Nessa altura do campeonato todos já sabem que a doutrina espírita é deficiente quando relacionada com o método científico. E como alguns disseram, seria excepcional se a doutrina tentasse direcionar os SUPOSTOS fenômenos físicos espíritas para o método científico, porém como não o fazem, os supostos fenômenos relatados nos livros da doutrina têm graves deficiências com o método científico e o desprezo pelos cientistas.
Com relação à estas deficiências, seria esta a natureza dos fenômenos? Se caso for, estes fenômenos espíritas nunca se submeterão ao método científico, pois esta seria a natureza dos mesmos.
Se formos esperar a doutrina espírita submeter tais fenômenos aos métodos científicos, morreríamos sentados e como eu já disse várias vezes, devido à estas deficiências destes fenômenos o único jeito de tirar a dúvida é presenciar. Isto comprovaria para a ciência? NÃO. Mas para quem presenciou, viu, analisou, questionou, é válido e vale como comprovação científica pessoal. Porque? Porque novamente repito:
devido as deficiências destes fenômenos em se submeterem ao método científico, o único meio é presenciar. E concordo plenamente com o que o APODman disse: "Quem deveria nos indicar os locais e PRINCIPALMENTE permitir pesquisas são aqueles que alegam que ele existe." Mas como já disse, morreríamos em pé se esperássemos. Agora, quem não está afim de presenciar os fenômenos, que espere sentado respostas da doutrina espírita.
Enquanto isto estou juntando dinheiro pra ir no Lar de Frei Luiz no RJ presenciar um fenômeno de materialização:
http://lardefreiluiz.org.br Quando eu for, eu aviso e junto minhas experiências.
A suposta substância ectoplasma é o alicerce do espiritismo, pois é graças à esta substância liberada pelos supostos médiuns de efeitos físicos que aconteceram todos os supostos efeitos físicos da doutrina, e os que supostamente levaram Kardec à escrever O Livro dos Espíritos. Tendo esta afirmação em mãos, conclui-se que se caso prove-se que o ectoplasma não existe, a doutrina espírita estará morta. E caso prove-se a existência do ectoplasma liberado pelos médiuns de efeitos físicos e assim os espíritos usando esta substância para interagir com a matéria produzindo diversos fenômenos físicos como: materialização, exercer força sobre objetos, etc, etc, tem-se a prova que o a doutrina espírita não é uma filosofia que acredita em um ser imaginário. Como comprovar?
1 - Esperar que os fenômenos sejam submetidos ao método científico pela doutrina espírita com médiuns de efeitos físicos, estudiosos do ramo, cientistas, e sendo assim como realizar as experiências novamente. Seria possível? Sim, caso a natureza dos fenômenos permita. Caso contrário, esperem sentados questionando as deficiências de tais fenômenos.
2 - Comprovação pessoal: Assistindo fenômenos de materialização ou outros, questionando, colhendo materiais, verificando a não possibilidade de ilusionismo (levar ilusionistas para assistirem), filmar, etc..
Eu vou em busca, pois se ficar dependendo das deficiências da doutrina espírita, não conseguirei respostas. A minha maior dúvida é: existem espíritos? Espero que até o dia de minha morte eu consiga a resposta. Lembrando que vocês devem abrir a possibilidade da existência deles, e se quiserem, buscar a prova. Pois quem sabe se conseguirão uma resposta? A verdade é uma só: ou existem, ou não existem.