Autor Tópico: O que você consideraria uma evidencia da existencia de deus  (Lida 48250 vezes)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
Re: O que você consideraria uma evidencia da existencia de deus
« Resposta #350 Online: 30 de Novembro de 2010, 13:34:42 »
Ok. Acho que entendi. É uma definição meio panteísta e, como tenho dito, diferente do que pensa o cristianismo convencional.
Só por esta minha explicação parece panteísta, porém as minhas convicções em geral não seriam assim, visto que no panteísmo se perde a individualidade após a morte, já eu defendo o contrário. A não ser se isso for um tipo diferente de panteísmo, daí talvez eu aceite esta definição, mas não o panteísmo convencional, pois há elementos que se diferem deste. Na verdade eu chamaria mais de monismo do que panteísmo de fato.

Monismo é a corrente teológica que acredita que o homem é uno. Não há alma ou espírito distintos, mas estas duas coisas seriam a mesma coisa e ainda o mesmo que corpo. Assim, ao morrer, o homem morre por inteiro (não há vida extracorpórea). Ela torna a ressurreição absolutamente necessária para que o homem continue (ou volte) a viver. O que ocorreria unicamente no juízo final.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #351 Online: 30 de Novembro de 2010, 15:38:30 »
:hehe:
Agora você pegou o espírito da coisa?
Viu o quão absurdo pode ser se levarmos a sério as mitologias?
Entendo o lado ateu, mas não concordo fazer uma semelhança de um posível criador com mitologias inventadas pelo homem. Disse anteriormente que me recusaria a falar sobre este tipo de comparação.
A mente inteligente é algo da natureza.
Deus sendo inteligente faz também parte deste círculo misterioso.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #352 Online: 30 de Novembro de 2010, 16:10:47 »
Pelo que eu pesquisei sobre monismo, há dois tipos distintos. Um tipo de monismo é o do tipo em que a mente termina na matéria, ou seja, é produto da matéria. O outro tipo defende que a matéria é produto da mente, ou seja, que a matéria termina na consciência e tem origem transcendental. Há mais um tipo, em que não é muito diferente do primeiro. Em parte eu me baseei do monismo de Pietro Ubaldi (em que a matéria é resultante da consciência), mas ainda assim tive que criar um novo tipo, pois para mim consciência é efeito, e não causa.

Porém, nenhum destes monismos me servem de fato. Na verdade estou me referindo a um tipo (que eu mesmo criei) que considera que matéria e espírito tem suas diferenças (funcionam de forma diferente), mas compartilham uma mesma essência de base e se interligam durante uma encarnação. Ou seja, suas naturezas são distintas, porém ambos teriam uma mesma origem em comum e se ligariam por um determinado tempo.

O corpo físico vem da matéria, porém a matéria como um todo, assim como o espírito, teriam uma origem em comum, e esta origem seria uma causa primária. O que eu quero dizer é que o dualismo é uma ilusão do nosso foco em tender ver as coisas pelas diferenças, ao invés de nos focarmos na essência das coisas.

Tudo na verdade seria feito de uma mesma essência, o que seria diferente é apenas o mecanismo resultante de cada natureza, ou seja, a aparência dos fenômenos. Mas tudo teria uma origem e composição em comum, e aí estaria este monismo, essa essência que há em toda a existência. Mas isso não impede que o espírito seja diferente do corpo físico (e o é), mas ambos teriam uma base em comum.

Ou seja, a consciência não é resultado do cérebro (em parte), e a matéria não é resultado da consciência. A realidade estaria fora deste dualismo. Pois ambos espírito e matéria, apesar de serem diferentes em sua natureza, teriam algo em comum, algo este que nos seria uma coisa bem sutil, mas possível de ser teorizada.

Por exemplo, é que nem comparar vamos ver... pedra e água. Ambos são diferentes em sua natureza, mas ambos tem uma essência em comum, são matéria, são feitos de átomos e estão sujeitos às leis físicas da natureza. Com relação à matéria e espírito seria algo semelhante, porém ambos são diferentes em sua estrutura e cada um seguiria com sua natureza, mas tanto o espírito quanto matéria seriam feitos por algo em comum entre eles. Não estou falando de átomos ou partículas sub atômicas, mas algo que desconhecemos literalmente, que seria a base da existência da matéria e do espírito, assim como da causa primária que teorizo.

Tudo o que você possa imaginar seria feito deste fator desconhecido, seja o que podemos perceber ou não.

Tudo na existência teria este fator desconhecido como essência de base. É um conceito diferente talvez de tudo o que já tenha visto, mas é isso. E me refiro isso ao monismo pois o que tenho em mente não é o panteísmo propriamente dito, e nem dualismo, que trata matéria e espírito como coisas totalmente diferentes, ao passo que, para mim, há algo em comum em ambos, mesmo que ambos se comportem de forma diferente.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #353 Online: 30 de Novembro de 2010, 16:13:17 »
Poderia definir Deus não como uma inteligência consciente (como vindo de uma entidade), mas sim como uma inteligência inconsciente, assim como a natureza que aparenta ser inteligente, mas em essência é inconsciente. E que em certos organismos produz consciência (se bem que aí estou falando de matéria, não de espírito).

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #354 Online: 30 de Novembro de 2010, 16:16:18 »
Pelo que eu pesquisei sobre monismo, há dois tipos distintos...
...Poderia definir Deus não como uma inteligência ...

Ok. O que dizer mais? É seu ponto de vista.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2010, 16:20:56 por famado »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #355 Online: 30 de Novembro de 2010, 16:19:21 »
mas não concordo fazer uma semelhança de um posível criador com mitologias inventadas pelo homem.
Como não existe evidenciada que sustente a possibilidade de existirem deuses, haja visto que são criação humana, então para voce o debate se encerra.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #356 Online: 30 de Novembro de 2010, 16:36:29 »
:hehe:
Agora você pegou o espírito da coisa?
Viu o quão absurdo pode ser se levarmos a sério as mitologias?
Entendo o lado ateu, mas não concordo fazer uma semelhança de um posível criador com mitologias inventadas pelo homem. Disse anteriormente que me recusaria a falar sobre este tipo de comparação.

Em outras palavras: O que você diz está sempre certo e é irrefutável. Acho que você anda lendo demais a bíblia. Um exemplo clássico de imutabilidade.

Se quer debater num fórum cético, tem que baixar a guarda se deseja ser levado a sério, mas se você impõe regras para os argumentos, melhor debater na paróquia. Lá ninguém ira contra seus argumentos apaixonados.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #357 Online: 30 de Novembro de 2010, 21:39:12 »
Caro Enio

Poderia definir Deus não como uma inteligência consciente (como vindo de uma entidade), mas sim como uma inteligência inconsciente, assim como a natureza que aparenta ser inteligente, mas em essência é inconsciente. E que em certos organismos produz consciência (se bem que aí estou falando de matéria, não de espírito).

Então você está a tentar dizer, que no seu modo de entender - deus - é um ser absolutamente inconsciente :?: :arrow: :|
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #358 Online: 30 de Novembro de 2010, 22:36:55 »

Aposto que 'um possível criador' é o que ele acredita, coincidentemente, por fatores única e exclusivamente temporais, culturais e geográficos.
Aposto que 'mitologias inventadas pelo homem' são as dos outros.

Ué, já existe assim, num estalar de dedos, e ainda por cime é inteligente?
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #359 Online: 01 de Dezembro de 2010, 01:17:15 »
Aposto que 'um possível criador' é o que ele acredita, coincidentemente, por fatores única e exclusivamente temporais, culturais e geográficos.
Aposto que 'mitologias inventadas pelo homem' são as dos outros.
Ele já disse em outro post que não quer que se compare a mitologia dele com outras...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #360 Online: 01 de Dezembro de 2010, 08:43:57 »
Táticas existem para comparar um possível criador do universo com deuses mitológicos inventados pelos primitivos. Vamos separar a realidade dos fatos com uma possível existencia de um cientista cósmico.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #361 Online: 01 de Dezembro de 2010, 11:27:59 »
Então você está a tentar dizer, que no seu modo de entender - deus - é um ser absolutamente inconsciente
Sim, Deus seria não um ser, mas um processo absolutamente inconsciente, já que para mim consciência é efeito, ainda que se fale em espírito. Espírito para mim não é consciência, mas um mecanismo que produz consciência. Já Deus não teria consciência, pois me é incabível pensar que este processo tenha por problemas lógicos.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #362 Online: 01 de Dezembro de 2010, 11:54:15 »
Caro Fernando Silva

Citação de: lusitano  em  Ontem às 08:08:33

Se você não existir, como é que sabe que o universo existe :?: :arrow: :| O

...

universo não depende de nós para existir, assim como a humanidade já existia antes de você e continuará a existir depois de você.

A Humanidade é uma entidade consciente :!: A conjectura de que você é dispensável no contexto universal, é uma especulação decorrente da sua interacção com outras consciências, do seu estilo intelectual. :idea:

O fato de não haver alguém para se dar conta da existência do universo não impede que ele exista.

Como é que você consegue ter essa certeza, tem dados absolutamente consistentes... Ou apenas lhe parece lógico :?:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #363 Online: 01 de Dezembro de 2010, 11:58:04 »
Caro contini

Acho que ele está referenciando aquela estorinha da arvore que cai na floresta sem ninguem ver... Mas nem por isso a tal arvore deixa de ser real pro bicho que ela eventualmente matar quando cair em cima...

Para se confirmar tal evento, não tem de haver algum tipo de consciência, com quem você eventualmente, se possa comunicar :?:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #364 Online: 01 de Dezembro de 2010, 12:04:41 »
Caro Fernando Silva

Acho que ele está referenciando aquela estorinha da arvore que cai na floresta sem ninguem ver... Mas nem por isso a tal arvore deixa de ser real pro bicho que ela eventualmente matar quando cair em cima...

........................................................... ....................

Ou talvez esteja sendo antropocêntrico

Concerteza que estou sendo antropocêntrico :!:

e não consiga se dar conta de nossa insignificância e transitoriedade diante do universo.

Quanto a isso discordo, porque me parece óbvio, que você não tem dados "científicos" suficientes, para sustentar essa sua tão assustadora afirmação :ideia: :arrow: :|

Offline Carlos Escaleno

• Nível 00
  • *
« Resposta #365 Online: 01 de Dezembro de 2010, 12:39:53 »
Talvez um convite para um chá. Isso já seria suficiente para mim.
Bem, conheço pessoas que afirmam falar com Deus.
Creio que o caso que pode produzir a evidência a que o tópico tenta se referir não é tanto de ordem de ordem subjetiva, mas, isso sim, de uma tangibilidade coletiva. Afinal, não basta minha afirmação de que Deus me convidou para o chá das 17h (sim, porque eu sempre penso em Deus como uma espécie de inglês ortodoxo), é também necessário que eu mostre as letras góticas grafadas no papel-cartão do convite com a assinatura do Todo Poderoso.
Portanto, qualquer coisa, na minha opnião, pode servir como provada existência de Deus, mas isso de uma maneira muito subjetiva.
Eu sei o nada aumentado.

Offline Carlos Escaleno

• Nível 00
  • *
« Resposta #366 Online: 01 de Dezembro de 2010, 12:41:48 »
Eu estou embriagado de analgésicos e sem meus óculos. Creio que não tenha sido nada claro em minha resposta, mas não pretendo melhorá-la agora.
Eu sei o nada aumentado.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #367 Online: 01 de Dezembro de 2010, 12:47:06 »
Como já foi dito antes neste tópico, a única coisa de que uma entidade precisa para nos provar que é Deus é ter o poder de nos convencer de que ela é Deus - mesmo que não seja.

Offline Carlos Escaleno

• Nível 00
  • *
« Resposta #368 Online: 01 de Dezembro de 2010, 12:56:19 »
Aí é que me parece que está a treta: se um ser ou não-ser nos provar que ele é Deus isso o torna Deus? Bem, então depende menos dele do que de nós. Era a isso que tentei me referir. Eu posso deliberadamente crer em algo que não existe, como também posso fazer o contrário. Mas há casos em que pessoas efetivamente creem - não de maneira arbitrária - em algo que não existe e vice-versa. Estou a me referir a um estado psicopatológico. Mas a hipótese de que todos possamos, em certa medida, compartilhar de uma psicopatologia esquizóide coletiva, de caráter alucinatório, não me parece de todo descartável.
Crer e não crer, neste caso, não me parece algo que dependa do ser que se pretende ser ou não acreditado, mas, isso sim, de minha vontade deliberada ou impulso condicionado, de crer ou não crer no ser em questão.

Bem, não creio que tenha sido mais claro do que da última vez, mas estou caindo de sono mesmo. Acho que vou deitar...
Eu sei o nada aumentado.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #369 Online: 01 de Dezembro de 2010, 14:19:06 »
Fernando Silva

Como já foi dito antes neste tópico, a única coisa de que uma entidade precisa para nos provar que é Deus é ter o poder de nos convencer de que ela é Deus - mesmo que não seja.

Isso não é assim tão difícil... Basta permitir, ser hipnotizado para o efeito. :idea: Isto em termos da sua concepção pessoal de deus, claro... :)

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #370 Online: 04 de Dezembro de 2010, 17:16:43 »
Como não existe evidenciada que sustente a possibilidade de existirem deuses, haja visto que são criação humana, então para voce o debate se encerra.
Para que voce obter evidencias de um projetante é só aplicar a tua mente inteligente as leis físicas do universo e muitas outras ciencias que existem no cosmo. Uma mente observa na natureza suas inteligencias.
Ué, já existe assim, num estalar de dedos, e ainda por cime é inteligente
?
Um caso complexo de se entender. A mesma coisa eu perguntei: Como apareceram os elementos químicos únicos para dar origem ao cosmo e a vida. Foi num estalo de mágica?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #371 Online: 04 de Dezembro de 2010, 17:26:05 »
Táticas existem para comparar um possível criador do universo com deuses mitológicos inventados pelos primitivos. Vamos separar a realidade dos fatos com uma possível existencia de um cientista cósmico.
É isso que tentamos fazer aqui, e até agora ninguem apareceu com nenhuma evidencia que não fosse refutável, portanto até o momento não há nada que embase sua mitologia.

Se voce quiser participar desse dbate, começe a responder as perguntas e pare de fingir que não foi refutado e tente contra-argumentar.

Por exemplo, esse seu "argumento" ingênuo de a evidencia de deuses é a inteligencia do ser humano, as leis fisicas e blá-blá-blá. Isso só faz sentido para um crente porque ele quer acreditar em sua mitologia pessoal.

Um caso complexo de se entender. A mesma coisa eu perguntei: Como apareceram os elementos químicos únicos para dar origem ao cosmo e a vida. Foi num estalo de mágica?
Por exemplo, esse lixo de argumento já foi refutado! E voce faz de conta que não!

Perceba que enquanto voce continuar com esse discurso infantil as pessoas não vão te levar a sério.

Bom, essa foi minha ultima tentativa de chamá-lo para um debate, mas se desejar continue fazendo seu proselitismo até ser advertido pela moderação.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #372 Online: 04 de Dezembro de 2010, 17:31:28 »
Não tenho nenhum motivo para ser advertido, pois não estou provando absolutamente nada.
A pergunta que a ciencia não responde aqui alguém já disse que tudo foi conscidencia do acaso.
Eu sou obrigado a aceitar algo que nem a ciencia responde?
Caia na real Sr. Contini.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #373 Online: 04 de Dezembro de 2010, 18:41:44 »
Bom, essa foi minha ultima tentativa de chamá-lo para um debate, mas se desejar continue fazendo seu proselitismo até ser advertido pela moderação.
sou eu tendo deja vus? ou vocês também já viram isso antes?
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #374 Online: 04 de Dezembro de 2010, 18:52:29 »
sou eu tendo deja vus? ou vocês também já viram isso antes?
Já ... é que o Realidade quer vencer pelo cansaço ...
Eu mudei a tática ... eu to tratando ele como café-com-leite (pra eu não falar que ele é burro, sacumé, o Snow Raptor pediu pra gente maneirar um pouco com o Realidade)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!