E o que seria(de qual natureza) , do que se comporia, e quando e como estaria(a partir de quando), se conectaria e se desconectaria depois, e por força de que tipo de cessação de continuidade no corpo, ou outro fenômeno? E o que especificamente evoluiria?
Seria "materia" em um vibração e estrutura muito diferente da nossa, mas também um ser vivo.
Não sei a partir de quando, mas provavelmente durante a concepção.
E sobre a conexão, eu acredito que a alma precise do meio fisico para se manifestar no fisico (hahaha obvio) e quando esse meio morre, eu vejo mais ou menos assim:
a alma seria como um piloto que desce do carro de formula 1 depois de uma corrida (vida). Ele abandona o carro e vai pra outro (corpo), em outra corrida (vida), com mais experiencia e carregando tudo aquilo que viveu na corrida passada, incluindo as penalidades (karma) pelas infrações cometidas na corrida atual.
Se ele correr feito um demente na proxima ou proximas provas, ele vai ser rebaixado de equipe e correr com piores carros (vidas mais dificeis, com lições mais duras) e talvez tenha que correr uma formula "inferior" ao inves de continuar na formula 1. Esse seria um processo de "piora" na cadeia de evolução.
Pelo contrario, cada vez que ele volta e corre boas corridas, ele se torna melhor piloto (alma) e pode ser tornar um campeão. Caso ele corra em um formula "inferior", ele pode ser contratado pra correr na formula 1, ou ser contratado pra dirigir um melhor carro, mais macio, confortavel, menos penoso (ter uma vida mais confortavel, nascer em um bom lugar, numa boa familia, num bom pais por exemplo).
Sei que é uma analogia besta, mas é assim que eu vejo, a grosso modo, a evolução da alma.
Embora eu não saiba o que vem depois de ser campeão da formula 1...
Espere que não termine como o Schumacher
Olha só, você está claramente pegando o objeto da sua crença, a explicação(que é a "alma") e tentando fenomenizá-lo. Que tal agora pegar o fenômeno(que acha que é a alma) e tenta explicá-lo? Diga, o que você acha que é a alma, o que você vê, que supõe que aquilo ali seja uma alma, e não outra peculiaridade ou atributo explicável do ser?
Oi Sergio.
Obrigado pela sugestão.
Eu acho que a alma existe pela manifestação da individualidade. Pela maturidade diferente que temos no plano das emoções.
Porque temos uma madre Teresa? E porque temos um Hitler?
Madre Teresa ?
A face impiedosa de madre TeresaDescaso com os doentes, ligações com ditadores e corruptos, moral dúbia: estudo reúne documentos que mostram um lado pouco nobre da biografia da religiosa que está às portas da canonização POLÊMICA
Sinônimo de caridade no séc. XX, Madre Teresa tem suaobra social contestada por pesquisadores canadenses
Há décadas, Madre Teresa de Calcutá é símbolo das mais elevadas causas humanas. Das centenas de sedes de sua congregação, as “Missionárias da Caridade” espalhadas pelo mundo, surgem relatos do cuidado dado aos pobres, excluídos, órfãos e moribundos. Publicamente, a missionária, que morreu em 1997 aos 87 anos, é mais do que um modelo a ser seguido. Dona de um Prêmio Nobel da Paz, conquistado em 1979, e elogiada por presidentes, papas e personalidade de alto quilate, ela foi beatificada em 2003 e está a caminho da santificação. Uma referência no céu e na terra, portanto. “Mas nem todos veem Madre Teresa e sua história com bons olhos”, revela Geneviève Chénard, pesquisadora em educação da Universidade de Montreal, no Canadá. Co-autora de uma pesquisa inédita que expõe uma face pouco conhecida da religiosa, Geneviève reviu, com dois colegas, 287 documentos sobre a freira e descobriu uma nova Madre Teresa, bem menos elogiável e nobre do que a que já se conhece. “Foi uma surpresa até para mim”, admite a estudiosa, que esperava encontrar críticas mais duras, mas não antecipava a enxurrada de acusações com as quais se deparou.
De acordo com os pesquisadores, as discrepâncias entre a realidade e a biografia heroica da candidata à santa vão da administração das sedes das congregações das Missionárias da Caridade à natureza da fé de Madre Teresa. “Vimos, por exemplo, que a congregação era pouco criteriosa na hora de aceitar doações em dinheiro”, afirma Geneviève. Da análise documental, a impressão que ficou é que, para a organização, dinheiro era dinheiro, independentemente de onde vinha. Seguindo essa lógica, Madre Teresa se associou a ditadores e famosos salafrários que, nas horas vagas, se dedicavam à filantropia. De Jean-Claude Duvalier, por exemplo, ditador do Haiti acusado de corrupção e violação de direitos humanos, ela recebeu não só dinheiro, mas também uma homenagem. Já com James Keating, nebuloso investidor do mercado imobiliário americano de quem obteve patrocínio, a religiosa topou até fazer foto. No auge da arrecadação, estima-se que a congregação tinha o equivalente a R$ 102 milhões em caixa. “E o mais curioso é que, mesmo com tanto dinheiro, as condições dos doentes nas sedes era terrível”, diz Geneviève.
IEpag54e55MadreTereza-2.jpg
FILOSOFIA
Falta de higiene e de remédios era a política nas congregações dareligiosa, que dizia que o mundo ganhava com o sofrimento dos pobres
Aparentemente, todo o dinheiro arrecadado ia para a expansão das obras e não para a melhoria das condições de atendimento aos doentes nas instituições que já funcionavam.
E as condições eram terríveis. Relatos de médicos que fizeram visitas aos centros de tratamento e cuidado geridos pela congregação apontaram, além da falta higiene crônica, ausência de equipamentos básicos para os cuidados prestados e tratadores sem treinamento ou qualificação. Seringas eram lavadas com água fria de torneira e doenças graves eram tratadas com analgésicos simples, como o paracetamol. “Talvez esse descaso fosse parte da ética da religiosa, que via o sofrimento dos outros como algo que os aproximava de Cristo”, diz Geneviève. Em mais de uma ocasião Madre Teresa celebrou a dor como algo que enobrece. “O mundo ganha com esse sofrimento”, chegou a dizer.
Curiosamente, quando adoecia, ela não se tratava nos centros geridos por ela, mas sim em hospitais de ponta na Índia e nos Estados Unidos.
Nos documentos levantados pelos canadenses, mais casos dessa ética eletiva são arrolados. Por exemplo, embora dura e inflexível, publicamente, em suas opiniões contra o divórcio, Madre Teresa fez vista grossa para o fim do casamento de Lady Diana, que, mesmo tendo se separado do príncipe Charles, continuou entre as preferidas da religiosa. “Diana foi uma grande patrocinadora das Missionárias da Caridade. Será que é por isso que ela continuou sendo recebida e elogiada?”, diz Geneviève.
1.jpg
Também recaem dúvidas sobre o milagre reconhecido pelo Vaticano, que fez de Madre Teresa beata. Segundo os canadenses, o time de médicos que tratou a miraculada, a indiana Monica Besra, tem explicação científica para a cura do suposto tumor que ela tinha no abdome. Para eles, a massa, na realidade, nunca foi um tumor, mas sim um cisto, e ele desapareceu depois de nove meses de tratamento. “É de se imaginar que o Vaticano já conheça os argumentos contrários à canonização de Madre Teresa”, diz a irmã Célia Cadorin, responsável pelos processos que resultaram na canonização de São Frei Galvão e da Santa Madre Paulina. E se o processo continua correndo, é porque, aos olhos do Vaticano, as virtudes da missionária são mais fortes que seus eventuais deslizes.
Fotos: TEKEE TANWAR; Terry Fincher.Photo Int / Alamy; CORBIS; AP Photo/Bebeto Matthews
http://istoe.com.br/305045_A+FACE+IMPIEDOSA+DE+MADRE+TERESA/