Autor Tópico: Que Deus abençoe o Ceticismo  (Lida 44053 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #425 Online: 05 de Julho de 2017, 16:28:16 »

Assim como acho que uma dose de espiritualidade (veja que não to falando de religião nenhuma aqui ), de conhecer sua essencia, também faz bem para os puramente racionais. 

Se está falando de espiritualidade de forma não contextualizada, ou seja, de forma literal, não eufemística, está  sim, metendo religião no meio,

Acho que devemos conhecer para ao menos entender (ou tentar entender) a visão de mundo alheia. Pelo menos a minha política é dessa forma.
Juro que não entendi.

Que devemos tentar entender os porquês que levam uma pessoa a aquela crença em particular, além do que se trata a mesma. Mesmo que você não venha a acreditar você não fica "desarmado" até para que seu interlocutor não use isto contra você.

Não que você tenha que saber tudo, mas que sirva para compreensão alheia.
Por exemplo?

Ler, conversar com alguém que entenda... Apenas como um espectador curioso sobre o que levou aquela pessoa ou como se fundamentou a crença, no caso história.
Não é sobre isso que eu pedi exemplos e sim de como eu ficaria desarmado com isso sendo usado contra mim.

Pode ser usado o argumento do seu desconhecimento sobre uma determinada religião como um contra argumento.
hahahahahahahah, e dai?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #426 Online: 05 de Julho de 2017, 16:30:44 »

Assim como acho que uma dose de espiritualidade (veja que não to falando de religião nenhuma aqui ), de conhecer sua essencia, também faz bem para os puramente racionais. 

Se está falando de espiritualidade de forma não contextualizada, ou seja, de forma literal, não eufemística, está  sim, metendo religião no meio,

To falando no sentido de cuidar do que você acredita ser você mesmo.

Se você acredita que você é apenas seu cérebro, então acho que não tem como você cuidar disso, rs.

O que eu quis dizer com "não religioso" é que não falo da espiritualidade cristã, islamica, budista, taoista, ou de qualquer outro ista... Falo de cuidar do que você acredita ser sua essência, fora da matéria.

=)
Se você está sendo espiritualista é só mais uma religião já que se trata só de mais um "ista".

:biglol:

Sergio, acho que voce entendeu o que eu quero dizer.

É possivel buscar o desenvolvimento de si mesmo, sem recorrer a religiões propriamente ditas.
Sem crer em deus inclusive.
Bom, se for sem crenças só tem jeito se eu for só o meu cérebro.

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #427 Online: 05 de Julho de 2017, 16:39:26 »

Se você acredita que você é apenas seu cérebro, então acho que não tem como você cuidar disso, rs.

O que eu quis dizer com "não religioso" é que não falo da espiritualidade cristã, islamica, budista, taoista, ou de qualquer outro ista... Falo de cuidar do que você acredita ser sua essência, fora da matéria.

=)
Se você está sendo espiritualista é só mais uma religião já que se trata só de mais um "ista".

É possivel buscar o desenvolvimento de si mesmo, sem recorrer a religiões propriamente ditas.

Sem crença em uma "alma" você é soh seu cérebro.
Sem crer em deus você não precisa ser soh seu cérebro, você pode sim crer que ha em você algo que é sua essencia (sua alma), algo que vivera apos a morte. Independente de crer em um deus ou não.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #428 Online: 05 de Julho de 2017, 16:46:09 »
Independente disso, a criação esta ai e ela não veio do nada. Algo de Superior existe ou existiu. A materia não surge do nada não é? E a força que habita cada atomo também não veio.

Então a unica conclusão logica que eu tiro da existência é que como tudo nessa terra evoluiu e vai continuar evoluindo, nohs reproduziremos o mesmo comportamento a nivel espiritual, que seria continuar a evoluir também.   
A única conclusão lógica, a única resposta honesta é que não sabemos como surgiu o universo.

É mais lógico e mais simples imaginar que é o universo que sempre existiu que inventar um deus que sempre existiu.
Afinal, o universo existe. Podemos vê-lo. Quanto aos deuses, são apenas hipóteses.

E por que o universo teve que ser criado e o tal Deus não precisou? Será porque caso contrário seu argumento não faz sentido?

Essa palavra deus causa muita confusão por aqui, rs.
Sim, e não é só "por aqui" não, é de um modo geral, pois o conceito "deus" ou não conduz a um significado consistente ou não conduz a um significado completo.

Deus não é um ser. Deus pode ser o proprio universo, um corpo de leis em diferentes niveis e dimensões, as quais nohs conhecemos ainda muito pouco.
Pois é, não faz sentido uma coisa ambígua, logo deus não faz sentido.
Se já existe o conceito universo, chamar o universo de deus só pode ter viés religioso.

É isso.
Pois é, é isso.

Quando digo que fomos criados por deus, não estou mentindo.
Precisa embasar essa afirmação, mas para isso é preciso definir "deus".

Se você olhar deus de um ponto de vista não religioso, pode ser que ele faça sentido, pois esse deus que me refiro, ou universo, ou o Todo, ou whatever, é o que disparou a criação, logo sendo um criador.
Ai é que tá, só faz sentido de um ponto de vista religioso. Do ponto de vista dos fatos precisa mais embasamento e demonstração.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #429 Online: 05 de Julho de 2017, 16:49:00 »
Obrigado pelo artigo Gorducho
Como eu previra, pro EGITO deu um pouquinho mais de trabalho...
Concebida como uma qualidade passivamente inerente à natureza do mundo, a maat tinha limitações. Desde que era obra dos deuses e não da consciência dos homens, esperava-se que mantivesse a imutável perfeição, dada pelos deuses, do mundo e da sociedade. Isso excluía qualquer crítica séria da estrutura da sociedade ou qualquer possibilidade de reformá-la. O mundo e tudo que nele havia tinham sido criados pelos deuses exatamente da forma como eles queriam. Tudo era, portanto, como deveria ser – fixo, eterno e próprio. A guerra, a peste, e a seca significavam simples perturbações temporárias da ordem cósmica estabelecida. Uma vez que o mundo tinha sido como devia ser desde o momento da Criação, não era possível por definição ter havido uma época anterior melhor, nem haveria depois uma época melhor. Na mitologia egípcia não havia o Jardim do Éden, nem uma Idade de Ouro [da mitologia grega] passada, nem o Fim do Mundo.
Ancient Egypt
Biblioteca de História Universal LIFE
por Lionel Casson
Professor de História da NYU
« Última modificação: 05 de Julho de 2017, 16:52:30 por Gorducho »

Offline Nostromo

• Nível 12
  • *
  • Honk Honk
« Resposta #430 Online: 05 de Julho de 2017, 16:49:23 »

Acho que devemos conhecer para ao menos entender (ou tentar entender) a visão de mundo alheia. Pelo menos a minha política é dessa forma.
Juro que não entendi.

Que devemos tentar entender os porquês que levam uma pessoa a aquela crença em particular, além do que se trata a mesma. Mesmo que você não venha a acreditar você não fica "desarmado" até para que seu interlocutor não use isto contra você.

Não que você tenha que saber tudo, mas que sirva para compreensão alheia.
Por exemplo?

Ler, conversar com alguém que entenda... Apenas como um espectador curioso sobre o que levou aquela pessoa ou como se fundamentou a crença, no caso história.
Não é sobre isso que eu pedi exemplos e sim de como eu ficaria desarmado com isso sendo usado contra mim.

Pode ser usado o argumento do seu desconhecimento sobre uma determinada religião como um contra argumento.
hahahahahahahah, e dai?

E daí nos acende uma fogueira e louva a satanás.  :biglol:

Mentira, só pela diversão do papo.
« Última modificação: 05 de Julho de 2017, 16:51:54 por Nostromo »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #431 Online: 05 de Julho de 2017, 16:52:37 »

=)

Sem crer em deus você não precisa ser soh seu cérebro, você pode sim crer que ha em você algo que é sua essencia (sua alma), algo que vivera apos a morte. Independente de crer em um deus ou não.
É claro que depende de alguma crença em algum deus, ainda mais quando esse deus é suposto como sendo qualquer coisa ou quando mesmo não se sabe na verdade o que seja. Essencialmente, os conceitos alma, e espírito, salvo suficiente desambiguação, sugerem algum deus para estabelecê-los.
« Última modificação: 05 de Julho de 2017, 16:59:19 por Sergiomgbr »

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #432 Online: 05 de Julho de 2017, 17:01:28 »

=)

É claro que depende de alguma crença em algum deus, ainda mais quando esse deus é suposto como sendo qualquer coisa ou quando mesmo não se sabe na verdade o que seja. Essencialmente, os conceito alma, ou espírito, salvo suficiente desambiguação, sugere algum deus para estabelecê-los.

Oi Sergio.

Certamente um deus no sentido de criador. No sentido de que tudo existe pois foi criado e que como eu não consigo explicar a criação, eu dei a isso o nome de deus.

Até o meu, o seu, e todos os cérebros derivaram da criação não foi?

=)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #433 Online: 05 de Julho de 2017, 17:04:56 »

=)

É claro que depende de alguma crença em algum deus, ainda mais quando esse deus é suposto como sendo qualquer coisa ou quando mesmo não se sabe na verdade o que seja. Essencialmente, os conceito alma, ou espírito, salvo suficiente desambiguação, sugere algum deus para estabelecê-los.

Oi Sergio.

Certamente um deus no sentido de criador. No sentido de que tudo existe pois foi criado e que como eu não consigo explicar a criação, eu dei a isso o nome de deus.

Até o meu, o seu, e todos os cérebros derivaram da criação não foi?

=)
Não senhor, continua lá a intenção de um apriorismo sobrenatural.

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #434 Online: 05 de Julho de 2017, 17:10:46 »

É...  :?
Mas o sobrenatural é apenas algo ainda não explicado.

Pode ser que um dia entendamos que somos uma casca que carrega uma alma, que perdura, e que apos se desprender da matéria va habitar planos em frequencias que não são captadas por nossos sentidos humanos.

Pode ser que um dia um aparelho consiga mapear essas frequencias, mensura-las.

Então o sobrenatural vai virar natural  e todos ficaremos felizes  :biglol:

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #435 Online: 05 de Julho de 2017, 17:30:36 »

Não no sentido que eu empreguei, que foi o de deus.

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #436 Online: 05 de Julho de 2017, 17:32:29 »

Não no sentido que eu empreguei, de deus.

Me referia à alma. Algo que continuaria apos a morte da matéria.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #437 Online: 05 de Julho de 2017, 17:35:15 »

Pois é, a priori no sentido de sobrenatural.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #438 Online: 05 de Julho de 2017, 17:37:36 »

Me explique onde se situa a alma no indivíduo e como ela funciona, além de como seria essa propriedade de continuar após a morte.

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #439 Online: 05 de Julho de 2017, 17:45:08 »

Me explique onde se situa a alma no indivíduo e como ela funciona, além de como seria essa propriedade de continuar após a morte.

Ah Sergio, isso eu não sei.

Se é dentro. Fora. Qual tipo de ligação. Como corpo e alma mantém uma sincronia. Não tenho respostas.

Mas provavelmente ela seria algum tipo de consciencia que se liga ou esta no corpo, a qual nos torna o que somos, mas que também esta sujeita às influencias do meio... podendo se modificar e aprender.

Apos a morte, ela se desligaria de onde estava e se plugaria em outra vida, para continuar um ciclo de evolução, provavelmente.

Isso é a ideia que eu tomo pra mim mesmo, por pura crença !

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #440 Online: 05 de Julho de 2017, 17:57:34 »

Ah Sergio, isso eu não sei.

Se é dentro. Fora. Qual tipo de ligação. Como corpo e alma mantém uma sincronia. Não tenho respostas.

Mas provavelmente ela seria algum tipo de consciencia que se liga ou esta no corpo, a qual nos torna o que somos, mas que também esta sujeita às influencias do meio... podendo se modificar e aprender.

Apos a morte, ela se desligaria de onde estava e se plugaria em outra vida, para continuar um ciclo de evolução, provavelmente.

Isso é a ideia que eu tomo pra mim mesmo, por pura crença !
E o que seria(de qual natureza) , do que se comporia, e quando e como estaria(a partir de quando), se conectaria e se desconectaria depois, e por força de que tipo de cessação de continuidade no corpo, ou outro fenômeno? E o que especificamente evoluiria?

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #441 Online: 05 de Julho de 2017, 19:16:39 »
...

Maioria dos céticos teve uma criação religiosa ou contato desde muito cedo com a cultura na qual nasceram, na escola, através dos amigos, Spencer. Não é como se fôssemos de Marte. Simplesmente exploramos as mesmas dúvidas que surgem na cabeça dos religiosos em vez de fugir delas. Costumamos saber mais das religiões, tanto o que pregam quanto sua história, do que seus próprios adeptos. Porque o ceticismo normalmente é uma característica das pessoas curiosas, que querem saber, conhecer, entender as coisas. Já pensamos em diversas formas de encaixar um deus harmoniosamente na realidade, pode acreditar. Sempre que surge um fato extraordinário, nos animamos, diferente do que imaginam os religiosos, se parecemos descartá-los sem interesse é porque ou já o investigamos ou não vemos nada de extraordinário, como, sei lá, a imagem de Jesus num sanduíche ou uma carta escrita por mortos que não revela nada que não pudesse ser revelado pelos "vivos" que fazem a ponte entre os dois mundos.

É... em muitos casos o que você diz faz sentido.

Mesmo as pessoas que creem em algo além da matéria devem ser céticas ao investigar suas crenças. Senão descambam pra loucura, fanatismo, esquisoterismo !

O ceticismo sofre muita rejeição. É visto como uma postura deselegante, cínica, rebelde. Somos estimulados a acreditar sem questionar, obedecer, respeitar hierarquias, reverenciar figuras de autoridade.     

Não existe isso de puramente racionais, só os asperges talvez. Todos temos crenças, algumas que nem nos damos conta. O que céticos talvez tenham é menos resistência a mudanças. Dói abandonar uma crença, sobretudo uma crença antiga e principalmente quando reconfortante. É como uma ruptura com uma parte importante de sua vida, deixa um vazio, só que tratamos de preenchê-lo em vez de ficar lamentando, com crenças novas, que parecem mais razoáveis, até a próxima ruptura. Mas nem tão menos resistentes assim, veja por exemplo os debates sobre política e economia.  :lol:     

Acredito que o caminho do meio, ou seja, o equilibrio, é o que gera mais frutos. É soh observar como o desequilibrio é sempre negativo na natureza e no universo.
Na minha opinião, isso aplicado ao ser humano também parece valido.

=)

Nem todos necessitam de espiritualidade propriamente. O sublime e o extraordinário não dependem disso. Não se perdem, apenas ganham novo significado. Podem ser exprimidos por meio da música, da literatura, das artes em geral, da filosofia, do conhecimento, das relações, da obervação atenta das coisas corriqueiras. A noção de finitude inicialmente assusta, mas pode se tornar sua melhor amiga, se servir dar à vida, ao tempo, a cada momento, pessoa, evento, oportunidade, o valor das coisas únicas que podem nunca mais se repetir e por isso mesmo tão gratificantes, ou sua pior inimiga, se não servir para nada.  :)

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #442 Online: 06 de Julho de 2017, 12:03:54 »
...

Maioria dos céticos teve uma criação religiosa ou contato desde muito cedo com a cultura na qual nasceram, na escola, através dos amigos, Spencer. Não é como se fôssemos de Marte. Simplesmente exploramos as mesmas dúvidas que surgem na cabeça dos religiosos em vez de fugir delas. Costumamos saber mais das religiões, tanto o que pregam quanto sua história, do que seus próprios adeptos. Porque o ceticismo normalmente é uma característica das pessoas curiosas, que querem saber, conhecer, entender as coisas. Já pensamos em diversas formas de encaixar um deus harmoniosamente na realidade, pode acreditar. Sempre que surge um fato extraordinário, nos animamos, diferente do que imaginam os religiosos, se parecemos descartá-los sem interesse é porque ou já o investigamos ou não vemos nada de extraordinário, como, sei lá, a imagem de Jesus num sanduíche ou uma carta escrita por mortos que não revela nada que não pudesse ser revelado pelos "vivos" que fazem a ponte entre os dois mundos.

É... em muitos casos o que você diz faz sentido.

Mesmo as pessoas que creem em algo além da matéria devem ser céticas ao investigar suas crenças. Senão descambam pra loucura, fanatismo, esquisoterismo !

O ceticismo sofre muita rejeição. É visto como uma postura deselegante, cínica, rebelde. Somos estimulados a acreditar sem questionar, obedecer, respeitar hierarquias, reverenciar figuras de autoridade.     

Não existe isso de puramente racionais, só os asperges talvez. Todos temos crenças, algumas que nem nos damos conta. O que céticos talvez tenham é menos resistência a mudanças. Dói abandonar uma crença, sobretudo uma crença antiga e principalmente quando reconfortante. É como uma ruptura com uma parte importante de sua vida, deixa um vazio, só que tratamos de preenchê-lo em vez de ficar lamentando, com crenças novas, que parecem mais razoáveis, até a próxima ruptura. Mas nem tão menos resistentes assim, veja por exemplo os debates sobre política e economia.  :lol:     

Acredito que o caminho do meio, ou seja, o equilibrio, é o que gera mais frutos. É soh observar como o desequilibrio é sempre negativo na natureza e no universo.
Na minha opinião, isso aplicado ao ser humano também parece valido.

=)

Nem todos necessitam de espiritualidade propriamente. O sublime e o extraordinário não dependem disso. Não se perdem, apenas ganham novo significado. Podem ser exprimidos por meio da música, da literatura, das artes em geral, da filosofia, do conhecimento, das relações, da obervação atenta das coisas corriqueiras. A noção de finitude inicialmente assusta, mas pode se tornar sua melhor amiga, se servir dar à vida, ao tempo, a cada momento, pessoa, evento, oportunidade, o valor das coisas únicas que podem nunca mais se repetir e por isso mesmo tão gratificantes, ou sua pior inimiga, se não servir para nada.  :)

Oi Alienigena.

Belas respostas e um belo caminho esse que você e muitos desse forum escolheram.

Sim, a finitude pode ser sua melhor amiga ao te permitir aproveitar tudo ao maximo ! Com certeza. Ou pode ser o cancer daqueles que vivem o imediato, o individualismo puro, o egoismo, que tomam ações sem pensar no futuro.
Mas, os religiosos podem tomar um mesmo caminho não é mesmo?

Então no fim das contas Alienigena, tudo depende da maturidade da pessoa e do que ela quer fazer com sua vida. Eu, pessoalmente acho que maturidade vem da alma, de uma alma ser mais "vivida" que a outra. Isso explica muita coisa, como pessoas que vivem na m.... e fazem brotar ouro e pessoas que vivem no outro e fazem brotar m..... Filhos educados e nascidos dos mesmos pais que são completamente diferentes.... Enfim, mas isso é opinião pessoal.

Eu acredito tambéem que o desenvolvimento humano não dependa NECESSARIAMENTE de uma noção espiritual. Mas o fato de você crer de coração que tudo não acaba aqui, te faz pensar muito em se desenvolver. Cuidar do que você é, do que voce pensa, de como age frente ao semelhante, do que cultiva, do que você gera com seus atos e suas consequencias.

REPITO, tudo isso pode ser vivido e desenvolvido por quem também não tem nenhuma vontade e nem necessidade alguma de crer em algo.

No fim, existindo ou não pos-vida, se você foi um cético ético e fraterno, ou se você foi um religioso também ético e fraterno, tudo vai acabar da mesma maneira e as mesmas leis serão aplicadas.

Da mesma maneira, se viemos do po e pro po retornarmos, todo vamos acabar igual.

O importante é tentar ser o melhor para si e para os outros. É olhar pra si, pra se entender e entender o mundo. Refletir, evoluir, pensar, questionar, tomar medidas de melhoria em si para que isso se reflita no nosso mundo.

=)

Gostaria de manifestar novamente que é um prazer enorme conversar com pessoas como vocês. O respeito às opiniões é notavel aqui nesse forum, e isso em si ja mostra que cético, ateu, cristão e todos os "istas" podem dividir opiniões e aprender uns com os outros, como seria numa humanidade ideal.

Abs

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #443 Online: 06 de Julho de 2017, 12:15:20 »
E o que seria(de qual natureza) , do que se comporia, e quando e como estaria(a partir de quando), se conectaria e se desconectaria depois, e por força de que tipo de cessação de continuidade no corpo, ou outro fenômeno? E o que especificamente evoluiria?

Seria "materia" em um vibração e estrutura muito diferente da nossa, mas também um ser vivo.
Não sei a partir de quando, mas provavelmente durante a concepção.
E sobre a conexão, eu acredito que a alma precise do meio fisico para se manifestar no fisico (hahaha obvio) e quando esse meio morre, eu vejo mais ou menos assim:

a alma seria como um piloto que desce do carro de formula 1 depois de uma corrida (vida). Ele abandona o carro e vai pra outro (corpo), em outra corrida (vida), com mais experiencia e carregando tudo aquilo que viveu na corrida passada, incluindo as penalidades (karma) pelas infrações cometidas na corrida atual.

Se ele correr feito um demente na proxima ou proximas provas, ele vai ser rebaixado de equipe e correr com piores carros (vidas mais dificeis, com lições mais duras) e talvez tenha que correr uma formula "inferior" ao inves de continuar na formula 1. Esse seria um processo de "piora" na cadeia de evolução.

Pelo contrario, cada vez que ele volta e corre boas corridas, ele se torna melhor piloto (alma) e pode ser tornar um campeão. Caso ele corra em um formula "inferior", ele pode ser contratado pra correr na formula 1, ou ser contratado pra dirigir um melhor carro, mais macio, confortavel, menos penoso (ter uma vida mais confortavel, nascer em um bom lugar, numa boa familia, num bom pais por exemplo).

Sei que é uma analogia besta, mas é assim que eu vejo, a grosso modo, a evolução da alma.

Embora eu não saiba o que vem depois de ser campeão da formula 1...
Espere que não termine como o Schumacher

:histeria:

« Última modificação: 06 de Julho de 2017, 12:20:19 por Rafael_SG »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #444 Online: 06 de Julho de 2017, 13:23:59 »

Seria "materia"
De qual tipo? Está presente na tabela periódica?

em um vibração e estrutura muito diferente da nossa
E como se conformaria qualquer afinidade dessa entidade com o corpo em si, principalmente sendo tal com estrutura e vibração tão diferente da do corpo.?

, mas também um ser vivo.
Putsz, agora o trem ficou ensebado! Um ser vivo? Um ser vivo precisa ser embasado pelo conceito de vida, nesse caso há muito mais dúvidas envolvidas...  Então você consideraria uma relação do tipo comensalismo ou mesmo mutualismo(pra não falar de predatismo ou até parasitismo?).

A concepção de quê? O que é "oncepcionado"? Muito vago isso.

E sobre a conexão, eu acredito que a alma precise do meio fisico para se manifestar no fisico (hahaha obvio) e quando esse meio morre, eu vejo mais ou menos assim:

a alma seria como um piloto que desce do carro de formula 1 depois de uma corrida (vida). Ele abandona o carro e vai pra outro (corpo), em outra corrida (vida), com mais experiencia e carregando tudo aquilo que viveu na corrida passada, incluindo as penalidades (karma) pelas infrações cometidas na corrida atual.
Mas então é a alma que é o ser então, e como fica o corpo? É o corpo que tem o aparato de sustentabilidade e consecução da vida e de apreensão da realidade. Como a alma manteria esse aparato coma morte do corpo?

Se ele correr feito um demente na proxima ou proximas provas, ele vai ser rebaixado de equipe e correr com piores carros (vidas mais dificeis, com lições mais duras) e talvez tenha que correr uma formula "inferior" ao inves de continuar na formula 1. Esse seria um processo de "piora" na cadeia de evolução.

Fala sério, que negócio é esse de "inferior" e "superior"???

E de onde vem essas regras para a alma? E por que elas existiriam?  Quem as definiria? Que massaroca de ad hocs!

Pelo contrario, cada vez que ele volta e corre boas corridas, ele se torna melhor piloto (alma) e pode ser tornar um campeão. Caso ele corra em um formula "inferior", ele pode ser contratado pra correr na formula 1, ou ser contratado pra dirigir um melhor carro, mais macio, confortavel, menos penoso (ter uma vida mais confortavel, nascer em um bom lugar, numa boa familia, num bom pais por exemplo).
Campeão de quê?

Sei que é uma analogia besta, mas é assim que eu vejo, a grosso modo, a evolução da alma.

Oh, céus!

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #445 Online: 06 de Julho de 2017, 13:34:03 »

Seria "materia" em um vibração e estrutura muito diferente da nossa, mas também um ser vivo.

Olha só, você está claramente pegando o objeto da sua crença, a explicação(que é a "alma") e tentando fenomenizá-lo. Que tal agora pegar o fenômeno(que acha que é a alma) e tenta explicá-lo? Diga, o que você acha que é a alma, o que você vê, que supõe que aquilo ali seja uma alma, e não outra peculiaridade ou atributo explicável do ser?

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #446 Online: 06 de Julho de 2017, 13:44:31 »
Opa Sergio.
Cara, não tenho as respostas que procura.
Se as tivesse, eu provavelmente ja teria elaborado teorias e teorias sobre isso.

Acredito plausivel a possibilidade de existir matéria (usei o termo matéria pelo fato de não conhecer um termo melhor) em um nivel de vibração e composição ainda não descobertos. A alma seria feita dessa matéria.

Sobre a união corpo algo, o corpo é um veiculo de aprendizado pra algo. É alma metida em um ambiente fisico mais denso.

A alma teria alguma ligação com o nosso corpo através de nosso cérebro, no sentido de que o cérebro funcionaria como um decoder entre alma e corpo.

E sobre a alma ser viva, apenas quis dizer que ela não é morta, pois se fosse morta, inanimada seria (na nossa concepção de morte ).

O ser é a alma, você é a alma manifestada através de um corpo. Corpo = Hardware, alma = software.

O porquê da alma? Não sei Sergio. Pelo mesmo motivo de termos um universo, um planeta, um flor, um humano... Se você disser que não ha motivo para termos uma alma, também não ha motivo para ter todo o resto, pois ninguéem sabe pra que serve essa massaroca de ad hocs que chamamos de universo =)

A alma estaria vinculada ao corpo no momento da concepção, fecundação.

Campeão foi usado como metafora com o mundo do automobilismo. Poderiamos usar iluminação. Plena sabedoria. Whatever...

Abs

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #447 Online: 06 de Julho de 2017, 13:55:21 »

Olha só, você está claramente pegando o objeto da sua crença, a explicação(que é a "alma") e tentando fenomenizá-lo. Que tal agora pegar o fenômeno(que acha que é a alma) e tenta explicá-lo? Diga, o que você acha que é a alma, o que você vê, que supõe que aquilo ali seja uma alma, e não outra peculiaridade ou atributo explicável do ser?

Oi Sergio.
Obrigado pela sugestão.

Eu acho que a alma existe pela manifestação da individualidade. Pela maturidade diferente que temos no plano das emoções.
Porque temos uma madre Teresa? E porque temos um Hitler?

Porque uma pessoa, mesmo nascendo em uma familia super religiosa, escolhe um rumo fdp. E outro filho que nasce no mesmo meio escolhe ser padre?

Estou dando exemplos chulos que não devem ser levados ao pé da letra.

Eu tenho uma irmã que é cristã, que vai a igreja e etc. Fomos criados iguaizinhos.
Tive amigos muito muito pobres que hoje são pessoas irretocaveis, e alias, desde pequenas ja eram.
Outros que ja até morreram por suas peripecias.

Vocês dirão que o meio influencia nisso e com certeza é verdade.
Mas usando somente a racionalidade como base: Como se explica duas arvores crescerem diferentes em um mesmo tipo de terra?

O planeta esta cheio de exemplo de pessoas que são iluminadas simplesmente porque algo dentro delas assim quis.
Pessoas cheias de sabedoria no sentido mais amplo da palavra, pessoas que sabem trafegar pela vida. Enquanto temos pessoas que se levam uma fechada no transito sacam uma arma !

Minha avo teve 3 filhos.

1 é pastor adventista.
1 "virou" lesbica apos ter 3 filhos com o ex-marido
1 é minha mãe. Calma, neutra....

Sim, o meio influencia, mas não, ele não cria sua essência.
Na minha mais humilde e simploria opinião.

Simplesmente por isso.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #448 Online: 06 de Julho de 2017, 13:55:55 »
Opa Sergio.
Se as tivesse, eu provavelmente ja teria elaborado teorias e teorias sobre isso.

Acredito plausivel a possibilidade de existir matéria (usei o termo matéria pelo fato de não conhecer um termo melhor) em um nivel de vibração e composição ainda não descobertos. A alma seria feita dessa matéria.

Sobre a união corpo algo, o corpo é um veiculo de aprendizado pra algo. É alma metida em um ambiente fisico mais denso.

A alma teria alguma ligação com o nosso corpo através de nosso cérebro, no sentido de que o cérebro funcionaria como um decoder entre alma e corpo.

E sobre a alma ser viva, apenas quis dizer que ela não é morta, pois se fosse morta, inanimada seria (na nossa concepção de morte ).

O ser é a alma, você é a alma manifestada através de um corpo. Corpo = Hardware, alma = software.

O porquê da alma? Não sei Sergio. Pelo mesmo motivo de termos um universo, um planeta, um flor, um humano... Se você disser que não ha motivo para termos uma alma, também não ha motivo para ter todo o resto, pois ninguéem sabe pra que serve essa massaroca de ad hocs que chamamos de universo =)

Campeão foi usado como metafora com o mundo do automobilismo. Poderiamos usar iluminação. Plena sabedoria. Whatever...

Abs
Softwares são funções do hardware, não são um fim em si mesmos, essa ideia de alma sua é proposta como função própria, um fim em si mesma. Carece de embasamento.

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #449 Online: 06 de Julho de 2017, 14:05:43 »
Opa Sergio.

Abs
Softwares são funções do hardware, não são um fim em si mesmos, essa ideia de alma sua é proposta como função própria, um fim em si mesma. Carece de embasamento.

Nem sempre. Rs.
Linguagens de programação interpretadas geram um codigo que pode ser executado (em teoria) em uma grande gama de hardwares. =)

Imagine um grande sistema computacional, um grande e poderoso software que precise rodar sobre um hardware para que possa alimentar sua base de dados e com isso ficar cada vez mais inteligente.

Seria isso.

Porque esse software existiria?
Não sei.

E sim... falta muito embasamento. Por isso que eu vou continuar curioso sobre isso. Se um dia minha curiosidade vai me levar ao ceticismo... soh o amanhã dira, rs.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!