Foi o que eu disse. Para sobrevivermos a era atômica num cenário de escassez ou talvez apenas a simples ameaça de um cenário de escassez, só havendo progresso moral. Se você estiver certo, e não há progresso moral, oops! Uns poucos podem sobreviver, num planeta devastado, contaminado por radiação, mas por quanto tempo vai depender do tamanho do estrago. Fora a manutenção de todo o material/resíduo atômico, usinas e tal, espalhado pelo mundo que depende de toda uma infraestrutura que, dificilmente, sairá intacta. Tem jeito, não! É progresso moral ou extinção, talvez de toda a biomassa, num curto espaço de tempo. Nos metemos a brincar de deuses, não tem volta.
Num cenário de devastação e escassez, teremos um código moral, sim, ou nos extinguiremos rapidamente.
Acontece que será um código moral adaptado às novas circunstâncias. Faremos coisas que hoje nos julgaríamos incapazes de fazer.
No início, teremos vergonha e escrúpulos, mas logo encontraremos justificativas racionais e nos adaptaremos.
Possivelmente. A ideia de escassez nos remete a Mad Max e não a médicos sem fronteiras. Parece o mais provável. Eu apenas me pergunto o quanto isso reflete a realidade. A história narra episódios hediondos, marcantes, aterradores, não muito animadores, com certeza, mas quando vista como um todo, com distanciamento e, sobretudo, numa escala global, parece contar uma história diferente. Só me parece apressado dizer como estranhos serão encarados num cenário de devastação e escassez, se inimigo ou aliado, uma boca ou um braço a mais. A decisão será instintiva, com certeza, mas para que lado ela aponta é toda a minha dúvida. O "progresso moral" foi uma consequência das circunstâncias, mas também uma das mais eficientes formas de adaptação, aparentemente. Nos sentimos relativamente seguros nos grandes centros urbanos cercados por milhões de estranhos, talvez mais até do que nossos ancestrais dentro do próprio bando. A cooperação tem se mostrado, ao longo da história, sob diversos aspectos, mais vantajosa do que a competição, em larga escala, inclusive. Se isso perdurará, difícil saber. Qualquer que seja o prognóstico, me parece chute.