Caro - Fernando Silva Eu não tenho espectativa nenhuma. Eu não sei como definir um deus. Eu não saberia se Deus é Deus mesmo se ele me aparecesse.
Na minha modesta opinião você está sendo falacioso.
Que tipo de falácia?
A falácia do "ignorante e mal informado": Se existem diversos tipos de opinião sobre "deus" - principalmente as monoteístas tipo semita - e nomeadamente as politeístas tipo Hindú e grego-romanas e você já tem debatido exaustivamente sobre as mesmas, então é óbvio para mim, que a sua afirmação de ignorância não pode ser verdadeira.
O velho testamento bíblico, afirma que nós somos feitos à imagem e semelhança de "deus": e que depois da desobediência de Adão & Eva, tornámo-nos como "deuses", porque ficámos a conhecer "o bem e o mal".
Logo - não é necessário ser imortal - para ser divino, basta ser humano, com todas as fraquezas inerentes à espécie.
O novo testamento, afirma que "Jesus Cristo" é "deus" humanizado e ele disse, que em verdade todos nós somos "deuses", absolutamente idênticos a ele.
O que implica que nós somos "deuses", porque somos humanos.
Isto são descrições em termos cristãos...
As outras mitologias, também lá vão parar: O que caracteriza uma divindade, por princípio, são as suas características humanas. Ou seja; os atributos de consciência, inteligência, racionalidade, vontade, intencionalidade e criatividade, etc. Em que evidentemente, alguns são super-dotados ou génios.
Na cultura grega-romana, desde sempre, os "deuses" entre outras coisas, são as poderosas energias da natureza, que raiam a omnipotência e a omnipresença comparada. Mas também, são os heróis, os reis, os homens hábeis e astutos; além das pessoas de fantástica beleza e formosura.
E se alguém lhe fizesse uma boa descrição, você continuaria a não saber?
Que parâmetros eu teria para saber que era uma boa descrição?
Pelos mesmos, que você sabe, que é um homem...
Eu sou um homem. Eu sei qual é a definição de homem. Eu sei reconhecer um homem quando vejo um.
O que eu sei sobre Deus? O que seria uma boa descrição de algo que ninguém nunca viu? E nunca verá, já que somos finitos e Deus, ao que dizem, é infinito?
Quão abrangente teria que ser a descrição de uma entidade infinita para que cobrisse todos os seus aspectos?
Como eu, um ser finito, poderia confirmar a infinitude de Deus?
Nem todas as concepções d'eus o classificam como infinito - a maior parte - são como você e eu, sómente pessoas vulgares.
Portanto se você "não sabia", o que é um "deus", a partir de agora já sabe: você é um "deus", porque é um ser humano.
Ora se você sabe o que é um ser humano, obviamente que sabe, o que é um "deus"...