A perseguição aos cristãos nos primeiros séculos da era cristã mostram forte evidências que nasceu uma nova seita que originou-se do judaísmo. Já tinha os fariseus, saduceus, essênios e agora surgiria o cristianismo.
Quem fundou o cristianismo?
1) Para surgir uma religião ou um mito não é necessário
um fundador. Quem são os fundadores das seitas dos fariseus, saduceus e essénios?
2) Joseph Smith inventou o personagem Mormon, o alegado escritor do Livro de Mormon. Mormon é o fundador do mormonismo?
3) As doutrinas e o nome "Testemunhas de Jeová" foram inventadas por Rutherford, no entando as Testemunhas de Jeová afirmam que a sua história moderna começa com Charles Taze Russell. Consideram-no Testemunha de Jeová, mas ele era chamado de Estudante da Bíblia e tinha doutrinas muito diferentes, e ainda existem Russelitas que se opõem às Testemunhas. Também consideram Abel como a primeira Testemunha de Jeová. Afinal, quem foi o fundador das Testemunhas de Jeová.
4) O Cristianismo foi fundado após a suposta morte de Jesus (mesmo segundo os Actos dos Apóstolos! Ato 11:26 ), e a maioria das doutrinas fundamentais da Cristandade foram elaboradas por Paulo. Antes dele, os "cristãos" não se chamavam cristãos, eram Nazarenos, que adoptavam a religião chamada A Via, e eram judeus que respeitavam as leis judaicas. Quem é o fundador do cristianismo?
Acredito que tenha existido algum Jesus que deu origem ao mítico Jesus (é uma hipótese que coloco, com pouco mais de 50% de confiança). Bertrand Russell diz, na sua explicação sobre as razões de não ser cristão, que sobre historicidade a discussão é muito longa, e Richard Dawkins, numa entrevista no YouTube, diz acreditar que existiu um Jesus que deu origem ao mito e ao cristianismo, mas a sua historicidade não é tão sólida como outros personagens históricos (já agora, Erivelton, isso é um factor para definir um mito), e é discutível.
Supostamente aquele que deveria chamar-se Emanuel, nunca teve esse nome depois de nascer. Isso leva-me a crer que a personagem Jesus estava a ser elaborada, ou existiu, antes de "pintá-lo" com cores judaicas. Já disse que Tácito afirmou que a ideia de um aclamado Cristo que morreu crucificado na Palestina durante o governo de Pilatos era uma superstição dos cristão romanos. Suponho que seja.
Talvez tenha existido um Jesus, que não foi crucificado, mas condenado ao apedrejamento pelos sacerdotes e erguido num madeiro (com o desenvolvimento do mito tornou-se uma cruz? Não me admirava: essa é outra característica dos mitos - "quem conta um conto, acrescenta um ponto"), e cinco seguidores (um deles tem um nome parecido com Mateus, ou Matias) foram também condenados à morte. Isso segundo a Tora.
Romanos ouviam histórias estranhas da Palestina e sobre os judeus (os romanos tinham bastante curiosidade em relação ao Judaísmo). Inventam uma história de um Jesus, a partir das histórias que ouviram sobre o Jesus ben Pantera, misturaram com histórias de vários personagens e cultura judaica. Também podia ter surgido no Egipto.
Se existiu algum Jesus ben Pantera, judeus que o seguiam podiam ter sido foragidos. Ou judeus adoptaram o mito romano e egípcio. Paulo entra em cena, e entra em conflito com os seguidores de Jesus. Inventa um Jesus que ninguém vê de verdade, mas vê em espírito. Inventa uma religião apelativa, flexível e com mesclas pagãs, ao invés das várias variantes de grupos que já seguiam Jesus como judeus. É o Jesus gnóstico, que nunca foi carne, mas é espírito, que vive numa esfera elevada, que viajou para a esfera dos demónios, próxima da mais interna, a Terra, governada por um deus maléfico ("o deus desse sistema de coisas"). O gnosticismo torna-se proibido graças a Ireneu, e afinal Jesus veio em carne, e é Deus três-em-um, etc.
Afinal, quem foi o fundador do cristianismo? Um teólogo na TV (nem me lembro do canal) dizia que era exagerado dizer que Paulo foi o fundador do cristianismo...