.
Uma duvidazinha sem-vergonha: o perispírito tem cérebro?
O Perispírito é o molde do corpo físico, ou seja, tudo o que existe lá existe no corpo físico, naturalmente estruturado em material extremamente poroso e plástico, mas não tem a mesma concepção da matéria comum.
Os espíritos se desculpam por usar a expressão semi-material, vez que isto não existe, mas dizem que não há como fazer entender algo para o qual não há em nosso vocabulário correspondência.
Então, sim; o perispírito tem cérebro que é o molde para o nosso. Se justapõem quando no estado de vigília mas sofrem relativo afastamento quando em sono... na morte o afastamento é total, logicamente.
Faço esforço medonho para deixar de ser leigo, e você pode, se quiser, contribuir para atingimento da meta: discorra a respeito de cordões fluídicos e da troca de fluidos. Fale de fluidos em geral.
Com maior prazer; vamos lá. Os cordões guardam certa analogia com nosso sistema nervoso e têm como função principal ligar o perispírito a determinados pontos do corpo físico, permitindo assim controle, interação e feed-back, entre ambos.
Quando em sono o perispírito se desprende do Cfísico e pode, tanto avançar por espaços longínquos como permanecer junto ao leito, tímido e amedrontado.
Por ocasião da morte este mesmo desprendimento ocorre, gradualmente e definitivo mas, tem função interessante: ao mesmo tempo em que drena do cfísico matéria sutil e de natureza, digamos, astral ou energética, própria do mundo espiritual, também faz o mesmo, em sentido contrário, retirando do perispírito que se desliga, matéria de natureza orgânica, inútil para aquele corpo energético que se afasta.
Faço um parêntesis aqui para esclarecer a razão pela qual se diz que a DE é religião, filosofia e ciência. Imaginem o quanto de ciência não existe a ser compreendida e explicada quando tratamos de questões relacionadas às propriedades do mundo espiritual.
Enquanto Kardec interpretava as informações neste sentido, como relacionadas à ciência terrena; os espíritos não podiam esclarecer sobre o que exatamente estavam falando, pois o faziam para as gerações seguintes. Uma ciência, de um Criador que era mais que um místico, mas o criador de todas as ciências como leis de evolução.
Explique porque o perispírito, que tem uma parcela de si feita de matéria, não é detectado nem pela mais fina tecnologia, muito menos pelas mais finas exegeses teológicas.
Quando os espíritos mencionam propriedades desta matéria insistem em esclarecer que o elétron que existe aqui, existe lá, em outra frequência vibratória... por extensão, toda a matéria se conjuga dentro deste mesmo princípio.
Mas a nossa ciência já tem um gostinho disto quando indiretamente, por via de equações complexas descobriu, melhor dizendo, teorizou sobre a
matéria escura. Também esta não é detectada pelo mais refinado equipamento que se possua mas é de importância fundamental para a atual cosmologia.
Esclareça por que os profetas de Deus, levantados em todos os ambientes do mundo e DESDE LONGAS ERAS não receberam influxos informativos a respeito dessa parcela perispiritual. Vá, coopere para a eliminação da leiguice no orbe terrestre e assim acelere a evolução dos estacionados!
Os profetas sempre foram homens que como nossos médiuns recebiam inspiração; esta, adequada aos fins propostos. Alavancaram as grandes religiões do planeta com base no princípio do "amai-vos uns aos outros...". A filosofia, a liturgia, costumes e cultura, eram elementos para que houvesse integração entre o homem e o místico, que se propunha renovador. Naturalmente, como em tudo que exite a mão do homem ou, que neste esteja a finalidade, haverá desvirtuamento.
Neste passado onde o homem tenta dialogar com Deus as necessidades reeducativas eram primárias e apenas mais tarde surge oconceito de um corpo sidério envolvendo a alma. Psicossoma ou corpo espiritual com Kardec (corpo fluídico); Boadhas (no Zend-Avesta, dos persas); kha (ka) ou bai (entre os sacerdotes egípcios); ... Eidolon, mencionado por Pitágoras, além de okhema, ferouer (entre os gregos); khi (na tradição chinesa). Ou seja, não são exatamente os profetas reveladores religiosos que trouxeram de antemão este conhecimento, mas resulta da dedução e, creio eu, da experiência.
.
Aproveite, ainda, o tempo de aula e esclareça por que a Dra. Elisabeth Kübler-Ross, especialista em EQM mística, que teria estudado mais de 20.000 casos (portanto não é leiga), noticia que durante a “viagem” a pessoa ganha um corpo provisório, tipo roupa espacial, produzido para evitar desconfortos, e nada diz de perispírito..
.
Ela, mais especulou, e acertou no que não viu. Este traje era o Perispírito... na minha interpretação.
.