Autor Tópico: Que Deus abençoe o Ceticismo  (Lida 44073 vezes)

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
Re:Que Deus abençoe o Ceticismo
« Resposta #925 Online: 06 de Agosto de 2017, 13:28:18 »
o que quer dizer por colar o ¿?
Quer dizer ir numa página onde haja o signo, selecioná-lo, copiá-lo (Ctrl C) e colá-lo (Ctrl V) cá no editor de textos do Sítio  :hihi:

Devido ao seu modo de se expressar fico em dúvida, às vezes, se compreendi.  :hihi:

Para este signo eu digito Alt+168, por exemplo.
Digitando Alt + 168 acontece isto:

es decir: zilch   ::)

Estranho. Para mim funciona tanto Alt+168 quanto Alt+0191. :?

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #926 Online: 06 de Agosto de 2017, 13:56:32 »
Digo e repito que debater CRENÇA enquanto CRENÇA é estéril porque recai no direito de cada um imaginar o que bem entender.

Tão estéril quanto debater teologia dogmática, no sentido de que muito dificilmente produzirá frutos. Contudo, num tópico sobre ceticismo, me parece, tanto um quanto outro debate são igualmente válidos. Obviamente não se discute o direito de cada um acreditar no que bem entender, mas lógica, contradições, conformidade com os fatos, enfim, o sentido da coisa.

Se um indivíduo ACREDITA que depois que morrer vai morar com 73 mulheres, se debate o que :?:
Ou que o falecido mora com a vovó numa casinha na erraticidade...
É um direito do indivíduo sonhar, almejar, isso para si e seus familiares :!:
Agora: contradição lógica — "plot hole" — dentro dum sistema pode ser debatida.
É isso que se sucede cá.

Mas qual seria o objetivo de trazer tais crenças a um fórum de debates, na área de ceticismo, senão expô-las ao escrutínio: fazer proselitismo?  :?

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #927 Online: 06 de Agosto de 2017, 14:06:26 »
não sou instrutor de espiritismo, apenas dirijo uma reunião de estudo e prática da mediunidade em uma modesta casa espírita. Quer dizer, estou mais envolvido com a área específica da mediunidade.
:ok:
parar com esta bobagem de que Hitler cumpre prisão em Plutão quando eu jamais disse isto e isto nunca esteve no Livro dos Espíritos ou nas obras subsidiárias que formam a DE.
Esclarecido que não é instrutor de espiritismo xaverianista estamos  :ok:
Porque nele o Hitler cumpre pena de 4 anos em Plutão e o Lampião esta(va :?:) preso na Lua, certo :?: 
Nele, onde? Citar a Revue é fora de contexto. Kardec na obra A Genese explica a finalidade da RE: balão de ensaio e recolhimento dos depoimentos sobre fenômenos, assim, inédito para os que testemunharam coisas ou vivenciaram.
mas entendendo que os espíritos são parte de meus argumentos, se não, vou discutir o quê?
Então... foi S/PESSOA quem mencionou — corretamente, claro :!: — distúrbios mentais como causa.
Daí, nada de mediavalesco ao dizer que o criminoso o é, não porque seu cérebro tem uma bactéria da maldade se escondendo ali, ou seus neurônios adoram assistir TWD, mas porque sua alma é doentia, perversa e ignorante.
Daí recaímos na derrubada do dogma kardecista que é toda discussão :!:
Veja que quem fica saltitando e retornando é O SENHOR   |(
Ah! Mas almas não existem, dirá vc... e eu digo que sim, daí estarmos debatendo, certes?

Debatemos teologia dogmática (ramo da escolástica) kardecista. Independe de existirem os entes das quais ela trata. Assim como se debate sobre a virgindade da Maria ou sobre se cada anjo é um indivíduo ou uma espécie. É uma contradição lógica no sistema do Kardec.
Por isso mesmo estou debatendo consigo. Digo e repito que debater CRENÇA enquanto CRENÇA é estéril porque recai no direito de cada um imaginar o que bem entender.
Se um indivíduo ACREDITA que depois que morrer vai morar com 73 mulheres, se debate o que :?: 
Ou que o falecido mora com a vovó numa casinha na erraticidade...
É um direito do indivíduo sonhar, almejar, isso para si e seus familiares :!:
Agora: contradição lógica — "plot hole" — dentro dum sistema pode ser debatida.
É isso que se sucede cá.
Não entendo o porquê de alguém que não aceita a virgindade de Maria iria discutir sobre isto com um crente. Ou, não acreditando na existência de espíritos vá debater sutilezas sobre a Doutrina que se fundamenta nesta crença.
Veja o exemplo dos foristas neste tópico ; sempre procuram infirmar a existência dos espíritos.
Suponhamos que eu refutasse e esclarecesse todas as sua dúvidas e as apontadas inconsistências na DE. O que aconteceria?
Você bandearia ou, apesar de concordar com a integridade da DE, isto em nada mudaria seus pontos de vista?
Nosso caro Alienígena foi bastante objetivo quanto à utilidade ou não do debate nesta área do ceticismo.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #928 Online: 06 de Agosto de 2017, 14:52:13 »
Tão estéril quanto debater teologia dogmática, no sentido de que muito dificilmente produzirá frutos. Contudo, num tópico sobre ceticismo, me parece, tanto um quanto outro debate são igualmente válidos. Obviamente não se discute o direito de cada um acreditar no que bem entender, mas lógica, contradições, conformidade com os fatos, enfim, o sentido da coisa.
[...]
Mas qual seria o objetivo de trazer tais crenças a um fórum de debates, na área de ceticismo, senão expô-las ao escrutínio: fazer proselitismo?  :?
Então está bem.

Pra mim cá Alt 0191 renderiza isso:
« Última modificação: 06 de Agosto de 2017, 15:14:12 por Gorducho »

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #929 Online: 06 de Agosto de 2017, 15:03:33 »
Não entendo o porquê de alguém que não aceita a virgindade de Maria iria discutir sobre isto com um crente. Ou, não acreditando na existência de espíritos vá debater sutilezas sobre a Doutrina que se fundamenta nesta crença.
Perfeito: se não quer debater, encerramos o "debate" - ressalvado que o Kardec se contradisse e que nesse ponto o Roustaing tem mais coerência.
Suponhamos que eu refutasse e esclarecesse todas as sua dúvidas e as apontadas inconsistências na DE. O que aconteceria?
Você bandearia ou, apesar de concordar com a integridade da DE, isto em nada mudaria seus pontos de vista?
Mudaria o ponto-de-vista quanto à coerência interna da Doutrina.
Assim como o Kardec colocou ela no papel ela é auto-refutante independentemente de "espíritos" existirem ou não.
Nosso caro Alienígena foi bastante objetivo quanto à utilidade ou não do debate nesta área do ceticismo.
Perfeito: se não quer debater não se debate  :abraco:
« Última modificação: 06 de Agosto de 2017, 15:16:50 por Gorducho »

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #930 Online: 07 de Agosto de 2017, 12:41:15 »
Citação de: Gorducho
Perfeito: se não quer debater, encerramos o "debate" - ressalvado que o Kardec se contradisse e que nesse ponto o Roustaing tem mais coerência. 
Não, meu caro amigo; eu não recuso o debate. Apenas entendi que você se recusava ante o fato de tratar-se de Crença, pois excluiríamos a possibilidade da existência dos espíritos.
Vamos lá, não se amofine...
O que quis dizer com "Roustaing tem mais coerência"?

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #931 Online: 07 de Agosto de 2017, 13:54:59 »
Apenas entendi que você se recusava ante o fato de tratar-se de Crença, pois excluiríamos a possibilidade da existência dos espíritos.
São 2 debates com distintos status epistemológicos.

i) Eu lhe mostrando que não tem nem nunca teve "espíritos" no Espiritismo.
E que, claro: não se tem nenhum motivo pra supor que "médiuns" existam.
Note: provar que "espíritos" não existem é impossível, nem vem ao caso.
Então é um debate acerca de factualidades do mundo real externo às mentes (i.e.: o universo não-metafísico).

ii) Este último debate sobre a contradição interna da DE.
Este debate é escolástico, não envolve factualidades e sim teologia dogmática espírita.
Note que não se trata de discutir sua CRENÇA, mas o fato de que é oxymoron.
Então não estava discutindo a CRENÇA per se mas a impossibilidade lógica, metafísica, dela.
O que quis dizer com "Roustaing tem mais coerência"?
O Roustaing mantém a queda do judaísmo — e adotada depois por cristianismo + islam, claro — não embarcando neste erro do Kardec.
De posse do livre arbítrio, podendo escolher o caminho que prefiram seguir, os Espíritos são subordinados a outros, prepostos ao seu desenvolvimento. E então que a vontade os leva a enveredar por este caminho de preferência àquele.
Galgado esse ponto, eles se mostram mais ou menos dóceis aos encarregados de os conduzir e desenvolver. A vontade, atuando então no exercício do livre arbítrio, traça uma direção boa ou má ao Espírito que, deste modo, pode falir ou seguir simplesmente e gradualmente o caminho que lhe é indicado para progredir.
Muitos se transviam: alguns resistem aos

&c... &c...
« Última modificação: 07 de Agosto de 2017, 14:00:03 por Gorducho »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #932 Online: 07 de Agosto de 2017, 20:59:38 »
Os espíritos americanos estão inventando moda e o Brasil, como sempre, ficando para trás.

Possessed Doll Continues Reign of Terror on New Owner
Paul Seaburn
August 6, 2017

Has this ever happened to you? You see a television report about a porcelain doll purchased for a few dollars from a secondhand store. The doll turns out to be possessed by some evil spirit and terrorizes the family that took it in – moving objects around, setting off smoke alarms, making strange sounds and leaving the legs of an adult man covered in mysterious scratches. You think to yourself, “Gee, I’d like to have a doll like that.” So you purchase the formerly cheap china turned possessed porcelain doll on eBay for £866.00 ($1122.77). You proudly display your new possession (ironic?) in your parents’ home. What could possibly go wrong?

“My mum shouted to me, “Lee, you best get downstairs – your dad’s getting affected. He’s got scratches on him.”
“Lee” is Lee Steer from Rotherham, South Yorkshire, a paranormal investigator who either didn’t investigate this thoroughly enough or was looking to flip the doll to another fool after appearing on TV with a new tale of terror. Lee lives with his parents, Paul and Amy Steer, who obviously want the doll out their house (and probably Lee out of their basement) after Paul noticed that the pain in his arm was caused by six mysterious scratches.

“It seems pretty similar to the scratches on Debbie’s husband from what I can tell. We have no idea where they came from. My dad’s a believer. He’s said he’s not happy with it being in the house.”
Insert “Duh!” here.

Lee claims that strange things started happening as soon as he bought the doll, even before it was actually delivered to the house. Things like a picture swinging on a wall when Lee mentioned the doll and another picture mysteriously falling out of its frame. He live-streamed the arrival and unveiling of the doll (of course) and claims a light he was using suddenly began to flicker and some people watching the broadcast reportedly saw the doll’s eyes move.

The doll is now on display in Lee’s bedroom or, as he calls it, his “Haunted Objects Museum.” He’s not afraid that the doll will start scratching him because he’s single (what a surprise). While doing research, he found that this type of porcelain doll in a bridal dress was often given to newlywed couples. Lee thinks this could explain why it seems to only attack married men like his father and the previous owner’s husband.

“We’re planning to test it out on married couples – we’ve already had volunteers.”
Insert “Further proof some people will do anything to get on TV” here.

Lee says a random word app that can allegedly be manipulated by spirits has indicated that the doll’s name is “Samantha” and it would like to “Strike Lee.”

Now THAT would be worth paying £866.00 ($1122.77) to see.
http://mysteriousuniverse.org/2017/08/possessed-doll-continues-reign-of-terror-on-new-owner/

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #933 Online: 07 de Agosto de 2017, 21:14:19 »
Não: isso não existe no espiritismo :!:
Isso é coisa de quem não estudou a Doutrina :bravo:
« Última modificação: 07 de Agosto de 2017, 21:19:16 por Gorducho »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #934 Online: 07 de Agosto de 2017, 22:09:33 »
E quem disse que os espíritos devem se submeter à Doutrina? Enquanto vocês discutem essa xaropada kardecista, espíritos americanos esbanjam criatividade "possuindo" bonecas e deixando médiuns para trás. Hoje são bonecas, amanhã serão robots que descartarão essa lenga lenga de reencarnação quando os "hospedeiros" humanos forem definitivamente abandonados.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #935 Online: 07 de Agosto de 2017, 23:16:21 »
E quem disse que os espíritos devem se submeter à Doutrina? Enquanto vocês discutem essa xaropada kardecista, espíritos americanos esbanjam criatividade "possuindo" bonecas e deixando médiuns para trás. Hoje são bonecas, amanhã serão robots que descartarão essa lenga lenga de reencarnação quando os "hospedeiros" humanos forem definitivamente abandonados.

Bem pensado!  :hein:
O que explica isso:

Seu dispositivo está sendo obsediado por um espírito zombeteiro.  u.u

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #936 Online: 08 de Agosto de 2017, 00:27:23 »

O que explica isso:

Os espíritos, se de fato existem, parecem ter desistido da utilização do "meio" humano para provar a existência do mundo espiritual aos homens. Simplesmente não funcionou e pior ainda, o mundo espiritual mergulhou num tremendo descrédito. Isso explica essas iniciativas de utilizar bonecas para chamar a atenção, embora condenáveis pelo uso da violência.

Mas o quadro está mudando. Os céticos terão muito trabalho para lidar com certas "evidências"que estão aparecendo e certamente a prova definitiva da existência dos espíritos virá através da tecnologia. Algumas coisas estranhas já podem ser notadas em telefones celulares, tablets, computadores, etc, como se pode ver abaixo.

With technology playing an increasingly vital role in our lives, ghosts are having a harder time getting our attention. How are we supposed to be told of the great oncoming horrors if we're too busy playing Angry Birds? But showing how adaptable they are, ghosts have taken to haunting our electronics. Here are some ways ghosts are haunting us by way of technology.
http://www.smosh.com/smosh-pit/articles/7-ways-ghosts-can-haunt-you-technology

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #937 Online: 08 de Agosto de 2017, 08:37:36 »
seu dispositivo está sendo obsediado por um espírito zombeteiro.  u.u
:stunned:
É... veja W-10 Creator & Chrome (presumivelmente atualizado...) e
Alt 0191
dá isso cá:

:chorao:

É... o "espiritismo" brasileiro se resume no Dr. Bezerra recitando sobre Jesus e a necessidade de perseverar nestes momentos difíceis para a humanidade; e nas cartinhas modelito chiquista de entes queridos (dos sentantes, claro) falecidos.
De fato o espiritismo americano tá muito mais evoluído. Segundo a Administração lá do OP, lá na America até o FBI usa detectives ψquicos  :hehe:

Note Sr. AlienígenA que eu COLEI o ψ (não escrevi-o...).

« Última modificação: 08 de Agosto de 2017, 08:44:18 por Gorducho »

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #938 Online: 08 de Agosto de 2017, 09:26:57 »

Pra mim não é questao de desespero. É questão que não desce.
Se ja tentei largar a espiritualidade varias vezes (não confunda com religião) mas depois de 1 ano, 6 meses, acabava me vendo lendo sobre e tentando descobrir coisas diferentes.
Se tivesse um botão cético em mim, queria liga-lo... Mas acho que ele não existe  :histeria:

Abs e obrigado pela sinceridade

Lendo seus posts lembrei DISSO AQUI. Acho que vai gostar!  :ok:

Vou ler Alienigena.
Obrigado.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #939 Online: 08 de Agosto de 2017, 10:29:38 »
Embora não seja tão aconselhável, para céticos, se acham que o MEB anda em baixa façam uma visita ao Lar Frei Luiz, no Rio de Janeiro. Segundo consta, um verdadeiro hospital repleto de médicos encarnados e desencarnados.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/rj/2012-10-30/cirurgias-espirituais-e-5-mil-pessoas-por-dia-o-maior-centro-espirita-do-rio.html
« Última modificação: 08 de Agosto de 2017, 10:33:25 por Spencer »

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #940 Online: 08 de Agosto de 2017, 11:10:36 »
¿Não foi lá que uma vez se materializou um espírito de óculos?

¿Será que o Dr. Frederick — deve ser Friedrich, ¿certo? — von Stein atende ainda cá no Brasil?
« Última modificação: 08 de Agosto de 2017, 11:55:51 por Gorducho »

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #941 Online: 08 de Agosto de 2017, 12:31:14 »

¿Será que o Dr. Frederick — deve ser Friedrich, ¿certo? — von Stein atende ainda cá no Brasil?
Sei muito pouco a respeito. A um tempo atrás foi publicado um livro de um dos médicos que atendem lá. Era um cético e foi por curiosidade pois seu pai, se não me engano, era espírita. Ficou impressionado com o que viu e pediu permissão para levar outros médicos, amigos... Hoje é trabalhador por ali.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #942 Online: 08 de Agosto de 2017, 15:08:54 »
Embora não seja tão aconselhável, para céticos, se acham que o MEB anda em baixa façam uma visita ao Lar Frei Luiz, no Rio de Janeiro. Segundo consta, um verdadeiro hospital repleto de médicos encarnados e desencarnados.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/rj/2012-10-30/cirurgias-espirituais-e-5-mil-pessoas-por-dia-o-maior-centro-espirita-do-rio.html

Here we go again...

Lá tem sessões de materialização com hora marcada, tipo sessão de cinema, mas para entrar precisa ser da turma da ilusão. Já pensou se alguém entra lá com uma câmara de infravermelho dentre outras geringonças ghostbuster e expõe o charlatanismo?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #943 Online: 08 de Agosto de 2017, 15:09:53 »

Sei muito pouco a respeito. A um tempo atrás foi publicado um livro de um dos médicos que atendem lá. Era um cético e foi por curiosidade pois seu pai, se não me engano, era espírita. Ficou impressionado com o que viu e pediu permissão para levar outros médicos, amigos... Hoje é trabalhador por ali.

Sei... :o

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #944 Online: 09 de Agosto de 2017, 10:50:11 »

O que explica isso:

Os espíritos, se de fato existem, parecem ter desistido da utilização do "meio" humano para provar a existência do mundo espiritual aos homens. Simplesmente não funcionou e pior ainda, o mundo espiritual mergulhou num tremendo descrédito. Isso explica essas iniciativas de utilizar bonecas para chamar a atenção, embora condenáveis pelo uso da violência.

Mas o quadro está mudando. Os céticos terão muito trabalho para lidar com certas "evidências"que estão aparecendo e certamente a prova definitiva da existência dos espíritos virá através da tecnologia. Algumas coisas estranhas já podem ser notadas em telefones celulares, tablets, computadores, etc, como se pode ver abaixo.

With technology playing an increasingly vital role in our lives, ghosts are having a harder time getting our attention. How are we supposed to be told of the great oncoming horrors if we're too busy playing Angry Birds? But showing how adaptable they are, ghosts have taken to haunting our electronics. Here are some ways ghosts are haunting us by way of technology.
http://www.smosh.com/smosh-pit/articles/7-ways-ghosts-can-haunt-you-technology

Fantástico! O que impressiona é que não se questione o fato de que os espíritos se revelaram ao mundo arrastando mesas, mas simplesmente não fazem uso dos dispositivos de comunicação inventados depois disso. Desde o rádio, pelo menos, criamos um canal de comunicação muito mais direto e confiável. Quem precisa de intermediários que mal entendem a mensagem devido aos problemas de conexão entre os dois mundos quando se tem o e-mail, WahtsApp do destinatário? Convenhamos, teclados são muito simples, práticos e acessíveis do que tabuleiros de ouija. Se espíritos conseguem arrastar coisas, em tese, conseguem apertar teclas.  :hein:

seu dispositivo está sendo obsediado por um espírito zombeteiro.  u.u
:stunned:
É... veja W-10 Creator & Chrome (presumivelmente atualizado...) e
Alt 0191
dá isso cá:

:chorao:

É... o "espiritismo" brasileiro se resume no Dr. Bezerra recitando sobre Jesus e a necessidade de perseverar nestes momentos difíceis para a humanidade; e nas cartinhas modelito chiquista de entes queridos (dos sentantes, claro) falecidos.
De fato o espiritismo americano tá muito mais evoluído. Segundo a Administração lá do OP, lá na America até o FBI usa detectives ψquicos  :hehe:

Note Sr. AlienígenA que eu COLEI o ψ (não escrevi-o...).

Só uma desobsessão para resolver seu problema.  :sleepy:

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #945 Online: 09 de Agosto de 2017, 16:01:14 »
Sei que é desanimador para o cético a constatação de que as iniciativas para convencimento generalizado teve seu tempo.
Agora, todos nós que já tivemos nossa oportunidade naqueles primeiros movimentos que tanto chamaram a atenção do mundo, e não apenas descremos, como acompanhamos os irredutíveis negadores, viemos para o teste da razão.

Desde muitos séculos, sempre que havia o embate, de um lado as crenças psíquicas ou metafísicas e do outro a inabalável racionalidade cética, não contribuíamos apenas com as idéias e argumentos, mas, ou abeirávamos do radicalismo religioso, ou do sarcasmo, da ironia e mordacidade desprezando as manifestações da fé sincera.
Nestes dois extremos, ao longo do tempo cristalizamos nossas opiniões e mais uma vez aqui estamos digladiando no espaço virtual... quiça também no espiritual. :hihi:.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #946 Online: 09 de Agosto de 2017, 16:10:19 »
Típica conversinha prá boi dormir.

Como não tem como  provar que espíritos existem, fica de conversa mole como se tivesse alguma coisa para discutir a respeito.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #947 Online: 09 de Agosto de 2017, 16:21:52 »
Típica conversinha prá boi dormir.

Como não tem como  provar que espíritos existem, fica de conversa mole como se tivesse alguma coisa para discutir a respeito.
Acho que vc deveria ser mais prudente, veja a aposta de Pascal. Vai que estou certo; como vc vai ficar, do outro lado...?
Oh, Spencer; dá uma ajudinha aqui! Era tudo brincadeirinha... :histeria:

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #948 Online: 09 de Agosto de 2017, 16:34:02 »
Acho que vc deveria ser mais prudente, veja a aposta de Pascal. Vai que estou certo; como vc vai ficar, do outro lado...?
Estou supondo que você sabe o que pensamos da Aposta de Pascal e que você está apenas sendo irônico ...

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #949 Online: 09 de Agosto de 2017, 17:28:36 »
Fantástico! O que impressiona é que não se questione o fato de que os espíritos se revelaram ao mundo arrastando mesas, mas simplesmente não fazem uso dos dispositivos de comunicação inventados depois disso. Desde o rádio, pelo menos
&c.
Os espíritos chegaram a montar uma estação de rádio — a Rádio Zeitstrom — pra se comunicarem por aparatos de rádio ou TV
Mas acho que já fecharam ela também.
Então não tem nem mesas girando;
nem corbeilles toupies com um lápis atado na ponta;
nem comunicação por meios mais modernos  |(
« Última modificação: 09 de Agosto de 2017, 21:58:53 por Gorducho »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!