "me engana que eu gosto" de qualquer religião. Não se iluda Spencer. No entanto tenho que admitir que nem todos estão preparados para o choque da realidade e preferem usar seus colírios lisérgicos para ter uma visão mais psicodélica do mundo que os cerca.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #1063 Online: 30 de Maio de 2017, 22:34:12 »
O Edgar Saveney definiu perfeitamente o espiritismo e a metodologia lógica e prática dos espíritas na Revista dos 2 Mundos setembro 1863 - 2ᵃ quinzena. Não tem um iota siquer a mudar no artigo desde então.
O espiritismo e os espíritas
Um episódio contemporâneo da história do sobrenatural

Mas, objeta um dos visitantes que o Sr. Kardec nos apresenta nos seus diálogos familiares, de que concebamos uma coisa como possível, não resulta que ela exista. ― Sem dúvida, responde o Sr. Kardec, todavia “já é um grande passo”. [c’est déjà un grand point] E nessa resposta leviana ele parece trair um dos segredos do seu método; para ele, coisa sonhada é mais que metade real.
[...]
Em resumo vimos que, desde as práticas grosseiras do Sr. Home até os ditados mediúnicos do Sr. Kardec, o espiritismo emprega um mesmo procedimento: busca a fundo os meios de se elevar ao mundo espiritual. Qual é o valor do seu esforço? Mais ou menos o esforço que o barão de Münchausen fez, no dizer da lenda alemã, para sair dum pântano onde estava atolado. Esse ilustre personagem agarra, como se sabe, sua peruca com as duas mãos, e a puxa tão forte de baixo para cima que pode assim se safar do atoleiro.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #1064 Online: 30 de Maio de 2017, 22:35:38 »
Basta só haver eleições pra se manifestar a fúria dos fraternos irmãos...
M/mãe passou por isso e foi um dos motivos que a levaram a abandonar a religião espírita.
O outro foi que se tocou que era tudo fantasia, claro.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #1065 Online: 31 de Maio de 2017, 08:46:51 »

Da festa de meu primeiro aniversário efetivamente de nada recordo, nem sei se houve festa. Do primeiro ano letivo (tive dois primeiros anos letivos, um perdido, outro aproveitado) lembro de várias coisas e pessoas: da professora Vera; da verinha, minha namorada (embora ela não soubesse); do meu amigo Renatinho; do Jorge Kakuloviki (nunca esqueci o nome, apesar de não ter certeza se se escreve assim)...
caramba, não contava com sua super memória, mas fez a primeira serie com 10 anos?
eu possuo um memória  relativamente boa, não me lembro de quase nada da primeira série!
mesmo assim de 0 a 1 ano muitas lembranças do passado mais recente se foram para o arquivo morto, agora querer exigir lembranças de vidas passadas, ai é um argumento muito apelativo!
Do mesmo nipe do ateismo"não vejo evidencias , logo Deus não existe"

ja que se declarou não simpatizante da causa reencarnatória, gostaria que justificasse o por que?

Então usando da sua ilógica eu posso afirmar que "nada disto existiu"! porque segundo sua falta de lógica sem lembranças, sem passado! 

De duas uma: ou está terrivelmente desatento ou usa de má fé, de um modo ou de outro, está deturpando meus pronunciamentos. O que venho dizendo é que: sem lembranças de outras vidas sem reencarnação. Esta é a lógica.

Sua torta defesa é que, assim como não lembramos de todos os eventos da vida presente, então não temos que ter recordação alguma de outras vidas! Aí está sua falta de lógica!

A lógica correta seria: do mesmo modo que lembramos de eventos de nosso passado da presente vida, deveríamos recordar acontecimentos de outras existências, se as tivêssemos...
esta lógica só funciona bem na sua cabeça!
obviamente que um novo corpo , uma memoria limpa( o espirito volta para sua antiga casa e encontra limpa, porque em jarro de barro novos é necessario colocar vinho novo, para que ambos se conservem).
eu estou argumentando que apenas as memória das vidas passadas estão na memória da alma , que por força de emoções do presente, ocasionalmente podem ser despertadas no cerebro!
Pois a intenção é deixar o  passado especulativo, improdutivo no passado ser um novo homem, tente fazer a coisa certa e obterá ajuda necessaria! seja ela intuição de memórias passadas ou mesmo conselhos induzidos no seu pensamento, crê nisto?
ou acha-se um ser auto suficiente?

O desafio aos reencarnacionista (você, Criaturo, incluído) seria demonstrar que não: que a ausência de lembranças não macula a crença. Embora venha se esforçando nesse mister seu esforço tem sido baldado.

a maioria da pessoas lembram-se muito bem de todos os seus pecados do passado e continuam cometendo os mesmos pecados!
E´como te disse "não basta saber que errou, precisa sentir se conscientizar , desejar não repetir tais erros" é o primeiro passo para evolução em ser um novo homem!
mas tal desejo de evoluir só poderão serem despertados diante de novas experiências e não por lembranças de chorumelas passadas!  :'( :bua: :bua: :bua: :bua: :bua:

Basicamente suas justificativas são meras repetições das pobres explicações de Kardec, quais: lembrar traria problemas sociais; não temos lembranças mas temos “intuições”, que nada esclarecem. Consequentemente,  o óbice da não lembrança permanece intocado e  sério entrave à legitimação da crença.

ter conhecimento sobre a continuação da vida poderia despertar sentimentos de irresponsabilidades como a banalização por uma vida reciclável, então os que tiverem ouvidos que ouçam e isto basta!
« Última modificação: 31 de Maio de 2017, 09:11:39 por Criaturo »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #1066 Online: 31 de Maio de 2017, 08:52:05 »

Instinto é uma funcionalidade resultado da seleção natural de indivíduos que replicam determinado comportamento que a eles possibilita ter maior sucesso na descendência.

e como é transmitido aos descendentes?

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #1067 Online: 31 de Maio de 2017, 08:55:10 »
O religioso é imbuído antes de tudo de vaidade. Se um espírita não
busca riquezas, um franciscano católico também não, mas ambos são imbuídos de vaidade. O mais "modesto" dos fundamentalistas judeus, que se veste de maneira rigorosa, de modo a evitar a "imodéstia" pode ser reconhecido pelos seus atavios a centenas de metros de distância. São todos vaidosos,e o que sobeja de vaidade vai certamente redundar colateralmente em lutar por poder e dinheiro e em escândalos de toda natureza.

Concordo! como dizia o Eclesiastes abaixo do sol tudo é vaidade correndo atras do vento!

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #1068 Online: 31 de Maio de 2017, 09:04:17 »
O que se tem é a possibilidade de se guiar para acreditar em algo desde um axioma, no caso da ciência, ou em nada, ou dogmas, no caso de crenças.
exato! quanto mais ignorante mais crente  se torna , como  em uma só vida não é necessario dominar toda a materia somos obrigados a acreditar no que é dito por outras pessoas!
por exemplo da lua  só me disseram sobre sua gravidade mas  como nunca estive la para poder comprovar tal ciencia, só possuo opção de acreditar na ciencia dos outros que la estiveram se é que estivera mesmo?
Já que meio seculo se passou e com tanta evolução tecnológica  nem um retornozinho  ?

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #1069 Online: 31 de Maio de 2017, 09:23:17 »
dor moral é aquela em que acreditamos estar sofrendo a dor dos outros, ou então a perda de alguem, ou seja é um sentimento que faz sofrer apenas a  alma, ja que os corpos não podem se conectar!  apenas as almas!

“Sentimento que faz sofrer apenas a  alma”? Como seria isso?

Todo sentimento, toda sensação se processa no corpo e pelo corpo. Se temos alma ela será um “por detrás” de nosso organismo. A alma, supondo que exista, não se manifesta, não se mostra, se sofre sofre calada... Poeticamente sim, a alma sente,  chora, se entristece... só poeticamente...

“Corpos não podem se conectar”? Pois saiba você que, ao menos que tenha sido um bebê de proveta, sua existência se deve à conexão entre dois corpos...

A dor fisica e moral é o melhor guia para evolução dos seres!

A dor, seja física ou moral, é o melhor guia para que se procure um médico...

É a dor que  melhor faz conscientizar ao seres de que estão vivos!

O que dá consciência de estar vivo são os sentidos e as percepções. A dor é uma sensação exacerbada que causa incômodos e indica que algo não vai bem no organismo.

Há, sim, humanos que não conhecem a dor, por exemplo, a síndrome de Riley-Day produz pessoas sem a sensação. Acidentes que traumatizem a coluna também podem anular as percepções de dor.

=================.
“A Síndrome de Riley-Day é uma desordem do sistema nervoso autônomo que afeta o desenvolvimento e a sobrevivência dos neurônios sensoriais, simpáticos e parassimpático no sistema nervoso autônomo sensorial, resultando variáveis sintomas incluindo: insensibilidade à dor, incapacidade de produzir lágrimas, fraco crescimento, e pressão arterial lábil (hipertensão episódica e hipotensão postural).

É uma doença hereditária autossómica recessiva relacionada com uma mutação no gene IKBKAP do cromossomo 9. O sintoma mais característico é a ausência da sensibilidade à dor.

No entanto, existem ainda outros sintomas: deficiências no crescimento, dificuldades em comer, apneia, vômitos, convulsões, hipotonia, escoliose severa, diminuição do sentido do paladar, …

Assim, quem possui a doença não sente dores. Elas ficam muito mais sujeitas a sofrer acidentes porque param de registrar qualquer aviso de dano nos tecidos do corpo, como cortes ou queimaduras. Foi descrita pela primeira vez pelos médicos Milton Riley e Richard Lawrence Day.

Sem o aviso de perigo que a dor proporciona às pessoas comuns, a maioria dos doentes com a síndrome de Riley-Day tende a morrer jovem, antes dos 30 anos, por causa de ferimentos.”

(wikipedia)
===================.

Na normalidade, todos humanos sentem dores, ai de nós de não as tivéssemos, morreríamos cedinho...

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1070 Online: 31 de Maio de 2017, 10:18:08 »

Instinto é uma funcionalidade resultado da seleção natural de indivíduos que replicam determinado comportamento que a eles possibilita ter maior sucesso na descendência.

Vá estudar livros de biologia.

Offline Nostromo

• Nível 12
  • *
  • Honk Honk
« Resposta #1071 Online: 31 de Maio de 2017, 10:51:58 »

Coloquei isso aqui no tópico, ele nem deve ter prestado atenção.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #1072 Online: 31 de Maio de 2017, 12:12:56 »

Citação de: montalvão

caramba, não contava com sua super memória, mas fez a primeira serie com 10 anos?

Recordo esparsos acontecimentos de quando contava três anos, dos quatro lembro de vários, dos cinco em diante guardo a lembrança de muitos e muitos eventos e experiências. Aos seis entrei para a escola. Na metade do ano letivo minha mãe adoeceu e veio a falecer. Perdi aquele ano. Tive que recomeçar do zero no ano seguinte.

eu possuo um memória  relativamente boa, não me lembro de quase nada da primeira série!

A acuidade memorativa varia de pessoa a pessoa. Tenho um amigo que jura lembrar de acontecimentos havidos quando tinha um ano! Conheço outros que dizem não recordar nada anterior aos sete...

mesmo assim de 0 a 1 ano muitas lembranças do passado mais recente se foram para o arquivo morto, agora querer exigir lembranças de vidas passadas, ai é um argumento muito apelativo!

Esse seu “arquivo morto” é uma idealização bem esquisita, já o critiquei, mas você fala dele como se fora um constructo razoável, porém não é. Ir para o “arquivo morto” e esquecer não me parece ser a mesma coisa, se usa a expressão como sinônimo de esquecimento seria bom reavaliar a ideia.

Do mesmo nipe do ateismo"não vejo evidencias , logo Deus não existe"

A ideia de Deus é mais “forte” que a da reencarnação. Mas, uma coisa é certa, se Deus existe ele é oculto, imanifesto, embora  crentes postulem que “as coisas criadas dão testemunho das incriadas”.

Quanto à reencarnação, sendo evento que envolve a biologia teria que haver eco nos corpos e nas mentes. Trazemos em nossa estrutura orgânica registros de ocorrências havidas com nossos remotos antepassados, por exemplo, pesquisas indicam que possuímos genes dos extintos homens de Neandertal que, se sobrevivessem fariam com que a humanidade fosse composta por duas espécie: a sapiens sapiens e a sapiens neanderthalensis.

Ocorre que inexistem indícios que apontem para uma imaginada sucessão de vidas comuns a um indivíduo, nem nos corpos nem nas lembranças.  Por isso, podemos creditar a crença na reencarnação na conta das fantasias.

ja que se declarou não simpatizante da causa reencarnatória, gostaria que justificasse o por que?

Simples de “justificar”: a reencarnação é pregada como certeza quando dela só existem incertezas.

Uma coisa é, por exemplo, depositar fé na existência de um mundo espiritual, em Deus e em coisas semelhantes, todas inverificáveis. Neste caso, o crente, por mais certeza de expresse, deveria estar consciente de que apenas cultiva uma esperança que pode se concretizar ou não e só será conferida após o desfecho da vida material.  Se houver algo além, beleza, valeu ter esperança; se não, fazer o quê?

Já com a reencarnação e a mediunidade,  que seriam fenômenos espirituais com ressonâncias concretas na matéria, seus efeitos seriam mensuráveis tecnicamente. Da reencarnação, conforme comentei, detectar-se-iam reflexos nos organismos e brotariam nas mentes recordações das vivências pregressas. Visto que esses reflexos inexistem  podemos concluir que a hipótese carece da indispensável sustentação.

esta lógica só funciona bem na sua cabeça!
obviamente que um novo corpo , uma memoria limpa( o espirito volta para sua antiga casa e encontra limpa, porque em jarro de barro novos é necessario colocar vinho novo, para que ambos se conservem).
eu estou argumentando que apenas as memória das vidas passadas estão na memória da alma , que por força de emoções do presente, ocasionalmente podem ser despertadas no cerebro!
Pois a intenção é deixar o  passado especulativo, improdutivo no passado ser um novo homem, tente fazer a coisa certa e obterá ajuda necessaria! seja ela intuição de memórias passadas ou mesmo conselhos induzidos no seu pensamento, crê nisto?
ou acha-se um ser auto suficiente?

Criaturo, criativa criatura: o que está vendendo é um factóide.

O peixe podre reencarnativo que oferece vem sem lembranças porque insiste que seriam danosas, quando é claro que não seriam, ao contrário, muito contribuiriam para a evolução do reencarnado.

Quer convencer que mesmo esquecidos do passado de outras vidas “intuímos” o projeto  e podemos concretizá-lo, o que fere profundamente a lógica (à qual muito se refere e pouco utiliza), prolatando um absurdo: como poderia quem esqueceu do planejado dar conta da obra?

Agora vem a inventar uma “memória da alma” da qual, com certeza, não tem como dar qualquer evidência. A memória está no cérebro, sem cérebro sem lembranças.

E, mais uma vez fica patente que não consegue se desgrudar da Bíblia, a qual utiliza tortamente para apoiar a reencarnação, mesmo nela não se encontrando reais referências ao assunto! Assim, cada vez mais se enrola...

O desafio aos reencarnacionista (você, Criaturo, incluído) seria demonstrar que não: que a ausência de lembranças não macula a crença. Embora venha se esforçando nesse mister seu esforço tem sido baldado.

a maioria da pessoas lembram-se muito bem de todos os seus pecados do passado e continuam cometendo os mesmos pecados!
E´como te disse "não basta saber que errou, precisa sentir se conscientizar , desejar não repetir tais erros" é o primeiro passo para evolução em ser um novo homem!
mas tal desejo de evoluir só poderão serem despertados diante de novas experiências e não por lembranças de chorumelas passadas!  :'( :bua: :bua: :bua: :bua: :bua:

Seu argumento esboroa-se ante o que sua própria crença ensina. Quem reencarna vem de outro plano onde planejou, com assessoria técnica, uma nova existência que incrementará progresso individual.

Então, o reencarnado já sentiu na carne o salário do pecado. Se todos repetem o mal, mesmo sabendo das inevitáveis consequências e as tendo experimentado,  significa que a punição não funciona, caso em que a reencarnação seria inócua,  ou os planejamentos  espirituais são mal feitos e  de nada adiantaria elaborar tais projetos!

Supondo-se que os projetos reencarnativos sejam úteis e da mais alta qualidade, a lembrança dos erros de outras vidas muito aceleraria a caminhada evolutiva, pois a maioria, senão todos, evitaria  repetí-los sabendo que terá que, inapelavelmente,  pagar por eles. Nesta vida os criminosos se tornam contumazes porque apostam na impunidade, o que muitas vezes ocorre: apenas parcela dos que delinquem recebem castigos, normalmente as sardinhas são capturadas, os tubarões escapam.

Então, é isso aí, está até indo além do que postulo! O processo reencarnatório teria que se abrir por inteiro: além de lembrar dos erros cometido e do plano de recuperação, incluem-se os sentimentos correspondentes e a consciência de que o castigo é inevitável, tudo por já ter experimentado que é assim que funciona, quer dizer: memória total das experiências de outras vidas e das intervidas!

Aí sim, poderíamos conceber a reencarnação como método eficaz de evolução das almas!

Basicamente suas justificativas são meras repetições das pobres explicações de Kardec, quais: lembrar traria problemas sociais; não temos lembranças mas temos “intuições”, que nada esclarecem. Consequentemente,  o óbice da não lembrança permanece intocado e  sério entrave à legitimação da crença.

ter conhecimento sobre a continuação da vida poderia despertar sentimentos de irresponsabilidades como a banalização por uma vida reciclável, então os que tiverem ouvidos que ouçam e isto basta!

O que está dizendo é muito doido: então,  o ideal é que quanto menos gente souber que a vida continua melhor?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1073 Online: 31 de Maio de 2017, 12:29:56 »

Coloquei isso aqui no tópico, ele nem deve ter prestado atenção.
Talvez a Criatura só queira um pas de deux a mais para um retetè de quebradinha. Ou, um pas de deux de quebradinha para um reteté a mais. huahuhash
« Última modificação: 31 de Maio de 2017, 12:39:22 por Sergiomgbr »

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #1074 Online: 31 de Maio de 2017, 16:07:45 »

ok quando quiser saber sobre a sua opinião irei consultar a dos outros!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!