Para o senhor Erivelton, que falou muito sobre a existência de provas que Jesus existiu, apesar de ser um tema com poucas potencialidades e curto (segundo ele):
1) Se o judaísmo é superior, para quê ser cristão? Apedrejar pecadores até à morte é superior?
O que significa "melhorar", se o antigo é sempre melhor? Vais usar o Windows 3.1 ou DOS por serem mais antigos?
2) Sobre codificação, não fazes qualquer sentido como sempre. Se calhar estás a criptar a Bíblia e temos de decifrar uma linguagem extraterrestre. Mas vou dizer uma coisa: se erras tantas vezes quando falas em trechos da Bíblia, até levando a crer que um texto anti-semítico é destinado a judeus e falas de personagens que nem existem, então levaste a codificação longe demais, e não és fiável.
3) Se eu sou um bom investigador, e és um mau investigador... para que tenho de pensar que estás certo, ainda por cima errando tantas vezes e a dizer textos sem qualquer sentido.
Se na Bíblia é dito que Deus matou e ordenou que matassem crianças, que interpretação faz-se? Espera, vou codiificar: Deus não mata crianças, porque é irracional. Não era assim que fizeste sobre os animais homossexuais? Pois estou a codificar do mesmo modo.
E se Deus não existe... espera, espera... pensa um pouco... então a Bíblia é uma invenção humana, e o Senhor do Exército não passava de um desculpa para sacerdotes esconderem-se atrás de uma cortina, e depois dizerem ao povo: Deus falou comigo, e disse-me para matarem todos os que são do país X, e depois façam ofertas com bom carneiro, ouro e prata, que vou dá-lo a Deus. Deus castiga os que não obedecem ao sacerdote, por isso devem obedecer-me, blah, blah.
"Um exemplo de metáfora: Entramos na cidade matamos todos os homens de guerra e não deixamos sobreviventes nenhum. Não havia nenhum vivo entre homens, mulheres e crianças."
Estás a dizer que a cidade só tinha homens? E como se reproduziam-se: eram homossexuais hemafroditas?
Além disso a Bíblia é clara: Moisés ficou furibundo por deixarem as mulheres e crianças vivas. Leste as citações da Bíblia que coloquei, ou pensavas que ignorando-as tinhas a Verdade? É por essas e por outros que é um grande chato.
4) A linguagem espiritual é tão simples que só tu a conheces.
5) Os massoréticos eram escribas... copiavam a Bíblia... foram bispos católicos que fizeram a Bíblia... leste o que escrevi? Ou não leste, ou decidiste escrever mais uma aberração ao ignorar o que escrevi! Aposto que leste isso em livros prosélitos, que também leio muito sobre os detalhes de massoréticos.
Esses massoréticos acrescentavam sinais nos textos, e incluiram vogais. Além disso, se não tens nenhum documento original da Bíblia, isso é completamente irrelevante.
6) Sobre a compração de Jesus e Super-Man não fui eu que tive um pensamento ignorante, mas o senhor que pensava que os relatos do Super-Man não são muitíssimo mais detalhados que os Evangelhos. Se achava que o detalhe dos relatos era um indicador de veracidade, então o Super-Homem existe. Se não aceitas isso, então não podes usar tal como argumento, e sugiro que investigue o que pensa criticar antes de fazer figura triste.
Como uma avó dizia:
a ignorância é atrevida.7) Se não queres provas, então não escreva a pedir provas. E se não respondes às minhas simples perguntas, como respondi às suas, então no fórum fica oficial que o seu Jesus não existe.
8) Sabes o que é Klingon?
9) Então vou explicar o que é o sopro da vida. Como o meu estimado Erivelton sabe, Iavé dos deuses (do original: Iavé Elohim) soprou nas narinas de um boneco de pó (o corpo). Esse ar é espírito. Os antigos não percebiam o que era ar, por isso era espírito. O que acontece se é colocado espírito no corpo? O corpo adquire vida: torna-se uma alma. Ao morrerem, acreditava-se que esse espírito fugia do corpo pelos orifícios. Existem tribos que encolhem cabeças de inimigos para que o espírito não saia para vingar, e Pitágoras não comia feijão para o espírito não sair do traseiro.
E não percebo para que acrescentas acentos circunflexos. Procurei no Google por brasileiros que fizessem o mesmo, mas escrevem sopro como eu... Talvez o professor em línguas possa explicar?
10) Sobre chegar perto à verdade... acho que vais passar mais tempo a rezar para lâmpadas.
11) Ainda não percebeste que não percebes o que significa "energia". Energia é apenas um conceito físico. É como força. Se eu der uma tacada numa bola, não vou dizer que dei com muito deus. Vou comer para ganhar deus.
Acho melhor estudares um pouco de física, e depois conversamos. Se não o fizeres, e continuas com essas baboseiras, só estás a fazer figura de parvo. É como insistir que há distância inteligente... A única coisa que fiz foi expor a tua mente distorcida. Se eu percebi, nem que seja um pouco, e nem entendes o que estou a dizer porque nem sequer procuras informar-te... o que posso fazer?
12) Muitos cientistas tiveram afirmações baratas que foram deixadas. A teologia, como alguém disse no YouTube, é mais como arte, de indivíduos que acham-se conhecedores de um Deus que não pode ser conhecido. É como inventar uma história, ou crianças a inventarem desculpas para não serem castigados. E és uma bela amostra: vais inventando, pensando que a invenção é uma verdade absoluta, e depois queres convencer que a energia, a força, a distância, ou seja qual forem os conceitos inventados por seres humanos, têm inteligência. E também que a energia tem atrito. Estudei física durante muitos anos, e frequentei laboratórios de física, e nunca tive de calcular o atrito de energia. É incrível...
13) Eterno e ter princípio são exclusivos. Se é eterno, não pode ter princípio. Pega num dicionário, e em "eterno" encontras: "que não tem princípio nem fim". Ou "eterno" é uma palavra semítica que precisa ser codificada, para não ser percebida (já te informaste para saber o que significa "codificar", ou "código"? É que estás a voltar a fazer figura triste, se ainda não reparaste). Se não foste capaz de pegar num dicionário para confirmar se o que ias dizer era contraditório, só posso ter pena de ti e conclui-se que não vale a pena debater consigo.
14) Se tiver uma prova, não preciso de
provar esperar. Se tiver apenas fé, vou ter de esperar durante muito tempo. Há quanto tempo os cristãos esperam pelo segundo advento? Ora aí está.
15) Pelos vistos és muito entendido em lógica... Estudei lógica na faculdade, e vivo de lógica no meu trabalho, e agora queres ensinar-me lógica.
16) Surgiu uma energia cósmica inteligente... o senhor está errado. Segundo a minha teologia no início surgiu um pequeno unicórnio cor-de-rosa. Soltou um gás, e eis que nasceu o Espírito Santo, que voava sobre as águas por cima do absimo. É assim que a teologia funciona. Queres argumentar o contrário? Não consegues, porque é teologia. Tens de ter fé no unicórnio cor-de-rosa.
17) "este ser divino é impossível de ser compreendido". Noto que O compreendes muito bem. Até sabes que é energia inteligente, que tem um princípio, e como surgiu.
18) Energia equivale a matéria. Percebes? Vou explicar um pouco: vês o M do lado direito? É massa. O que tem massa é matéria. Wikipedia: "Em física, matéria (do latim materia, substância física) é qualquer coisa que possui massa".
19) Se nem sequer sabes o que significa energia, continuando a fazer figura de parvo, o que tenho a comentar? Só se for isto: não, não conhece, mas pelos vistos conheces muito bem a energia inteligente desconhecida.
20) Faltam pensadores...

21) Quanto mais argumentos queres? Queres que construamos uma máquina do tempo e enfiamos-te na Palestina há 2000 anos? Como em Portugal se diz, só tens garganta, e só falas, falas, falas, mas não te vejo a fazer nada. E então as respostas às minhas perguntas? Nada. Então a quem é que está a faltar argumentos?
22) Sobre Hitler, deixo estes vídeos:
Como Erivelton é um ignorante em inglês, passo-lhe a explicar: um cristão nazi atacou um casal ateu, gritava palavrões e ameaças, atirava projécteis, cuspia e gritava pelo Hitler. Além disso, como o senhor Erivelton é um excelente investigador, para obter tanta informação sobre Deus e energia inteligente, sugiro que leia "Assim Falava Zaratrusta" (tenho um livro). Friedrich Nietzsche era contra o nacionalismo e anti-semitismo. E como foi usada a Bíblia ao longo da História? É diferente, não eram verdadeiros cristão, etc. ? Se não aguentas com o mesmo tipo de argumentação torpe, não o uses. Para além de ser uma falácia.
E assim falou-se sobre provas da existência de Jesus, e continuamos o circo.
(EDIT: separei as linhas, por sugestão Vito Álvaro, para ajudar na leitura

)