Gorducho disse: Se existe sob qualquer circunstância possibilidade d'alguma clarividência ou revelação acerca do futuro, não existe LA.
O Universo será determinístico.
Dizem os teólogos que Deus é onisciente, mas exatamente o que isto quer dizer?
Que Deus sabe tudo ou que Ele conhece o passado, o presente e o futuro de sua criação?
Com uma pequena restrição, é tudo isto. Mas somente conhece o futuro dos grandes acontecimentos que surgirão em decorrência de seus superiores desígnios.
Então ele não sabe os números da lotaria, mas se isto estivesse relacionado com graves acontecimentos em nível cósmico ou planetário,
ele definiria tais números.
Ou seja, o Larbítrio é sempre preservado a nível individual, salvo as restrições cármicas.
[quote author=AlienígenA link=topic=30119.150.html#msg941167 Que sentido faz isso, Spencer? Vamos lá. Cansei do ateísmo.
Ainda não tinha tido a oportunidade de falar sobre isto.
Vamos partir do pressuposto que este diálogo ocorra entre duas pessoas igualmente sinceras e de boa vontade.
Sobre o que vc diz acima, AlienígenA, considere que as dúvidas que perpassam a mente cética também em dado momento foram as mesmas para o crente, com uma diferença, o
timing. Primeiro, por alguma predisposição ou experiência aquele indivíduo mostrou tendências à Crença. Fará a si mesmo certas perguntas, questionamentos.
O outro, com predisposições ao ceticismo (ateísmo) somente na madureza ou quando confrontado intelectualmente formulará os tais questionamentos.
O crente, como que, mais laboriosamente ou não, aceita as respostas que encontra e com o tempo faz o burilamento de que seja capaz.
O outro traz consigo certo viés, não só indagador mas principalmente contestador.
Um, busca na natureza das coisas e na própria vida o fortalecimento de suas convicções.
O outro faz o mesmo, mas se servindo da ciência.
O próprio comportamento dos religiosos de fachada mais fortalece seu ceticismo.
Poderíamos parar por aqui.
Ficaria um tanto vago mas ainda assim razoável.
Mas não. Algo não ficou claro:
por que as tais predisposições, vieses e peculiaridades nos questionamentos?
Onde a diferença entre um indivíduo e outro?
Poderíamos argumentar alegando, criação, educação, meio... Isto importa mas não define.
Resta uma explicação: a Palingênese ou o eterno nada.
Quero um deus para chamar de meu, mas não serve qualquer um. Quero um deus bondoso, do tipo que não faria nada sem medir as consequências, ou seja, um que jamais criaria um algo, um átomo que fosse que pudesse gerar sofrimento. Melhor não criar nada do que criar tudo, inclusive o mal. Afinal, com todos os meus defeitos e limitações, essa é umas das minhas principais preocupações, não criar o mal, não gerar sofrimento, então não posso exigir menos de deus.
Este é um dos principais questionamentos a respeito deste Deus, justo e misericordioso.
Mas a resposta está exatamente nos qualificativos,
Justo, Misericordioso.Em dado momento da sua evolução, como ser pensante e responsável, você faz escolhas e na maioria das vezes, escolhas infelizes, fazendo sofrer aos outros.
Enquanto primitivo, apaixonado e vicioso existirá também certa inconsciência quanto ao Bem e o Mal. Ai, a própria estrutura psicológica funciona como a pele dura do animal, protegendo-o das intempéries, etc. Nestes momentos de ajuste perante as sábias leis, a dor não é acusada de pronto e nem se é tão sensível a ela. Estamos falando de uma Justiça que cobra, ensinando, e uma misericórdia que esbate as consequências... por certo tempo.
Prossegue a evolução e aquele homem, mais instruído, influente, prossegue nas experiências da satisfação dos sentidos e da matéria.
Agora, contumaz, faz sofrer em maior proporção e provoca mágoas inextinguíveis.
Neste caso já não dispõe da couraça protetora e as consequências de seus erros o afligem, como ele mesmo afligiu a outrem, embora haja advertências e escalonamento dos débitos contraídos. Outra vez, Justiça e Misericórdia.
Quando encaramos a passagem do homem pela Terra sob a ótica de uma única existência nada faz sentido. Tudo é muito injusto e inexplicável. Justifica-se o ceticismo.
Se você quer um deus assim ou assado, lembre-se de ser uma pessoa, assim ou assado.