Autor Tópico: O que você consideraria uma evidencia da existencia de deus  (Lida 48244 vezes)

Offline Enio

• Nível 24
  • *
Re: O que você consideraria uma evidencia da existencia de deus
« Resposta #200 Online: 21 de Novembro de 2010, 18:11:41 »
É tão simples considerar a existência de um deus. Não precisa ser o deus de nenhuma religião. Não precisa ser uma consciência ou entidade. Bastaria ser necessário uma causa primária para toda a existência, ainda que esta se mantenha em constante atividade, e não ter só existido no início. Quer dizer, que talvez a prova da existência de um deus se dê quando se chegar à conclusão de que é necessário haver uma causa primária para todos os fenômenos existentes. E causa esta para além do nosso universo. Assim como para todo o multiverso ou toda a existência. E isso ainda que não tenhamos um acesso direto a isso. Seria uma descoberta por método indireto.

Se a partir do momento em que você pensa que é necessário uma causa primária, e que nada poderia vir do nada absoluto como num passe de mágica. Que tudo teria que vir de algo primário e já existente, que teria originado nosso universo, por exemplo. Seja de forma direta ou indireta.

Se tudo na natureza tem uma causa, então deve haver não necessariamente uma complexa consciência, mas apenas um simples (ou complexo) mecanismo que seria uma natureza primária e incriada, e que daria origem a todas as outras. Por mim todos os presentes conceitos mundanos sobre essa causa primária prejudicam o nosso entendimento dela. Uma pista: o dualismo é ruim para entender esse deus. Seria melhor uma filosofia panteísta ou monista (no meu caso, prefiro o monismo, mas tive que criar um novo, pois o presente me é ruim).

Deus, no meu entendimento, não seria a natureza material, mas uma natureza que deu origem à material. Tudo no fim das contas é uma natureza existencial, mas dividida entre várias realidades diferentes. Cada realidade, dentro desta única existência em comum com todas estas realidades (monismo), teria suas próprias características. O dualismo é uma ilusão causada pelo nosso foco de dar mais margem às diferenças do que o que há de comum entre diversas realidades. Penso que o segredo para se entender as coisas como realmente são é começar a buscar o que há de comum entre qualquer coisa, e não nas diferenças. É esse o caminho que prefiro seguir, e não em ver pela diferença.

Nada me é divino. Se tudo o que é descoberto deixa de ser divino e se torna natural, então a tendência é a de que a causa primária não é divina, mas natural. Antes o universo era divino pela astrologia. Agora é natural pela astronomia. A espiritualidade é divina pelas religiões... e depois será natural por uma futura ciência que a entenda de uma forma não mística. Diria que é isso o que eu tento fazer no meu raciocínio, ver esta espiritualidade como uma coisa mais natural, menos mística. Ainda está imperfeito, mas é assim que começa.

Serei eu um pioneiro nisso? Até mesmo entre os cientistas que defendem a existência de uma causa primária, a tratam como uma coisa divina, por causa da religiosidade deles. Mas eu não! Pois pretendo superar a religiosidade em si. É por isso que já não mais considero a maioria dos conceitos religiosos, senão ficaria preso na religiosidade das presentes religiões. Na verdade eu mudei o sentido de alguns destes numa coisa nova. Digo sem vergonha alguma que quero trazer sim um novo paradigma sobre a espiritualidade.

Exatamente assim como a astronomia fez no lugar da astrologia. Transformar o místico em algo natural. Exatamente assim como Copérnico e Galileu fez em relação à Igreja. Alguns de fato tentam fazer isso, mas de certa forma ainda se prendem em certos conceitos que não acharia adequado para dizer que a espiritualidade é natural. E um destes conceitos é a idéia de um deus consciente, deste como entidade. Assim como a idéia de uma eterna entidade maligna. Enquanto dizerem que a base da eixstência é pensamento, ficará difícil transformar o místico no natural. Considero o espírito como um mecanismo (um "cérebro" astral), e não puro pensamento. Dá para ver que eu trato a espiritualidade com base num pensamento materialista, naturalista.

O místico diz: Tudo tem sua base no pensamento e tudo existe por uma vontade divina que dedice fazer milagres e é planejado por ela.

O naturalista diz: Tudo tem sua base em mecanismos naturais (ainda que imateriais) e não forjados por uma vontade divina. Essa suposta vontade divina não seria uma entidade, mas apenas um mecanismo que dá origem a tudo. Não tem vontade e não planeja. O planejamento divino é uma ilusão que temos a respeito deste mecanismo desconhecido, e não divino. A forma como este funciona nos faz confundir como um deus religioso, mas não é bem assim na verdade. O divino depois que descoberto deixa de ser divino e se torna natural. Exatamente assim como a astronomia fez com a astrologia com relação ao céu, ao universo, aos astros.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #201 Online: 21 de Novembro de 2010, 20:08:40 »
[...]
Assim considero ser possível a existencia de Deus. A natureza recebeu um pacote completo para criar a vida.

Esse "deus" é o de alguma religião ou é o metafísico aristotélico?
Foto USGS

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #202 Online: 22 de Novembro de 2010, 08:50:47 »
O fato do cara encontrar a carteira - enquanto que 99,999999% das pessoas em dificuldade não encontram - não serve como prova.
Bom, se Deus existe as provas serão difíceis.
E se a carteira foi posta lá por uma entidade superpoderosa, mas não divina? Uma fada madrinha, por exemplo?
Muitos reconheçem que a vida foi questão de mínimos detalhes que ao se juntar conseguiu equacionar as jóias para inicio de tudo. Isto foi adaptado com certeza ao acaso do cosmo.
Seja lá o que for porque Deus não poderia ter sido obra de uma obra cosmológica?
As coisas acontecem, nem sempre, mas acontecem assim como foi possível vida em nosso planeta.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #203 Online: 22 de Novembro de 2010, 08:54:42 »
A terra não tem o pacote que possibilita a vida para que possamos existir. Nós existimos por que a terra tem este pacote que possibilita a vida.
Fiquei sem entender. Quer reconstruir seu argumento.
O pacote que a terra possui não teve uma única origem, Felius.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #204 Online: 22 de Novembro de 2010, 08:58:48 »
Eu sou a favor da existencia de um só Deus caso exista.
Creio que este Deus pode ter sido fruto do além.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #205 Online: 22 de Novembro de 2010, 09:14:46 »
A terra não tem o pacote que possibilita a vida para que possamos existir. Nós existimos por que a terra tem este pacote que possibilita a vida.

Ele quer dizer que a Terra não foi preparada para a nossa existência e sim que somos o resultado de um acaso físico-químico.
Foto USGS

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #206 Online: 22 de Novembro de 2010, 12:31:39 »
Significa que nós não somos a razão para o universo ser assim. Somos a consequência de o universo ser assim.
O universo não foi criado para existirmos. O que aconteceu foi que, numa determinada época, houve condições para que surgíssemos. Quando essas condições desaparecerem, nós deixaremos de existir.

E, se as condições fossem outras, outras espécies que  não nós teriam surgido. O que, aliás, aconteceu.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #207 Online: 22 de Novembro de 2010, 12:32:47 »
Quem criou esse "além"?

Se Deus é uma criatura, o que impede que haja mais de um?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #208 Online: 22 de Novembro de 2010, 12:34:48 »
O fato do cara encontrar a carteira - enquanto que 99,999999% das pessoas em dificuldade não encontram - não serve como prova.
Por que?

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #209 Online: 22 de Novembro de 2010, 12:43:46 »
Deus não me seria uma criatura.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #210 Online: 22 de Novembro de 2010, 13:07:12 »
Caro Felius

Citação de: Realidade  em  Ontem às 13:22:33Observe que eu fiz uma comparação para exemplificar o presente que a natureza ganhou. Este foi um pacote completo para resolver criar vida em nosso planeta.

........................................................... ....................

Questão de estatística, provável que pelo menos alguns planetas ganhem este pacote. Só ocorre que estamos pensando nisso por que por acaso foi a terra que ganhou. Estritamente falando, é um pouco trocar causa e consequência.

Exacto :!: :arrow: Você faz essa afirmação desse modo - porque crê - que o surgimento da vida neste planeta, é meramente casual. :idea:

Pergunto-me que grande diferença, faz em colocar a afirmação duma forma ou doutra, não vai dar ao mesmo :?: :arrow: :|

Ainda, pense na enorme improbabilidade de acontecer exatamente tudo que aconteceu com você durante toda sua vida acontecer com alguém. Ou num exemplo mais claro. Se eu jogar cara e coroa 1000 vezes, a chance de cair exatamente aquele resultado, naquela ordem, qualquer que seja o resultado é de 1 em 2^1000 ou 1 em 1.07150861 × 10^301. Isto não quer dizer que o resultado que caiu tem que ser obra divina, só quer dizer que algum resultado vai cair. Probabilidades baixas não querem dizer impossibilidade.

Se porventura, o Homem não for naturalmente um deus; pelo menos foi ele que pôs os dados em movimento, o que na minha opinião implica, que os dados só darão algum resultado se o Homem jogar.
« Última modificação: 22 de Novembro de 2010, 13:09:49 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #211 Online: 22 de Novembro de 2010, 13:20:37 »
Caro Fernando Silva

Citação de Geotecton, ontem às 20:08:40. Esse "deus" é o de alguma religião ou é o metafísico aristotélico?

........................................................... ................

........................................................... ......

Quem criou esse "além"?

Boa pergunta :!: :arrow: :ok:

Não me parece, que haja "alguém" que impeça deus de se reproduzir. :idea:

Na minha opinião, deus tem uma imensa família :!: Ele não é "orfão" de forma nenhuma. :arrow: :idea:  

« Última modificação: 22 de Novembro de 2010, 13:25:18 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #212 Online: 22 de Novembro de 2010, 13:27:10 »
Caro Fernando Silva

...........................

Por que?

Também faço a mesma pergunta. :)

Offline Lightman

• Nível 10
  • *
« Resposta #213 Online: 22 de Novembro de 2010, 19:09:45 »
Se deus existe e não se importa em nos dar satisfações então as provas de sua existência seriam dificeis mesmo, mas se existe um deus que não interfere em nosso cotidiano e nem dá nenhuma margem por mais remota que seja de qualquer forma de análise ou ainda em outras palavras um deus totalmente transcendente, qual seria a diferença de um deus assim de um deus inexistente?

Agora se o deus das alegações religiosas existisse aí seria extremamente fácil provar sua existência, bastaria que algum de seus apaixonados fieis fizesse um milagre em um ambiente controlado com o rigor de uma pesquisa científica e pronto (ambiente controlado para se evitar fraudes e truques).
"Seja você a mudança que quer ver no mundo." Gandhi

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #214 Online: 22 de Novembro de 2010, 20:38:19 »
Caro Lightman

Se deus existe e não se importa em nos dar satisfações então as provas de sua existência seriam dificeis mesmo, mas se existe um deus que não interfere em nosso cotidiano e nem dá nenhuma margem por mais remota que seja de qualquer forma de análise ou ainda em outras palavras um deus totalmente transcendente, qual seria a diferença de um deus assim de um deus inexistente?

Agora se o deus das alegações religiosas existisse aí seria extremamente fácil provar sua existência, bastaria que algum de seus apaixonados fieis fizesse um milagre em um ambiente controlado com o rigor de uma pesquisa científica e pronto (ambiente controlado para se evitar fraudes e truques).

O seu questionamento, é perfeitamente razoável, num contexto não panteísta.

Num enquadramento hilozoista, por exemplo, o conceito de divindade é dum estilo teológico bastante diferente da noção de deus, que você está a contestar.

Na concepção que você discute, que é apenas uma, entre as muitas que existe sobre deus, o relacionamento que temos com ele, é um diálogo de surdos mudos. Em que é indispensável ter uma atenção de "autista" para o percepcionar. :idea: 

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #215 Online: 22 de Novembro de 2010, 20:49:35 »

hilozoismo:

Doutrina metafísica que considera que a materia é animada, sensível e espontânea em atuações e respostas – do site WordReference.com

1 – O ser é uno.

2 – Como só existe um ser, (a natureza) o mundo e Deus são a mesma coisa.

A concepção de Deus, no hilozoísmo é material.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #216 Online: 22 de Novembro de 2010, 22:00:16 »
Ele quer dizer que a Terra não foi preparada para a nossa existência e sim que somos o resultado de um acaso físico-químico.
Podemos chamar isto de que?

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #217 Online: 22 de Novembro de 2010, 22:05:00 »
Significa que nós não somos a razão para o universo ser assim. Somos a consequência de o universo ser assim.
O universo não foi criado para existirmos. O que aconteceu foi que, numa determinada época, houve condições para que surgíssemos.
E porque estas consequencias nos fez perguntar qual a origem da vida?
Não seria estas as razões porque muitos dizem que Deus poderia existir?
Porque acreditamos que Deus possa existir?

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #218 Online: 22 de Novembro de 2010, 22:08:06 »
Se deus existe e não se importa em nos dar satisfações então as provas de sua existência seriam dificeis mesmo
Tudo indica que é isto mesmo que ele quer.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #219 Online: 22 de Novembro de 2010, 22:10:17 »
Por que?
?
Existem muitos que estudam as razões morais de Deus.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #220 Online: 22 de Novembro de 2010, 22:11:30 »
Podemos chamar isto de que?

Abiogênese físico-química e Evolução!
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #221 Online: 22 de Novembro de 2010, 22:12:15 »
Por que?
?
Existem muitos que estudam as razões morais de Deus.

A qual deus voce se refere?
Foto USGS

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #222 Online: 22 de Novembro de 2010, 22:17:15 »
Quem criou esse "além"?
O além até a ciencia esta procurando e já se tem estudos que dentro do invisível(nada), existe muita coisa.
Nada impediria de existir mais um Deus, mas creio que não existe assim como muitos não acreditam que haja vida em outros planetas.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #223 Online: 22 de Novembro de 2010, 22:18:37 »
A qual deus voce se refere?
O Deus que nos colocou no mundo. Este eu não conheço, mas muitos acreditam nele.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #224 Online: 22 de Novembro de 2010, 22:26:48 »
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!