Autor Tópico: Existem provas sobre a existência de Jesus Cristo?  (Lida 90257 vezes)

Suyndara

• Visitante
Re: Existem provas sobre a existência de Jesus Cristo?
« Resposta #625 Online: 18 de Setembro de 2007, 09:49:59 »
Bom dia,

Como Pedro já te explicou deveras esse ítem, inclusive via wiki, vou apenas acreditar que vc não quer aceitar a verdade  :hihi:

Existem sim, inúmeras contradições (até qdo eu era ultra-católica eu admitia isso...é questão de lógica!). O que acontece com quem tem fé na bíblia é que usam de livre interpretação de forma a "encaixar" e "corrigir" tudo o que parecer suspeito ou contraditório  :wink:

Por exemplo, alguns teólogos acreditam piamente que só existiam adão e eva (únicos seres humanos criados por deus), já outros teólogos afirmam categoricamente que a bíblia diz que eles foram os primeiros, mas não cita se foram os únicos...logo haviam outras comunidades humanas e daí veio a "misteriosa" esposa de Caim.

Dei um exemplo lá de Gênesis, mas minha bíblia é marcada com uma série de contradições  :D (inteirinha)

Viu? É uma questão de querer interpretar de acordo com o que vc acha que é certo, é cegueira gerada pela fé mesmo  :ok:

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #626 Online: 18 de Setembro de 2007, 10:24:45 »
Pelos vistos és um entendido na matéria... deve ser como as línguas semíticas.
Deve-se encontrar todas as possibilidades para salvar a Bíblia...
Esta liberdade de interpretação está de acôrdo e dentro da lógica da escrita bíblica.
Se formalizei o que está escrito, então interpretei, tornando o significado tão preciso e claro como a matemática. Estudei isso no curso de informática, e tive de criar modelos e codificar (formalizar) até páginas de notícias. Se não está satisfeito, então mostre como é que se deve fazer.
Já te ensinei e voce desconsiderou.
Devias seguir os teus próprios conselhos. Não é primeira vez que fazes isso...
Li primeiro antes de escrever, e devias fazer o mesmo para evitar figuras tristes.
Formalize as contradições.
Eu já estudei todas as possibilidades que poderia ter ocorrido.
 :?:
Se uma pessoa disse que maria madalena foi ao túmulo e viu Jesus.
Uma outra pessoa disse que Maria mãe de Tiago viu a Jesus.
Mateus recebeu estas duas informações acima.
Logo relatou: Maria madalena e a outra maria viram a Jesus. Pode ter tido este encontro com Jesus  juntas ou separadas.
Na versão de mateus as duas estavam juntas, mas o sentido da divulgação é mostrar que as duas viram a Jesus.
Ele não se preocupou em detalhar realmente como foi este encontro.
Este é um dos exemplos da escrita bíblica.
Existem muitas outras para se estudar.
Pelos vistos, sim. Cada um a sua versão incompatível com outras.
Corra atrás da provas e confirme que estou errado.
Eu também consigo inventar se não indicar as fontes.
Eu não estou inventando e sim usando um direito que me favoreçe. 
E qual é esse contexto? Já que és um génio em português, talvez possas explicar.
Não tens mais argumento parte para me rebaixar.
Então já está visto que és um caso perdido...
Eu não estou sendo enganado.
Nem a bíblia prova nada. Isto eu estou consciente.
"Examinai"!
Um conselho que já mostraste não seguir.
Tens certeza?
Se pensas que só leio a bíblia está completamente enganado.
Quando se investiga não é para acreditar nem para desacreditar.
Eu aprendi os dois lados e optei por um.
Comprendo voce, mas o orgulho eu deixo de lado.
Mateus 27 : «E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras; E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos
Pois, foi uma acontecimento muito discreto...
Para que os sepulcros fossem abertos não precisaria de um terremoto. O terremoto local foi um aviso de naquele momento os santos ressucitaram.
Estás num fórum de discussão. Podes acreditar naquilo que quiseres, mas os debates têm regras. Se for dada uma prova, reconheces, refutas ou abandonas a discussão.
Estarei a sua disposição sempre que puder.
Busque as provas dentro da escrita bíblica em sua história e prove que estou me enganando.
Se não provar isto todas as suas idéias não fazem sentido em afirmar que existem contradições.
Abração a todos.

Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #627 Online: 18 de Setembro de 2007, 10:35:31 »
Viu? É uma questão de querer interpretar de acordo com o que vc acha que é certo, é cegueira gerada pela fé mesmo  :ok:
Volta lá na bíblia e observe que Adão e Eva tiveram muitos filhos e filhas e Caim com certeza casou com uma de suas irmãs.
Nada está escrito que Deus criou outras pessoas. Nunca lí isto.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #628 Online: 18 de Setembro de 2007, 12:07:48 »
Esta liberdade de interpretação está de acôrdo e dentro da lógica da escrita bíblica.
Lógica...

Se formalizei o que está escrito, então interpretei, tornando o significado tão preciso e claro como a matemática. Estudei isso no curso de informática, e tive de criar modelos e codificar (formalizar) até páginas de notícias. Se não está satisfeito, então mostre como é que se deve fazer.
Já te ensinei e voce desconsiderou.
Não percebo o que a resposta tem a ver com o que eu disse...
Foste tu o professor na aula de Análise e Design de Sistemas de Informação?
Devo ter faltado uma lição, e gostaria que dissesses o que desconsiderei. (Foram as línguas semíticas? As metáforas de "matem as crianças"? O que foi, que não percebo.)

Devias seguir os teus próprios conselhos. Não é primeira vez que fazes isso...
Li primeiro antes de escrever, e devias fazer o mesmo para evitar figuras tristes.
Formalize as contradições.
Antes de mais explico o contexto da minha resposta, já que a sua resposta não tem sentido, já que formalizei as contradições, como essa que referes:
Leia Actos 9 e Actos 22:
"ouvindo a voz, mas não vendo ninguém";
"mas não ouviram a voz daquele que falava comigo";
Isso é sobre o mesmo acontecimento: a revelação de Jesus a Paulo, e o que os homens ouviram e viram.
1) o(x), ~v(x)
2) ~o(x), v(x)

Já estás a perceber o que são contradições?

Respondeste-me:
Meu amigo, Paulo e seus compamheiros de viagem ouviram a voz, mas eles não viram ninguém.
Onde está escrito: Não ouviram a voz.
Suponho que isso quer dizer que se estiver escrito que se os companheiros de viagem não ouviram as vozes e/ou viram alguém, então admites que há uma contradição. Vou ter de me repetir... leia a seguir...

Leia bem atentamente antes de falar alguma coisa.
"Leia bem atentamente antes de falar alguma coisa"...
Para escrever a prova formal tive de ler.

Atos 9:1-2: Saulo foi a Damasco porque o sumo sacerdote pediu-lhe que fosse levar para lá uma cartas.
Atos 22:5 Paulo (Saulo) conta uma história que lhe ocorreu. Diz que o sumo sacerdote é testemunha, pois tinha recebido dele (e do conselho dos ancião) umas cartas para levar a Damasco.
(Se calhar é o mesmo evento)

Atos 9:3-6 Perto de Damasco, Saulo foi cercado por uma luz. Ouviu uma voz: "Saulo, Saulo, por que me persegues?" (Jesus), e ele responde.
Atos 22:6-8 Perto de Damasco, quase perto do meio-dia, Saulo é cercado por uma luz e cai. Ouviu uma voz: "Saulo, Saulo, por que me persegues?" (Jesus) ...
(Deve ser mesmo o mesmo evento; Paulo está a contar o que é dito em Atos 9. Acrescenta informação, mas isso não é contradição, e podemos até mesmo aceitar paráfrases, que são irrelevantes.)

Atos 9:7 : «E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém
(Pelos vistos tens razão: eles ouviram, mas não viram...
 "ouviram e não viram"
)
Atos 22:9 «E os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, e se atemorizaram muito, mas não ouviram a voz daquele que falava comigo.»
(Afinal viram, ou não viram? Ouviram, ou não viram?
 "não ouviram e viram"; juntando tudo:
 "ouviram e não ouviram e viram e não viram" - contradição
)

Logo relatou: Maria madalena e a outra maria viram a Jesus. Pode ter tido este encontro com Jesus  juntas ou separadas.
1) Em João está escrito como se Madalena fosse a única presente;
2) Nas outras versões as mulheres encontram um jovem, dois homens ou dois anjos quando se dirigem ao túmulo (não o viram vazio, para depois procurarem os discípulos, e voltarem a vê-lo vazio - há uma falha de continuidade);
3) O encontro com Jesus indica que só estava apenas Madalena presente (At 20:14-18);
4) As mulheres em Mateus encontraram um anjo sentado sobre a pedra do sepulcro; noutras versões estranham por encontrarem o túmulo vazio, surpreendidas por verem homens ao lado, ou anjos sentados no  lugar onde o corpo estava. Mais uma falha de continuidade.
5) Já tinha dito que no caso do Evangelho de João, Madalena encontrou o túmulo vazio pelo menos duas vezes?

Na versão de mateus as duas estavam juntas, mas o sentido da divulgação é mostrar que as duas viram a Jesus.
A teologia em funcionamento...

Eu não estou inventando e sim usando um direito que me favoreçe.

Não tens mais argumento parte para me rebaixar.
Tu próprio é que estás a rebaixar-te. Apenas constacto um facto.
E faço-o porque gostavas muito de dar lições, dizendo que aprendessem línguas semíticas e falares em interpreção, quando nem sequer percebes o que é escrito no fórum, quanto muito num livro. Aliás, já te sugeriram várias vezes que lesses.

"Examinai"!
Um conselho que já mostraste não seguir.
Tens certeza?
Se pensas que só leio a bíblia está completamente enganado.
Estava a dizer que não lês a Bíblia.
Ah, e Tio Patinhas e livros prosélitos não contam. Já leste "O Nome da Rosa", "1984", "Maravilhoso Mundo Novo", "Cosmos", "Cândido", "Alice no País das Maravilhas", "As Aventuras de Sherlock Holmes"... costumas ler clássicos desse género?

Eu aprendi os dois lados e optei por um.
Pois...

Comprendo voce, mas o orgulho eu deixo de lado.
Talvez seja esse o teu problema.
Entrevista de emprego:
- Quais são as suas qualificações?
- Não posso dizer, para não mostrar orgulho. Mas sei línguas semíticas, e devias aprendê-las.

Mateus 27 : «E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras; E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos
Pois, foi uma acontecimento muito discreto...
Para que os sepulcros fossem abertos não precisaria de um terremoto. O terremoto local foi um aviso de naquele momento os santos ressucitaram.
O que é que isso tem a ver com o que disse?

Busque as provas dentro da escrita bíblica em sua história e prove que estou me enganando.
Se não provar isto todas as suas idéias não fazem sentido em afirmar que existem contradições.
Já provei. E até livros de matemática usam trechos da Bíblia para falarem do paradoxo do mentiroso (já mencionei o mais falado no tópico).

Mais uma pérola da Bíblia:
Jo 5:31 : testemunhar(Jesus, testemunho) -> ~testemunho
Jo 8:18 : testemunhar(Jesus, testemunho)
Conclusão: ~testemunho

E já tinha falado disso:
Mc 15:25 :      h = 3
Jo 19:15-15 : h > 6

Queres que junte todas as provas numa única mensagem? Depois todos podem divulgar.
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #629 Online: 18 de Setembro de 2007, 13:41:08 »
Não sei se alguém tem alguma opinião parecida com a minha, vou colocar brevemente.....

Muito embora absolutamente não acredite na existência do Jesus-mágico, não acho tão improvável um Jesus histórico, muito embora com isso não queira dizer que ache necessariamente plausível ou mais provável a existência de alguma hipótese mais mainstream para o Jesus histórico defendido por historiadores, se é que há apenas uma teoria mainstream, em vez de diversas um pouco diferentes, concordando apenas na existência dele.

Eu acho que se hoje em dia, em pleno xéculo XXI, há quem acredite no Inri Cristo, e outras coisas do tipo (outras reencarnações Dele em outros países, raelianos, e todo outro tipo de religião ainda existentemenos proxima do cristianismo... ), não seria exatamente improvável que alguém naquela época se tornasse algo parecido, se fundindo com os mitos similares de Dionísio e etc.

Meio que uma teoria híbrida de mito e historicidade...

Analisando sob outro aspecto, acho que talvez seja um tanto preocupante a defesa da inexistência de Jesus pelos ateus militantes, se isso não for mesmo tão defensável.

E segundo os artigos relacionados na wikipédia, aparentemente não é... acho que tem que se tomar cuidado para não se ser anti-científico, ainda que história não seja uma coisa que se possa dizer "nossa, mas como isso é científico, meu zeus do olimpo, eu nunca vi uma coisa tão científica assim em toda minha vida!". Por isso acho, ao menos do ponto de vista de quem até agora só analisou mais superficialmente a questão, que o melhor é um tipo de "agnosticismo histórico"...

Suyndara

• Visitante
« Resposta #630 Online: 18 de Setembro de 2007, 14:57:45 »
Viu? É uma questão de querer interpretar de acordo com o que vc acha que é certo, é cegueira gerada pela fé mesmo  :ok:
Volta lá na bíblia e observe que Adão e Eva tiveram muitos filhos e filhas e Caim com certeza casou com uma de suas irmãs.
Nada está escrito que Deus criou outras pessoas. Nunca lí isto.

Prova que vc nem entendeu o que eu disse não :wink:

Caim casou-se com uma irmã? de onde vc tirou isso? Será que vc lê mesmo a bíblia ou só conhece as "estorinhas"? ::)

Repare que no Gênesis mesmo há uma contradição nos dois primeiros capítulos, veja:

Gênesis 1-
27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (aqui temos uma idéia de criação mútipla, vários homens e várias mulheres)
28  E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

Mas no segundo capítulo a "estória" fica diferente:

8 E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. (aqui aparece adão como primeiro homem, e por conta dessa passagem mtos evangélicos juram que adão seria o ÚNICO homem...veja os gritos do Malafaia naquele tópico que postei e entenderá...)

Comprovado por um versículo mais à frente

18 E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja ; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.

No capítulo 3, deus expulsa adão e eva do paraíso (o tal éden que nenhum historiador nunca encontrou, embora a bíblia descreva a localização exata dele  :hihi:)

22 Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
23 O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
24 E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.

E nos capítulos seguintes relata o nascimento de caim e abel, o primeiro homicídio, a maldição de caim e o casamento dele com a "esposa misteriosa"  :hihi:

Pq o detalhe é que a bíblia não fala desses outros humanos, e então vc tem que concluir que eles estavam lá  :wink:

Ou o capítulo 1 está correto e deus povoou a terra de homens e mulheres (o que qq protestante abominaria...), ou aceita a versão do malafaia e cia e acredita no cap. 2 e se embana ao tentar explicar de onde veio a tal esposa  :hihi:

Não há nenhuma alusão ao fato de ser uma irmã do próprio Caim, releia e verá que tudo não passa de sua livre interpretação novamente  :ok:

Em tempo, só citei esse exemplo pq está no início da bíblia, uma das primeiras contradições...Mas como o resto do pessoal tem dito incansavelmente aqui, existem mais centenas delas  :wink:

[]s

Suyndara

• Visitante
« Resposta #631 Online: 18 de Setembro de 2007, 15:02:38 »
Eu procurei durante anos qq "prova" da existência de Cristo, por fim acabei desistindo...

Não acredito que seja o caso da existência de cristo ser defensável ou não, é questão de ceticismo mesmo :wink:

Se as provas apresentadas a favor dele são apenas baseadas na fé, não há o que se discutir!

[]s

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #632 Online: 18 de Setembro de 2007, 15:04:18 »
Deixo uma pérola, que é mencionada em vários livros de matemática:
(Tito 1:13-14)
«Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos. Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé.»

Cretense diz: "Os cretenses são sempre mentirosos"...
Paulo diz: "Este testemunho é verdadeiro"...
 :histeria:
É essa a Bíblia sem contradições.

Outra coisa que vejo como problemática em diversas refutações da bíblia que se vê por aí.... um certo "rigor matemático", como se estivessem analisando "frases" matemáticas com "verdadeiro", "falso", "igual", etc, sem dar a mesma flexibilidade possível num texto perfeitamente normal.

Numa analogia com a passagem citada, eu não poderia dizer agora que os ateus "sempre" fazem isso, ao mesmo tempo em que eu sou ateu, e não estar me "contradizendo"? Não é correto, numa lógica ideal/matemática, mas todos podem compreender o que quero dizer, e apontar esse tipo de contradição no discurso de qualquer pessoa é mais visto como implicância pura e simples do que realmente algum tipo de argumento de peso.

Acho que esse tipo de refutação acaba sendo um pouco contraproducente, bem como aquela coisa toda de "morcegos serem aves" nas traduções... servem de espantalho tanto contra ateísmo quanto para argumentos mais mais pesados contra algo da bíblia (que nem dependem de ateísmo).

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #633 Online: 18 de Setembro de 2007, 15:19:03 »
Eu procurei durante anos qq "prova" da existência de Cristo, por fim acabei desistindo...

Não acredito que seja o caso da existência de cristo ser defensável ou não, é questão de ceticismo mesmo :wink:

Se as provas apresentadas a favor dele são apenas baseadas na fé, não há o que se discutir!

[]s

Se fossem..... mas segundo a wikipédia é o mainstream dos historiadores que abandonou a hipótese de jesus-mito. História não é "ciência" com o mesmo rigor de prova de ciências naturais, mas imagino que ainda dê para se ter um certo grau de comprovação das coisas, em vez de sermos todos uns "pirrônicos" em história...

The idea of Jesus as a myth is rejected by the majority of biblical scholars and historians. The classical historian Michael Grant writes:
To sum up, modern critical methods fail to support the Christ myth theory. It has 'again and again been answered and annihilated by first rank scholars.' In recent years, 'no serous scholar has ventured to postulate the non historicity of Jesus' or at any rate very few, and they have not succeeded in disposing of the much stronger, indeed very abundant, evidence to the contrary. [51]

The points below highlight some of these criticisms.
Some scholars, like Michael Grant, do not see the similarities between Christianity and pagan religions to be significant. Grant states that "Judaism was a milieu to which doctrines of the deaths and rebirths, of mythical gods seemed so entirely foreign that the emergence of such a fabrication from its midst is very hard to credit."[51]
Christianity was actively opposed by both the Roman Empire and the Jewish authorities, and would have been utterly discredited if Jesus had been shown as a non-historical figure. There is good early evidence in Pliny, Josephus and other sources of the Roman and Jewish approaches at the time, and none of them involved this suggestion.[17]
In response to Jesus-myth proponents who argue the lack of early non-Christian sources, or question their authenticity, R. T. France, for example, points out that "even the great histories of Tacitus have survived in only two manuscripts, which together contain scarcely half of what he is believed to have written, the rest is lost" and that the life of Jesus, from a Roman point of view, was not a major event.[17]
Parallels between Christianity and Mystery Religions are not considered compelling evidence by most scholars. [52],[53]
Those who do not hold to the Jesus-Myth disagree with the notion that the Apostle Paul did not speak of Jesus as a physical being. They argue that arguments from silence are unreliable and that there are several references to historical facts about Jesus's life in Paul's letters[17], such as that Jesus "who as to his earthly life was a descendant of David" (Romans 1:3, TNIV).

The views of scholars who entirely reject Jesus' historicity are summarized in the chapter on Jesus in Will Durant's Caesar and Christ; they are based on a suggested lack of eyewitness, a lack of direct archaeological evidence, the failure of certain ancient works to mention Jesus, and some similarities between early Christianity and contemporary mythology.[67]

Michael Grant stated that the view is derived from a lack of application of historical methods:
…if we apply to the New Testament, as we should, the same sort of criteria as we should apply to other ancient writings containing historical material, we can no more reject Jesus' existence than we can reject the existence of a mass of pagan personages whose reality as historical figures is never questioned. ... To sum up, modern critical methods fail to support the Christ myth theory. It has 'again and again been answered and annihilated by first rank scholars.' In recent years, 'no serious scholar has ventured to postulate the non historicity of Jesus' or at any rate very few, and they have not succeeded in disposing of the much stronger, indeed very abundant, evidence to the contrary.[68]

Overall, the unhistoricity theory is regarded as effectively refuted by almost all Biblical scholars and historians[69],[70] & [71].

Bem, isso é praticamente apenas argumento de autoridade, mas ao menos aparentemente não são autoridades religiosas e já há alguns resumos dos contra-argumentos aí. Ainda assim, nem estou "defendendo" um JC histórico nem nada.

Mas gostaria de saber mais sobre o assunto. História é um assunto complicado.... me pergunto se não há muitas deturpações, até mesmo acidentais, no decorrer do percurso, como muitas que já fiquei sabendo sobre história da ciência.... há o risco de uma fonte incorreta eventualmente ser admitida como a melhor, e ir sendo sempre perpetuada.... depois vira "mainstream" e a verdade mesmo tem mais trabalho para ser descoberta ou aceita..... meio "ad numerum"....

Offline Anubis

• Nível 01
  • *
« Resposta #634 Online: 18 de Setembro de 2007, 15:22:27 »
Olá ,como a lógica bíblica(...?) foi discutida a exaustão ,poderiamos comentar o seguinta texto.
Exemplo 1
O versículo foi fabricado e não existe nas Escrituras Hebraicas

A profecia mais fácil de cumprir é aquela que você mesmo inventou. O Novo
Testamento é uma grande testemunha deste princípio, fabricando inúmeras
"profecias" vazias de conteúdo mas que foram atribuídas às Escrituras Hebraicas.

O Novo Testamento, em Mateus, afirma que Jesus era o Messias porque ele
viveu na cidade de Nazareth. Veja a "prova textual" utilizada para provar este
ponto de vista: "Ele (Jesus) chegou e residiu numa cidade chamada Nazareth,
para que o que foi dito pelos profetas pudesse ser cumprido. Ele foi então
chamado de O Nazareno" (Mateus 2:23) . Como Nazareno é alguém que reside na
cidade de Nazareth e esta cidade não existia no tempo da Bíblia Judaica, é
impossível encontrar esta citação nos textos hebraicos. Daí que é uma prova
fabricada e vazia sem realidade.
Já que foi dito aqui em linguas semíticas.
Esse texto foi retirado desse endereço http://judeus.blogspot.com/2007/07/material-anti-missionrio-listagem-dos.html, achei interessante pois além do enfoque lógico ,há quem cite outras abordagens.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #635 Online: 18 de Setembro de 2007, 15:27:18 »
Minhas próprias contra-contra-argumentações....

The points below highlight some of these criticisms.
Some scholars, like Michael Grant, do not see the similarities between Christianity and pagan religions to be significant. Grant states that "Judaism was a milieu to which doctrines of the deaths and rebirths, of mythical gods seemed so entirely foreign that the emergence of such a fabrication from its midst is very hard to credit."[51]
Bem, acho isso mais uma questão de opinião... em cultura, transmissão horizontal não é algo tão difícil de ocorrer.... no nordeste brasileiro há judeus que pensam ser católicos, realizando rituais judaicos... e também houve toda aquela fusão de cristianismo e religiões afro, como resultado da escravidão... sem falar que hoje em dia quase todo católico tem uma "mente aberta" para coisas meio relacionadas a espiritismo e macumbismo.

Acho que antigamente, com menos mídia de massa, livros e etc, pequenas modificações/fatores culturais entrando em alguns grupos tinham mais tendência a "fixarem-se na poulação"... por falta de retaliações "oficiais", de um mecanismo de reparo memético eficiente...

Christianity was actively opposed by both the Roman Empire and the Jewish authorities, and would have been utterly discredited if Jesus had been shown as a non-historical figure. There is good early evidence in Pliny, Josephus and other sources of the Roman and Jewish approaches at the time, and none of them involved this suggestion.[17]
Acredito que até hoje, por exemplo, o cristianismo mainstream iria se opor tanto a caras como o Inhi Cristo como a lendas puras, mas de maior porte..... tanto que sempre mandam os agentes Quevedos para ir refutar as imagens de santas que aparecem em pizzas e esse tipo de coisas....

Suyndara

• Visitante
« Resposta #636 Online: 18 de Setembro de 2007, 15:39:07 »
Mas gostaria de saber mais sobre o assunto. História é um assunto complicado.... me pergunto se não há muitas deturpações, até mesmo acidentais, no decorrer do percurso, como muitas que já fiquei sabendo sobre história da ciência.... há o risco de uma fonte incorreta eventualmente ser admitida como a melhor, e ir sendo sempre perpetuada.... depois vira "mainstream" e a verdade mesmo tem mais trabalho para ser descoberta ou aceita..... meio "ad numerum"....

Sem dúvida que História não passa pelo crivo popperiano, no entanto existe sim alguns "caminhos" a serem seguidos...

Por exemplo, Jesus morreu crucificado? Por que o nome dele não consta nos autos de sentença deferidos por Pilatos????

Entende o que quero dizer? Se Cristo de fato existiu, ele foi muito diferente do que a bíblia sugere :wink:

E eu não duvido que ele tenha existido, mas sempre penso que tenha sido como mais um dos milhares de profetas malucos que faziam magias e arrendavam  centenas de fiéis pela judéia :wink:

Imagine uma multidão de mortos ressucistando ao mesmo tempo e caminhando pela cidade :susto: E nenhum romano relatou isso? Estranho!

A questão é justamente essa: aonde quer que vc procure vestígios do tal messias de nazaré, vc não encontra nada senão relatos contraditórios de alguns apóstolos...nenhuma evidência real de um indivíduo que teria mudado milhares de vidas...

História é investigação, e querer se justificar na "veracidade" bíblica como se ela fosse um livro histórico e não uma mera coletânea de mitologias hebraicas é algo pueril e ílógico...na minha opnião, claro!

Ah, e no caso de jesus, também estou mais para agnóstica do que definitivamente uma atéia militante...e continuo esperando provas! :D

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #637 Online: 18 de Setembro de 2007, 16:05:10 »
Deixo uma pérola, que é mencionada em vários livros de matemática:
(Tito 1:13-14)
«Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos. Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé.»

Cretense diz: "Os cretenses são sempre mentirosos"...
Paulo diz: "Este testemunho é verdadeiro"...
 :histeria:
É essa a Bíblia sem contradições.

Outra coisa que vejo como problemática em diversas refutações da bíblia que se vê por aí.... um certo "rigor matemático", como se estivessem analisando "frases" matemáticas com "verdadeiro", "falso", "igual", etc, sem dar a mesma flexibilidade possível num texto perfeitamente normal.
Tens razão.
Nunca vi essa passagem citada considerada como uma contradição bíblica. É uma imprecisão da linguagem natural (por exemplo, a dupla negação). Essa passagem é referida em livros de matemática sobre lógica e teoria dos conjuntos, e é um paradoxo do mentiroso. Mas não deixa de ser ridículo dizer que um Cretense (chama-se Epiménides) testemunhou que todos os cretenses são sempre (e o problema está no "sempre") mentirosos, e ainda por cima alguém dizer que o "testemunho é verdadeiro".

No livro "a nova matemática", da biblioteca Salvat, é dito sobre essa passagem (negritos acrescentados):
Analisemos mais detalhadamente a afirmação do apóstolo: se Epiménides - que é cretense - afirma que todos os cretenses são trapaceiros, ele mesmo inclui-se nessa categoria; logo mente. Mas se mente, ao dzer que todos mentem, ele também mente, e assim, os cretenses não seriam trapaceiros, Mas então, estes dizem a verdade, e, em articular, Epiménides também fala verdade.
Bem se vê que é impossível  chegar a uma conclusão final. Trata-se duma contradição pura e simples, de um paradoxo. Qualquer que seja a resposta que se dê, sempre nos apanha «fora do jogo». Naturalmente, tal argumentação não foi inventada por S. Paulo, antes vem de muito longe. Segundo Diógenes Laércio, foi inventada por Eubúlides. Este paradoxo, juntamente com muitos outros, pode ser encontrado em textos nada relacionados com a matemática como "D. Quixote", e solucionam-se logicamente apelando para expedientes muito sutis. Voltemos ao paradoxo de Epiménides. Admitindo que o cérebro humano é um orgão que funciona corretamente, alguma explicação deverá haver para que Epiménides nos cause tantos problemas. O que ninguém admitirá é que os nossos hábitos de raciocínio sejam errados. Com efeito, os nossos hábitos de raciocínio são corretos, mas a formulação semântica do paradoxo é incorrecta. Quando dizemos que os cretenses mentem, estamos no nosso direito. Mas ao afirmarmos que um dos membros da confraria de trapaceiros mente, devemo-nos explicar mais detalhadamente. Um cretense pode mentir quando lhe apetecer; mas se mente, ao referir-se ao anunciado particular, que afirma que todos mentem, a contradição salta logo à vista. Mais precisamente, há que distinguir várias categorias de trapaceiros: os cretenses vulgares que mentem em questões vulgares - salvo quando dizem que mentem - são cretenses do tipo 1; os cretenses que mentem inclusive quando afirmam que os cretenses do tipo 1 mentem - mas não mentem quando dizem que eles mentem - são cretenses de outro tipo, do tipo 2; os cretenses que mentem memsmo quando afirmam que os cretenses do tipo 2 mentem - mas que não mentem quando dizem que eles mentem - são cretenses do tipo 3; etc. Não é pois não é difícil de concluir que S. Paulo redigiu mal a sua Epístola: deveria dizer primeiro a que tipo de trapaceiros pertencia Epiménides.
A explicação anterior é um esboço da explicação mais detalhada devida a Bertrand Russell (1872-1970). O método geral para abordar tais paradoxos é o de distinguir entre a linguagem e a metalinguagem. Por exemplo, analizemos a seguinte expressão: «Esta frase é falsa» é ou não falsa? Esta forma de perguntar carece de sentido, visto que nos leva a uma contradição. Mas analisando um pouco, damo-nos de conta que aquilo que tinhamos querido dizer é: «"Esta frase é falsa" é uma frase falsa», o que é muito diferente! O adjectivo "falsa" aparece duas vezes na expressão com significados diferentes.
... blah, blah, blah.

A questão era se havia contradições na Bíblia. Já deixei claro que tenho ciente as imprecisões da linguagem natural. Com Erivelton chega-se a esse ponto... O que simplesmente fiz foi fazer uma meta-linguagem de alguns textos. Está claro que estou a interpretar, por isso seleccionei textos que reduzem esse problema, por serem claros. Simples.

O problema de existir ou não um Jesus histórico é muito difícil. Bertrand Russell também estava ciente disso. Erivelton tem uma atitude perante esse problema como se fosse algo de trivial. Percebi que Jesus estava a falar, o que está confirmado, já que ele acha que a Bíblia é inerrante. Está claro que não é.

Acredito que se houve um Jesus histórico, os teólogos têm muita culpa por não haver provas (ou evidências fortes, para os chatinhos) da sua existência. O que é lamentável.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2007, 16:10:11 por PedroAC »
Pedro Amaral Couto

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #638 Online: 18 de Setembro de 2007, 16:09:27 »

Sem dúvida que História não passa pelo crivo popperiano, no entanto existe sim alguns "caminhos" a serem seguidos...

Por exemplo, Jesus morreu crucificado? Por que o nome dele não consta nos autos de sentença deferidos por Pilatos????

Entende o que quero dizer? Se Cristo de fato existiu, ele foi muito diferente do que a bíblia sugere :wink:

E eu não duvido que ele tenha existido, mas sempre penso que tenha sido como mais um dos milhares de profetas malucos que faziam magias e arrendavam  centenas de fiéis pela judéia :wink:

Imagine uma multidão de mortos ressucistando ao mesmo tempo e caminhando pela cidade :susto: E nenhum romano relatou isso? Estranho!

A questão é justamente essa: aonde quer que vc procure vestígios do tal messias de nazaré, vc não encontra nada senão relatos contraditórios de alguns apóstolos...nenhuma evidência real de um indivíduo que teria mudado milhares de vidas...

História é investigação, e querer se justificar na "veracidade" bíblica como se ela fosse um livro histórico e não uma mera coletânea de mitologias hebraicas é algo pueril e ílógico...na minha opnião, claro!

Ah, e no caso de jesus, também estou mais para agnóstica do que definitivamente uma atéia militante...e continuo esperando provas! :D

Ah sim, nem concebo a possibilidade de algo como um cara que fez milagres de verdade, e nem acho que tenha sido um David Copperfield daquele tempo, talvez no máximo como os curandeiros atuais com todas suas mamatas, placebos, total falta de estatísticas favoráveis e etc....

Eu nem sei exatamente como é a defesa de um JC histórico pelos historiadores, imagino que ele não seria milagroso e etc, não seria simplesmente admitir a bíblia ou a parte relacionada a JC como um livro de história, narrando exatamente o que ocorreu...

...mas seria uma coisa mais ou menos no sentido que eu disse antes... e como foi, segundo lembro de ter lido, por exemplo, com Confúcio, que era normal e etc, parece que há bastante evidência dele..... mas depois foram surgindo lendas em torno da figura real, como ter nascido de um ovo de dragão, acho....

(vai ver a mãe dele era muito feia)

...os seguidores dos diversos inri cristos atuais devem também atribuir a eles uns milagrinhos aqui e ali.... sem falar nos outros tipos de realizadores de milagres e curas charlatões... aí eventualmente, seja por acaso histórico, simples aleatoriedade, algum toma uma expressividade muito mais vultosa que os demais.... diferentemente de genética de populações, em "memética de populações", os memes tendem a se tornar mais populares pela simples popularidade, acho :D

é mais epidemiologia do que genética de populações.....

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #639 Online: 18 de Setembro de 2007, 16:14:37 »
Ainda assim, sobre PP:

Most scholars in the fields of biblical studies and history agree that Jesus was a Jewish teacher from Galilee who was regarded as a healer, was baptized by John the Baptist, was accused of sedition against the Roman Empire, and on the orders of Roman Governor Pontius Pilate was sentenced to death by crucifixion.[1] A small minority[2] argue that Jesus never existed as a historical figure, but a purely symbolic or mythical figure syncretized from various non-Abrahamic deities and heroes.[3]

http://en.wikipedia.org/wiki/Historicity_of_Jesus

:|

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #640 Online: 18 de Setembro de 2007, 16:27:19 »
http://www.amazon.fr/LHomme-devint-Dieu-Gerald-Messadi%C3%A9/dp/2253053295
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-58144907-o-homem-que-se-tornou-deus-gerald-messadie-_JM

Um romance muito interessante, escrito por um historiador, jornalista científico, ensaísta e romancista: Gérald Messadié. É longo, mas também muito bom, contando uma história de ficção sobre um possível Jesus. Quando o li interessei-me sobre o tema, e procurei informar-me mais, pensando que seria interessante se houvesse um filme com um espírito semelhante a esse livro (que poderia ser muito polémico, como "A Última Tentação de Cristo").
Pedro Amaral Couto

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #641 Online: 18 de Setembro de 2007, 16:34:32 »
Jesus podia ter sido algo assim: NR=1  :biglol:
Pedro Amaral Couto

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
Pedro Amaral Couto

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #643 Online: 19 de Setembro de 2007, 09:21:18 »
Ou o capítulo 1 está correto e deus povoou a terra de homens e mulheres (o que qq protestante abominaria...), ou aceita a versão do malafaia e cia e acredita no cap. 2 e se embana ao tentar explicar de onde veio a tal esposa  :hihi:
Não há nenhuma alusão ao fato de ser uma irmã do próprio Caim, releia e verá que tudo não passa de sua livre interpretação novamente  :ok:
Em tempo, só citei esse exemplo pq está no início da bíblia, uma das primeiras contradições...Mas como o resto do pessoal tem dito incansavelmente aqui, existem mais centenas delas  :wink:
»GÊNESIS [5]
1 Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez.
2 Homem e mulher os criou; e os abençoou, e os chamou pelo nome de homem, no dia em que foram criados.
3 Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.
4 E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos; e gerou filhos e filhas.

A teoria mais aceita é que os irmãos casaram entre si, pois não consta em lugar nenhum de uma forma bem clara que Deus criou outras pessoas.
27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Existe sim pessoas que defendem a teoria que Deus criou várias pessoas, mas não está de uma forma bem esclarecida. Alguns versículos são separados para criar esta idéia.
O fato de as interpretações não serem coêrentes não implica que a bíblia esteja em contradição.
Os teólogos e pastores criam as suas idéias de acôrdo com seus estudos.
Existem estudos teológicos que de Adão e Eva até  é uma narrativa alegórica e feita apenas para explicar que o ser humano é responsável por todas as suas atitudes.
Se Deus criou outros povos não se sabe exatamente, mas não descarto esta possibiidade. É estudando e aprendendo.
Nada vai influênciar a bíblia por causa dos estudos teológicos, pois cada um tem suas idéias.
O mais importante do contexto é todos admitirem que somos pecadores. É uma teologia universal aceita pelo cristianismo.
Quanto ao paraíso para que querer saber onde ele está?
Talvez já até passaram por cima dele e não encontraram.
Paraíso no Gênesis indica apenas um lugar de paz onde a maldade não entrava.
Syn, até agora não ví contradição. Manda outra. :ok:
Dê uma lida nisto:http://pt.wikipedia.org/wiki/Hermen%C3%AAutica_b%C3%ADblica
Comprendes agora?

« Última modificação: 19 de Setembro de 2007, 09:23:23 por Erivelton »

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #644 Online: 19 de Setembro de 2007, 09:25:43 »
As evidências existem e são muitas, mas infelizmente por causa de provas elas são transformadas em ceticismo.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #645 Online: 19 de Setembro de 2007, 09:35:47 »
O que é cepticismo?
Pedro Amaral Couto

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #646 Online: 19 de Setembro de 2007, 09:40:11 »
Existem mais sites:

http://www.dantas.com/realidadebr/textos/contradicoes.htm

http://www.ateufeliz.hpg.ig.com.br/ContradicoesBiblicas.htm

http://saulo.guerra.vilabol.uol.com.br/contradicoes.htm

../forum/topic=2755.0.html

O mais importante do contexto é todos admitirem que somos pecadores.
.... e mais uma vez o sentimento de culpa......

Algo que é evidente precisa de provas...?  :?

Editado: Inclui o tópico do CC.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2007, 09:59:16 por Mutação. »

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #647 Online: 19 de Setembro de 2007, 09:56:57 »
O mais importante do contexto é todos admitirem que somos pecadores.

Leia 2Crónicas 8:46 : "não há homem que não peque" (tal como em 1Reis 8:46)
Agora leia 1João 3 e 1João 5 :
"Qualquer que permanece nele [Jesus] não peca" ...; ""
"Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus." (os nascidos e filhos de Deus são os cristãos; v.  1João 3:2, 4:7, 5:1)
1) Ax, peca(x)
2) Ex, cristão(x) -> ~peca(x)
3) Ex, cristão(x)
Ou seja:
1) todos pecam
2) cristãos não pecam
3) existe pelo menos um cristão;
Conclusão: todos pecam e há quem não peque. Isso é uma contradição.

Syn, até agora não ví contradição

Atos 9:1-2: Saulo foi a Damasco porque o sumo sacerdote pediu-lhe que fosse levar para lá uma cartas.
Atos 22:5 Paulo (Saulo) conta uma história que lhe ocorreu. Diz que o sumo sacerdote é testemunha, pois tinha recebido dele (e do conselho dos ancião) umas cartas para levar a Damasco.
(Se calhar é o mesmo evento)

Atos 9:3-6 Perto de Damasco, Saulo foi cercado por uma luz. Ouviu uma voz: "Saulo, Saulo, por que me persegues?" (Jesus), e ele responde.
Atos 22:6-8 Perto de Damasco, quase perto do meio-dia, Saulo é cercado por uma luz e cai. Ouviu uma voz: "Saulo, Saulo, por que me persegues?" (Jesus) ...
(Deve ser mesmo o mesmo evento; Paulo está a contar o que é dito em Atos 9. Acrescenta informação, mas isso não é contradição, e podemos até mesmo aceitar paráfrases, que são irrelevantes.)

Atos 9:7 : «E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.»
(Pelos vistos tens razão: eles ouviram, mas não viram...
 "ouviram e não viram"
)
Atos 22:9 «E os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, e se atemorizaram muito, mas não ouviram a voz daquele que falava comigo.»
(Afinal viram, ou não viram? Ouviram, ou não viram?
)
Pedro Amaral Couto

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #648 Online: 19 de Setembro de 2007, 10:11:56 »
Lógica...
Para começar leia isto:http://pt.wikipedia.org/wiki/Hermen%C3%AAutica_b%C3%ADblica
Os antigos semíticos escreviam em linguagem figurada e muitos acabam interpretando errôneamente.
Compreendes porque a lei diz: não matarás?
e Moisés depois usa a linguagem matai todas as mulheres e crianças?
Muito da escrita hebraica está de uma forma figurativa e muitos não compreende isto.
É preciso fazer uma codificação baseadas na lei do amor.
Deus para entender agora a linguagem bíblica?
Com certeza vai dizer que não.
Não percebo o que a resposta tem a ver com o que eu disse...
Foste tu o professor na aula de Análise e Design de Sistemas de Informação?
Devo ter faltado uma lição, e gostaria que dissesses o que desconsiderei. (Foram as línguas semíticas? As metáforas de "matem as crianças"? O que foi, que não percebo.)
A sua resposta está acima.
Por falta de conhecimento não condene algo que não conheces.
Pelos vistos tens razão: eles ouviram, mas não viram...
 "ouviram e não viram"
Afinal viram, ou não viram? Ouviram, ou não viram?
Se enrolou todo Hemmmm, amigo :umm:
Ouviram, mas não viram. Xeque mate.
A teologia em funcionamento...
Exatamente isto. Acertou em cheio.
É um direito adquirido dentro de uma lógica racional.
Ela faz parte da história hebraica.
E faço-o porque gostavas muito de dar lições, dizendo que aprendessem línguas semíticas e falares em interpreção, quando nem sequer percebes o que é escrito no fórum, quanto muito num livro. Aliás, já te sugeriram várias vezes que lesses.
Não é interpreção e sim interpretação. :ok:
Aliás, eu aprendi codificar as escrituras estudando duas bases.
Primeiro com Jesus e a segunda examinando a língua semítica. :ok:
- Não posso dizer, para não mostrar orgulho. Mas sei línguas semíticas, e devias aprendê-las.
Quando voce cair na real vais compreender o que estou falando.
O que é que isso tem a ver com o que disse?
Noto constantemente pesssoas inteligêntes errando nos mínimos detalhes.
Já provei. E até livros de matemática usam trechos da Bíblia para falarem do paradoxo do mentiroso (já mencionei o mais falado no tópico).
Só vais me provar quando estudar a natureza da língua semítica.

Mais uma pérola da Bíblia:
Jo 5:31 : testemunhar(Jesus, testemunho) -> ~testemunho
Jo 8:18 : testemunhar(Jesus, testemunho)
Conclusão: ~testemunho
Caçadores de mitos, caçadores de versículos bíblicos. Bem idêntico
A primeira frase mostra apenas um homem com vontades próprias.
A segunda frase ele explica porque testifica a respeito dele mesmo.
Não existe contradição e sim falta correta de interpretação.
Manda outra.
E já tinha falado disso:
Mc 15:25 :      h = 3
Jo 19:15-15 : h > 6
Corrigindo: Jo 19.14 À HORA SEXTA. João diz que o julgamento estava chegando ao fim "quase à hora sexta". Marcos todavia diz que Jesus foi crucificado na "hora terceira" (Mc 15.25). Esta aparente contradição vem do fato de João empregar o método romano de contar as horas, ao passo que Marcos empregou o método judaico. O dia romano começava à meia-noite; o judaico, ao levantar do sol.
Queres que junte todas as provas numa única mensagem? Depois todos podem divulgar.
Confesso a voce que vais perder seu tempo, pois para tudo existe uma explicação dentro dos parâmetros das escrituras.
Daqui a pouco vão me chamar de fazer proselitismo.
Pesquise bastante antes de fazer alguma pergunta, pois fazendo assim mostra que está querendo explicações de tudo aquilo que não entendes.
Para uma personalidade inteligente igual a voce as perguntas difíceis chamam mais atenção e te coloca num patamá bem alto. :ok:
« Última modificação: 19 de Setembro de 2007, 10:14:06 por Erivelton »

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #649 Online: 19 de Setembro de 2007, 10:19:37 »
O que é cepticismo?
Pessoas autoritária que possuem a verdade e certezas absolutas.
Qual a minha nota? :hihi:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!