Autor Tópico: Que Deus abençoe o Ceticismo  (Lida 44072 vezes)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #900 Online: 04 de Agosto de 2017, 17:37:45 »
Porque é a única para a qual há evidências objetivas.
Sim, é verdade.
Mas essas evidências te fazem se sentir mais seguro pra seguir sua vida?

Não tem pegadinha nessa pergunta não cara.

Eu apenas procuro entender como funciona a mente de alguém diferente de mim.

Eu, posso ser limitado, sei la, mas não consigo conceber que vou virar adubo feito uma cacona bem verde de vaca. Sim, o corpo vai morrer. Mas não é isso que acho que me habita.   :'(
Eu fui criado como cristão. Fiz tudo o que me disseram que eu tinha que fazer para não contrariar o tal de Deus e não ser castigado.
Um dia, percebi que era tudo besteira. Abandonei a religião e não me fez falta nenhuma.
Eu não tinha uma dependência psicológica dela, mas entendo que muita gente tem. Conheço várias. Se eu conseguisse provar a elas que o deus delas  não existe (o que não é possível, mas vamos supor por hipótese), elas arranjariam rapidinho outra muleta psicológica. Ou entrariam em desespero.
Para essas pessoas, é melhor não perder a fé.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #901 Online: 04 de Agosto de 2017, 17:42:41 »
Deus não criou o traficante nem a arma. Nem criou também o carinho ou o santo.

Tudo isso são nuances da mesma natureza. Pra baixo e pra cima  :ok:

Olha, deus não necessariamente precisa ser fodegoso como pensam. Ja pensei nisso de deus super-ET (seria ele fosse um ser ultra evoluido, capaz de ter criado um sistema que funciona sozinho depois do "push start buttom", é plausivel). Se deus é o universo, ele é caotico muitas vezes. Calmo e ermo em outras. A criação é o que ela é. É algo que existe a sei la, zilhoes de anos, enquanto a humanidade esta engatinhando. Como entender algo assim?
Depois que alguém definir precisamente o que é um deus, aí poderemos ter um debate que faça sentido.

A maioria das religiões acha que ser deus implica em todo-poderoso, onisciente, eterno etc.
Com um deus assim, não há livre-arbítrio.

Mas você inventou um deus que cabe no seu raciocínio. Para mim, pelo menos, o seu deus é apenas um super-ET. 

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #902 Online: 04 de Agosto de 2017, 17:47:14 »
Porque é a única para a qual há evidências objetivas.
Sim, é verdade.
Mas essas evidências te fazem se sentir mais seguro pra seguir sua vida?

Não tem pegadinha nessa pergunta não cara.

Eu apenas procuro entender como funciona a mente de alguém diferente de mim.

Eu, posso ser limitado, sei la, mas não consigo conceber que vou virar adubo feito uma cacona bem verde de vaca. Sim, o corpo vai morrer. Mas não é isso que acho que me habita.   :'(
Eu fui criado como cristão. Fiz tudo o que me disseram que eu tinha que fazer para não contrariar o tal de Deus e não ser castigado.
Um dia, percebi que era tudo besteira. Abandonei a religião e não me fez falta nenhuma.
Eu não tinha uma dependência psicológica dela, mas entendo que muita gente tem. Conheço várias. Se eu conseguisse provar a elas que o deus delas  não existe (o que não é possível, mas vamos supor por hipótese), elas arranjariam rapidinho outra muleta psicológica. Ou entrariam em desespero.
Para essas pessoas, é melhor não perder a fé.

"Eu fui criado como cristão. Fiz tudo o que me disseram que eu tinha que fazer para não contrariar o tal de Deus e não ser castigado."

Sim, maior besteira isso.

"Um dia, percebi que era tudo besteira. Abandonei a religião e não me fez falta nenhuma."

Nesse sentido não faz nenhuma falta pra mim também.

"Eu não tinha uma dependência psicológica dela, mas entendo que muita gente tem. Conheço várias. Se eu conseguisse provar a elas que o deus delas  não existe (o que não é possível, mas vamos supor por hipótese), elas arranjariam rapidinho outra muleta psicológica. Ou entrariam em desespero.
Para essas pessoas, é melhor não perder a fé."

Pra mim não é questao de desespero. É questão que não desce.
Se ja tentei largar a espiritualidade varias vezes (não confunda com religião) mas depois de 1 ano, 6 meses, acabava me vendo lendo sobre e tentando descobrir coisas diferentes.
Se tivesse um botão cético em mim, queria liga-lo... Mas acho que ele não existe  :histeria:

Abs e obrigado pela sinceridade

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #903 Online: 04 de Agosto de 2017, 17:48:58 »
Deus não criou o traficante nem a arma. Nem criou também o carinho ou o santo.

Tudo isso são nuances da mesma natureza. Pra baixo e pra cima  :ok:

Olha, deus não necessariamente precisa ser fodegoso como pensam. Ja pensei nisso de deus super-ET (seria ele fosse um ser ultra evoluido, capaz de ter criado um sistema que funciona sozinho depois do "push start buttom", é plausivel). Se deus é o universo, ele é caotico muitas vezes. Calmo e ermo em outras. A criação é o que ela é. É algo que existe a sei la, zilhoes de anos, enquanto a humanidade esta engatinhando. Como entender algo assim?

Depois que alguém definir precisamente o que é um deus, aí poderemos ter um debate que faça sentido.

A maioria das religiões acha que ser deus implica em todo-poderoso, onisciente, eterno etc.
Com um deus assim, não há livre-arbítrio.

Mas você inventou um deus que cabe no seu raciocínio. Para mim, pelo menos, o seu deus é apenas um super-ET.

Se meu deus for tipo um x-men, que pela menos seja uma x-men de calças apertadas  :histeria:

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #904 Online: 04 de Agosto de 2017, 17:52:27 »
As coisas são como são e não como gostaríamos que fossem.
Sempre — claro: entenda-se um certo exagero figurativo cá... — que os humanos tentaram usar a "razão" pra através dela saberem sobre a realidade se deram mal.

E a única postura coerente pro vero True Believer cristão ou muçulmano ou judeu é a calvinista.

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #905 Online: 04 de Agosto de 2017, 17:57:41 »

As coisas são como são e não como gostaríamos que fossem.
...

Eu prefiro pensar que as coisas estão como conhecemos HOJE Gorducho...
Muita agua ja correu e muita agua ainda vai correr debaixo dessa ponte.

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #906 Online: 04 de Agosto de 2017, 17:59:43 »
Abs amigos,
bom fim de semana !

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #907 Online: 04 de Agosto de 2017, 18:27:28 »
mas não eram todos, espíritos na última escala da bondade e da ciência.
Mas o Saint Louis era. Se o Patrono dele não era um espírito esclarecido aí eu já não sei mais nada :o
mencionando aborto
Onde que o Kardec trata sobre aborto :?:

CAPÍTULO VII
DA VOLTA DO ESPÍRITO À VIDA CORPORAL

- União da alma e do corpo

358. Constitui crime a provocação do aborto, em qualquer período da gestação?

“Há crime sempre que transgredis a lei de Deus. Uma mãe, ou quem quer que seja, cometerá crime sempre que tirar a vida a uma criança antes do seu nascimento, por isso que impede uma alma de passar pelas provas a que serviria de instrumento o corpo que se estava formando.”

Observar que mais a frente, não localizei no momento, vai se falar que o aborto somente será permitido quando haja claro risco de morte para a mãe.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #908 Online: 04 de Agosto de 2017, 18:49:15 »

Pra mim não é questao de desespero. É questão que não desce.
Se ja tentei largar a espiritualidade varias vezes (não confunda com religião) mas depois de 1 ano, 6 meses, acabava me vendo lendo sobre e tentando descobrir coisas diferentes.
Se tivesse um botão cético em mim, queria liga-lo... Mas acho que ele não existe  :histeria:

Abs e obrigado pela sinceridade

Lendo seus posts lembrei DISSO AQUI. Acho que vai gostar!  :ok:

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #909 Online: 05 de Agosto de 2017, 08:29:11 »
358.
:ira:
Detesto quando tenho que admitir algum ι de desconhecimento em relação à Doutrina  :chorando:

Não importa nem vem ao caso, claro, mas acho que é desnecessário lhe dizer que concordo c/o Kardec...
« Última modificação: 05 de Agosto de 2017, 10:38:28 por Gorducho »

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #910 Online: 05 de Agosto de 2017, 08:31:41 »
Ah :!: É assim que se faz o href cá :!:

Como se escreve em HTML  :?:
Es decir: sem ter que ficar colando textos.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #911 Online: 05 de Agosto de 2017, 17:24:55 »

Não há justiça em se criar uma pessoa imperfeita e, em seguida, a punir por seus erros.
Neste longo caminho a consciência do mal praticado traz as consequências, que são proporcionais ao mal praticado e ao nível de conhecimento do autor, por isto, estas consequências não passam, muitas vezes, de um convite à retomada da lição não aprendida. Tem finalidade didática.
Mas os erros graves e reincidentes exigem medidas drásticas, onde surge o verdadeiro sentido da punição.
Citação de: Fernando
  Isto é retrogradação, que o espiritismo não aceita.
Isto é afirmar que alguém criado puro e inocente logo a seguir cometeu erros graves e reincidentes que merecem punição.
 Cometer um erro é natural por causa da ignorância e não pode ser punido.
Reincidir no erro já é sinal de que esse alguém não era originalmente puro.
Ou, se era, retrogradou.
Vamos começar por ai; uma criança ao nascer é pura e inocente?
Não pensaríamos duas vezes para  confirmar.
Mas a realidade tem mostrado outra coisa, crianças em tenra idade com aptidão para o crime... Atiram e matam amiguinhos;  A Justiça inglesa condenou dois meninos de 10 anos pela morte de outro de dois anos, a corte europeia foi convocada e não se opôs à decisão.

http://www.conjur.com.br/2010-mai-26/condenacao-criancas-inglesas-reacende-discussao-maioridade-penal 

muitos outros casos envolvendo morte por crianças são considerados acidentais, mas ainda assim, no caso do uso da arma de fogo, é notório sintoma.

O que quero dizer é que o homem não surge sapiens-sapiens, e no princípio é como um animal que precisa preservar a própria existência então desenvolve a força, a brutalidade e a astúcia. Onde está a pureza e a inocência?

Está no fato de que não mata por prazer e não canibaliza por mera sofisticação do paladar.
Mas isto não permanece assim e quando surge a noção do certo e do errado, e as leis, ele poderá infringi-las conscientemente.
Então você diz, houve retrogradação pois delinquir era condição humana, devido à pp evolução.
Mas se havia os infratores havia os que criavam as leis e defendiam a justiça. E neste ponto questionamos o livre-arbítrio... as escolhas de cada um.

Agora, Fernando, vamos ter que aceitar que existe neste assunto algo tão mais complexo que a nossa razão se nega a admitir.
Se os homens são criados iguais, por qual razão alguns praticariam o mal e outros o bem?
O Livro dos Espíritos na questão 115 em diante aborda o tema, mas permanecem algumas dúvidas, até que mais adiante se menciona o fato de que Deus dá a cada um uma missão e um meio através dos quais desenvolverá sua inteligência e  personalidade.
E ainda mais a frente, prossegue elucidando: - por que o soberano de um país não faz de todos os seus súditos, generais? Por que todos os empregados subalternos não são superiores?

Enfatiza a necessidade de haver diferença entre eles para que o progresso seja alcançado... não estaria aí a origem do bem e do mal? Na diferença entre missões e meio, ou recursos e ambiente social?

Se esta foi uma condição imposta pelo Criador, haveria Ele de ser mais complacente com os que se viram na situação em que optar pelo mal era a
alternativa possível.
Como Ele solucionaria o impasse criado por Ele mesmo?
Simplesmente sendo misericordioso com aqueles menos favorecidos e, quem sabe, alternando as posições dos homens em reencarnações sucessivas, dando a todos as mesmas oportunidades, embora moldando personalidades diferentes.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #912 Online: 05 de Agosto de 2017, 18:45:53 »
Mas a realidade tem mostrado outra coisa, crianças em tenra idade com aptidão para o crime... Atiram e matam amiguinhos
E às vezes têm prazer nisso... E este (o prazer) é o cerne. Pra nós distúrbios mentais, mas dentro da cosmologia espírita é a retrogradação que derruba o dogma da não.
Isso que estamos a lhe mostrar.
O que quero dizer é que o homem não surge sapiens-sapiens, e no princípio é como um animal que precisa preservar a própria existência então desenvolve a força, a brutalidade e a astúcia. Onde está a pureza e a inocência?

Está no fato de que não mata por prazer e não canibaliza por mera sofisticação do paladar.
:ok:
Mas isto não permanece assim
Isso... isso... o que o Hitler ou o Сталин faziam nada tem a ver com autodefesa ou defesa de território pro clã.
Então você diz, houve retrogradação pois delinquir
Não delinquir proper mas extermínio sistemático; ódio "racial"; prazer em torturar; injetar tinta no olho de prisioneiros pra ver o que acontece...
Ursos por exemplo podem atacar pra na cabeça deles reservarem pra si os estoques de comida e lixo (com comida) que eles associam aos campestres; ou pra preservarem a área que vêm como sua.
Então se uma alma na sua primeira encarnação como hominal tiver instinto de matar semelhantes até se entenderá. Mas só até aí...
Mas se havia os infratores havia os que criavam as leis e defendiam a justiça.
A retrogradação é individual, não é um atributo coletivo.
vamos ter que aceitar que existe neste assunto algo tão mais complexo que a nossa razão se nega a admitir.
Se os homens são criados iguais, por qual razão alguns praticariam o mal e outros o bem?
  • A "razão" se negava admitir os fatos quânticos
  • a "razão" do Aristóteles fez ele descobrir que mulheres tem menos dentes que homens
  • a "razão" do S. Agostinho (o qual vocês ADORAM) dizia que nós (suponho que S/Pessoa more cá no .br) não existimos
Essa mania de ficar carimbando dogmas em tudo é que leva a esses impasses  |(
« Última modificação: 05 de Agosto de 2017, 18:58:39 por Gorducho »

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #913 Online: 05 de Agosto de 2017, 19:09:57 »
Vejo que o conceito de retrogradação, que se aplica somente no aspecto moral, não foi bem compreendido.

As conquistas morais são alcançadas num processo de erro + desilusão + disciplina, outra vez, erro + desilusão + disciplina, etc..
Chega o momento em que não haverá o erro e o acerto se torna espontâneo.
Isto significa que o bem (acerto) se incorpora á personalidade e tentações não farão reincidir no erro. Eis a conquista naquela área específica.
Não se perde a conquista, ou seja, não se retrograda.
Para nós, pessoas esclarecidas, roubar, matar, estuprar, e mais uma série de ações que deformam o caráter estão fora de questão; por que?
Alguém pode dizer que isto é resultado da educação, mas muitas pessoas com razoável nível de instrução/educação cometem erros graves.

Simplesmente já vencemos muitas etapas no terreno das conquistas morais, então concluímos que...

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #914 Online: 05 de Agosto de 2017, 19:26:14 »
Uma alma no início da sua sua primeira encarnação animando um vaso hominal poderá trazer do reino animal instintos de matar mas nunca de ter "prazer" em matar ou pior ainda: em torturar.
E ela (alma) não traz referências "morais". O atributo moral no chip está setado em null ou (number) zero.
Se ela alma — em animando o vaso carnal aos atos, claro — acha prazer em torturar por exemplo ela ou (i) retrogradou ou (ii) agiu como um burro de Buridan optando por mero acaso entre a cenoura e a alfafa; que vem a ser a outra hipótese de que Deus jogará dados com Suas criaturas.
Nenhuma das duas opções fecha com o idealismo kardecista.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2017, 19:30:21 por Gorducho »

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #915 Online: 05 de Agosto de 2017, 23:44:17 »
Esqueça Kardec; vamos focar no aspecto evolução.
Este estágio que vc menciona em que o indivíduo tem prazer em fazer o mal estará muito distante de sua origem. Isto já é enfermidade mental com os sádicos e masoquistas  e se ele assim procede é que jamais foi melhor do que isto.
A não retrogradação pressupõe uma condição de virtude alcançada e consolidada, e esta não mais estará sujeita a quedas morais.
Não se trata de avaliar a condição moral do indivíduo no inicio da caminhada, em que, tábula rasa, estará propenso a uma coisa e outra.
Mas, quando mais à frente ele se degrada, não terá havido queda, pois ele nunca ascendeu em virtudes.
Desta vez ficou mais claro?

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #916 Online: 06 de Agosto de 2017, 07:22:44 »
Esqueça Kardec
Como esquecer o Kardec se foi ele quem escreveu a "Doutrina" :?:
Este estágio que vc menciona em que o indivíduo tem prazer em fazer o mal estará muito distante de sua origem.
Claro: retrogradou.
Isto já é enfermidade mental com os sádicos e masoquistas  e se ele assim procede é que jamais foi melhor do que isto.
Claro :!: Só que esses religiosos — e entre os quais S/Pessoa deve se incluir uma vez que disse cá ser instrutor de espiritismo xaverianista (o popular "chiquismo") — não entendem isso. Eles têm um conceito medieval de possessão demoníaca ou de que esteja na "alma" do indivíduo a causa das depravações ou "maldades" (matar por prazer de matar por exemplo).
Veja: se o Hitler era só um louco com distúrbios no cérebro — claro que essa é a realidade :!: — por que ele tá cumprindo 4 anos em Plutão :?:
Agora: se o Apreciado  :abraco: já está começando a entender que não tem "espírito" nenhum no espiritismo e que é tudo fantasia então está valendo a pena o esforço em lhe puxar pro mundo real.
A não retrogradação pressupõe uma condição de virtude alcançada e consolidada, e esta não mais estará sujeita a quedas morais.
Não se trata de avaliar a condição moral do indivíduo no inicio da caminhada, em que, tábula rasa, estará propenso a uma coisa e outra.
Então recai na outra hipótese que é a do mero acaso influindo na jornada (espiritual) das almas.
O jogo-de-dados Divino.
Depois procuro suporte Doutrinário em contra esta hipótese "quântica", say...
« Última modificação: 06 de Agosto de 2017, 07:33:53 por Gorducho »

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #917 Online: 06 de Agosto de 2017, 08:52:49 »
Caro sr. Gorducho; alguns pontos precisam ficar assentes para que não estejamos sempre voltando ali. Vamos começar por: não sou instrutor de espiritismo, apenas dirijo uma reunião de estudo e prática da mediunidade em uma modesta casa espírita. Quer dizer, estou mais envolvido com a área específica da mediunidade.
Precisa, para manter um bom nível, parar com esta bobagem de que Hitler cumpre prisão em Plutão quando eu jamais disse isto e isto nunca esteve no Livro dos Espíritos ou nas obras subsidiárias que formam a DE.
Gosta de discutir Espiritismo? Vamos lá, mas entendendo que os espíritos são parte de meus argumentos, se não, vou discutir o quê?
Daí, nada de mediavalesco ao dizer que o criminoso o é, não porque seu cérebro tem uma bactéria da maldade se escondendo ali, ou seus neurônios adoram assistir TWD, mas porque sua alma é doentia, perversa e ignorante.
Ah! Mas almas não existem, dirá vc... e eu digo que sim, daí estarmos debatendo, certes?
Editando: O sr. cortou a parte que conclui meu argumento e a coisa ficou meio sem pé nem cabeça, né?
« Última modificação: 06 de Agosto de 2017, 08:55:00 por Spencer »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #918 Online: 06 de Agosto de 2017, 10:01:19 »
Agora, Fernando, vamos ter que aceitar que existe neste assunto algo tão mais complexo que a nossa razão se nega a admitir.
Não temos que aceitar nada.
Mania dos religiosos de inventar coisas incompreensíveis, como a Santíssima Trindade, e depois encerrar a discussão com "Isto é um mistério de Deus".
O Livro dos Espíritos na questão 115 em diante aborda o tema, mas permanecem algumas dúvidas, até que mais adiante se menciona o fato de que Deus dá a cada um uma missão e um meio através dos quais desenvolverá sua inteligência e  personalidade.
E ainda mais a frente, prossegue elucidando: - por que o soberano de um país não faz de todos os seus súditos, generais? Por que todos os empregados subalternos não são superiores?

Enfatiza a necessidade de haver diferença entre eles para que o progresso seja alcançado... não estaria aí a origem do bem e do mal? Na diferença entre missões e meio, ou recursos e ambiente social?
E como fica o livre-arbítrio se Deus já decidiu quem seria bom ou mau?

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #919 Online: 06 de Agosto de 2017, 10:21:27 »
não sou instrutor de espiritismo, apenas dirijo uma reunião de estudo e prática da mediunidade em uma modesta casa espírita. Quer dizer, estou mais envolvido com a área específica da mediunidade.
parar com esta bobagem de que Hitler cumpre prisão em Plutão quando eu jamais disse isto e isto nunca esteve no Livro dos Espíritos ou nas obras subsidiárias que formam a DE.
Esclarecido que não é instrutor de espiritismo xaverianista estamos  :ok:
Porque nele o Hitler cumpre pena de 4 anos em Plutão e o Lampião esta(va :?:) preso na Lua, certo :?:
mas entendendo que os espíritos são parte de meus argumentos, se não, vou discutir o quê?
Então... foi S/PESSOA quem mencionou — corretamente, claro :!: — distúrbios mentais como causa.
Daí, nada de mediavalesco ao dizer que o criminoso o é, não porque seu cérebro tem uma bactéria da maldade se escondendo ali, ou seus neurônios adoram assistir TWD, mas porque sua alma é doentia, perversa e ignorante.
Daí recaímos na derrubada do dogma kardecista que é toda discussão :!:
Veja que quem fica saltitando e retornando é O SENHOR   |(
Ah! Mas almas não existem, dirá vc... e eu digo que sim, daí estarmos debatendo, certes?
:nao3:
Debatemos teologia dogmática (ramo da escolástica) kardecista. Independe de existirem os entes das quais ela trata. Assim como se debate sobre a virgindade da Maria ou sobre se cada anjo é um indivíduo ou uma espécie. É uma contradição lógica no sistema do Kardec.
Por isso mesmo estou debatendo consigo. Digo e repito que debater CRENÇA enquanto CRENÇA é estéril porque recai no direito de cada um imaginar o que bem entender.
Se um indivíduo ACREDITA que depois que morrer vai morar com 73 mulheres, se debate o que :?:
Ou que o falecido mora com a vovó numa casinha na erraticidade...
É um direito do indivíduo sonhar, almejar, isso para si e seus familiares :!:
Agora: contradição lógica — "plot hole" — dentro dum sistema pode ser debatida.
É isso que se sucede cá.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2017, 10:30:27 por Gorducho »

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #920 Online: 06 de Agosto de 2017, 11:07:34 »
Ah :!: É assim que se faz o href cá :!:

Como se escreve em HTML  :?:
Es decir: sem ter que ficar colando textos.

Digite: [urI=endereço do link] texto que aparecerá na mensagem [/urI]
ou marque o endereço do link e clique no ícone "inserir hiperlink":

No primeiro caso ficará assim: endereço do link

No segundo assim: ../forum/topic=28024.0.html#msg773360

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #921 Online: 06 de Agosto de 2017, 11:15:04 »
Sim isso eu aprendi consigo :!:
A pergunta é outra: ¿como se escreve em HTML?
Veja: pra por o signo inicial de interrogação eu o colei (método, say, "português") porque se eu escrevo ele não renderiza  :?
¿

:?:

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #922 Online: 06 de Agosto de 2017, 11:19:12 »
Veja: pra por o signo inicial de interrogação eu o colei (método, say, "português") porque se eu escrevo ele não renderiza  :?
¿

Ah, sim! Desculpe.  :vergonha: 

Neste caso vou ficar devendo. Também não sei. Não utilizo.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #923 Online: 06 de Agosto de 2017, 11:46:15 »
¿

Uma dúvida: o que quer dizer por colar o ¿? Para este signo eu digito Alt+168, por exemplo.  :?

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #924 Online: 06 de Agosto de 2017, 12:53:53 »
o que quer dizer por colar o ¿?
Quer dizer ir numa página onde haja o signo, selecioná-lo, copiá-lo (Ctrl C) e colá-lo (Ctrl V) cá no editor de textos do Sítio  :hihi:
Para este signo eu digito Alt+168, por exemplo.
Digitando Alt + 168 acontece isto:

es decir: zilch   ::)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!