Voltemos a fugir ao tema do tópico...
É agora que o meu lado espiritual fala mais alto: A justiça de Deus não falha.
Por isso mesmo é que Bush ordenou um ataque ao Iraque. Veja as seguintes caricaturas:
http://purplekoolaid.typepad.com/my_weblog/2005/10/god_told_dubya_.htmlhttp://www.dailykos.com/comments/2004/10/16/73538/264/410#c410http://www.willisms.com/archives/bushgod.gifhttp://www.jcpa.org/phas/Bush_cartoon.gifOs Talibãs também acreditam que estão a aplicar a justiça de Deus. E acredita que não falha.
Como não creio que exista Deus, seja cristão, muçulmano, ou qualquer outro, entendo que essas justiças divinas são afinal justiças humanas. Mesmo que concordes com esses casos particulares, e supondo que Deus realmente existe: quem é que define qual é a sua justiça? Bem, os hebreus por vezes "atiravam sortes", como os dados, para descobri-la.
Exôdo 4
22 Então dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito.
23 E eu te tenho dito: Deixa ir o meu filho, para que me sirva; mas tu recusaste deixá-lo ir; eis que eu matarei a teu filho, o teu primo-gênito.
24 E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o Senhor o encontrou, e o quis matar.
25 Então Zípora tomou uma pedra aguda, e circuncidou o prepúcio de seu filho, e lançou-o a seus pés, e disse: Certamente me és um esposo sanguinário.
26 E desviou-se dele. Então ela disse: Esposo sanguinário, por causa da circuncisão.
Ao invés de ter fé vou usar a frase:Eu acredito.
Pois seja. Mas já agora leia o texto que escrevi em
http://crerparaver.blogspot.com/2007/07/tal-magia-das-falas-humanas-que-por.html , para não haverem confusões.
Eles também dizem ser filhos de Deus.
Procure por "não são filhos de deus" no Google, e terás uma surpresa. Mesmo entre textos cristãos.
João 19:7 «Responderam-lhe os judeus: Nós temos uma lei e, segundo a nossa lei, deve morrer, porque se fez Filho de Deus.»
A sorte é para todos e a misericórdia entra em ação.
O básico para todas as religiões seja ela qual fôr é praticar a bondade e amor ao próximo. Dogmas não são contados desde que se estabeleça um padrão original dos ensinos bíblicos.
Vamos esquecer as chacinas que o tal Deus na Bíblia é dito ter ordenado e que cometeu. E vamos esquecer a caça às bruxas, a Inquisição, as Cruzadas e outros crimes em nome da mericórdia de Deus. Vamos esquecer que há textos que demonstram tal misericórdia como:
Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo;
Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder,
Quando vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele dia em todos os que crêem (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós).
(2 Tessalonicenses 1)
Não agradeçamos neste momento pela Inquisição ter aplicado esse sábio versículo:
1Co 3:15 «Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.»
Vamos esquecer, porque de qualquer modo será ignorado e vamos falar de outras religiões.
Escrevi sobre os Dalits, no hinduísmo, que pela religião e em nome de Deus são considerados inferiores, sub-humanos e tratados de forma desumana:
http://crerparaver.blogspot.com/search?q=dalit . Queres misercórdia de Deus; eis uma citação do que escrevi:
Há muitos incidentes que resultam na mutilação e morte de dalits. No artigo anterior escrevi que dois dalits são assassinados por dia, segundo o documentário. Um membro de uma casta superior não pagava pelos trabalhos que lhe prestavam, por isso um dalit insistia para que lhe pagasse o salário. Como consequência, o dalit foi espancado com barras de ferro e apedrejado, mas sobreviveu. As suas pernas foram amputadas e fez uma queixa formal. Os envolvidos diziam-lhe para retirar a queixa a troco de dinheiro. A sua esposa, seguindo a lei "dente por dente, olho por olho", retorquiu: "Disse-lhes que aceitava se cortassem as pernas ao homem que cortou as pernas do meu marido.» Depois do marido anuir, ela continuou: «Deus não nos ajudou. Acreditarei em Deus quando alguém matar aquelas pessoas.» O marido lamenta a sua situação como dalit: «Por que é que Deus não nos fez todos iguais? Cometeu um erro.»
Apesar disso, um sacerdote que, naturalmente, apoio o sistema de castas, responde com frases que diríamos serem muito cristãs: «O que plantas é o que colhes. Faz o bem e receberás o bem.» Relacionando com a crença da reencarnação, os dalits são inferiores e impuros em resultado de vidas passadas. O entrevistador perguntou-lhe: «Disse que Deus é bom. Então, porque é que Ele castiga os dalits? Porque é que eles vivem nestas condições?». E o sacerdote respondeu-lhe:
«O corpo deles talvez sofra, mas não a alma. Sofrem por causa do karma, pelo que fizeram nas vidas anteriores. Se adquirirem conhecimento interior, não sentirão dor. A alma é Deus. E não sente dor, só o corpo sente.»
Mas porquê, porquê? Eis a resposta de um sapientíssimo teólogo hindu:
Um sacerdote brâmane explicou a tradição das castas na Índia do seguinte modo:
«Os brâmanes nasceram da boca de Deus. Deus criou os chátrias, os guerreiros, para protegerem os brâmanes. Criou os vaisias da sua barriga para se ocuparem do comércio. E fez os sudras dos pés para servirem os que estão acima delas.
Separou-os desta forma para satisfação das suas necessidades. E assim permanece até hoje. Um rei tem muito súbditos. Um é soldado, outro cozinheiro, outro servo. A cada um é atribuída uma função.»
O que fazer? Nada, pois é a palavra misericordiosa de Deus:
O sacerdote supracitado justifica o sistema de castas colocando as questões retóricas: «Foi escrito por Deus, quem pode apagá-lo?
Aplausos, aplausos pelo Deus todo-misercordioso dos hindus.
No Livro de Mórmon, em 2 Néfi 19:17 :
Pelo que o Senhor não se regozijará com os seus mancebos, e não se compadecerá de seus orfãos e das viúvas; porque todos os hipócritas e malfazejos, e toda a boca profere insensatez. Contudo, não se aplacou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão.
"Compadecer" significa "ter compaixão". "Misericórdia" significa "compaixão pela desgraça alheia".
No Alcorão, na 29º Suratra, que começa com "Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso", é dito no 23º versículo:
Quanto àqueles que negam os versículos de Deus e o comparecimento ante Ele, esses desesperarão por Minha clemência e sofrerão um doloroso castigo.
"Clemência" é "disposição para perdoar". Em inglês o negrito está traduzido como "have no hope of My mercy" ("sem esperança da Minha misericórdia"); copiei o texto português de
http://www.arresala.org.br/not_vis.php?op=84&data=0&cod=188 . E encontrei a versão inglesa em:
http://skepticsannotatedbible.com/quran/29/index.htm#23 .
Para o cristão que quer ignorar textos que não lhes convém, é melhor saltar o texto seguinte e nunca mais falar dele, repetindo novamente coisas como "A sorte é para todos e a misericórdia entra em ação". Não esquecer de dizer que os outros que não acreditam no mesmo que você que ignoram evidências, como hipócritas.
Deut. 7:2
e quando o Senhor teu Deus tas tiver entregue, e as ferires, totalmente as destruirás; não farás com elas pacto algum, nem terás piedade[/b[ delas
Salmo 59:5
Tu, ó Senhor, Deus dos exércitos, Deus de Israel, desperta para punir todas as nações; não tenhas misericórdia de nenhum dos pérfidos que praticam a iniqüidade.
Isaías 9:7
Pelo que o Senhor não se regozija nos seus jovens, e não se compadece dos seus órfãos e das suas viúvas; porque todos eles são profanos e malfeitores, e toda boca profere doidices. Com tudo isso não se apartou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão.
(onde é que eu já li isso?)
Não te preocupes que o Novo Testamento tem essas misericórdias de Deus. Por exemplo:
Hebreus 10:28-29
Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma expectação terrível de juízo, e um ardor de fogo que há de devorar os adversários.
Havendo alguém rejeitado a lei de Moisés, morre sem misericórdia, pela palavra de duas ou três testemunhas; de quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do pacto, com que foi santificado, e ultrajar ao Espírito da graça?
Pelos vistos é pela justiça de Deus: basta confiar em duas ou três testemunhas, para ser condenado.
Salmo 136:10
àquele que feriu o Egito nos seus primogênitos, porque a sua benignidade dura para sempre;
E este é seu amor e misericórida; a sua benignidade: ferir primogénitos. Amén!
Voce como um bem conhecedor das escrituras sabe que Jesus reduziu todas as leis e os profetas em apenas duas palavras.
O que era difícil entender se tornou fácil.
Eu não estou aqui como "bem conhecedor das escrituras". Conheço a passagem que os fariseus já adoptavam:
- Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças.
- Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Mas também disse: «Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.»
E o meu ponto-de-interrogação deve-se à minha perplexidade, tendo em conta os crimes cometidos pela religião, que conseguiram tranformar o amor em ódio, paz em guerra "e assim por diante". Fiquei estupidificado. Mas pelos vistos isto funciona como o "1984" de George Orwell: "Guerra é Paz. Liberdade é Escravidão. Ignorância é Força".
Sabes que as 3 principais religiãos do mundo se originaram em consequência do judaísmo.
E as outras vieram de onde? As religiões têm as suas seitas. E elas pregam o amor e dizem que os seus deuses são misericordiosos. Veja o que falei sobre os dalits. Os hindus são pagãos e politeístas, para o caso de não saberes.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hindu%C3%ADsmo : "A existência do Hinduísmo data de 4000 a 6000 mil anos a.C."
As outras seitas denominadas pagãs tem estilo doutrinário totalmente diferente do monoteísmo, na qual não tem como eles inverterem o politeísmo em monoteísmo.
Novamente a ignorar o que havia dito.
Não falei já das descobertas em Ugarit? Yahweh era um dos deuses dos cananeus, e parece que era irmão de Baal, e ainda por cima era o deus da guerra (depois chamado o Senhor dos Exércitos pelos hebreus). El era o Deus (o Supremo, aquele que está em nomes como Israel, Emanuel - o senhor Manel -, Daniel, Ismael, etc.). Depois sacerdotes babilónicos decidiram ser baalitas - adoradores de Baal, e os sacerdotes dos hebreus cativos decidiram pelo jeovismo - adoradores de Jeová. Mas acreditavam ainda que havia outros deuses, como os escritores do Antigo Testamento demonstram. Só mais muito mais tarde é que se tornaram monoteístas, acreditando na existência de um único deus.
Além disso, o primeiro deus que se conhece de uma religião monoteísta era Aton, no Egipto, como já disse noutro tópico, e que te limitaste a ignorar.