Então por que você não prova a premissa? Onde está a sustentação da sua crença?
Em algo que você ainda não possui.
Imaginação fértil
Pois é...é a tal "superioridade" espiritóide que permite que os espíritas acreditem em todo tipo de besteira porque atingiram determinado grau de "desenvolvimento espiritual". Todos que discordam deles ou tentam refutá-los entram na categoria de subdesenvolvidos espirituais a quem é concedida a esperança do aprimoramento.
Difícil é aceitar isso num clube cético.
Giga, você quer apenas queimar meu filme, né? Fala sério.
Aqui no clube cético se fala de mulher pelada, futebol, chora na rampa, etc. Falar de Espiritismo honra o fórum.
Já discutimos isto antes e tentei com a ênfase devida mostrar que não se trata de qualquer superioridade.
Como poderia um crente, ou melhor um espírita, se proclamar superior a alguém se muitos entre nós sequer sabem ler, ou escrever? Eu, espírita, sei que estou a
muito chão distante de um Dawkins, cético. E vai por aí.
Não tem essa de espírita se julgar superior a qualquer pessoa só porque acredita em espíritos.
Mas sei que a conversa é bem noutro sentido: se eu acredito em espíritos e tenho absoluta convicção sobre isto e você não acredita e pede provas eu vou despistar e dizer que minha crença se deve ao fato de eu ser superior a você em termos de percepção psíquica, não é isso?
Acontece que os esquizofrênicos também vêem coisas que o homem comum não vê. Seria ele superior psiquicamente?
Uma sessãozinha com um rodada de LSD, dá um barato em que até se conversa com o Criador.
Resumindo, para que este argumento de pseudo superioridade fique explicado de vez:
se acredito e estou convencido não é questão de superioridade é questão de esforço, trabalho, pesquisa com imparcialidade, sem preconceito; e quanto à motivação para tal empreitada eu diria, certa apreensão de que algo de fato exista, e também, necessidade psíquica... coisa íntima.
Então, neste caso a falsa superioridade exala suspeitosamente dos céticos.
Estes jamais colocam as mãos na massa pois não vale a pena; porque
1. não são supersticiosos...
2. tem uma acurácia de raciocínio que já elidiu todas essas falácias religiosas...
3. adeptos do método científico não se ocupam com tais questões, próprias de mentes infantis, ingênuas e fantasiosas.
4. a mente que, serena e equilibrada não se permite pensamentos exacerbados ou devaneios delirantes. Isto é para os Espíritas, né?Curiosamente, não que seja meu caso, mas existem as experiências denominadas divinatórias, ou as epifanias.
Essas, geralmente dirigidas aos mais necessitados que as aceitariam de forma inquestionável, pois existem aqueles que diante dos tais fenômenos procurariam um psiquiatra ou entrariam em parafuso, sem retorno.