Autor Tópico: Que Deus abençoe o Ceticismo  (Lida 44064 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #700 Online: 24 de Julho de 2017, 14:13:08 »

Então por que você não prova a premissa? Onde está a sustentação da sua crença?
Em algo que você ainda não possui. :hihi:

Imaginação fértil  :P

Pois é...é a tal "superioridade" espiritóide que permite que os espíritas acreditem em todo tipo de besteira porque atingiram determinado grau de "desenvolvimento espiritual". Todos que discordam deles ou tentam refutá-los entram na categoria de subdesenvolvidos espirituais a quem é concedida a esperança do aprimoramento. :enjoo:

Difícil é aceitar isso num clube cético. :no:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #701 Online: 24 de Julho de 2017, 14:35:58 »
Já debati com budistas sobre isso também. Eles falam sobre Buda ter atingido o Nirvana, e falam que outras pessoas mais o atingiram também. Então eu questionei como eles poderiam saber esse tipo de coisa se a experiência em questão é subjetiva e não pode ser observada de forma direta e inequívoca. Como um individuo pode saber se aquele estado mental no qual ele se encontra, e que ele acreditar ser o Nirvana, é idêntico, ou se quer semelhante ao de Buda, quando esse supostamente tinha alcançado aquilo que chamam de Nirvana. Se não é possível ter certeza de que você mesmo atingiu ou não atingiu tal estado semelhante ao de Buda (supondo que Buda tenha existido e atingido de fato o Nirvana), como saber isso a respeito de terceiros?
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #702 Online: 24 de Julho de 2017, 14:48:51 »
eu questionei como eles poderiam saber esse tipo de coisa se a experiência em questão é subjetiva e não pode ser observada de forma direta e inequívoca.

O que eles responderam?  ::)

Cheira-me à falácia, aquela do escocês...
GNOSE

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #703 Online: 24 de Julho de 2017, 15:24:54 »
eu questionei como eles poderiam saber esse tipo de coisa se a experiência em questão é subjetiva e não pode ser observada de forma direta e inequívoca.

O que eles responderam?  ::)

Cheira-me à falácia, aquela do escocês...
Acho que está mais para apelo a autoridade, já que recorreram a autoridade de mestres (que supostamente atingiram o Nirvana ou que conviveram com alguém que supostamente teria atingido) e textos antigos. Diziam que diante de alguém que atingiu o Nirvana, era possível perceber, e que quando você mesmo atingisse o estado, também seria possível perceber os sinais que foram relatados pelos mestres e textos antigos.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #704 Online: 24 de Julho de 2017, 17:52:00 »

Pois é...é a tal "superioridade" espiritóide que permite que os espíritas acreditem em todo tipo de besteira porque atingiram determinado grau de "desenvolvimento espiritual". Todos que discordam deles ou tentam refutá-los entram na categoria de subdesenvolvidos espirituais a quem é concedida a esperança do aprimoramento. :enjoo:

Giga, você quer apenas queimar meu filme, né? Fala sério.
Aqui no clube cético se fala de mulher pelada, futebol, chora na rampa, etc. Falar de Espiritismo honra o fórum. :ok:

Já discutimos isto antes e tentei com a ênfase devida mostrar que não se trata de qualquer superioridade.
Como poderia  um crente, ou melhor um espírita, se proclamar superior a alguém se muitos entre nós sequer sabem ler, ou escrever? Eu, espírita, sei que estou a
muito chão distante de um Dawkins, cético. E vai por aí.
Não tem essa de espírita se julgar superior a qualquer pessoa só porque acredita em espíritos.

Mas sei que a conversa é bem noutro sentido: se eu acredito em espíritos e tenho absoluta convicção sobre isto e você não acredita e pede provas eu vou despistar e dizer que minha crença se deve ao fato de eu ser superior a você em termos de percepção psíquica, não é isso?

Acontece que os esquizofrênicos também vêem coisas que o homem comum não vê. Seria ele superior psiquicamente?
Uma sessãozinha com um rodada de LSD, dá um barato em que até se conversa com o Criador.

Resumindo, para que este argumento de pseudo superioridade fique explicado de vez:
se acredito e estou convencido não é questão de superioridade é questão de esforço, trabalho, pesquisa com imparcialidade, sem preconceito; e quanto à motivação para tal empreitada eu diria, certa apreensão de que algo de fato exista, e também, necessidade psíquica... coisa íntima.

Então, neste caso a falsa superioridade exala suspeitosamente dos céticos.

Estes jamais colocam as mãos na massa pois não vale a pena; porque
1. não são supersticiosos...
2. tem uma acurácia de raciocínio que já elidiu todas essas falácias religiosas...
3. adeptos do método científico não se ocupam com tais questões, próprias de mentes infantis, ingênuas e fantasiosas.
4. a mente que, serena e equilibrada não se permite pensamentos exacerbados ou devaneios delirantes. Isto é para os Espíritas, né?

Curiosamente, não que seja meu caso, mas existem as experiências denominadas divinatórias, ou as epifanias.
Essas, geralmente dirigidas aos mais necessitados que as aceitariam de forma inquestionável, pois existem aqueles que diante dos tais fenômenos procurariam um psiquiatra ou entrariam em parafuso, sem retorno.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #705 Online: 24 de Julho de 2017, 20:21:28 »

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #706 Online: 24 de Julho de 2017, 20:35:08 »
Estes jamais colocam as mãos na massa pois não vale a pena
:o
A proposta pra se fazer testes está posta lá no OP.
Vamos combinar e fazer :?:
Paritariamente: n céticos ("nós");
n espíritas - quaiquer uns; cada bancada indica seus representantes.
Protocolos a combinar;
as bancadas se fiscalizam mutuamente.
Vamos lá :?:

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #707 Online: 24 de Julho de 2017, 21:14:06 »
:o
A proposta pra se fazer testes está posta lá no OP.
Vamos combinar e fazer :?:
Paritariamente: n céticos ("nós");
n espíritas - quaiquer uns; cada bancada indica seus representantes.
Protocolos a combinar;
as bancadas se fiscalizam mutuamente.
Vamos lá :?:
Meu caro Gorducho; não me referia a experiências, embora louve sua intenção.
Não se consegue resultados positivos com este tipo de tentativa. Ponha-se no lugar dos Espíritos, de qualquer nível que seja, eles não estão nem aí para provar que existem; aliás, para os reles, melhor que não tomemos ciência deles assim ficam mais a vontade para nos explorarem.
Os demais, sabem que tudo é questão de tempo. Diariamente desencarnam milhões de criaturas que em ali chegando, pensam: por que não pensei nisto? :hihi:
Eu, se alguém me perguntasse qual o caminho mais simples para melhor se inteirar da possibilidade ou não da existência dos espíritos, diria: observe a vida, desde seu início. Seja crítico, sem preconceitos. Procure compreender a mente humana; como e porque os homens se comportam assim ou assado. Qual a essencial diferença entre o cético e o crente; lembrando que isto é extraordinariamente complicado de se entender.
« Última modificação: 24 de Julho de 2017, 21:16:20 por Spencer »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #708 Online: 24 de Julho de 2017, 21:17:37 »

Giga, você quer apenas queimar meu filme, né? Fala sério.

Não, nada pessoal, não é por aí, mas confesso que é divertido ver sua reação diante de perguntas difíceis que evidenciam a falta de lógica da maioria das suas convicções.

Aqui no clube cético se fala de mulher pelada, futebol, chora na rampa, etc. Falar de Espiritismo honra o fórum. :ok:

Sim, é divertido.

Já discutimos isto antes e tentei com a ênfase devida mostrar que não se trata de qualquer superioridade.
Como poderia  um crente, ou melhor um espírita, se proclamar superior a alguém se muitos entre nós sequer sabem ler, ou escrever?

A "superioridade espiritual" não tem nada a ver com educação acadêmica, você sabe muito bem disso. Não tente enrrolar...

Eu, espírita, sei que estou a muito chão distante de um Dawkins, cético. E vai por aí.
Não tem essa de espírita se julgar superior a qualquer pessoa só porque acredita em espíritos.

Será que vou ter que lhe ensinar a doutrina espírita? Gorducho...help...segura essa... ::)

Mas sei que a conversa é bem noutro sentido: se eu acredito em espíritos e tenho absoluta convicção sobre isto e você não acredita e pede provas eu vou despistar e dizer que minha crença se deve ao fato de eu ser superior a você em termos de percepção psíquica, não é isso?

Não é isso. Não tem nada a ver com percepção psíquica. Segundo seus coleguinhas espíritas as pessoas diferem em relação ao desenvolvimento espiritual de cada um. Esse desenvolvimento prepara o espírito para entender e assimilar, dentre outras coisas, conhecimentos e percepções superiores, sutis e supimpas altamente inspiradoras. "O Mestre só aparece quando o discípulo está preparado" - a preparação vem do refinamento do desenvolvimento espiritual. Se você acredita na doutrina espírita, deve concordar com isso e concordando você não tem como negar que quem não entende o espiritismo talvez não tenha o nível adequado de desenvolvimento para entendê-lo. Na escala de desenvolvimento espiritual isso pode ser traduzido como inferioridade. Novamente, não queira nos enrrolar.

Acontece que os esquizofrênicos também vêem coisas que o homem comum não vê. Seria ele superior psiquicamente?
Uma sessãozinha com um rodada de LSD, dá um barato em que até se conversa com o Criador.

Já expliquei que não tem nada a ver com superioridade psíquica.

Resumindo, para que este argumento de pseudo superioridade fique explicado de vez:
se acredito e estou convencido não é questão de superioridade é questão de esforço, trabalho, pesquisa com imparcialidade, sem preconceito; e quanto à motivação para tal empreitada eu diria, certa apreensão de que algo de fato exista, e também, necessidade psíquica... coisa íntima.

Não quero discutir coisas íntimas. Quero discutir evidências da existência de espíritos e estou no lugar certo para discutir isso. As suas convicções íntimas não me interessam. Se você responde que a sustentação da sua crença se deve a algo que me falta não devo acreditar que você se acha superior? Então, o que me falta?

Estes jamais colocam as mãos na massa pois não vale a pena; porque
1. não são supersticiosos...
2. tem uma acurácia de raciocínio que já elidiu todas essas falácias religiosas...
3. adeptos do método científico não se ocupam com tais questões, próprias de mentes infantis, ingênuas e fantasiosas.
4. a mente que, serena e equilibrada não se permite pensamentos exacerbados ou devaneios delirantes. Isto é para os Espíritas, né?

Curiosamente, não que seja meu caso, mas existem as experiências denominadas divinatórias, ou as epifanias.
Essas, geralmente dirigidas aos mais necessitados que as aceitariam de forma inquestionável, pois existem aqueles que diante dos tais fenômenos procurariam um psiquiatra ou entrariam em parafuso, sem retorno.

Os céticos procuram pensar logicamente, só isso. E isso irrita demais os crentes.
« Última modificação: 24 de Julho de 2017, 21:21:14 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #709 Online: 24 de Julho de 2017, 21:24:28 »
Citação de: Spencer
Ponha-se no lugar dos Espíritos, de qualquer nível que seja, eles não estão nem aí para provar que existem; aliás, para os reles, melhor que não tomemos ciência deles assim ficam mais a vontade para nos explorarem.

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :rola:

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #710 Online: 24 de Julho de 2017, 23:04:13 »
+
não me referia a experiências, embora louve sua intenção.
:hein:
Se S/Pessoa usa de semelhante clareza didática nos Estudos Doutrinários que cá certa vez disse coordenar: ai Jesus :!:
(como dizia m/vovó espírita).
Diz que nós céticos não colocamos a mão-na-massa.
Quando lhe digo que céticos não colocam a mão-na-massa por falta de massa, e lhe proponho que consiga alguma "massa" pra que se possa por a mão, responde que... não foi isso que quiz dizer :ira:

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #711 Online: 25 de Julho de 2017, 08:41:15 »
Citação de: Sr. Spencer

Será que vou ter que lhe ensinar a doutrina espírita? Gorducho...help...segura essa... ::)
Não menos notável é o fato de não ter ele, [o espiritismo] em País algum, brotado nas camadas mais baixas da escala social. É nas classes esclarecidas que ele encontrou o melhor acolhimento, sendo a parte iletrada de seus sectários uma ínfima minoria.
Dr. Bezerra (o vero, vivo).

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #712 Online: 25 de Julho de 2017, 09:28:55 »
+
não me referia a experiências, embora louve sua intenção.
:hein:
Se S/Pessoa usa de semelhante clareza didática nos Estudos Doutrinários que cá certa vez disse coordenar: ai Jesus :!:
(como dizia m/vovó espírita).
Diz que nós céticos não colocamos a mão-na-massa.
Quando lhe digo que céticos não colocam a mão-na-massa por falta de massa, e lhe proponho que consiga alguma "massa" pra que se possa por a mão, responde que... não foi isso que quiz dizer :ira:
O que seria "colocar a mão na massa?"
Se vc se lança à pesquisa com prevenção e a expectativa de que suas certezas prevalecerão, não funciona. Nossa mente é ardilosa.

Mas se proceder de forma contrária, poderá se convencer mas breve entenderá que não passou de wishful thinking.

É nos necessário o espírito crítico, mas imparcial... a isso o Giga chama de "pensamento lógico"; (apanágio dos céticos)?

Então, só isto não basta. Falta uma coisa, e para esta coisa é necessário motivação: é a observação centrada no objetivo.

Combinados os quesitos acima as idéias fluem e analogias se tornam dados, fatos.

Nosso cérebro tem uma faculdade semelhante ao filme fotográfico.
É uma chapa  mental que grava imperceptíveis impressões num escaninho chamado sub-consciente e que com o passar do tempo se conectam formando pensamentos ordenados, registros que se  elevam ao nível da consciência.

Você pode notar que o TEMPO é o ingrediente mais importante em todo cometimento de ordem intelectualmente superior.
Tudo neste mundo se constrói ou se desgasta com o tempo, e aí entra a seletividade; o nosso arbítrio, tanto para o bem quanto para o mal. :idea:
« Última modificação: 25 de Julho de 2017, 09:35:16 por Spencer »

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #713 Online: 25 de Julho de 2017, 09:41:56 »
Citação de: Sr. Spencer

Não menos notável é o fato de não ter ele, [o espiritismo] em País algum, brotado nas camadas mais baixas da escala social. É nas classes esclarecidas que ele encontrou o melhor acolhimento, sendo a parte iletrada de seus sectários uma ínfima minoria.
Dr. Bezerra (o vero, vivo).
Nada de extraordinário se observarmos que ele está se referindo à Doutrina dos Espíritos e não aos fenômenos desta natureza, os tais, anímicos, típicos de religiões, seitas e costumes, digamos tribais, chegados ao Brasil muito antes do Espiritismo, com os escravos africanos.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #714 Online: 25 de Julho de 2017, 09:45:34 »
Ponha-se no lugar dos Espíritos, de qualquer nível que seja, eles não estão nem aí para provar que existem; aliás, para os reles, melhor que não tomemos ciência deles assim ficam mais a vontade para nos explorarem.

Apenas para que não haja mal-entendido, reles, na frase acima se refere aos espíritos ignorantes, quiçá perversos.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #715 Online: 25 de Julho de 2017, 09:47:54 »
[...]
Não se consegue resultados positivos com este tipo de tentativa. Ponha-se no lugar dos Espíritos, de qualquer nível que seja, eles não estão nem aí para provar que existem; aliás, para os reles, melhor que não tomemos ciência deles assim ficam mais a vontade para nos explorarem.
[...]

Não se consegue resultados positivos apenas para os espíritas.

É enfadonho mas não há como ser diferente: demonstre a existência de espíritos de maneira inequívoca.

Basta isto.
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #716 Online: 25 de Julho de 2017, 09:54:16 »

Apenas para que não haja mal-entendido, reles, na frase acima se refere aos espíritos ignorantes, quiçá perversos.

Espíritos de porco?  :histeria: :histeria: :histeria:

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #717 Online: 25 de Julho de 2017, 10:08:00 »
Bom dia pessoal !
Beleza?

Acho que o que o Spencer quer dizer é que para se compreender melhor os aspectos espirituais de uma coisa, não adianta você usar fisica, ou quimica, para analisar a situação.

Acho que o que ele quer dizer é que você tem que tentar desenvolver suas capacidades psiquicas mais sutis, através de exercicios e de abertura mental para que as coisas se manifestem.

Não acho que ele se ache superior a ninguém aqui, ele não passa essa impressão.

É claro que para as pessoas que dizem que o objetivo dessa vida é evoluir espiritualmente, pode passar-se a impressão que quem não pensa nesses aspectos não esta evoluindo. Ai sim pode haver um certo tipo de "se achar" superior. É como se dentro de uma faculdade de engenharia, um professor dissesse que "aquele que quer evoluir como engenheiro, tem que estudar muito, se abrir para o conhecimento e se esforçar pra isso". Quem andasse em sentido oposto, seria menos evoluido no nivel acadêmico.

É tudo uma questão de ver a visão dos outros com bons olhos. Ainda mais vindo de uma pessoa que sempre respeita todos aqui. Duvido muito que ele se ache superior ou que qualquer pessoa "evoluida" (rsrsrs), seja academicamente ou espiritualmente, ou melhor, moralmente, se julgue superior aos outros nessa Terra.

Abraços pessoal !

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #718 Online: 25 de Julho de 2017, 10:16:14 »
Citação de: Gigaview
Não quero discutir coisas íntimas. Quero discutir evidências da existência de espíritos e estou no lugar certo para discutir isso. As suas convicções íntimas não me interessam. Se você responde que a sustentação da sua crença se deve a algo que me falta não devo acreditar que você se acha superior? Então, o que me falta?

Sempre evito responder diretamente a esta questão pois que seria afirmar algo sobre o que não está consensualmente estabelecido.

Em todas as suas suposições, neste tema, falta admitir que não alego superioridade mas algo que você recusaria a priori. A reencarnação.

Isto não é fator que demonstre superioridade e em muitos caso é até o contrário.
Encarnados, já espíritos velhos, reincidentes, recalcitrantes, admitem a reencarnação (os orientais, p.ex.) mas se colocam, bastas vezes, em nível moral e intelectual inferior ao homem comum.
Os sagazes criminosos, os hábeis políticos com interesses exclusivamente pessoais, os líderes das revoltas... são espíritos velhos, conhecem reencarnação mas isto não os ajuda na própria recuperação.
Tenho a quase certeza que vc, embora muito conhecedor da DE ainda não se deu ao trabalho, ou melhor dizendo, à curiosidade de ler as obras de ALuiz, i.e. Obreiros da Vida Eterna; Ação e Reação, No Mundo Maior.
Elas dão uma visão menos teórica do Espiritismo de Kardec.

Mas prossigamos, já que não pretendo convencê-lo sobre isto, pelo menos diminuir a visceral aversão que vc tem em relação a DE.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #719 Online: 25 de Julho de 2017, 10:17:34 »
Rafael, como sempre você foi cirurgicamente preciso.  :ok:.

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #720 Online: 25 de Julho de 2017, 10:38:06 »
Rafael, como sempre você foi cirurgicamente preciso.  :ok:.

Obrigado Spencer  :)

É um trabalho muito valido a gente tentar ver as coisas sob o prisma de quem esta falando conosco. É trabalhar a empatia.

É aprender com a singularidade de cada um. Mesmo com o que a gente acha ser um erro dos outros, a gente aprende, a gente reafirma e valida nossas crenças.

Eu não sou espirita, nem cético, mas respeito as opiniões de todos vocês, pois sei que cada ser vive uma historia diferente e tem necessidades diferentes.

Eu simplesmente ja tentei ser cético. E pra mim não deu. Me sinto sem proposito.
Falar que ser cético, é se sentir sem proposito, é uma verdade para mim, eu, Rafael, hoje, com 34 anos, CPF 2123123414, etc ... É particular e não deve passar a impressão que me acho superior. Mesmo porque, como estamos sempre aprendendo através da vida e suas experiencias, eu possa vir a mudar.

Minha opinião pessoal não desmerece o Giga, o Gorducho, o x ou o y, ou qualquer outro cético que esta muito feliz e que segue sua vida com muito proposito, e que acham que a doutrina x e y não tem proposito  =). Também creio que eles não se achem superiores quando levam a vida baseada nos valores do ceticismo.

=D

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #721 Online: 25 de Julho de 2017, 11:36:30 »
É um trabalho muito valido a gente tentar ver as coisas sob o prisma de quem esta falando conosco. É trabalhar a empatia.
Perfeito... o prisma de quem está falando conosto comigo (cá falo por migo, claro :!:) é o de quem sustenta (pero no mucho, parece-me...  |( )  existirem fatos reais que dão sustentação aos devaneios espíritas.
e que acham que a doutrina x e y não tem proposito
Não no meu caso.
"Doutrina" cada um tem - felizmente :!: - o direito de imaginar a que bem entender. O que mostro ao Sr. Spencer é que não tem "espíritos" (de não-viventes; claro que figurativamente se pode dizer que participaram os "espíritos" animantes dos vasos carnais de autores e debatedores vivos cá na crosta, como o Mesmer, os socialistas românticos, os escolásticos católicos; os nossos "espíritos" cá agora, &c.) no espiritismo PERIOD
Pra mim no momento em que ele admitir que é pura fantasia (prendre désirs pour des réalités...) - Fé; acabou qualquer debate. Ele tem o direito de imaginar o que bem entenda, bien entendu :!:
« Última modificação: 25 de Julho de 2017, 11:50:54 por Gorducho »

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #722 Online: 25 de Julho de 2017, 12:25:19 »
O que seria "colocar a mão na massa?"
:shocked:
Lhe devolvo a pergunta porque foi O SENHOR QUEM FALOU ISSO
 :?:
Se vc se lança à pesquisa com prevenção e a expectativa de que suas certezas prevalecerão, não funciona. Nossa mente é ardilosa.
Já disse: os experimentos são paritários.
Céticos fiscalizam Crentes e vv.
O que foi que não conseguiu captar dessa parte aí :?:
É nos necessário o espírito crítico, mas imparcial... a isso o Giga chama de "pensamento lógico"; (apanágio dos céticos)?
Isso... isso: os protocolos serão feitos de comum acordo ressalvada a observância aos postulados da Doutrina (não vale e.g. fugir pra joguinhos estatísticos como faz a Parapsicologia; ou alegar que espíritos são cegos, claro!).
Então, só isto não basta. Falta uma coisa, e para esta coisa é necessário motivação: é a observação centrada no objetivo.
:ok:
Objetivo completamente focado: verificar se as alegações dos espíritas são verdadeiras.
Todo foco. Não nos interessam nomes de titias ou segredos familiares - quem comeu quem ( :vergonha: desculpe a franqueza: escapuliu e talvez me renda :vermelho:  :( ); #CPF dos sentantes; ou fofocas similares.
Completamente focados em ver se as alegações fenomênicas se verificam no mundo real...
« Última modificação: 25 de Julho de 2017, 12:29:45 por Gorducho »

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #723 Online: 25 de Julho de 2017, 12:45:55 »
Apenas para que não haja mal-entendido, reles, na frase acima se refere aos espíritos ignorantes, quiçá perversos
mais conhecidos na Normandia por Gobelins; na Escócia como Bogles; Bogharts na Inglaterra; Cluricaunes na Irlanda ou por Puckas na Alemanha.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #724 Online: 25 de Julho de 2017, 13:58:42 »
Quando lemos aqueles autores antigos, Machado, Camilo, Bilac, Eça de Queirós, etc. ficamos com a impressão que nosso linguajar empobreceu. As imagens eram mais vivas, a prosa suave. Até aquele rançozinho de coisa velha agradava.
Mas a compreensão do texto não era imediata, tínhamos que atualizar com as expressões no vernáculo moderno. Mas vale a pena.

Isto me ocorre sempre que leio os textos do Sr. Gorducho, a compreensão é demorada, às vezes não atino com seu sentido... mas vale a pena.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!