Autor Tópico: Que Deus abençoe o Ceticismo  (Lida 44059 vezes)

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #575 Online: 15 de Julho de 2017, 14:01:25 »
Todos nós, de certa forma, em maior ou menor grau, queremos moldar a sociedade ao que consideramos melhor, mais seguro, mais justo. Quando concordamos, discordamos, questionamos, criticamos hábitos, costumes, leis é o que estamos fazendo. Só vejo problemas quando se pretende fazer o uso da força para impor ideias. No mais, qualquer bobagem é válida, desde que pelo convencimento. Cabe ao outro lado fazer o contraponto. Na boa, trocava nossos problemas pelos dos noruegueses fácil, fácil! Ainda devolvia troco. Ôh! :/
Perfeito... esse pessoal que "considera melhor pra sociedade" que o povo acredite na Bíblia tenta convencer seus semelhantes acerca do Criacionismo e contra a realidade da seleção natural porque "é melhor que creiam nisso".
É assim que funciona essa lógica mesmo.
E, sim: era pra ser bem melhor lá mesmo se não fosse o frio infernal (sabe que próximo a Satanás é frio não calor como provavelmente muitos pensem... não :?: )
http://www.independent.co.uk/news/world/europe/norwegians-believe-in-god-majority-do-not-for-first-time-ever-a6943706.html
 :twisted:   

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #576 Online: 15 de Julho de 2017, 14:35:03 »
Citação de: AlienígenaA
Para dar um exemplo que você citou em outro tópico - quando eu olho para o negrinho, pele e osso, da Namíbia, nem de longe me passa pela mente que a culpa pela própria sorte é dele, porque numa vida passada deve ter sido um nazista, um comunista ou sei lá quê. Isso, do meu ponto de vista, não transparece compaixão nem generosidade, é uma forma meio cruel até de interpretar a realidade, quando não há o menor indício disso. Pode até trazer algum conforto psicológico, não nego. Se pensasse dessa forma talvez eu fosse, não insensível porque tenho empatia, mas menos sensível às mazelas do mundo, não sei. Não me parece que seja algo compensador, de qualquer forma. 
Este seu modo de ver é um erro comum entre os que conhecem apenas superficialmente a tese reencarnacionista da Doutrina dos Espíritos.

Mesmo perante a lei de causa e efeito, a compaixão é essencial, independente de qual seja a razão do sofrimento alheio.
Isto porque os que não estão debaixo das dores mais intensas agora, já estiveram no passado ou terão pela frente.
Ninguém em sã consciência tem o direito de julgar o semelhante pois sabemos, pela DE, que o vício, o crime e as paixões doentias fizeram parte de nossa caminhada no passado. Assim, somos todos, grandes devedores perante a humanidade.
Claro, segundo o entendimento espiritista.

Conheço bem a doutrina espírita. Só vejo um problema aí: a realidade. :hein:

O nível de compaixão cai quando se atribui ao sujeito a culpa pelo próprio sofrimento, mas sobretudo, quando se atribui ao sujeito a culpa pelo sofrimento alheio.

Não sei você, mas eu não me compadeço pelo sofrimento que imagino que estejam passando Marcelo Odebrecht, Sérgio Cabral, Eduardo Cunha e cia, para dar um exemplo. E imagino que não seja pouco, acostumados como estão a serem tratados com reverências.  :wink:

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #577 Online: 15 de Julho de 2017, 15:02:37 »
Todos nós, de certa forma, em maior ou menor grau, queremos moldar a sociedade ao que consideramos melhor, mais seguro, mais justo. Quando concordamos, discordamos, questionamos, criticamos hábitos, costumes, leis é o que estamos fazendo. Só vejo problemas quando se pretende fazer o uso da força para impor ideias. No mais, qualquer bobagem é válida, desde que pelo convencimento. Cabe ao outro lado fazer o contraponto. Na boa, trocava nossos problemas pelos dos noruegueses fácil, fácil! Ainda devolvia troco. Ôh! :/
Perfeito... esse pessoal que "considera melhor pra sociedade" que o povo acredite na Bíblia tenta convencer seus semelhantes acerca do Criacionismo e contra a realidade da seleção natural porque "é melhor que creiam nisso".
É assim que funciona essa lógica mesmo.
E, sim: era pra ser bem melhor lá mesmo se não fosse o frio infernal (sabe que próximo a Satanás é frio não calor como provavelmente muitos pensem... não :?: )
http://www.independent.co.uk/news/world/europe/norwegians-believe-in-god-majority-do-not-for-first-time-ever-a6943706.html
 :twisted:

Desde que não seja na base da fogueira, por mim, tudo bem.  :hihi:  Cabe ao outro lado fazer o contraponto. Problema, como falei, é quando se quer implementar ideias na base da força, ou no caso da democracia, na base da canetada. Não sei, me preocupam mais ideias que geram um risco visível de escassez, guerras, violência. Não me parece ser o caso. E acho muito difícil uma grande aceitação dessa ideologia de gênero, justamente por causa do contraponto bíblico, nem tanto o científico.  :/ 

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #578 Online: 15 de Julho de 2017, 15:46:15 »

Mesmo perante a lei de causa e efeito, a compaixão é essencial, independente de qual seja a razão do sofrimento alheio.
Isto porque os que não estão debaixo das dores mais intensas agora, já estiveram no passado ou terão pela frente.
Ninguém em sã consciência tem o direito de julgar o semelhante pois sabemos, pela DE, que o vício, o crime e as paixões doentias fizeram parte de nossa caminhada no passado. Assim, somos todos, grandes devedores perante a humanidade.
Na prática não funciona. Na prática o caboclo sempre vai se dessensibilizar. Pensará consigo: Qual nada! Esse desinfeliz ali lombriguento só na pele e osso faminto e desamparado( o menino namibiano) já foi um dr. Mengele e agora tá pagando pelos seus atos. Ora, ele inclusive poderá considerar que a falta de empatia para com um desafortunado em sofrimento faz parte do plano divino para aquela alma, tanto quanto deus colocando lombrigas na barriga dele e permitindo que ele passe por aquilo, oras! Perguntará: O que devo fazer? Ser instrumento divino para a expiação do pecado daquela alma por que ainda não é chegada a hora de lhe estender a mão, ou me apiedar, na prática, cuidando de meus próprios interesses? Eis a questão.

« Última modificação: 15 de Julho de 2017, 18:28:52 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #579 Online: 15 de Julho de 2017, 16:40:45 »
Cabe ao outro lado fazer o contraponto.
:ok: Justo isso que eu tava fazendo em relação ao Sr. Spencer querer introduzir no mundo real o dogma (ideológico-religioso kardecista) da "perfectibilidade" "moral" dos homo sapiens ignorando a realidade biológica.
Como envolve biologia lembrei desse exemplo bizarro.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #580 Online: 15 de Julho de 2017, 17:18:26 »
Cabe ao outro lado fazer o contraponto.
:ok: Justo isso que eu tava fazendo em relação ao Sr. Spencer querer introduzir no mundo real o dogma (ideológico-religioso kardecista) da "perfectibilidade" "moral" dos homo sapiens ignorando a realidade biológica.
Como envolve biologia lembrei desse exemplo bizarro.

Sei, não! Estou achando que uma coisa serve mais para complementar a outra do que fazer contraponto. Melhor não dar ideia.  :hihi:

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #581 Online: 15 de Julho de 2017, 17:31:13 »
Um Sítio de debates serve pra... debater.
Então se há ideias elas devem ser apresentadas.
Eu digo que nunca vai haver "progresso" moral dos humanos. Essa "suavização" de maneiras em média, que de fato houve, deve-se à Revolução Industrial com a superabundância de bens e conforto relativo aos períodos históricos anteriores.
Qualquer reversão dessas condições como estão começando a se dar com a superpopulação + aniquilação ambiental reverte tudo e os humanos retornam aos mesmos hábitos dos Hunos, Astecas, Daesh, colonização europeia &c.
A ideologia espírita diz que não; que é possível "aprimorar" esses seres.

« Última modificação: 15 de Julho de 2017, 17:34:12 por Gorducho »

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #582 Online: 15 de Julho de 2017, 17:51:34 »
Em certa medida estão lembrando a mulher que debateu com o Dawkins. Os fatos e as evidências científicas ela desconhece, mas ainda assim afirma que não existe qualquer evidência da evolução.
Essas ONG's que enfrentam enormes dificuldades e se mandam para a Africa, India, oriente médio, etc combatendo a miséria e as doenças, Médicos sem fronteira, o Greenpeace, Instituições que financiam projetos beneficiando imensas comunidades pobres naqueles países;  Poderia enumerar um série de iniciativas, até de universidades americanas, incentivando seus alunos em pesquisas e projetos envolvendo tecnologia primária e sustentável, também para ajudar a combater a miséria por lá.
Pois bem, tudo isto demonstra que o ser humano tem avançado em solidariedade e amor ao próximo.
Lenta e gradualmente se consubstancia a expectativa de avanço na moral e na ética, no comprometimento com o próximo, no combate a desigualdade social, etc.
Por muito tempo ainda testemunharemos a presença dos opressores e dos indiferentes, que tendem a desaparecer mais cedo ou mais tarde... quem viver verá. :)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #583 Online: 15 de Julho de 2017, 17:58:34 »

Não tem direito de julgar mas julga. A "explicação" ideológica do porquê que fulano tá ali naquela "situação extrema" já é um julgamento, pois "justifica" aquela situação.
« Última modificação: 16 de Julho de 2017, 17:21:10 por Sergiomgbr »

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #584 Online: 15 de Julho de 2017, 19:21:58 »
Um Sítio de debates serve pra... debater.
Então se há ideias elas devem ser apresentadas.
Eu digo que nunca vai haver "progresso" moral dos humanos. Essa "suavização" de maneiras em média, que de fato houve, deve-se à Revolução Industrial com a superabundância de bens e conforto relativo aos períodos históricos anteriores.
Qualquer reversão dessas condições como estão começando a se dar com a superpopulação + aniquilação ambiental reverte tudo e os humanos retornam aos mesmos hábitos dos Hunos, Astecas, Daesh, colonização europeia &c.
A ideologia espírita diz que não; que é possível "aprimorar" esses seres.

Ei, estava brincando.  :ok: 

Só não tinha compreendido muito bem, ainda não tenho certeza que compreendi, a relação entre as duas coisas. A ideologia de gênero, concordo que é só ideologia, sem respaldo científico, mas diferente da DE, não apela ao sobrenatural, e ao menos, serviu para levantar pontos interessantes, e inclusive, contrapontos.

Concordo que os efeitos da revolução industrial foram fundamentais no processo civilizatório moderno, apesar que a primeira metade do século XX parece dizer o contrário. Talvez o arsenal nuclear tenha sido um pacificador mais eficiente. A abundância criou os meios para uma, digamos, elevação moral e que, sim, pode ser revertida dependendo das condições, observamos isso acontecer o tempo todo localmente, mas o que mais criou foi meios de destruição em massa. Não temos muitas opções além da paz mundial, digamos assim. Vivemos, dizem pesquisas, o momento mais pacífico da história, desde a segunda metade do século XX. Melhoramos muito sob o governo do botão do fim do mundo. Então, não sei, tenho minhas dúvidas de que essa reversão moral global aos tempos pré-revolução sejam possíveis, sem mandar o planeta pro espaço! Ou seja, na falta de opções, não me parece impossível haver um progresso moral, o que, é claro, não tem qualquer relação com os preceitos espíritas.  :)

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #585 Online: 15 de Julho de 2017, 19:24:01 »

Citação de: Sergio
Não tem direito de julgar mas julga. A "explicação" ideológica de que fulano tá ali numa situação extrema já é um julgamento, pois "justifica" aquela situação.

Não meu caro, você confunde julgar com condenar. Julgar no sentido de discernir, avaliar, estabelecer um juízo, é válido e necessário.
Durante um tempo procurou-se compreender o que Jesus queria dizer com "eu a ninguém julgo"; é que estaria implícita a condenação e, neste caso, como exemplo de humildade proferiu esta sentença.
« Última modificação: 15 de Julho de 2017, 19:29:04 por Spencer »

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #586 Online: 15 de Julho de 2017, 19:30:27 »
Não meu caro, você confunde julgar com condenar. Julgar no sentido de discernir, avaliar, estabelecer um juízo, é válido e necessário.
Durante um tempo procurou-se compreender o que Jesus queria dizer com "eu a ninguém julgo"; é que estaria implícita a condenação e, neste caso, como exemplo de humildade proferiu esta sentença.

Sou mais Sérgio Moro!  :P  E Marcelinho, Cunha, Cabral? Fala a verdade.  :hihi:

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #587 Online: 15 de Julho de 2017, 19:32:54 »
Citação de: Alienigena
Só não tinha compreendido muito bem, ainda não tenho certeza que compreendi, a relação entre as duas coisas. A ideologia de gênero, concordo que é só ideologia, sem respaldo científico, mas diferente da DE, não apela ao sobrenatural, e ao menos, serviu para levantar pontos interessantes, e inclusive, contrapontos. 
Não entendi o "não apela ao sobrenatural". Pode desenvolver, por favor?

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #588 Online: 15 de Julho de 2017, 19:34:01 »

Sou mais Sérgio Moro!  :P  E Marcelinho, Cunha, Cabral? Fala a verdade.  :hihi:
Claro, a justiça a quem é de DIREITO. :hihi:

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #589 Online: 15 de Julho de 2017, 19:49:02 »
A relação que eu fiz é no sentido de quando as ideologias ignoram os fatos do real externo.
Não foi intenção introduzir um debate paralelo acerca DA ideologia de gênero. Talvez eu tenha sido infeliz e passado essa ideia errônea.
mas o que mais criou foi meios de destruição em massa.
Destruição em massa das espécies do planeta, a aniquilação biológica; sim.
Vivemos, dizem pesquisas, o momento mais pacífico da história, desde a segunda metade do século XX. Melhoramos muito sob o governo do botão do fim do mundo.
:ok: e enquanto isso durar permanecem as relações mais suaves entre os humanos na média.
Justo sso é o que digo :!:
Então, não sei, tenho minhas dúvidas de que essa reversão moral global aos tempos pré-revolução sejam possíveis, sem mandar o planeta pro espaço!
Mas alguns humanos ficaram. Dificilmente morreram 7bn todos :!:
Ou seja, na falta de opções, não me parece impossível haver um progresso moral
É aí a discordância: eu digo que é biológico e a natureza humana é a natureza humana.
Claro: evolucionariamente muda algo mas ao longo de milhões de anos.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #590 Online: 15 de Julho de 2017, 19:49:26 »

Citação de: Sergio
Não tem direito de julgar mas julga. A "explicação" ideológica de que fulano tá ali numa situação extrema já é um julgamento, pois "justifica" aquela situação.

Na verdade é a mesma coisa, julgar é "colocar julgo em". Condenar é só um sinônimo de julgar culpado.

Dizer que fulano está numa determinada situação por ser o responsável por determinado ato é o mesmo que afirmar que aquela situação é merecida. Redundando, é uma confirmação da lei.
« Última modificação: 15 de Julho de 2017, 19:56:04 por Sergiomgbr »

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #591 Online: 15 de Julho de 2017, 19:52:34 »
Por mais absurda que seja a postura deles, aqueles sociólogos (ou qual seja a titulação deles...) não consultaram mesas nem amarraram lápis na ponta de corbeilles toupies pra essas ditarem as teses ideológicas deles.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #592 Online: 15 de Julho de 2017, 19:56:24 »

Pois não! Significa que a DE apela ao sobrenatural. Se baseia na existência de espíritos e não existem evidências da existências de espíritos, a não ser para os adeptos do espiritismo.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #594 Online: 15 de Julho de 2017, 22:04:59 »
"Evidências" materialistas de certas verdades são vistas como um requerimento apenas por espíritos pouco evoluídos.
Ouviram isto, Sergio, Alienígena, Gorducho? :hihi:

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #595 Online: 15 de Julho de 2017, 22:21:01 »
Quanto a essa questão de gênero e preferências homo-afetivas, esqueçamos que a tese provém de espíritos e me digam: existe alguma explicação melhor?
Nas vidas sucessivas a personalidade assume certos padrões de comportamente que se tornam constantes em suas existências sucessivas.
Assim, a mulher que se acostuma a comprar ou adquirir tudo o que quer usando o corpo, ou leva a desarmonia ao lar de outra família com a sedução ou luxúria, enfim, sua beleza e seu corpo são moeda de troca para seus desejos. Toda a infelicidade que provoca lhe será cobrada.
Embora psiquicamente mulher, terá um corpo de homem.
Mutatis mutandis acontece com um homem que por dentro é varão, seus desejos buscam a mulher, mas o corpo feminino que o traveste lhe causa constrangimento e dor.
A discriminação e a rejeição, até pelos familiares, causam profundas dores... lições.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #596 Online: 15 de Julho de 2017, 22:41:40 »
Claro que existe: é biológico, não sociológico.

& by the way acho que está havendo uma certa confusão: o tema do canal 1 que eu trouxe não é "identidade de gênero". É as diferenças mentais que existem entre mulheres e homens.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #597 Online: 16 de Julho de 2017, 11:09:58 »
A relação que eu fiz é no sentido de quando as ideologias ignoram os fatos do real externo.
Não foi intenção introduzir um debate paralelo acerca DA ideologia de gênero. Talvez eu tenha sido infeliz e passado essa ideia errônea.

Talvez você tenha sido infeliz na escolha, porque a ideologia de gênero é uma questão polêmica, mesmo os contrapontos são questionáveis. A realidade não coopera com nenhum dos lados.

mas o que mais criou foi meios de destruição em massa.
Destruição em massa das espécies do planeta, a aniquilação biológica; sim.
Vivemos, dizem pesquisas, o momento mais pacífico da história, desde a segunda metade do século XX. Melhoramos muito sob o governo do botão do fim do mundo.
:ok: e enquanto isso durar permanecem as relações mais suaves entre os humanos na média.
Justo sso é o que digo :!:

Na verdade, sua teoria é que isso se deve a abundância. :P
Você vê a possibilidade das armas de destruição em massa serem destruídas pacificamente? A mim, no momento, parece que essa é uma condição permanente.

Então, não sei, tenho minhas dúvidas de que essa reversão moral global aos tempos pré-revolução sejam possíveis, sem mandar o planeta pro espaço!
Mas alguns humanos ficaram. Dificilmente morreram 7bn todos :!:

Vai depender do tamanho da festa. Arsenal para isso, temos.

Ou seja, na falta de opções, não me parece impossível haver um progresso moral
É aí a discordância: eu digo que é biológico e a natureza humana é a natureza humana.
Claro: evolucionariamente muda algo mas ao longo de milhões de anos.

Mas qual é a visão realista da natureza humana? Nos adaptamos rapidamente a revolução agrícola, científica, industrial, urbana, tecnológica. Saímos da condição de bandos de algumas dezenas de nômades caçadores-coletores para viver em grandes centros urbanos com milhões de indivíduos convivendo de forma relativamente pacífica em um curtíssimo espaço de tempo na escala evolutiva. Não vejo como isso teria sido possível sem um progresso moral, inclusive. A propriedade privada, as instituições democráticas, entre outras coisas, são, do meu ponto de vista, uma prova inquestionável disso. Se duradouros, concordo com você, difícil saber, mas não vejo muitas alternativas no horizonte, sob o risco de dizimar a vida no planeta, do que investir no progresso moral. O que não foi capaz de impedir conflitos locais, bolsões de miséria, crises. Mas, pela primeira vez na história, estão ao nosso alcance, não dependem de fatores externos. O fato da DE se apoiar, em parte, na realidade, para pregar suas espiritísses nada tira ou acrescenta aos fatos, são questões completamente diferentes.   
« Última modificação: 16 de Julho de 2017, 11:15:30 por AlienígenA »

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #598 Online: 16 de Julho de 2017, 11:55:06 »

Mas qual é a visão realista da natureza humana? Nos adaptamos rapidamente a revolução agrícola, científica, industrial, urbana, tecnológica. Saímos da condição de bandos de algumas dezenas de nômades caçadores-coletores para viver em grandes centros urbanos com milhões de indivíduos convivendo de forma relativamente pacífica em um curtíssimo espaço de tempo na escala evolutiva. Não vejo como isso teria sido possível sem um progresso moral, inclusive. A propriedade privada, as instituições democráticas, entre outras coisas, são, do meu ponto de vista, uma prova inquestionável disso. Se duradouros, concordo com você, difícil saber, mas não vejo muitas alternativas no horizonte, sob o risco de dizimar a vida no planeta, do que investir no progresso moral. O que não foi capaz de impedir conflitos locais, bolsões de miséria, crises. Mas, pela primeira vez na história, estão ao nosso alcance, não dependem de fatores externos.
Os avanços que você aponta decorrem de um progresso moral, mas também da inteligência que se apura e mostra alternativas, antes menos prováveis.

O fato da DE se apoiar, em parte, na realidade, para pregar suas espiritísses nada tira ou acrescenta aos fatos, são questões completamente diferentes 
Não estou propondo jogar com a aposta de Pascal, mas, ceticamente falando, existe a possibilidade de a nossa tão simples e confortável realidade não seja tão real quanto pensamos.
Nada de solipsismos mas para efeito de se abarcar em amplitude os diversos cenários que se formariam admitindo, em maior ou menor grau, a influência de forças não detectáveis por equações e pipetas, destacará, sem nenhum desfavor, a resiliência do raciocínio e da inteligência.
Não que se saia por aí escrevendo artigos e defendendo posições insustentáveis ante a grande massa... apenas no âmbito restrito e analítico de nossa mente.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #599 Online: 16 de Julho de 2017, 12:10:16 »
Talvez você tenha sido infeliz na escolha, porque a ideologia de gênero é uma questão polêmica, mesmo os contrapontos são questionáveis. A realidade não coopera com nenhum dos lados.
Os documentários NÃO SE REFEREM A "IDEOLOGIA DE GÊNERO"
 |(
Na verdade, sua teoria é que isso se deve a abundância.
Claro: a superprodução gerou a superpopulação e a aniquilação biológica das espécies do planeta.
Agora tá começando o degelo dos polos.
Ouvi dizer - nunca estive lá... - que na Indonésia não tem nem mais lugar pra plantarem o arroz...
Você vê a possibilidade das armas de destruição em massa serem destruídas pacificamente? A mim, no momento, parece que essa é uma condição permanente.
Claro que é permanente e nem armas são o problema. O "problema" real é a superpopulação e o correspondente superconsumo.
Vai depender do tamanho da festa. Arsenal para isso, temos.
Europa, America, Rússia e China são lugares sensatos. Então guerra de verdade, pra valer em escala mundial não vai acontecer em horizonte temporal previsível.
Veja que faz todo comício esse on-line a imprensa mas as mortes na guerra contra o Califado - e.g. tomada de Mosul + Raqqa ainda em curso - não perfazem acho que nem 1 semana siquer duma guerra pra valer de verdade como as WWs (I ou II).
Nos adaptamos rapidamente a revolução agrícola, científica, industrial, urbana, tecnológica. Saímos da condição de bandos de algumas dezenas de nômades caçadores-coletores para viver em grandes centros urbanos com milhões de indivíduos convivendo de forma relativamente pacífica em um curtíssimo espaço de tempo na escala evolutiva.  Não vejo como isso teria sido possível sem um progresso moral, inclusive. A propriedade privada, as instituições democráticas, entre outras coisas, são, do meu ponto de vista, uma prova inquestionável disso. Se duradouros, concordo com você, difícil saber, mas não vejo muitas alternativas no horizonte, sob o risco de dizimar a vida no planeta, do que investir no progresso moral. O que não foi capaz de impedir conflitos locais, bolsões de miséria, crises. Mas, pela primeira vez na história, estão ao nosso alcance, não dependem de fatores externos.
Não: o "progresso moral" é que foi consequência da revolução tecnológica.
1° teve a explosão tecnológica - prática, ainda sem Ciências formais por detrás dela - e só depois o ocidente se livrou dos sacerdotes por exemplo e portanto da Inquisição.
Lembra e.g. no reinado do Henrique VIII aquela nobre que botaram um rapazote com machado mal afiado pra decapitar ela e o cara arrebentou com os ombros de tudo da coitada (que até inocente era se bem me lembro...) :?:
Essa era a "evolução moral" imediatamente pré-explosão tecnológica.
« Última modificação: 16 de Julho de 2017, 12:22:16 por Gorducho »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!