Autor Tópico: Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)  (Lida 29951 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Fenrir

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.149
  • Sexo: Masculino
  • Cave Canem
Re:Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)
« Resposta #575 Online: 24 de Abril de 2019, 21:18:56 »
"Ministra Veneranda"  ...wtf

Quem é a nêmesis dela?
A Maga Patalójica?
Porque parece coisa da Disney
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Fenrir

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.149
  • Sexo: Masculino
  • Cave Canem
Re:Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)
« Resposta #576 Online: 24 de Abril de 2019, 21:28:50 »
E o Brasil tem 38 anos para se transformar de estados desunidos da propinolândia em pátria do evangelho?

Pensando bem, é plausível. Mais alguns mandatos sustentados/apoiados/manipulados pela IURD e suas congêneres e vira pátria do evangelho em dois palitos.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)
« Resposta #577 Online: 24 de Abril de 2019, 21:37:43 »
Ironicamente a IURD é meio "progressiva", defende legalização do aborto.

Fico imaginando se vai gerar conflitos com o olavismo.

Acho que provavelmente não, é capaz até de retraírem essa causa, que provavelmente não é "universal", com o perdão do aparente trocadilho acidental. E da rima.

Offline Andarilho-terrestre

  • Nível 13
  • *
  • Mensagens: 252
  • Sexo: Masculino
Re:Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)
« Resposta #578 Online: 25 de Abril de 2019, 08:31:52 »
Sim, espíritos "escrevem ao contrário".

   [/youtube]

E o espírito Dr.Bezerra ,com prisão de ventre:

[/youtube]

Offline montalvão

  • Nível 21
  • *
  • Mensagens: 730
Re:Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)
« Resposta #579 Online: 25 de Abril de 2019, 10:02:56 »
As aptidões mais destacadas em certa encarnação podem ser abafadas na seguinte visto que o objetivo é o desenvolvimento em múltiplas áreas, uma de cada vez, por certo.

Meu caro, visto a reencarnação não disponibilizar evidência de que a sina humana seja esse imaginado vaivém, de lá para cá e daqui pra lá, se é que me entende, ela tem o “efeito arroz”, quer dizer, pode misturar com qualquer ideia que, com jeitinho,  dá certo!
.
Sendo, pois, “ideia arroz” as multividas podem ser adaptadas à vontade do freguês para explicar o que bem se queira.
.
Então você diz que a cada existência pode se desenvolver “uma área”, creio que está propondo que numa vida o sujeito se inclina para a música, noutra a força física, na seguinte a engenharia, depois as letras, adiante a medicina... assim ad infinitum... isso está mais ou menos afinado com a codificação, conquanto Kardec apresente duas explicações para esse “abandono”, como se verá a seguir.
.
Ocorre que essa alegação contraria o senso comum! Basta um lépido exame da média dos seres para se constatar que, NA ÚNICA VIDA QUE EFETIVAMENTE SE CONHECE, as coisas não funcionam assim!
.
Aliás, devo ressaltar a afirmação anterior: só conhecemos uma única vida! Se houvesse outras teríamos que, de algum modo,  lembrá-las. A ausência de recordações é forte indicativo da ilusoriedade dessa suposição!
.
Tirante os extremos, onde se situam, dum lado os dotados de genialidade; de outro os prejudicados em habilidades e cognição, na média, as pessoas  desenvolvem várias destrezas durante a existência. Você, Jung,  pode se autoavaliar e descobrirá que ostenta variados talentos,  conhece muitos mistérios e ciências... Então, por que a reencarnação teria por finalidade incrementar uma única “área”? Eu me tomo por exemplo e digo-lho que sou um reencarnado fracassado, visto que tenho notável gosto por música e ansiei nascer dotado de sensibilidade nessa arte sendo, no entanto, canhestro musicalmente, tanto como instrumentista quanto no canto, e sofro muito por isso.  A reencarnação tem um grande débito para comigo... ou terei de aceitar que estou sendo castigado por ter feito coisa feia de que não recordo? Pode ser que numa vida passada, no séc. XVIII, em crise,  quebrei meu piano de cauda e o joguei pela janela justamente no momento em que uma grávida passava pelo local, levando-a a óbito...
.
Citação de: JungF
Imaginemos F. Chopin reencarnado e com toda a vocação para a música, novamente. Não quereria mais nada... viveria assim indefinidamente... A questão não é que a criatura precise dominar as inúmeras áreas do conhecimento, da ciência, da arte mas, sim, envolver-se com grupos sociais diferentes onde se lhe depare novos desafios de convivência.
.
Pois é, sua reflexão mostra o “efeito arroz” de que falei! Na idealização que apresenta, Chopin não reencarnaria músico porque precisava desenvolver outras capacidades (ou “áreas”), quem sabe o grande pianista não estaria vivendo no Complexo do Alemão aprendendo a lidar  com armas contrabandeadas e em lugar de apertar teclas apertasse gatilhos? Tudo é possível...
.
Há quem fale em “evidência científica da reencarnação” citando genialidades e a doutrina, confira:
.
“As principais evidências científicas da reencarnação são: 
Gênios Precoces, são crianças prodígios, que desde a mais tenra idade mostram possuir conhecimentos de tal ordem à respeito de temas os mais diversos que seria impossível explicá-los sem a certeza de que viveram antes. 
- Amadeus Mozart tocava piano aos 3 anos e violino aos 4 anos sem nunca ter visto um [?!]
- Pierino Gamba foi maestro aos 11 anos.
- Pascal, matemático francês discutia matemática e geometria aos 12 anos. 
- Miguel Angelo, com a idade de 8 anos, foi dispensado pelo seu professor de escultura porque este já nada mais tinha a ensiná-lo. 
.
Kardec, examinando a questão pergunta aos benfeitores como entender este fenômeno [Livro dos Espíritos - questão 219] e eles dizem: 'Lembrança do passado, recordação anterior da alma." (Reencarnação, Evidências e Fundamentos – Centro Espírita Celeiro de Luz).
.
.
A explicação acima acha arrimo em Kardec, conforme expressa o LE (no trecho que segue vê-se a ingenuidade de Rivail ao apresentar elucidação espiritista para coisas que achavam serem inexplicáveis por outras vias):
.
219. Qual a origem das faculdades extraordinárias dos indivíduos que, sem estudo prévio, parecem ter a intuição de certos conhecimentos, o das línguas, do cálculo, etc.?
.
“Lembrança do passado; progresso anterior da alma, mas de que ela não tem consciência. DONDE QUERES QUE VENHAM TAIS CONHECIMENTOS? O corpo muda, o Espírito, porém, não muda, embora troque de roupagem.”
.
220. Pode o Espírito, mudando de corpo, perder algumas faculdades intelectuais, deixar de ter, por exemplo, o gosto das artes?
.
“Sim, DESDE QUE CONSPURCOU A SUA INTELIGÊNCIA OU A UTILIZOU MAL. Depois, uma faculdade qualquer pode permanecer adormecida durante uma existência, por querer o Espírito exercitar outra, que nenhuma relação tem com aquela. Essa, então, fica em estado latente, para reaparecer mais tarde.”
.
221. Dever-se-ão atribuir a uma lembrança retrospectiva o sentimento instintivo que o homem, mesmo quando selvagem, possui da existência de Deus e o pressentimento da vida futura?
.
“É uma lembrança que ele conserva do que sabia como Espírito antes de encarnar. Mas, o orgulho amiudadamente abafa esse sentimento.”
.
a) - Serão devidas a essa mesma lembrança certas crenças relativas à Doutrina  Espírita, que se observam em todos os povos?
.
 “Esta doutrina é tão antiga quanto o mundo; tal o motivo por que em toda parte a encontramos, O QUE CONSTITUI PROVA DE QUE É VERDADEIRA. Conservando a intuição do seu estado de Espírito, o Espírito encarnado tem, instintivamente, consciência do mundo invisível, mas os preconceitos bastas vezes falseiam essa idéia e a ignorância lhe mistura a superstição.”











Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re:Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)
« Resposta #580 Online: 25 de Abril de 2019, 11:56:45 »
Citar
Sim, espíritos "escrevem ao contrário".

Adoro essas manifestações espiritóides circenses que impressionam os crentes até a raiz dos pentelhos. Elas são tão estúpidas e desnecessárias que fariam qualquer espírito de porco morrer de vergonha mas ao mesmo tempo são divertidas de tão ridículas. O que pretendem demonstrar?

Citar
E o espírito Dr.Bezerra ,com prisão de ventre

Esse Dr Bezerra se manifesta como um espírito esclerosado que não fala coisa com coisa. Muito me admira que esse "espírito" tenha assumido a forma de um velho caquético para se expressar tendo diante de si ( :histeria:) uma infinidade de opções de idades, vigor intelectual e conhecimento acumulado de muitas encarnações. Incompreensivelmente escolheu a forma de um moribundo, no bico do corvo, para dar seus recados enquanto plasma sua incontinência intestinal numa frauda geriátrica espiritual.

« Última modificação: 25 de Abril de 2019, 12:07:21 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re:Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)
« Resposta #581 Online: 25 de Abril de 2019, 12:23:40 »
Qual foi o espírito genial da música que reencarnou como Mozart? Certamente não era deste planeta ( :histeria:). E o que aconteceu com o talento do espírito de Mozart que nunca mais deu as caras? Certamente sofreu influência negativa da atmosfera de Júpiter, onde tem uma casa com jardins maravilhosos.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)
« Resposta #582 Online: 25 de Abril de 2019, 12:51:42 »
Gigaview sem perceber mostra mais uma das evidências para a teoria de que as reencarnações não seguem a cronologia linear do tempo terrestre, mas pode ter espíritos "do ano 3000" reencarnando em "1500". Isso explica mais parcimoniosamente a todas essas pessoas fora de seu tempo, como Mozart, Einstein, Da Vinci, Nostradamus, etc.

Melhor que as duas principais hipóteses concorrentes, hipótese materialista de ser tudo obra do acaso, SORTE, ou AZAR, quanto a de reencarnações apenas lineares, como se o espírito IMATERIAL de alguma forma fosse restrito pela quarta dimensão MATERIAL do tempo físico.

Reencarnações alienígenas não podem ser descartadas, mas trazem um elemento extra desnecessário para essa linha de explicações, além de problemas, como a absoluta escassez de pessoas com essas memórias, ou com outros talentos esperados, como falar num idioma alienígena. A meu ver esses devem ser mais casos de coisas que os materialistas enxergam como formas de distúrbios psiquiátricos, como crianças comendo sujeira ou outros comportamentos que talvez fizessem mais sentido a quem antes estivesse acostumado a um corpo biológico de uma espécie muito distante, não terrestre.

Offline Gorducho

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.972
  • Sexo: Masculino
Re:Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)
« Resposta #583 Online: 25 de Abril de 2019, 12:55:00 »
E o que aconteceu com o talento do espírito de Mozart que nunca mais deu as caras? Certamente sofreu influência negativa da atmosfera de Júpiter, onde tem uma casa com jardins maravilhosos.
A expectativa de vida lá em Jupiter é de 500 anos terrícolas. So, provavelmente (supondo que não tenha morrido prematuramente lá, no caso) ele ainda viva lá...
E Júpiter é o orbe + evoluído moralmente dentro do nosso sistema planetário ("solar"). Então, CASO ele tenha falecido prematuramente lá, ou reencarna lá ou noutro orbe ainda mais evoluído, es decir: fora do nosso sistema (lei da não-retrogradação das almas) :ok:
« Última modificação: 25 de Abril de 2019, 12:57:47 por Gorducho »

Offline JungF

  • Nível 19
  • *
  • Mensagens: 588
Re:Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)
« Resposta #584 Online: 25 de Abril de 2019, 14:25:38 »
Há que se levar em consideração o fato de que o Universo está repleto de civilizações mais avançadas que a nossa e com relativa frequência os gênios que aqui se encontram ou por aqui passaram são provindos daquelas.
Também, muitos dentre nós que se dedicam com afinco ao avanço do conhecimento nas diversas áreas da tecnologia, das artes ou das ciências sociais, são distinguidos ao desencarnarem com o conhecimento que lhes complementaria os raciocínios aqui desenvolvidos em parte.
Quando reencarnam, da vez seguinte, surpreendem-nos com as intuições que conduzirão às novas descobertas. Este é um método frequentemente utilizado pelos entidades espirituais pelo qual se independe do auxilio de criaturas advindas de outras paragens celestes.

Offline Andarilho-terrestre

  • Nível 13
  • *
  • Mensagens: 252
  • Sexo: Masculino
Re:Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)
« Resposta #585 Online: 25 de Abril de 2019, 14:27:24 »
Há que se levar em consideração o fato de que o Universo está repleto de civilizações mais avançadas que a nossa e com relativa frequência os gênios que aqui se encontram ou por aqui passaram são provindos daquelas.
Também, muitos dentre nós que se dedicam com afinco ao avanço do conhecimento nas diversas áreas da tecnologia, das artes ou das ciências sociais, são distinguidos ao desencarnarem com os conhecimento que lhes complementaria os raciocínios aqui desenvolvidos em parte.
Quando reencarnam, da vez seguinte, surpreendem-nos com as intuições que conduzirão às novas descobertas. Este é um método frequentemente utilizado pelos entidades espirituais pelo qual se independe do auxilio de criaturas advindas de outras paragens celestes.

Tem alguma opinião sobre Dr.Bezerra e Ministra Veneranda não reencarnarem há mais de cem anos?

Offline JungF

  • Nível 19
  • *
  • Mensagens: 588
Re:Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)
« Resposta #586 Online: 25 de Abril de 2019, 15:52:50 »
 
 
Citação de: JungF
As aptidões mais destacadas em certa encarnação podem ser abafadas na seguinte visto que o objetivo é o desenvolvimento em múltiplas áreas, uma de cada vez, por certo.


 
Citação de: Montalvão
Meu caro, visto a reencarnação não disponibilizar evidência de que a sina humana seja esse imaginado vaivém, de lá para cá e daqui pra lá, se é que me entende, ela tem o “efeito arroz”, quer dizer, pode misturar com qualquer ideia que, com jeitinho,  dá certo!

Você está certo; de fato os sincretismos relacionados à reencarnação são muitos e variados. Mas pergunte a si mesmo: algum deles serviria para explicar as desigualdades do mundo, as violências, taras, catástrofes, etc, em que a Justiça Divina seria naturalmente questionada, até por outros religiosos menos engajados?
.
Citação de: Montalvão
Sendo, pois, “ideia arroz” as multividas podem ser adaptadas à vontade do freguês para explicar o que bem se queira
. Não seria este, exatamente o objetivo?
.
Citação de: Montalvão
]Então você diz que a cada existência pode se desenvolver “uma área”, creio que está propondo que numa vida o sujeito se inclina para a música, noutra a força física, na seguinte a engenharia, depois as letras, adiante a medicina... assim ad infinitum... isso está mais ou menos afinado com a codificação, conquanto Kardec apresente duas explicações para esse “abandono”, como se verá a seguir.
.
Ocorre que essa alegação contraria o senso comum! Basta um lépido exame da média dos seres para se constatar que, NA ÚNICA VIDA QUE EFETIVAMENTE SE CONHECE, as coisas não funcionam assim!
.
Aliás, devo ressaltar a afirmação anterior: só conhecemos uma única vida! Se houvesse outras teríamos que, de algum modo,  lembrá-las. A ausência de recordações é forte indicativo da ilusoriedade dessa suposição!

Não se trata de ausência de lembranças, pois neste caso não haveria a evolução; estaríamos sempre iniciando do ponto inicial. Cada reencarnação é detidamente preparada, exceto para aqueles ainda primários no conhecimento e nos sentimentos, para os quais usa-se a expressão "entrega porta-a-porta." Os demais terão determinadas áreas da memória abafadas in totun, outros com lembranças que se traduzem nas aptidões, vocações, tendências, caracteres marcantes da personalidade, etc.
.
Citação de: Montalvão
Tirante os extremos, onde se situam, dum lado os dotados de genialidade; de outro os prejudicados em habilidades e cognição, na média, as pessoas  desenvolvem várias destrezas durante a existência. Você, Jung,  pode se autoavaliar e descobrirá que ostenta variados talentos,  conhece muitos mistérios e ciências... Então, por que a reencarnação teria por finalidade incrementar uma única “área”? Eu me tomo por exemplo e digo-lho que sou um reencarnado fracassado, visto que tenho notável gosto por música e ansiei nascer dotado de sensibilidade nessa arte sendo, no entanto, canhestro musicalmente, tanto como instrumentista quanto no canto, e sofro muito por isso.  A reencarnação tem um grande débito para comigo... ou terei de aceitar que estou sendo castigado por ter feito coisa feia de que não recordo? Pode ser que numa vida passada, no séc. XVIII, em crise,  quebrei meu piano de cauda e o joguei pela janela justamente no momento em que uma grávida passava pelo local, levando-a a óbito...
:biglol: :biglol: :biglol:  :ok:
Muitas vezes a reencarnação visa a correção de certos desvios morais (ambição, orgulho, avareza, ociosidade) e por isto somos constrangidos a nascer em ambientes de grande pobreza e isolamento, então sem a possibilidade da expansão de nossos melhores pendores. Nestas não desenvolvemos nenhuma das "destrezas" que almejamos, mas as oportunidades de amparar, esclarecer e consolar serão o passaporte para melhores encarnações.
Engraçado, ou triste: também sou um músico fracassado mas não atirei meu piano pela janela. :hihi:
.
 
 
Citação de: Montalvão

Há quem fale em “evidência científica da reencarnação” citando genialidades e a doutrina, confira:
.
“As principais evidências científicas da reencarnação são: 
Gênios Precoces, são crianças prodígios, que desde a mais tenra idade mostram possuir conhecimentos de tal ordem à respeito de temas os mais diversos que seria impossível explicá-los sem a certeza de que viveram antes. 
- Amadeus Mozart tocava piano aos 3 anos e violino aos 4 anos sem nunca ter visto um [?!]
- Pierino Gamba foi maestro aos 11 anos.
- Pascal, matemático francês discutia matemática e geometria aos 12 anos. 
- Miguel Angelo, com a idade de 8 anos, foi dispensado pelo seu professor de escultura porque este já nada mais tinha a ensiná-lo. 
.
Kardec, examinando a questão pergunta aos benfeitores como entender este fenômeno [Livro dos Espíritos - questão 219] e eles dizem: 'Lembrança do passado, recordação anterior da alma." (Reencarnação, Evidências e Fundamentos – Centro Espírita Celeiro de Luz).
.
.
A explicação acima acha arrimo em Kardec, conforme expressa o LE (no trecho que segue vê-se a ingenuidade de Rivail ao apresentar elucidação espiritista para coisas que achavam serem inexplicáveis por outras vias):
.
219. Qual a origem das faculdades extraordinárias dos indivíduos que, sem estudo prévio, parecem ter a intuição de certos conhecimentos, o das línguas, do cálculo, etc.?
.
“Lembrança do passado; progresso anterior da alma, mas de que ela não tem consciência. DONDE QUERES QUE VENHAM TAIS CONHECIMENTOS? O corpo muda, o Espírito, porém, não muda, embora troque de roupagem.”
.
220. Pode o Espírito, mudando de corpo, perder algumas faculdades intelectuais, deixar de ter, por exemplo, o gosto das artes?
.
“Sim, DESDE QUE CONSPURCOU A SUA INTELIGÊNCIA OU A UTILIZOU MAL. Depois, uma faculdade qualquer pode permanecer adormecida durante uma existência, por querer o Espírito exercitar outra, que nenhuma relação tem com aquela. Essa, então, fica em estado latente, para reaparecer mais tarde.”
.
221. Dever-se-ão atribuir a uma lembrança retrospectiva o sentimento instintivo que o homem, mesmo quando selvagem, possui da existência de Deus e o pressentimento da vida futura?
.
“É uma lembrança que ele conserva do que sabia como Espírito antes de encarnar. Mas, o orgulho amiudadamente abafa esse sentimento.”
.
a) - Serão devidas a essa mesma lembrança certas crenças relativas à Doutrina  Espírita, que se observam em todos os povos?
.
 “Esta doutrina é tão antiga quanto o mundo; tal o motivo por que em toda parte a encontramos, O QUE CONSTITUI PROVA DE QUE É VERDADEIRA. Conservando a intuição do seu estado de Espírito, o Espírito encarnado tem, instintivamente, consciência do mundo invisível, mas os preconceitos bastas vezes falseiam essa idéia e a ignorância lhe mistura a superstição.”

Muito esclarecedor, mas quanto a evidências científicas da reencarnação, nada tão espetacular, mas já dever ter ouvido falar da experiencia de dejavu por que passou o general americano Patton. São vários links sobre isto mas este chama a atenção
https://www.amazon.com/Patton-Lives-Battles-General-Reincarnation/dp/1481257439

Offline Pedro Reis

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.084
Re:Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)
« Resposta #587 Online: 25 de Abril de 2019, 18:02:11 »
Há que se levar em consideração o fato de que o Universo está repleto de civilizações mais avançadas que a nossa e com relativa frequência os gênios que aqui se encontram ou por aqui passaram são provindos daquelas.
Também, muitos dentre nós que se dedicam com afinco ao avanço do conhecimento nas diversas áreas da tecnologia, das artes ou das ciências sociais, são distinguidos ao desencarnarem com o conhecimento que lhes complementaria os raciocínios aqui desenvolvidos em parte.
Quando reencarnam, da vez seguinte, surpreendem-nos com as intuições que conduzirão às novas descobertas. Este é um método frequentemente utilizado pelos entidades espirituais pelo qual se independe do auxilio de criaturas advindas de outras paragens celestes.


Muito bem observado.

Os críticos do Espiritismo parecem desconhecer até mesmo a função exponencial.

O número de pessoas vivas atualmente na crosta terrestre é maior que o de todas as pessoas que já viveram e morreram neste planeta. E ainda há um considerável número de atualmente desencarnados. Portanto, de onde podem ter vindo as almas extras? Evidentemente de outros mundos, já que matematicamente se prova que não haveria estoque suficiente de almas terrestres para encarnar em 7 bilhões de viventes.

Além disso cá começamos com Adão e Eva somente, e hoje somos bilhões!

Seria necessário uma usina fabricando almas novas a todo vapor apenas para abastecer o crescimento populacional terrícola. Mas isto implicaria em ajuntar no mesmo planeta espíritos com níveis evolutivos muito distantes. Encarnações 0 km com encarnados que já tivessem evoluído por centenas de experiências corpóreas neste mundo.

Evidentemente há de haver mundos onde o crescimento populacional é muito lento, inexistente ou até negativo. Mundos para os quais o número de almas na sala de espera é maior que as vagas disponíveis. E, pela nossa própria experiência aqui na Terra, sabemos que estas condições se dão em sociedades mais evoluídas. Econômica, social e tecnologicamente. Portanto é destes mundos avançados que chegam as almas novas, em sua maioria. O que explica perfeitamente estes casos de gênios precoces, que de outro modo, a luz da Ciência materialista, apresentariam desenvolvimento intelectual incompatível com seu estágio biológico neuropsíquico.

Offline montalvão

  • Nível 21
  • *
  • Mensagens: 730
Re:Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)
« Resposta #588 Online: 26 de Abril de 2019, 10:05:15 »
Há que se levar em consideração o fato de que o Universo está repleto de civilizações mais avançadas que a nossa e com relativa frequência os gênios que aqui se encontram ou por aqui passaram são provindos daquelas.
.
Há que se levar em consideração que, segundo a doutrina, TODOS os orbes celestes agasalham vida, o que na seara espírita é denominado “pluralidade dos mundos habitados”, ensino de firme convicção do patriarca que, mesmo já estando definitivamente mostrado insustentável, é mantido na codificação. Até o sol, no delírio de Rivail, é usado, não para habitação, mas para encontro espiritual em reuniões certamente muito quentes!  São palavras de Kardec no ESE:
.
“A casa do Pai é o Universo. AS DIFERENTES MORADAS SÃO OS MUNDOS QUE CIRCULAM NO ESPAÇO INFINITO e oferecem, aos Espíritos que neles encarnam, moradas correspondentes ao adiantamento dos mesmos Espíritos. Independente da diversidade dos mundos, essas palavras de Jesus também podem referir-se ao estado venturoso ou desgraçado do Espírito na erraticidade.”
.
Adiante, Rivail acrescenta:
.
“DO ENSINO DADO PELOS ESPÍRITOS, resulta que muito diferentes umas das outras são as condições dos mundos, quanto ao grau de adiantamento ou de inferioridade dos seus habitantes. Entre eles há-os em que estes últimos são ainda inferiores aos da Terra, física e moralmente; outros, da mesma categoria que o nosso; e outros que lhe são mais ou menos superiores a todos os respeitos. Nos mundos inferiores, a existência é toda material, reinam soberanas as paixões, sendo quase nula a vida moral. A medida que esta se desenvolve, diminui a influência da matéria, de tal maneira que, nos mundos mais adiantados, a vida é, por assim dizer, toda espiritual.”
.
Observe que Kardec não assume a responsabilidade pelo que diz, põe na conta dos espíritos, os quais estariam muito bem informados a respeito da situação do cosmo e dele  poderiam dar notícias seguras , em vez de fake news (como foi feito)!
.
Os espíritas fazem notável inversão de valores: transformam a fantasia kardecista em realidade e desprezam o fato de que a pluralidade é uma das grandes falhanças dos devaneios espiritistas! A partir dessa inversão surgem as alegações disparatadas, quais a que vemos acima, de que “o Universo está repleto de civilizações mais avançadas que a nossa, e muitos gênios que aqui encarnam vêm dessas civilizações”!

Offline Pedro Reis

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.084
Re:Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)
« Resposta #589 Online: 26 de Abril de 2019, 13:43:44 »
Mas não há outra explicação razoável. Os gênios, cada um em seu campo, são obviamente homens adiante de seu tempo. Desde Aristóteles a Olavo de Carvalho.

E como um homem poderia estar a frente do próprio tempo não viesse ele de um tempo a frente?

Estes luminares que aqui aportam só podem ser oriundos de civilizações muito mais avançadas, que para cá são enviados com a missão de impulsionar o progresso intelectual e material, já que o espiritual é um processo.

Mas aí algum metido a espertinho questionaria: "E de onde vêm, então, os gênios  nestes mundos mais avançados? Todos os gênios destes mundos que estavam a frente de seu tempo?"

Obviamente de outros mundos. Ainda muito mais avançados.

Offline Andarilho-terrestre

  • Nível 13
  • *
  • Mensagens: 252
  • Sexo: Masculino
Re:Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)
« Resposta #590 Online: 26 de Abril de 2019, 13:59:26 »
Mas não há outra explicação razoável. Os gênios, cada um em seu campo, são obviamente homens adiante de seu tempo. Desde Aristóteles a Olavo de Carvalho.

E como um homem poderia estar a frente do próprio tempo não viesse ele de um tempo a frente?

Estes luminares que aqui aportam só podem ser oriundos de civilizações muito mais avançadas, que para cá são enviados com a missão de impulsionar o progresso intelectual e material, já que o espiritual é um processo.

Mas aí algum metido a espertinho questionaria: "E de onde vêm, então, os gênios  nestes mundos mais avançados? Todos os gênios destes mundos que estavam a frente de seu tempo?"

Obviamente de outros mundos. Ainda muito mais avançados.

uai Pedro, será que não há "terráqueos" que atingiram certa evolução em todo esse tempo?
do jeito que dizes a impressão que dá é que "tem que vir alguém de fora para o negócio andar"...

tá parecendo empresa : zezinho e luisinho trabalham com afinco, conhecem tudo em 15 anos e vem um camarada, o huguinho, e entra como chefe do zezinho e luisinho...

Offline Andarilho-terrestre

  • Nível 13
  • *
  • Mensagens: 252
  • Sexo: Masculino
Re:Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)
« Resposta #591 Online: 26 de Abril de 2019, 14:02:35 »
SABEDORIA BIZARRA
==============

Eis o que um dos espíritos sábios de Kardec "ensinaram":

"9. (A São Luís) ─ A raça negra é realmente inferior?
─ A raça negra desaparecerá da Terra. Ela foi feita para uma latitude diferente da vossa."

"12. (A São Luís) ─ É certo que por vezes os brancos reencarnam em corpos negros?
─ Sim. Quando, por exemplo, um senhor maltratou um escravo, pode pedir, como expiação, para viver num corpo de negro, a fim de sofrer por sua vez aquilo que fez sofrer e, por esse meio, adiantar-se e obter o perdão de Deus."



https://www.kardecpedia.com/roteiro-de-estudos/893/revista-espirita-jornal-de-estudos-psicologicos-1859/6892/junho/palestras-familiares-de-alem-tumulo/o-negro-pai-cesar

Offline montalvão

  • Nível 21
  • *
  • Mensagens: 730
Re:Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)
« Resposta #592 Online: 26 de Abril de 2019, 14:40:11 »
 [
Citação de: JungF
]Muito esclarecedor, mas quanto a evidências científicas da reencarnação, nada tão espetacular, mas já dever ter ouvido falar da experiencia de dejavu por que passou o general americano Patton. São vários links sobre isto mas este chama a atenção
https://www.amazon.com/Patton-Lives-Battles-General-Reincarnation/dp/1481257439

--------------------------------------------------------------------
PATTON: MUITAS VIDAS, MUITAS BATALHAS: GENERAL PATTON E REENCARNAÇÃO
.
“O general George S. PATTON JR. ACREDITAVA NA REENCARNAÇÃO. Este panfleto original de Karl F. Hollenbach ilustra a crença do General desde sua infância até seus últimos dias. Um exame do poema de Patton, "Through A Glass, Darkly", explica e esclarece referências Patton fez para vidas anteriores. O autor anexou uma breve história da reencarnação para que o leitor possa ver alguns dos potenciais escritos que o General Patton pode ter encontrado durante sua educação, juntamente com uma lista rápida de outros comandantes e líderes que também acreditavam na reencarnação. Uma bibliografia expandida, juntamente com uma entrevista de James Autenrith, organista no funeral de Patton acrescenta profundidade e cor para o homem e sua crença.” (“tradução” google)
--------------------------------------------------------------------
.
O problema se soluciona na frase em destaque “Patton acreditava na reencarnação”, a partir daí todas as imaginâncias são possíveis e aceitáveis (desde, é claro, que também se acredite)! Não há nada na pessoal experiência do militar que mereça a alcunha de “científico”.
.
Aliás, minha história pregressa certamente é mais emocionante que a do general: há alguns anos encomendei de astróloga ligada a Fundação Cayce uma leitura kármica e o resultando foi surpreendente, até mesmo para mim que já tinha intuições de minha nobre ascendência encarnativa!
.
Por exemplo, fui noticiado de que sou dotado de “alma elevada com necessidade intensa de informação e conhecimento” (uau!). Sou “paciente”, “honesto” (vai ver seja por isso que detesto o PT), “sincero e inclinado para as artes” (ainda não descobri para qual) e “altamente evoluído”.

Fui encarnado em Marte, o que me preparou para o “exercício da autoridade”. Em intervalos entre as vidas terrenas, estive em Urano (encarnado, naturalmente), em Netuno  e, não poderia deixar de ser, em Júpiter (talvez até tenha convivido com Mozart,  infelizmente não lembro de nada!).
.
Obviamente, vivi em Atlântida e estive com Alexandre (o grande) em incursões militares pela Arábia e Índia...
.
Paro por aqui, senão vai me achar um reencarnado presunçoso e eu me sinta vaidoso por tão belo currículo polividas. Não invento nada, tudo me foi transmitido pelo “Grupo Astrológico do Terceiro Milênio” que, certamente, sabe o que diz!
.
Portanto, o coitado do Patton é fichinha diante de minhas peripécias pela história!
« Última modificação: 26 de Abril de 2019, 14:46:32 por montalvão »

Offline JungF

  • Nível 19
  • *
  • Mensagens: 588
Re:Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)
« Resposta #593 Online: 26 de Abril de 2019, 15:47:34 »
Há que se levar em consideração o fato de que o Universo está repleto de civilizações mais avançadas que a nossa e com relativa frequência os gênios que aqui se encontram ou por aqui passaram são provindos daquelas.
Também, muitos dentre nós que se dedicam com afinco ao avanço do conhecimento nas diversas áreas da tecnologia, das artes ou das ciências sociais, são distinguidos ao desencarnarem com os conhecimento que lhes complementaria os raciocínios aqui desenvolvidos em parte.
Quando reencarnam, da vez seguinte, surpreendem-nos com as intuições que conduzirão às novas descobertas. Este é um método frequentemente utilizado pelos entidades espirituais pelo qual se independe do auxilio de criaturas advindas de outras paragens celestes.

Tem alguma opinião sobre Dr.Bezerra e Ministra Veneranda não reencarnarem há mais de cem anos?
As reencarnações tornam-se mais espaçadas para os espíritos na proporção da evolução que alcançaram. Mas também em função das tarefas e dos carmas a que se vinculam. Para dar um exemplo, uma entidade cujo resgate se dará em algum ambiente conflagrado por guerras, precisa aguardar as circunstâncias adequadas.
Quando não há necessidade imperiosa para a reencarnação de certo espírito, este se responsabiliza por trabalhos dignificantes até que surja a ocasião precisa para seu retorno à carne.

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re:Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)
« Resposta #594 Online: 26 de Abril de 2019, 16:48:49 »
[
Citação de: JungF
]Muito esclarecedor, mas quanto a evidências científicas da reencarnação, nada tão espetacular, mas já dever ter ouvido falar da experiencia de dejavu por que passou o general americano Patton. São vários links sobre isto mas este chama a atenção
https://www.amazon.com/Patton-Lives-Battles-General-Reincarnation/dp/1481257439

--------------------------------------------------------------------
PATTON: MUITAS VIDAS, MUITAS BATALHAS: GENERAL PATTON E REENCARNAÇÃO
.
“O general George S. PATTON JR. ACREDITAVA NA REENCARNAÇÃO. Este panfleto original de Karl F. Hollenbach ilustra a crença do General desde sua infância até seus últimos dias. Um exame do poema de Patton, "Through A Glass, Darkly", explica e esclarece referências Patton fez para vidas anteriores. O autor anexou uma breve história da reencarnação para que o leitor possa ver alguns dos potenciais escritos que o General Patton pode ter encontrado durante sua educação, juntamente com uma lista rápida de outros comandantes e líderes que também acreditavam na reencarnação. Uma bibliografia expandida, juntamente com uma entrevista de James Autenrith, organista no funeral de Patton acrescenta profundidade e cor para o homem e sua crença.” (“tradução” google)
--------------------------------------------------------------------
.
O problema se soluciona na frase em destaque “Patton acreditava na reencarnação”, a partir daí todas as imaginâncias são possíveis e aceitáveis (desde, é claro, que também se acredite)! Não há nada na pessoal experiência do militar que mereça a alcunha de “científico”.
.
Aliás, minha história pregressa certamente é mais emocionante que a do general: há alguns anos encomendei de astróloga ligada a Fundação Cayce uma leitura kármica e o resultando foi surpreendente, até mesmo para mim que já tinha intuições de minha nobre ascendência encarnativa!
.
Por exemplo, fui noticiado de que sou dotado de “alma elevada com necessidade intensa de informação e conhecimento” (uau!). Sou “paciente”, “honesto” (vai ver seja por isso que detesto o PT), “sincero e inclinado para as artes” (ainda não descobri para qual) e “altamente evoluído”.

Fui encarnado em Marte, o que me preparou para o “exercício da autoridade”. Em intervalos entre as vidas terrenas, estive em Urano (encarnado, naturalmente), em Netuno  e, não poderia deixar de ser, em Júpiter (talvez até tenha convivido com Mozart,  infelizmente não lembro de nada!).
.
Obviamente, vivi em Atlântida e estive com Alexandre (o grande) em incursões militares pela Arábia e Índia...
.
Paro por aqui, senão vai me achar um reencarnado presunçoso e eu me sinta vaidoso por tão belo currículo polividas. Não invento nada, tudo me foi transmitido pelo “Grupo Astrológico do Terceiro Milênio” que, certamente, sabe o que diz!
.
Portanto, o coitado do Patton é fichinha diante de minhas peripécias pela história!


 :histeria:

Sempre achei o Patton meio desajustado.  :stunned: Mas não imaginava que era maluco beleza. ::)
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re:Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)
« Resposta #595 Online: 26 de Abril de 2019, 16:50:40 »
Há que se levar em consideração o fato de que o Universo está repleto de civilizações mais avançadas que a nossa e com relativa frequência os gênios que aqui se encontram ou por aqui passaram são provindos daquelas.
Também, muitos dentre nós que se dedicam com afinco ao avanço do conhecimento nas diversas áreas da tecnologia, das artes ou das ciências sociais, são distinguidos ao desencarnarem com os conhecimento que lhes complementaria os raciocínios aqui desenvolvidos em parte.
Quando reencarnam, da vez seguinte, surpreendem-nos com as intuições que conduzirão às novas descobertas. Este é um método frequentemente utilizado pelos entidades espirituais pelo qual se independe do auxilio de criaturas advindas de outras paragens celestes.

Tem alguma opinião sobre Dr.Bezerra e Ministra Veneranda não reencarnarem há mais de cem anos?
As reencarnações tornam-se mais espaçadas para os espíritos na proporção da evolução que alcançaram. Mas também em função das tarefas e dos carmas a que se vinculam. Para dar um exemplo, uma entidade cujo resgate se dará em algum ambiente conflagrado por guerras, precisa aguardar as circunstâncias adequadas.
Quando não há necessidade imperiosa para a reencarnação de certo espírito, este se responsabiliza por trabalhos dignificantes até que surja a ocasião precisa para seu retorno à carne.

A gente brinca muito aqui mas às vezes me perco na farofa. Você está falando sério ou está de sacanagem?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gorducho

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.972
  • Sexo: Masculino
Re:Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)
« Resposta #596 Online: 26 de Abril de 2019, 19:27:46 »
As reencarnações tornam-se mais espaçadas para os espíritos na proporção da evolução que alcançaram. Mas também em função das tarefas e dos carmas a que se vinculam. Para dar um exemplo, uma entidade cujo resgate se dará em algum ambiente conflagrado por guerras, precisa aguardar as circunstâncias adequadas.
Quando não há necessidade imperiosa para a reencarnação de certo espírito, este se responsabiliza por trabalhos dignificantes até que surja a ocasião precisa para seu retorno à carne.

A gente brinca muito aqui mas às vezes me perco na farofa. Você está falando sério ou está de sacanagem?
:?: :?: :?:
Eu não sei se ele tem razão quando diz que a reencarnações vão se tornando + espaçadas... acho que não... Vão encarnando obviamente em mundos + evoluídos, mas quanto a diminuir o espaçamento não sei :?
No demais ele está certo :ok:
(i) Se for decidido que deverá encarnar num ambinete onde haja guerra, CLARO que vai ter que esperar tal circunstancia se proporcionar no mundo onde está programa a encarnação. Truísmo...
(ii) Enquanto espírito, sim, trabalha :ok:
O ictalizado é comentário do Kardec. Note que pus a pergunta #573 pra tornar evidente que o precedente NÃO se refere particularmente a espíritos ENCARNADOS.
568. Os Espíritos, que têm missões a cumprir, as cumprem na erraticidade, ou encarnados?
“Podem tê-las num e noutro estado. Para certos Espíritos errantes, é uma grande ocupação.”

569. Em que consistem as missões de que podem ser encarregados os Espíritos errantes?
“São tão variadas que impossível fora descrevê-las. Muitas há mesmo que não podeis compreender. Os Espíritos executam as vontades de Deus e não vos é dado penetrar-lhe todos os desígnios.”
As missões dos Espíritos têm sempre por objeto o bem. Quer como Espíritos, quer como homens, são incumbidos de auxiliar o progresso da Humanidade, dos povos ou dos indivíduos, dentro de um círculo de idéias mais ou menos amplas, mais ou menos especiais e de velar pela execução de determinadas coisas. Alguns desempenham missões mais restritas e, de certo modo, pessoais ou inteiramente locais, como sejam assistir os enfermos, os agonizantes, os aflitos, velar por aqueles de quem se constituíram guias e protetores, dirigi-los, dando-lhes conselhos ou inspirando-lhes bons pensamentos. Pode dizer-se que há tantos gêneros de missões quantas as espécies de interesses a resguardar, assim no mundo físico, como no moral. O Espírito se adianta conforme à maneira por que desempenha a sua tarefa.

571. Só os Espíritos elevados desempenham missões?
“A importância das missões corresponde às capacidades e à elevação do Espírito. O estafeta que leva um telegrama ao seu destinatário também desempenha uma perfeita missão, se bem que diversa da de um general.”

572. A missão de um Espírito lhe é imposta, ou depende da sua vontade?
“Ele a pede e ditoso se considera se a obtém.”
a) — Pode uma igual missão ser pedida por muitos Espíritos?
“Sim, é freqüente apresentarem-se muitos candidatos, mas nem todos são aceitos.”

573. Em que consiste a missão dos Espíritos encarnados?




« Última modificação: 26 de Abril de 2019, 19:48:06 por Gorducho »

Offline montalvão

  • Nível 21
  • *
  • Mensagens: 730
Re:Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)
« Resposta #597 Online: 26 de Abril de 2019, 19:30:38 »
Citação de: JungF
Quando não há necessidade imperiosa para a reencarnação de certo espírito, este se responsabiliza por trabalhos dignificantes até que surja a ocasião precisa para seu retorno à carne.
.
Essa é por demais deveras interessante: “necessidade imperiosa de reencarnação”! Como seria e funcionaria isso? E os “trabalhos dignificantes”, quer dizer o quê? Seria como consta em “Nosso Lar”, atividade de locução espiritual, a enviar das colônias eflúvios de paz, amor e harmonia aos terrícolas?
.
Citação de: JungF
As reencarnações tornam-se mais espaçadas para os espíritos na proporção da evolução que alcançaram. Mas também em função das tarefas E DOS CARMAS A QUE SE VINCULAM.
.
Mudou ou estou desinformado? Espiritismo labora com a ideia de carma? (Muita “carma” ao responder)...
.
Citação de: JungF
de fato os SINCRETISMOS relacionados à reencarnação são muitos e variados. Mas PERGUNTE A SI MESMO: ALGUM DELES SERVIRIA PARA EXPLICAR AS DESIGUALDADES DO MUNDO, as violências, taras, catástrofes, etc, em que a Justiça Divina seria naturalmente questionada, até por outros religiosos menos engajados?
.
Eu havia lhe indagado se considera o modelo de Kardec a coisa perfeita e os demais caricaturas... ainda não me respondeu, mas, para permitir-me a reflexão, suporei que a resposta seja SIM!
.
Na idealização espírita a reencarnação é a “única” maneira de elucidar  as injustiças e os privilégios: por que alguns têm tanto e tantos tão pouco? Por que muitos sofrem e poucos gozam? A resposta espírita: reencarnação à moda Kardec!
.
Mas, por que outras propostas não explicariam tão bem ou mesmo melhor as diferenças? (Aqui falo no contexto reencarnacionista para fins de argumentação). Basta mudar a perspectiva e tudo muda! No kardecismo a reencarnação é processo que proporciona a evolução do espírito, até chegar ao estado de “puro”, sabe-se lá quando... Noutras visões, a volta ao corpo deve-se ao apego à matéria, a qual produz múltiplas ilusões, incluindo a da individualidade e também os desequilíbrios. As numerosas encarnações são necessárias até que qualquer resquício de apego material seja eliminado, quando então cessa o quase infindável sofrimento de ter que voltar constantemente à carne.
.
E, mesmo que se considere o sonho de Kardec o mais bem urdido, qual a garantia de que a cada existência o vivente efetivamente evolui? Considerando que o infeliz tem um projeto a realizar, do qual não tem a menor lembrança, tampouco o roteiro que o guiaria na caminhada inexiste! Numa situação assim dificilmente alguém vai agregar pontos positivos na senda evolutiva. Seria como que jogar um cego num deserto e dizer-lhe: “tem uma direção que  se você seguir vai dar tudo certo, qualquer outra é desastre, agora se vira!”

Offline Gorducho

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.972
  • Sexo: Masculino
Re:Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)
« Resposta #598 Online: 26 de Abril de 2019, 20:04:56 »
Considerando que o infeliz tem um projeto a realizar, do qual não tem a menor lembrança, tampouco o roteiro que o guiaria na caminhada inexiste! Numa situação assim dificilmente alguém vai agregar pontos positivos na senda evolutiva. Seria como que jogar um cego num deserto e dizer-lhe: “tem uma direção que  se você seguir vai dar tudo certo, qualquer outra é desastre, agora se vira!”
O Edgar Saveney naquele genial artigo Un Episode contemporain de l'Histoire du Merveilleux - Le Spiritisme et les Spirites na
Revue des Deux Mondes, Paris, 1863
resume supimpamente a tese kardecista:
Leur principale affaire d’ailleurs, hors de leurs entretiens avec les humains, paraît être de réfléchir sur leur vie antérieure, d’en tirer les enseignements qu’elle comporte et de former, en vue de leur prochaine incarnation, des résolutions dont ils perdront le souvenir en entrant dans leur nouveau corps.
:lol:
« Última modificação: 26 de Abril de 2019, 20:12:26 por Gorducho »

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)
« Resposta #599 Online: 26 de Abril de 2019, 20:08:04 »
Se trata da aquisição de uma "memória muscular" ("muscle memory"*) em nível espiritual.


* aparentemente a tradução literal em português tem outro significado. "Muscle memory" talvez fosse melhor fraseado como "memória reflexiva", meio como andar de bicicleta (ou a pé), você faz de maneira autônoma, seu sistema nervoso aprendeu a se coordenar de maneira automática, sem exigir atenção consciente ao que você faz.

É assim também com o espírito. Pode se dizer também ser uma epigenética cármica.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!