Autor Tópico: Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)  (Lida 29953 vezes)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
Re:Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)
« Resposta #625 Online: 03 de Maio de 2019, 19:04:11 »
Parece-me que os espíritos médicos que acompanhavam João de deus debandaram.... não o ajudam em nada.

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2019/05/03/hospital-joao-de-deus-cobra-valor-estado-de-saude-piora.htm

Ou ele estava rodeado de espíritos taradões?
Isso é uma bizzarice TOTAL.

(supondo que existam espiritos E supondo que o João de Deus seja médium).

Mais digno de nota é não terem debandado antes ou até mesmo se prestarem a se manifestar através de alguem como ele, em primeiro lugar.

Ora se os espíritos "trabalhavam" através dele, então o ajudaram (posto que sem eles o JD seria um zé-ninguém e teria que arrumar outro pretexto para abusar de suas vítimas) e há claras implicações ético-morais em se ajudar um lixo daqueles a ganhar poder, importância, influência e manter seus vícios. Alem disso, como guias morais, a eficácia destes seres elevados é patética pois não foram capazes de melhorar um traste que estava em constante contato com eles.

Não é irônico que a religião, que gaba se guiar por princípios éticos superiores não ser capaz de educar pessoas importantes (sacerdotes) no seu próprio seio? A ICAR também manda lembranças.

Fosse eu espírita me sentiria bem, bem desconfortável com essa estória. Ou não, se minha fé fosse forte o suficiente para conjurar justificativas, como a fé sempre faz, em qualquer situação, não importa o quão desfavorável ou absurda seja.

Justificativas separando o médium JD, do homem JD em 3,2,1...
« Última modificação: 03 de Maio de 2019, 19:25:52 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #626 Online: 03 de Maio de 2019, 20:48:24 »
O JD nunca foi um espírita de verdade.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #627 Online: 04 de Maio de 2019, 11:04:38 »

Citação de: Andarilho
Parece-me que os espíritos médicos que acompanhavam João de deus debandaram.... não o ajudam em nada.

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2019/05/03/hospital-joao-de-deus-cobra-valor-estado-de-saude-piora.htm

Mesmo não sendo espírita aqueles que estudam ou conhecem a base da DE sabem que, do lado de lá também existe uma sociedade tal como a de cá, ou seja, mandriões, taradões, idiotas, em fim, tudo o que temos aqui, de pior, continua por aqui mesmo, após a morte.
Então, considerando que o livre arbítrio é o juiz do homem, aqui e lá, resta-nos ao examinar tais questões compreender que o destino está sendo cumprido; das vítimas e dos autores - encarnados e desencarnados.

Citação de: Fenrir
(supondo que existam espiritos E supondo que o João de Deus seja médium).
Mais digno de nota é não terem debandado antes ou até mesmo se prestarem a se manifestar através de alguem como ele, em primeiro lugar.
Ora se os espíritos "trabalhavam" através dele, então o ajudaram (posto que sem eles o JD seria um zé-ninguém e teria que arrumar outro pretexto para abusar de suas vítimas) e há claras implicações ético-morais em se ajudar um lixo daqueles a ganhar poder, importância, influência e manter seus vícios. Alem disso, como guias morais, a eficácia destes seres elevados é patética pois não foram capazes de melhorar um traste que estava em constante contato com eles.
Não é irônico que a religião, que gaba se guiar por princípios éticos superiores não ser capaz de educar pessoas importantes (sacerdotes) no seu próprio seio? A ICAR também manda lembranças. 
Como disse acima, embora estejamos acompanhados de bons e maus espíritos cabe-nos a escolha e, função desta, a reparação dolorosa ou o salto evolutivo. JD teve sua escolha; com a faculdade inata, poderia fazer o Bem ou se enlamear e neste último caso o vexame e a prisão foram o preço ajustado.

A DE não tem por finalidade educar as pessoas. Ela informa, traz novos conhecimentos e mostra uma relação clara de causa e efeito, daí a importância do Livre-arbítrio.
Pode-se argumentar que estaríamos todos a mercê de homens insanos já que podem decidir suas ações, prejudicando-nos ou não.
Em cada situação aqueles que lhes seriam alvos têm seu pretérito examinado em minúcias conferindo-lhes o salvo conduto, ou não.
A Justiça sempre se cumpre. Não há acaso.
Toda a inquietação e angústia que nos atormentam seriam afastadas se, tendo este conhecimento nele crêssemos.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #628 Online: 04 de Maio de 2019, 11:14:14 »
Interessante como esses supostos espiritos continuavam assentando nele a despeito das ignomínias praticadas pelo dito cujo. Pode-se dizer que tais espíritos seriam cúmplices criminosos ao ajudar na construção de uma fama que só serviria pra atrair mais e mais vítimas incautas.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #629 Online: 04 de Maio de 2019, 12:14:22 »
Interessante como esses supostos espiritos continuavam assentando nele a despeito das ignomínias praticadas pelo dito cujo. Pode-se dizer que tais espíritos seriam cúmplices criminosos ao ajudar na construção de uma fama que só serviria pra atrair mais e mais vítimas incautas.
Como já foi dito, meu caro Sergio, os espíritos não são todos bons ou santificados; são exatamente o que eram ao desencarnar. Então, JD atraía aqueles com os quais se afinava.
Neste mundo não existem vítimas inocentes; todos cumprem um destino segundo o que fizeram em vidas anteriores.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #630 Online: 04 de Maio de 2019, 12:37:01 »
Sim, por isso todo e qualquer infortúnio todo tipo de sofrimento está implícito em qualquer ato,  e mesmo a simples apreciação de qualquer coisa gera algum débito. Se você recebe qualquer estímulo qualquer reação sua gera um débito a ser purgado, ou seja, a vida é um suplício.
« Última modificação: 04 de Maio de 2019, 15:49:37 por Sergiomgbr »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #631 Online: 04 de Maio de 2019, 15:33:24 »
Como já foi dito, meu caro Sergio, os espíritos não são todos bons ou santificados; são exatamente o que eram ao desencarnar. Então, JD atraía aqueles com os quais se afinava.
Neste mundo não existem vítimas inocentes; todos cumprem um destino segundo o que fizeram em vidas anteriores.

Embora eu tenha profundo respeito pelo colega JungF e não menor gratidão por todos os seus ensinamentos, que ao longo de todos estes anos provaram ser mais que apenas pérolas atiradas aos porcos, ou até mesmo que pelo milagre da paciência e compaixão até mesmo alguns porcos podem apreciar a singela beleza de uma pérola, sobre esta questão em particular eu teria algumas pequenas discordâncias.

Pois o próprio mestre Jesus nos deixa uma clara lição sobre isso:

Também os escribas, que haviam descido de Jerusalém, diziam: “Ele está possuído por Belzebul: é pelo príncipe dos demônios que ele expele os demônios”. 23 Mas, convocando-os, dizia-lhes em parábolas: “Como pode Satanás expulsar a Satanás? 24 Pois, se um reino estiver dividido contra si mesmo, não pode durar. 25 E se uma casa está dividida contra si mesma, tal casa não pode permanecer. 26 E se Satanás se levanta contra si mesmo, está dividido e não poderá continuar, mas desaparecerá. 27 Ninguém pode entrar na casa do homem forte e roubar-lhe os bens, se antes não o prender; e então saqueará sua casa”

Espíritos imundos não curam, não fazem o bem. Não levam refrigério às famílias dos aflitos. Ainda que este mundo seja para expiação e aprendizado o mal é causado pelos maus, e o bem obra dos bons.

Pois se os bons fizerem o mal e os maus fizerem o bem, o que poderiam aprender as almas de existirem nessa confusão de mundo? Estaria assim refutada a lei mais importante a reger os significados e propósitos deste universo: a lei do Karma!

Sobre isto, caríssimos, faz-se mister apenas compreender (ainda que se precise explicar pela milionésima vez) algo mui claro: Espiritismo não é religião. Espiritismo é apenas uma faceta da realidade.

Espíritos existem, espíritos bons existem. Espíritos querendo ajudar pessoas existem.

Existiam antes de Kardec e se fecharem todos os centros - de picaretas ou não - continuarão existindo. Porque diferentemente de santos católicos e divindades druidas não são invenções de mentes imaginativas ou delirantes. Espírito é substantivo concreto.

Outra confusão comum que se faz é entre mediunidade e santidade. Santidade é algo tão real quanto um deus druida, mas mediunidade é um caractere presente em certos indivíduos e geneticamente determinado por esta pessoa apresentar atividade peculiar da glândula pituitária e do pâncreas em associação a certos tipos exóticos de refluxos estomacais.

Ou seja, ninguém escolhe ser médium. Ninguém estuda ou treina para ser médium e, mais relevante que tudo, ninguém merece ou desmerece ser médium. Nascer médium é tão somente algo como nascer canhoto ou estrábico. Um tipo de característica que pode estar presente tanto em um Chico Xavier como no maníaco do parque.

Mas aí levantam maliciosamente a questão: por que espíritos atuariam por meio de médiuns de caráter duvidoso?

Veja bem, se estivéssemos falando dos santos da igreja se manifestando por meio de pervertidos, seria esta uma perplexidade justificável. Porém aqui falamos de espíritos, e espíritos somos todos nós, pessoas comuns com virtudes e defeitos; com a única diferença de que alguns espíritos carregam um apêndice corpóreo e outros não.

E você por acaso consegue prever o futuro? Claro que não, você é espírito.

Então, antes que um cético intelectualmente desonesto acuse mentores ascencionados de cumplicidade em um golpe de estelionato, deveria ser coerente com seu alegado ceticismo e apresentar qualquer prova de que o JD estava mesmo incorporando espíritos enquanto abusava de mulheres ou se aproveitava materialmente de incautos.

Na verdade o que ocorreu é que JD era um médium autêntico e possuía as habilidades raras para o tipo de trabalho que realizava e por isso foi usado como um canal. Assim fez fama mundial e atraiu multidões de peregrinos à sua pequena cidade, após milhares de curas inexplicáveis pela medicina convencional. Porque seria preciso muita fé cética para acreditar que um completo farsante que nunca curou num uma unha encravada, foi capaz de enganar não milhares, mas centenas de milhares.

Mais difícil ainda porque a fama do JD veio do boca a boca. Não havia por trás nenhuma grande mídia nem a máquina de uma super instituição religiosa (como a ICAR promovendo seus supostos santos), que pudesse explicar sua extraordinária projeção logrando êxito em se estender para muito além das fronteiras nacionais. Qualquer um que procurasse João de Deus só o fazia por indicação de alguém que houvesse experimentado em 1ª pessoa a realidade da cura espiritual. E foram milhares e milhares e milhares. Seria mesmo ridículo atribuir este volume espantoso de curas a algum efeito placebo ou até doenças psicossomáticas se considerarmos apenas algumas destas obviedades:

- Uma tal taxa de cura por efeito placebo, se fosse possível, tornaria sem efeito toda a metodologia aplicada há décadas em testes de novos medicamentos realizados pela indústria. No entanto é bastante bem documentada a incidência percentual de efeito placebo em uma amostra qualquer corroborada por grupo de controle.

- Da mesma forma são as pseudo-doenças de origem psicossomática. Sabemos que tipos de doenças reais podem ser confundidas com disfunções psicossomáticas e suas prevalências no conjunto da população. Não obstante todos os dados são inconsistentes com o registro documental do que ocorria em Aquidauânia.

- Se fosse possível enganar milhões por simples sugestão, a maioria dos que procuraram João de Deus já teriam sido curados antes em consultórios por médicos convencionais. Ora, você quer poder de sugestão mais forte do que um médico real, com um diploma de médico, receitando um medicamento referendado pela Anvisa como um droga eficaz para o tipo de problema que você imagina ter?

Incontestável é o fato de que o médium realizou milhares de curas. Incotestável também é o fato de que não há explicação científica honesta para isso.

Porém, infelizmente, também é incontestável que o médium é culpado dos crimes que o acusam e que fez fortuna com o espiritismo. Mas só um cético enviesado por doses cavalares de "whishful thinking", diante do exposto, veria nisso qualquer tipo de evidência de fraude da própria mediunidade. Há uma clara contradição e duplipensar aí: pois as provas que se amontoam no inquérito policial ainda seriam poucas e débeis comparadas com as provas de mediunidade que se avolumam em mais de 30 anos de serviços prestados por uma comunidade de elite de espíritos curativos. Notem bem, de elite! E uma elite, por definição, é qualquer conjunto composto por entes perfeitos, incriticável. Então por que as matérias policiais seriam prova aceitável dos maus feitos, enquanto milhares de matérias investigativas que, ao longo de décadas, sempre atestaram os milagres mediúnicos ocorridos em Aquidauânia, não contam?

O que realmente se deu é de simples explicação, embora não menos lamentável. Em algum momento, por um misto de assombro e vaidade, o médium se permitiu ser instrumento da nobre causa dos espíritos sem nada ganhar por isso além de reconhecimento e gratidão. Porém em 1997 ele decide dar um ultimato aos espíritos: com o argumento de que "só o que trabalha de graça é relógio", JD exige ser mais bem recompensado por sua dedicação e ao encontrar resistência aconselha os espíritos a procurarem outro médium. Ou "outro trouxa", nas palavras de JD.

O que você faria? Decepcionaria milhares de doentes desenganados, deixaria todas aquelas pessoas desamparadas? E aqueles que tinham consumido todas as suas economias para viajar até Goiás confiando no testemunho honesto de pessoas boas? Naquela altura os espíritos sentiam que tinham responsabilidade por estas pessoas. Além do mais, a reivindicação do médium não era de todo injusta, uma vez que todos nós que também trabalhamos com honestidade e amor não deixamos de sermos pagos por isso. 

No entanto, algo que o mundo espiritual jamais toleraria seriam os abusos. E sobre estes execráveis episódios foram tão pegos de surpresa quanto toda a comunidade espírita brasileira. Nunca desconfiaram de nada pois JD sempre tomava a providência de bloquear o canal antes de molestar alguma de suas vítimas. E se mesmo seus assessores diretos e até familiares, jamais souberam de coisa alguma, por que é menos provável que os espíritos, vivendo em um outro mundo, outra dimensão, pudessem estar incientes de desvios que ocorriam atrás da privacidade de portas cerradas?

Apenas assimilem de uma vez por todas estas simples verdades:

- Médium não é santo.
- Espírito não é deus.

- E espiritismo não é religião!

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #632 Online: 04 de Maio de 2019, 16:11:57 »
Agora eu compreendi o Pedro. Ele apenas escreve exórdias desconstrutivistas destinadas a ninguém, tipo o sapo que não lava o pé por que não qué!

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #633 Online: 04 de Maio de 2019, 17:00:36 »
Como ninguém, se você leu?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #634 Online: 04 de Maio de 2019, 17:21:03 »
Então, um ninguém utópico! Obrigado por confirmar.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #635 Online: 05 de Maio de 2019, 17:50:20 »
Sinto muito, mas não estão sendo honestos.

De novo, supondo que espíritos (bons e maus) existam e mediunidade idem,
é evidente que espíritos ruins poderiam baixar, ser atraídos por afinidade e influenciar um médium - não nego isso.

Porém, antes de todo imbróglio envolvendo JD vir a tona, com qual ou quais espíritos ele contactava e
ajudava aqueles que o procuravam?
Suponho que sejam espíritos tidos como bons, caso contrário porque tanta gente confiaria no JD e porque
ele atingiu tal fama como médium? Se fossem espíritos tidos como ruins, isso não aconteceria, certo?
Curioso ninguem mencionar isso.

Donde só posso concluir:

a) Os espíritos bonzinhos que operavam pelo JD não eram realmente bonzinhos e enganaram todo mundo
a exceção talvez do próprio JD - pegadinha do malandro!

b) Os espíritos bonzinhos continuaram sendo canalizados (me falta melhor termo) por JD a despeito de
quem ele era (!) e aí minha colocação, a do último post, permanece inatingida: como espíritos de ética
ilibada podem ajudar (ainda que indiretamente) alguém como JD a continuar com suas travessuras?
Lembrem-se JD fazia mais que abusar sexualmente de suas vítimas: ele se comportava como um gângster
cobrando "proteção" dos comerciantes daquela cidade e ameaçando a vida de quem ousava contraria-lo.
Me desculpem, mas sou incapaz de imaginar alguem decente contribuindo seja de que forma for para
perpetuar tal estado de coisas.

c) Espíritos e mediunidade são bullshit e não temos mais que um charlatão mal-caráter usando entidades
imaginárias para se aproveitar dos crédulos. Acho que boa parte do CC, eu incluido, cravaria esta.

d) JD nunca foi médium de verdade e não passa de um charlatão e o espiritismo não foi afetado por isso.
Ora, não era assim antes do escandalo aparecer, pois não?
Antes disso acontecer, se eu ou qualquer cético ranzinza viesse a acusar o JD de charlatão, como acusaríamos
o do Dr. Fritz e outros médiuns curandeiros, os mesmos espíritas que aqui se esforçam por separar o JD do espiritismo,
iriam defende-lo prontamente.
- "Mas então, nos enganamos. E dai?" diriam.
Que bom que admitem. Pena não darem o passo seguinte e admitir que se enganaram tambem quanto a todo o resto...

e) O JD era médium no início, mas depois se deixou corromper...

... e os espíritos bonzinhos foram coniventes com esse processo? Fizeram alguma coisa?
Se fizeram, ou melhor tentaram fazer, não fez mais efeito que um peido...

f) ...

Here we go, como diria o Giga.
Assim como no caso do dragão na garagem, posso pensar em "justificativas" intermináveis para qualquer objeção cética
que despontar nesse tópico e ficaremos nessa até o século XXXI

Curiosidade: Me parece que mudaram o link e o título da página na wikipédia lusófona:
Agora é "João Teixeira de Faria". Onde foi parar o "de Deus"?
Ensinem esta estratégia logo para a ICAR, espiritada!
« Última modificação: 05 de Maio de 2019, 18:16:22 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #636 Online: 05 de Maio de 2019, 18:39:02 »
Sinto muito, mas não estão sendo honestos.

De novo, supondo que espíritos (bons e maus) existam e mediunidade idem,
é evidente que espíritos ruins poderiam baixar, ser atraídos por afinidade e influenciar um médium - não nego isso.

Porém, antes de todo imbróglio envolvendo JD vir a tona, com qual ou quais espíritos ele contactava e
ajudava aqueles que o procuravam?
Suponho que sejam espíritos tidos como bons, caso contrário porque tanta gente confiaria no JD e porque
ele atingiu tal fama como médium? Se fossem espíritos tidos como ruins, isso não aconteceria, certo?
Curioso ninguem mencionar isso.

Donde só posso concluir:

a) Os espíritos bonzinhos que operavam pelo JD não eram realmente bonzinhos e enganaram todo mundo
a exceção talvez do próprio JD - pegadinha do malandro!

b) Os espíritos bonzinhos continuaram sendo canalizados (me falta melhor termo) por JD a despeito de
quem ele era (!) e aí minha colocação, a do último post, permanece inatingida: como espíritos de ética
ilibada podem ajudar (ainda que indiretamente) alguém como JD a continuar com suas travessuras?
Lembrem-se JD fazia mais que abusar sexualmente de suas vítimas: ele se comportava como um gângster
cobrando "proteção" dos comerciantes daquela cidade e ameaçando a vida de quem ousava contraria-lo.
Me desculpem, mas sou incapaz de imaginar alguem decente contribuindo seja de que forma for para
perpetuar tal estado de coisas.

c) Espíritos e mediunidade são bullshit e não temos mais que um charlatão mal-caráter usando entidades
imaginárias para se aproveitar dos crédulos. Acho que boa parte do CC, eu incluido, cravaria esta.

d) JD nunca foi médium de verdade e não passa de um charlatão e o espiritismo não foi afetado por isso.
Ora, não era assim antes do escandalo aparecer, pois não?
Antes disso acontecer, se eu ou qualquer cético ranzinza viesse a acusar o JD de charlatão, como acusaríamos
o do Dr. Fritz e outros médiuns curandeiros, os mesmos espíritas que aqui se esforçam por separar o JD do espiritismo,
iriam defende-lo prontamente.
- "Mas então, nos enganamos. E dai?" diriam.
Que bom que admitem. Pena não darem o passo seguinte e admitir que se enganaram tambem quanto a todo o resto...

e) O JD era médium no início, mas depois se deixou corromper...

... e os espíritos bonzinhos foram coniventes com esse processo? Fizeram alguma coisa?
Se fizeram, ou melhor tentaram fazer, não fez mais efeito que um peido...

f) ...

Here we go, como diria o Giga.
Assim como no caso do dragão na garagem, posso pensar em "justificativas" intermináveis para qualquer objeção cética
que despontar nesse tópico e ficaremos nessa até o século XXXI

Curiosidade: Me parece que mudaram o link e o título da página na wikipédia lusófona:
Agora é "João Teixeira de Faria". Onde foi parar o "de Deus"?
Ensinem esta estratégia logo para a ICAR, espiritada!

Mais hipóteses:

- Os espíritos são extremamente profissionais e  não estão nem aí para a vida sexual/privada do médium. Encostam, fazem o que deve ser feito e vão embora sem juízos de moralidade.

- Médiuns são raros e os espíritos fazem vista grossa para eventuais irregularidades.

- Existem espíritos de médicos no além com problemas sexuais que se aproveitam e influenciam negativamente médiuns.

- O JD é inocente, vítima da mediunidade reversa.  As "vítimas" é que estão sendo obsidiadas por espíritos que seduzem o médium.

- JD é um experimento espiritual planejado no além com objetivos que só ficarão claros no futuro.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #637 Online: 05 de Maio de 2019, 19:21:10 »
Mas eu já expliquei, os espíritos não sabiam de nada.

Sabiam que a partir de 97 João de Deus começou a cobrar consultas e aceitava presentes. Não estavam satisfeitos com isso mas o acordo não era de todo injusto. Sobre o resto... sabiam muito pouco, e garanto a vocês meus jovens, estão tão chocados quanto qualquer um de nós.

Aí você se pergunta: "Mas como é possível não saberem?".

Bom, é preciso compreender o tipo de relação muito especial que costuma existir entre o médium e as entidades que o médium incorpora. Acontece que ser médium é algo muito peculiar, ele vê gente morta o tempo todo. Uma pessoa com mediunidade tão aflorada como o JD às vezes não sabe nem se os que estão ao redor são mortos ou vivos. De tão real que é essa experiência, e de fato é real mesmo.

Agora pense um pouco: não é uma condição quase enlouquecedora? Claro que é. Ainda por cima o homem não tem privacidade nenhuma. Com a esposa, no banheiro, em seus momentos mais íntimos...

Por essa razão não é incomum que o médium entre em acordo com as entidades e estas se comprometem a só observar o médium com autorização expressa dele. Não é nada demais, é apenas como não ir na casa de alguém sem ser convidado. E os espíritos são rigorosamente éticos quando assumem um compromisso.

Então João de Deus estava no controle o tempo todo e sabia disso. Mas como infelizmente era uma pessoa de má índole, na presença dos mestres ascencionados era um, quando os espíritos viravam as costas era outro.

Desgraçadamente este não é o primeiro caso e nem será o último.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #638 Online: 05 de Maio de 2019, 20:50:16 »
Sabem aquele "olha -> some, vira as costas -> aparece" perfeitamente sincronizado dos cartoons?
O JD era mestre supremo nisso. Nem o André Luiz podia com ele.
Mistério resolvido!
« Última modificação: 05 de Maio de 2019, 20:54:46 por Fenrir »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #639 Online: 05 de Maio de 2019, 22:44:54 »
Sabem aquele "olha -> some, vira as costas -> aparece" perfeitamente sincronizado dos cartoons?
O JD era mestre supremo nisso. Nem o André Luiz podia com ele.
Mistério resolvido!

No caso ele não enganava os pacientes mas fazia os espíritos de trouxa.

Mas qualquer um pode ser enganado por um charlatão. Quem nunca, né?

O Gigaview mesmo, antes de ser cético, frequentava um centro lá em Niterói. No morro do Sapê. Mas não era kardecista não, era de macumba mesmo. Ou "espiritualista", como gostava de dizer pros vizinhos quando viam ele sair todo de branco às sextas-feiras. Pra fazer trabalho pra sogra.

Agora tá mais esperto, mas naquela época ia o seguro desemprego quase todo em charuto, vela preta, farofa...

Hoje a velha tá com uma saúde de ferro e acabou se mudando pra casa dele.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #640 Online: 06 de Maio de 2019, 00:00:50 »
E os padrófilos da ICAR e os pastorquidores do televangelismo? Será que também enganam o sr jesus e o papai do céu?
Acho que os espíritos eles não enganam não, pois esses jamais pedem licença a eles.
« Última modificação: 06 de Maio de 2019, 00:05:50 por Fenrir »

Offline Andarilho-terrestre

• Nível 13
  • *
« Resposta #641 Online: 06 de Maio de 2019, 09:41:07 »

Sim, meu caro, eu conheço essa história !  Fiz "cursos de espiritismo" durante anos na federação de são paulo inclusive.

Já ouvi pérolas gritantes em palestras e cursos. Segue:

- Avarentos ricos reencarnarão como "lixeiros" em vidas futuras;

- uma criança de 3 anos estuprada , o expositor comenta a batida e antipática frase: NINGUÉM é vitima. 

Este da criança, quando ouvi, me causou um NOJO muito grande. Uma aberração ! Uma bizarrice!

E DETALHE : isto CONTRADIZ os ensinamentos do maior espírito que passou por aqui ( lembra do Livro dos espíritos, questão 625 ? ) . Se  diz para AMAR os inimigos, fazer o bem e tal COMO, espíritos , antes de REENCARNAR planejam crimes hediondos (estupro) que contradizem o ensino?

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #642 Online: 06 de Maio de 2019, 11:30:22 »
Citação de: Andarilho
.

Mesmo não sendo espírita aqueles que estudam ou conhecem a base da DE sabem que, do lado de lá também existe uma sociedade tal como a de cá, ou seja, mandriões, taradões, idiotas, em fim, tudo o que temos aqui, de pior, continua por aqui mesmo, após a morte.
.
Então, considerando que o livre arbítrio é o juiz do homem, aqui e lá, resta-nos ao examinar tais questões compreender que o destino está sendo cumprido; das vítimas e dos autores - encarnados e desencarnados.
.
Oras, se for como dizem os sábios sabidos: “assim como lá em cima cá embaixo”, a indagação cai qual um martelo de Thor sobre a ostra incauta: por que, raios, espíritos têm que se meter nas atividades humanas se em nada contribuem para melhorá-las e até as pioram?
.
Pobre do João, que muito precisava de Deus, mas só teve espíritos de porco a levá-lo para o buraco...

• Nível 13
  • *
« Resposta #643 Online: 06 de Maio de 2019, 11:40:15 »

Então, antes de reencarnar, há um planejamento de toda desgraça que deverá ocorrer com o individuo ? Falo detalhadamente hein...

do jeito que escreveu , parece-me que antes do espirito voltar, espíritos "autores" escrevem  tudo o que os robozinhos humanos deverão fazer (e não fazer) ?!

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #644 Online: 06 de Maio de 2019, 11:46:11 »
Citação de: JungF
COMO DISSE ACIMA, embora estejamos acompanhados de bons e maus espíritos cabe-nos a escolha e, função desta, a reparação dolorosa ou o salto evolutivo. JD teve sua escolha; com a faculdade inata, poderia fazer o Bem ou se enlamear e neste último caso o vexame e a prisão foram o preço ajustado.

A DE não tem por finalidade educar as pessoas. Ela informa, traz novos conhecimentos e mostra uma relação clara de causa e efeito, daí a importância do Livre-arbítrio.
Pode-se argumentar que estaríamos todos a mercê de homens insanos já que podem decidir suas ações, prejudicando-nos ou não.
Em cada situação aqueles que lhes seriam alvos têm seu pretérito examinado em minúcias conferindo-lhes o salvo conduto, ou não.
A Justiça sempre se cumpre. Não há acaso.
Toda a inquietação e angústia que nos atormentam seriam afastadas se, tendo este conhecimento nele crêssemos.

Como falei acima e agora falo baixo: a ação da espiritualidade na Terra, supondo que houvesse, seria de total inocuidade. Nem as prédicas morais promanadas da imaginada superioridade espiritual têm utilidade, visto que aqui mesmo podem ser produzidas, e são assim feitas,  por pessoas do bem...
.
Dada a inexistência de medidores da bondade e honestidade dos espíritos comunicantes, sempre fica a dúvida se estamos sendo contatados por um de boa índole ou logrados por safados. Nem mesmo palavras bonitas serviriam para dirimir a dúvida, visto que a própria Bíblia (que não mente) diz que capetas se vestem como anjos, a fim de iludir, desviar e ferrar com tudo. Por isso foi que o pobre do João dos diabos pensou estar assessorado por legião de entes de bondade e era tudo quadrilha umbralina, eivada de vícios e licenciosidades: vejam a quantos iludiram durante anos!
.
Enfim, pois,  cientificamente provada a desnecessidade de comunicação intermundos, mesmo que existisse!

• Nível 13
  • *
« Resposta #645 Online: 06 de Maio de 2019, 11:51:06 »
.. nem tudo é perfeito, nem no além. Observe o trecho do livro espírita Missionários da Luz.   :histeria:

“Lembra-se de Segismundo, nosso velho amigo?

– Como não? – Redarguiu o interpelado ambos lhe devemos significativos favores de outro tempo.

– Pois bem – tornou o visitante. – Segismundo necessita colaboração urgente. Reconheço que VOCÊ NÃO É ESPECIALISTA EM TRABALHOS REFERENTES À REENCARNAÇÃO. No entanto, sinto-me compelido a recorrer ao concurso dos amigos.”

Note que pediram auxílio de um cara que NÃO é ESPECIALISTA, ou seja, feito nas “coxas”...

CLARÊNCIO, meu carro teve uma pane elétrica, reconheço que você não é eletricista de autos, mas É MEU AMIGO, ME DEVE FAVORES e fará qualquer coisa para meu carro voltar a funcionar  :histeria: :histeria: :chorao:

E claro, o sempre presente “favorecimento por ser amigo” ...

« Última modificação: 06 de Maio de 2019, 11:54:52 por Andarilho-terrestre »

• Nível 13
  • *
« Resposta #646 Online: 06 de Maio de 2019, 11:57:19 »
Nem as prédicas morais promanadas da imaginada superioridade espiritual têm utilidade, visto que aqui mesmo podem ser produzidas, e são assim feitas,  por pessoas do bem...

Já ouvi falar que tais mensagens agem como "lembretes" , tipo "post-it".

Há centros, por exemplo, que tem palestras com encarnados e no final mensagem do mentor e este complementa (copia mesmo! ) o que o palestrante falou !

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #647 Online: 06 de Maio de 2019, 17:15:21 »

Então, antes de reencarnar, há um planejamento de toda desgraça que deverá ocorrer com o individuo ? Falo detalhadamente hein...

do jeito que escreveu , parece-me que antes do espirito voltar, espíritos "autores" escrevem  tudo o que os robozinhos humanos deverão fazer (e não fazer) ?!

Perfeitas as colocações do forista JungF!

Porém se faz necessário algumas explanações complementares pois, na ausência destas, para aqueles que não conhecem tão profundamente a doutrina (na verdade demonstram desconhecer mesmo o básico) alguns pontos podem ter permanecido obscuros, suscitando dúvidas e até desconfianças.

Ainda que eu não possua uma fração da sabedoria e conhecimento do meu colega espírita, justamente por me encontrar em termos de entendimento muito mais próximo da ignorância ingênua destes que o questionam, torno-me capaz de antecipar que tipo confusão pueril farão a partir de seus irretocáveis ensinamentos.

O Maltrapilho, errr, digo, o Andarilho, questiona com uma ponta de malícia: "Mas haverá então um planejamento detalhado?"

Ele sabe que a pergunta é capciosa e antevê todas as implicações do que imagina que seria a resposta. Mas sem perceber que a real compreensão da alta complexidade envolvendo toda a problemática subjacente já traz em si a verdadeira resposta, aquilo que a doutrina realmente ensina, e que equaliza todos os fatos considerados em uma mesma lógica.

O amigo das caminhadas telúricas na verdade acredita ter encurralado toda a base dos ensinamentos de Kardec em uma sinuca de bico, quando observa que se, para o Espiristismo, todos temos um destino a cumprir, jamais seria suficiente um simples planejamento para cada destino individual, uma vez que todas as vidas - e destinos - se encontram irremediavelmente interligados e entrelaçados por uma intrincadíssima rede de relacionamentos humanos e, em mais aprofundada análise, de todos os eventos que ocorram no mundo.

Explicando melhor: a desgraça que aconteça ao indivíduo A pode se propagar em uma desgraça para B, mas também uma benção para C... e assim por diante. Daí se A deve passar por esta desgraça é necessário, para que a Justiça Espiritual se cumpra, que B também tenha que passar pela desgraça da desgraça de A, e que C mereça o prêmio da desgraça de ambos, e assim sucessivamente em uma cadeia interminável e infinitamente complexa de eventos que teriam que ser cuidadosamente planejados no plano espiritual. E ainda por cima as ocorrências de tais eventos teriam que estar determinadas por um rigoroso controle sobre todos os eventos aparentemente aleatórios deste mundo, o que possivelmente deveria se estender a até o nível dos eventos moleculares ou mesmo subatômicos...

Se José deve padecer de um câncer então é porque a mãe de José também tem que passar pela expiação de perder um filho de forma tão dolorosa, mas também porque Antônio está destinado à felicidade de encontrar Maria que será o amor de sua vida, mas que se tornou disponível justamente por ter ficado viúva de José... e assim sucessivamente de tal forma que para mentes pouco sofisticadas não parece mesmo possível a não ser que cada evento, por mais insignificante e aleatório que pareça, já esteja rigorosamente programado.

Mas isto implicaria na inexistência de livre arbítrio, pois todos, assim como tudo que nos cerca, seríamos apenas robóticos e sendo robóticos não faz o menor sentido - sem falar no que haveria de profundamente injusto nisso - que os humanos sejam punidos ou recompensados pelos seus atos (realizados nesta ou em outra vida) uma vez que eles não são responsáveis por estes atos que na verdade já estavam rigorosamente programados pelo plano espiritual e sobre o qual portanto deveria recair toda e qualquer responsabilidade moral.

E é claro que nós, espíritas, temos uma resposta simples para isso. E eu poderia da-la aqui, de bom grado, mas creio que será muito mais proveitoso se for concedido aos foristas o privilégio e o prazer de obterem este entendimento bebendo na fonte da sabedoria e da didática do nobre colega JungF.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #648 Online: 06 de Maio de 2019, 17:41:27 »
Segundo o espiritismo, não há inocentes. Já pensou se a moda pega? Num tribunal um predador sexual sádico acusado de mutilar e transformar a própria filha de 11 anos em boneca sexual humana. Veredicto: filha culpada. Pena: prisão perpétua com trabalhos forçados.

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #649 Online: 06 de Maio de 2019, 18:02:41 »

Citação de: Montalvão
Oras, se for como dizem os sábios sabidos: “assim como lá em cima cá embaixo”, a indagação cai qual um martelo de Thor sobre a ostra incauta: por que, raios, espíritos têm que se meter nas atividades humanas se em nada contribuem para melhorá-las e até as pioram?
.
Pobre do João, que muito precisava de Deus, mas só teve espíritos de porco a levá-lo para o buraco..
Como eu disse, o que há de pior por aqui, por aqui fica após a morte. Quer dizer, os mal feitores ou ignorantes compõem uma sociedade contígua a dos humanos encarnados; já aqueles que denotam avanço moral ou intenção de melhoras são acolhidos em ambientes afastados da crosta. Contudo ninguém, encarnado ou desencarnado anda ao desamparo das forças do Bem e hordas contínuas de bons espíritos incessantemente trabalham a benefício daqueles que se encontram na ignorância ou na maldade, ressaltando-se, inobstante, o respeito ao livre-arbítrio de cada um.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!