Mais uma vez, lembrando que a DE em todo o seu conteúdo prega a irmandade e que todos somos iguais.
Kardec, tinha sua opinião embora não a tivesse publicado o que foi iniciativa de terceiros.
Os espíritos que trouxeram a DE o fizeram através de médiuns o que sempre foi um elo fraco desta cadeia. Mas entenderam que o momento era chegado e algumas imprecisões, de pequena monta, não afetaram o corpo da obra.
Estes espíritos foram coordenados por uma entidade realmente superior, o "Espírito Verdade" mas não eram todos, espíritos na última escala da bondade e da ciência.
Muitos não sabem mas uma grande parte do que está no Livro dos Espíritos eram ditados mediúnicos anteriores aos trabalhos de Kardec - são os 50 cadernos que deram início à obra... quem seriam os espíritos autores destes cadernos? Neles Kardec selecionava, editava e submetia aquilo que entendia necessário revisão.
Se observarem, a DE aborda conceitos polêmicos e sob ponto de vista inovador, mencionando aborto, suicídio, racismo, guerras. Também reforça o conceito de Justiça Divina através das reencarnações. Mas não suporta suas alegações com base em fenômenos extraordinários,
O que gera dificuldade à sua aceitação, já não digo compreensão pois que é de fácil entendimento, é o fato de ser trazida como revelação provinda dos espíritos, e principalmente por revolver a lama em que se enveredaram as religiões e seu acionistas.