Pelo que eu pesquisei sobre monismo, há dois tipos distintos. Um tipo de monismo é o do tipo em que a mente termina na matéria, ou seja, é produto da matéria. O outro tipo defende que a matéria é produto da mente, ou seja, que a matéria termina na consciência e tem origem transcendental. Há mais um tipo, em que não é muito diferente do primeiro. Em parte eu me baseei do monismo de Pietro Ubaldi (em que a matéria é resultante da consciência), mas ainda assim tive que criar um novo tipo, pois para mim consciência é efeito, e não causa.
Porém, nenhum destes monismos me servem de fato. Na verdade estou me referindo a um tipo (que eu mesmo criei) que considera que matéria e espírito tem suas diferenças (funcionam de forma diferente), mas compartilham uma mesma essência de base e se interligam durante uma encarnação. Ou seja, suas naturezas são distintas, porém ambos teriam uma mesma origem em comum e se ligariam por um determinado tempo.
O corpo físico vem da matéria, porém a matéria como um todo, assim como o espírito, teriam uma origem em comum, e esta origem seria uma causa primária. O que eu quero dizer é que o dualismo é uma ilusão do nosso foco em tender ver as coisas pelas diferenças, ao invés de nos focarmos na essência das coisas.
Tudo na verdade seria feito de uma mesma essência, o que seria diferente é apenas o mecanismo resultante de cada natureza, ou seja, a aparência dos fenômenos. Mas tudo teria uma origem e composição em comum, e aí estaria este monismo, essa essência que há em toda a existência. Mas isso não impede que o espírito seja diferente do corpo físico (e o é), mas ambos teriam uma base em comum.
Ou seja, a consciência não é resultado do cérebro (em parte), e a matéria não é resultado da consciência. A realidade estaria fora deste dualismo. Pois ambos espírito e matéria, apesar de serem diferentes em sua natureza, teriam algo em comum, algo este que nos seria uma coisa bem sutil, mas possível de ser teorizada.
Por exemplo, é que nem comparar vamos ver... pedra e água. Ambos são diferentes em sua natureza, mas ambos tem uma essência em comum, são matéria, são feitos de átomos e estão sujeitos às leis físicas da natureza. Com relação à matéria e espírito seria algo semelhante, porém ambos são diferentes em sua estrutura e cada um seguiria com sua natureza, mas tanto o espírito quanto matéria seriam feitos por algo em comum entre eles. Não estou falando de átomos ou partículas sub atômicas, mas algo que desconhecemos literalmente, que seria a base da existência da matéria e do espírito, assim como da causa primária que teorizo.
Tudo o que você possa imaginar seria feito deste fator desconhecido, seja o que podemos perceber ou não.
Tudo na existência teria este fator desconhecido como essência de base. É um conceito diferente talvez de tudo o que já tenha visto, mas é isso. E me refiro isso ao monismo pois o que tenho em mente não é o panteísmo propriamente dito, e nem dualismo, que trata matéria e espírito como coisas totalmente diferentes, ao passo que, para mim, há algo em comum em ambos, mesmo que ambos se comportem de forma diferente.