Autor Tópico: Que Deus abençoe o Ceticismo  (Lida 44065 vezes)

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #725 Online: 25 de Julho de 2017, 14:57:22 »
Isto me ocorre sempre que leio os textos do Sr. Gorducho, a compreensão é demorada, às vezes não atino com seu sentido... mas vale a pena.
Pois deixe-me saber sua dificuldade e terei prazer em ajuda-lo, companheiro forista  :superamigos:
Em quais trechos está a encontar dificuldades para o pleno entendimento :?:

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #726 Online: 25 de Julho de 2017, 15:00:41 »
Isto me ocorre sempre que leio os textos do Sr. Gorducho, a compreensão é demorada, às vezes não atino com seu sentido... mas vale a pena.
Pois deixe-me saber sua dificuldade e terei prazer em ajuda-lo, companheiro forista  :superamigos:
Em quais trechos está a encontar dificuldades para o pleno entendimento :?:

Praticamente um Machado de Assis na época dos emoticons !

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #727 Online: 25 de Julho de 2017, 15:14:11 »
Imagino que redações como essas emanadas de conhecido manual técnico de Física Espírita lhe sejam de mais fácil apreensão, não Sr. Spencer :?:
Sob a orientação das Inteligências Superiores, congregam-se os átomos em colméias imensas e, sob a pressão, espiritualmente dirigida, de ondas eletromagnéticas, são controladamente reduzidas as áreas espaciais intra-atômicas, sem perda de movimento, para que se transformem na massa nuclear adensada, de que se esculpem os planetas, em cujo seio as mônadas celestes encontrarão adequado berço ao desenvolvimento.

Procurando fixar idéias seguras acerca do corpo espiritual, será preciso remontarmos, de algum modo, aos primórdios da vida na Terra, quando mal cessavam as convulsões telúricas, pelas quais os Ministros Angélicos da Sabedoria Divina, com a supervisão do Cristo de Deus, lançaram os fundamentos da vida no corpo ciclópico do Planeta. A matéria elementar, de que o eletrão é um dos corpúsculos base, na faixa de experiência evolutiva sob nossa análise, acumulada sobre si mesma, ao sopro criador da Eterna Inteligência, dera nascimento à província terrestre, no Estado Solar a que pertencemos, cujos fenômenos de formação original não conseguimos por agora abordar em sua mais íntima estrutura.
« Última modificação: 25 de Julho de 2017, 15:22:30 por Gorducho »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #728 Online: 25 de Julho de 2017, 18:43:07 »
De onde saiu isso? De uma máquina de lero-lero espiritual?

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #729 Online: 25 de Julho de 2017, 20:44:24 »
Que eu saiba é o principal manual de Física Espírita em circulação.
Considerando que Sr. Spencer tem dificuldade em apreender meus textos, cogito que ele tenha mais facilidade com a redação do Dr. André
 ::)

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #730 Online: 25 de Julho de 2017, 20:58:39 »
De onde saiu isso? De uma máquina de lero-lero espiritual?

E este é um dos mais simples textos do simplório FCXavier.

Um comentário à parte: tenho uma teoria sobre Deus e a Criação que já comentei aqui.
O gesto criador, o Fiat Lux, é impensável; e Parmenides ensinava que Ex Nihilo Nihil Fit, ou seja, do nada, nada se cria.

Pensava então que era a hipótese mais original e coerente respeitante a um Criador Eterno e fora do tempo/espaço.

Qual minha surpresa ao ler, pela enésima vez, este livro que Gorducho cita e lá já estava explícita, concisamente  toda a minha originalidade:

O fluido cósmico é o plasma divino, hausto do Criador ou força nervosa do 
Todo­Sábio. Nesse elemento primordial, vibram e vivem constelações e sóis, mundos e seres, como peixes no oceano. 

Nessa substância original, ao influxo do próprio Senhor Supremo, operam as
Inteligências Divinas a Ele agregadas, em processo de comunhão indescritível, os
grandes Devas da teologia hindu ou  os Arcanjos da interpretação de variados
templos religiosos, extraindo desse hálito espiritual os celeiros da energia com que
constroem os sistemas da Imensidade...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #731 Online: 25 de Julho de 2017, 21:17:14 »
Tanta bobagem....
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #732 Online: 25 de Julho de 2017, 23:40:10 »
Tanta bobagem....

Talvez.
Se observar bem verá que o texto resume grande parte da Cosmologia e busca uma aproximação Teleológica, Deus & Ciência.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #733 Online: 26 de Julho de 2017, 00:06:55 »
Tanta bobagem....

Talvez.
Se observar bem verá que o texto resume grande parte da Cosmologia e busca uma aproximação Teleológica, Deus & Ciência.

:histeria: Só na sua cabeça mesmo.

Do mesmo modo que você "vê" essa bobagem você não vê todos as xaropadas "científicas" espiritóides, que são de doer.

Você só "vê" o que lhe interessa. Quando digo "você" me refiro aos espíritas em geral.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #734 Online: 26 de Julho de 2017, 08:44:48 »
Mas aí seu deus é o grego, não o católico - e usado pelos espíritas, claro - Sr. Spencer :!:

VADE RETRO :diabo:

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #735 Online: 26 de Julho de 2017, 11:51:51 »
Tanta bobagem....

Talvez.

Do mesmo modo que você "vê" essa bobagem você não vê todos as xaropadas "científicas" espiritóides, que são de doer.

Você só "vê" o que lhe interessa. Quando digo "você" me refiro aos espíritas em geral.

Aquele texto requer mais profundo e isento conhecimento da cosmogênese; das dificuldades que a física teórica encontra para explicar, por exemplo, a matéria escura e a energia escura (expansão acelerada do espaço/tempo), sem complicar ainda mais o que já é complexo e desconhecido.
E aqui está o busílis: não se pode admitir em qualquer teoria científica um fator relacionado com teologias, e isto qualquer crente (:?:) compreende e aceita.

"A Ciência não explica tudo, e a religião não explica nada!".

Esta frase é o mote/bandeira do Ceticismo, apenas tem seus termos invertidos. O Espiritismo explicará tudo no devido tempo... e bota tempo nisto. :hihi:

Jamais, em mundos relativamente primitivos como o nosso, a ideia de Deus será um consenso.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #736 Online: 26 de Julho de 2017, 12:16:38 »
Mas aí seu deus é o grego, não o católico - e usado pelos espíritas, claro - Sr. Spencer :!:

VADE RETRO :diabo:

Sim, de fato o Deus de minhas concepções nada tem a ver com o católico, que afirma ser o Cristo o próprio Deus além de outras assertivas repletas de subjetividades.

Lembrando uma pergunta que você havia feito, sobre Agostinho: aquela frase não se encontra em Confissões, seria a fonte mais provável.
Erasto poe aquelas palavras na boca do santo, mas não aponta a fonte.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #737 Online: 26 de Julho de 2017, 13:02:34 »
Tanta bobagem....

Talvez.

Aquele texto requer mais profundo e isento conhecimento da cosmogênese; das dificuldades que a física teórica encontra para explicar, por exemplo, a matéria escura e a energia escura (expansão acelerada do espaço/tempo), sem complicar ainda mais o que já é complexo e desconhecido.

Aquele texto é bobagem, papo furado, conversinha de botequim, farofa e groselha, tudo junto e misturado. Até hoje médium algum foi capaz de captar junto aos "espíritos" o arcabouço teórico (equações) dessas logorréias. Os "espíritos" só mandam porcarias na forma de textos plagiados, pinturas infantis, musiquinhas de 3a. e cartinhas piégas.

E aqui está o busílis: não se pode admitir em qualquer teoria científica um fator relacionado com teologias, e isto qualquer crente (:?:) compreende e aceita.

Parece que não compreende e muito menos aceita, visto que os espíritas misturam ciência e superstição sempre que lhes convém.

"A Ciência não explica tudo, e a religião não explica nada!".

Esta frase é o mote/bandeira do Ceticismo, apenas tem seus termos invertidos. O Espiritismo explicará tudo no devido tempo... e bota tempo nisto. :hihi:

O espiritismo não explica e nunca vai explicar coisa alguma, com o tempo vai desaparecer, como já desapareceu em muitos países. Note que não estou me referindo ao espiritualismo.

Jamais, em mundos relativamente primitivos como o nosso, a ideia de Deus será um consenso.

Outra bobagem porque a idéia de "primitivo" no contexto espiritóide remete à mesma xaropada de sempre de "desenvolvimento espiritual" e portanto, uma coisa nada tem a ver com a outra.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #738 Online: 26 de Julho de 2017, 13:15:03 »
Lembrando uma pergunta que você havia feito, sobre Agostinho: aquela frase não se encontra em Confissões, seria a fonte mais provável.
Pois é Sr. Spencer: não quero acreditar que o Kardec tenha sido irresponsável de por na boca de SA isso caso ele não tenha dito.
Por isso tenho me empenhado de achar essa passagem que inúmeros sítios e publicações espíritas repetem, repetem, sem citar a fonte.
 :?:
E porque se ele disse isso mesmo é deveras uma paulada em cima dos católicos :!:
« Última modificação: 26 de Julho de 2017, 13:45:15 por Gorducho »

Offline Andarilho-terrestre

• Nível 13
  • *
« Resposta #739 Online: 26 de Julho de 2017, 13:33:51 »
E este é um dos mais simples textos do simplório FCXavier.
 “... de ler as obras de ALuiz, i.e. Obreiros da Vida Eterna; Ação e Reação, No Mundo Maior.”

Por que André Luiz  se “socorreu” de autores terrenos para divulgar seus elevados conhecimentos?  Com relação a obra “O Átomo” ele praticamente copiou todo o trecho que estava lá. 

:|

“O Átomo (Fritz Kahn) - 1950

As ondas são medidas segundo seus comprimentos.
O comprimento de onda depende da capacidade do emissor, que é o aparelho que causa a agitação.
Uma pequena pedra resulta em pequenas ondas de água, um rochedo já provoca grandes ondas.
Um contrabaixo produz grandes ondas sonoras, um violoncelo, médias, e um violino, pequenas.”

Mecanismos da Mediunidade (Waldo Vieira e Chico Xavier) -1960

As ondas são avaliadas segundo o comprimento em que se expressam, dependendo esse comprimento do emissor em que se verifica a agitação.
Fina vara tangendo as águas de um lago provocará ondas pequenas, ao passo que a tora de madeira, arrojada ao lençol líquido, traçará ondas maiores.
Um contrabaixo lançá-las-á muito longas.
Um flautim desferí-las-á muito curtas. (Capítulo 1, pág. 10, por Waldo Vieira)

Saiba mais em:
http://obraspsicografadas.org/2007/livro-mecanismos-da-mediunidade-1960-de-chico-xavier-e-waldo-vieira/

HUMBERTO DE CAMPOS então, nem se fala, nosso IRMÃO X, até RENAN ele se utilizou.

Vida de Jesus (Ernest Renan)
“O horizonte da cidade é estreito, mas por pouco que se suba e que se atinja o planalto, fustigado por uma brisa perpétua, que se estende das casas mais altas, a perspectiva é esplêndida. “

Boa Nova (Chico Xavier)
“Seus horizontes são mesquinhos e sem interesse; contudo, os que subam um pouco além, até onde se localizam as casinholas mais elevadas, encontrarão para o olhar assombrado as mais formosas perspectivas. “

Saiba mais em:
http://obraspsicografadas.org/2007/livro-boa-nova-1941-de-chico-xavier/

Até usar da sua própria obra HdeC fez:
http://obraspsicografadas.org/2013/o-brasil-anedtico-de-humberto-de-campos-1927-x-brasil-corao-do-mundo-de-chico-xavier-1938/

« Última modificação: 26 de Julho de 2017, 13:40:11 por Andarilho-terrestre-2 »

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #740 Online: 26 de Julho de 2017, 13:44:34 »
Veja Sr. Gigaview:
:?: qual o fundamento dum médico falecido consultar obras pops terrícolas e publicar um compêndio de... Física :!: :?:
Claro, pode e certamente existem médicos que tenham a Física como hobby e até mesmo como 2a. graduação e então possam se propor a divulgar alguma coisa a título de popularização. Mas nunca é dito que fosse o caso do Dr. André.
E depois de morto ditar desde NL baseado em... obras terrícolas.
Mas NL não tem nenhum Instituto de Física Teórica & Aplicada com bibliotecas provavelmente melhores até que as do ETH Zürich :?:
:no:
Se ele ditasse uma Medecine à l'usage des maîtresses de maison se entenderia, mesmo que a desnecessidade dum falecido ditar coisas que podem ser melhor produzidas por vivos :ok:
« Última modificação: 26 de Julho de 2017, 14:19:47 por Gorducho »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #741 Online: 26 de Julho de 2017, 14:27:18 »
Pois é Gorducho...é muita bobagem junta.

Se o cidadão é um religioso espírita, que fique em paz com a sua crença. É direito dele, só não venha aqui falar besteiras achando que vamos engulir tudo sem provas. Outra coisa também irritante é ficar repetindo ad nauseum o óbvio.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #742 Online: 26 de Julho de 2017, 14:49:18 »
Sim, de fato o Deus de minhas concepções nada tem a ver com o católico
De qq. maneira eu sabia que o Sr. estava em ERRO DOUTRINÁRIO
:bash:
74. As respostas seguintes nos foram dadas pelo Espírito São Luís. Muitos outros, depois, as confirmaram.
I. Será o fluido universal uma emanação da divindade?
“Não.”
II. Será uma criação da divindade?
“Tudo é criado, exceto Deus.”
« Última modificação: 26 de Julho de 2017, 14:52:08 por Gorducho »

Offline Andarilho-terrestre

• Nível 13
  • *
« Resposta #743 Online: 26 de Julho de 2017, 14:59:08 »
Pois é Sr. Spencer: não quero acreditar que o Kardec tenha sido irresponsável de por na boca de SA isso caso ele não tenha dito.

Putz, até isso é fajuto! Não está nas confissões e a obra de Kardec diz que está.

Bom, e aquele caso da mesma mensagem ser "assinada" por entidades diferentes no Livro dos Médiuns e no Evangelho Segundo o espiritismo? tem de tudo nesse angu...

* NO LM o espírito assina como próprio JESUS e no ESE como VERDADE...

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #744 Online: 26 de Julho de 2017, 15:10:36 »
Eu não disse que não está. Disse que não tenho conseguido localizar e estou tentando ser completamente responsável querendo ver onde tem isso.
Podem ser em cartas dele, claro.
Ocorre que é isso: espíritas citam... citam... um repete o outro e não se vê a fonte.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #745 Online: 27 de Julho de 2017, 00:23:40 »

Se o cidadão é um religioso espírita, que fique em paz com a sua crença. É direito dele, só não venha aqui falar besteiras achando que vamos engulir tudo sem provas. Outra coisa também irritante é ficar repetindo ad nauseum o óbvio.
Seu rapazinho mau-criado, não pedi permissão a você para trazer minhas ideias a debates e quando isso não for conveniente a administração certamente tomará as providências.
O que trago pode ser discutido, como o é de fato, ou seja, não ofendo nem desqualifico os que não aceitam pois isto renova nossos pontos de vista ou os atualiza.
Se vc não gosta simplesmente ignore.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #746 Online: 27 de Julho de 2017, 01:18:58 »

Seu rapazinho mau-criado, não pedi permissão a você para trazer minhas ideias a debates e quando isso não for conveniente a administração certamente tomará as providências.
O que trago pode ser discutido, como o é de fato, ou seja, não ofendo nem desqualifico os que não aceitam pois isto renova nossos pontos de vista ou os atualiza.

Só tenho pedido para você provar a existência dos espíritos e você insiste em escrever sempre as mesmas bobagens.

Não quero saber se Papai Noel é manco. Só quero que você prove que Papai Noel existe. E isso é natural e esperado num clube cético onde crentes como você são permitidos de participar como convidados.

Portanto, não adianta espernear, perder a cabeça e partir para ad hominens. Encare os questionamentos de frente e tenha honestidade intelectual para admitir que você não tem como provar que os espíritos existem, que nunca ninguém provou isso de fato e que as suas convicções são apenas religiosas.

Nada tenho contra você pessoalmente, apenas contra as besteiras da sua argumentação espírita. Por favor, não confunda as coisas.

Aproveitando:
https://pt-br.facebook.com/aulascybele/posts/1721448014767243

« Última modificação: 27 de Julho de 2017, 01:22:12 por Gigaview »

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #747 Online: 27 de Julho de 2017, 08:54:14 »
Poderia me explicar ESE IV -14 (i.e.: a citação que o Kardec faz de Job XIV v. 10 a 14), Sr. Spencer :?:
« Última modificação: 27 de Julho de 2017, 08:57:00 por Gorducho »

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #748 Online: 27 de Julho de 2017, 12:28:43 »

Só tenho pedido para você provar a existência dos espíritos e você insiste em escrever sempre as mesmas bobagens.

Não quero saber se Papai Noel é manco. Só quero que você prove que Papai Noel existe. E isso é natural e esperado num clube cético onde crentes como você são permitidos de participar como convidados.

Portanto, não adianta espernear, perder a cabeça e partir para ad hominens. Encare os questionamentos de frente e tenha honestidade intelectual para admitir que você não tem como provar que os espíritos existem, que nunca ninguém provou isso de fato e que as suas convicções são apenas religiosas.

Nada tenho contra você pessoalmente, apenas contra as besteiras da sua argumentação espírita. Por favor, não confunda as coisas.

Aproveitando:
https://pt-br.facebook.com/aulascybele/posts/1721448014767243
Agradeço seu mal-criado: isto para vc ver o quanto me irritou. :lol:

Pequenos reparos: sempre disse que houve momentos na história do Espiritismo em que os fenômenos eram pesquisados por pessoas sérias e constatada a veracidade dos tais, mas insistiram nas alegações de que não houve rigor científico em tais experimentos, daí serem fraudulentos.
Imaginem WCrookes não conhecer o método científico.

É saída meio fajuta para não aceitar aquilo com que a razão e a lógica daquelas pessoas não conseguia lidar; mas não somente isto.
Também, como acontece hoje, a DE confrontava elites poderosas, na religião e no academicismo (caso Crookes), além das vaidades tolas, pois que era impensável pudesse uma pessoa da nobreza ter sido um escravo ou prostituta.
Daí, as forças da obscuridade se uniram contra o que poderia ser o alvorecer de uma nova era, para a Religião e a Filosofia.

Todas essas picuinhas e puerilidades estão profundamente arraigadas na mente humana pelo seu convencionalismo materialista, sendo esta a principal razão porque grandes verdades permanecerão ainda por largo tempo relegadas ao terreno das superstições.

Hoje, provar que espíritos existem seria o mesmo que provar que Deus existe... ou seja, tentemos o contrário; prove que eles não exitem.

Já sei, o ônus da prova cabe a quem acusa ou apresenta a tese, só que neste caso a desnecessidade de se provar o contrário traz uma consequência: honesta e rigorosamente falando não se pode afirmar que a argumentação crente seja besteira, bobagem e outros depreciativos.
Isto demonstra falta de contra-argumentos comprobatórios.
Juízo de valor nada prova.

Ser cético, meu caro, chega a ser virtude de intelectos aprimorados e você não é um cético; é simplesmente um ateu radical.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #749 Online: 27 de Julho de 2017, 13:51:15 »
Imaginem WCrookes não conhecer o método científico.
Quando se trata de crença religiosa ou mística o que funciona é outro tipo de arcabouço mental onde não há espaço pra metodologia científica porque a crença e o desejo de racionalizar ela se superpõe aos fatos.
Por isso sempre faço finca-pé em que carteirinhas profissionais têm valor zilch quando se trata de misticismos (religiosidade sendo uma forma de misticismo, digamos).
Basta ver as fotos (que escaparam do controle dele; as dele ele se encarregou de destruir ao que tudo indica :!:).
Idem com o Richet na villa Carmen.

Hoje, provar que espíritos existem seria o mesmo que provar que Deus existe...
Mas se pode provar que as alegações dos espíritas sejam veras.
O que, parafraseando aquele pertinente sarcasmo do Edgar Saveney para com o modo de pensar do Kardec, já seria + de 1/2 caminho andado  :)
Hoje com as câmaras IR que se compra via INTERNET, e respectivas possibilidade de gravar e monitorar real time ficou trivial.
Idem selecionar textos, imagens ou músicas de forma automática e sem que ninguém dentre os experimentadores possa ter como saber de antemão quais sejam.
« Última modificação: 27 de Julho de 2017, 13:57:41 por Gorducho »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!