Caro Realidade Lusitano, eu acredito em Deus por causa de um padrão físico modelado para a origem matemática da vida em todos os aspectos academicos e profissionais descoberto pela ciencia moderna.
Eu também acredito em "deus" - mas não é exactamente - pelos mesmos motivos apresentados por si. Embora a inteligibilidade universal, me pareça, ser um bom contributo para a minha crença.
O que me leva a admitir como plausível, a existência desse tão controverso ser, é o estudo comparado do conceito de deus, enunciado pela maior variedade possível de místicas-religiosas diferentes, filosóficas ou não...
Em termos, mais ou menos probabilisticos ou mesmo estatísticos - medianamente, deus - significa o que é extraordinário para o homem comum. Melhor dizendo: será o motivo porque se emprega a palavra génio, para designar ou homenagear a capacidade dos grandes vultos da Humanidade, como os heróis por exemplo.
Arquimedes, Euclides, sócrates, Platão, Galileu, Isaac Newton e Einstein, etc., foram génios; buda, hércules, moisés, júlio césar, jesus cristo e maomé, também...
Entretanto o conceito de deus, também pode significar a natureza de toda e qualquer espécie de existência. Ou seja a palavra deus, poderá definir matéria, ou subtância absoluta em si mesma, a qual compõe todo o real.
Aquilo, que Parménides teria dito por inspiração divina: "Há o
ser e não pode deixar de haver". Que na minha opinião, será idêntico a afirmar: Existe um realismo cósmico e universal, absolutamente natural, que sempre existiu e sempre existirá.
Heráclito, afirmava que a natureza infinita, estava sempre em constante mutação. A escola eleática afirmava justamente o contrário.
O
ser, é absolutamente imóvel ou estático.
Veio Demócrito, que demonstrou, que tudo é uma imensa unidade de espaço e tempo, composta por átomos animados da mais formidável energia criativa.
Perante este paradoxo, apareceram pessoas que conciliaram o móvel com o imóvel. O ser, é ao mesmo tempo, estático e mutante.
As minhas dúvidas na realidade se refere a uma natureza falha como qualquer outro que tem uma fraqueza em sua mente.
Esta não percebi
Pai retira de mim este cálice...
O que é que esta sua última frase, tem a ver com o anteriormente exposto
Confesso que, ainda menos percebo