Autor Tópico: O que você consideraria uma evidencia da existencia de deus  (Lida 48243 vezes)

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re: O que você consideraria uma evidencia da existencia de deus
« Resposta #175 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 08:37:55 »
É impossível, ainda que teoricamente, se criar qualquer organismo vivo apenas com os elementos do barro molhado.

A idéia do homem criado do barro é cientificamente inconsistente e somente se mantém como apelo ao sobrenatural - uma declaração de fé, nada mais que isso.

Quem apela para a cientificidade desse mito inventado por bárbaros da idade do bronze não tem a mínima noção de biologia.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #176 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 12:24:19 »
Assim como seres vivos somente são encontrados em nosso planeta. A projeção de um ser para além de uma existência planetária é mera imaginação transformada depois em forte cultura.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #177 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 16:32:29 »
Assim como seres vivos somente são encontrados em nosso planeta. A projeção de um ser para além de uma existência planetária é mera imaginação transformada depois em forte cultura.

Elabore um pouco mais, por favor.
Ando ruim das idéias ultimamente. :vergonha:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #178 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 16:53:40 »
Ei, não há tipo de microorganismos no espaço? Talvez esteja enganado, mas parece que encontraram algumas bactérias em alguns meteoros que caíram terra....

Ou eu vi isto em algum filme e não me lembro? :lol:
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2010, 16:55:45 por Mussain! »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #179 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 16:54:01 »

O que conhecemos como vida são os organismos replicantes que encontramos em nosso planeta. Não tem nada mais observado no universo que se compare aos sistemas biológicos que são as evidências que temos para embasar a teoria da vida.

Um filósofo que estudou muito a projeção da intencionalidade cognitiva do homem para a natureza ou mesmo para um possível ser fora desta (extrapolação maior ainda), foi Feuerbach e influenciou muitos filósofos ateus.

Não pense que não está entendendo meu post, não dá para ser muito claro mesmo nestes assuntos complexos.  :?
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
« Resposta #180 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 18:13:54 »
Ei, não há tipo de microorganismos no espaço? Talvez esteja enganado, mas parece que encontraram algumas bactérias em alguns meteoros que caíram terra....

Voce fala da panspermia cosmica?
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #181 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 18:14:55 »

O que conhecemos como vida são os organismos replicantes que encontramos em nosso planeta. Não tem nada mais observado no universo que se compare aos sistemas biológicos que são as evidências que temos para embasar a teoria da vida.

Um filósofo que estudou muito a projeção da intencionalidade cognitiva do homem para a natureza ou mesmo para um possível ser fora desta (extrapolação maior ainda), foi Feuerbach e influenciou muitos filósofos ateus.

Não pense que não está entendendo meu post, não dá para ser muito claro mesmo nestes assuntos complexos.  :?

Acho que ti entendo. É o problema de termos apenas um parâmetro de comparação. Para nós, vida se resume aquilo que definimos como tal, sendo que estamos restritos ou limitados a um único exemplo, nem sabemos se existem outros e o pior, em razão disso, nem conseguimos imaginar outras possibilidades.

Só nos resta procurar por vida como assim definida por nós. Não temos outra opção. Contudo, baseado não somente no raciocínio puro, mas principalmente no atual conhecimento que temos do universo, não nos parece nada absurdo considerar a possibilidade de vida fora da Terra. Na verdade o raciocínio contrário é que parece absurdo.

Voltando a questão de deus, e é justamente essa a que você ser refere quando cita "a projeção de um ser para além de uma existência planetária" como sendo mero produto da imaginação humana, concordo absolutamente contigo. Principalmente pelo que foi dito. Qualquer idéia que se tenha ou se possa ter acerca de "vida" que extrapole aquela por nós definida com base em nosso único padrão conhecido não passa de mera produção imaginativa. O que recai na minha primeira afirmação: Deus como projeção psicológica inconsciente dos mais fortes desejos humanos - imortalidade (ser eterno); não estar sujeito aos ânimos da natureza, mas dominá-la (ser onipotente) ; ter todo conhecimento sobre o universo (onisciência); estar em todos os lugares ao mesmo tempo (ubiquidade - onipresença).
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2010, 18:24:01 por West »

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #182 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 18:20:08 »

Voce fala da panspermia cosmica?

É sobre aquela padre de Marte que encontraram na Antártida e que Bill Clinton Chegou a citar em um de seus discursos como revolucionária caso viesse a se confirmar.

Infelizmente não se confirmou. As supostas microbactérias foram depois identificadas como resultantes do simples processo de cristalização de certos minerais, facilmente reproduzíveis em laboratório.   

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #183 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 19:13:06 »
Voltando a questão de deus, e é justamente essa a que você ser refere quando cita "a projeção de um ser para além de uma existência planetária" como sendo mero produto da imaginação humana, concordo absolutamente contigo. Principalmente pelo que foi dito. Qualquer idéia que se tenha ou se possa ter acerca de "vida" que extrapole aquela por nós definida com base em nosso único padrão conhecido não passa de mera produção imaginativa. O que recai na minha primeira afirmação: Deus como projeção psicológica inconsciente dos mais fortes desejos humanos - imortalidade (ser eterno); não estar sujeito aos ânimos da natureza, mas dominá-la (ser onipotente) ; ter todo conhecimento sobre o universo (onisciência); estar em todos os lugares ao mesmo tempo (ubiquidade - onipresença).
O que não deixa de ser uma certa intencionalidade dos sistemas biológicos, quer sejam definidos na unidade de genes ou mesmo espécies (dentre outras). Tendem a se replicar e buscar a manutenção da existência ampliando-a o máximo possível. Temos a participação do meio ambiente como o provedor das dificuldades existenciais que estes entes precisam superar através da adaptação. A diferença é que chamamos a nossa adaptação ao meio ambiente de "criação" então fica toda essa mistificação projetiva de que tudo o que existe é criado, já que o nosso ambiente - a civilização - é considerado um ambiente antrópico e portando "criado" pelo homem.

Nós nos projetamos para fora da natureza e perdemos assim a nossa identidade fisico-química, quando não até mesmo a identidade biológica.  :o  :?

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #184 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 01:41:03 »
Eu sei que os cientistas andam estudando seres chamados de extremofilos, eles vivem em ambientes hostis a maioria das outras especies.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #185 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 01:42:27 »
O objetivo seria verificar a possibilidade de formas de vida em outros planetas.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #186 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 14:14:14 »
O que não deixa de ser uma certa intencionalidade dos sistemas biológicos, quer sejam definidos na unidade de genes ou mesmo espécies (dentre outras). Tendem a se replicar e buscar a manutenção da existência ampliando-a o máximo possível. Temos a participação do meio ambiente como o provedor das dificuldades existenciais que estes entes precisam superar através da adaptação. A diferença é que chamamos a nossa adaptação ao meio ambiente de "criação" então fica toda essa mistificação projetiva de que tudo o que existe é criado, já que o nosso ambiente - a civilização - é considerado um ambiente antrópico e portando "criado" pelo homem.

Nós nos projetamos para fora da natureza e perdemos assim a nossa identidade fisico-química, quando não até mesmo a identidade biológica.  :o  :?

Esse é um ponto sobre o qual já refleti algumas vezes. A questão da intencionalidade, que eu prefiro chamar de "visão utilitarista".

Certamente que essa capacidade humana de atribuir um fim/utilidade a tudo na natureza foi um passo fundamental da espécie na sua luta pela sobrevivência. Não é muito difícil imaginar que essa peculiar característica humana tenha surgido com o fabrico dos primeiros instrumentos pelo homem. Da faca ou machado de pedra rudimentar e sua finalidade à finalidade do sol, da chuva e de tudo que há foi um caminho sem volta. E como a faca e o machado toscos da idade da pedra que tem o seu fim específico foram fabricados, a natureza e tudo o mais também deveria ser. É a conclusão inescapável. E quem seria tal construtor? A esses o homem chamou deus(es) ou deusa(s). A sua própria projeção psicológica superestimada.

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #187 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 23:33:50 »
Eh impressaão minha ou o topico deu uma desviada?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #188 Online: 01 de Março de 2010, 09:49:46 »
Mussain!

Vou abandoná-la! Segue o novo! Derrube a pedra!

Isso é que é malhação da pesada, não.?. :arrow: :ok: Será que você anda a treinar para as olimpíadas "herculeanas"? Ou está apenas a tentar envergonhar Arnold Schwarzenegger?

Mãe, eu to na 7° página!

Na minha opinião - ela diria - que você além de ser um óptimo observador, tem um vício pela leitura, que merece os maiores elogios :!: :idea:
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #189 Online: 01 de Março de 2010, 10:35:33 »
Mafalda

--------------------------------------------------------------

Realmente, não entendo como os cientistas ainda não pensaram nisso, produzir um homem a partir do barro em laboratorio. Gostei da sua ideia diego.

Caríssima - parece-me que você está desactualizada - preste atenção...
Analise bem o que é o barro... É uma substânciada mineral, mais ou menos aquática, que serve de "alimento" básico para toda a cadeia é alimentar.

Sem ele não existiriam os vegetais que servem de alimento aos animais, incluido o Homem. É a matéria prima de todos os metais, com os quais se fabricam as máquinas, que a seu tempo, se transformarão nas humanidades futuras.

O maravilhoso e fantástico alumínio, que se pode transformar no aço mais versátil, é pura sintese laboratorial a partir do mais humilde, abundante e barato barro.

O barro - cara Mafalda, é mesmo matéria prima da vida. Evidentemente que neste caso, estou falando das mais diversas espécies de terras e areias, ou seja o solo ou chão; que misturadas com água, produzem o "milagre vivente".

Todavia, o nosso planeta é uma fantástica máquina do tempo, feita de barro vivo. O que é a Terra? :)

Ora se a "divina" Natureza, produziu vida a partir dos mais diversos tipos de "argila", por que é que o animal que melhor a imita, não há-de de estar neste preciso momento, algures encafuado no seu discreto laboratório, a tentar fazer o mesmo, ou melhor? :) :arrow: :idea:

Não é mesmo o "Homo Sapiens" - um "deus" com próteses - dado que é um
artista e engenheiro genial?

Passe em revista as novas leis da robótica, reactualizadas, depois dos filmes, "Eu robot e Inteligência artificial"... E pergunte-se, como o serão os humanos do futuro?
« Última modificação: 01 de Março de 2010, 10:46:15 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #190 Online: 01 de Março de 2010, 11:09:24 »
Allan F.B.

tem um episódio do south park que deus aparece.
e diz que as crianças tem direito a uma pergunta,
eles perguntam porque os meninos não menstruam.

........................................................... .................

E o que é que o dito cujo, teria respondido aos meninos?   

........................................................... ..................

"Nunca terás o período, você é um homem, apesar de te-lo feito com mamilos. Sua puberdade será diferente das meninas"

southpark levanta essa excelente pergunta. Se Deus é perfeito pq fazer mamilos em homens?

Não será que a vida animal, principalmente a mamífera, é mais ou menos hermafrodita, como verificam certos cientistas e que essa "bizarria" se reflecte na fisiologia humana?

Não poderá ser que “deus” é mesmo uma raça de hermafroditas, que evolui para uma  perfeição genética e orgânica cada vez mais feliz e bem-aventurada?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #191 Online: 01 de Março de 2010, 11:21:44 »
West

Você pessoalmente, não apreciaria, participar dessas qualidades, que a Humanidade futura virá a ter?

Se o ser humano - é o pai de todos os "deuses" - não é ele próprio uma divindade? Ora como você bem analisa e verifica - o homem simplesmente projecta os seus maiores anseios e ambições - e de algum modo vai conseguindo progressivamente transformar-se "nisso"...  Isto é: o ser que ele próprio auto-modela a partir de dentro. :) 

Offline diego_h

• Nível 10
  • *
« Resposta #192 Online: 01 de Março de 2010, 18:15:42 »
Mafalda

--------------------------------------------------------------

Realmente, não entendo como os cientistas ainda não pensaram nisso, produzir um homem a partir do barro em laboratorio. Gostei da sua ideia diego.

Caríssima - parece-me que você está desactualizada - preste atenção...
Analise bem o que é o barro... É uma substânciada mineral, mais ou menos aquática, que serve de "alimento" básico para toda a cadeia é alimentar.

Sem ele não existiriam os vegetais que servem de alimento aos animais, incluido o Homem. É a matéria prima de todos os metais, com os quais se fabricam as máquinas, que a seu tempo, se transformarão nas humanidades futuras.

O maravilhoso e fantástico alumínio, que se pode transformar no aço mais versátil, é pura sintese laboratorial a partir do mais humilde, abundante e barato barro.

O barro - cara Mafalda, é mesmo matéria prima da vida. Evidentemente que neste caso, estou falando das mais diversas espécies de terras e areias, ou seja o solo ou chão; que misturadas com água, produzem o "milagre vivente".

Todavia, o nosso planeta é uma fantástica máquina do tempo, feita de barro vivo. O que é a Terra? :)

Ora se a "divina" Natureza, produziu vida a partir dos mais diversos tipos de "argila", por que é que o animal que melhor a imita, não há-de de estar neste preciso momento, algures encafuado no seu discreto laboratório, a tentar fazer o mesmo, ou melhor? :) :arrow: :idea:

Passe em revista as novas leis da robótica, reactualizadas, depois dos filmes, "Eu robot e Inteligência artificial"... E pergunte-se, como o serão os humanos do futuro?

Ah é verdade..
Gostaria de saber qual cientista que se propoem a fazer um boneco de barro a apos terminado aplicar-lhe o sopro da vida...
Equipe: Gracie Barra BH SM - Professor: Mucio Maia

"É amplamente aceito que a passagem de politeismo para monoteismo é uma evolução da especie...
falta agora aceitar que subtraindo mais um deus esta evolução alcançará seu máximo ..."

“Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada.” Friedrich Nietzsche

“Se lhe ensinassem que os elfos causam a chuva, toda vez que chovesse, você veria a prova dos elfos.” Ariex

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #193 Online: 01 de Março de 2010, 22:42:59 »
diego_h

Passe em revista as novas leis da robótica, reactualizadas, depois dos filmes, "Eu robot e Inteligência artificial"... E pergunte-se, como serão os humanos do futuro?

…………………………………………………….

Ah é verdade..
Gostaria de saber qual cientista que se propoem a fazer um boneco de barro a apos terminado aplicar-lhe o sopro da vida...

Caro Diego, entenda essa do boneco de barro, como uma metáfora da moderna engenharia e biologia genética.

O barro é a matéria prima básica: São os elementos naturais; o minério, com que os engenheiros, graças ao seu talento mental e manual, erigem as suas instalações laboratoriais e a partir do qual criam todos os seus equipamentos.

Este computador, existe graças às manipulações a que foi submetida a crosta terrestre.

Bonecos de barro, são o fantástico maquinário, que os técnicos fazem sair das suas forjas e laboratórios. As extraordinárias ligas metálicas e os plásticos, que permitem realizar próteses biónicas, tais como neuro-chipes, corações, e membros artificiais.

Bonecos de barro, são os reactores atómicos que produzem electricidade - "o misterioso sopro da vida" - com que os modernos computadores se transfomam em "homens de lata".

Bonecos de barro, é a nanotecnologia do futuro, com a qual se construirão a micro-máquinas, simbióticas com o corpo humano.

Bonecos de barro, somos todos nós os seres vivos, criaturas naturais, que ao "morrermos" nos dissolveremos de novo na Terra, para recomeçar um novo ciclo biológico.

Boneco de barro é o nosso planeta "TERRA" mais ou menos molhada, que orbita uma estrela à qual chamamos "Sol" a uma velocidade electronicamente alucinante. Mais ou menos, Mach-80 & tal... :)

A "Terra" produziu todo o ser vivente, até homens. Interessante... não?

Ah... Você de momento, ainda não entende como é que os cientistas, vão imitar a Natureza e dessa forma, virem a conseguir criar vida artificial? Eu também não.
Mas suspeito, que a imaginação profissional, é o começo do processo. :arrow: :idea:
« Última modificação: 02 de Março de 2010, 10:13:42 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #194 Online: 19 de Junho de 2010, 07:15:16 »
Felius

Bem, vamos la usem sua imaginação. O que vocês considerariam que realmente existe um deus.

Evidencia que me daria certeza.

A palavra "deus", é de significado absolutamente paradoxal. Ora vejamos,
segundo o diccionário "Porto Editora", que tenho aqui junto ao computador...

Deus:

1 - Nas religiões politeistas - ser superior - que tem poder sobre o Homem e a quem se venera, ou não.

2 - Pessoa a que se vota uma veneração extrema.

3 - Ser humano, que é objecto de adoração e a que se se sacrifica tudo o resto.

4 - Pessoa amada.

5 - Segundo a Filosofia, causa primeira e fim de todas as coisas.

6 - Nas religiões monoteístas, ser absoluto e único, criador do universo, infinitamente necessário e eterno.

7 - Divindade, masculina ou feminina: Mulher ou homem, de beleza fantástica.

8 - Pessoa adorada, a quem se vota paixão extrema.

Pelo que se me afigura, vejo clara e distintamente, que o conceito de "deus", é controverso semanticamente. Variando o seu significado, entre o que é humanamente extraordinário e fantástico, quiçá o genial... Até ao superlativamente exagerado e poderoso.

Divindade: - Pessoa de extrema beleza, bondade, inteligência e força; provavelmente um génio, que inspira paixão, amor e adoração exacerbadas.

Formas de ser naturais e hiperpotentes: os vulcões, os maremotos, os terramotos, os furacões e outras forças cósmicas e universais.

A vida nas suas mais variadas expressões. A beleza, o erotismo, a sexualidade, a inteligência e a consciência humana.

A capacidade - que a Humanidade tem - para imaginar, projectar e construir as mais extraordinárias e fantásticas obras primas de arquitectura e engenharia, nas mais diversas artes e ofícios. 

Portanto, posso perfeitamente admitir como plausível, que se o conceito de "deus", publicado neste diccionário, for universalmente consensual, então de facto "deus" existe!!! 
« Última modificação: 19 de Junho de 2010, 08:07:24 por lusitano »

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #195 Online: 21 de Novembro de 2010, 12:25:35 »
Bem, vamos la usem sua imaginação. O que vocês considerariam que realmente existe um deus.
A grosso modo eu faria uma comparação:
Uma certa pessoa está em dificuldades financeira e precisa de alguns trocados para fazer uma comprinha no mercado para se alimentar. Resolveu então sair a procura de alguém que lhe empreste um dinheiro até o pagamento. Por incrível que pareça ao caminhar 100 metros encontra uma carteira cheia de dinheiro para resolver seu problema.
Assim considero ser possível a existencia de Deus. A natureza recebeu um pacote completo para criar a vida.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #196 Online: 21 de Novembro de 2010, 12:56:48 »
Uma certa pessoa está em dificuldades financeira e precisa de alguns trocados para fazer uma comprinha no mercado para se alimentar. Resolveu então sair a procura de alguém que lhe empreste um dinheiro até o pagamento. Por incrível que pareça ao caminhar 100 metros encontra uma carteira cheia de dinheiro para resolver seu problema.
Assim considero ser possível a existencia de Deus. A natureza recebeu um pacote completo para criar a vida.

Oi Realidade,

1- Se o sujeito da sua história não achasse a carteira isso provaria que Deus não existe?
2- Se quem perdeu a carteira estivesse em dificuldade financeira igual ao sujeito da história, e por conta de perder esse dinheiro não pudesse pagar o aluguesl, escola das crianças, remédios, etc.. a culpa também é de Deus?
3- Se o sujeito da história achasse um revólver e resolvesse assaltar, seria obra divina também?
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #197 Online: 21 de Novembro de 2010, 13:22:33 »
Observe que eu fiz uma comparação para exemplificar o presente que a natureza ganhou. Este foi um pacote completo para resolver criar vida em nosso planeta.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #198 Online: 21 de Novembro de 2010, 13:30:39 »
Observe que eu fiz uma comparação para exemplificar o presente que a natureza ganhou. Este foi um pacote completo para resolver criar vida em nosso planeta.
Questão de estatística, provável que pelo menos alguns planetas ganhem este pacote. Só ocorre que estamos pensando nisso por que por acaso foi a terra que ganhou. Estritamente falando, é um pouco trocar causa e consequência. A terra não tem o pacote que possibilita a vida para que possamos existir. Nós existimos por que a terra tem este pacote que possibilita a vida.

Ainda, pense na enorme improbabilidade de acontecer exatamente tudo que aconteceu com você durante toda sua vida acontecer com alguém. Ou num exemplo mais claro. Se eu jogar cara e coroa 1000 vezes, a chance de cair exatamente aquele resultado, naquela ordem, qualquer que seja o resultado é de 1 em 2^1000 ou 1 em 1.07150861 × 10^301. Isto não quer dizer que o resultado que caiu tem que ser obra divina, só quer dizer que algum resultado vai cair. Probabilidades baixas não querem dizer impossibilidade.
"The patient refused an autopsy."

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #199 Online: 21 de Novembro de 2010, 14:39:55 »
O fato do cara encontrar a carteira - enquanto que 99,999999% das pessoas em dificuldade não encontram - não serve como prova.

E se a carteira foi posta lá por uma entidade superpoderosa, mas não divina? Uma fada madrinha, por exemplo?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!