BIZARRICE ANTI ESPÍRITA 
Olhem só: 局令第5号
Na dúvida o Partido é quem diz se o espírito reencarnou ou não 
E vejam como cada espiritismo é diferente. Nesse espiritismo budista o espírito fica reencarnando sempre na crosta terrícola, ao contrário da dogmatica kardecista onde ele vai "evoluir" pra reencarnar em outros globos + "adiantados moralmente" (Saturno, Jupiter, &c...); ou do caso do Espírito Bezerra que fica sempre por cá mas sem reencarnar 
.
Falar em “espiritismo budista” parece um tanto complicado. Espiritismo tem por fundamento a comunicação entre vivos e desencarnados e a reencarnação, o que não é encontrado no budismo: apesar de alguns discursos admitirem a possibilidade de contatos, eles não são incentivados tampouco considerados úteis. Há grupos que falam de “budismo mediúnico”, mas parece que seriam como que seitas não propriamente escolas; e a "reencarnação" budista difere substancialmente da do espiritismo...
.
O budismo é cheio de sutilezas e compreender aprofundadamente seus postulados exige longos estudos, mesmo assim, em termos gerais pode-se entender as linhas que regem os ensinamentos.
.
Importante destacar que existem várias versões do budismo, sendo o tibetano o que discorre sobre a reencarnação em termos mais próximos da visão ocidental, conquanto as diferenças sejam expressivas.
.
Um ponto a investigar: como pode uma visão metafísica que considera a individualidade ilusão agasalhar idealização reencarnacionista?
.
As diversas escolas budistas lidam com a questão de maneiras diversas, mesmo assim aproximadas, algumas não veem com bons olhos o termo “reencarnação”, pois acham que se confunde com considerações alheias aos ensinamentos de Budha, preferem falar de “renascimento”.
.
A ideia geral é a de que existe uma parcela dentre as instâncias que compõem o vivente, chamadas “agregados” (corpo denso, ou “grosseiro” e vários corpos sutis), que tende voltar à matéria, os demais componentes se reincorporam ao “todo” (ressalvado que podem haver variações explicativas nessa reincorporação), de qualquer modo, basta saber dessas idealizações para se perceber a grande diferença entre a doutrina reencarnacionsta espírita e o que é apregoado no budismo.
.
A norma promulgada pelo governo chinês, pelo que entendi, destina-se a regrar práticas do budismo tibetano, provavelmente visando evitar o excesso de budhas com os privilégios inerentes. Não esqueçamos que a China invadiu o Tibete e o incorporou ao seu território, entretanto, concede certa liberdade ao dominados de manterem suas tradições e crenças.
.
Ilustração: Monja Cohen fala da reencarnação.