meu conceito de bom e mal é o seguinte:
mal - matar ou roubar algo ou alguém.
bom - não matar, não roubar e cuidar da sua vida e ajudar seus familiares em primeiro lugar. Depois auxiliar dentro do possível outros, desde que não os prejudique com uma ajuda desnecessária.
E admitindo-se a ideia de um Deus criador: sim, ele é co-responsavel pela existência do que conhecemos por mal.
Veja a forma como os animais precisam sobreviver: uma crueldade sem limites, devorando-se uns aos outros.
Ente querido (ou qualquer pessoa claro) depois que morre, seu corpo entregue a vermes para comer sua carne (CADAVER) - deplorável.
Bom , como já me disseram: faça melhor então, calo-me...
Oi Andarilho.
Legal conhecer sua visão das coisas.
Mas bem e mal é muito mais complicado que isso.
Matar é errado? E se for matar numa guerra?
Roubar é errado? E se for pra dar tirar de quem tem muito e dar quem não tem o que comer?
E além disso, ser bom vai além disso.
É não denigrir ninguém, não menosprezar, não ser avarento, mesquinho, egoista, intolerante e por ai vai.
Soh que todos esses conceitos foram sendo absorvidos e entendidos por nohs, seres humanos, durante uma loooonga evolução.
Pode ser que cobiçar a mulher do coleguinha, provavelmente não foi sempre tido como errado por alguma civilização em algum ponto da historia. Hoje temos o conceito que isso é errado, pois vimos as consequencias desses atos na vida das pessoas e o tanto de morte que isso ja deve ter dado...
Poligamia não é errado em alguns lugares. Se drogar também não. Bater nos filhos pra educar também não, e por ai vai.
Não podemos culpar deus pelo que nohs mesmo fizemos.
A gente evoluiu de uma ameba... a ciência diz isso.
Tivemos muito tempo para evoluir com a vida... e de fato estamos evoluindo.
Voce pode ter certeza que o que é tido como normal hoje, pode ser que daqui 2000 anos seja um erro !
O bom e o mal são uma questão de cultura, época e auto-critica !
Ex: Como todo bom brasileiro, todo mundo lembra das piadinhas racistas dos "trapalhões". Naquela época quem achava aquilo errado? Hoje a coisa ja é beeeeem diferente ( na minha visão isso foi um progresso ).
Infelizmente os animais não evoluiram como evoluimos ( o porquê eu não sei ) e eles continuam um comendo o outro. O boi comendo o mato. O leão a gazela. E nohs o boi !
Existiram muitas tribos canibais... em uma época onde a vida não valia o que valia hoje e essas pessoas não tinham consciencia disso. Deus é culpado por isso?
O criador do universo tornou possivel nossa chegada, instalação e sobrevivencia. Criou a criação vieram leis que regem o universo. Leis visiveis e invisiveis. Leis ja conhecidas e outras ainda não, mas todas parte do que chamamos de universo.
Fora isso deus não põe o dedo. Ele não tem culpa da vida coco que as pessoas levam pois 1000 anos atras traficaram milhares de negros que estavam vivendo sua vida la no canto deles e os escravizaram aqui no Brasil, por exemplo, os deixando à margem da sociedade apos sua libertação. Vergonhoso...
O explorador europeu podia ter pensado: Olha soh, a terra é nova e cheia de coisas à explorar. Vamos chamar pessoas pra ajudar e pegar parte dos lucros. Mas eles não fizeram isso. A igreja podia ter feito diferente. Os lideres politicos, os reis... enfim.
Esse é um exemplo em um milhão de exemplos possiveis de que a culpa da m... que o mundo esta ser do proprio ser humano.
Sim, é triste ver alguem apodrecer, pois somos apegados à matéria. É cruel e doi. Mas sem isso, não dariamos valor à vida não é?