Esta liberdade de interpretação está de acôrdo e dentro da lógica da escrita bíblica.
Lógica...
Se formalizei o que está escrito, então interpretei, tornando o significado tão preciso e claro como a matemática. Estudei isso no curso de informática, e tive de criar modelos e codificar (formalizar) até páginas de notícias. Se não está satisfeito, então mostre como é que se deve fazer.
Já te ensinei e voce desconsiderou.
Não percebo o que a resposta tem a ver com o que eu disse...
Foste tu o professor na aula de Análise e Design de Sistemas de Informação?
Devo ter faltado uma lição, e gostaria que dissesses o que desconsiderei. (Foram as línguas semíticas? As metáforas de "matem as crianças"? O que foi, que não percebo.)
Devias seguir os teus próprios conselhos. Não é primeira vez que fazes isso...
Li primeiro antes de escrever, e devias fazer o mesmo para evitar figuras tristes.
Formalize as contradições.
Antes de mais explico o contexto da minha resposta, já que a sua resposta não tem sentido, já que formalizei as contradições, como essa que referes:
Leia Actos 9 e Actos 22:
"ouvindo a voz, mas não vendo ninguém";
"mas não ouviram a voz daquele que falava comigo";
Isso é sobre o mesmo acontecimento: a revelação de Jesus a Paulo, e o que os homens ouviram e viram.
1) o(x), ~v(x)
2) ~o(x), v(x)
Já estás a perceber o que são contradições?
Respondeste-me:
Meu amigo, Paulo e seus compamheiros de viagem ouviram a voz, mas eles não viram ninguém.
Onde está escrito: Não ouviram a voz.
Suponho que isso quer dizer que se estiver escrito que se os companheiros de viagem
não ouviram as vozes e/ou
viram alguém, então admites que há uma contradição. Vou ter de me repetir... leia a seguir...
Leia bem atentamente antes de falar alguma coisa.
"Leia bem atentamente antes de falar alguma coisa"...
Para escrever a prova formal tive de ler.
Atos 9:1-2: Saulo foi a Damasco porque o sumo sacerdote pediu-lhe que fosse levar para lá uma cartas.
Atos 22:5 Paulo (Saulo) conta uma história que lhe ocorreu. Diz que o sumo sacerdote é testemunha, pois tinha recebido dele (e do conselho dos ancião) umas cartas para levar a Damasco.
(Se calhar é o mesmo evento)
Atos 9:3-6 Perto de Damasco, Saulo foi cercado por uma luz. Ouviu uma voz: "Saulo, Saulo, por que me persegues?" (Jesus), e ele responde.
Atos 22:6-8 Perto de Damasco, quase perto do meio-dia, Saulo é cercado por uma luz e cai. Ouviu uma voz: "Saulo, Saulo, por que me persegues?" (Jesus) ...
(Deve ser mesmo o mesmo evento; Paulo está a contar o que é dito em Atos 9. Acrescenta informação, mas isso não é contradição, e podemos até mesmo aceitar paráfrases, que são irrelevantes.)
Atos 9:7 : «E os homens, que iam com ele, pararam espantados,
ouvindo a voz, mas não
vendo ninguém.»
(Pelos vistos tens razão: eles ouviram, mas não viram...
"ouviram e não viram"
)
Atos 22:9 «E os que estavam comigo
viram, em verdade, a luz, e se atemorizaram muito,
mas não ouviram a voz daquele que falava comigo.»
(Afinal viram, ou não viram? Ouviram, ou não viram?
"não ouviram e viram"; juntando tudo:
"ouviram e não ouviram e viram e não viram" - contradição
)
Logo relatou: Maria madalena e a outra maria viram a Jesus. Pode ter tido este encontro com Jesus juntas ou separadas.
1) Em João está escrito como se Madalena fosse a única presente;
2) Nas outras versões as mulheres encontram um jovem, dois homens ou dois anjos quando se dirigem ao túmulo (não o viram vazio, para depois procurarem os discípulos, e voltarem a vê-lo vazio - há uma falha de continuidade);
3) O encontro com Jesus indica que só estava apenas Madalena presente (At 20:14-18);
4) As mulheres em Mateus encontraram um anjo sentado
sobre a pedra do sepulcro; noutras versões estranham por
encontrarem o túmulo vazio, surpreendidas por verem homens ao lado, ou anjos sentados no lugar onde o corpo estava. Mais uma falha de continuidade.
5) Já tinha dito que no caso do Evangelho de João, Madalena encontrou o túmulo vazio pelo menos duas vezes?
Na versão de mateus as duas estavam juntas, mas o sentido da divulgação é mostrar que as duas viram a Jesus.
A teologia em funcionamento...
Eu não estou inventando e sim usando um direito que me favoreçe.
Não tens mais argumento parte para me rebaixar.
Tu próprio é que estás a rebaixar-te. Apenas constacto um facto.
E faço-o porque gostavas muito de dar lições, dizendo que aprendessem línguas semíticas e falares em interpreção, quando nem sequer percebes o que é escrito no fórum, quanto muito num livro. Aliás, já te sugeriram várias vezes que lesses.
"Examinai"!
Um conselho que já mostraste não seguir.
Tens certeza?
Se pensas que só leio a bíblia está completamente enganado.
Estava a dizer que não lês a Bíblia.
Ah, e Tio Patinhas e livros prosélitos não contam. Já leste "O Nome da Rosa", "1984", "Maravilhoso Mundo Novo", "Cosmos", "Cândido", "Alice no País das Maravilhas", "As Aventuras de Sherlock Holmes"... costumas ler clássicos desse género?
Eu aprendi os dois lados e optei por um.
Pois...
Comprendo voce, mas o orgulho eu deixo de lado.
Talvez seja esse o teu problema.
Entrevista de emprego:
- Quais são as suas qualificações?
- Não posso dizer, para não mostrar orgulho. Mas sei línguas semíticas, e devias aprendê-las.
Mateus 27 : «E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras; E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos.»
Pois, foi uma acontecimento muito discreto...
Para que os sepulcros fossem abertos não precisaria de um terremoto. O terremoto local foi um aviso de naquele momento os santos ressucitaram.
O que é que isso tem a ver com o que disse?
Busque as provas dentro da escrita bíblica em sua história e prove que estou me enganando.
Se não provar isto todas as suas idéias não fazem sentido em afirmar que existem contradições.
Já provei. E até livros de matemática usam trechos da Bíblia para falarem do paradoxo do mentiroso (já mencionei o mais falado no tópico).
Mais uma pérola da Bíblia:
Jo 5:31 : testemunhar(Jesus, testemunho)

~testemunho
Jo 8:18 : testemunhar(Jesus, testemunho)
Conclusão: ~testemunho
E já tinha falado disso:
Mc 15:25 : h = 3
Jo 19:15-15 : h > 6
Queres que junte todas as provas numa única mensagem? Depois todos podem divulgar.