Se não houvesse lei ou policiamento seria o caos. Observem quando policiais entram em greve, por exemplo.
E mesmo que DEUS exista mesmo, creio que ele não é nem bom , nem mau, vejam por exemplo alguns detalhes do dia a dia, que na minha opinião não parece ser "bondade":
---o modo como os animais se alimentam, devorando uns aos outros, aos MEUS OLHOS é uma crueldade "necessária"...
--- em toda a cadeia animal há o instituto da conservação, sobrevivência, proteger a prole, no ser humano não é diferente.
--- quando alguém morre, que deprimente saber quer um corpo de alguém que gostamos tanto (ou até mesmo um desconhecido) virar "comida para os vermes" , enfim , que bondade há nisso? não há sentimento algum, morre vai para os vermes e retorna a natureza, é mecânico!!!
-- a história demonstra que sempre MAS SEMPRE mesmo a humanidade foi violenta, uns com os outros, pilhagens, saques, roubos dos mais diversos, escravidão de outros povos, domínios, religiões detonando quem não pensa como elas , cadê a bondade de deus?
-- observe crianças brincando umas com as outras: veja que chega um momento que as brincadeiras tornam-se "bullings" , "xingamentos" , "brigas corporais" até que se houve algum adulto observando os censure...
Enfim, os freios são as leis, as normas (escola, trabalho etc.), e o aprendizado delas desde criança --- e olhe lá....
Baseio-me bastante em Thomas Hobbes sobre isso tudo.
É bem provavel que deus seja neutro. Pq o certo e o errado é relativo. Então deus como o todo não é arbitro, mas criador, que nos colocou num plano para crescermos enquanto caminhamos, aprendendo e evoluindo. Deixando o extinto animal pra tras conforme evoluimos. Isso é bem nitido ao observar como somos todos diferentes nesse mundo. Um mete bala na boca de um pai de familia e outro não mata uma formiga...
Crença pessoal isso ...
---o modo como os animais se alimentam, devorando uns aos outros, aos MEUS OLHOS é uma crueldade "necessária"...
E é mesmo. Se ele não mata ele morre. Isso é a natureza.
--- em toda a cadeia animal há o instituto da conservação, sobrevivência, proteger a prole, no ser humano não é diferente.
Sim, isso mesmo. Por instinto primitivo e por amor, a gente cuida primeiro do nosso. Depois vem o dos outros. É assim que para a maioria das pessoas nesse mundo.
--- quando alguém morre, que deprimente saber quer um corpo de alguém que gostamos tanto (ou até mesmo um desconhecido) virar "comida para os vermes" , enfim , que bondade há nisso? não há sentimento algum, morre vai para os vermes e retorna a natureza, é mecânico!!!
Sim, realmente. A dualidade vida e morte é isso. O nascimento é o momento mais sublime e a morte o mais triste. A dualidade esta em tudo. É realmente deprimente e triste, é a perda. Soh existe valor na vida porque existe a morte. E outra, sera que acaba com os vermes mesmo? O corpo certamente, mas e o resto?
-- a história demonstra que sempre MAS SEMPRE mesmo a humanidade foi violenta, uns com os outros, pilhagens, saques, roubos dos mais diversos, escravidão de outros povos, domínios, religiões detonando quem não pensa como elas , cadê a bondade de deus?
A bondade de deus não é proteger você de tudo, não é matar o exercito que te ataca. A bondade de deus, na minha humilde e completamente questionavel opinião, é ter feito o ser humano livre pra fazer o que quiser de sua vida. É a propria humanidade que decidiu ser uma m.... em varios momentos da historia.
Todavia, as pessoas boas estão aos montes espalhadas no mundo e nos fazendo acreditar que temos sim que olhar sempre os dois lados, o ruim e o bom das pessoas.
-- observe crianças brincando umas com as outras: veja que chega um momento que as brincadeiras tornam-se "bullings" , "xingamentos" , "brigas corporais" até que se houve algum adulto observando os censure...
Sim... sei bem disso. Meu filho mesmo ja passou por isso, eu ja passei por isso. E é revoltante. Crianças tem a individualidade e a questão da inclusão no grupo muito afloradadas. Agora, também me lembro que quando eu era criança, de um universo de 30 alunos numa sala, tinham 3 que eram os fdps... ou seja, a maioria vivia na boa.
Enfim, os freios são as leis, as normas (escola, trabalho etc.), e o aprendizado delas desde criança --- e olhe lá....
Sim ! Exatamente. Por isso que eu digo que a religiao é necessaria para algumas categorias de pessoas em algum estado de evolução. Assim como as leis.
Talvez você não precise delas, mas ha quem tenha necessidade...