Autor Tópico: Existem provas sobre a existência de Jesus Cristo?  (Lida 90250 vezes)

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
Re: Existem provas sobre a existência de Jesus Cristo?
« Resposta #450 Online: 30 de Agosto de 2007, 17:06:13 »
Se houvesse mesmo um Deus cristão, terias todas as cartas nas mangas. Aliás, o que faria sentido era ser impossível não haver qualquer prova que defenda o cristianismo, a não ser que Deus não tenha interesse na Salvação e um mesquinho.
Este é o grande problema dos que se julgam sábios.
Vou te fazer uma pergunta bem simples e lógica:
1)A ciência define com exatidão a origem da vida e do universo?
2)O que existe por detrás de tanto mistério?
3)Quem somos nós se não sabemos o certo quem somos?
4)Se existe o lado material, porque não existe o imaterial?
5)A matéria sempre existiu?
6)Pela lógica viemos do imaterial.
7) Como podemos saber que somos os seres mais inteligêntes do universo?
8) Pode não existir uma inteligência super maior como um super computador?
Por outro lado teríamos que saber quem realmente é Deus.
Nossa inteligência seria suficiente para cobrar de Deus que isto teria que ser assim ou assado?
Porque se limitar apenas a esta vida?
O que voce diz?

Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Cego

• Nível 02
  • *
« Resposta #451 Online: 30 de Agosto de 2007, 19:54:23 »
Se houvesse mesmo um Deus cristão, terias todas as cartas nas mangas. Aliás, o que faria sentido era ser impossível não haver qualquer prova que defenda o cristianismo, a não ser que Deus não tenha interesse na Salvação e um mesquinho.
Vou te fazer uma pergunta bem simples e lógica:
Não, mas não é por isso que nós temos que aceitar mitologia. Somos céticos, procuramos provas.
Não sabemos, as investigações continuam. O papel da ciência é buscar conhecimento, não inventar provas e inventar um mundo.
Até que se prove o contrário, somos matéria.
A primeira não implica na segunda. Estás muito mal de lógica. A matéria, eu estou diante dela. O que não é material, não passa de congecturas de quem não sabe o que de fato ele é.
Mais uma vez, o apelo à ignorância.
Que lógica?
Isso são afirmações de teístas que acham que Deus criou o universo e nos deu de presente.
Se existe, essa inteligência deu uma pane no seu sistema ou está de férias.
Nossa inteligência seria suficiente para cobrar de Deus que isto teria que ser assim ou assado?
Se as premissas de seus atributos são autocontraditórias, ele não pode existir. Um Deus todo bondade que ordena massacres, por exemplo.
Porque até agora ninguém voltou para contar sobre outra, a não ser para charlatões e alucinados com sede de acreditar.
O que voce diz?
Que todas as suas perguntas esbarram no mesmo problema, falta de provas. Você só me faz acreditar cada vez mais que a fé bloqueia a razão.
A fé não exige provas, apenas acreditar. Somos céticos, queremos provas, se preferes voltar ao tempo em que atribuía-se aos deuses aquilo que não se conhecia, o problema é teu.
Quanto mais fé, mais feses.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #452 Online: 30 de Agosto de 2007, 20:51:19 »

Não! E a religião, aponta?

Ignorância.

Eu sei quem eu sou... que papo mais... mais... mais... lunático.

Por que deveria existir?

Defina sempre.... seria um infinito negativo?

Pela sua lógica... eu vim de um óvulo da minha mãe que foi fecundado por um espermatozóide do meu pai... as células foram se multiplicando durante a gestação no útero, 9 meses depois eu nasci. Aonde esta o imaterial nesta cadeia de eventos?

Como saber que não somos??? Religião???? Não! se algo, um dia, se aproximar de fornecer estas respostas, baseadas em provas, não será a religião, com certeza, e sim a ciência.

Pode... no universo paralelo das possibilidades tudo pode existir... inclusive uma porcelana da dinastia Ming em órbita em torno de Marte. E dai????

Talvez se ele existisse isto fosse possível.

Sim, seria sim!... pois de acordo com as alegações dos próprios cristãos somos feitos a imagem e semelhança deste "Deus"... logo uma busca em torno de semelhanças seria natural.

Porque só tenho esta... depois só a morte, o não existir.

O que voce diz?

Bullshit.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #453 Online: 30 de Agosto de 2007, 21:16:43 »
Pode... no universo paralelo das possibilidades tudo pode existir... inclusive uma porcelana da dinastia Ming em órbita em torno de Marte. E dai????
E se Deus fôr esta super inteligência na qual voce existe crêr?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #454 Online: 30 de Agosto de 2007, 21:18:42 »
Se existe, essa inteligência deu uma pane no seu sistema ou está de férias.
E se Deus um pane e estiver em conserto?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #455 Online: 30 de Agosto de 2007, 21:38:11 »

E se não for... e se não existir Deus... e se não existir porcelana chinesa na órbita de Marte?

Isto também esta inserido no universo das possibilidades....

Considerou isto?  ::)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #456 Online: 30 de Agosto de 2007, 21:47:36 »
Quanto a "preencher os requisitos do povo judaico", o que te faz pensar que esse é um critério simples?  O povo e a religião judaicos estão cheios de subdivisões, o que aliás é muito natural... e com graus variados de interesse em se integrar melhor com os gói.
As divisões são dogmáticas, mas o conteúdo básico é o mesmo: Um MESSIAS. ::)

Você sequer SABE o que significa essa palavra?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Didi

• Nível 02
  • *
  • ...
    • Análise Cética
« Resposta #457 Online: 30 de Agosto de 2007, 21:55:30 »
Qual palavra ?
Messias ?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #458 Online: 30 de Agosto de 2007, 22:06:19 »
Sim, Messias.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Didi

• Nível 02
  • *
  • ...
    • Análise Cética
« Resposta #459 Online: 30 de Agosto de 2007, 22:10:04 »
Messias é o suposto enviado de deus,aquele que vai guiar o povo para uma suposta salvação.
Correto ?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #460 Online: 30 de Agosto de 2007, 22:24:24 »
Até certo ponto é... mas nem sempre dessa forma tão dramática.  Uma das traduções válidas para a palavra hebraica que originou "Messias" é, simplesmente, "abençoado".

Que judaístas, cristãos e até mesmo muçulmanos tenham projetado tantas fantasias de serem carregados no colo por uma figura messiânica a ponto de mudar a percepção popular da palavra é um fato, mas não muda o significado original.  E como afinal de contas a premissa dessas três religiões é que o significado original deve ser preservada independentemente das circunstâncias e mudanças históricas, cabe a elas defender essa tese.

Offline Didi

• Nível 02
  • *
  • ...
    • Análise Cética
« Resposta #461 Online: 30 de Agosto de 2007, 22:33:47 »
Eu acho que o ponto comum em todas as religiões não é a existência de um messias,e sim a crença em uma ou mais entidades superiores.
Existem religiões que não possuem messias como o islamismo,que no caso foi Moisés,ou o cristianismo,que foi Jesus.A religião hindu,por exemplo,não me lembro de ter visto alguma menção a algum messias.

Vou dormir,boa noite!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #462 Online: 30 de Agosto de 2007, 23:56:49 »
Eu acho que o ponto comum em todas as religiões não é a existência de um messias,e sim a crença em uma ou mais entidades superiores.

Nem isso...

Existem religiões que não possuem messias como o islamismo,que no caso foi Moisés,ou o cristianismo,que foi Jesus.A religião hindu,por exemplo,não me lembro de ter visto alguma menção a algum messias.

Não existe _uma_ religião hindu; o Hinduísmo não é uma religião e sim uma família de religiões que usa uma mesma linguagem básica.

O conceito de Messias realmente não existe no Hinduísmo, mas não é particularmente diferente do que Avatar ou do de Deva.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #463 Online: 31 de Agosto de 2007, 01:55:19 »

E se Deus um pane e estiver em conserto?
:histeria:

Você é o melhor!

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #464 Online: 31 de Agosto de 2007, 07:04:27 »
Por que não examinar o Alcorão? As evidências existem, fazer o quê...
Estudo algumas religiões para enriquecimento pessoal, mas se existe uma lógica um Deus teria se apresentado ao ser humano no início de sua criação e a bíblia afirma isto.
Os islamitas aceitam o Antigo Testamento e acreditam que Jesus existiu e foi um profeta, só que não aceitam que era divino.
Portanto, o Alcorão continua tão válido quanto o Novo Testamento, pela sua "lógica".

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #465 Online: 31 de Agosto de 2007, 07:06:30 »
O “deus” do novo testamento “era” grosseiro, homicida, gostava de uma guerrazinha e etc....
Este é um dos maiores problemas para o ceticismo na minha opinião: A interpretação e codificação do velho testamento.
Vale o escrito. "Matem todos, inclusive crianças e bebês" ou "Rasguem a barriga das grávidas" significa exatamente o que está escrito.
Não há interpretação que melhore trechos assim.

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #466 Online: 31 de Agosto de 2007, 07:15:48 »
Pedro e demais companheiros eu pergunto:
Quais os livros ditos sagrados entre todas as mitologias consideradas que contam a história de um personagem divino descrevendo a sua vida terrena?
O Ramaiana e o Gita são dois. O épico de Gilgamesh é outro. E as histórias sobre Hércules também.
Jesus por exemplo teve seus relatos escritos por 4 evangelistas, do que ele fazia aqui na terra e quando comparados seus escritos existem coerências.
Isto significa apenas que cada um copiou do anterior, mas mesmo assim há contradições.
E o que dizer das centenas de evangelhos descartados como apócrifos?
Onde estão os detalhes mínimos da vida particular deste mito Hércules em sua passagem pela terra?
Esta é a diferença de uma mitologia para um caso real.
Escrever que um uma certa pessoa era boa e que fez curas, fez isto, fez aquilo é muito fácil escrever.
Agora seria bom ver os detalhes daquilo que ele fêz em vida.
1. Estude um pouco mais sobre mitologia grega antes de falar besteira.
2. O fato de os inventores de Jesus terem detalhado melhor sua lenda do que os de Hércules não prova nada. A vida do Super-Homem foi detalhadíssima nas histórias em quadrinhos.

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #467 Online: 31 de Agosto de 2007, 07:22:14 »
Até certo ponto é... mas nem sempre dessa forma tão dramática.  Uma das traduções válidas para a palavra hebraica que originou "Messias" é, simplesmente, "abençoado".
Isaías chama a Ciro, imperador persa, "messias", "ungido" etc.

Online Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #468 Online: 31 de Agosto de 2007, 07:24:09 »
A religião hindu,por exemplo,não me lembro de ter visto alguma menção a algum messias.
Mas teve encarnações de Deus em forma humana, como Krishna e Rama. E há muitas semelhanças entre as vidas de Krishna e Jesus.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #469 Online: 31 de Agosto de 2007, 08:27:30 »
3) Como é possível Jesus nascer em Nazaré, se não há regitos históricos sobre qualquer lugar com esse nome antes do século IV?
Primeiro quero fazer uma correcção. Disse que Nazaré não existiu antes do século IV, por ter lido um texto que dizia ter sido Helena, mãe de Constantino, a inventar um lugar com esse nome. Nesse momento acredito que esse texto é enganoso ou enganei-me, por isso considero a pergunta que eu próprio coloquei inválida. Procurei informações nas minhas notas por causa da minha dúvida, e o historiador e romancista Gerald Massidié, no profácio de "O Homem Que Se Tornou Deus", diz que foi encontrada uma sinagoga que não albergava mais de 40 pessoas no local que seria Nazaré. No mapa para seguir o romance, Nazaré apontada  como tendo estado em Galileia, entre Canã e Naim. Desculpem-me pelo lapso.  :vergonha:

Não me considero sábio, e pelo menos sei admitir que erro (como faço no início desse post). Se fosses honesto, em vez de fugir ao assunto, terias procurado confirmar o que eu alegava e descoberto o meu próprio erro. Por isso é que sinto incomodado contigo: nem posso corrigir-me através de ti, pela tua atitude.
1) segundo as descobertas científicas, a origem do Universo começa com o Big Bang:
  http://pt.wikipedia.org/wiki/Universo
  http://cas.sdss.org/dr6/pt/proj/basic/universe/bigbang.asp
  http://cftc.cii.fc.ul.pt/PRISMA/capitulos/capitulo1/modulo3/
não existe ainda uma teoria científica para a origem da vida, e há um prémio para quem descobrir uma resposta. Mas existem hipóteses que foram estudadas:
  http://pt.wikipedia.org/wiki/Abiog%C3%AAnese
  http://divulgarciencia.com/categoria/origem-da-vida/
  http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/0,,AA1320881-7092,00.html
O que existe por detrás de tanto mistério?
Essa pergunta não faz sentido.
Quem somos nós se não sabemos o certo quem somos?
A pergunta "quem somos?" é filosófica (e é um problema de semântica). Acrescentar "se não sabemos o certo quem somos" mostra um erro que revelas várias vezes: aquilo que dizemos saber ou acreditar não implica que corresponda à realidade. Mais uma pergunta sem sentido.
Se existe o lado material, porque não existe o imaterial?
Prove que existe o imaterial, e serás galardoado com um Nobel.
A matéria sempre existiu?
A ciência presume que sim: "Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" - Lavoisier
A física e a química modernas dependem disso.
Pela lógica viemos do imaterial.
Como chegas a essa brilhante conclusão? E que lógica é essa?
Como podemos saber que somos os seres mais inteligêntes do universo?
Segundo a teologia, somos os seres mais inteligentes do universo - excepto de um. Os teólogos são egocêntricos.
Quanto a mim, e muitos outros, admito que possamos não ser os seres mais inteligentes do universo, comparados com muitos outros. Além disso, admito que possamos nem ser os mais inteligentes na Terra a certa altura.
Pode não existir uma inteligência super maior como um super computador?
Nada impede.
Se não acredito que exista Deus, não estou a cobrá-lo de nada. E repara na citação que fazes: eu disse "Deus cristão". Supostamente esse deus tem características que são contraditórias com a realidade e por si mesmo. Não pode haver um criador perfeito, se não somos. Não pode haver alguém sumamente bom, omnisciente e omnipotente se existe o mal. Uma personagem não pode ser como é descrita num livro se as suas caracteríticas e actos são contraditórios. É simples. Falaste em lógica mas, como já havia dito e demonstrado, não a admitirás. E o que isso tem a ver com o tópico?

Colocaste o desafio de provarmos que Jesus - o teu Jesus teológico, da Bíblia - nunca existiu, e é isso que estou a fazer. Continuando, segundo o "O Mito do Jesus Histórico", de Fernando Silva (será o mesmo do fórum?), é dito que existem inconsistências em certas profecias que indicariam Jesus como Messias; por exemplo:
Mt 2:6-6, Jo 7:42, Miq 5:2
Mt 1:22, Is 7:14
Mt 21:1-7, Zc 9:9
Tem uma cronologia. Por exemplo, a primeira menção de um Jesus é feita num apócrifo chamado 1Clemente, de 96 dC, que diz apenas ser um mestre. Era destinado aos romanos. 1Timóteo é datado como tendo sido escrito em 115 dC, 2Pedro em 120 dC. Em 150 dC fala-se em "Memórias dos Apóstolos", mas só se começa a falar em evangelhos em 180 dC. Os Actos dos Apóstolos é escrito no séc. II e o Novo Testamento é composto em 367 dC. Não sei em que se baseia essas datações, mas deixo-as para quem estiver interessado em investigar.

Gerald Massidié escreveu o romance "O Homem Que Se Tornou Deus". É uma ficção sobre a vida de Jesus, usando os Evangelhos e documentação histórica. Como existem várias inconsistências nos Evangelhos - expostas no profácio - o autor teve a liberdade de adaptar o mito para algo que esteja de acordo com os registos históricos, e de modo secular. Escrevi uma lista dessas inconsistências e curiosidades:
1) Nenhum judeu diria que só tem um rei, e que era César, e muito menos o diria à frente de um procurador romano;
2) Os condenados a crucificados não levavam a cruz inteira, ao contrário do que sugerem os evangelistas;
3) O bom pastor é um título atribuído a Apolo, Mitra e Hermes, e as chaves do Céu são dadas a Mitra e Petra (Livro dos Mortos);
4) O Herodes, o Grande, enterrou toda a genealogia de famílias judaicas (segundo Júlio, o Africano);
5) Os evangelistas, ou os copistas, confundiram "Nazéri" (nascido em Nazaré) com "Nàzáris" (observante; fariseu membro da seita dos Nazarenos); os discípulos samaritanos de João Baptista (Jocanaan) eram chamados Dositeamos ou Nazarenos;
6) Não existe qualquer menção de um massacre de crianças, ordenado por Herodes, apesar da sua biografia detalhada; por exemplo, sabe-se que Augusto ordenou-lhe que matasse o filho, Herodes Antipater, por conspiração, e documentários revelam suas facetas hediondas;
7) Os romanos não poderiam ter ordenado um recenseamento directo antes de a Judeia tornar-se uma província romana formal - o que aconteceu em 6 a.C. No entanto Augusto ordenou um recenseamento em 8 aC - descobriu-se em Ancara, no ano de 1924, e provado pelo historiador D.W. Hughes. Ainda houve outro, no tempo de Quirínio, em 7 dC, que cobrou imposto e levou a sérias revoltas. Ou seja, Lucas confundiu uma dessas datas: 7aC ou 7dC.
8) Se Jesus nasceu em 7 aC, então segundo Lucas foi crucificado em 30, e segundo João em 33.

E não me respondeste às perguntas:
que razão existe para não haver qualquer documentação sobre o terramoto que abriu o sepulcro de Jesus («E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela.»), sobre a estranha escuridão enquanto esteve crucificado («E desde a hora sexta houve trevas sobre toda a terra, até à hora nona») e ainda um terramoto espectacular, que revelou os mortos e os ressuscitou («E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras; E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados»)?
Umas perguntas simples:
- quantas mulheres foram ver o sepulcro?
- quantos anjos, jovens ou homens estavam no sepulcro, ou à entrada?
- o que eles disseram?
- onde estavam eles?
- como se revelaram?
- que fenómeno natural/miraculoso sucedeu para a pedra do sepulcro ser removida?
- as mulheres contaram o que sucedeu, ou não?
Mt 28; Mc 16; Lc 23:54-56; 24; Jo 20
Um desenho que fiz e que representa as várias versões:

Quais foram, afinal, as últimas palavras de Jesus antes de morrer?

Então isso não serve para provar que o Jesus bíblico é impossível? Vais novamente fugir ao assunto?
Começaste com isso, e agora quero ver se terminas.
 ::) ::) ::)

Falas sobre problemas da sabedoria humana, ou dos que se julgam sábios, mas já tenho um lista de problemas com a estupidez humanas e daqueles que se julgam detentoras da verdade.

«It is impossible to defeat an ignorant man in argument.» - William G. McAdoo
(É impossível vencer um ignorante num debate)
«Silence is one of the hardest arguments to refute.» - Josh Billings
(O silêncio é um dos argumentos mais difíceis de refutar)
« Última modificação: 31 de Agosto de 2007, 09:09:41 por PedroAC »
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #470 Online: 31 de Agosto de 2007, 08:56:20 »
Porque até agora ninguém voltou para contar sobre outra

:histeria: :histeria: :histeria:
Só uma coisinha de nada:

Imaterial = Não material. A energia não é matéria, logo, é “imaterial”.

Estou errado...?  :)

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #471 Online: 31 de Agosto de 2007, 10:25:05 »
Tens toda a razão:
http://www.fisica.net/mecanicaclassica/materia_e_energia.php
No estudo da Ciência, a composição do Universo é dividida em duas entidades – matéria e energia. De acordo com o método cientifico, devemos realmente admitir que pode haver no Universo algo mais além da matéria e da energia, mas até agora a Ciência não encontrou este componente.

Presumo que Erivelton quando fala em "imaterial" fala de "algo mais além da matéria e da energia", e que para ele isso é necessariamente espírito ("spiritus": ar, respiração, vapor; como o "ki").  ( :facada:  => :ghost: )
Pedro Amaral Couto

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #472 Online: 31 de Agosto de 2007, 10:27:27 »
Imaterial = Não material. A energia não é matéria, logo, é “imaterial”.

Estou errado...?  :)

Mesmo assim, energia pode ser medida e mensurada... logo não é imaterial.  :wink:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #473 Online: 31 de Agosto de 2007, 14:46:36 »
Sei não.... Energia, pelo que sei, não é matéria, mas não estou dizendo que babau existe hehe. É óbvio que não.  :hihi:

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #474 Online: 31 de Agosto de 2007, 15:02:02 »
http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx
imaterial:
1) não material;
2) impalpável;
3) o que é imaterial, espiritual;

Erivelton usou a definição 3)
Spitfire usou a definição 2)
Mutação usou a definição 1)

Problema resolvido.
Pedro Amaral Couto

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!