O
criacionismo bíblico, o qual foi defendido no vídeo do Dawkins pela Wendy, é coisa de assustar e mostra a força da fé obliterando a razão.
Sempre penso nisto porque acredito que por trás disto exista algo mais que fé.
Essa defesa intransigente de certas posições religiosas talvez envolva algo próximo de emoção, sentimento, consciência comprometida com arrependimentos, remorsos; e, me perdoem o mau juízo, também um pouquinho de interesse menos confessável .
.
Talvez um pastor muito caloroso e vibrante nas pregações, rico em argumentos e fé contagiante, seja exemplo de um comprometimento bem maior com a Terra que com o céu.
... existem exceções para confirmar a regra.
Mas o dano que essas pessoas trazem é maior que se supõe pois não se restringe a mera questão de dinheiro ou bens materiais, vai além.
Muitas pessoas, inteligentes e cultas, ocupadas em seus afazeres e mesmo outras que não dispõem de tempo para certas reflexões, tomando conhecimento da rapinagem com que certas igrejas evangélicas enchem seus cofres, abominam tais pessoas e de forma generalizada, as religiões.
Perdem todos com isto, pois uma certa espiritualidade, para o homem, nos dias de hoje, seria como uma assepsia psíquica, um spa, para as emoções.
Hobbies, música, artes, desempenham bem este papel mas penso que existem certos compartimentos na mente humana que buscam algo mais; algum tipo de transcendência ou metapsíquica.
Aceitando tacitamente ou não, o homem sempre admite que algo sobrevive a tudo isto por aqui.