Autor Tópico: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.  (Lida 115768 vezes)

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #200 Online: 19 de Junho de 2006, 14:56:06 »
Citação de: Atheist
É... Força a ajudar para salvar-se... Alguém ainda tem a ousadia de chamar isso de altruísmo? É o mais puro egoísmo!
Não conheço ninguém nesse mundo que queira perder-se.  Ninguém que eu conheça quer ter um destino desgraçado.  Quem diz o contrário é hipócrita.  Portanto, a aspiração por um futuro melhor é uma característica humana.  Egoísmo seria se quiséssemos esse futuro melhor só para nós, em detrimento das outras pessoas.

Mas não importa...  Fatos são fatos.  Se o futuro for nada, o será para todos, crendo ou não.  Mas se a sobrevivência da alma for um fato, também não adianta não crer nela, pois vai-se sobreviver de qualquer maneira.  Não adianta nem tentar o suicídio, pois vai-se deparar com a dolorosa decepção de ainda se estar vivo.  O mesmo se dá com a reencarnação.  Se for um fato, todos teremos que passar por ela, gostando ou não, crendo ou não.  A nossa missão está em descobrir qual é afinal a verdade e nos adaptarmos a ela.

Um abraço.
« Última modificação: 19 de Junho de 2006, 15:07:55 por leafar »
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #201 Online: 19 de Junho de 2006, 15:00:58 »
Você já foi espírita, APODman?  Por que não relata suscintamente a sua experiência no espiritismo, ... Responda se quiser.

Posso responder, inclusive esta é uma pergunta que sempre é feita.

Farei isto depois.

APODman,

Sem querer cobrá-lo ou apressá-lo, você não esqueceu de mim, esqueceu?

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
« Resposta #202 Online: 19 de Junho de 2006, 15:34:08 »
"- Eu fui no dia anterior e havia passado o nome de quem eu queria receber a mensagem, o nome do falecido e havia comentado de como ele havia falecido. Falei tb da tristeza da familia, de que Fulano e Beltrano estavam acabados e que todos só falavam da Buginha, que bem que ela poderia mandar uma carta psicografada para que todos soubessem de noticias..."

Após mais de 10 anos de mistério estava tudo resolvido, tão simples, uma mentira piedosa.

EU não queria colocar em duvida a palavra de minha mãe e talvez no fundo não desejasse deixar de acreditar no último ponto que mantinha certa dúvida consistente para uma existência da vida após a morte e por isto talvez não quisesse saber da verdade total da estória.

nota: O Centro espirita é que solicitava o nome da pessoa "desencarnada" do qual se desejava receber a carta e do que havia falecido. Estas informações eram prache de serem solicitadas nos centros de psicografia que eu havia estado.

No caso minha mãe forneceu o nome da Milburges mas que desejava saber noticias do José Joaquim.

SE Mariazinha houvesse falecido neste meio tempo a estória nunca teria sido resolvida e seguramente seria um caso que a ser tomado e citado como uma prova incosteste da existência da mediunidade pelos espíritas.

Afinal a prova para uma espirita pode ser satisfeita com:  "In dubio pro reu"

E o caso acima é justamente um exemplo do pq ela não pode ser aceita.

Ah, Apodman! E só por isso a psicografia é falsa? E o que dizer então daqueles que se inscrevem e JAMAIS recebem uma resposta? Nunca viu casos assim?

Se é para desmascarar a 'fraude', você teria que entrar com dados falsos, nomes fictícios e situações irreais. Se receber uma resposta psicografada, aí sim, poderíamos COMEÇAR a pensar em fraude (que pode ser localizada, ou seja, apenas daquele centro espírita).

Muito fraquinho...

:no:
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #203 Online: 19 de Junho de 2006, 15:46:46 »
Uma boa história sobre o Chico:

Certa vez Chico Xavier recebeu uma visita ilustre no Centro Luiz Gonzaga: o professor italiano Pietro Ubaldi, autor de um dos livros de cabeceira de Chico na época, A Grande Síntese. O anfitrião surpreendeu o visitante com uma série de revelações. A mãe dele, Lavínia, já morta, estava ali e, após abraçar o filho, se referiu a ele como mio garofanino (meu pequeno cravo). Ubaldi confirmou o apelido de infância. Em seguida, Chico assinalou
a presença do filho do escritor, Franco Ubaldi, morto na Segunda Guerra, no norte da África.

Tudo ia muito bem até o momento em que o mineiro anunciou a presença do espírito de uma irmã do professor, Maria. Ubaldi se desculpou e, sem graça, garantiu: ele tinha mesmo uma irmã com este nome, mas ela estava viva na Itália. Chico ficou em silêncio. A hesitação durou segundos. Tempo suficiente para o mineiro trazer uma explicação do além: Maria era o nome de outra irmã sua, mas ela tinha morrido quando ele ainda era bebê. Ubaldi se lembrou, aliviado. Teve sorte.

Exatos vinte anos depois, Chico criaria o mesmo constrangimento ao anunciar ao presidente da Federação Espírita do Paraná, João Guignone: Sabe quem está aqui ao meu lado, cheia de emoção e querendo abraçá-lo? Sua mãe.

Para não contrariar, o rapaz fingiu alegria. E confidenciou a um amigo: Chico não está regulando bem. Minha mãe está viva em Curitiba!

Ao chegar ao hotel, recebeu um interurbano do Paraná. O enterro estava marcado para a manhã seguinte...

(As Vidas de Chico Xavier - Marcel Souto Maior)

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #204 Online: 19 de Junho de 2006, 15:51:09 »
Citação de: Luis Dantas
A verdade, Rafael, é que não convém para ninguém, seja ateu ou teísta, ficar empurrando o propósito da nossa vida para uma suposta outra vida...
Concordamos neste aspecto.  Devemos procurar fazer agora a nossa parte, buscar agora o propósito da nossa vida.  Os espiritismo não diz outra coisa.  Aliás, a doutrina espírita é uma doutrina que se propõe a nos aconselhar a como viver bem aqui na Terra, agora, para que, evidentemente, tenhamos um futuro ainda melhor.

Citação de: Luis Dantas
...Mesmo que ela por acaso exista, não há motivo para esperar que seja tão mais gratificante do que esta, e em qualquer caso é pouco sábio deixar o tempo passar sem tentar aprender a ter uma existência válida.
Concordo com você em parte.  Não há nenhum motivo para pensarmos que uma futura próxima existência não seria melhor do que esta, a menos que estejamos plantando ventos hoje que podem transformar-se em tempestades amanhã.  Entretanto, devemos tentar sim ter uma existência válida agora.

Um abraço.
« Última modificação: 19 de Junho de 2006, 15:55:21 por leafar »

APODman

• Visitante
« Resposta #205 Online: 19 de Junho de 2006, 15:53:31 »
Euzébio, creio que vc não entendeu.

No todos os detalhes dados na  "psicografia" foram passados ao trabalhadores da casa antecipadamente.

Caso isto não houvesse ocorrido e os "mediuns" não teriam como ter adivinhado tantos detalhes o que poderia corroborar senão a atuação de espiritos algum fenômeno psi.

O restante da mensagem afora os detalhes é absolutamente genérica

Todso os centrosde psicografia que conheço assumem o procedimento de qu seja fornecido o nome do falecido, data e o nome de quem aguarda a mensagem, o suficiente para os médiuns da casa inferirem uma série de informações que são incluidas na mensagem posteriormente.

Para completar o recheio insere-se uma série de informações óbvias e/ou genéricas, a validação subjetiva do individuo que lê a mensagem faz o resto.

Quanto a Chico Xavier havia um fato interessante e pouco mencionado.

A grane maioria das visitas ao centro onde Chico trabalhava eram feitas por "caravanas" organizadas pelos centros espiritas. O centro espirita recolhia os dados dos participantes das caravanas e então os usavam para agendar as reserva nos hoteis da cidade.

Uberaba é uma cidade que vivia grandmente do turismo gerado pro Chico Xavier.  Considero qeu arede de hotelaria da cidade possuia um grande interesse em manter esta situação viva, o que os impediria de repassar os dados aos assistentes do Chico, em especial ao corruptivel Euripedes  ?

Não tenho como provar que era desta forma, Chico morreu e sua fama quando vivo o tornava intocável assim como ainda o é ( se quiser realizar um apelo emocional barato em um debate contra os céticos, trasformando-os em espantalhos, basta colocar uma foto de Chico Xavier ao seu lado, como faz a Amira Lépore ).

Além do mais o caso mostra que as pessoas mentem, por diversos motivos e justamente por isto a evidência anedota que permeia a esmagadora parte das alegações de eventos mediunicos bem como o argumento de que "fulano de total confiança, não tenho pq duvidar dele"  ( in dubio pro reu ), não pode ser assumida como prova para nada.

[ ]´s

APODman

• Visitante
« Resposta #206 Online: 19 de Junho de 2006, 16:02:32 »
Quantas afirmações foram feitas pelo Chico sobre aspectos da vida das pessoas e que não bateram ? Foram contabilizados ou será que os espíritas realizam uma seleção parcial os fatos ?

No caso do Pietro Ubaldi ( autor do ridiculo "A Grande Síntese" que mereceu o comentáriode Emmanuel de ser o "Evangelho da Ciência"- curiosamente este era o livro de cabeceira de Chico ;)  )  o quão dificil  é conseguir detalhes a respeito de alguem com certa projeção ?   

No caso de Guignone quantas vezes chico disse as pessoas que "sua mae está aqui" mas de fato ela estava viva e sorridente em alguma praia de Aruba ?  Coincidências acontecem, calro que os espirtas preferem ver isto segundo o filtro de sua fé, assim elas deixam de ser coicidências e se tornam provas

Além do mais estorinhas do Chico estão cheias por ai, quantas podem ser provadas verdadeiras ?

In dubio pro reu ?  "Minha mãe não mente jamais ?"  ;)

[ ]´s

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #207 Online: 19 de Junho de 2006, 16:19:57 »
Você ainda não respondeu: E as pessoas que vão em centros espíritas não uma única vez, mas diversas vezes, e não recebem comunicação dos entes mortos - nem uma linha sequer?

Se é fraude, por que uma fraude seletiva?

(Liga para o Zangari, vê se ele pode te ajudar desta vez)

APODman

• Visitante
« Resposta #208 Online: 19 de Junho de 2006, 16:31:18 »
"E as pessoas que vão em centros espíritas não uma única vez, mas diversas vezes, e não recebem comunicação dos entes mortos - nem uma linha sequer?"

Qual o problema ?

Vão aos centros espiritas de psicografia dezenas ou até centenas de pessoas de uma unica vez, em uma unica sessão.

Cada uma destas pessoas postam seus papéis com o nome do falecido, data do falecimento, nome do parente "encarnado" presente ( e as vezes muito mais dados ) , etc , e muitas vezes mais de um papel como eu já presenciei.

Qual a probablidade do seu papel ser escolhido ao acaso em meio a uma multidão em eventos independentes ?  Poucas.

Mas quanto mais vc for ao local maiores suas chances de que seu papel seja selecionado algum dia, vc pode ainda ter a sorte de ser selecionado multiplas vezes.

Eu já fui em sessões onde vieram mensagens e em outras onde nada veio.

Claro que postar o seu papel na urna e realizar uma solicitação direta ao "medium" da casa ajuda ( as vezes o papel e entregue diretamente na mão do "medium" ) !   ;)

Ou então, exercitando o velho e bom ad hoc espirita, todos seus parentes "desencarnados" estão chafurdando no lodo do Umbral e não conseguem ir ao centro transmitir suas mensagens. :D

[ ]´s
« Última modificação: 19 de Junho de 2006, 16:34:09 por APODman »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #209 Online: 19 de Junho de 2006, 17:31:03 »
Você ainda não respondeu: E as pessoas que vão em centros espíritas não uma única vez, mas diversas vezes, e não recebem comunicação dos entes mortos - nem uma linha sequer?

Essa é muito fácil: algumas pessoas passam informações para os auxiliares, outras não...

como disse o Carlos, qual é o problema com uma fraude seletiva?  A seletividade não é de forma alguma indício de que não exista fraude.  Pelo contrário até.
« Última modificação: 19 de Junho de 2006, 17:33:16 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #210 Online: 19 de Junho de 2006, 20:43:51 »
Nessa altura do campeonato todos já sabem que a doutrina espírita é deficiente quando relacionada com o método científico. E como alguns disseram, seria excepcional se a doutrina tentasse direcionar os SUPOSTOS fenômenos físicos espíritas para o método científico, porém como não o fazem, os supostos fenômenos relatados nos livros da doutrina têm graves deficiências com o método científico e o desprezo pelos cientistas.
Com relação à estas deficiências, seria esta a natureza dos fenômenos? Se caso for, estes fenômenos espíritas nunca se submeterão ao método científico, pois esta seria a natureza dos mesmos.
Se formos esperar a doutrina espírita submeter tais fenômenos aos métodos científicos, morreríamos sentados e como eu já disse várias vezes, devido à estas deficiências destes fenômenos o único jeito de tirar a dúvida é presenciar. Isto comprovaria para a ciência? NÃO. Mas para quem presenciou, viu, analisou, questionou, é válido e vale como comprovação científica pessoal. Porque? Porque novamente repito: devido as deficiências destes fenômenos em se submeterem ao método científico, o único meio é presenciar. E concordo plenamente com o que o APODman disse: "Quem deveria nos indicar os locais e PRINCIPALMENTE permitir pesquisas são aqueles que alegam que ele existe." Mas como já disse, morreríamos em pé se esperássemos. Agora, quem não está afim de presenciar os fenômenos, que espere sentado respostas da doutrina espírita.
Enquanto isto estou juntando dinheiro pra ir no Lar de Frei Luiz no RJ presenciar um fenômeno de materialização: http://lardefreiluiz.org.br Quando eu for, eu aviso e junto minhas experiências.
A suposta substância ectoplasma é o alicerce do espiritismo, pois é graças à esta substância liberada pelos supostos médiuns de efeitos físicos que aconteceram todos os supostos efeitos físicos da doutrina, e os que supostamente levaram Kardec à escrever O Livro dos Espíritos. Tendo esta afirmação em mãos, conclui-se que se caso prove-se que o ectoplasma não existe, a doutrina espírita estará morta. E caso prove-se a existência do ectoplasma liberado pelos médiuns de efeitos físicos e assim os espíritos usando esta substância para interagir com a matéria produzindo diversos fenômenos físicos como: materialização, exercer força sobre objetos, etc, etc, tem-se a prova que o a doutrina espírita não é uma filosofia que acredita em um ser imaginário. Como comprovar?
1 - Esperar que os fenômenos sejam submetidos ao método científico pela doutrina espírita com médiuns de efeitos físicos, estudiosos do ramo, cientistas, e sendo assim como realizar as experiências novamente. Seria possível? Sim, caso a natureza dos fenômenos permita. Caso contrário, esperem sentados questionando as deficiências de tais fenômenos.
2 - Comprovação pessoal: Assistindo fenômenos de materialização ou outros, questionando, colhendo materiais, verificando a não possibilidade de ilusionismo (levar ilusionistas para assistirem), filmar, etc..

Eu vou em busca, pois se ficar dependendo das deficiências da doutrina espírita, não conseguirei respostas. A minha maior dúvida é: existem espíritos? Espero que até o dia de minha morte eu consiga a resposta. Lembrando que vocês devem abrir a possibilidade da existência deles, e se quiserem, buscar a prova. Pois quem sabe se conseguirão uma resposta? A verdade é uma só: ou existem, ou não existem.
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

APODman

• Visitante
« Resposta #211 Online: 19 de Junho de 2006, 21:31:59 »
Vai firme Ernane,

Depois nos apresentes seus resultados.

Mas que sejam reprodutiveis, apenas acreditar na palavra alheia em especial sobre supostos fenômenos fantásticos sinceramente...não dá.

[ ]´s

Atheist

• Visitante
« Resposta #212 Online: 19 de Junho de 2006, 22:05:00 »
É... Força a ajudar para salvar-se... Alguém ainda tem a ousadia de chamar isso de altruísmo? É o mais puro egoísmo!
Não conheço ninguém nesse mundo que queira perder-se.  Ninguém que eu conheça quer ter um destino desgraçado.  Quem diz o contrário é hipócrita.  Portanto, a aspiração por um futuro melhor é uma característica humana.  Egoísmo seria se quiséssemos esse futuro melhor só para nós, em detrimento das outras pessoas.

Não é necessário que seja em detrimento das outras pessoas para ser egoísmo. A questão é espíritas fazem caridade por que querem salvação. O bem do próximo é consequência. Altruísmo seria ajudar sem esperar algo em troca. No entanto, o que fazem é uma negociata.

Mas não importa...  Fatos são fatos.  Se o futuro for nada, o será para todos, crendo ou não.  Mas se a sobrevivência da alma for um fato, também não adianta não crer nela, pois vai-se sobreviver de qualquer maneira.  Não adianta nem tentar o suicídio, pois vai-se deparar com a dolorosa decepção de ainda se estar vivo.  O mesmo se dá com a reencarnação.  Se for um fato, todos teremos que passar por ela, gostando ou não, crendo ou não.  A nossa missão está em descobrir qual é afinal a verdade e nos adaptarmos a ela.

Um abraço.

Isso implica em uma dúvida que postarei em outro local.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #213 Online: 20 de Junho de 2006, 08:31:43 »
Citação de: APODman
Qual o problema ?

Ah, então tudo é uma questão de "sorte" para a sua rogativa ser atendida pelos charlatães, não é mesmo? E o que ganha o centro espírita com isto? Qual a utilidade de ludibriar os pobres sofredores, se nem dinheiro eles arrecadam com isto?

Mas é claro, é muito mais fácil e confortável (e útil) dizer que é fraude, que espíritos não existem e que se existem não podem se comunicar com os vivos...

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #214 Online: 20 de Junho de 2006, 08:34:03 »

Essa é muito fácil: algumas pessoas passam informações para os auxiliares, outras não...

como disse o Carlos, qual é o problema com uma fraude seletiva? A seletividade não é de forma alguma indício de que não exista fraude. Pelo contrário até.

Em outras palavras, é tudo bandido, né? Nesta hora todos se unem para ludibriar o pobre brasileiro - não bastassem os políticos, os maus empresários, os líderes religiosos, Bush, Saddam, etc.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #215 Online: 20 de Junho de 2006, 08:53:21 »
Citação de: Ernane
Nessa altura do campeonato todos já sabem que a doutrina espírita é deficiente quando relacionada com o método científico.

Não, não... Eu diria o contrário: o Método Científico é deficiente quando relacionado à Doutrina Espírita. A grande maioria dos fenômenos espíritas é involuntário, não se tem controle sobre os mesmos.

E como alguns disseram, seria excepcional se a doutrina tentasse direcionar os SUPOSTOS fenômenos físicos espíritas para o método científico, porém como não o fazem, os supostos fenômenos relatados nos livros da doutrina têm graves deficiências com o método científico e o desprezo pelos cientistas.

Mas afinal, POR QUÊ a doutrina deveria direcionar os fenômenos para o método científico? Será que não dá para perceber que a intenção da doutrina NÃO É fazer ciência, mas sim consolar os sofredores?

Se formos esperar a doutrina espírita submeter tais fenômenos aos métodos científicos, morreríamos sentados e como eu já disse várias vezes, devido à estas deficiências destes fenômenos o único jeito de tirar a dúvida é presenciar.

Esperar que a doutrina faça ciência dá no mesmo que esperar que a ciência faça religião. Em outras palavras, não passa de tolice ciência fazer religião e religião fazer ciência.

A suposta substância ectoplasma é o alicerce do espiritismo, pois é graças à esta substância liberada pelos supostos médiuns de efeitos físicos que aconteceram todos os supostos efeitos físicos da doutrina, e os que supostamente levaram Kardec à escrever O Livro dos Espíritos.

Cara, você está redondamente enganado! O suporte do Espiritismo no Brasil é a psicografia. O LE foi todo escrito através de comunicações psicografadas - nada a ver com materializações ectoplasmáticas.

É muito fácil fazer certas afirmações, pois teclado aceita tudo, né? Mas é muito bom se informar antes de afirmar certos absurdos... (para quem gosta e defende a Ciência, sua atitude está sendo incorreta)

Tendo esta afirmação em mãos, conclui-se que se caso prove-se que o ectoplasma não existe, a doutrina espírita estará morta.

Incorrendo no mesmo erro - cuidado com o que afirma!

E caso prove-se a existência do ectoplasma liberado pelos médiuns de efeitos físicos e assim os espíritos usando esta substância para interagir com a matéria produzindo diversos fenômenos físicos como: materialização, exercer força sobre objetos, etc, etc, tem-se a prova que o a doutrina espírita não é uma filosofia que acredita em um ser imaginário.

Errado! Pois mesmo assim ainda restarão dúvidas para quem não quer ou não consegue acreditar.

Como comprovar?

Tenho certeza que mesmo que se comprove algo, a dúvida está no espírito - e não nos sentidos - de quem duvida.

Eu vou em busca, pois se ficar dependendo das deficiências da doutrina espírita, não conseguirei respostas. A minha maior dúvida é: existem espíritos? Espero que até o dia de minha morte eu consiga a resposta. Lembrando que vocês devem abrir a possibilidade da existência deles, e se quiserem, buscar a prova. Pois quem sabe se conseguirão uma resposta?

Quem crê em espíritos não necessita de provas, não precisa usar método algum para comprovação, nem precisa morder para sentir o gosto...

Basta saber pela razão, pela lógica espiritualista.

A verdade é uma só: ou existem, ou não existem.

Como dizem os espanhóis: No cremos em brujas, pero que las hay, las hay...

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #216 Online: 20 de Junho de 2006, 08:56:29 »
A questão é espíritas fazem caridade por que querem salvação. O bem do próximo é consequência. Altruísmo seria ajudar sem esperar algo em troca. No entanto, o que fazem é uma negociata.

Ah, que bom seria se todos fizessem negociatas como esta! Quem sabe assim Bush não invadia o Iraque e muitas crianças seriam poupadas de enorme sofrimento!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #217 Online: 20 de Junho de 2006, 10:04:35 »
Ah, então tudo é uma questão de "sorte" para a sua rogativa ser atendida pelos charlatães, não é mesmo? E o que ganha o centro espírita com isto? Qual a utilidade de ludibriar os pobres sofredores, se nem dinheiro eles arrecadam com isto?

Sorte entre aspas mesmo.  Quem é mais sugestionável e/ou mais propenso a revelar informações sobre si tem mais chance de ser atendido.

Ganha influência (inclusive no sentido político), elogios e vaidade.  E, claro, donativos.  É verdade que estes costumam ser distribuídos e administrados de forma bastante honesta, mas não é verdade que não há nenhuma vantagem pessoal envolvida.  Dinheiro não é tudo.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #218 Online: 20 de Junho de 2006, 10:09:35 »
Em outras palavras, é tudo bandido, né? Nesta hora todos se unem para ludibriar o pobre brasileiro - não bastassem os políticos, os maus empresários, os líderes religiosos, Bush, Saddam, etc.

Já que você perguntou diretamente: sim, eu realmente percebo entre os espíritas uma incidência de desonestidade e má-fé consideravelmente maior do que na população em geral.  Essa crença é de fato indutora de corrupção, tanto no sentido ético quanto no espiritual.  Não "é tudo bandido", mas a bandidagem se torna mais atraente quando se dá muita bola ao Espiritismo.  Afinal, a DE ensina como justificar e travestir de respeitável e nobre qualquer atitude que se queira ter.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #219 Online: 20 de Junho de 2006, 10:23:16 »
Não é necessário que seja em detrimento das outras pessoas para ser egoísmo. A questão é espíritas fazem caridade por que querem salvação. O bem do próximo é consequência. Altruísmo seria ajudar sem esperar algo em troca. No entanto, o que fazem é uma negociata.
Em primeiro lugar gostaria de lembrá-lo que, segundo a crença espírita a "salvação" virá para todos.  A diferença é que uns a obterão mais cedo e outros mais tarde.  Então a sua frase ficaria melhor escrita da seguinte forma:  "A questão é espíritas fazem caridade por que querem antecipar a salvação".

Entretanto, você está relativamente certo, pois é verdade que isto muitas vezes acontece.  E algumas pessoas inclusive têm crises de consciência para tentarem serem o máximo altruístas sem serem interesseiras, o que nem sempre conseguem, pois sempre se tem pelo menos o desejo da satisfação por se estar fazendo alguma coisa de útil, e a obtenção desse bem estar não deixaria de ser uma moeda de troca.  Fazer alguma coisa de forma 100% desinteressada é difícil mesmo para aqueles que o querem fazer.  Eu mesmo tento e não consigo.  Talvez os materialistas convictos que praticam caridade tenham mais méritos do que nós nesse sentido, pois fazem o bem e realmente não esperam nenhuma recompensa.  Mas estamos caminhando...

Um abraço.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #220 Online: 20 de Junho de 2006, 10:30:06 »
Espiritismo é uma variedade particularmente convicta de materialismo, Leafar.  Só vai deixar de ser quando não achar tão importante contabilizar méritos "espirituais".

O que, diga-se claramente, é do máximo interesse de todos nós.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #221 Online: 20 de Junho de 2006, 15:32:06 »
Não, não... Eu diria o contrário: o Método Científico é deficiente quando relacionado à Doutrina Espírita. A grande maioria dos fenômenos espíritas é involuntário, não se tem controle sobre os mesmos.

Bem, já que redirecionaram as minhas mensagens off-topic para outras bandas, mas a discussão continua.................. : saber desta deficiência, é a muleta de ateus, céticos e afins. Dificilmente, a ciência, obterá, em um curto espaço de tempo, a possibilidade de se manifestar, acertadamente, sobre assuntos ligados a espiritualidade. Eles sabem desta capenguice por isso, ficam nesse blá blá blá.........................
« Última modificação: 20 de Junho de 2006, 15:34:19 por Onaiab »
A dúvida pode ser uma pedra no caminho ou uma ponte sobre o rio.
A simples atitude de negação não conduz a nenhuma certeza.
O improvável pode ser perfeitamente possível.

APODman

• Visitante
« Resposta #222 Online: 20 de Junho de 2006, 15:37:41 »
O unico blá blá blá é dos espiritas acusando a ciência de ser falha APENAS pq não aceita a a PALAVRA dos espiritas quanto a suas crenças.

150 anos de existência e só restou se lamentarem. Provas ? Jamais.

[ ]´s

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #223 Online: 20 de Junho de 2006, 16:31:40 »

Bem, já que redirecionaram as minhas mensagens off-topic para outras bandas, mas a discussão continua.................. : saber desta deficiência, é a muleta de ateus, céticos e afins. Dificilmente, a ciência, obterá, em um curto espaço de tempo, a possibilidade de se manifestar, acertadamente, sobre assuntos ligados a espiritualidade. Eles sabem desta capenguice por isso, ficam nesse blá blá blá.........................

Lamento, mas o erro é seu em esperar que espiritualidade seja redutível a fenômenos científicos.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #224 Online: 20 de Junho de 2006, 18:38:28 »
Você joga mal com as palavras, faz acusações infundadas ao movimento espírita, mais que propriamente ao Espiritismo. Quem sabe, você não tenha alguma "experiência" para narrar, a exemplo do APODman ? E quem manifesta uma verdadeira obsessão em provar fenômenos de natureza espiritual, são ateus, céticos e simpatizantes.
A dúvida pode ser uma pedra no caminho ou uma ponte sobre o rio.
A simples atitude de negação não conduz a nenhuma certeza.
O improvável pode ser perfeitamente possível.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!