Autor Tópico: Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)  (Lida 29957 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)
« Resposta #725 Online: 10 de Maio de 2019, 04:43:26 »
Deus no Eclesiastes é a expressão do insondável.

E em qual compêndio Deus seja expressão do sondável?
Não sei se conpreendo sua questão, mas deus na Bíblia em muitas passagens é sugerido como uma entidade, portanto, necessariamente sondável, quando conversam com ele e mesmo, ao  seguirem suas ordens.
« Última modificação: 10 de Maio de 2019, 09:03:29 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #726 Online: 10 de Maio de 2019, 06:46:18 »
Gorducho levantou essa mesma questão; como eu posso ter esta certeza.
Lembra aquelas historinhas de alguém com certa informação importante junto a pessoas que nisto não acreditam e não há como convencê-las? A diferença é que não sou o único; pelo contrário, existem milhões que têm essa certeza.
E bilhões que têm "certeza" diferente |(
O Kardec percebeu isso: que teria que dar algum diferencial pra religião que ele tava escrevendo, de sorte a tirá-la do me too, da vala comum... E ele "resolveu" — na cabeça dele, claro, mas teve o senso dessa necessidade e procurou equacionar o problema...—argumentando que seria uma religião verificável, onde então se teria um SABER corroborado por FATOS observáveis por todos, e não simples CRENÇA baseada em Fé.
Nos termos pensados por ele, não ser espírita seria como ser terraplanista, so to say...
:ok:
MAS numa postura que me parece ser a sua e a do Sr. Metatron — se bem me lembro ele alegou que os espíritos eram PROIBIDOS de fornecerem essas provas, não foi :?: — de, ao contrário, negarem verificabilidade pra religião de vocês, destrói o diferencial. A religião espírita fica sendo igual a qualquer uma outra, sem nenhum motivo pra se preferir exceto simples simpatia pessoal — ou experiência mística que leve a alguma "conclusão" nesse sentido, o que no frigir dos ovos é a mesma coisa.
Veja: me & vários cá — pelo que percebo e.g. Sr.Gigaview; e certamente o Eng. Silva...— ingressamos na escola de eng. (óbvio :lol:); para a(s) empresa(s) e/ou atividades autônomas e/ou docentes; exercemos a profissão MUITO+ que doze anos...
MILHÕES de pessoas entram pra engenharia, se formam, exercem a profissão, e não se convertem ao Espiritismo "DE" por causa disso :!:
Capisci :?:
« Última modificação: 10 de Maio de 2019, 08:09:57 por Gorducho »

Offline Andarilho-terrestre

• Nível 13
  • *
« Resposta #727 Online: 10 de Maio de 2019, 09:03:32 »
:histeria: :histeria: :histeria:
A fronteira entre o espiritismo e a trolagem é muito tênue.

Trolagem e falsa informação.  :susto:

Há um livro, do "espírito Bezerra de Menezes"(médico e político...) página 32 diz que beijar soropositivo transmite HIV e parece-me que lá no além TESTAM CAMISINHAS  :histeria:

"Os preservativos são falhos, mesmos os importados, podendo se alatrar facilmente nos corpos os vírus"     :hihi:

" O beijo e a troca de salivas proporcionam Aids."

E REPROVAÇÃO NO VESTIBULAR POR SER MATERIALISTA, ATEU, CÉTICO ETC (página 62):

"O chamamento externo do materialismo, do niilismo, do ateísmo tem colaborado para muitas reprovação no vestibular"

Livro completo para baixar :
http://bvespirita.com/O%20Vestibular%20Perante%20a%20Doutrina%20Espirita%20(psicografia%20Delio%20Pinheiro%20Lima%20-%20espirito%20Adolfo%20Bezerra%20de%20Menezes).pdf

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #728 Online: 10 de Maio de 2019, 12:31:28 »
Citação de: JungF
Contudo há uma coisa que eu não sei e gostaria de saber: Chegando do outro lado, QUANDO VOCÊ ACORDAR E PERCEBER QUE AQUILO QUE VC RIDICULARIZAVA É REAL, qual seria sua reação?  :hihi:
.
Citação de: Montalvão
Você não lançou a inquirição como uma possibilidade, mas como fato! Sendo assim, carece explicar algumas coisas:
.
1 – ao morrer cai-se em sono até despertar do outro lado? Mas não tem que atravessar um túnel? Como as pessoas sabem que atravessaram um túnel se estão adormecidas? Ou o sono ocorre depois da travessia? Mas, depois da travessia já não está do outro lado? Então, qual a necessidade de dormir? E qual seria a função do estado letárgico para o espírito que, até prova em contrário, dele não mais necessita? 

O TÚNEL É UMA METÁFORA, não tem que atravessar coisa alguma. Geralmente quem o menciona é aquele que esteve em vias de desencarnar e isto foi, por muitas razões, obstado. O fato de o Perispírito estar quase totalmente desligado do corpo físico gera impressões diferentes em cada pessoa, e esta, retornando do coma ou da EQM relata conforme sua impressão.
Pode acontecer de uma entidade amiga avisá-lo que não adianta prosseguir em direção ao tal túnel pois sua hora não chegou. 
Ele interpreta o aviso como se fosse uma advertência, mas isto não depende dele; não pode provocar sua desencarnação.
.
Nananinanot! O túnel não é metáfora, não pode ser! Metáfora é explicar algo por meio de simbolismos. O túnel é sensação concreta no relato de muitas EQM (Experiência de Quase Morte): aquela experiência que, na leitura mística, equivale a uma pisadela no além com retorno ao aquém...
.
O túnel não é mencionado no ensino espírita, porém, para os que consideram as EQM legítimas excursões ao céu (ou como se o queira nomear), o túnel é um caminho comumente relatado. Pode não ser o único meio de acesso ao transcendental, visto que nem todos os mencionam (contudo o silêncio pode indicar não percepção dessa passagem por motivos a serem investigados), de qualquer maneira, provavelmente seja a via mais trafegada pelos que caminham para o outro lado.
.
Nomeá-lo metáfora é piegas tentativa de enfrentar o problema de que os espíritos espíritas jamais mencionaram esse dado, o que demonstraria o medíocre nível de conhecimento dos comunicadores dos segredos d’álem!
.
Se dissesse você: “o túnel é apenas uma sensação causada pela fricção que sente o perispírito ao deslocar-se pelo caminho que o conduz à cidade espiritual onde ficará sediado”, se assim se pronunciasse, daria mais coerência ao discurso (embora, claro, isso não garantiria legitimidade), mas,  alegar que seja metáfora significa fuga de encarar a encrenca!
.
Para ilustrar, veja alguns relatos “tuneificados”...
.
---------------------------------------
“Ao final de uma cirurgia de emergência para estancar um sangramento cerebral que a deixou à beira da morte, há três anos, a atriz SHARON STONE relatou aos médicos e enfermeiras as sensações perturbadoras que lembrava do período de inconsciência. DISSE TER ATRAVESSADO RAPIDAMENTE UMA ESPÉCIE DE TÚNEL e mergulhado em uma forte luz branca que transmitia uma sensação de paz e serenidade. Contou também que pressentiu a companhia de seus parentes e amigos mortos, prontos para recebê-la do "outro lado". De repente, contudo, ela fez o caminho de volta e acordou.” (http://www.ctt.pt/)
/
“A partir do estudo descrito no livro Vida Depois da Vida, e com o auxílio dos depoimentos de cerca de 150 pessoas que sofreram de morte clínica, ou aos quais havia sido diagnosticado que tinham quase morrido, Moody concluiu que existiam nove experiências comuns à maioria das pessoas que passaram pela experiência de quase-morte, tais como:
.
- ouvir um zumbido nos ouvidos;
- um sentimento de paz e ausência de dor;
- ter uma experiência fora do corpo;
- SENTIR-SE A VIAJAR DENTRO DE UM TÚNEL;
- sentir-se a subir pelos céus;
- ver pessoas, principalmente familiares já falecidos;
- encontrar seres espirituais, por vezes identificados como sendo Deus;
- ver uma revisão da própria vida;
- sentir uma enorme relutância em voltar à vida.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Raymond_Moody
/
“UMA EXPERIÊNCIA EM COMUM
Finalmente chegou o dia em que eu já tinha escrito tudo o que era possível – cada lembrança da Região do Ponto de Vista da Minhoca, do Portal e do Núcleo.
.
Estava na hora de ler o que os outros escreveram sobre o assunto. Então mergulhei no oceano da literatura da experiência de quase morte – um oceano no qual eu nem sequer colocara os pés anteriormente. Não demorei muito para descobrir que inúmeras pessoas haviam passado pelo mesmo que eu, tanto em tempos recentes quanto séculos atrás. AS EQMS, NO ENTANTO, NÃO SÃO IGUAIS; ao contrário, cada uma tem sua particularidade – EMBORA ALGUNS ELEMENTOS APAREÇAM COM FREQUÊNCIA (reconheci muitos deles na minha própria experiência).
.
NARRATIVAS DE PASSAR POR UM TÚNEL ESCURO, ou um vale, para chegar a uma paisagem real, brilhante e cheia de vida são tão antigas quanto as civilizações grega e egípcia. Seres angelicais, às vezes alados, remontam à cultura do Oriente Próximo, assim como a crença de que esses seres são guardiães que protegem as pessoas na Terra e as recebem quando elas deixam o corpo físico.
 [...]
Depois, em 1975, um estudante de medicina chamado Raymond Moody publicou um livro intitulado A vida depois da vida, no qual descreveu a experiência sobrenatural de George Ritchie. Este homem havia “morrido” em consequência de um ataque cardíaco decorrente de complicações de uma pneumonia e ficara fora do corpo durante nove minutos. GEORGE RITCHIE CONTA QUE ATRAVESSOU UM TÚNEL, visitou regiões infernais e celestiais, encontrou-se com um ser iluminado que ele identificou como sendo Jesus e experimentou sentimentos de paz e bem-estar tão intensos que teve dificuldade de expressar em palavras. Com esse livro, a era moderna da experiência de quase morte havia nascido.”
(UMA PROVA DO CÉU -  Eben Alexander)
/
“"Eu estava deitado na sala da UTI do hospital infantil de Seattle, Estado de Washington, EUA, - conta o garoto Dean de 16 anos, cujos rins pararam de funcionar, - quando, de repente, senti-me em pé, movendo-me com incrível velocidade através de um espaço escuro. Eu não via paredes em minha volta, no entanto, PARECIA SER ALGO COMO UM TÚNEL. Não sentia vento, porém, percebia que me deslocava com incrível velocidade. Apesar de não entender o porque e para onde eu estava voando, sentia que no final do meu vôo algo muito importante me esperava e eu queria chegar ao meu destino o mais rápido possível.”
/
“Na maioria dos casos documentados da morte temporária, a alma, após observar por alguns momentos o que se passa ao redor, volta ao seu corpo físico, e nesse momento, o conhecimento do outro mundo é interrompido. Mas, às vezes, a alma dirige-se adiante para o mundo espiritual. ALGUNS DESCREVEM ESSA SENSAÇÃO COMO MOVIMENTO NUM TÚNEL ESCURO. Após isso, as almas de algumas pessoas vão para um mundo de grande beleza, onde, às vezes elas encontram parentes, que morreram anteriormente. Outras, vão parar numa região de luz e encontram-se com um ser de luz, do qual emanam grande amor e compreensão. Alguns afirmam que é o nosso Jesus Cristo, outros que é um anjo. Mas, todos concordam que é alguém repleto de bondade e compaixão. [...]”
[...]
“Graças às novas pesquisas na área da reanimação e coletando diversos relatos dos sobreviventes à morte clínica, há possibilidade de formar um quadro detalhado, sobre o que a alma vivencia logo após a separação do corpo.[...]
.
4. O TÚNEL E A LUZ. Após a visão do seu próprio corpo físico e do ambiente que o rodeia, algumas almas continuam no outro mundo espiritual. Enquanto outras, não passam pela primeira fase ou não reparam nela e vão direto para o segundo estágio. A passagem para o mundo espiritual, alguns descrevem como sendo uma viagem através do espaço escuro, lembrando um túnel, no final do qual eles vão parar numa região de luz não terrena.[...]”
/
“As descrições do Céu, ao contrário dessas imagens horríveis, são sempre jubilosas e radiantes. Assim, por exemplo, Tomé N., cientista mundialmente conhecido, afogou-se na piscina, quando tinha 5 anos. Felizmente, um de seus parentes reparou, tirou-o da água e levou-o para o hospital. Quando os parentes todos reuniram-se no hospital, o médico anunciou-lhes que Tomé reviveu. "Quando eu estava embaixo da água, - contava Tomé, - SENTI QUE ESTAVA VOANDO ATRAVÉS DE UM TÚNEL LONGO. Do outro lado do túnel, eu vi a Luz, era tão brilhante, que era possível senti-la. Lá eu vi Deus, sentado no trono, e embaixo, pessoas ou provavelmente anjos em volta do trono. Quando eu me aproximei de Deus, Ele me disse que a minha hora ainda não tinha chegado. Eu gostaria de ficar lá, mas, de repente, estava de novo no meu corpo." Tomé afirma que esta visão ajudou-o a encontrar o caminho de via correto. Ele quis tornar-se cientista, para conseguir entender com mais profundidade o mundo criado por Deus. Sem dúvida, ele alcançou grande sucesso nessa direção. [7, pág.167]”
(http://www.fatheralexander.org/booklets/portuguese/life_death_p.htm)
--------------------------------------

Quanto ao sono nada a estranhar: imagine-se abandonando um corpo, quase sempre em lastimável condição, cheio de apreensões diante do que está por vir, enquanto o perispírito (você, seu espírito)se afasta desligando-se deste corpo. É fenômeno de grande complexidade que se desenvolve em várias etapas, supervisionado por entidades que assistem e operam com eficiência, o desenlace.
.
Esse quadro que descreve é o menos propício a um soninho gostoso, como aqueles a que nos entregamos, por exemplo, numa excursão em que viajamos num confortável ônibus... essa pobre alma que descreve deve estar tão apavorada, ante a expectativa do que virá que dificilmente pensará em dormir... só se ela desmaiou de pavor e você esteja confundindo isso com o sono...

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #729 Online: 10 de Maio de 2019, 12:34:16 »
O "espirito" e "tu" são a mesma coisa que retorna a deus que o originou. O "espirito" é a expressão do pó enquanto vida.

Respeita-se sua leitura, mas não me parece que o texto diga o que acha que diz... a distinção entre o pó e o espírito é clara...
O que eras é ao que retornarás é objetivamente o pó.   O que conta, os fatos. A idéia com espírito é complementar, celebra apenas um aspecto do "pó".

Uma analogia com um jogo de Bingo: A pedra em si é o pó e o espírito é o valor da pesra, a vida é a partida, e o saco de pedras é deus. A pedra tem um valor uma vez tirada do saco, fazendo seu papel na partida, no teatro da vida, e depois retornando para o saco ao final. A pedra, o pó(a pessoa, o ser) e o espirito, sua expressão, seu valor, finda a partida, quando a partida, a vida acaba, retornam para o saco, deus.

Veja que de fato a distinção entre pó/pedra/ser é clara para espírito/valor da pedra/ expressão do ser, ainda que sendo no final a mesma coisa que vem e depois volta pro saco/deus/a expressão do insondável, icognoscível.

Claro, dessa maneira dá certo: pondo tudo no mesmo saco...

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #730 Online: 10 de Maio de 2019, 12:36:19 »

Não sei se conpreendo sua questão, mas deus na Bíblia em muitas passagens é sugerido como uma entidade, portanto, necessariamente sondável, quando conversam com ele e mesmo, ao  seguirem suas ordens.

Ser Deus citado como entidade não o torna menos insondável...

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #731 Online: 10 de Maio de 2019, 12:44:50 »
O túnel não é mencionado no ensino espírita, porém, para os que consideram as EQM legítimas excursões ao céu (ou como se o queira nomear), o túnel é um caminho comumente relatado. Pode não ser o único meio de acesso ao transcendental, visto que nem todos os mencionam (contudo o silêncio pode indicar não percepção dessa passagem por motivos a serem investigados), de qualquer maneira, provavelmente seja a via mais trafegada pelos que caminham para o outro lado.
.
Nomeá-lo metáfora é piegas tentativa de enfrentar o problema de que os espíritos espíritas jamais mencionaram esse dado, o que demonstraria o medíocre nível de conhecimento dos comunicadores dos segredos d’álem!
.
Se dissesse você: “o túnel é apenas uma sensação causada pela fricção que sente o perispírito ao deslocar-se pelo caminho que o conduz à cidade espiritual onde ficará sediado”, se assim se pronunciasse, daria mais coerência ao discurso (embora, claro, isso não garantiria legitimidade), mas,  alegar que seja metáfora significa fuga de encarar a encrenca!
Perfeito :!:
Tem que ter coerência: ou aceita ou não aceita... as coisas não podem ser casuisticamente filtradas segundo conveniência momentânea. Se NDEs são aceitas — e em geral aparentemente são no meio espiritualista, consideradas como "provas" ou pelo menos evidencias pra afterlifes...— então o túnel tem que ser considerado como real, não mera "metáfora" :ok:
E aí os espíritos esclarecidos devem uma explicação sem embromações e firulas linguísticas...
Um pouco fora de contexto, admito, mas se aplica sim [G, I:55]
Caminhando de par com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado...
Passados 160 anos, tá na hora da "DE" explicar o túnel REAL, ou então se abster de usar como argumento "evidencial" prá Crença :|
« Última modificação: 10 de Maio de 2019, 12:57:08 por Gorducho »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #732 Online: 10 de Maio de 2019, 14:44:34 »
Penso que:

1. O "túnel" existe como resultado de uma alucinação devida a um processo (temporário) de disfunção cerebral.

2. Apesar de a maioria dos relatos se concentrarem no que se chama de estado  "near death", o "túnel" já foi constatado em experimentos controlados com pilotos e astronautas que não corriam risco de vida apesar de submetidos a condições extremas de resistência física e mental.   

3. Grosseiramente comparando, o "túnel", como fenômeno, não é muito diferente das "estrelinhas" que são observada após um impacto na cabeça ou da "visão preto/branco" que acontece na iminência de um desmaio. O "túnel" existe apenas enquanto experiência pessoal, vivenciada pela consciência e relacionada a uma disfunção temporária do cérebro.

4. Experiências de quase-morte são experiências de sobreviventes. Como a rigor, os espíritos (ainda) não existem, não dispomos de relatos de experiências de quase-morte daqueles que não sobreviveram. Portanto relacionar esses dois tipos de relatos é um imenso bullshit, isto é, trata-se de nonsense usar a existência do "túnel" como portal de acesso aos mundos de fantasia da espiritualidade.

5. Estabelecer a existência real, isto é, extra cerebral do "túnel" a partir de sua verificação através de sonhos lúcidos e da suposta "projeção astral" é outro bullshit imperdoável. A "projeção astral" nunca foi comprovada e a sua similaridade com o sonho lúcido é suficiente para desmerecer essa hipótese.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #733 Online: 10 de Maio de 2019, 14:53:12 »
.
.
Perfeito :!:
Tem que ter coerência: ou aceita ou não aceita... as coisas não podem ser casuisticamente filtradas segundo conveniência momentânea. Se NDEs são aceitas — e em geral aparentemente são no meio espiritualista, consideradas como "provas" ou pelo menos evidencias pra afterlifes...— então o túnel tem que ser considerado como real, não mera "metáfora" :ok:
E aí os espíritos esclarecidos devem uma explicação sem embromações e firulas linguísticas...
Um pouco fora de contexto, admito, mas se aplica sim [G, I:55]
Caminhando de par com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado...
Passados 160 anos, tá na hora da "DE" explicar o túnel REAL, ou então se abster de usar como argumento "evidencial" prá Crença :|

Exato.

O túnel é parte importante na coerência da crença espírita que tem que decidir como lidar com esse "jabuti".

Se com ele já é bullshit, sem ele fica bullshit ao quadrado.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #734 Online: 10 de Maio de 2019, 14:55:22 »

Ser Deus citado como entidade não o torna menos insondável...
Como não? Exatamente por ser entidade há algum grau de sondabilidade, por definição. O insondável tem por definição, nenhum atributo além da insondabilidade. Uma entidade é algo, já do insondável nada pode ser afirmado, ora,  se algo é afirmado do insondável, se algo dele  é deslindado, então o insondável deixa de ser insondável. Igual uma virgem, se algo desvirgina a virgem a virgem não mais é vigem.
« Última modificação: 10 de Maio de 2019, 15:51:33 por Sergiomgbr »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #735 Online: 10 de Maio de 2019, 15:05:53 »
Deus ou é denotativo, portanto, uma entidade, sondavel em algum grau, desde os atributos que lhe forem imputados, ou é conotativo, significando portanto, o insondável, o conjunto universo das coisas icognocíveis. Em suma, ou deus é algo ou o significado de(uma metáfora para) algo.
« Última modificação: 10 de Maio de 2019, 15:49:31 por Sergiomgbr »

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #736 Online: 10 de Maio de 2019, 15:18:40 »
Penso que:

1. O "túnel" existe como resultado de uma alucinação devida a um processo (temporário) de disfunção cerebral.

2. Apesar de a maioria dos relatos se concentrarem no que se chama de estado  "near death", o "túnel" já foi constatado em experimentos controlados com pilotos e astronautas que não corriam risco de vida apesar de submetidos a condições extremas de resistência física e mental.   

3. Grosseiramente comparando, o "túnel", como fenômeno, não é muito diferente das "estrelinhas" que são observada após um impacto na cabeça ou da "visão preto/branco" que acontece na iminência de um desmaio. O "túnel" existe apenas enquanto experiência pessoal, vivenciada pela consciência e relacionada a uma disfunção temporária do cérebro.

4. Experiências de quase-morte são experiências de sobreviventes. Como a rigor, os espíritos (ainda) não existem, não dispomos de relatos de experiências de quase-morte daqueles que não sobreviveram. Portanto relacionar esses dois tipos de relatos é um imenso bullshit, isto é, trata-se de nonsense usar a existência do "túnel" como portal de acesso aos mundos de fantasia da espiritualidade.

5. Estabelecer a existência real, isto é, extra cerebral do "túnel" a partir de sua verificação através de sonhos lúcidos e da suposta "projeção astral" é outro bullshit imperdoável. A "projeção astral" nunca foi comprovada e a sua similaridade com o sonho lúcido é suficiente para desmerecer essa hipótese.

É por aí mesmo, confira o texto o que segue:

------------------------------------------
ESTUDO DIZ QUE EXPERIÊNCIAS “SOBRENATURAIS” DE QUASE MORTE SÃO TRUQUES DA MENTE
.

Psicológos das Universidades de Edimburgo e Cambridge publicaram recentemente um estudo no jornal Trends in Cognitive Sciences em que explicam o que causa as supostas experiênciasfora do corpo relatadas por pessoas que estiveram perto da morte. No texto, cujo título é There is nothing paranormal about near-death experiences: how neuroscience can explain seeing bright lights, meeting the dead, or being convinced you are one of them*, os pesquisadores também analisaram outros fenômenos, como a visão de túneis de luz e encontros com parentes mortos, e chegaram à conclusão de que eles podem estar bem longe de um vislumbre da vida após a morte. Na verdade, são truques da mente e têm uma base biológica.
.
Experiências de quase morte são relatadas em todas as culturas, desde a Grécia Antiga. De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Gallup, cerca de 3% dos americanos já passou por algo assim. Para os pesquisadores, isso pode ser provocado pela tentativa do cérebro de dar sentido às sensações e percepções incomuns que ocorrem durante um evento traumático.
.
A sensação de ter saído do corpo, por exemplo, pode acontecer quando há uma pane nos processos multi-sensoriais do cérebro.
.
--------------------------------------
VISÕES DE TÚNEIS E LUZES BRILHANTES PODEM DECORRER DE UMA AVARIA NO SISTEMA VISUAL DO CÉREBRO CAUSADO PELA PRIVAÇÃO DE OXIGÊNIO.
---------------------------------------
.
Outro culpado é o hormônio noradrenalina, liberado numa parte do cérebro chamada mesencéfalo que, quando acionado, pode evocar emoções positivas, alucinações e outras características da experiência de quase morte.
.
Alguns dos estudos examinados pelos pesquisadores ainda mostram que muitas das pessoas que relataram esse tipo de experiência não estavam realmente em perigo de morrer, embora a maioria tenha pensado que estava.
.
* Tradução livre: Não há nada de paranormal em experiências de quase morte: como a neurociência explica luzes brilhantes, encontro com mortos e o fato de você se convencer de que é um deles.
.
http://super.abril.com.br/blogs/como-pessoas-funcionam/novo-estudo-explica-experiencias-sobrenaturais-de-quase-morte/

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #737 Online: 10 de Maio de 2019, 16:15:17 »
A vontade de acreditar torna os crentes, particularmente os espíritas por causa do wishful thinking diante da morte, totalmente cegos e vulneráveis aos truques da mente e dos safados.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #738 Online: 10 de Maio de 2019, 16:17:46 »
Citação de: montalvão
Eu tenho uma lagartixa de estimação, a Filomena: ela come moscas, será que a pobrezinha vai reencarnar em condição ruim, tipo nascer sem rabinho?

Você não conhece a Filomena: ela devora mais do que precisa, por isso está tão gordinha, o pecado deve estar na gula que, bem sabemos, é deslize mortal, imperdoável (a não ser que ela se arrependa em vida e mude, o que não parece querer). Daí minha preocupação com seu futuro. Preciso saber para orientá-la...

Converse com ela, pode ser que ela o entenda...

:hihi:
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #739 Online: 10 de Maio de 2019, 16:22:14 »

Gostaria muuuito de ter um canil, no entanto faltam-me condiçõe$ climática$...

Cria uma ONG, quem sabe não consegue $uporte de alguma empresa ou da Prefeitura...

Meus cães vivem na casa, estrategicamente divididos nos ambientes disponíveis. Todos salvados de rua e, até onde posso perceber, somos felizes...
.
O gato mora no telhado da vizinha, almoça e janta no muro que divide as casas,  visto que tenho alguns dogs que o veem como inimigo a ser estraçalhado caso adentre a residência...

Eu trocaria meus três cães por um gato, gato é mais sossegado...
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #740 Online: 10 de Maio de 2019, 16:46:59 »

.
Citação de: Montalvão
Nananinanot! O túnel não é metáfora, não pode ser! Metáfora é explicar algo por meio de simbolismos.
Nananinanão; Metáfora é designação de um objeto ou qualidade mediante uma palavra que designa outro objeto ou qualidade que tem com o primeiro uma relação de semelhança

Não pensei que precisaria entrar em detalhes para explicar o que seria o Túnel dos relatos da EQM, pois não é simples para um leigo;vamos lá;

No livro (não espírita e não religioso, até então) do Dr Raymond Moody   e com o auxílio dos depoimentos de cerca de 150 pessoas que sofreram de morte clínica, ou aos quais havia sido diagnosticado que tinham quase morrido, Moody concluiu que existiam nove experiências comuns à maioria das pessoas que passaram pela experiência de quase-morte, tais como

ouvir um zumbido nos ouvidos;
um sentimento de paz e ausência de dor;
ter uma experiência fora do corpo;
sentir-se a viajar dentro de um túnel;
sentir-se a subir pelos céus;
ver pessoas, principalmente familiares já falecidos;
encontrar seres espirituais, por vezes identificados como sendo Deus;
ver uma revisão da própria vida;
sentir uma enorme relutância em voltar à vida.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Raymond_Moody

Foi dito pelos companheiros que a DE não menciona o Túnel, porém o estudo aprofundado
de vários casos de desencarnação, (Obreiros da Vida Eterna, ou Os Mensageiros, p.ex.) com a presença de mentores que explicam cada fase do processo, permite uma relação com os nove pontos acima sublinhados, que em parte justificam a menção do Túnel.
O Túnel: depois de complexo procedimento, este é o momento em que o Perispírito se desprende de forma mais acentuada de seu corpo e este choque, juntamente com a leveza e a sensação de alivio causam a impressão de uma luz que atrai o iminente desencarnante.
Mas o processo da morte não deverá ser concluído, retornam.
Esta situação tem propósitos de profunda repercussão na vida dos encarnados que passam por tal experiência.
Alguns planejavam o suicídio, ou abandonar a família, ou imersos nas drogas, etc. Mas estes companheiros precisariam levar sua existência a termo devido a compromissos de grande importância relacionados a outras pessoas de seu convívio, geralmente.
É isso aí.

A exiguidade das percepções que envolve a muitos, induz a conclusões que permearão a existência destes tais, e então opinarão sobre assuntos que absolutamente desconhecem e, ora vejam, ditando cátedra. :no:

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #741 Online: 10 de Maio de 2019, 17:01:33 »
MAS numa postura que me parece ser a sua e a do Sr. Metatron — se bem me lembro ele alegou que os espíritos eram PROIBIDOS de fornecerem essas provas, não foi :?: — de, ao contrário, negarem verificabilidade pra religião de vocês, destrói o diferencial. A religião espírita fica sendo igual a qualquer uma outra, sem nenhum motivo pra se preferir exceto simples simpatia pessoal — ou experiência mística que leve a alguma "conclusão" nesse sentido, o que no frigir dos ovos é a mesma coisa.
Veja: me & vários cá — pelo que percebo e.g. Sr.Gigaview; e certamente o Eng. Silva...— ingressamos na escola de eng. (óbvio :lol:); para a(s) empresa(s) e/ou atividades autônomas e/ou docentes; exercemos a profissão MUITO+ que doze anos...
MILHÕES de pessoas entram pra engenharia, se formam, exercem a profissão, e não se convertem ao Espiritismo "DE" por causa disso :!:
Capisci :?:
Metatron enfatizou o resultado mas não citou a causa. Espíritos elevados não se envolvem com provar coisa alguma. E os menos, não o conseguem pois provar alguma coisa neste campo tem que seu algo espetaculoso... não conseguiriam. No entando dão várias demonstrações por ai... ninguém acredita.

Outra coisa: você não entendeu o que eu disse na minha resposta quanto aos muitos fatos aparentemente corriqueiros de uma vida mas com relevantes consequências ao longo desta vida. E somente quando se tem contato com algo que nos dá uma dica de porque certas coisas não são tão corriqueiras como pensamos, a ficha cai. Só isto.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #742 Online: 10 de Maio de 2019, 17:13:02 »
Bom, é isso que queremos: que mencione onde está o túnel na literatura "DE" ( :?: :?: :?:)
Procurei no Obreiros e n'Os Mensageiros por
"túnel"
"tunel"
"Túnel"
"Tunel"
em o documento atual
e deu sempre 0 documento(s) com 0 instância(s)
Então cite literatura "DE" faz favor...
E tem aquele funcionário que vem com uma espécie de prontuário e constata o engano em NDEs indianas. Quem é ele :?:
Espíritos elevados não se envolvem com provar coisa alguma.
E eu só enfatizei que o Kardec pensava ao contrário, pois via a necessidade de estabelecer um diferencial entre a religião dele e a vala comum de todas as demais...
você não entendeu o que eu disse na minha resposta quanto aos muitos fatos aparentemente corriqueiros
...
Claro que entendi. E lhe mostrei que "fatos corriqueiros" podem ser interpretados misticamente sob qualquer otica que o paciente (do fato, claro...) prefira. Levando à adoção de qq. religião, ou nenhuma. Não decorre daí nenhum motivo específico pra preferir a confissão espírita em lugar de qq. outra.

« Última modificação: 10 de Maio de 2019, 17:18:18 por Gorducho »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #743 Online: 10 de Maio de 2019, 18:53:43 »
...pois não é simples para um leigo;...

Engole essa Montalvão...chupa Gorducho... :histeria:

O cara se acha. Paciência... 8-)

Dr Raymond Moody

:histeria:

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #744 Online: 10 de Maio de 2019, 19:21:03 »
Pois é... + eu gosto disso :chorao:
Lá por 1969 li o 813 da série Arsène Lupin e logo depois já li só não me lembro se o Memórias — mui+ provavelmente...— ou o Martírio de suicidas, cousa que impressionava profundamente vovó.
Acompanhei mamãe em 2 cursos de Evangelização homologados pela FEB...
Vovó se curou dum sério cobreiro num terreiro...
Então o que tenho que fazer é me segurar pra não me urinar :hehe:
« Última modificação: 10 de Maio de 2019, 19:37:15 por Gorducho »

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #745 Online: 10 de Maio de 2019, 19:33:30 »
Memórias — mui+ provavelmente...— ou o Martírio de suicidas, cousa que impressionava profundamente vovó.

Memórias de um Suicida, de Yvonne Pereira - já li, um dos melhores e mais elucidativos livros psicografados.

Recomendo!

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #746 Online: 10 de Maio de 2019, 19:41:02 »
É...  vovó se impressionava profundamente... Acho que era esse só que em sã consciência não me lembro se não foi o Martírio o 2° livro inteiro que li quando era 9  :ok:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #747 Online: 10 de Maio de 2019, 19:46:10 »
O Gorducho tinha tudo para seguir uma carreira de médium, e dos bons  :histeria:

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #748 Online: 10 de Maio de 2019, 19:56:36 »
Essa coisa de espirito deve ter sugido de alguma assunção bem naif da natureza.

O mais próximo possivel de uma conceituação espírita real da idéia de espírito poderia bem ser a de uma criancinha que vendo um bichinho morrer e não compreendendo  a morte se impressiona e pergunta pra mãe o que acontece depois que o bichinho morre, nao compreendendo que o bichinho simplesmente com o tempo se desfaz, ai a mãe condoída do choque existencial daquela situação na criancinha diz que o corpinho do bichinho acaba mas a alminha dele continua viva e vai virar outro bichinho. Ai  aquilo cristaliza no ser e nunca mais a criancinha vai ser demovida de crer naquela "explicação".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #749 Online: 10 de Maio de 2019, 20:24:06 »
Essa coisa de espirito deve ter sugido de alguma assunção bem naif da natureza.

O mais próximo possivel de uma conceituação espírita real da idéia de espírito poderia bem ser a de uma criancinha que vendo um bichinho morrer e não compreendendo  a morte se impressiona e pergunta pra mãe o que acontece depois que o bichinho morre, nao compreendendo que o bichinho simplesmente com o tempo se desfaz, ai a mãe condoída do choque existencial daquela situação na criancinha diz que o corpinho do bichinho acaba mas a alminha dele continua viva e vai virar outro bichinho. Ai  aquilo cristaliza no ser e nunca mais a criancinha vai ser demovida de crer naquela "explicação".

Não confunda espiritualismo com espiritismo, apesar de ser tudo farofa.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!