Autor Tópico: Que Deus abençoe o Ceticismo  (Lida 44049 vezes)

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #325 Online: 03 de Julho de 2017, 17:19:29 »
Pois é, Rafael. Uma educação baseada na empatia dispensa a necessidade de crenças na recompensa/castigo divinos. Já essa sem aquela, bom, taí fora o resultado, esse mundão de deus. Convenhamos, um conceito que só por um golpe de sorte, se vier acompanhado de empatia, pode melhorar as pessoas, senão desemboca no radicalismo e visão unilateral, sinceramente, é dispensável. E não estou querendo dizer com isso que as pessoas são, podem ser melhores sem fé do que com ela, apenas questionando essa tal eficácia que as pessoas de fé depositam nela, apesar da realidade gritar o oposto.

Exatemente.

As religiões como as conhecemos não é a grande coisa. O deus que essas religiões prega, é um deus antropoformizado. Um deus ou bondoso, ou irado, cheio de regras e de presentes no final do caminho. O problema é que isso hoje em dia não cola mais, e as pessoas fazem o que querem, quando querem e como querem, e depois dizem que são crentes. Na verdade são um monte de gente não praticante da religião que pregam, ou extremamente radicais (o mal de todos que leem muito apenas um unico livro) =/

Mas sim, você tem razão. Religião sem empatia pelo proximo é zero. Nada. Nula.
Melhor você ser alguém que respeite e ame seu proximo fraternalmente, do que crer em deus e ser vazio, oco.

Mas repito, a maioria dos problemas esta nas pessoas. Com deus ou sem deus.

Abs Alienigena.

« Última modificação: 03 de Julho de 2017, 17:26:45 por Rafael_SG »

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #326 Online: 03 de Julho de 2017, 17:24:09 »

Tipo um bolsa-religião?  :hihi:   
Isso cheira a "jeitinho".

Hahahaha não cara.

Eu quis dizer que tem gente que soh não rouba pois vai preso.
Logo, para a sociedade, é melhor que as leis existam.

Outros, não roubam pois deus castiga.
Logo, para a sociedade, é melhor que deus como elas o conhecem exista.

Num mundo evoluido e ideal a gente não precisaria de deus ( como ele é pintado nos livros sagrados ) e nem das leis.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #327 Online: 03 de Julho de 2017, 17:33:09 »

Hahahaha não cara.

Num mundo evoluido e ideal a gente não precisaria de deus ( como ele é pintado nos livros sagrados ) e nem das leis.

Você está por fora, amigo! Num caso você tem a delação premiada, no outro a confissão, mas nos dois casos tem que ter arrependimento sincero. Prometer que não vai mais fazer isso outra vez. Pronto! Paga uma penitênciazinha e está livre. Ou nem isso dependendo de quem você é!  :biglol:  :|  :'(   :chorao:

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #328 Online: 03 de Julho de 2017, 23:32:29 »
Porque o inferno foi feito para os outros. Deus é amor, deus é pai, deus nos fez imperfeito, deus nos conhece, deus sabe nossos motivos, nossas fraquezas, deus perdoa. Deus justifica tudo, basta querer. Afinal, cada um tem sua própria versão de deus. Quantos crimes hediondos, já não foram/continuam sendo praticados em nome de um deus, uma religião, uma ideologia? E quantos crimes menores, mas tão perversos quanto não são cometidos a todo instante, por religiosos, uns contra os outros, inclusive, na disputa entre o melhor deus, o deus verdadeiro, a religião verdadeira? E quanta incompreensão, discriminação, intolerância, julgamentos apressados, irrefletidos, demonstradamente incorretos, mas mesmo assim exaustivamente repetidos, não se vê a todo instante?
Já abordei este assunto uma vez, talvez vc se recorde: a diferença entre crença religiosa e fé é imensa. A primeira é como fazer parte de um grupo sem  saber porque realmente se está ali... algumas socialidades, convivência agradável, mais desencargo de consciência através de orações e liturgias, e por ai... os mais exaltados saem em pregação, por vezes violenta. Cobrem-se de cinzas e fazem jejuns mortificantes. O remorso é a marca dessas almas pois se alimentam dos mesmos erros que condenam no semelhante.

A outra, a FÉ, é completamente diferente.
Ouso dizer e perdoe se para desenvolver a tese venha a parecer pretensioso, mas a clareza assim o exige:
A FÉ é apanágio de pessoas sensíveis, inteligentes; as mentes simples ou ignorantes têm crenças.

Se vc crê, de fato, é porque raciocinou, refletiu, estudou, e sobretudo observou. Então essa fé integra seu modo de ser, faz parte de sua personalidade.
Seus pensamentos e opiniões sofrem sua influência e de igual modo sua conduta e hábitos.
Este tipo de crente não se destaca em nenhum ambiente porque não traz rótulos nem ademanes e, notável nele é apenas o esforço para se corrigir dos erros que por muito tempo ainda levará consigo.

Os religiosos tradicionais são maioria, é fácil serem reconhecidos.
Céticos e ateus frequentemente se escandalizam com a incoerência de suas pregações em relação ao seu comportamento. Há exceções, claro.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #329 Online: 04 de Julho de 2017, 00:33:23 »
É pra ser uma dissertação genérica, ou casos específicos :?:

"Nós, ateus, sabemos muito bem como fomos tratados na história da civilização. Não queiramos isso para ninguém."
Genérica. s'il vous plaît.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #330 Online: 04 de Julho de 2017, 08:31:57 »
Pois é, Rafael. Uma educação baseada na empatia dispensa a necessidade de crenças na recompensa/castigo divinos.

Certamente não irá funcionar com pessoas que não tem a capacidade de sentir empatia.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #331 Online: 04 de Julho de 2017, 08:45:13 »
Já abordei este assunto uma vez, talvez vc se recorde: a diferença entre crença religiosa e fé é imensa. A primeira é como fazer parte de um grupo sem  saber porque realmente se está ali... algumas socialidades, convivência agradável, mais desencargo de consciência através de orações e liturgias, e por ai... os mais exaltados saem em pregação, por vezes violenta. Cobrem-se de cinzas e fazem jejuns mortificantes. O remorso é a marca dessas almas pois se alimentam dos mesmos erros que condenam no semelhante.

Ouso dizer e perdoe se para desenvolver a tese venha a parecer pretensioso, mas a clareza assim o exige:
A FÉ é apanágio de pessoas sensíveis, inteligentes; as mentes simples ou ignorantes têm crenças.

Se vc crê, de fato, é porque raciocinou, refletiu, estudou, e sobretudo observou. Então essa fé integra seu modo de ser, faz parte de sua personalidade.
Você está afirmando que viu a Deus? Que ele se revelou a você?
Se não, então apenas assumiu como premissa que ele existe e todo o resto da sua "fé raciocinada e estudada" se baseia em nada.
Remova-se esta base e seu raciocínio, por mais lógico que seja, perde o valor.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #332 Online: 04 de Julho de 2017, 08:55:11 »
A religião muitas e muitas e muitas vezes é a porta de entrada para um sistema de moral e de bons costumes sim Gorducho... Mesmo eu não sendo um apoiador de escrituras sagradas, sei que existe sim seus benecifios e acho sim que algumas pessoas soh conseguem entender alguns conceitos através do método religioso.
A religião costuma incorporar os valores de moral e ética da sociedade em que nasce.
Isto pode ser bom no caso dos que não tiveram acesso a eles de outro modo.
Pode ser até que os adotem por medo do castigo eterno e cobiça pela recompensa prometida após a morte, mas é útil para a sociedade. Afinal, algumas pessoas só conseguem andar com muletas, só conseguem viver com anti-depressivos.

Acontece que as sociedades evoluem, mas as religiões se agarram aos valores de tribos da Idade do Bronze.
Quando a sociedade evolui o bastante, as pessoas usam o bom senso e ignoram os absurdos. É o caso, de modo geral, dos cristãos.

Já os islamitas, por exemplo, ainda vivem numa sociedade que aceita o lixo primitivo de uma sociedade de beduínos. Para eles, não há conflito, não é radicalismo. E aqueles que tentam viver de modo mais esclarecido enfrentam o ódio dos que veem isto como ofensa ao "livro sagrado".

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #333 Online: 04 de Julho de 2017, 08:57:03 »
Porque o inferno foi feito para os outros. Deus é amor, deus é pai, deus nos fez imperfeito, deus nos conhece, deus sabe nossos motivos, nossas fraquezas, deus perdoa. Deus justifica tudo, basta querer. Afinal, cada um tem sua própria versão de deus. Quantos crimes hediondos, já não foram/continuam sendo praticados em nome de um deus, uma religião, uma ideologia? E quantos crimes menores, mas tão perversos quanto não são cometidos a todo instante, por religiosos, uns contra os outros, inclusive, na disputa entre o melhor deus, o deus verdadeiro, a religião verdadeira? E quanta incompreensão, discriminação, intolerância, julgamentos apressados, irrefletidos, demonstradamente incorretos, mas mesmo assim exaustivamente repetidos, não se vê a todo instante?

Seus pensamentos e opiniões sofrem sua influência e de igual modo sua conduta e hábitos.

Este tipo de crente não se destaca em nenhum ambiente porque não traz rótulos nem ademanes e, notável nele é apenas o esforço para se corrigir dos erros que por muito tempo ainda levará consigo.

Os religiosos tradicionais são maioria, é fácil serem reconhecidos.
Céticos e ateus frequentemente se escandalizam com a incoerência de suas pregações em relação ao seu comportamento. Há exceções, claro.

Não me lembro. Não devo ter participado desse debate ou dessa parte do debate. Mas conheço bem esse discurso. Como disse, não escondo o que penso, então tem sempre um religioso ou um fervoroso tentando me convencer da importância de se ter uma fé, ao menos, fé em deus, no deus deles, claro. Aquele que concebo a possibilidade de existir, que, pela lógica, não pode ser onipotente, como não tem serventia para eles, não serve. Tem que ser um deus contraditório. Eu não consigo, explico que as coisas precisam fazer sentido para eu por fé, mas e,eles não se conformam. Raramente, muito raramente mesmo, infelizmente, alguém se comporta como o Rafael, por exemplo: eu acredito nisso por causa daquilo, mas é só minha opinião, cada um tem a sua. O ateísmo ou, para ser mais preciso, o apateísmo, soa como uma ameaça, mas não para a ordem pública e sim para o conforto psicológico delas. O meu conforto psicológico, é claro, não importa. Nesse ponto elas costumam a começar se auto exaltarem, sua bondade, caridade, compaixão, inteligência, sensibilidade, enfim, vestem o manto sagrado. Aí eu explico que também tenho essas mesmas qualidades, pois tive uma criação baseada na empatia, com exemplos práticos e tal. Então nesse ponto, normalmente, não necessariamente com essas palavras, elas costumam insinuar que se deus não existe, você sabe. E acho que já sabe também onde isso vai parar. E sabe o que é mais interessante? Eu nunca abordo esse assunto. Apenas respondo quando me perguntam. Jamais irei, por exemplo, entrar num fórum religioso para debater a importância do ceticismo, insinuando que a fé é nociva, pois justifica barbáries, exaltando as supostas qualidades do ceticismo. Acho uma pena, como já disse, que as pessoas gastem tanto tempo, energia e dinheiro com um fardo tão pesado e desnecessário, na minha opinião, é claro, mas é a escolha delas. Eu não tenho nada a ver com isso. Tenho muito o que melhorar ainda antes de sair por aí querendo melhorar os outros. Agora, se me convidam a debater, a não ser que esteja sem tempo ou paciência na hora, então peço desculpas e mudo de assunto, eu aceito!

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #334 Online: 04 de Julho de 2017, 09:06:10 »
Pois é, Rafael. Uma educação baseada na empatia dispensa a necessidade de crenças na recompensa/castigo divinos.

Certamente não irá funcionar com pessoas que não tem a capacidade de sentir empatia.

Nem a promessa de recompensa/castigo divino. Não tem ninguém que as pessoas pensam que enganam melhor, como se verifica, do que deus. Deus é pai, não é padrasto. Ele só não perdoa os outros!  :)

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #335 Online: 04 de Julho de 2017, 09:17:42 »
A religião muitas e muitas e muitas vezes é a porta de entrada para um sistema de moral e de bons costumes sim Gorducho... Mesmo eu não sendo um apoiador de escrituras sagradas, sei que existe sim seus benecifios e acho sim que algumas pessoas soh conseguem entender alguns conceitos através do método religioso.
A religião costuma incorporar os valores de moral e ética da sociedade em que nasce.
Isto pode ser bom no caso dos que não tiveram acesso a eles de outro modo.
Pode ser até que os adotem por medo do castigo eterno e cobiça pela recompensa prometida após a morte, mas é útil para a sociedade. Afinal, algumas pessoas só conseguem andar com muletas, só conseguem viver com anti-depressivos.

Acontece que as sociedades evoluem, mas as religiões se agarram aos valores de tribos da Idade do Bronze.
Quando a sociedade evolui o bastante, as pessoas usam o bom senso e ignoram os absurdos. É o caso, de modo geral, dos cristãos.

Já os islamitas, por exemplo, ainda vivem numa sociedade que aceita o lixo primitivo de uma sociedade de beduínos. Para eles, não há conflito, não é radicalismo. E aqueles que tentam viver de modo mais esclarecido enfrentam o ódio dos que veem isto como ofensa ao "livro sagrado".

Será que é mesmo útil para a sociedade ou essa é mais uma crença arraigada, Fernando? Essa é uma dúvida sincera. Não era para esse mundo de deus ser o paraíso se a expectativa de recompensa/castigo fosse mesmo didática?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #336 Online: 04 de Julho de 2017, 10:13:17 »
Será que é mesmo útil para a sociedade ou essa é mais uma crença arraigada, Fernando? Essa é uma dúvida sincera. Não era para esse mundo de deus ser o paraíso se a expectativa de recompensa/castigo fosse mesmo didática?
Algumas pessoas só funcionam assim. Se a religião fizer com que um bandido se torne honesto e trabalhador, por exemplo, ou uma pessoa à beira do suicídio ganhe coragem para enfrentar a vida, beleza.

Como todo medicamento, há uma dose certa, que varia conforme o doente, sendo que o excesso pode fazer mal a ele e torná-lo um problema para a sociedade.

E nem todo mundo precisa de se medicar. Quando eu nasci, me deram uma muleta. Cresci, descobri que poderia andar melhor e mais livre sem ela e a joguei fora. Outros não conseguem. Precisam da muleta.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #337 Online: 04 de Julho de 2017, 10:43:53 »
Algumas pessoas só funcionam assim. Se a religião fizer com que um bandido se torne honesto e trabalhador, por exemplo, ou uma pessoa à beira do suicídio ganhe coragem para enfrentar a vida, beleza.

Como todo medicamento, há uma dose certa, que varia conforme o doente, sendo que o excesso pode fazer mal a ele e torná-lo um problema para a sociedade.

E nem todo mundo precisa de se medicar. Quando eu nasci, me deram uma muleta. Cresci, descobri que poderia andar melhor e mais livre sem ela e a joguei fora. Outros não conseguem. Precisam da muleta.

Eu tenho sinceras dúvidas de que a religião melhora as pessoas. Além da história da humanidade parecer dizer o contrário, minha experiência pessoal não é das mais animadoras. O que não quer dizer que eu não conheça pessoas religiosas que são boas. Conheço muitas. Só não atribuo essa bondade à religião e sim à pessoa.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #338 Online: 04 de Julho de 2017, 11:08:10 »
Eu tenho sinceras dúvidas de que a religião melhora as pessoas. Além da história da humanidade parecer dizer o contrário, minha experiência pessoal não é das mais animadoras. O que não quer dizer que eu não conheça pessoas religiosas que são boas. Conheço muitas. Só não atribuo essa bondade à religião e sim à pessoa.
Não diria que melhora, mas apenas que controla. Ela pode continuar tão idiota quanto antes,  mas deixar de ser um problema para a sociedade, ainda que pelos motivos errados.

Mas é claro que, como todo o medicamento, pode até piorar a situação em outros casos, tipo fornecer uma justificativa respeitável para fanatismos e preconceitos.

Não recomendo usar a religião como forma de controlar o comportamento de criminosos e malucos, apenas reconheço, depois que já aconteceu, que naquele caso particular foi uma coisa útil.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #339 Online: 04 de Julho de 2017, 11:15:55 »
Não, certamente que não "melhora" em índole.
O ponto é que certo tipo de pessoa só entende que algum hierofante lhe diga: faça assim e assado
– Por que? - pergunta o proto-Crente.
– Porque Jesus (ou  الله for that matter) disse PERIOD
E pra esse tipo de mente é mais eficaz que medo de lei porque da lei ele pode escapar ou até já se acostumou de ficar e entrando no presídio; mas de Jesus ele não escapa. E é pra toda eternidade.
Veja que eu mesmo acabei reconhecendo o obtempero do Sr. Rafael_SG.
O cara gastava boa parte da grana em canha. Chegava em casa cambaleante, surrava a mulher e judiava dos filhos. Não parava em emprego por causa disso.
Agora ele dá o $ da canha pra igreja. De noite ele vai no culto COM a mulher e aprende que Jesus disse que é errado bater nela ou nos filhos; trair ela; beber até cair. Domingo ele ajuda na congregação, JUNTO com a mulher. Voltam pra casa juntos.
Pra sociedade é muito melhor.
« Última modificação: 04 de Julho de 2017, 11:21:38 por Gorducho »

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #340 Online: 04 de Julho de 2017, 11:41:04 »
Ok...
o Hitler certamente tinha toda FÉ do mundo que ia fundar um reino que duraria 1000 anos;
o أبو بكر البغدادي‎ (  :?: será que já falecido pela marinha russa :?: ) tinha toda FÈ do mundo que ia fundar o Califado Universal e trazer o reino de Deus pra toda crosta terrícola;
‎esse Hapilon Emir das Filipinas idem pelo menos a nível local lá.
Claro, todos pessoas inteligentes e quiçá sensíveis (o Hitler adorava a Blondie :| )
 :ok:
Se vc crê, de fato, é porque raciocinou, refletiu, estudou, e sobretudo observou
S/Pessoa já observou uma mesa se mexendo sozinha :?:
Uma corbeille toupie explicando o Evangelho :?:
« Última modificação: 04 de Julho de 2017, 11:44:00 por Gorducho »

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #341 Online: 04 de Julho de 2017, 11:50:32 »
Ok...
o Hitler certamente tinha toda FÉ do mundo que ia fundar um reino que duraria 1000 anos;
o أبو بكر البغدادي‎ (  :?: será que já falecido pela marinha russa :?: ) tinha toda FÈ do mundo que ia fundar o Califado Universal e trazer o reino de Deus pra toda crosta terrícola;
‎esse Hapilon Emir das Filipinas idem pelo menos a nível local lá.
Claro, todos pessoas inteligentes e quiçá sensíveis (o Hitler adorava a Blondie :| )
 :ok:
Se vc crê, de fato, é porque raciocinou, refletiu, estudou, e sobretudo observou
Cá pôs um sutil crença em lugar de fé que era seu ponto.
Crença pode-se crer em algo por ter algum tipo de justificação baseada em realidade externa. Fé é um impulso interno, emocional, sinônimo de irracionalidade. É como se apaixonar por uma pomba com todo mundo dizendo ou insinuando que ela não é adequada pra si; que não vale nada. O gente continua apaixonado...
E pode ter um longo prazo de sucesso (ela vem a ser uma excelente esposa)... ou não. Fé é a irracionalidade, o "coração" chiquista.
Lembra que CX bota na cadeia justo os caras que racionais em NL naquela revolta contra a fome :?:

Uma corbeille toupie explicando o Evangelho :?:
« Última modificação: 04 de Julho de 2017, 12:42:19 por Gorducho »

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #342 Online: 04 de Julho de 2017, 12:37:26 »
   Como disse, não escondo o que penso, então tem sempre um religioso ou um fervoroso tentando me convencer da importância de se ter uma fé, 
Este religioso, que tenta convencê-lo de algo, é precisamente aquele a que me referia. Típico.
Eu dizia que a fé simples e pura desobriga o proselitismo. Às vezes recebia os Test.Jeová e ficava pasmo com a pregação. Então dou razão a ateus e céticos por fazerem tão mal juízo dos religiosos. 

...  fé em deus, no deus deles, claro. Aquele que concebo a possibilidade de existir, que, pela lógica, não pode ser onipotente, como não tem serventia para eles, não serve. Tem que ser um deus contraditório. 
Espicaçou minha curiosidade. O conceito de Deus, no meu modo de ver, tem que abranger a Onipotência e a Onisciência. Como pode existir um Deus limitado; sendo fraco em alguns pontos, ignorante em outros, bufão ou sensual! Parece os homens-deus da mitologia greco/romana.

O ateísmo ou, para ser mais preciso, o apateísmo, soa como uma ameaça, mas não para a ordem pública e sim para o conforto psicológico delas. O meu conforto psicológico, é claro, não importa. Nesse ponto elas costumam a começar se auto exaltarem, sua bondade, caridade, compaixão, inteligência, sensibilidade, enfim, vestem o manto sagrado. 
Característica de crentes religiosos; exaltados e por vezes coléricos. Eu disse: são almas com as marcas do remorso por pregarem algo que não praticam.

Jamais irei, por exemplo, entrar num fórum religioso para debater a importância do ceticismo, insinuando que a fé é nociva, pois justifica barbáries, exaltando as supostas qualidades do ceticismo. 
Porque você sabe que esta nem chega a ser uma meia-verdade. Fé alguma justifica barbáries. Homens bárbaros por natureza pregam a barbárie calcados em religiões.
A ciência chegou a comprovar que a fé é nociva ao homem?

Acho uma pena, como já disse, que as pessoas gastem tanto tempo, energia e dinheiro com um fardo tão pesado e desnecessário, na minha opinião, é claro, mas é a escolha delas. 
A religião, no bom sentido, é inócua, logo o tempo ou o dinheiro que se perde não estará sendo empregado em coisas ruins. Jé é um bem, né.

Eu não tenho nada a ver com isso. Tenho muito o que melhorar ainda antes de sair por aí querendo melhorar os outros.
Aleluia, irmão!!! :anjo:

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #343 Online: 04 de Julho de 2017, 12:50:08 »
Tenho muito o que melhorar ainda antes de sair por aí querendo melhorar os outros.
Tecnicamente, você afina o instrumento de dentro pra fora e de fora pra dentro...
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #344 Online: 04 de Julho de 2017, 13:28:32 »
Espicaçou minha curiosidade. O conceito de Deus, no meu modo de ver, tem que abranger a Onipotência e a Onisciência. Como pode existir um Deus limitado; sendo fraco em alguns pontos, ignorante em outros, bufão ou sensual! Parece os homens-deus da mitologia greco/romana.
Mas é esse o ponto: no "SEU modo de ver".
É aquele sarcasmo do Edgar Saveney (na Revista dos 2 Mundos) pra com o Kardec: coisa pensada é mais que 1/2 caminho andado pra se tornar real.
Veja o nível de arrogância - desculpe a franqueza e não vá se "ofender" porque me parece facilmente melindrável  :P -: as coisas, o universo, tem que ser como EU "acho", quero que sejam.
Sim, até certo ponto compreendo a "lógica": se não não seria "O" "Deus".
¿Y qué?
« Última modificação: 04 de Julho de 2017, 13:43:07 por Gorducho »

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #345 Online: 04 de Julho de 2017, 13:56:43 »

Hahahaha não cara.

Você está por fora, amigo! Num caso você tem a delação premiada, no outro a confissão, mas nos dois casos tem que ter arrependimento sincero. Prometer que não vai mais fazer isso outra vez. Pronto! Paga uma penitênciazinha e está livre. Ou nem isso dependendo de quem você é!  :biglol:  :|  :'(   :chorao:

Sim ! Hahahaha.
Mas nem toda religião tem confissão.

Fato é que a religião de fachada não serve pra nada.
E se hoje ela é "de fachada", é porque esta cada vez mais enfraquecida, pois a evolução do ser humano tem os afastado dos aspectos fundamentalistas e radicais das religiões (pelo menos no ocidente) e por consequencia, eles pouco as seguem.

Isso é uma evolução do meu ponto de vista. O ser humano tem sido levado a entender a si mesmo e ao universo, ao inves de prostrar-se diante de um deus alegorico.

Chegara o dia que as pessoas nao precisarão mais das religiões, mas fato é que muitos valores positivos foram impostos por elas e estão hj "culturizadas".

Enfim Alienigena, tudo tem dois lados.
Fala-se tanto de religião, que elas causam x ou y, mas de fato a maioria das pessoas estão totalmente indiferentes à elas.

Então em ultima instancia a humanidade é como é porque ela é feita de um monte de seres humanos que fazem o que bem querem, não por causa da religião.

E entendam que eu não to falando do mundo islamico mais radical. Esses sim estão na idade das pedras ainda.

Mas a parte não radical, vive suas vidas com muito respeito.
Aqui onde eu moro tem bastante imigrante de origem mulçumana, e os que eu tive o prazer de conhecer, não tem nada de radicais.
Assim como aqui também tem muita gente sem religião, que também são excelentes pessoas...

Então concluo, tudo é relativo.
O que é remedio pra um, é veneno pro outro.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #346 Online: 04 de Julho de 2017, 14:10:01 »

Ok...
Citando o Hitler, você tem certeza do que afirma, ou acredita que assim tenha sido?
Já começamos bem, né.
Em seus argumentos, meu caro Gorducho, sobram afirmativas e ilações. Fica difícil, principalmente quando toma mentes enfermiças e perturbadas como exemplo.

Cá pôs um sutil crença em lugar de fé que era seu ponto.
Crença pode-se crer em algo por ter algum tipo de justificação baseada em realidade externa. Fé é um impulso interno, emocional, sinônimo de irracionalidade. É como se apaixonar por uma pomba com todo mundo dizendo ou insinuando que ela não é adequada pra si; 
O sr. que é sabidamente um homem de livros, quantos cientistas e filósofos vc conhece, verdadeiros homens de fé?
Eram irracionais, como afirma?
Essa de atribuir ao crente a chama do amor por uma pomba é típico de analogias para forçar a barra. Cá não funciona, como diz S/pessoa. :)

Fé é a irracionalidade, o "coração" chiquista.
Lembra que CX bota na cadeia justo os caras que racionais em NL naquela revolta contra a fome :?:
Começa a fazer sentido quando vc, por diversas vezes afirmou que o homem é um animal. Lembra que pedi para desenvolver, visto que não estava se referindo simplesmente aos reinos da natureza?
A que irracionalidade comporta sua assertiva.

Quando ao NL, quer dizer que os glutões, comedores de carne e bebedores de alcoólicos, naquelas paragens espirituais, mesmo depois de esclarecidos por mestres sábios e pacientes, eram os racionais? Pelamordedeus!

uma corbeille toupie explicando o Evangelho :?:   
Nunca precisou!
Um dia vc vai perceber que observar fenômenos não é suficiente. Até lá terá aprendido a observar as pessoas em essência, a observar os fatos da vida que são testemunhos eloquentes da lei de causa e efeito. Terá também despertado o sentimento de que tudo se renova de instante a instante ou, se em grande escala tal como os impérios e civilizações, a sutileza decreta ao longo do tempo decadência e renovação.

A evolução desde as formas primitivas, até o primor da inteligência humana revela um propósito que escapa a muitos, mas não a todos.
Por isto um dia compreenderá que o silêncio deste Criador no qual acredito, aguarda o entendimento da criatura, expressando misericórdia e compreensão.

Ele nos criou para tomar decisões no Universos e por isto as experiências, desde as mais rudimentares, estarão nos preparando para este futuro.

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #347 Online: 04 de Julho de 2017, 14:11:49 »

...

...

Verdade.

Graças à deus (hahaha)  as pessoas estão começando a se espiritualizar ao invés de crer num deus de um livro manipulado por eras.

Mas se hoje eles tem maturidade para largar isso, é porque numa época anterior eles aprenderam com isso, à tal ponto que hoje, evoluidos, entendem o que la havia de errado.

Entenda que eu defendo muito a espiritualidade e o fato de se ligar ao criador, e as religiões foram e são uma forma de "introduzir" o individuo nesse mindset.

Porém os dogmas, a interpretação literal e tendenciosa de alguns trechos desses livros e um monte de contexto historico, acabam arruinando a maioria das religiões.

Eu frequentava muito a igreja catolica até meus 20 anos. Era valido pra mim. Eu abraçava as ideias de amor, perdão, tolerancia, que o novo testamento ensinava. Mas o livro sagrado do cristianismo no geral é um monte de retalhos, de textos pegos daqui e ali, adaptados de outras obras, outros deuses, de lendas, e eu sabia que aquilo tudo era simbolico. Eu nunca fui fanatico, nunca acreditei no céu o no inferno, nem que eu tinha que transar sem camisinha soh pra procriar, nem que eu não podia comer carne na sexta-feira santa ...
Foi uma religião valida pra mim e pra muita, mas muita gente também.

Conheci muita gente boa no meio da igreja. Bem como fora dela.

Gente boa tem em todo lugar ! Cético, ateu, crente, budista, corintiano até, rs.
Gente ruim tb.... nos mesmos meios.

Abs

« Última modificação: 04 de Julho de 2017, 14:20:59 por Rafael_SG »

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #348 Online: 04 de Julho de 2017, 14:15:22 »

...

Um dia vc vai perceber que observar fenômenos não é suficiente. Até lá terá aprendido a observar as pessoas em essência, a observar os fatos da vida que são testemunhos eloquentes da lei de causa e efeito. Terá também despertado o sentimento de que tudo se renova de instante a instante ou, se em grande escala tal como os impérios e civilizações, a sutileza decreta ao longo do tempo decadência e renovação.

A evolução desde as formas primitivas, até o primor da inteligência humana revela um propósito que escapa a muitos, mas não a todos.
Por isto um dia compreenderá que o silêncio deste Criador no qual acredito, aguarda o entendimento da criatura, expressando misericórdia e compreensão.

Ele nos criou para tomar decisões no Universos e por isto as experiências, desde as mais rudimentares, estarão nos preparando para este futuro.

=)

Isso é verdade pra mim !

Offline Andarilho-terrestre

• Nível 13
  • *
« Resposta #349 Online: 04 de Julho de 2017, 14:30:24 »
Citação de: Gorducho link=topic=30119.325.html#msg942183 – Por que? - pergunta o proto-Crente.
– Porque Jesus (ou  [size=14pt
الله [/size] for that matter) disse PERIOD

Quando eu fazia o curso de Educação Mediúnica de vez em quando a dirigente "incorporava" o mentor da sala e dava "puxões de orelhas" nos alunos.

O "mentor" (ou espirito-guia, anjo gurdião que seja) "falava" aos seus ouvidos aqueles alunos(sem citar nomes) que "se comportavam fora dos padrões cristãos" no dia a dia  :histeria:   

Descia a lenha, falava até que seria terrível ver alguns de nós um dia na Igreja Universal falando mal do Espiritismo , sendo que nós é que não fazíamos a nossa parte, ou seja, se comportar bem e seguir o espiritismo cristão..

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!