Autor Tópico: Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)  (Lida 29959 vezes)

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
Re:Festival de bizarrices e esquisitices espíritas (livros e palestras)
« Resposta #775 Online: 11 de Maio de 2019, 18:42:59 »

Citação de: JungF
A exiguidade das percepções que envolve a muitos, induz a conclusões que permearão a existência destes tais, e então opinarão sobre assuntos que absolutamente desconhecem e, ora vejam, ditando cátedra. :no:

Essa foi pra quem?

É uma colcha de retalhos. Não imagina o trabalho que dá para colecionar todos estes retalhos e depois costurar tudo.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #776 Online: 11 de Maio de 2019, 18:43:42 »
Concluo que o JungF entende muito pouco de espiritismo. É quase um leigo. Precisamos de outro professor que saiba ensinar a missa ao padre.

Tá esquentando.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #777 Online: 11 de Maio de 2019, 18:44:19 »
Bom, o JungF tem o mérito indiscutível de expressar do que lhe sobeja a alma. Outros como o Vitor Moura e tambem o Correios têm dessa mesma eloquência.

Sim sim sem dúvida quanto a isso mas ainda sinto saudades da Vandinha.

Esquentou mais.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #778 Online: 11 de Maio de 2019, 18:55:08 »
Pronto...refutei o meu mestre. Sorry

Um milagre de um cadáver incorrupto no budismo. Já temos 2 assinaturas de Deus. Se procurar acho mais algumas.

https://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/mundo-insolito/2018-01-23/cadaver-sorridente-de-monge.html
« Última modificação: 11 de Maio de 2019, 18:57:12 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #779 Online: 11 de Maio de 2019, 20:06:00 »
MAS numa postura que me parece ser a sua e a do Sr. Metatron — se bem me lembro ele alegou que os espíritos eram PROIBIDOS de fornecerem essas provas, não foi :?: — de, ao contrário, negarem verificabilidade pra religião de vocês, destrói o diferencial. A religião espírita fica sendo igual a qualquer uma outra, sem nenhum motivo pra se preferir exceto simples simpatia pessoal — ou experiência mística que leve a alguma "conclusão" nesse sentido, o que no frigir dos ovos é a mesma coisa.
Veja: me & vários cá — pelo que percebo e.g. Sr.Gigaview; e certamente o Eng. Silva...— ingressamos na escola de eng. (óbvio :lol:); para a(s) empresa(s) e/ou atividades autônomas e/ou docentes; exercemos a profissão MUITO+ que doze anos...
MILHÕES de pessoas entram pra engenharia, se formam, exercem a profissão, e não se convertem ao Espiritismo "DE" por causa disso :!:
Capisci :?:

Metatron enfatizou o resultado mas não citou a causa. Espíritos elevados não se envolvem com provar coisa alguma. E os menos, não o conseguem pois provar alguma coisa neste campo tem que seu algo espetaculoso... não conseguiriam. No entando dão várias demonstrações por ai... ninguém acredita.

.
Se bem entendi, o “resultado” está no fato de os espíritos não darem provas de si, é isso?
.
E a “causa” é que os que poderiam dar provas não estão nem aí, os que querem dá-las são incapazes, seria isso?
.
Então é por isso que nada se prova no espiritismo, que seria a religião das provas, conforme asseverou o criador da agremiação... meio confuso, não?
.
Mais encafifou-me o dito de que “dão demonstrações em que ninguém acredita”! Que demonstrações inacreditáveis seriam?

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #780 Online: 11 de Maio de 2019, 20:12:59 »
Que demonstrações inacreditáveis seriam?

Essa.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #781 Online: 11 de Maio de 2019, 20:18:12 »
Pronto...refutei o meu mestre. Sorry

Um milagre de um cadáver incorrupto no budismo. Já temos 2 assinaturas de Deus. Se procurar acho mais algumas.

https://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/mundo-insolito/2018-01-23/cadaver-sorridente-de-monge.html

O sorriso maroto do monge é um espanto...
.
Pelas máscaras dos que o seguram deduzo que alcançar o nirvana não produz cheiros muito agradáveis...

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #782 Online: 11 de Maio de 2019, 20:21:21 »
Que demonstrações inacreditáveis seriam?

Essa.

:histeria: outra dessa e me converto...

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #783 Online: 11 de Maio de 2019, 20:31:52 »
É o espirito elevadíssimo de CX fazendo algo espetaculoso.

Mas ninguém acredita...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #784 Online: 11 de Maio de 2019, 21:17:47 »
 :histeria: :histeria: :histeria:

No séc XIX era comum os espíritos proferirem palestras em latim ou grego antigo.

Hoje só se expõem ao ridículo porque a "carga" cultural dos médiuns é lamentável. Não é possível tirar algo de onde não existe coisa alguma, então só sai besteira.

CX pelo menos lia muito e tinha um enorme talento para imitar estilos literários mas também dava suas escorregadas quando resolvia improvisar como naquele famoso texto em inglês que jamais poderia ter sido escrito por um gringo desencarnado.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #785 Online: 12 de Maio de 2019, 12:44:14 »

Você acha mesmo que ainda existe alguma coisa para testar quando se trata da veracidade do espiritismo/espiritualismo?

O fato de você não acreditar na espiritualidade não quer dizer que a espiritualidade não existe.
.
EU JAMAIS ENTENDEREI COMO ALGUÉM CONSEGUE NÃO ACREDITAR EM ALGO TÃO ÓBVIO.
.
Tão óbvio o quê, a espiritualidade? Se fosse óbvio ela já teria dado sobejas provas de si mesma, de modo que não restassem dúvidas na cabeça de nenhum teimoso renitente... a espiritualidade é conjetura, suposição, nem pode ser chamada de hipótese, visto não ser passível de confirmação. A espiritualidade só é confirmável pelos que partem, mas como nunca ninguém retornou para dizer se é ou não, vai continuar no campo da especulação até o fim dos tempos...
.
Sim, sei que tem quem diga que foi “lá”, viu, voltou e, pior, sei que tem quem acredite! Acredita?
.
Quando eu frequentava igrejas tinha a mais lídima certeza de que Cristo morrera crucificado por meus pecados e eu precisava aceitar esse sacrifício se quisesse ir para o céu... não entendia com é que pessoas rejeitavam algo tão evidente!
.
Citação de: Metatron
"Ausência de evidência não é evidência de ausência", disse um dos mais inteligentes cientistas do planeta - já falecido.
.
Correto, esse falecido sabia das coisas... contudo se a ausência de evidência não é evidência de ausência, a ausência de evidência não evidencia presença... quer dizer, a especulação continua... pode ser que seja, mas também pode ser que não, tá entendendo? A frase é sugestiva, entretanto não serve para garantir coisa alguma!
.
Mas em sorte e azar você acredita, não é mesmo? Em coincidências, em fatalidades...
No Acaso...

Talvez até em Destino!
.
Em azar eu acredito e por experiência própria: dou um azar danado e nunca acerto a mega-sena! Vai ver minha sorte é ter azar!
.
Em coincidência acredito..., mas quando soubermos a posição certa e trajetória correta de cada partícula do universo as coincidências cessarão... Em fatalidades acredito restritivamente, depende da fatalidade... um terremoto é uma fatalidade, isso enquanto o conhecimento humano não puder identificar seguramente quando e onde ocorrerá um; um raio que se abate sobre um infeliz é uma fatalidade, mas se este estiver nadando por opção em meio a uma tempestadade estará brincando com a sorte, ou com o azar...
.
Acaso e coincidência não dá no mesmo?
.
Em destino acredito, meu destino, por exemplo, é ser feliz... estou lutando por realizá-lo... Quando eu conseguir que haja paz no mundo atingirei a meta...
.
Sinceramente, se é para acreditar em alguma destas besteiras, eu prefiro continuar acreditando que sou uma alma vivendo uma experiência na carne.
.
Causa-me espanto e admiração vê-lo desdenhar essas besteiras... ao menos no destino seria esperável que acreditasse, pois sabe que a estrela de cada encarnado é adredemente planejada na erraticidade: se o sistema funciona azeitadinho, conforme para tal foi projetado, não vai ter livre-arbítrio que o mude o fado...

Memórias — mui+ provavelmente...— ou o Martírio de suicidas, cousa que impressionava profundamente vovó.

Memórias de um Suicida, de Yvonne Pereira - já li, um dos melhores e mais elucidativos livros psicografados. Recomendo!
.
O que me deixa à beira do pasmo é o fato de médiuns iluminados revelarem com detalhes como funciona o lado de lá e outros médiuns praticamente nenhuma referência fazem a essas revelações! O Vale dos Suicidas só existe no romance de Yvonne, não aparece nas psicografias. Pode-se certamente alegar que suicidas não comunicam pois estão impedidos de fazê-lo... tá certo, seria uma saída...
.
Mas, o que dizer das cidades-aladas que Chico inventou? Nem ele conseguia colocar seus mortos em algumas delas! Pode verificar as milhares de comunicações vertidas pelo homem de Uberaba, se em alguma houve citação do endereço espiritual do morto é exceção. O fato é que chico lucubrou Nosso Lar (e garantiu que outros nossolares estariam orbitando a Terra), mas nenhum dos comunicantes, por sorte ou azar,  vivia lá!
.
Curioso, não?

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #786 Online: 12 de Maio de 2019, 12:50:05 »

.
Citação de: Montalvão
Nananinanot! O túnel não é metáfora, não pode ser! Metáfora é explicar algo por meio de simbolismos.
Nananinanão; Metáfora é designação de um objeto ou qualidade mediante uma palavra que designa outro objeto ou qualidade que tem com o primeiro uma relação de semelhança

Isso que descreve não é metáfora, é ANALOGIA...
Embora o sentido que atribui fosse semelhante, não entra no mérito. Mas dispondo de tempo, hoje, resolvi esclarecer.
Metáfora é uma figura de linguagem que consiste no uso de uma palavra ou expressão com o sentido de outra com a qual é possível estabelecer uma relação de analogia. A metáfora, como todos sabem, é figura de linguagem; a analogia tem restrições demonstradas a seguir.

Analogia é uma relação de semelhança estabelecida entre duas ou mais entidades distintas. O termo tem origem na palavra grega “analogía” que significa “proporção”.

Pode ser feita uma analogia, por exemplo, entre cabeça e corpo e entre capitão e soldados. Cabeça (cérebro) e capitão são duas entidades análogas. Possuem função semelhante que, neste caso, é comandar, dar ordens. De igual forma, corpo e soldados exercem a mesma função que é obedecer às ordens.

Então, está visto que ambos os vocábulos estabelecem relação de semelhança, que é o objetivo comum. As definições acima são facilmente encontradas na internet, mas resta explicar, correndo o risco de ser tedioso, que a Metáfora pode ser usada como estilo de linguagem, já a analogia carece ser mais precisa e relacionada com a intenção.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #787 Online: 12 de Maio de 2019, 22:56:04 »
Bullshit é a metáfora que melhor descreve o espiritismo.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #788 Online: 13 de Maio de 2019, 13:57:54 »
Citação de: montalvão
Nananinanot! O túnel não é metáfora, não pode ser! Metáfora é explicar algo por meio de simbolismos.
.
Nananinanão; Metáfora é designação de um objeto ou qualidade mediante uma palavra que designa outro objeto ou qualidade que tem com o primeiro uma relação de semelhança
.
Citação de: montalvão
Isso que descreve não é metáfora, é ANALOGIA...
.
Embora o sentido que atribui fosse semelhante, não entra no mérito. Mas dispondo de tempo, hoje, resolvi esclarecer.
Metáfora é uma figura de linguagem que consiste no uso de uma palavra ou expressão com o sentido de outra COM A QUAL É POSSÍVEL ESTABELECER UMA RELAÇÃO DE ANALOGIA.
.
A metáfora, como todos sabem, é figura de linguagem; a analogia tem restrições demonstradas a seguir.
.
Ficou meio confusa a frase: “a metáfora é figura de linguagem; a analogia tem restrições a seguir demonstradas”, o que tem uma com a outra? E, a analogia não tem “restrições” pode, sim, ser má utilizada...
.
Creio que ficaria melhor se dissesse: “a metáfora é figura de linguagem; a analogia está mais adstrita ao campo da lógica”.
.
Acredito seja factível afirmar a existência de “várias analogias” (na lógica, na biologia, no direito...), ou “variações de analogia” conforme o campo a que se aplica; seja como for,  todas têm algo em comum: lidam com similaridades parciais, ou simbólicas. Isso implica num grande perigo: raciocinar analogicamente pode levar a equívocos lamentáveis e a conclusões distorcidas! Inclusive existe a chamada “falácia da falsa analogia”...
.
Observe as diferenças: “sou chutado pela vida qual um cão sarnento” (metáfora); “a bola está para o futebolista assim como o cão para o sociopata” (analogia). Frases horríveis, sem dúvida, mas cada qual com finalidade distinta. Na metáfora busca-se embelezar, enfatizar ou pontuar o que se diz mediante o uso de expressão descasadas de seu significado real.
.
A analogia almeja explicar algo complexo, ou pouco conhecido,  fazendo menção a outro algo mais conhecido.
.
Mas, voltemos à definição que selecionou em primeiro:
.
“Metáfora é designação de um objeto ou qualidade mediante uma palavra que designa outro objeto ou qualidade que tem com o primeiro uma relação de semelhança
.
Olhando melhor isso, reconheço que pode se aplicar à metáfora, porém, faltaria acrescentar que essa “relação de semelhança” fica ao arbítrio de quem constrói a frase. Na sentença: “ela tem um coração de pedra”, nenhuma relação de semelhança há entre o coração e a pedra, mesmo esse sendo considerado (metaforicamente) sede dos sentimentos. Nada obstante, a intenção do autor, geralmente, é entendida...
.

Analogia é uma relação de semelhança estabelecida entre duas ou mais entidades distintas. O termo tem origem na palavra grega “analogía” que significa “proporção”. Pode ser feita uma analogia, por exemplo, entre cabeça e corpo e entre capitão e soldados. Cabeça (cérebro) e capitão são duas entidades análogas. Possuem função semelhante que, neste caso, é comandar, dar ordens. De igual forma, corpo e soldados exercem a mesma função que é obedecer às ordens.
.
Um analogia aceitável, mesmo assim,  muito pobre e capaz de gerar mais confusão que esclarecimento, registre-se!
.
Então, está visto que AMBOS OS VOCÁBULOS ESTABELECEM RELAÇÃO DE SEMELHANÇA, que é o objetivo comum. As definições acima são facilmente encontradas na internet, mas resta explicar, correndo o risco de ser tedioso, que a Metáfora pode ser usada como estilo de linguagem, já a analogia carece ser mais precisa e relacionada com a intenção.

Ok, cumpre ressaltar que essa relação de semelhança é distinta numa e noutra. Na metáfora ela é arbitrária, pode-se dizer, forçada,  e sua função é decorativa; enquanto que a analogia objetiva esclarecer, melhor elucidar alguma coisa.
.
Para que não nos envolvamos muito nessas questões que, apesar de serem edificativas, desviam do assunto em discussão, lembro que a objeção que apresentei foca na sua afirmação de que o “túnel”, nas visões em EQM,  seria uma metáfora, quando não é: nem metáfora, nem analogia... é uma sensação que carece ser explicada: há a explicação da neurociência e a mística... vai ficar com qual?

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #789 Online: 13 de Maio de 2019, 15:17:25 »
Metatron enfatizou o resultado mas não citou a causa. Espíritos elevados não se envolvem com provar coisa alguma. E os menos, não o conseguem pois provar alguma coisa neste campo tem que seu algo espetaculoso... não conseguiriam. No entanto dão várias demonstrações por ai... ninguém acredita.

.
Se bem entendi, o “resultado” está no fato de os espíritos não darem provas de si, é isso?.
E a “causa” é que os que poderiam dar provas não estão nem aí, os que querem dá-las são incapazes, seria isso?
Não é porque não estão nem aí. Isto seria um total descompromisso da espiritualidade para com os homens.
Grosso modo vamos dizer que se Deus tudo dá ao homem: um planeta belo e habitável com todos os recursos para sua estabilidade e paz; se Deus, em todos os ambientes do mundo desde longas eras oferece seus profetas - espíritos mais elevados - se os fenômenos, além dos naturais, costumam vez ou outra espicaçar as mentes indagadoras com os Idiots savants, crianças geniais,  ou pessoas com dons extraordinários aos quais fazemos referência como "homens a frente de seu tempo", etc...
Então, o pequeno esforço da humilde boa vontade mais o trabalho da primorosa inteligência que possuem, prescindiria destes fenômenos, que aliás eram frequentes; para demonstrar ao homem a existência destes agentes naturais, os espíritos.
O que se pede é o uso do discernimento.
Mas não! Queremos que os espíritos se materializem nas ruas, mercados botecos, dizendo: eis-nos aqui... vejam, somos reais...
Tudo bem; sabem qual seria o resultado disto?
Pensam que haveria uma comoção geral e noventa por cento das pessoas se voltariam para Deus ou espíritos, sei lá... não... continuariam as exigências. Claro que muitos se serviriam positivamente destas manifestações, mas, curiosamente, estes são exatamente os que, nada vendo hoje estarão predispostos para uma maior compreensão, mais a frente; talvez em novas encarnações.
Amigos: Lei do Trabalho: nada que tenha valor para a eternidade será de graça, sem esforço.
Se muitos milhões já creem, outros se seguirão; questão de tempo.
Então é por isso que nada se prova no espiritismo, que seria a religião das provas, conforme asseverou o criador da agremiação... meio confuso, não?
.
Né?
Mais encafifou-me o dito de que “dão demonstrações em que ninguém acredita”! Que demonstrações inacreditáveis seriam? 
Vamos pensar? Eu disse que os mais elevados não têm (mais) este compromisso, obrigação de realizar fenômenos extraordinários através de médiuns. Este tempo já passou. Todavia, incessantemente continuam velando pelo destino de cada qual, e não  nos damos conta disto pois sequer acreditamos que eles existam.

Disse também que os menos elevados, medíocres mas bem intencionados não podem fazê-lo de forma convincente, embora multipliquem suas manifestações através das intuições e, outros, se expressam da pior forma, com as obsessões que resultam em crimes horríveis, doenças não diagnosticáveis, perturbações em ambientes e eventos públicos, etc.

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #790 Online: 13 de Maio de 2019, 15:31:09 »
Para que não nos envolvamos muito nessas questões que, apesar de serem edificativas, desviam do assunto em discussão, lembro que a objeção que apresentei foca na sua afirmação de que o “túnel”, nas visões em EQM,  seria uma metáfora, quando não é: nem metáfora, nem analogia... é uma sensação que carece ser explicada: há a explicação da neurociência e a mística... vai ficar com qual?
Expliquei, e muito bem, a causa da sensação de "túnel", o qual não existe; não se entra ou sai. É uma sensação provocada pelo choque de desligamento corpo x Perispírito envolvendo circunstâncias pessoais, como alívio do sofrimento pré-morte, sensação de paz, visão de espírito elevado interpretado como Jesus ou Deus, tudo isso imerso em uma luz que não é difusa, mas circunscreve o cérebro perispirítico para o qual se sente a atração.
Existem detalhes de certa complexidade como a troca de fluidos ente corpo físico e perispírito através de cordões fluídicos, sobre os quais evitei falar porque, curioso sim, mas complicado para leigos. :hihi: :hihi:

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #791 Online: 13 de Maio de 2019, 15:36:53 »
Nao sei se Sr. Metatron já teve gato(s) :?:
[...]
Agora: quanto à higiene sim não tem comparação com a porquidão inata dos cachorros. Se não há abertura acessível na casa, ele vai mijar exatamente no buraco do ralo dum WC de serviço... + em condições normais vai pra fora mesmo :ok: :ok:  :?:

Os caninos não são tão porquinhos assim, depende de serem treinados. Tenho sete morando dentro de casa e dá para manter uma boa higiene. Reservei o box de um dos banheiros para eles (aliás, elas, machos mijam em todo canto): forro o piso com folhas de jornal e todas vão direitinho ao lugar certo. Raramente fazem pirraça... o único problema é que tenho que dispor de um bom estoque de papel para dar conta: inclusive, estou aceitando doações...

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #792 Online: 13 de Maio de 2019, 15:56:09 »
Putsgrila! Mais de um dois cachorros dentro de casa é coisa pra ser estudada e se fazer tese.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #793 Online: 13 de Maio de 2019, 20:54:00 »
Apertem os cintos...

Apertem mais ainda...

« Última modificação: 13 de Maio de 2019, 21:15:02 por Gigaview »

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #794 Online: 13 de Maio de 2019, 23:20:33 »

Metatron enfatizou o resultado mas não citou a causa. Espíritos elevados não se envolvem com provar coisa alguma. E os menos, não o conseguem pois provar alguma coisa neste campo tem que seu algo espetaculoso... não conseguiriam. No entanto dão várias demonstrações por ai... ninguém acredita.

.
Se bem entendi, o “resultado” está no fato de os espíritos não darem provas de si, é isso?.
.
Não é porque não estão nem aí. Isto seria um total descompromisso da espiritualidade para com os homens.
Grosso modo vamos dizer que SE DEUS TUDO DÁ AO HOMEM:
1 - UM PLANETA BELO E HABITÁVEL COM TODOS OS RECURSOS PARA SUA ESTABILIDADE E PAZ;
2 - se Deus, em todos os ambientes do mundo DESDE LONGAS ERAS OFERECE SEUS PROFETAS - espíritos mais elevados –
3 - se os FENÔMENOS, ALÉM DOS NATURAIS, costumam vez ou outra espicaçar as mentes indagadoras com os Idiots savants, crianças geniais,  ou pessoas com dons extraordinários aos quais fazemos referência como "homens a frente de seu tempo", etc...
= Então, o pequeno esforço da humilde boa vontade mais o trabalho da primorosa inteligência que possuem, prescindiria destes fenômenos, que aliás eram frequentes; para demonstrar ao homem a existência destes agentes naturais, os espíritos.
O que se pede é o uso do discernimento.
.
Beleuza Creusa! Vamos então fazer uso do discernimento...
.
Se Deus dá tudo ao homem por que ele precisaria  da ajuda de espíritos?
.
1 – engraçado: sempre achei que seja assim como diz, ou seja: a Terra é o melhor planeta para se viver,  o mais bonito do universo (ou conhece outro que tenha maior lindeza?). Entretanto, o espiritismo ensina que vivemos num orbe de provas e expiações, dentre os mais atrasados, atrás de nós só alguns como Marte e Plutão (este de tão ruim até perdeu o título de planeta, agora é um planetanão). Na ótica espírita planetas belos e habitáveis com todos os recursos para estabilidade e paz são Vênus, Saturno e o melhor de todos: Júpiter!
.
2 – profetas... dizem que falam o que Deus lhe põem na boca... aqui a encrenca é a mesma que com os espíritos: como conferir que sim? O que podemos afirmar, sem medo de errar, é que pessoas esclarecidas e de boa índole são perfeitamente capazes de elaborar ditames éticos por si mesmos, por suas próprias inteligências,  pelos espíritos piedosos que possuem. Asseverar que falam boas coisas porque papai do céu lhes está inspirando é lindo demais, mas cadê a prova?
.
3 – por que esses eventos pouco comuns seriam “além dos naturais”? Raridade de talentos não indica necessariamente atuação de entidade alienígena no espírito daquele espécime! Essa é a falácia da correlação espúria!
.
E se esses quesitos que elenca fossem suficientes para evidenciar a ação de entes espirituais, por que só alguns afortunados (muito poucos em relação ao geral da humanidade) entendem? Será que Deus tem seus escolhidos e os demais sifu? Mas não é dito que o Senhor não faz acepção de pessoas? Se esse tipo de prova que brande fosse boa teria que ser boa para todos, não apenas para os que se destacam pela ingenuidade...
.
Veja só: nem usando o discernimento dá para acatar esse tipo de argumentação que parece considerar inatacável!
.
Mas não! Queremos que os espíritos se materializem nas ruas, mercados botecos, dizendo: eis-nos aqui... vejam, somos reais...
Tudo bem; sabem qual seria o resultado disto?
Pensam que haveria uma comoção geral e noventa por cento das pessoas se voltariam para Deus ou espíritos, sei lá... não... continuariam as exigências. Claro que muitos se serviriam positivamente destas manifestações, mas, curiosamente, estes são exatamente os que, nada vendo hoje estarão predispostos para uma maior compreensão, mais a frente; talvez em novas encarnações.
Amigos: Lei do Trabalho: nada que tenha valor para a eternidade será de graça, sem esforço.
Se muitos milhões já creem, outros se seguirão; questão de tempo.
.
Pô, discurso belo centos por cento... só que há um grave equívoco de apreciação: não é isso “que queremos”... espíritos se materializando nas quebradas? Cruz credo! Saravá, bangalô! Bastam os walking dead...
.
Queremos coisas muito mais simples e objetivas! Queremos que aquele médium que diz ter falado com o vô Basso e dele ouvido coisas, que peça ao espírito para ver o conteúdo de um armário lacrado e o informe, demonstrando, assim, que efetivamente está presente e ativo. Óbvio, esse armário não será um bundalelê qualquer , deverá ser preparado com a segurança necessária para evitar fraude...
.
Se os espíritos respondessem como se deles espera em exames desse tipo, aí sim, teríamos um caminho perquiritivo promissor, que seria explorado até a demonstração taxativa da comunicação ou de outra coisa que fosse.
.
Curiosa e admiravelmente, nunca os adeptos da mediunidade pensaram em produzir esse tipo de prova, nem Kardec, nem seus discípulos! E quando lhes é sugerido tal tipo de verificação desconversam... Por isso, quando se diz que a religião-ciência, que, mais que qualquer outra,  deveria dar sobejas provas de suas alegações, fica apenas no blablablá, vemos o quanto isso é verdadeiro!
.
Aqui já citei e repito: Kardec tomou conhecimento de que um grupo de médiuns aceitara o desafio de comprovar que interagiam com espíritos. Havia prêmio para quem tivesse sucesso. Todos falharam! As examinações iam na mesma linha que a sugerida acima, tipo, por exemplo, ler o que estava escrito em papéis postos dentro de envelopes opacos.
.
O texto começa assim:
.
--------------------------------------------
Os médiuns julgados – Desafio proposto na América

Revista Espírita, janeiro de 1858

Os antagonistas da Doutrina Espírita se apossaram, zelosamente, de um artigo publicado pelo Scientific american, do dia 11 de julho último, sob o título: Os Médiuns julgados. Vários jornais franceses reproduziram-no como um argumento sem réplica; nós mesmos o reproduzimos, fazendo seguir de algumas observações, que lhe mostrarão o valor.

"Há algum tempo, uma oferta de quinhentos dólares (2,500 francos) foi feita, por intermédio do Boston Courier, a toda pessoa que, na presença e em satisfação de um certo número de professores, da Universidade de Cambridge, reproduzisse alguns desses fenômenos misteriosos que os espiritualistas dizem, comumente, terem sido produzidos por intermédio de agentes chamados médiuns.

"O desafio foi aceito pelo doutor Gardner, e por várias pessoas que se vangloriavam de estar em comunicação com os Espíritos. Os concorrentes se reuniram nos edifícios Albion, em Boston, na última semana de junho, dispostos a fazerem a prova da sua força sobrenatural.

Entre eles, notavam-se as jovens Fox, que se tornaram tão célebres pela sua superioridade nesse gênero.  A comissão, encarregada de examinar as pretensões dos aspirantes ao prêmio, se compunha dos professores Pierce, Agassiz, Gould e Horsford, de Cambridge, todos os quatro sábios muito distintos. As experiências espiritualistas duraram vários dias; jamais os médiuns encontraram mais bela ocasião de colocarem em evidência seu talento ou sua inspiração; mas, como os sacerdotes de Baal, ao tempo de Elias, invocaram em vão suas divindades, assim como o prova a passagem seguinte, do relatório da comissão:

"A comissão declara que o doutor Gardner não tendo se saído bem em [:]
- lhe apresentar um agente, ou médium, que revelasse a palavra confiada aos Espíritos em um quarto vizinho;
- que lesse a palavra inglesa escrita no interior de um livro ou sobre uma folha de papel dobrada;
- que respondesse uma questão que só as inteligências superiores podem responder;
- que fizesse ressoar um piano sem tocá-lo, ou avançar uma mesa, em um pé, sem o impulso das mãos;

mostrando-se impotente para dar, à comissão, testemunho de um fenômeno que se pudesse, mesmo usando uma interpretação larga e benevolente, considerar como o equivalente das provas propostas; de um fenômeno exigindo, para sua produção, a intervenção de um Espírito, supondo ou implicando, pelo menos, essa intervenção; de um fenômeno desconhecido, até hoje, à ciência, e cuja causa não fosse, imediatamente, assinalável para a comissão, palpável para ela, não tem nenhum título para exigir, do Courríer, de Boston, a entrega da soma proposta de 2,500 francos."

A experiência, feita nos Estados Unidos, a propósito dos médiuns, lembra aquela que se fez, há uma dezena de anos, para ou contra os sonâmbulos lúcidos, quer dizer, magnetizados. A Academia de ciência recebeu a missão de conceder um prêmio de 2,500 francos ao sujet magnético que lesse de olhos fechados. Todos os sonâmbulos fazem, voluntariamente, esse exercício, em seus salões ou em público; lêem em livros fechados e decifram uma carta inteira, sentando-se em cima de onde a colocam, bem dobrada e fechada, ou sobre seu ventre; mas, diante da Academia não pôde nada ler de todo e o prêmio não foi ganho."
---------------------------------------------------
.
Depois dessa parte Kardec entra com suas explicações para o insucesso, todas bem esfarraposas! Até a alegação de antipatia da parte dos espíritos contra os que deles duvidam foi utilizada!
.
Então, não é de hoje que os autoproclamados administradores terrenos da espiritualidade fogem de apresentar as desejadas e necessárias evidências da real atuação dos mortos entre os vivos!
.
A saída que têm, para superar esse tremendo óbice contra a crença, é recorrer a explicações subjetivas, qual as que apresentou acima e as que Kardec utilizou em 1858. Quer dizer:  161 anos de evasivas!

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #795 Online: 13 de Maio de 2019, 23:26:45 »
cancelado
« Última modificação: 13 de Maio de 2019, 23:40:10 por montalvão »

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #796 Online: 13 de Maio de 2019, 23:39:16 »
Putsgrila! Mais de um dois cachorros dentro de casa é coisa pra ser estudada e se fazer tese.

Então anota, para subsidiar o estudo: 5 cachorros na garagem; 5 no térreo da residência; 3 no quintal dos fundos; 8 no 2º piso (falei que eram sete, mas esqueci da Princesa: são oito); 3 no terraço. Total: 24.
.
E tem o gato que mora no telhado da vizinha e come no muro...
.
Boa sorte na tese...

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #797 Online: 13 de Maio de 2019, 23:46:28 »
Ui, cada um com suas mania...
« Última modificação: 14 de Maio de 2019, 00:10:19 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #798 Online: 14 de Maio de 2019, 07:02:07 »
Eis o que Morty acha desse topico, da DE e de todas visões antropomórficas do universo e da existência :

Nobody exists on purpose, nobody belongs anywhere, everybody's gonna die. Come watch TV.
« Última modificação: 14 de Maio de 2019, 07:05:56 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #799 Online: 14 de Maio de 2019, 10:07:04 »
@montalvao
meu palpite é que as evasivas vão continuar por tantos quantos forem os anos que a DE durar: Se ainda estiver por aí no sec XXXI, somaremos mais de um milênio dessas evasivas.
Mas a DE é principiante, noob nisso: nesse quesito qualquer uma das religiões do livro já passou de um milênio faz tempo.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!