Uma duvidazinha sem-vergonha: o perispírito tem cérebro?
.
O PERISPÍRITO É O MOLDE DO CORPO FÍSICO, OU SEJA, TUDO O QUE EXISTE LÁ EXISTE NO CORPO FÍSICO, naturalmente estruturado em material extremamente poroso e plástico, mas não tem a mesma concepção da matéria comum.
OS ESPÍRITOS SE DESCULPAM POR USAR A EXPRESSÃO SEMI-MATERIAL, vez que isto não existe, mas dizem que não há como fazer entender algo para o qual não há em nosso vocabulário correspondência.
ENTÃO, SIM; O PERISPÍRITO TEM CÉREBRO QUE É O MOLDE PARA O NOSSO. Se justapõem quando no estado de vigília mas sofrem relativo afastamento quando em sono... na morte o afastamento é total, logicamente.
.
Uai, e eu a pensar que perispírito fosse um envoltório, com finalidade de prover a interface entre o espírito e o corpo, vez que, conforme ensinou Kardec, a essência espiritual não consegue atuar diretamente sobre a matéria, esse envoltório decodifica as instruções emanadas pelo espírito e as transmite ao cérebro de carne para que este aja conforme estipulado... o perispírito também seria responsável por manter corpo e espírito grudadinhos...
.
Conquanto essas afirmações, prolatadas pelo patriarca, explicam um quase nada de coisa alguma: alegar que o perispírito faz a interface entre o espírito e a carne, sem esclarece detalhes desse interfaciamento, impossibilita a verificação técnica do que é afirmado. É como se Kardec dissesse: “a coisa funciona assim, não tentem ir além dessa informação que vão se dar mal!”...
.
Agora, considerando a orientação que traz, entendo que são três cérebros no homem: cérebro de carne, cérebro perispiritual e cérebro espiritual! É isso? Será que cabe aí uma perguntinha: pra quê tanto cérebro? E, onde acho essa preciosa informação em Kardec?
Por fim, tenho ligeira impressão de que Kardec não concorda com você no tangente à semimaterialidade, mira:
.
---------------------------------------
“O corpo perispirítico e o corpo carnal têm pois origem no mesmo elemento primitivo; AMBOS SÃO MATÉRIA, ainda que em dois estados diferentes.” (A Gênese)
-----------------------------------------------
.
Quer dizer, a espiritualidade nem precisa se desculpar, pois até mesmo nós encarnados, que nos destacamos pela medíocre inteligência ante a sapiência dos mortos, sabemos que o “semimaterial” a que os espíritos se referem significa um estado específico da matéria, ao que acrescento, que já deveria ter sido detectado, caso existisse...
.
Por que defendo que o perispírito, sendo matéria, teria de ser detectado pela tecnociência? Simples, o próprio Rivail deu a pista:
.
-----------------------------------
Não conhecemos a natureza íntima do perispírito. SUPONHAMO-LO, TODAVIA, FORMADO DE MATÉRIA ELÉTRICA, OU DE OUTRA TÃO SUTIL QUANTO ESTA: por que, quando dirigido por uma vontade, não teria propriedade idêntica à daquela matéria? (Livro dos Médiuns)
-------------------------------------
.
A ciência sabe praticamente tudo a respeito da eletricidade, inclusive que dá choques, mas não achou nada de nada sobre o perispírito... Estranho, não?
.
Faço esforço medonho para deixar de ser leigo, e você pode, se quiser, contribuir para atingimento da meta: discorra a respeito de cordões fluídicos e da troca de fluidos. Fale de fluidos em geral.
.
Com maior prazer; vamos lá. Os cordões guardam certa analogia com nosso sistema nervoso e têm como função principal ligar o perispírito a determinados pontos do corpo físico, permitindo assim controle, interação e feed-back, entre ambos.
.
Quando deparo afirmações tão pujantes de conhecimento como essa fico inteiramente arrepiado!
.
O sistema nervoso é complexa central de troca de informação e transmissão de impulsos que fazem o corpo funcionar harmoniosamente, mas, para o espiritismo não passa de massa quase inerte, que tem a intrincada atividade que ostenta por haver um espírito a impressioná-lo. Sem o espírito capitaneando, espiriticamente falando, o cérebro seria como um órgão qualquer, executando cegamente algumas funções!
.
Para o espiritismo (e outras religiões igualmente) o cérebro não pensa, quem pensa é o espírito, o qual transmite suas elucubrações à massa cerebral para que seja externada. O cérebro é encarado com um sofisticado laboratório onde o "cientista espiritual" labora.
.
Enquanto a ciência humana consome toneladas de massa cerebral intentando responder a “simples” questão: “como o cérebro pensa?”, o espiritismo tem a resposta pronta: “quem pensa é o espírito!”.
.
Mas, se for instado a mostrar o espírito, de modo que se possa estudar suas ligações com a parte material da estrutura humana, a resposta implícita: “não queirais mais do que podes alcançar, basta saberdes que o pensamento é produzido no espírito, contentem-se com essa informação!”.
.
Isso mostra que a investigação científica termina (compulsoriamente) onde o espiritismo começa...