A meu ver, a única evidência para a existência de Deus (como causa primária) é a necessidade de haver uma causa primária para todos os fenômenos existentes, seja neste ou noutros universos, ou até mesmo em universos contidos noutro nível de existência, com leis físicas bem diferentes (ao que me referiria como o mundo espiritual). Pois que não faz sentido algum atribuir uma causa infinitamente para trás... tem que haver um limite, e este limite seria esta causa primária. Esta causa primária não seria algo mágico e nem fora da natureza, pois tudo é natureza, até mesmo o que chamamos de mundo espiritual.
Deus seria apenas a parte primária da natureza. Não estou falando de um deus antropomórfico ou de um deus que vai salvar ou condenar a todos ou alguns, mas sim de um mecanismo não intencionado e que não seja necessariamente uma entidade como muitos pensam. Um mecanismo não-particulado (imaterial), de onde tudo surge, de onde todas as leis naturais se "inspiram". Se o nosso universo teve uma origem, este não teria se criado do nada, mas teria se baseado em algo externo a ele. É este raciocínio entre outros que me leva a adotar a existência de uma causa primária, neste caso como mecanismo natural.
Não faz sentido atribuir uma causa infinitamente para trás, assim como não faz sentido atribuir a tudo surgir do nada absoluto. Quanto a esta causa ou mecanismo primário, não teria tido uma causa a ela mesma, visto que deixaria de ser uma causa primária. Mas esta não teria como surgir do nada, pois o nada não existe... ela apenas existiria por acaso. Seria simplesmente atemporal. O espaço-tempo não poderia se aplicar a isso.
O materialismo não é tudo. O materialismo é uma ilusão criada por nossos órgãos feitos de energia condensada que nos faz perceber e nos fazer situar numa realidade em que tudo parece material e particulado, quando na verdade tudo o que é particulado nada mais seria do que vibrações condensadas... Para se compreender esta causa primária deveríamos adotar um paradigma onde o materialismo deixa de ser determinante. Não estou dizendo que vocês devem acreditar no deus cristão, islâmico, e ser fiel a eles... nada disso!
A idéia é expandir a nossa percepção e para se entender uma dimensão para acima da nossa, devemos sair deste materialismo imposto em nossa própria realidade. Ou seja, devemos superar as nossas percepções para então compreendermos melhor a causa de tudo. Não haveria uma evidência direta para Deus. Para adotar sua existência seria necessário uma profundidade muito grande de raciocínio e observação das coisas. Evidenciar Deus é mais ou menos como estudar o átomo por métodos indiretos. Ou seja, nunca poderíamos chegar diretamente a esta causa primária, somente de formas indiretas.
É como tentar descobrir o que tem dentro de uma caixa estudando o que há dentro dela pelo som e tato, sem abrí-la, por exemplo. Isso seria estudar Deus.