Autor Tópico: Que Deus abençoe o Ceticismo  (Lida 44050 vezes)

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #350 Online: 04 de Julho de 2017, 14:48:03 »
NÃO PODERIA SEPARAR SEUS (aliás apreciados) COMENTÁRIOS DAS CITAÇÕES :?:
Citando o Hitler, você tem certeza do que afirma, ou acredita que assim tenha sido?
Já começamos bem, né.
Em seus argumentos, meu caro Gorducho, sobram afirmativas e ilações.
Sim... pode ser... Acha que o Hitler não teria uma profunda e inabalável convicção (e portanto Fé) quanto à perenidade do III Reich :?:
Fica difícil, principalmente quando toma mentes enfermiças e perturbadas como exemplo.
‎Um caso não-enfermiço é de inventores que têm Fé na viabilidade de seus inventos.
Pode ser que sim e ele pode ficar consagrado e/ou rico;
pode ser que não e ele até torrar patrimônios familiares.
Pode ser que sim; pode ser que não - como respondia uma tia-avó nossa boa previsora do tempo (weather) quando perguntavam pra ela se ia chover...
O sr. que é sabidamente um homem de livros, quantos cientistas e filósofos vc conhece, verdadeiros homens de fé?
Eram irracionais, como afirma?
Sempre ressalto que há partes distintas na mente humana. Por isso mesmo ressalto tanto a nulidade de querer usar qualificações profissionais (como é comum no espiritismo...) como argumento de "validação" pra hipóteses religiosas.
Essa é a parte irracional desses cientistas; filósofos; o que seja.
Fé do Newton nada tem a ver com F diretamente proporcional a aceleração;
ou com  cálculo fluxional...
Começa a fazer sentido quando vc, por diversas vezes afirmou que o homem é um animal. Lembra que pedi para desenvolver, visto que não estava se referindo simplesmente aos reinos da natureza?
:susto: Pra S/Pessoa "homem" (humano) é o que :?:
São lírios :?:
hortaliças :?:
Quando ao NL, quer dizer que os glutões, comedores de carne e bebedores de alcoólicos, naquelas paragens espirituais, mesmo depois de esclarecidos por mestres sábios e pacientes, eram os racionais? Pelamordedeus!
em vista dos numerosos espíritos dedicados às ciências matemáticas, que ali trabalham. Eram eles os mais teimosos adversários.
CX alfineta quem trabalha em cima de fatos, do real. 
Nunca precisou!
Fé! :taz:
« Última modificação: 04 de Julho de 2017, 15:01:48 por Gorducho »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #351 Online: 04 de Julho de 2017, 14:52:49 »
A evolução desde as formas primitivas, até o primor da inteligência humana revela um propósito que escapa a muitos, mas não a todos.
Por isto um dia compreenderá que o silêncio deste Criador no qual acredito, aguarda o entendimento da criatura, expressando misericórdia e compreensão.

Ele nos criou para tomar decisões no Universos e por isto as experiências, desde as mais rudimentares, estarão nos preparando para este futuro.
Declaração de fé. Válida como informação sobre o que você pensa e em que acredita. Sem valor como argumento.

Se, por acaso, você teve uma iluminação espiritual, como dá a entender, continua sem valor para efeito de debate.

Não sei que "misericórdia e compreensão" são essas. Não é o que se vê.

Igualmente, não há nenhum propósito visível. A suposta ação de Deus não se distingue em nada da ação do acaso.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #352 Online: 04 de Julho de 2017, 14:54:52 »

Um dia vc vai perceber que observar fenômenos não é suficiente.
Observar os fenômenos sempre será suficiente! Todas as demandas do mundo são oriundas dos fenômenos dele manifestos, portanto, todas as respostas advém da correta observância deles.
« Última modificação: 04 de Julho de 2017, 15:06:50 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #353 Online: 04 de Julho de 2017, 14:59:18 »
Observar os fenômenos sempre será suficiente! Todas as demandas do mundos são oriundas dos fenômenos dele manifestos, portanto, todas as respostas advém da correta observância deles.
Tudo o que temos são nossos 5 sentidos, ajudados ou não por instrumentos, e nossa inteligência para criar hipóteses e, se validadas, teorias que vão durar até serem aperfeiçoadas ou substituídas por outras melhores.

A hipótese "Deus" não explica nada. Pelo contrário, é a desistência em explicar, já que o inventamos e depois o declaramos inexplicável e abandonamos a busca.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #354 Online: 04 de Julho de 2017, 15:06:11 »
NÃO PODERIA SEPARAR SEUS (aliás apreciados) COMENTÁRIOS DAS CITAÇÕES :?:

Sim, alguns comentários de alguns, são explícitas cacundas carnudas oferecidas para se lhas cravar as unhas alegremente! Muahahahahahahahhahaaahah
« Última modificação: 04 de Julho de 2017, 15:09:09 por Sergiomgbr »

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #355 Online: 04 de Julho de 2017, 15:08:19 »
Observar os fenômenos sempre será suficiente! Todas as demandas do mundos são oriundas dos fenômenos dele manifestos, portanto, todas as respostas advém da correta observância deles.
Tudo o que temos são nossos 5 sentidos, ajudados ou não por instrumentos, e nossa inteligência para criar hipóteses e, se validadas, teorias que vão durar até serem aperfeiçoadas ou substituídas por outras melhores.

A hipótese "Deus" não explica nada. Pelo contrário, é a desistência em explicar, já que o inventamos e depois o declaramos inexplicável e abandonamos a busca.

É tudo verdade ! Sob angulos diferentes =)

Não ha nada inexplicavel.
Soh ha o que ainda não foi explicado.

Tudo emana da criação e nada foge dela.
Tudo que é sobrenatural um dia vira a ser natural, apos explicado.

E sim, acho que muitas vezes deus é usado covardemente para por fim numa conversa do tipo "existe ou não existe", "existe pois deus quis" e etc...
Também existe gente que termina conversa dizendo "se não ha provas, então não existe", o que pra mim é a mesma coisa que o item acima, soh que invertido.

Apresenta o mesmo nivel de fuga....

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #356 Online: 04 de Julho de 2017, 15:12:03 »

E sim, acho que muitas vezes deus é usado covardemente para por fim numa conversa do tipo "existe ou não existe", "existe pois deus quis" e etc...
Também existe gente que termina conversa dizendo "se não ha provas, então não existe", o que pra mim é a mesma coisa que o item acima, soh que invertido.

Ora, se "não há provas" não há nenhuma fuga, meu jovem.

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #357 Online: 04 de Julho de 2017, 15:27:47 »

Oi Sergio, aparentemente não ha fuga, mas de fato ha.

Se ha 1000 anos alguém observasse um fenomeno ainda não comprovado na época (mas que hoje em dia o é) pela ciência devido à propria limitação tecnologica da época, você pprovavelmente diria que tal fato era mentira, pois não havia provas. Certo?

É isso que quero dizer.

Não sou um estudioso como vocês, mas acredito que, por exemplo, o atomo, seja um bom exemplo do que um dia ja foi mentira e que hoje não é mais. O atomo nem sempre teve a configuração que os cientistas atribuem atualmente não é?

Então, é nesse sentido que to falando.

Tem muita coisa pra ser descoberta ainda. Tem muito sobrenatural pra virar natural. Mas até la não da pra afirmar que seja mentira.

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #358 Online: 04 de Julho de 2017, 15:35:50 »
Espero que tenham entendido o que quis dizer sobre "não haver provas" e não vejam com aquele papo de que então existem os duendes, as fadas, poseidon ou uma Dilma que faz bons discursos, hahahaha.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #359 Online: 04 de Julho de 2017, 16:01:12 »

Se ha 1000 anos alguém observasse um fenomeno ainda não comprovado na época (mas que hoje em dia o é) pela ciência devido à propria limitação tecnologica da época, você pprovavelmente diria que tal fato era mentira, pois não havia provas. Certo?

É isso que quero dizer.

Ora, se alguém observou o fenômeno certamente se terá provas dele, porém, em não havendo provas, não se dirá que se trata de uma mentira, apenas que "não existe"(a prova).

Não sou um estudioso como vocês, mas acredito que, por exemplo, o atomo, seja um bom exemplo do que um dia ja foi mentira e que hoje não é mais. O atomo nem sempre teve a configuração que os cientistas atribuem atualmente não é?

Tem muita coisa pra ser descoberta ainda. Tem muito sobrenatural pra virar natural. Mas até la não da pra afirmar que seja mentira.
Não mesmo, essa possibilidade de ser uma mentira é exdrúxula.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #360 Online: 04 de Julho de 2017, 16:11:48 »
Se essa pessoa, há mil anos, observou um fenômeno inacreditável segundo a ciência da época, sim, os outros teriam todo o direito de duvidar dela.

Isto continua valendo.
A ciência revisa continuamente seus conceitos à medida em que evidências surgem mostrando que ela estava errada antes.
Mas só depois que as evidências surgem.

Não podemos aceitar afirmações sem provas apenas porque "um dia ficará provado que tal coisa existe".
Acontecimentos futuros não servem como argumentos.
Eu, pelo menos, não afirmo categoricamente a inexistência do sobrenatural, apenas o ignoro por absoluta falta de provas.

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #361 Online: 04 de Julho de 2017, 16:15:43 »

É isso que quero dizer.

Ora, se alguém observou o fenômeno certamente se terá provas dele, porém, em não havendo provas, não se dirá que se trata de uma mentira, apenas que "não existe"(a prova).

Redefinirei.

O que quis dizer é que nem tudo que não se prova pode ser assumido como mentira, apenas podemos dizer que não ha provas.

E sobre o atomo, se alguém viesse falar 2000 anos atras que dentro de nos haveria um pentelhão de atomos identicos, que assumem diversas vibrações e com isso diversas formas, e blablabla, muitas pessoas iam rir da cara de quem falou. Hoje, no ano de 2017, seremos uma piada para as pessoas de 4017 ! Vão rir de muita coisa que achamos "as verdades absolutas" hoje.

Eu não to querendo ser arrogante e nem desafiar o ceticismo que muitos aqui adotaram como modo de vida, apenas to dizendo que nem tudo que não apresenta provas pode ser assumido como mentira !

Eu acredito na ciencia e eu tenho certeza que muitos cientistas tentaram e tentam ainda hoje provar tudo que é "sobrenatural". Prefiro pensar que ainda teremos muitas mentiras se tornando verdades com o passar do tempo.

Abs Sergio.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #362 Online: 04 de Julho de 2017, 16:22:09 »
Eu tenho sinceras dúvidas de que a religião melhora as pessoas. Além da história da humanidade parecer dizer o contrário, minha experiência pessoal não é das mais animadoras. O que não quer dizer que eu não conheça pessoas religiosas que são boas. Conheço muitas. Só não atribuo essa bondade à religião e sim à pessoa.
Não, certamente que não "melhora" em índole.
O ponto é que certo tipo de pessoa só entende que algum hierofante lhe diga: faça assim e assado
– Por que? - pergunta o proto-Crente.
– Porque Jesus (ou  الله for that matter) disse PERIOD
E pra esse tipo de mente é mais eficaz que medo de lei porque da lei ele pode escapar ou até já se acostumou de ficar e entrando no presídio; mas de Jesus ele não escapa. E é pra toda eternidade.
Veja que eu mesmo acabei reconhecendo o obtempero do Sr. Rafael_SG.
O cara gastava boa parte da grana em canha. Chegava em casa cambaleante, surrava a mulher e judiava dos filhos. Não parava em emprego por causa disso.
Agora ele dá o $ da canha pra igreja. De noite ele vai no culto COM a mulher e aprende que Jesus disse que é errado bater nela ou nos filhos; trair ela; beber até cair. Domingo ele ajuda na congregação, JUNTO com a mulher. Voltam pra casa juntos.
Pra sociedade é muito melhor.
Eu tenho sinceras dúvidas de que a religião melhora as pessoas. Além da história da humanidade parecer dizer o contrário, minha experiência pessoal não é das mais animadoras. O que não quer dizer que eu não conheça pessoas religiosas que são boas. Conheço muitas. Só não atribuo essa bondade à religião e sim à pessoa.
Não diria que melhora, mas apenas que controla. Ela pode continuar tão idiota quanto antes,  mas deixar de ser um problema para a sociedade, ainda que pelos motivos errados.

Mas é claro que, como todo o medicamento, pode até piorar a situação em outros casos, tipo fornecer uma justificativa respeitável para fanatismos e preconceitos.

Não recomendo usar a religião como forma de controlar o comportamento de criminosos e malucos, apenas reconheço, depois que já aconteceu, que naquele caso particular foi uma coisa útil.

Isso não faz sentido. É como dizer que se deus não existe tudo é permitido, quando não está nada evidente essa correlação. As pessoas, sobretudo as desajustadas, ajustam deus às suas necessidades. E barganham com ele o tempo todo. Quando erram, sem impõem uma punição qualquer, um jejum, por exemplo, para quitar a conta por aqui mesmo. Isso quando não se justificam com deus ou se convencem que estão certos.

O sujeito entrou para a igreja e mudou de vida, logo a igreja mudou o sujeito não é diferente de o sujeito tomou aspirina e se curou do câncer, logo a aspirina curou o câncer. Eu tive um conhecido, alcoólatra, que um dia ao chegar em casa, são, após perder o emprego por causa da bebedeira, foi abraçar o filho pequeno e esse o empurrou pedindo que saísse porque estava bêbedo. A partir desse dia ele nunca mais bebeu e tempos depois entrou para o AA. Passou a vida inteira atribuindo seu sucesso ao AA, mesmo vendo o tempo todo vários membros tendo recaídas.

O simples fato do sujeito decidir entrar para a igreja, para um grupo de apoio ou fazer sessões de psicanálise, já demonstra uma mudança de perspectiva, uma iniciativa do sujeito, uma vontade de mudar. Para cada caso de sucesso, no entanto, existem outros tantos de fracasso.

Inferno e cadeia estão longe de ser os únicos ou os melhores freios para os impulsos humanos, o Brasil que o diga. Nenhum homem é auto suficiente, há toda uma teia de relações da qual todos dependem, inclusive os bandidos, não por acaso tem seus próprios códigos internos. Quebrar esse equilíbrio põe a sobrevivência em risco. Só psicopatas se arriscam tanto e para esses, ao que se sabe, não existem quaisquer freios. Nem todo psicopata se torna um assassino em série, muitos viram executivos ou políticos, por exemplo.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #363 Online: 04 de Julho de 2017, 16:22:33 »

É isso que quero dizer.

Redefinirei.

O que quis dizer é que nem tudo que não se prova pode ser assumido como mentira, apenas podemos dizer que não ha provas.

E sobre o atomo, se alguém viesse falar 2000 anos atras que dentro de nos haveria um pentelhão de atomos identicos, que assumem diversas vibrações e com isso diversas formas, e blablabla, muitas pessoas iam rir da cara de quem falou. Hoje, no ano de 2017, seremos uma piada para as pessoas de 4017 ! Vão rir de muita coisa que achamos "as verdades absolutas" hoje.

Eu não to querendo ser arrogante e nem desafiar o ceticismo que muitos aqui adotaram como modo de vida, apenas to dizendo que nem tudo que não apresenta provas pode ser assumido como mentira !

Eu acredito na ciencia e eu tenho certeza que muitos cientistas tentaram e tentam ainda hoje provar tudo que é "sobrenatural". Prefiro pensar que ainda teremos muitas mentiras se tornando verdades com o passar do tempo.

Abs Sergio.
Mentiras são fatos que não se mostraram verdadeiros, um exemplo,  "gatos respiram através de guelras". Mentiras reais de hoje continuarão mentiras mesmo daqui há 4.000 anos.

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #364 Online: 04 de Julho de 2017, 16:24:03 »
Se essa pessoa, há mil anos, observou um fenômeno inacreditável segundo a ciência da época, sim, os outros teriam todo o direito de duvidar dela.

Isto continua valendo.

Sim Fernando, eles tem todo o direito de duvidar e devem, pois é da duvida que conseguimos as respostas. Mas podemos dizer que riram da verdade ainda não comprovada, ou seja, acharam que era mentira e não era.

A ciência revisa continuamente seus conceitos à medida em que evidências surgem mostrando que ela estava errada antes.
Mas só depois que as evidências surgem.

Não podemos aceitar afirmações sem provas apenas porque "um dia ficará provado que tal coisa existe".
Acontecimentos futuros não servem como argumentos.

Acredito que a ciência cava cava cava até achar o fim do buraco. Conforme o tempo passa, eles compram novas pas e passam a cavar melhor e mais profundo.
Logo a ciência é uma visão temporal do real. E é natural que a ciência descubra coisas novas mesmo ela não tendo sido desmentida.

Sim, não to afirmando que no futuro toda qualquer abobrinha vai se comprovar. Nem to falando que a abobrinha que eu acredito vai se comprovar. Apenas to falando que muita coisa "inacreditavel" vai ser comprovada.

Eu, pelo menos, não afirmo categoricamente a inexistência do sobrenatural, apenas o ignoro por absoluta falta de provas.

Sim, faz sentido o que você pensa.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #365 Online: 04 de Julho de 2017, 16:26:26 »

O sujeito entrou para a igreja e mudou de vida, logo a igreja mudou o sujeito não é diferente de o sujeito tomou aspirina e se curou do câncer, logo a aspirina curou o câncer.
Não é bem assim não! Uma igreja pode sim , mudar um indivíduo se o processo para que o indivíduo mude demandar uma igreja.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #366 Online: 04 de Julho de 2017, 16:33:06 »
Espero que tenham entendido o que quis dizer sobre "não haver provas" e não vejam com aquele papo de que então existem os duendes, as fadas, poseidon ou uma Dilma que faz bons discursos, hahahaha.

Sim, a ausência de evidência não é evidência de ausência. Afirmar que deus existe ou que não existe tem a mesma validade. O que é diferente de acreditar que deus existe ou que não existe e porquê disso.

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #367 Online: 04 de Julho de 2017, 16:34:05 »

....

O simples fato do sujeito decidir entrar para a igreja, para um grupo de apoio ou fazer sessões de psicanálise, já demonstra uma mudança de perspectiva, uma iniciativa do sujeito, uma vontade de mudar. Para cada caso de sucesso, no entanto, existem outros tantos de fracasso.

...

Pois é !
Concordo.
Não ha religião ou psicologo que ajude quem não quer se ajudar.

Não ha pedreiro que faça uma bela casa sem vontade de fazê-la. Mesmo tendo todas as ferramentas pra isso.

Mas é fato que as ferramentas ajudam aqueles que as procuram, não é?

De novo, cada um busca as ferramenta que se adaptam ao seu momento, à sua mente, ao seu modo de pensar, seu eu interno, seja la o nome que isso tenha =)

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #368 Online: 04 de Julho de 2017, 16:34:27 »

O sujeito entrou para a igreja e mudou de vida, logo a igreja mudou o sujeito não é diferente de o sujeito tomou aspirina e se curou do câncer, logo a aspirina curou o câncer.
Não é bem assim não! Uma igreja pode sim , mudar um indivíduo se o processo para que o indivíduo mude demandar uma igreja.

Provas?  :hihi:

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #369 Online: 04 de Julho de 2017, 16:35:19 »

Sim, a ausência de evidência não é evidência de ausência. Afirmar que deus existe ou que não existe tem a mesma validade. O que é diferente de acreditar que deus existe ou que não existe e porquê disso.

Correto  :ok:

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #370 Online: 04 de Julho de 2017, 16:41:10 »

Alienígena, me responda uma coisa, para confirmar o negritado acima,

eu tendo uma caixa de sapatos cuja qual dentro não há nada, pergunto,

se ausência de evidência não é evidência de ausência,

a ausência de algo dentro da caixa não é então, uma evidência de que não há nada dentro da caixa, corroborando o fato de que evidência da ausência de algo é uma ausência de evidência?

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #371 Online: 04 de Julho de 2017, 16:56:56 »

Espicaçou minha curiosidade. O conceito de Deus, no meu modo de ver, tem que abranger a Onipotência e a Onisciência. Como pode existir um Deus limitado; sendo fraco em alguns pontos, ignorante em outros, bufão ou sensual! Parece os homens-deus da mitologia greco/romana.

Bingo!

Da série, os posts que você ignorou, página 7 deste tópico.

Que sentido faz isso, Spencer? Vamos lá. Cansei do ateísmo. Quero um deus para chamar de meu, mas não serve qualquer um. Quero um deus bondoso, do tipo que não faria nada sem medir as consequências, ou seja, um que jamais criaria um algo, um átomo que fosse que pudesse gerar sofrimento. Melhor não criar nada do que criar tudo, inclusive o mal. Afinal, com todos os meus defeitos e limitações, essa é umas das minhas principais preocupações, não criar o mal, não gerar sofrimento, então não posso exigir menos de deus. Para isso, consequentemente, ele teria que saber de absolutamente tudo em cada mínimo detalhe, para não correr o risco de errar. Ou, pelo menos, ser poderoso o bastante para corrigir o rumo das coisas, cada uma delas, desde a trajetória de cada uma das muitas folhas que caem de cada árvore de cada um dos planetas desse universo que possuir árvores.

Costuma-se comparar deus com um pai para justificar todas as suas falhas. Só que pais não são deuses, são humanos. E humanos, muitas vezes, só geram sofrimento porque não podem prever todas as consequências de seus atos. Você, por exemplo, quantas vezes não deixou de realizar algo que desejasse muito por prever a simples possibilidade de consequências negativas, em benefício dos outros? Como esperar menos do que isso de um deus? Pense, por um instante, num ser vivo qualquer sendo torturado da forma mais cruel possível e me responda, com honestidade que, se essa fosse uma das consequências possíveis de uma decisão sua, independente do desfecho, se você seguiria em frente. Se existe um deus, ele não é bondoso o bastante que mereça nossa atenção, pois não podendo saber de absolutamente tudo, foi inconsequente em criar esse universo e ou não pode ou não quer interferir no curso da história, permitindo todas as desgraças que somos obrigados a conviver com elas a cada instante. É bem provável que nesse exato momento existam muitos seres vivos sofrendo horrores que somos incapazes até de imaginar. Se pudesse, você não evitaria isso?

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #372 Online: 04 de Julho de 2017, 17:07:39 »

Alienígena, me responda uma coisa, para confirmar o negritado acima,

eu tendo uma caixa de sapatos cuja qual dentro não há nada, pergunto,

se ausência de evidência não é evidência de ausência,

a ausência de algo dentro da caixa não é então, uma evidência de que não há nada dentro da caixa, corroborando o fato de que evidência da ausência de algo é uma ausência de evidência?

Só conferindo para ter uma evidência da ausência de sapato na caixa. O universo é um tantinho maior que uma caixa de sapatos ao qual não temos total acesso, podendo o sapato estar num canto qualquer, escondido atrás de uma galáxia distante.  ::)

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #373 Online: 04 de Julho de 2017, 17:13:29 »

Espicaçou minha curiosidade. O conceito de Deus, no meu modo de ver, tem que abranger a Onipotência e a Onisciência. Como pode existir um Deus limitado; sendo fraco em alguns pontos, ignorante em outros, bufão ou sensual! Parece os homens-deus da mitologia greco/romana.

Bingo!

Que sentido faz isso, Spencer? Vamos lá. Cansei do ateísmo. Quero um deus para chamar de meu, mas não serve qualquer um. Quero um deus bondoso, do tipo que não faria nada sem medir as consequências, ou seja, um que jamais criaria um algo, um átomo que fosse que pudesse gerar sofrimento. Melhor não criar nada do que criar tudo, inclusive o mal. Afinal, com todos os meus defeitos e limitações, essa é umas das minhas principais preocupações, não criar o mal, não gerar sofrimento, então não posso exigir menos de deus. Para isso, consequentemente, ele teria que saber de absolutamente tudo em cada mínimo detalhe, para não correr o risco de errar. Ou, pelo menos, ser poderoso o bastante para corrigir o rumo das coisas, cada uma delas, desde a trajetória de cada uma das muitas folhas que caem de cada árvore de cada um dos planetas desse universo que possuir árvores.

Costuma-se comparar deus com um pai para justificar todas as suas falhas. Só que pais não são deuses, são humanos. E humanos, muitas vezes, só geram sofrimento porque não podem prever todas as consequências de seus atos. Você, por exemplo, quantas vezes não deixou de realizar algo que desejasse muito por prever a simples possibilidade de consequências negativas, em benefício dos outros? Como esperar menos do que isso de um deus? Pense, por um instante, num ser vivo qualquer sendo torturado da forma mais cruel possível e me responda, com honestidade que, se essa fosse uma das consequências possíveis de uma decisão sua, independente do desfecho, se você seguiria em frente. Se existe um deus, ele não é bondoso o bastante que mereça nossa atenção, pois não podendo saber de absolutamente tudo, foi inconsequente em criar esse universo e ou não pode ou não quer interferir no curso da história, permitindo todas as desgraças que somos obrigados a conviver com elas a cada instante. É bem provável que nesse exato momento existam muitos seres vivos sofrendo horrores que somos incapazes até de imaginar. Se pudesse, você não evitaria isso?

Oi Alienigena.

Então. Eu ainda tenho muitas duvidas sobre isso... isso é realmente algo intrigante.

Mas minha ideia de deus, na verdade é menos humana, é mais como tudo que existe interligado, sendo um grande organismo, sei la, uma mega consciencia... enfim.

Mas o que queria dizer é que o fato da gente estar todo o tempo um f**** com o outro aqui não é culpa de nenhum deus.

A gente podia ter escolhido estar em equilibrio com a natureza. A gente podia ter escolhido amar os outros, a gente podia ter escolhido não ser materialista....

Escolhas !
Escolhas ferram o mundo !
Escolhas salvam o mundo !
Nossas escolhas ! Nosso aprendizado...

As nossas escolhas criaram um palco, onde nohs mesmos somos os atores e de onde as leis da fisica e da biologia são implacaveis.

A favela perigosissima, por exemplo, não foi deus que fez, foram os homens em sua organização politica que as fizeram. Foram os portugueses que quiseram extrair tudo que tinha aqui, foram eles que escravizaram e depois deixaram milhares de pessoas à margem da sociedade (GENERALIZANDO MUITO AQUI HEIN).

Então no fim Alienigena, tudo é culpa da espécie. Não de quem a criou.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #374 Online: 04 de Julho de 2017, 17:32:14 »

Bingo!

Oi Alienigena.

Então. Eu ainda tenho muitas duvidas sobre isso... isso é realmente algo intrigante.

Mas minha ideia de deus, na verdade é menos humana, é mais como tudo que existe interligado, sendo um grande organismo, sei la, uma mega consciencia... enfim.

Mas o que queria dizer é que o fato da gente estar todo o tempo um f**** com o outro aqui não é culpa de nenhum deus.

A gente podia ter escolhido estar em equilibrio com a natureza. A gente podia ter escolhido amar os outros, a gente podia ter escolhido não ser materialista....

Escolhas !
Escolhas ferram o mundo !
Escolhas salvam o mundo !
Nossas escolhas ! Nosso aprendizado...

As nossas escolhas criaram um palco, onde nohs mesmos somos os atores e de onde as leis da fisica e da biologia são implacaveis.

A favela perigosissima, por exemplo, não foi deus que fez, foram os homens em sua organização politica que as fizeram. Foram os portugueses que quiseram extrair tudo que tinha aqui, foram eles que escravizaram e depois deixaram milhares de pessoas à margem da sociedade (GENERALIZANDO MUITO AQUI HEIN).

Então no fim Alienigena, tudo é culpa da espécie. Não de quem a criou.

Sério? Você criaria esse planeta do jeito que ele é, com umas espécies de alimentando das outras, se fosse todo poderoso, sapiente e não sei mais o quê? Por que não instalar uns dispositivos solares em cada serzinho, com um solzão daquele lá fora para todos viverem de luz felizes para sempre? A culpa dos pais criarem mal os filhos é dos filhos?  ::)  Um deus mega consciência que ignora nossa existência faz muito mais sentido. Somos como bactérias em seu organismo.  :(

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!