Autor Tópico: O que você consideraria uma evidencia da existencia de deus  (Lida 48245 vezes)

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
Re: O que você consideraria uma evidencia da existencia de deus
« Resposta #225 Online: 22 de Novembro de 2010, 22:31:01 »
Prefiro respeitar a religião dos outros, mas eu acredito que possa existir um único Deus.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #226 Online: 23 de Novembro de 2010, 06:43:52 »
A terra não tem o pacote que possibilita a vida para que possamos existir. Nós existimos por que a terra tem este pacote que possibilita a vida.

Pergunto-me que grande diferença, faz em colocar a afirmação duma forma ou doutra, não vai dar ao mesmo :?: :arrow: :|
A diferença é que num caso nós somos o objetivo, o resultado desejado e, no outro, nós somos um efeito colateral.
Num caso, criou-se a Terra para que pudéssemos existir e,  no outro, somos produto do acaso.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #227 Online: 23 de Novembro de 2010, 06:49:23 »
Significa que nós não somos a razão para o universo ser assim. Somos a consequência de o universo ser assim.
O universo não foi criado para existirmos. O que aconteceu foi que, numa determinada época, houve condições para que surgíssemos.
E porque estas consequencias nos fez perguntar qual a origem da vida?
Não seria estas as razões porque muitos dizem que Deus poderia existir?
Porque acreditamos que Deus possa existir?
Inventar um deus é uma tentativa de preenchermos as lacunas em nosso conhecimento. O problema é que, em seguida, declaramos esse deus fora de nosso alcance e incompreensível, portanto, no fim das contas, continuamos sem explicação.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #228 Online: 23 de Novembro de 2010, 06:51:25 »
Por que?
?
Existem muitos que estudam as razões morais de Deus.
Não seria mais lógico demonstrar primeiro a existência e a natureza desse deus?
Qual o sentido de se discutirem as razões morais de um ser que nem sabemos se existe ou, se existir, como é?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #229 Online: 23 de Novembro de 2010, 06:53:05 »
Quem criou esse "além"?
Se Deus é uma criatura, o que impede que haja mais de um?
O além até a ciencia esta procurando e já se tem estudos que dentro do invisível(nada), existe muita coisa.
Nada impediria de existir mais um Deus, mas creio que não existe assim como muitos não acreditam que haja vida em outros planetas.
É só uma questão de "eu acredito" ou "eu não acredito" ? Sem provas, sem justificativas?

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #230 Online: 23 de Novembro de 2010, 07:45:55 »
Inventar um deus é uma tentativa de preenchermos as lacunas em nosso conhecimento. O problema é que, em seguida, declaramos esse deus fora de nosso alcance e incompreensível, portanto, no fim das contas, continuamos sem explicação.
Eu não acho que seja correto usar o termo inventar. O certo seria imaginar ou crer que algo exista. Não acreditando também seria uma forma de muitos preencherem uma lacuna para que se abra as portas para outros conhecimentos. Acho que será perda de tempo querer provas de um ser que se existe não quer se manifestar, a não ser em casos específicos.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #231 Online: 23 de Novembro de 2010, 12:39:05 »
Eu não acho que seja correto usar o termo inventar. O certo seria imaginar ou crer que algo exista. Não acreditando também seria uma forma de muitos preencherem uma lacuna para que se abra as portas para outros conhecimentos. Acho que será perda de tempo querer provas de um ser que se existe não quer se manifestar, a não ser em casos específicos.
Se você nunca viu, não tem evidência nenhuma, não sabe nada a respeito e, ainda assim, descreve em detalhes uma divindade, então você inventou.

Só não caberia o "inventar" se a entidade tivesse se revelado a todos, claramente, e você soubesse exatamente do que estava falando.

Offline Lightman

• Nível 10
  • *
« Resposta #232 Online: 23 de Novembro de 2010, 16:06:44 »
Acho que será perda de tempo querer provas de um ser que se existe não quer se manifestar, a não ser em casos específicos.
Vamos utilizar a boa e velha Navalha De Ockham, qual a explicação mais simples?

A) Existe um deus criador do universo que faz uma imensa questão de que acreditemos nele mas só se revela a alguns poucos privilegiados ou...

B) Algumas pessoas desejam tanto que exista um deus para atender aos caprichos de seus egos que conscientes ou não forjam tais revelações exclusivas.
"Seja você a mudança que quer ver no mundo." Gandhi

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #233 Online: 23 de Novembro de 2010, 16:13:11 »
]Vamos utilizar a boa e velha Navalha De Ockham, qual a explicação mais simples?

A) Existe um deus criador do universo que faz uma imensa questão de que acreditemos nele mas só se revela a alguns poucos privilegiados ou...

B) Algumas pessoas desejam tanto que exista um deus para atender aos caprichos de seus egos que conscientes ou não forjam tais revelações exclusivas.

B

Offline Lightman

• Nível 10
  • *
« Resposta #234 Online: 23 de Novembro de 2010, 16:17:25 »
Exato, por isso mesmo eu ando com a Navalha de Ockham na mochila :D
"Seja você a mudança que quer ver no mundo." Gandhi

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #235 Online: 23 de Novembro de 2010, 16:58:48 »
Quem diria que um frei "criaria" uma ferramenta tão útil para desmistificar deuses? Viva o Ockhan!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #236 Online: 23 de Novembro de 2010, 17:40:42 »
Caro Fernando Silva

Pergunto-me que grande diferença, faz em colocar a afirmação duma forma ou doutra, não vai dar ao mesmo :?: :arrow: :|   

........................................................... ....

A diferença é que num caso nós somos o objetivo, o resultado desejado e, no outro, nós somos um efeito colateral.

Num caso, criou-se a Terra para que pudéssemos existir e, no outro, somos produto do acaso.

Porque é que o sermos produtos dum puro acaso, é uma posição intelectual muito mais racional, do que sermos o produto desejado dum objectivo antecipado :?: :arrow: :|

Cá por mim, sermos frutos de circunstâncias físico-químicas, absolutamente casuais, é irracionalismo a mais :!: :arrow: :idea:
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #237 Online: 23 de Novembro de 2010, 17:54:06 »
Cá por mim, sermos frutos de circunstâncias físico-químicas, absolutamente casuais, é irracionalismo a mais :!: :arrow: :idea:

E você vê algum racionalismo em estar navegando num planeta habitável pelo cosmos? Em busca do que?
Ou você aceita que é um resultado evolutivo ou vai morrer achando que nossas vidas tem algum propósito além de transformar inteligentemente os recursos naturais.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #238 Online: 23 de Novembro de 2010, 21:57:19 »
Nem A e nem B. Empatou na minha opinião.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #239 Online: 23 de Novembro de 2010, 21:58:45 »
Se você nunca viu, não tem evidência nenhuma, não sabe nada a respeito e, ainda assim, descreve em detalhes uma divindade, então você inventou.
Qual seria a diferença de inventar para acreditar?

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #240 Online: 24 de Novembro de 2010, 03:49:17 »
Significa que nós não somos a razão para o universo ser assim. Somos a consequência de o universo ser assim.
O universo não foi criado para existirmos. O que aconteceu foi que, numa determinada época, houve condições para que surgíssemos.
E porque estas consequencias nos fez perguntar qual a origem da vida?
Não seria estas as razões porque muitos dizem que Deus poderia existir?
Porque acreditamos que Deus possa existir?
Peraí, Realidade! Por que *VOCÊ* acredita que algum deus possa existir? Eu não estou te perguntando isto. Não responda, por favor. Só estou retificando sua pergunta. Eu JAMAIS acreditei que algum deus pudesse existir. Isto nunca foi possibilidade alguma para mim.

A única pergunta próxima disso que eu me fazia na minha tenra infância era: por que, diabos, todo esse bando à minha volta acredita nessa besteira louca e sem sentido?!

Perguntei-me isto por algum tempo até que finalmente entendi e já nem isso pergunto mais pois já sei a resposta. É... não, não vou responder porque ela é muito ofensiva para os crentes. Você não gostaria de ouvir (ler).

Minha proposta de boa convivência com crentes é: fiquem com suas crenças em paz mas não tentem me arrastar para elas (nem com "sutilezas" linguísticas).

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #241 Online: 24 de Novembro de 2010, 03:52:07 »
Qual seria a diferença de inventar para acreditar?

Quando você inventa algo, pode descrevê-lo, fazer suas reivindicações e requerer registro de patente em institutos como o brasileiro INPI. Pode até comercializar se encontrar aceitação no mercado.

Quando você crê, pode até conseguir comercializar sua crença e obter muito dinheiro de muitos otários, mas não vai conseguir registrar sua crença num instituto de patentes. Simples assim, entendeu?

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #242 Online: 24 de Novembro de 2010, 08:30:34 »
Não entendi não. O que isto tem a ver com eu acreditar numa coisa ou inventar alguma coisa. Eu não estou inventando um Deus e sim apenas acreditando. Entendeu.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #243 Online: 24 de Novembro de 2010, 08:31:46 »
Porque voce não acredita em alguma coisa?
Os animais acreditam em Deus?

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #244 Online: 24 de Novembro de 2010, 09:33:11 »
Porque voce não acredita em alguma coisa?

Há uma diferença em não acreditar em Deus e não acreditar em nada, você sabe não?

Os animais acreditam em Deus?
Os cavalos acreditam no Unicornio Rosa :)

Agora falando sério, você acha que as crianças bem novinhas acreditam em Deus?  Você acha que o ser humano já nasce acreditando?
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #245 Online: 24 de Novembro de 2010, 09:49:21 »
Agora falando sério, você acha que as crianças bem novinhas acreditam em Deus?  Você acha que o ser humano já nasce acreditando?

Muito boa sua pergunta! :ok:

Pelo menos, empiricamente, meus três filhos desconhecem o conceito de deus, pois nunca mencionei isto em casa, nem minha esposa.

E sim, vivemos muito bem.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #246 Online: 24 de Novembro de 2010, 10:56:20 »
Não entendi não. O que isto tem a ver com eu acreditar numa coisa ou inventar alguma coisa. Eu não estou inventando um Deus e sim apenas acreditando. Entendeu.
Sim, voce está acreditando em um deus inventado por alguem anteriormente.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #247 Online: 24 de Novembro de 2010, 12:20:12 »
Caro Mr. Mustard

Citação de: lusitano  em  Ontem às 17:40:42Cá por mim, sermos frutos de circunstâncias físico-químicas, absolutamente casuais, é irracionalismo a mais   

...

E você vê algum racionalismo em estar navegando num planeta habitável pelo cosmos?

Claro que sim :!:

Em busca do que?

De mais interacção universal, conhecimento e felicidade. :idea:

Ou você aceita que é um resultado evolutivo ou vai morrer achando que nossas vidas tem algum propósito além de transformar inteligentemente os recursos naturais.

Aceito piamente, que entre outras hipóteses, somos um resultado evolutivo e que além de transformar-mos inteligentemente os recusrsos naturais, também desejamos vir a ser mais saudáveis.

Entretanto - actualmente, sonho com uma civilização tipo I - como especula Michio kaku, em "ciência do impossível": em que todos nós, temos possibilidades de nos transformar-mos em "cyborgues" imortais. :)
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #248 Online: 24 de Novembro de 2010, 12:47:49 »

Aceito piamente, que entre outras hipóteses, somos um resultado evolutivo e que além de transformar-mos inteligentemente os recusrsos naturais, também desejamos vir a ser mais saudáveis.

Entretanto - actualmente, sonho com uma civilização tipo I - como especula Michio kaku, em "ciência do impossível": em que todos nós, temos possibilidades de nos transformar-mos em "cyborgues" imortais. :)
Nada disto indica um propósito pré-existente no universo. Tudo o que você mencionou pode até vir a acontecer, mas o propósito terá sido nosso, a partir de nosso surgimento aleatório e não proposital.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #249 Online: 24 de Novembro de 2010, 12:50:00 »
Como você pode acreditar em alguma coisa que você não consegue definir e nem mesmo sabe se existe?
Por outro lado, se você define as características dessa coisa, você a inventou.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!