Autor Tópico: O que você consideraria uma evidencia da existencia de deus  (Lida 48241 vezes)

Offline Syl

• Nível 14
  • *
    • http://www.imageshack.us/
Re: O que você consideraria uma evidencia da existencia de deus
« Resposta #125 Online: 15 de Janeiro de 2008, 10:18:36 »
Bem, é vero.Mas certeza nós temos por dentro.Existe sempre algo que nos dá a certeza de que aquele é O caminho...
Por isso sentir é muito importante, pelo menos para mim.
"A Vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos planos para o futuro" John Lennon

“A ciência sem a religião é manca; a religião sem a ciência é cega”. Einstein

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #126 Online: 15 de Janeiro de 2008, 10:28:50 »
Pessoalmente acho que esse tipo de certeza de estar NO caminho é algo que um religioso que se preza joga fora assim que encontra.  That way lies madness.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #127 Online: 15 de Janeiro de 2008, 12:14:32 »
Bem, eu não jogo. Confio em meu sentir, mesmo porque ele raramente se manifesta e quando se manifesta, eu vou fundo e dá sempre certo.
Quanto ao caminho eu creio em um só: auto reconhecimento.
Quem se conhece , tem Sabedoria.
"A Vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos planos para o futuro" John Lennon

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #128 Online: 15 de Janeiro de 2008, 23:21:17 »
Confiar no seu sentir é ser crédulo.  O primeiro passo para cair no fanatismo.

Confie nos fatos.  Ouça seus sentimentos, mas questione-os sempre.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #129 Online: 15 de Janeiro de 2008, 23:28:24 »
ok
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2008, 20:05:34 por Syl »

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #130 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 13:47:13 »
Outro dia me ocorreu essa questão e, depois de algum tempo pensando nisso, cheguei à mesma conclusão que boa parte do pessoal daqui: simplesmente não há como ter certeza de que uma demonstração fantástica de poder é obra de um deus ou de algum alienígena extremamente avançado. A própria idéia de deus é tão vaga que dificulta qualquer comparação. Além disso, havendo alguém - deus ou alienígena - capaz de uma demonstração de poder gigantesca para os nossos padrões (p.ex: mudar o sentido de rotação da Terra e de outros planetas do sistema solar), não consigo imaginar porque ele faria tal esforço simplesmente por nossa causa.

Agora outra pergunta: tendo esse ser dado essa demonstração gigantesca de poder, que diferença faria para nós se ele exigisse adoração?

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #131 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 20:33:55 »
Sofrer eternamente o tormento de ser queimado seria uma das opções que os sábios religiosos propagam, caso não o adore...

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #132 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 12:22:25 »
Outro dia me ocorreu essa questão e, depois de algum tempo pensando nisso, cheguei à mesma conclusão que boa parte do pessoal daqui: simplesmente não há como ter certeza de que uma demonstração fantástica de poder é obra de um deus ou de algum alienígena extremamente avançado. A própria idéia de deus é tão vaga que dificulta qualquer comparação. Além disso, havendo alguém - deus ou alienígena - capaz de uma demonstração de poder gigantesca para os nossos padrões (p.ex: mudar o sentido de rotação da Terra e de outros planetas do sistema solar), não consigo imaginar porque ele faria tal esforço simplesmente por nossa causa.

Agora outra pergunta: tendo esse ser dado essa demonstração gigantesca de poder, que diferença faria para nós se ele exigisse adoração?

Apesar de um ser poderoso poder fazer essas coisas, isso não provaria que ele é um deus. Simplesmente demonstra que ele é um ser poderoso.

Se um deus onipotente aparecesse e fizesse tudo que pedisse a ele, também não provaria a onipotência dele, já que não tem como provar a onipotência.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #133 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 21:59:15 »

Apesar de um ser poderoso poder fazer essas coisas, isso não provaria que ele é um deus. Simplesmente demonstra que ele é um ser poderoso.

Se um deus onipotente aparecesse e fizesse tudo que pedisse a ele, também não provaria a onipotência dele, já que não tem como provar a onipotência.
Para a defesa do ser inexistente, se ele fosse literalmente onipotente, ele poderia provar para você que ele é sim, onipotente. :P
"The patient refused an autopsy."

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #134 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 12:39:01 »
Exatamente como eu disse: não há como saber se é um deus ou só um ser muito poderoso. Mas, na prática, isso faria alguma diferença?

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #135 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 13:11:40 »
Oi,

Se ele/ela/aquilo fosse onipotente, teria o poder de convencer a qualquer um sem nem mesmo precisar estalar dedos - dããã.

Taí, se um cara de cabelos brancos, barba comprida e roupas de pastor hebreu de filme hollywoodiano aparecer na minha frente e disser, 'eu sou deus', e eu acreditar nele instantaneamente sem um milissegundo de questionamento, isso seria uma evidência da existência de deus.  :hihi:  :hihi:  :hihi:

P.

[EDIT] Evidência da existência de deus ou de minha loucura, o que aparecer primeiro. [/EDIT]

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #136 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 13:15:00 »
Esta teoria é infalseável. É uma questão de improbabilidade lógica. Não é possível provar o improvável. É impossível provar o improvável. E por aí vai...

Adentramos nos paradoxos lógicos.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2010, 13:23:23 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #137 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 16:31:55 »
Exatamente como eu disse: não há como saber se é um deus ou só um ser muito poderoso. Mas, na prática, isso faria alguma diferença?

Também penso que não faria.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #138 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 17:28:09 »
Se ele/ela/aquilo fosse onipotente, teria o poder de convencer a qualquer um sem nem mesmo precisar estalar dedos - dããã.
Não precisa ser onipotente. Basta ter o poder de nos convencer de que é onipotente.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #139 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 20:22:14 »
Adentramos aonde mesmo...? E estão certos, supondo tal "poderes", nem precisava ser onipotente, basta ter o poder de nos convencer de qualquer coisa.

Offline Allan F.B.

• Nível 02
  • *
« Resposta #140 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 22:21:40 »
tem um episódio do south park que deus aparece.
e diz que as crianças tem direito a uma pergunta,
eles perguntam porque os meninos não mestruam.
Se acontecesse algo como no south park, eu acreditaria
episódio Are You There, God? It's Me, Jesus, 3a temporada.
excelente dica, www.southparkstudios.com, todos episódios estão disponíveis gratuitamente.
Mantenha esse espaço livre, deixe o forum limpo

++ Cuius est solum eius est usque ad coelum et ad inferos

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #141 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 08:28:34 »
Marcelo Terra

um braço novo para alguém que o tivesse perdido. Ao vivo, sem panos cobrindo nem nenhum aparato cênico. Tudo absolutamente claro e direto! Um milagre de verdade.

Caríssimo Marcelo - desde que "César e Cleóptara" alcançaram o divinato por aclamação popular e senatorial, muita coisa tem vindo a ser possível, nesta "Matrix" humana, desde então.

Ser existirem dadores vivos ou mortos - as artes de "Frankenstein" - já são possíveis desde o século XIX. Com um certo optimismo, a regeneração completa de membros amputados e não só, serão uma realidade lá para o próximo milénio.

Está escrito há muito tempo - se calhar desde a época de Alexandre e Hipácia -  que o "Homo Sapiens", é um "deus" com próteses. As suas façanhas geniais, fazem dele um animal divino, digno de autêntica admiração e respeito.

É uma questão de tempo - para a "câmara de Rá" e a máquina do tempo - estarem disponíveis ao serviço da "ciência médica". Os autênticos milagres científicos, para acontecerem, exigem pessoas com uma autêntica imaginação "Einesteiniana". Uma delas foi "Jules Verne". 

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #142 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 08:46:21 »
Alenônimo

Continua sendo uma questão foda. Mesmo que apareça um ser superior, é impossível saber se seu poder é infinito e este é um pré-requisito para Deus.

Simplismente não tem como saber que algo é Deus mesmo que apareça na nossa frente. Paradoxal, não?

Parece-me que isso é mais uma questão de significação semântica, mais ou menos bem argumentada.

Se lhe aparecesse um(a) génio(a) do século L, a bordo duma máquina do tempo e humoristicamente lhe dissesse que era um(a) "deus(a)" capaz de lhe satisfazer todos os seus desejos, com todos os requintes duma civilização cinquenta séculos mais avançada, você consideraria, que não teria meios para conferir tal eventualidade, mesmo que ele(a) lhe mostrasse os mais inacreditáveis prodígios tecnológicos?   

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #143 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 09:03:09 »
Angelo Melo

É muito complicado. Qual deus, quais seus atributos?

Mesmo que apareça um ser fazendo milagres, como posso ter certeza de que não se trata, digamos, de um alienígena com uma tecnologia uns 100.000 anos a nossa frente querendo se passar por deus diante dos silvícolas terráqueos?

Caríssimo Angelo Melo: Esse é que é o ponto escaldante da questão. Em termos Ignosticistas, quando se menciona a palavra "deus", o que é que de facto se está querendo dizer com essa "sacrossanta" palavra"?

Qual é o "sagrado" cartapácio que serve de referencial teológico a essa tão intrigante palavra?

Como diriam pessoas como - "isaac Asimov" e você - seriam, ou serão os "deuses",
viajantes extra-galácticos, que hipoteticamente se conseguem deslocar à velocidade da Luz, ou mais rápido do que ela?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #144 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 09:14:02 »
uiliníli

------------------
Humanista Secular

videomaker: Quanta Tolice...

...................................................

E que tal o sorriso de uma criança, o perfume de uma flor, a brisa matinal que acaricia nossos cabelos num dia quente de verão

:)  :)  :)

ou uma mulher histérica bradando o nome do Criador durante uma série de orgasmos múltiplos?

Não seria isto um autêntico milagre?  
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2010, 09:16:04 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #145 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 09:25:03 »
Siegfried

para mim, alguem que pudesse responder todas as perguntas sobre qualquer assunto e pudesse provar que estasse certo seria um deus, ja que conhecimento é poder

........................................................... .......................

Existem mais perguntas neste Universo para serem respondidas do que o tempo de vida que temos para levantar as questões, o que dirá o tempo para provar. E se esse ser é tão inteligente, ficaria na dúvida se não estaria sendo iludido. .

Sim, conhecimento é poder, porém existem limites para o poder?

E quando a máquina do tempo, estiver ao seu dispôr?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #146 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 09:57:26 »
Brutos

Desculpa se não fui claro,

Mas, como a maioria por aqui, tenho plenas convicções que deus é tão real quanto papai noel:

Então "deus" existe - porque eu já falei mais do que uma vez com o papai noel - sem contar com os presentes que ele me deu. :ok:

No fundo as pessoas sabem que não existe, mas teimam em acreditar nele, acredito que muito mais como uma forma de esperança...

DEUS = uma  pífia criação do Hoimem

Desculpe-me - Se "deus" é mais uma das fantásticas criações humanas, então o seu criador existe: somos nós! Então "deus" existe mesmo. O criador de "deus", é "deus".

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #147 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 10:07:16 »
Rodion

A princípio, eu não acreditaria em Deus nem que o visse na frente.

Como já apontaram, pode muito bem ser um alienígena, como o Q de Star Trek.
Ou ainda poderia ser uma alucinação visual minha. Eu poderia estar esquizofrênico ou ter ingerido um alucinógeno...

A cada um, segundo as suas fantasias.

eu acreditaria. sinta-se livre pra discordar, mas se deus me dá uma dedada acho bem mais plausível que seja ele do que um et que quer pentelhar um terráqueo no meio dos dez milhões que moram na cidade de são paulo. não teria por que ets serem mais plausíveis do que o divino, exceto por uma questão de fé, ou melhor, anti-fé.

bastaria-me, pra falar a verdade, uma simples bola de luz. já fiz o teste várias vezes e deu negativo; eu estou na cama, antes de dormir, e digo "deus, faz uma bola de luz". ele não faz. mas se fizesse pode estar certo de que eu acreditaria no mesmo momento.

Caríssimo(a) - Isso é uma questão de prática. O efeito "placebo" demora o seu tempo a acontecer. E essa da bola de Luz, tem uma que está sempre presente e disponível para quem quizer olhar... Eu costumo chamar-lhe Sol. :) :!: :idea:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #148 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 10:17:16 »
Fernando Silva

Mas se o que temos não é suficiente, nada mais pode lhe convencer! é que vc espera que esse Deus esteja dentro das sua expectativas, e não como ele é! ai fica dificil...

São os religiosos que sabem exatamente como Deus é (a não ser quando fazemos uma pergunta difícil e eles respondem que Deus está fora de nosso entendimento e temos que aceitar sem discutir).

Eu não tenho espectativa nenhuma. Eu não sei como definir um deus. Eu não saberia se Deus é Deus mesmo se ele me aparecesse.

Parafraseando o estimado "editor FZapp"... Porventura existe a Humanidade?

Você tem alguma maneira de confirmar a existência do secretário geral das Nações Unidas, ou até mesmo do presidente da república do seu país?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #149 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 10:21:55 »
Gil

Nada me convenceria, por que não posso estar inserido numa espécie de "Matrix"?

Pois eu - há muitíssimo tempo - que estou convencidíssimo desse facto.  :!: :idea:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!