Só não tinha compreendido muito bem, ainda não tenho certeza que compreendi, a relação entre as duas coisas. A ideologia de gênero, concordo que é só ideologia, sem respaldo científico, mas diferente da DE, não apela ao sobrenatural, e ao menos, serviu para levantar pontos interessantes, e inclusive, contrapontos.
A relação que eu fiz é no sentido de quando as ideologias ignoram os fatos do real externo.
Não foi intenção introduzir um debate paralelo acerca DA ideologia de gênero. Talvez eu tenha sido infeliz e passado essa ideia errônea.
Talvez você tenha sido infeliz na escolha, porque a ideologia de gênero é uma questão polêmica, mesmo os contrapontos são questionáveis. A realidade não coopera com nenhum dos lados.
mas o que mais criou foi meios de destruição em massa.
Destruição em massa das espécies do planeta, a aniquilação biológica; sim.
Vivemos, dizem pesquisas, o momento mais pacífico da história, desde a segunda metade do século XX. Melhoramos muito sob o governo do botão do fim do mundo.
e enquanto isso durar permanecem as relações mais suaves entre os humanos na média.
Justo sso é o que digo
Na verdade, sua teoria é que isso se deve a abundância.
Você vê a possibilidade das armas de destruição em massa serem destruídas pacificamente? A mim, no momento, parece que essa é uma condição permanente.
Então, não sei, tenho minhas dúvidas de que essa reversão moral global aos tempos pré-revolução sejam possíveis, sem mandar o planeta pro espaço!
Mas alguns humanos ficaram. Dificilmente morreram 7bn todos
Vai depender do tamanho da festa. Arsenal para isso, temos.
Ou seja, na falta de opções, não me parece impossível haver um progresso moral
É aí a discordância: eu digo que é biológico e a natureza humana é a natureza humana.
Claro: evolucionariamente muda algo mas ao longo de milhões de anos.
Mas qual é a visão realista da natureza humana? Nos adaptamos rapidamente a revolução agrícola, científica, industrial, urbana, tecnológica. Saímos da condição de bandos de algumas dezenas de nômades caçadores-coletores para viver em grandes centros urbanos com milhões de indivíduos convivendo de forma relativamente pacífica em um curtíssimo espaço de tempo na escala evolutiva. Não vejo como isso teria sido possível sem um progresso moral, inclusive. A propriedade privada, as instituições democráticas, entre outras coisas, são, do meu ponto de vista, uma prova inquestionável disso. Se duradouros, concordo com você, difícil saber, mas não vejo muitas alternativas no horizonte, sob o risco de dizimar a vida no planeta, do que investir no progresso moral. O que não foi capaz de impedir conflitos locais, bolsões de miséria, crises. Mas, pela primeira vez na história, estão ao nosso alcance, não dependem de fatores externos. O fato da DE se apoiar, em parte, na realidade, para pregar suas espiritísses nada tira ou acrescenta aos fatos, são questões completamente diferentes.